Darcy Ribeiro - O Povo Brasileiro

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Sociologia Animada
Estamos de volta!! E para este retorno trouxemos as contribuições de Darcy Ribeiro, um importante a...
Video Transcript:
o brasil é tão grande que temos diversos brasis e um só território acredito que você já pensou isso ou já ouviu alguém utilizar essa expressão e diferente do que acontece muitas vezes não é consenso comum está certo bom por mais que a afirmação faz sentido falta explicar como esse brasil se tornou e é brasis quem irá nos ajudar a compreender esse fenômeno é o grande antropólogo darcy ribeiro darci que viveu entre 1922 e 1997 é um dos principais aeroportos brasileiros foi criador do primeiro curso de pós graduação em antropologia na unb e foi um dos
fundadores e reitores essa mesma velocidade e também ministro da educação e cultura do governo de joão goulart claro que essas são apenas algumas fases da vida dele mas vale citá las para demonstrar até onde pesquisadores e cientistas sociais podem ir e ajudar na construção de um brasil bom são dois livros essenciais para compreendermos o pensamento deste autor as américas ea civilização de 1970 e o povo brasileiro de 1995 este último acabou virando uma minissérie muito bem produzida dá até pra encontrar no youtube neste vídeo selecionamos alguns conceitos dessas obras isso significa que existem diversos outros
que não discutimos aqui então bora lá como qualquer outro autor das ciências sociais darcy ribeiro em quadrado em algumas correntes teóricas uma delas é o evolucionismo ele renova essa idéia de um ponto final da história ou a idéia de que o movimento de evolução na história da humanidade considerando que existem vários caminhos evolutivos a serem seguidos e não um só o ponto final pode ser o mesmo mas até chegar lá várias trajetórias podem ser trilhados assim sendo ele é chamado de neo evolucionista ele realiza essa atualização na teoria evolucionista ao considerar a existência de dois
processos de desenvolvimento são eles aceleração evolutiva que acontece quando a evolução alcançada através de um desenvolvimento autônomo por exemplo um povo e dominado mas ao invés de ser subordinado a ele por conta do processo de aceleração produtiva e alcança certa autonomia e consegue trilhar o caminho de forma particular e quase independente e atualização histórica ao contrário da aceleração em um fenômeno de dominação o povo dominado é subordinada aos dominantes pois estes são mais avançados em tecnologia e informação socioculturais ocasionando a perda de autonomia ea destruição étnica deste grupo assim a atualização histórica pressupõe a eliminação
de um comportamento cultural pelo outro mas poderoso e que ganhou aquela disputa segundo darcy ribeiro agora já falando de brasil o que aconteceu aqui foi um processo de atualização histórica no qual a cultura européia domina e avassala as populações nativas têm uma estação bem bacana que explica esse processo na primeira etapa desse processo prevalecem a dizimação proposital de parcelas da população agredida ea decoração dos contingentes avassalados na segunda etapa tem uma certa criatividade cultural que permite plasmaram com elementos tomado da cultura dominadora e da sub julgada um corpo de compreensões comuns indispensável para possibilitar o
convívio orientar o trabalho numa terceira etapa essas células passam a atuar a cultura ativamente sobre o seu contexto humano de pessoas desgarradas suas sociedades originais atingindo tantos indivíduos a população nativa quanto os contingentes transladados como escravos e ainda aos próprios agentes de dominação e aos descendentes de todos eles a partir desse processo a atualização histórica deu origem ao que ele chama de povos novos que são povos originários de uma mistura junção de características díspares raciais culturais e linguísticas resultado dos projetos de colonização européia contudo esses povos novos é como se fosse um subproduto da colonização
pois isso não estava nos planos e como se dá esse movimento claro pessoal um sexo ou se não quiserem utilizar essa expressão segue uma mais chique intercurso sexual inter racial o que queremos dizer a partir das idéias darcy ribeiro é que a atualização histórica pela qual passa as populações nativas do nosso território com a miscigenação permite o surgimento de um povo novo e como é esse povo novo aqui entra então a questão massa de darcy ribeiro pra ele existe uma violência que dá início e acompanha todo o processo de surgimento de povos novos a escravidão
é a violência ontológica do brasil ea partir dela que acontece no brasil três fenômenos interessantes desde indenização do índio através da instituição do cunha desmo que é a entrega de mulheres de certa tribo para o casamento com homens de outra tribo ou etnia fazendo o que todos se tornem da mesma família e não haja mais conflitos surge o brasil índio o mameluco e esse é negado pela origem indígena e negado pelo lado europeu o mameluco entretanto segundo darcy ribeiro consegue guardar as suas características culturais e incorporá-las a esse novo povo que está surgindo além disso
são os brasileiros que irão auxiliar ou até se tornar os bandeirantes aqueles que caçavam indígenas no território brasileiro o outro processo é a desafiar e canonização do negro os negros vindo como escravos eram separados perdiam todo o contato com essas antigas etnias perdiam suas características culturais e se tornaram passadores da cultura europeia tanto para sobreviver como pra ensinar os que chegavam já a miscigenação criando um mulato também vinha de uma ligação da mãe que era escrava e ela não queria do pai que era europeu e não aceitava por último a dizer europeização do branco os
nascidos no brasil não eram visto como europeus assim eram negados pelos brancos de lá e não se aceitava misturar com os nativos daqui o que darci que é explicar contudo isso não é um processo de rejeição e negação na criação deste povo novo que está surgindo no solo brasileiro dependendo da matriz originária ambos brasileiros advindos desse processo de miscigenação se sentiram excluídos abandonados estigmatizadas segregados só que é a partir dessa realidade excludente que o brasileiro criará algo começa a surgir uma identidade da separação o que resta para esse povo novo é se integrar à e
unir em torno de algo assim a característica que irá garantir certa coesão a esse povo novo é a chamada ninguém tude olha essa situação não podendo identificar se com os que foram seus ancestrais americanos que ele desprezava nem com os europeus que o desprezavam e sendo objeto de mofa dos reinóis e dos nativos via se condenado a pretensão de ser o que não era nem existia o brasileiro o povo novo brasileiro nasce segundo darcy ribeiro de uma identidade comum na ninguém tude a dívida da rejeição dos povos originários que participaram da atualização histórica do território
brasileiro brancos negros e índios ufa é isso aí gostaram já conheciam essa idéia de ninguém tudo di deixe nos comentários vocês entenderão gostaram tem algo a acrescentar à nossa disposição aqui lembre se sempre de ser empático nos comentários até o próximo vídeo e tal [Música]
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