[Música] olá bem vindos a mais um programa da série o estudo do evangelho à luz do espiritismo no programa de hoje vamos estudar o capítulo 11 de o evangelho segundo o espiritismo titulado amar o próximo como a si mesmo esse programa é veiculado pela febre tv e segue uma seqüência de estudos dos capítulos do evangelho segundo o espiritismo a gente sempre começa lendo alguns versículos estudando a estrutura do capítulo é falar não é um detalhe especial dos versículos selecionados por kardec é no caso o do só comentar uma coisa do versículo que a gente vai
analisar hoje que do item 5 é kardec indica que é de mateus né é mateus 22 versículos 15 a 22 e indica também marcos capítulo 12 versículos de 3 17 só que nesse item 5 kardec só transcreveu os versículos de matheus é aquilo que a gente sempre fala aqui ele indicou marcos com uma passagem concordante uma passagem dentro dos evangelhos sinóticos que é paralela apresenta um conteúdo similar e que muitas vezes a gente quando confronta as duas a gente consegue captar um detalhe a mais que lança uma luz que conjuga as luzes no ensino sobre
aquele tema que nos é claro muitas vezes e aquela questão dentro desse capítulo a gente percebe que ele começa com o mandamento maior essa idéia uma passagem que vai trazer essa idéia do amar o vosso próximo como a si mesmo que é dentro dessa mesma idéia desse outro versículo que é a tentação eles vêm tentar jesus ele sem perturbar jesus fazer aquelas aquelas perguntas é capciosa para ver se pega ele no pulo e ele sempre mostrou essa questão de fazer ao próximo o que você quiser se consigo mesmo e se ensina subjaz todas as passagens
que kardec selecionou flávio interessante também nós estamos a célebre mensagem o egoísmo engelmann é essa a mensagem importante né ele vai demonstrar que em contraponto o egoísmo a chaga da humanidade ela seria esse ponto que nos amarra mesmo que nos dificulta essa escalada com sua teia empresa os nossos pés por nós mesmos eu acho interessante que os trechos que eu acabei colocando antes de entrar nas instituições dos espíritos são sempre aquelas provocações dos fariseus do doutores da lei e tentado pegar jesus em alguma contradição e ele como um grande mestre a exemplo dos mestres a
igreja sempre envolver com a pergunta sempre procurava trazer um ensinamento não assim e direto mais um construção desse conhecimento em ambas as passagens tem essa característica neste capítulo uma construção que ele pegava os elementos do cotidiano ou seja da vida do povo que ali estava para que eles vissem significado no que ele estava falando porque a gente só aprende e aprende quando aquilo tem significado quando não significa que ele passa você se identifica então tem um significado você se identifica então você tem que jesus era mestre em fazer isso você pode também uma passagem muito
bonita porque esse é a explicação do amor ao próximo como ela é divina ela traz uma reflexão mais profunda sobre como que a família universal está estruturada ea gente percebe que os espíritos 90º preciso falam das famílias espirituais a parentela espiritual e moral mas tem também outros níveis de estruturação mostrando que os nossos relacionamentos espirituais estão como uma teia uma grande teia ea no livro ação em ação uma fala do ministro sânzio início do auxílio quando o hilário pergunta pra ele ser podia dar uma definição de bem mais alto ele disse que o seguinte que
ele está e evitar um mergulho nos labirintos da filosofia e diz assim buscamos antes de tudo simplificar é fácil conhecer o bem quando o nosso coração se nutre de boa vontade à frente da lei o bem meu amigo é o progresso ea felicidade a segurança ea justiça para todos os nossos semelhantes e para todas as criaturas nossa estrada aos quais devemos empenhar as conveniências de nosso exclusivista mas sem qualquer constrangimento por parte de ordenações puramente humanas que nos colocariam em falsa posição no serviço por atuarem de fora para dentro gerando muitas vezes em nosso cosmo
interior para o nosso prejuízo a indisciplina ea revolta o bem será desse modo nossa decidida cooperação com a lei a favor de todos ainda mesmo que isso nos custe a renúncia à ação mais completa visto não ignorarmos que auxiliando a lei do senhor e agindo de conformidade com ela seremos por ela ajudados e sustentados no campo dos valores imperecíveis e o mal será sempre representado por aquela triste vocação do bem unicamente para nós mesmos a expressar-se no egoísmo e na vaidade na insensatez e no orgulho que nos assinalam a permanência nas minhas inferiores do espírito
então aquele abran quadro que a gente às vezes pensa no mau como uma força econômica mas é uma verdade o egoísmo é o bem só pra nós mesmos o que ninguém está fazendo um recall tá pensando que está se prejudicando acha que está tirando alguma vantagem é que tá se comprazem em tudo que está tirando algum benefício ainda que mórbido um benefício psicológico na facim do desse mal então aquele contrapõe o bem de todos o bem comum eo bem só para nós e é interessante porque tem aqui o egoísmo capítulo egoísmo exatamente no amar ao
próximo como a si mesmo para fazer contraponto é importante quando a gente percebe essas estruturas até mesmo a constelação familiar é o tchan vai percebendo que tudo aquilo que a gente gera no nosso círculo de relacionamentos imediatos isso retorna como sintoma para nós mesmos então há um amor ordenador que é o amor divino comprometido com o bem comum e se nós nos sintonizamos com esse amor e passamos a atuar em favor da lei favorecendo o bem de todos a própria lei trazem nosso benefício os resultados 11 a um tratamento também à altura da nossa doação
falando e pensando nessa questão do prazer nas origens na mensagem do item 8 espírito laden ele vai definir uma hierarquia dos processos né na origem o espírito instintos depois encaminha para a sensação para o sentimento até atingir o amor mas subjacente a todas estas movimentações nós temos esse ganho está falando aí que a gente é o prazer e esse ganho secundário na primeira base de goey smo é o prazer é abusivo e esse prazer abusivo ele como é prazer ele ele é buscado repetido só que ele vai gerar 2 todos os conflitos né e é
preciso transcender do prazer abusivo para o prazer saudável porque no prazer abusivo nós encaminhamos para viciação um hábito com a repetição que gera viço e aprisiona e no prazer saltar saudável nós vamos criando a nova sistemática novo hábito nós já falamos isso no outro programa que este ato vai encaminhar o processo virtuoso e dali nós chegaremos ao prazer é essencial que é o amor puro é aquele reflexo do criador em todas as criaturas então é um processo mas não precisaria passar pelo prazer abusivos e sim de viciação ele ele é uma queda numa a precipitação
do espírito por dentro e movimento somente nas sensações nos estilos não consegue transcender dentro dele é a expressão saudável o culto do do ego é o maltrata a si próprio quando que o altruísmo amor seria exatamente a felicidade enquanto a publicidade nós vagarosamente não chegamos à conclusão que sim as duas filhas nem com nos comida né a definição de felicidade nem todos nós um ser humano nasceu pra felicidade ninguém quer sofrer nós queremos a cidade mas o que que é a felicidade ao prazer o caso é o mais sólido e jesus nos descaminhos é o
vencendo o ego pra ter um prazer é verdadeiro ou seja tenha sentido e que se importe com os outros né agora eu chamo a atenção neste capítulo uma coisa que eu acho importante jesus e manuel inocêncio que jesus não traçou uma linha divisória entre o tempo é o senhor da vida e os maiores ensinamentos que nos dá aqui na oficina da vida está ali e o ego que parecia nos fariseus o fazem nos fazem querer pegar a armadilha tem uma peça que na oficina da vida dos dois grandes ensinamentos não do amor nesse momento ele
nos fala que nós poderíamos quase que rasgar todos os livros que seus dois mandamentos estão aqui e depois ele nos ensina a no 5 na que é um dos objectos nosso aqui quando ele nos fala sobre a nossa responsabilidade como encarnado não seja nós temos os nossos compromissos terreno nós temos que dizer que eu seja acerto entre césar a deus o que é de deus então é fantástico - oficina da vida as coisas que tem significado para os ensinar as coisas do tempo mal do espírito embalagens nessas reflexões nós vamos chamar porque o intervalo neste
primeiro bloco em seguida voltaremos isto num capítulo onde o evangelho segundo o espiritismo até breve [Música] você já conhece livre da febre não fique comigo aqui você encontra os lançamentos da feb editora dos livros espíritas mais procurados dvds com grande variedade de conteúdo produzido pela série de tv além de línguas infantis que irão fazer a alegria da criançada tudo isso com o conforto a qualidade ea cortesia que a pele sabe proporcionar vem nos visitar [Música] voltamos ao segundo bloco do programa em que estudamos o capítulo amar o próximo como a si mesmo capítulo 11 do
evangelho segundo o espiritismo especialmente o item 5 dai a césar o que é de césar só explodiu bonita pra gente nesse versículo que embasa essa só fala esse versículo é de mateus é 22 de 15 a 22 e kardec também cita marcos de 12 13 17 em que fala o seguinte os fariseus tendo se retirado entenderam se entre si para enreda lo com as suas próprias palavras mandaram então seus discípulos em companhia dos rohde anos diz ele mestre sabemos que és verás e que ensina o caminho de deus pela verdade sem levar em conta a
quem quer que seja porque nos homens não considera se as pessoas dizem nos pois qual a tua opinião sobre isso é nos permitido pagar ou deixar de pagar a sesa o tributo jesus porém que lhes conhecia a malícia respondeu hipócritas porque me tentar mais apresentar-me uma das moedas que se dão em pagamento do tributo e tendo-lhe eles apresentado um denário perguntou jesus de quem são esta imagem e esta inscrição de césar responderam a eles então observou jesus dae pois a césar o que é de césar ea deus o que é de deus manda tem uma
definição bacana num texto que fala diante de deus e de sesa ele diz assim em nosso relacionamento habitual com sesa simbolizando o governo político não nos esqueçamos de que o mundo é de deus e não de sesa a fim de que não sejam os parasitas na organização social em que foram chamados a viver e fala se é justo não evitar que somos de deus e não de césar em que césar não dispõe de meios para substituir um de nós a existência de deus por isso mesmo a lei expressando as determinações do alto conta com a
nossa participação constante no bem se nos propomos alcançar a vitória com um progresso real e um pequeno trecho do texto que fala jesus estava ele diz assim um hermano diz assim o mestre contudo compreende a necessidade das organizações humanas exemplificou respeito à ordem política mas acima de tudo servir o reino de deus de que era representante portador neste mundo de experiências provisórias dirigindo seu evangelho de amor não só ao homem físico mas essencialmente o homem espiritual é interessante que existe mais uma outras mensagens mas não em mateus mais em marcos naquela mesma passagem que kardec
indica que tem duas mensagens uma falando nós e césar nessa relação ea outra que fala os minutos de deus nessa primeira nós e césar fala nossa relação e nós com estado nossas obrigações que nós temos com esse estado é personificado naquela pessoa que representa então o emana vai dizer se há erros nas leis lembremos a extinção de nossos débitos para com a providência divina e colaboraremos com a governança humana oferecendo nosso concurso em trabalho e boa vontade consciente de que a desatenção a revolta nos resolvem os problemas o inter mostra se a gente tem essas
obrigações a gente que é nesse contexto no caso da passagem de jesus é simbolizado na questão do pagamento do tributo é porque a gente precisa disso só que ele fala que só que a gente não tem que se revoltar tem que dar o que é pedido e na verdade até colaborar não fica revoltado e na questão na outra mensagem dos minutos de deus ele vai chamar a atenção para essa questão de tudo bem no dar a césar o que é de césar não esqueça de deus você também tem que dar um tempo seu pra deus
então ele fala entrega a césar o que o que a ele pertence mas não ouvidas as obrigações que nos ligam ao céu porque assim nos adiantaremos para o auto confiança dos nossos melhores sentimentos ao culto da fraternidade com o trabalho espontâneo há benefício dos nossos semelhantes em toda parte porque ele disse que toda a nossa energia toda nossa é esse poder humano vem de deus então na verdade a gente tem que dedicar os minutos a isso para estabelecer esta conexão jesus a gente eu sempre pergunto se ele era grandioso na sua simplicidade na sua simplicidade
era grandioso que fala tantas coisas a frase é isso aí tem uma capacidade nem todos nós nos encantamos a cada vez nós podemos ler cada vez fico que tem as mensagens novas mas a história dele não saindo um pouco do que nós estamos aqui mas vendo a trajetória e lutou contra todo tipo de injustiça que o estado porque ele não era uma pessoa bem nós temos aceitando a justiça do estado não só queijo e lutava com docilidade com firmeza e libertou as mulheres os samaritanos ele falava sobre tudo que dizem ele era um libertário ele
era um homem quieto pra que as injustiças humanas mas ele ponderava muito olha as coisas do alto em primeiro lugar naquele momento de ansiedade nossa disse olha calma nós sabemos sobre essas coisas mas buscar as primeiras provas do salto alto não no sentido da ociosidade no sentido do entendimento então por que do alto do que é de deus então aí nos dar mais essa missão hora tem sesa é tem o estado está aqui que pode ter suas injustiças nós temos que trabalhar para que elas sejam transformadas mas tem as coisas de deus então é isso
e se essa oficina da vida e tenta que é fantástico como fazer isso jorge interessantíssimo na organização kardec desse capítulo é ter colocado essa passagem no capítulo amar o próximo ano civil é verdade porque nos revela uma compreensão profunda de comunidade porque césar expressa ordenação da comunidade é comum que é a comunidade se organizou as leis que ela criou os benefícios que a comunidade em conjunto trouxe e às vezes a criatura oscila entre os extremos ou ela se devota ingenuamente excessivamente a sesa ou ela se devota com o tamanho a dor as coisas divinas esquecendo
se da sua responsabilidade no plano material e aqui jesus nos convida a uma posição de equilíbrio porque nós temos uma carteira de motorista temos um documento de identidade andamos por uma rua pavimentada sofremos um serviços lixo de uma série de elementos que são fruto de má lo bem uma organização social um esforço da comunidade mas um esforço de organização abnegação de várias criaturas e se isso é imperfeito é porque é consequência das nossas imperfeições porque a partir do momento que a comunidade na sua média expressar um patamar superior ela vai atrair governos medidas e estruturas
mais bem equipadas condizentes com sua situação espiritual então é importante isso porque tem um aspecto político aqui muito forte em que a gente não pode perder a cabeça um momento de manifestações momento crítico que o brasil passa isso não posso perder isso da eleição de jesus porque aqui foi uma pegadinha muito maliciosa é porque a questão do pagamento do tributo era uma questão que poderia conduzir jesus um julgamento muito sério inclusive de insurreição né por outro lado todo judaísmo havia se estruturado num processo de ingratidão total eles viviam sob organização romana usufruir dos benefícios urbanos
de progresso urbano de estruturação social que só os romanos possui ninguém mais naquele momento possui um equipamento social tão avançado tão sofisticado e no entanto eles que eram os depositários da fé os depositários dos oráculos de vinhos como diz paulo se comportavam maneiras de rebeldes indisciplinadas ingratos não é sempre pregando a violência o ódio exclusivista a revolta a baderna a destruição numa atitude completamente incompatível com quem está a serviço de deus porque quem está a serviço de deus sabe se é justo saber retribuir aquilo que é do mundo um dos seus deveres para emocional vermelho
renova sua carteira na data evita tem a multa para os seus tributos cumprir a lei porque é o ato de cumprir revela a pessoa não é e é desses mínimos gestos da nossa ação social que a gente revela um amor ao próximo o amor à comunidade o nosso comprometimento com o bem comum o respeito à lei revelou ana revela o amor o respeito à lei ela só assim peso que você lute para mudar suas leis abertas ao mesmo tempo é um exemplo é exatamente o exemplo do natal e do outro lado não sair flexão foi
muito boa sob organização social da mesma forma que o homem é que o cidadão cumpre as leis do ceso seu césar se aproximar de deus nós teremos um mundo mais justo ou seja paulo santos na casa de césar em santos mas santos estiver na casa de césar e aí nós vamos ver uma organização do nosso lar por exemplo é nós temos organização nós temos o sesi nós lemos fez mas são leis que se aproximam de deus ou seja cesas próximos de deus nos ajudará a manter uma sociedade mais organizada você imagina se uma sociedade com
o brasil de uma missão do evangelho se todos nós nascemos com fervor para que o nosso sistema se aprimorar se que não ficasse por exemplo nessa dessa luta nessa luta com essas reflexões a gente chama intervalo o tempo corre g3 final do segundo bloco em breve retornaremos ao terceiro e último bloco do programa [Música] lembra-te a chorar e qual é a verdade não é a beleza começando a conhecer o amor é algo para ser uma lenda oeste choremos destas ao meu [Música] [Música] voltamos ao terceiro e último bloco do programa que estudamos o capítulo 11
de o evangelho segundo o espiritismo intitulado amar o próximo como a si mesmo o afonso parece que é uma reflexão interessante para trazer pra gente afonso refletir sobre essa questão do do homem em busca de si mesmo né aqui nós estão trabalhando heroísmo onde se volta no interesse pessoal e contrária afastando da sociedade do colaboracionismo porque nessa busca da vivência autêntica quando jesus faz a pergunta de crise são esta imagem e de quem esta inscrição ele mostra a moeda da sesma essa moeda tem a imagem de cinza no primeiro capítulo o gênio que eles fazem
os conhecidos e 26 e na orientação diz a façamos o homem à nossa imagem conforme nossa semelhança então o homem o espírito encarnado como a imagem de deus é deus pertence a deus deveria tributar a deus e ali estava usando toda a sua capacidade a malícia intelectualidade para destruir a quebrar perdendo a autencidade com a vida e entrar na turma do sistema é de fuga desse mesmo problema com as habilidades então esta imagem que é preciso resgatar de jesus faz um resgate interior ou seja na moeda está inscrita a imagem de céu cinza mas no
ser humano está inscrita a imagem de dizer tendência por isso tem que dar a deus o que é de deus ea césar o que é de césar quando a gente fala em lei é a lei tem que ser geral e nós somos particulares cada um com seus ganhos com as suas deficiências dificuldade e como ela tem que ser geral então ela grava em alguns pontos a gente e contraria em outros mas ela tem que atender a toda uma sociedade então nós espíritas temos que entender que em algum ponto ela nos machuca porque nós ainda não
chegamos àquela plenitude de um entendimento geral mas que devemos cumpri-la porque no cumprimento da lei é que nós vamos impor a ordem isso é tão bonito está falando sério porque hoje para nós que atuamos na área jurídica assim é uma grande dificuldade que há uma visão distorcida do direito do que do que seja o direito da pessoa identifique eu tenho direito a mas todo direito está associada a uma renúncia porque o ex o para usufruir um direito eu preciso exercer alguns deveres e renunciar a um outro conjunto de possibilidades porque não há com a lei
satisfazer a todos os desejos de todas as pessoas na comunidade então ela elege aquilo que ela considera prioritário aquilo que ela considera relevante em detrimento daquilo que ela considera secundário e às vezes a criatura vem uma defesa de direito achando que não tem que anunciar nada é então eu tenho eu tenho direito a vizinhança eu só têm direitos mas não tem que observar nada não é assim é ser vizinho é ter direitos é poder exigir do outro alguns comportamentos mas é também adotar outros comportamentos então isso lá fora é muito bonito porque o bem comum
ele no fundo é uma proposta de renúncia ao egoísmo porque o mérito total e viver numa ilha deserta é aí eu posso fazer o que eu quiser eu não tenho que respeitar nada eu posso fazer quando eu quiser enquanto eu quiser mas quem quer sua vida sozinho quem é essa vida quando se fala de desejos o que o ser humano com os animais é um seu desejo nós temos desejos ea lei tem que de alguma forma arbitrária seu desejo das diversas formas mas nós temos uma grande diferença os animais aí jesus ou tanto o próximo
mês o início ele disse que nós temos discernimento para orientar e reorientar os nossos desejos dentro de algum princípio é curioso na simplicidade jesus no item 22 capítulo jesus dá uma forma da gente é orientar os nossos desejos faça o próximo que quer que faça ou seja ao vizinho legal eu não posso fazer o vizinho que eu não quero que faça ele começa a fazer uma reordenação que tem a ver com a nossa organização como sociedade ea nossa organização como um ser espiritual é fantástico que farão uma ordem do amor é isso seria bom se
a trabalhar porque o egoísmo é um excesso do ego é um pouquinho sobre essa coisa do ego essa estrutura esse excesso o ego saudável é o doente que é o herói vossa coragem mas também tem uma visão madura do goiás e ficar só no uma visão ingênua religiosa assim sem desconsiderar essas aspectos mais profundos do tema o filho ele repete a história do pai deus é um eu central que atrair as atenções para beneficiar nos sistemas evolutivos do mineral vegetal e animal que não determinística você não tem escolha e ele opera aquilo que em linhas
gerais o instinto determina quando chega no reino humano quando nós temos já o início da ampliação psicológica na movimentação da escolha do livre arbítrio nós convertemos em si eu que deve centralizar vão chamar de egocentrismo no primeiro momento que deveria ser para beneficiar o outro processo é atrair para irradiar semelhança do que faz o pai nós atraímos para o nosso benefício para apenas o usufruto nosso interesse pessoal e aí gera desequilíbrio então grande processo do altruísmo é o eu que centraliza meio à tensão para repetir a história do pai beneficiar o indivíduo que está tudo
lá a coletividade esse plano que nós estamos caminhando por isso que a grande frase é o grande inscrição no templo espírita e na consciência e fora da caridade não há salvação porque movimenta a eu atraio a atenção para auxiliar para mover em favor do outro a caridade é o altruísmo em trabalho em favor do outro e isso expande não mais naquele sentido egoísta e pequeno é muito raso mas busca grandeza de espírito que reflete por isso com demanda diz que o amor por é deus refletindo na criatura né é deus e rodeando a criatura esse
plano já amadureceu nós hoje que transitamos do egoísmo está sendo trabalhada que todo esse processo e quando lázaro definir essa lei do amor essas gravações que nós já começamos a ser sensíveis e o ponto o ponto o ponto cine plus do sentimento é o amor né gago caminho pra isso então abrir mão de ser um benefício para si próprio e projetar esse benefício em favor do outro né e aí a medida que doa recebe e todos ganham porque imagina que nós tenhamos um ato de amor para a comunidade toda a comunidade envolvendo aquele ato de
amor ele é infinito no mesmo é uma matemática diferente diferente diferente acho interessante comum jesus na parábola do bom samaritano quando ele conta ela transforma uma pergunta do meio da lei queria saber quem era o meu próximo investigar quem era o próximo ele na verdade inverter a posição a pergunta que eu me devo fazer se eu estou me tornando o próximo domingo saí dessa postura assim e construção do ego na quem se enquadra num padrão que deveria de próximo mil na verdade uma constituição é eu devo ser a cada dia em cada convivência próximo procurar
amar o próximo como que eu leio nem por quê pergunta seguinte inscrita no comecinho vez né além da vida com qual o olhar com com lente pode ter um egoísmo disfarçado de outro mesmo disfarçado e jesus está propondo ea dinâmica da alteridade ou seja eu olho pelo olhar do outro todos os dias assim se você estivesse no lugar do homem que caiu em quem seria o seu próximo isso né porque você se imaginar sempre de pé para eleger os caídos pode ser uma posição de pura exaltação de orgulho agora você se colocar no lugar do
caído para examinar a quem pode ser a mão que se estende há uma outra perspectiva é ver a vida de uma outra perspectiva é ver a vida da perspectiva de quem chora de quem está sofrendo quem está fluindo de quem está na carência e não na perspectiva de quem está na abundância dispor distribuindo migalhas que às vezes a gente faz isso e essa perspectiva equivocada isso é bonita por isso que às vezes a dor tem essa função pedagógica ela nos coloca numa situação de carência que a gente muda o olhar não é e aí não
raro a pessoa se humaniza ela passa a ter uma outra perspectiva da vida porque ela viu do ponto de vista de quem está na carência muito carenciado um sentido mais amplo da expressão apenas material né ela se vê na cabeça ela fala meu deus a ver a vida daqui é o que cada ato passa a ter um significado é que essa pessoa tem um jogo estatístico né mas eu vou ajudar aqui 150 pessoas não vou mudar o mundo se você tivesse lá no grupo dos 150 que alguém esteja a 10 anos não só nessa estatística
ou muda é pra quem foi atendido mudou sempre é outro lógico o nosso chico dizer diante do incêndio estavam você leva ao bom gente não vai resolver mas você tem que levar achar um bombeiro mas é bom você vai mudar a vida de alguém é um centavo do lado da mãe que perdeu o filho junto exato não está só eu tô com você mais impressionado isso tudo é que o tema é tão fascinante que sem perceber ou não chegamos ao final é todo programa nos despedimos aqui no final deste terceiro e último bloco do programa
convidamos a todos que acompanham na fep tv essa série o estudo do evangelho à luz do espiritismo em que são comentados vários capítulos de o evangelho segundo o espiritismo explorando os versículos do novo testamento foram utilizados por kardec ea maneira como ele organizou esses comentários contamos com a sua presença espero que vocês tenham gostado e agradecendo aos amigos participaram conosco nesse momento muito especial que passou na velocidade de um relatório até breve um abraço a todos [Música]