A Psicologia Social e o Social na Psicologia

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Conselho Regional de Psicologia de São Paulo
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a psicologia social é atualmente um abrangente campo de pesquisa e de atuação que envolve dientes espaços institucionais e comunitários no âmbito da Saúde da Educação do trabalho do lazer e da assistência social como Campo específico de conhecimento a psicologia social começou a ser delimitada em São Paulo na década de 30 foi na recém-fundada escola de sociologia e política que se organizou em 1933 o primeiro curso de psicologia social ministrado pelo médico Raul brique as aulas seriam Reunidas no livro psicologia social publicado em 1935 e considerado obra Pioneira neste Campo ainda na década de 30 o
laboratório de psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo na época um dos centros mais importantes nesta área começou a desenvolver pesquisas em psicologia social dirigido por Noemi rudolfer contou com a colaboração entre outras das psicólogas Bet katzenstein e aniela ginsberg d aniela tinha um curso de Filosofia e uma pós--graduação em psicologia social com os famosos que fugiram depois paraos Estados Unidos curso Levin Keller Bet katzenstein havia concluído seu doutorado em psicologia na Alemanha e refugiando-se do nazismo emigrou para São Paulo em 1936 naquela época pesquisava os interesses das Crianças
pela literatura e pelo cinema a professora Bet casen que consegui para drel um trabalho no laboratório de psicologia social da Escola Livre de sociologia e política então desde o final dos anos ela era psicóloga social na escola de sociologia e política Anela ginsberg assumiu a coordenação do laboratório de psicologia social desde a sua Fundação em 1937 desenvolvendo estudos sobre a propaganda em 1945 a psicóloga e professora da Escola Virgínia Bicudo escreveu o estudo de atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo considerada a primeira dissertação de psicologia social sobre o tema outro importante Marco
na trajetória da psicologia social em São Paulo foi o curso oferecido pelo norte-americano ot kleinenberg em 1945 na faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP no ano seguinte estas aulas foram Reunidas e publicadas no boletim de Psicologia com o título de introdução à psicologia social a obra de kleinenberg enfatiza a importância do campo do social na psicologia e seu livro psicologia social publicado na década de 1950 se tornaria um importante manual na área o kleinberg esteve aqui no Brasil Eu não o conheci ele foi convidado pelo Instituto em éa Não a minha né mas
ele marcou muito o ot kleinberg eu admiro tanto a obra dele que no fundo ainda sigo né el mostra como se vê a psicologia com olhar antropológico el tinha paixão pela antropologia e alguns professores ficaram assim entusiasmados né com esse ponto de vista Otto kleinenberg esteve à frente da cadeira de Psicologia até 1947 sendo substituo por Anita Cabral ela se tornaria principal responsáv pvv da psia social na USP em seu início institucional no Liv trist trópicos L os alunos brasos né e a primeira pessoa que ele lembra É dona Anita que era uma pessoa marcante
como vocês podem imaginar a dona Anita ficou na lembrança de todos como uma pessoa brava brava né mas vamos usar a palavra brava no sentido italiano né de pessoa valorosa né brava porque ela logo no começo do curso dela nós tínhamos um pequeno laboratório na Lameda Glete e os alunos de outras unidades queriam tomar aquele espaço eles quer um eles tinham uma intenção louvável eles queriam fazer um grupo de jazz né eles tocavam mas francamente né era nosso aquele espaço Então dona Nita chegou e disse vamos tirar esses instrumentos que eles puseram aqui vamos reavi
os nossos colocar no laboratório e vamos cavar uma trincheira eu olhei para ela assombrada né E ela disse como vocês aqui se dizem revolucionários vocês são subversivos né ela falou com grande desprezo e vocês não sabem nunca pegaram uma picareta para cavar uma trincheira e ela nos ensinou o pátio da Glete era calçado com paralelepípedos nós tiramos os paralelepípedos sobre a direção da dona Nita e cavamos uma trincheira e esses alunos invasores nos deixaram em paz por indicação de Otto kleinenberg viria hudo e aniela ginsberg participaram como psicólogas sociais de um importante estudo promovido pela
Unesco e coordenado por florestan Fernandes e Roger bastid publicado em 1955 no livro Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo Virgínia assim como Bet katzenstein seguiria Depois sua carreira em psicologia Clínica quando a gente pega a trajetória da Daniela nós vamos ver que eh depois de 50 aniela ginsberg começa se interessar por estudos interculturais e aí a aniela ginsberg deste período até o fim da sua vida Trabalha com a psicologia social ainda nos anos 1950 o trabalho de um dos orientandos de Anita Cabral Dante Moreira Leite se destacaria na produção de psicologia social
um Marco dentro social no Brasil que foi a obra do Dante Moreira Leite sua tese de doutorado o caráter nacional brasileiro tinha 24 anos quando ele defendeu a tese dele sobre o caráter nacional e naquela época como hoje né o Barque de Holanda era um fetiche da USP e o Dante tão mocinho negou as teorias do homem cordial e provou que elas eram en fundadas né at através de argumentos dele e ainda como se isso não bastasse ele liquidou com a história da democracia racial do Gilberto Freire então o mínimo que a gente pode dizer
disso é que coragem tinha aquele menino ele faz uma obra que é uma obra seminal ele desmonta categoricamente a teoria do caráter eh ele dá Portanto ele mostra que a psicologia social tem que sair daqu daquele campo e na direção que é a direção que já vinha sendo construída pelo pela antropologia culturalista e ele aponta um caminho para pra psicologia social e o caráter nacional brasileiro é um grande livro é lido em em muitos outros países né mas o Brasil tem isso de não D valor aos seus né Talvez o Dante seja mais lido né
inlaterra por exemplo que no Brasil em 1970 orientada por Dante ecleia B defendeu sua tese cultura de massa e cultura popular leituras de operárias publicada em livro em 1972 E também porque era uma época extremamente politizada e eu queria saber conhecer melhor a classe operária Principalmente as mulheres operárias que para comprar um livro às vezes trabalhavam 8 horas na linha de montagem às vezes 8 dias até quando era um livr encadernado a ecleia ela ela representa né pelo seu trabalho assim a confluência de eh algumas heranças né muito importantes e também ela é um extraordinário
ponto de partida de psicologia social no Brasil né Eh ela foi muito ligada à professora Anita Cabral né e depois no doutorado ela foi orientando do professor Dante né Eh e o que é notável Por Esse aspecto é que a a ecleia eh foi marcadamente eh formada numa psicologia social de extração gestaltista né Eh em constante diálogo com A fenomenologia após a reforma Universitária foi criado o Instituto de psicologia da USP e em 1970 o seu departamento de psicologia social o departamento que foi criado era o Dante eu e a ecl assinando os papéis Eu
tinha mães professores mas no momento de criação do departamento só nós três e E aí a gente Teve muita dificuldade porque você não tinha lugar você tinha poucos professores e mas em seguida nós conseguimos criar pós-graduação em 76 logo pouquinho antes do Dante falecer o Dante a morte do Dante foi um rombo né um buraco eu acho que pra psicologia social no Brasil todo o grupo da USP e o grupo da PUC a despeito de se conhecerem de terem convivido em outras épocas eles trabalhavam de uma forma não vou chamar de isolada mas formando um
nicho próprio de trabalho eh eu considero a eclo Clea B como uma das grandes psicólogas sociais do Brasil tá com uma estatura semelhante da da Silvia leine que não teve exatamente um projeto com as características que a Silvia teve são circunstâncias eh mas teve outro e acho que ela constrói uma obra que é uma obra tá importantíssima para a psicologia social ela dá continuidade ao projeto do Dante Moreira Leite um livro como memória e sociedade lembranças de velhos né esse livro instaurou inaugurou essa forma por exemplo de conceber O que é uma cidade a partir
da memória dos seus moradores né é um livro onde os estudos sobre memória do espaço os estudos sobre memória e política memória do Trabalho São de uma originalidade extraordinária né não há nada na Europa ou nos Estados Unidos eh também duas regiões de forte produção de psicologia social nada semelhante em Teoria em conceito né eh essas páginas de memória e sociedade são eminentemente páginas de uma autora Brasileira de psicologia social né Eh então com a ecl a gente adquire assim uma mentalidade não colonizada de psicologia social né percebe que aqui também pode ser uma matriz
também de práticas de pensamentos de psicologia social e relevantes né para para o mundo todo da Psicologia né a trajetória da psicologia social na USP foi marcada Neste período Inicial pelos trabalhos de Cléia b e de Silvia leser de Melo Silvia defendeu seu doutorado em 1972 sobre a formação e a atuação dos psicólogos em São Paulo e uma de suas obras mais trabal e sobrevivência mulheres do campo e da pereria publicado na década seguinte o que a gente pensa que é psicologia social tô falando a gente pensando um pouco em mimia mas que foi o
pessoal aqui da USP que que tocou mais essa vertente o que a gente pensa que é a psicologia social n eu acho que Primeiro ela é prima irmã da história não há possibilidade você fazer psicologia social sem uma referência histórica sem situar o que tá acontecendo segundo ela importa e transforma uma metodologia que é às vezes uma metodologia eh da antropologia da sociologia não é Então essas essas disciplinas elas foram incorporadas à psicologia social como Campos eh vizinhos irmãos né e e a gente transitava nesses Campos era uma era uma diferença fundamental porque esses campos
eles de fato eh eles abrem a perspectiva da psicologia social mas a psicologia social também abre a perspectiva para eles né quer dizer a gente também tem uma ação junto ao campo da história da sociologia não é o campo da antropologia a gente tem uma ação também dier eles também recebem aquilo que a gente faz elas aí eu tô falando elas e ele né Dante Moreira Leite clab Silvia Alene arax mar Martins Rodrigues Silvia leser de Melo e a própria a própria Anela ginsberg enfim são o Antônio da Costa Campa que eh fica ali da
é é é a segunda geração mas ele tá junto com a primeira né Eh então são vários nesse nesse período que estão falando assim não é isso que nós queremos fazer não queremos fazer outra coisa e eles fazem a tentativa Então vai desde o caráter nacional brasileiro no no Dante aquele livro sobre literatura que ele escreve que é um livro muito legal isso que eu acho que é um Marco que é as leituras operárias né Eh eles estão dizendo o caminho é outro entretanto aparentemente para obedecer aquilo que é uma exigência de cunho acadêmico na
formação eles não transformam isso Tá Mas assim não se sentir à vontade para transformar isso naquilo que é o ensino regular da psicologia social então então eles não acreditavam que a produção deles era a psicologia social tá par você não não estabelecesse Elo Eh mais ou menos como se considerar que seria pretencioso demais achar que a sua obra se colocaria na obra de psicólogos reconhecidos mundialmente e eu ancho sabe que nós fomos criando também uma coisa chamada psicologia social não existia né Eu acho que não existia existia uma psicologia social americana que era eh tinha
características funcionalistas muito Claras né e aquilo era importado se fazia pesquisa porque você ouvia falar daquelas coisas você ia fazendo e a gente não queria fazer aquilo e o Psicologia ou é social ou não é social se ela é social é onde ela ocorre não é quer dizer como é que você vai fazer uma psicologia social com padrões americanos num num país completamente diferente como o Brasil e então a gente foi junto com o pessoal da PUC nós fomos criando essa psicologia social eu considero que nós somos o pai e a mãe da psicologia social
no Brasil claro que você tem outras psicologias sociais eu não vou discutir isso você tem né Você tem o pessoal que continua num num hum ligada às a a questão da do Skinner ligada ao funcionalismo Então você tem em alguns centros universitários Você tem uma psicologia social diferente em 1971 após uma reestruturação que reuniu os cursos das faculdades sede sapience e São Bento foi criada a faculdade de psicologia da PUC São Paulo no campo da psicologia social Silvia leine se tornará uma figura Central na década de 70 cresce neste grupo uma inquietação sobre as bases
teóricas e metodológicas da psicologia social e as pessoas saíram dessa crise entre aspas crise cada uma para um canto D Daniela Por Exemplo foi pra pesquisa intercultural ela achava que na comparação entre culturas é que ela encontraria realmente o que poderia ser chamado psicologia social a Silvia Lene foi pros voltou aos estudos de Marx porque era na realidade que você encontraria os dados para a construção de uma psicologia social própria ao Brasil neste momento a Silvia começa vislumbrar outras possibilidades que é fazer a leitura crítica do que ela tinha feito até então e que implicava
na leitura crítica do cognitivismo a é neste momento que começa a construção de um pensamento da Silvia leine em 1972 foi criado na PUC o primeiro programa de pós--graduação do Brasil em psicologia social A grande preocupação da Silva era ela como garantir que a psicologia Faça pesquisa e não seja só uma uma ciência de intervenção ela precisa construir seu conhecimento para para garantir essa continuidade da pesquisa na ausência de um instituto ela junto com a professora Anela ginsberg fizeram criaram tiveram a ideia de criar um programa de Psicologia de pós--graduação em psicologia social a Silvia
depois de Doutor assumiu a coordenação e daí mudou bastante o programa porque a Silvia vinha pro programa com a intenção deliberada de uma psicologia voltada pra realidade brasileira então foi com essa com esse projeto que o programa foi mudando ao mesmo tempo que ela vai se preocupando com a com a pesquisa ela tá se preocupando com a intervenção e junto com a bib ela vai criar um núcleo de ação em Osasco que vai ser a o germe da Psicologia Comunitária depois posteriormente parceiro da odet Pinheiro eh eles vão trabalhar a possibilidade de se levar uma
prática Clínica a odet vinha ele também vinha da prática Clínica mas a odet vinha dos Testes do diagnóstico né da avaliação psicológica ele se junta com El vamos ver se a gente consegue eh fazer isso que nós estamos fazendo aqui na universidade em outro lugar onde a população seja outra onde seja uma população de trabalhadores onde seja os grupos comunitários né Eh há naquele momento uma força muito grande a ideia da Comunidade S estan Fernandes era importante nisso E aí eles vão pra Periferia põe os alunos aí para fazer estágio na periferia eh para experimentar
eh para verificar se o saber que a gente tinha se as técnicas que a gente tinha eram possíveis de serem utilizadas e eram eh se eram adequadas no sentido de responder à demanda que aquela população tinha e a cada dia que a gente trabalhava a gente percebia que não Silvia vou dizer para você você começou dando psicologia social já bem engajada estou formando um psicólogo não era uma coisa fora da da da formação de psicólogos então quando ela teve oportunidade foi trabalhar com Habib ela estava só fazendo o que mehe competia tô formando psicólogos que
psicólogos por exemplo esses que vão paraa prática cuidar de clientes eh clientes impensáveis digamos clientes que não imaginava seriam clientes da Psicologia então era para nós uma festa esse tipo de oportunidade e Silvia Aproveitou muito bem dando psicologia social daí ela passa a cuidar de psicologia social em outras áreas psicologia social não era prática do psicólogo do mesmo jeito que prática Clínica prática em educação prática em organizações psicologia social era uma área de conhecimento e acho que Silvia viu psicologia social sempre assim no final da década de 70 cresce a interlocução entre os grupos que
propunham uma psicologia social crítica tanto brasileiros como entre os latino-americanos foi durante os debates do primeiro encontro brasileiro de psicologia social realizado na PUC em 1979 que surgiu a proposta de se criar uma Associação Brasileira de psicologia social abrapso fundada em 1980 com a liderança de Silvia leine trazendo da cip esse Brado de que vamos criar associações de psicologia em cada país da América Latina ela cria abrapso acho que é 79 80 que é outro marco fundamental para fortalecimento da psicologia social brasileira a brps Começou assim muito modestamente lá na PUC a revista da abps
ficou na muito tempo quando a psicologia social começa ah por conta da do cenário Nacional greves ditadura movimentos sociais crescendo grupos organizados eh luta da Anistia quer dizer tudo aquilo que né que vai virar aquele enorme bolo de reivindicações e de queixumes e de eh protestos contra a ditadura militar isso tudo tem uma origem de um começo né Eh e isto vai levar a psicologia social na na América Latina né não é só Brasil onde estavam as ditaduras a se perguntar do seu papel que que ela estava fazendo o que que ela queria fazer quem
ela queria ser eh e isso vai desencadear um processo de revisão do conhecimento no campo da psicologia social onde Silvia Lene tem um papel super importante né e muitos outros eh aquela psicologia social que fica vai ficando para trás Lógico que ela tenta se manter como referência represent ada fundamentalmente na pessoa do Haroldo Rodrigues que faz o quê que essa psicologia que vocês estão inventando não serve porque ela é militância política porque ela não é Ciência ela é política começou a dar vontade de conhecer o que se fazia na América Latina em psicologia ano nós
conseguimos verba para ir para seis países de país em país a gente ia conhecendo nos departamentos os projetos de psicologia que nos interessavam em geral eram de professores de psicologia social Mas não precisava ser podia ser de professor de qualquer disciplina desde que ele trabalhasse com dados da realidade do país então isso foi importantíssimo pra Silvia leini que tava procurando trabalhos em psicologia social e para mim que procurava eu era professora de metodologia nessa época que procurava projetos que a gente chamava então de alternativos Isto é metodologias criadas a partir do interesse pela realidade do
país é quando a gente conhece pessoas da importância do F borda com pesquisa participante eh e outros nomes acho que não é o caso de trazer tudo isso para cá você encontra na pesquisa nas pesquisas que Silvia orientava o reflexo disso em 1984 publicado psicologia social o homem em movimento reunindo a produção do grupo da PUC e considerada a mais significativa publicação do período há um período de construção que será sintetizado na psicologia social o homem em movimento e se você pegar o livro você vê a diversidade que tem lá de gentes em torno dela
mas uma diversidade grande em termos di área a se houvera isso essa diversidade ela achava que para produzir uma mudança na psicologia e na psicologia social era preciso acolher a diversidade da psicologia e essa multiplicidade que até hoje nos caracteriza mas com eixo comum o que nos identifica nessa diversidade eh esse eh esse pressuposto ético político que a Silvan não abri a mão dele nem na vida pessoal nem na teórica nem na política que era uma psicologia social voltada à transformação para superar a desigualdade a produção da Silvia em inúmeros artigos mas especialmente que ela
condensou em três obras das o homem movimento dos anos 80 depois novas Veredas dos anos 90 e no final pouco antes da sua morte eh arqueologia das emoções já vai mostrando inclusive como ela vai a aprofundando ela vai direcionando as reflexões dela num primeiro momento era aquela preocupação de a dialética do materialismo do método a pesquisação participante no segundo momento já trazendo toda esse esse pressuposto epistemológico para construir novas categorias que garantisse a psicólogo poder trabalhar a subjetividade em questões sociais e uma ênfase depois na criação e na emoção e já estava indicando né E
esse saber que ela foi condensando que ela foi construindo Hoje ele forma a base é considerado como a base da psicologia social ele é lido não teve uma pesquisa já há mais tempo realizado pelo Sérgio osela onde ele constatava que a a maioria dos cursos de Psicologia de graduação usavam o livro dela a psicologia social crítica percorreu um longo caminho até o seu reconhecimento como área de e atuação nos anos 80 a partir de 1980 nós temos na Caps uma avaliação péssima a psicologia social era muito mal vista era uma psicologia que não fazia pesquisa
que não fazia pesquisa à moda da época que era uma pesquisa mais experimental era uma psicologia social atrevida no sentido de fazer uma coisa que não existe bem ainda e ou de não fazê-la com a a literatura estrangeira tentando criar uma psicologia brasileira Então tinha nota baixa então a psicologia social foi muito mal vista no seu começo nós tivemos muito problema na criação da pós-graduação por causa da Caps né a Caps não a Caps estava dominada pelo pessoal mais funcionalista mais americanista de uma psicologia mais presa a cânones experimentais não eram Nem experimentais para falar
verdade mas enfim e e a gente criou uma outra psicologia foi muito difícil ter uma aprovação na Caps se você ter ideia nós tínhamos 40 pessoas com doutorado e não tínhamos um curso que fosse reconhecido as transformações ocorridas no campo da psicologia social repercutiram na psicologia como um todo tanto nas áreas de trabalho como na produção de conhecimento atualmente a psicologia social tem como marca a diversidade teórica e um variado leque de possibilidades profissionais e interfaces de atuação a disciplina de psicologia social dentro da formação do psicólogo nesse processo ela vai tomando uma importância muito
grande ela começa com um lugarzinho pequeno estudo dos grupos né E ela vai crescendo porque os cursos de psicologia social vão se tornando eh referência para a construção do novo pensamento na psicologia então a gente não discutia só psicologia social e daí vem A grande questão se toda a psicologia social O que é a psicologia social se toda a psicologia social quer dizer ela hoje ninguém mais desconsidera que o fenômeno psíquico a subjetividade é afetada pelo social o que muda é a qualidade dessa afetação O que significa essa afetação e o que é esse social
eu tenho a impressão que boa parte das tarefas da da psicologia social não são tarefas exclusivas são tarefas de todo psicólogo mas que os psicólogos sociais por assim dizer assumem eletivamente né Eh mas não exclusivamente né como se fossem tarefas eh de especialista né Essa por exemplo ajudar a gente a perceber o caráter fronteiriço dos fenômenos né o fato dos fenômenos não se definirem inteiramente do lado dos indivíduos ou do lado da sociedade né mas numa área intermediária né que é ao mesmo tempo feita de determinações sociais e da ação dos indivíduos né sendo que
então a gente não pode nunca achar que a coisa foi resultado mecânico de de de processos sociais nem foi também pura manifestação da Liberdade criadora dos indivíduos né Toda a psicologia se modificou com essa psicologia social to da Psicologia se modificou o exemplo disso é o tamanho da abrapso né abrapso você pega o programa do congresso da abrapso você vai encontrar ali gente que tá estudando psicoterapia gente que tá estudando na área da Educação gente que tá lá no trabalho saúde do Trabalhador na saúde pública eh nos Crá na assistência social você tem todas as
áreas todas as práticas do psicólogo dentro de um congresso da brapo Por que que elas estão lá né porque elas estão lá porque elas eh se unificam se unem se eh se tornam parceiras na produção de um novo pensamento paraa psicologia e um novo pensamento que tem a ver com esta ideia do sujeito ser pensado na sua subjetividade a partir da sua inserção no mundo social e cultural a psicologia social ela é política entende ela não é uma psicologia que eu faça num laboratório mexendo com com coisinhas entende que são digamos eh ah históricas né
Ela é histórica ela é política e É nesse sentido que a psicologia tem que caminhar se reconhecer enquanto uma força que pode atuar exigir Um Mundo Melhor atuar nesse sentido né então é issso n
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