Você dormiu bem na noite passada? Eu sou o André, doutor em psicologia e hoje quero te contar 5 fatos científicos sobre o sono que ilustram como ele é uma das coisas mais importantes para o seu bem-estar. Ficou com vontade de pedir para a gente abordar algum tema?
Então vai no YouTube e digita "minutos psiquicos" e o tema pelo qual você tem interesse. E aproveita também para já clicar em "gostei" aqui embaixo, se inscrever no canal e clicar no sininho para não perder os próximos vídeos. Fato número 1: o sono é universal.
Todos os animais conhecidos atualmente dormem, incluindo insetos, vermes, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Dos mais pequenos aos mais gigantes, ninguém resiste a uma dormidinha. Isso sugere que as primeiras espécies invertebradas e dorminhocas surgiram há pelo menos 500 milhões de anos atrás, durante a explosão cambriana, e que o sono parece ser algo importante para quase todas as formas de vida no nosso planeta.
Fato número 2: o sono possui 2 principais estágios - o sono REM e o não-REM. Como já explicamos em outro vídeo, REM significa movimento rápido dos olhos. É nesse estágio que costumamos sonhar e temos nosso sono mais profundo.
O sono não-REM também se subdivide em 4 estágios, desde um estágio de sono mais leve até um mais profundo. No caso dos humanos, a cada 90 minutos alternamos entre sono REM e não-REM ao longo da noite em ciclos que são assimétricos em termos da duração de cada estágio. Fato número 3: não estamos dormindo da forma mais natural para nosso corpo.
O corpo humano segue um ciclo circadiano biológico de 24 horas no qual naturalmente nossas atividades corporais se modificam conforme o dia vai passando. Ao anoitecer, existem concentrações cada vez mais elevadas de substâncias como a adenosina e a melatonina que nos pressionam a dormir no início da noite. Mas muita gente chega em casa a noite já e ainda precisa fazer um monte de coisas antes de poder dormir.
Nós tendemos a dormir uma única vez no dia, algo conhecido como sono monofásico, mas em alguns lugares do mundo e em muitas tribos caçadoras-coletoras, é comum o sono bifásico, no qual existe um período de 7 a 8 horas de sono a noite e de 30 a 60 minutos à tarde. Talvez você pense que isso é apenas uma diferença cultural, mas o corpo humano, independentemente da cultura, exibe um padrão natural de redução do estado de alerta no início da tarde conhecido como declínio pós-prandial do estado de alerta. Talvez por isso aquelas aulas depois do almoço costumem ser as mais sofridas.
Fato número 4: quanto mais curto é o sono de alguém, mais curta tenderá a ser a sua vida. Isso porque dormir mal é um grande fator de risco para desenvolver uma longa lista de problemas, tais como doenças cardiovasculares, câncer, Alzheimer, diabetes, envelhecimento precoce e mal funcionamento do sistema imune. Além disso, ao que tudo indica, existe uma relação de causalidade bidirecional entre transtornos mentais e sono: o mal sono predispõe a exibição e manutenção de sintomas de vários transtornos, enquanto os transtornos predispõem a uma pior qualidade do sono.
Fato número 5: medicamentos para dormir não são a solução. Pelo contrário, eles tenderão a te trazer mais problemas. Embora possam fazer você dormir mais rápido, o sono induzido por sedativos não envolve as ondas cerebrais mais profundas típicas do sono natural e saudável, o que o torna menos restaurador.
Além disso, eles tendem a provocar repercussões como atordoamento, esquecimentos diurnos, tempo de reação mais lento e vício. Por ficar atordoada, a pessoa pode consumir mais café para conseguir levar o dia, o que pode dificultar o sono, demandando mais consumo do medicamento e por ai vai o ciclo vicioso. É sério, você precisa dormir bem.
Praticamente tudo na sua vida pode ser afetado pela má qualidade do sono, então, para aproveitar a vida melhor, cuide do seu sono com carinho. Você gostou do assunto de hoje? Se quiser que falemos algumas dicas sobre como melhorar o sono, clica no gostei aqui embaixo e comenta para a gente saber o que você acharia disso!
Ah e se esse assunto te interessou, veja também o outro vídeo publicado hoje aqui no canal no qual eu fiz uma resenha do livro "Por que nós dormimos" do Matthew Walker, que foi inclusive uma baita inspiração para o vídeo de hoje. Até porque vai ter uma bela surpresinha para quem for assistir esse vídeo até o final e ficar interessado pelo livro. Só digo isso.
Antes de ir dormir hoje, não esquece de assistir o nosso vídeo sobre sonhos, mandar esse vídeo de hoje para seus amigos e familiares no zap zup para eles levarem mais a sério a hora de dormir e comentar aqui embaixo o que achou do nosso vídeo!