Documentário “Maçonaria Brasileira: um segredo de 200 anos revelado”

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Documentário - Maçonaria Brasileira 200 anos
Depois de duzentos anos, a Maçonaria brasileira abre as suas portas. Neste documentário, que teve ac...
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[Música] se há uma organização rodeada de mistérios e que está presente no Imaginário Popular essa organização é a Maçonaria certamente há algo de muito interessante relevante numa instituição que ao longo dos séculos tem atraído tantos Príncipes Reis presidentes e personalidades nos mais diversos países ao tempo em que fui perseguida pelos nazistas condenada por bulas papais e denunciada pelo comitê o comitê comunista internacional [Música] muitos dos mais famosos líderes políticos de diferentes nacionalidades foram maçons George Washington e Harry true nos Estados Unidos Winston Churchill na Inglaterra Benito Juarez e Lázaro cárdenas no México Bernardo oriens e
Salvador Allende no Chile Rose Martin em Cuba Simon Bolívar na Venezuela San Martim na Argentina Santander na Colômbia são apenas alguns exemplos no Brasil não foi diferente Dom Pedro I José Bonifácio e Deodoro da Fonseca também faziam parte dessa sociedade secreta as personalidades ilustres que foram maçons não estão restritas ao campo político e podem ser encontradas nos mais diferentes setores o músico Mozart o filósofo volteer o mágico Rodini o escritor Oscar Wilden e empresário Henry Ford são apenas alguns exemplos de famosos que frequentaram as colunas da maçonaria [Música] o Brasil mais uma vez não fica
para trás o músico Luiz Gonzaga o ator Milton Gonçalves o jurista Ruy Barbosa o abolicionista Luiz Gama e os revolucionários Bento Gonçalves e Frei Caneca também faziam parte da Maçonaria mas o que afinal é a Maçonaria que sempre reuniu tantos homens de destaque [Música] [Aplausos] [Música] a Maçonaria é um belo sistema de moralidade velado em alegorias e ilustrado por símbolos em outras palavras é uma escola de moral e ética social cujos ensinamentos são transmitidos aos membros por meio de lendas repletas de personagens palavras objetos e sinais que transmitem lições princípios e valores esses ensinamentos são
divididos em níveis que Os Maçons chamam de graus e ao evoluir nesses graus Os Maçons melhores e mais atuantes perante suas famílias e a sociedade esse modelo Educacional da Maçonaria é preservado desde a idade média tendo sido herdado pela maçonaria das corporações de ofício dos pedreiros pelas quais se formavam os trabalhadores seguindo uma hierarquia de três graus aprendizes companheiros e Mestres no século 18 com o Iluminismo os intelectuais necessitavam de locais em que pudessem se reunir regularmente para debater seus ideais de democracia e liberdade protegidos das perseguições de estados absolutistas a Maçonaria pelo seu caráter
sigiloso mostrou-se o palco ideal para esses debates e com o ingresso de tantos filósofos e pensadores a Maçonaria foi enriquecida com mais graus além daqueles três primeiros de cunho mais filosófico e baseados em novas alegorias e símbolos ao final do século 18 a Maçonaria chega ao Brasil com o surgimento das primeiras lojas maçônicas em poucos anos sua relevância já era tamanha que foi proibida pelo Rei Dom João VI em 1818 por seu protagonismo na Revolução Pernambucana os trabalhos maçônicos são retomados logo após o retorno de Dom João VI a Portugal em 1821 com pouco tempo
de reabertura a Maçonaria brasileira já começa a atuar pela independência do Brasil tendo sido a grande incentivadora do Dia do Fico surge então em 1822 a primeira potência Maçônica regular do país O Grande Oriente do Brasil que teve como o primeiro grão-mestre José Bonifácio e como segundo grau mestre Dom Pedro I tendo em 2022 completado 200 anos de história no Brasil a Maçonaria regular brasileira é considerada a mais antiga organização da sociedade civil de âmbito nacional mas nesses 200 anos o que ela tem feito pelo país como ela atua no presente e quais são seus
planos e desafios para o futuro para responder essas perguntas convidamos o professor canyo Ismail 33 e pesquisador com dezenas de artigos e livros publicados sobre a Maçonaria no Brasil que nos abrirá as portas das principais organizações maçônicas do Brasil [Música] Olá sejam muito bem-vindo ao nosso documentário que abrirá as portas da Maçonaria regular brasileira e seus 200 anos de uma rique história que se confunde com a história do nosso próprio Brasil essa maçonaria regular brasileira que inicia a sua história em junho de 1822 meses antes da própria independência do Brasil meses antes do Brasil realmente
se tornar uma nação e que venha acompanhando o desenvolvimento dessa jovem nação ao longo desses 200 anos e não há lugar melhor para a gente começar essa documentário do que aqui no palácio maçônico do Lavradio que desde 1842 até a inauguração de Brasília foi a sede da Maçonaria regular brasileira e antes Quando surge um Grande Oriente do Brasil lá nos idos de 1822 e nós vamos passar por essa história contar um pouco da Maçonaria de sua participação na história do Brasil a de agora [Música] que entre essas colunas do templo nobre do Palácio maçônico do
Lavradio grandes vultos da nossa história brasileira frequentaram as reuniões maçônicas em que Pese as primeiras lideranças maçônicas que também eram lideranças do nosso país como José Bonifácio e Dom Pedro I não frequentaram esse tempo já que ele foi adquirido pela maçonaria em 1840 e começou sua atividade de 1842 várias das outras personalidades que nós podemos destacar como Marechal Deodoro da Fonseca Rui Barbosa Quintino Bocaiuva e muitos dos presidentes da primeira república mas exatamente oito dos 12 primeiros presidentes da primeira república eles eram maçons em algum momento de suas vidas maçônicas participaram de trabalhos neste tempo
em que nós estamos neste exato momento e então aqui a gente pode respirar um pouco da história do nosso país especial um pouco dessa história de final do reinado e do início da nossa República a que se considerar que Visconde do Rio Branco o autor da Lei do Ventre Livre da Lei Áurea da abolição da escravatura foi um grau mestre e frequentou esse tempo e é uma personalidade que nós podemos destacar nesse cenário de que a Maçonaria realmente participou ativamente dos momentos históricos que moldaram a nossa sociedade brasileira como ela é nos dias de hoje
então a gente vai contar um pouco mais dessa história e conhecer um pouco mais aqui do Palácio maçônico do Lavradio que foi a sede da Maçonaria regular brasileira nesses primeiros anos em especial a partir de 1840 até a construção de Brasília quando a sede do Grande Oriente do Brasil migrou para a Nova Capital Federal [Música] Como eu disse anteriormente a Maçonaria regular brasileira ela surge em junho de 1822 com a fundação do Grande Oriente do Brasil e por muitos anos o Grande Oriente do Brasil foi a única organização Maçônica brasileira a qual todas as lojas
maçônicas em funcionamento do nosso país eram vinculadas e aqui também funcionava o Supremo conselho do ritos que vocês na antiga aceito que é o rito mais praticado no Brasil e em todo mundo então tudo se concentrava aqui no palácio do Lavradio em que se tratasse de maçonaria toda maçonaria seja no simbolismo os três graus simbólicos de aprendiz cumprir mestre seja nos chamados altos graus que no caso do hits que vocês antiga e aceitos são 33 graus essa administração do quarto ao trigésimo terceiro grau é responsabilidade do supremo conselho na época do império do Brasil todos
eles funcionavam juntos importantes aqui no palácio maçônico do Lavradio e por muitos anos o grão-mestre do grão de Oriente do Brasil assumia automaticamente soberano grande Comendador do supremo conselho do Brasil e assim a gente tinha o funcionamento da Maçonaria brasileira em especial aqui no templo Nobre onde grandes acontecimentos ocorreram não só para a história do Brasil mas principalmente para o desenvolvimento da nossa Sublime instituição e a partir de Marechal Deodoro da Fonseca o nosso império do Brasil chega ao fim inaugura-se a república chamado Estados Unidos do Brasil nome que nós manteríamos até a década de
60 do século 20 mas a Maçonaria brasileira ela não ficou alheia essa mudança de paradigma e uma monarquia para uma república nós podemos ver por alguns dos grão mestres que serviram a Maçonaria também servir o nosso país e aqui também nós temos uma figura importantíssima para o nosso país que foi Quintino Bocaiuva esse Mineiro que foi um dos seis cidadãos que trataram da proclamação da república na casa de Benjamin Constant e todos esses seis era uma sons e o mais interessante é que essa primeira república proclamada por Marechal Deodoro da Fonseca teve um ministério todo
formado por maçons do diferente do Brasil que até aquela época era a única potência simbólica da Maçonaria regular brasileira em atividade no nosso país isso só veria a mudar Em 1927 graças a Mário Berg que também foi um grau mestre do Grande Oriente do Brasil como a gente já contou funcionava dentro do Grande Oriente do Brasil também o Supremo conselho do escocês e esse Supremo concelho tinha como seu governante o cargo de soberano grande Comendador o grão mestre do Grande Oriente do Brasil contudo as conferências mundiais de Supremos conselhos das quais o Brasil também fazia
parte começaram a alertar da questão da irregularidade de que o grão mestre da potência simbólica no caso grande orelha do Brasil não pudesse acumular o posto de soberano um grande Comendador de um Supremo conselho dando um prazo para que o Brasil corrigisse essa irregularidade endereço é o acento nas conferências mundiais de supremo conselho Mário Berg começou esse trabalho em 1917 e até 1925 ele conseguiu fazer o desvencilhamento do Grande Oriente do Brasil com o Supremo conselho do rito escocês renunciando ao cargo de grau mestre do Grande Oriente do Brasil e permanecendo apenas como soberano grande
Comendador do supremo conselho do rito escocês contudo um de seus sucessores Otávio Kelly Ele Decide desfazer esse tratado entre o grande além do Brasil e o Supremo conselho do Brasil e Mário Bering na figura de grande Comendador do supremo conselho do Brasil rompe as relações com Grande Oriente do Brasil declara o território brasileiro mastonicamente desocupado no simbolismo o que dá origem a fundação das grandes lojas maçônicas estaduais brasileiras hoje confe a cmsb que a Confederação da Maçonaria simbólica do Brasil e nós vamos conhecer um pouco mais dessa história tanto no Supremo conselho quanto na cmsb
[Música] E hoje nós estamos aqui em Brasília na capital do nosso país onde também está localizada a nova sede do Grande Oriente do Brasil O Grande Oriente do Brasil que como nós vimos foi fundado em 1822 adquiriu sua primeira sede em 1842 o palácio maçônico do Lavradio que nós já conhecemos e com a inauguração de Brasília nova capital do país mudou sua sede aqui para Brasília construindo sua complexo aqui na 913 Sul estamos precisamente no Museu da Maçonaria brasileira localizado aqui dentro da sede do Grande Oriente do Brasil e vejo aqui ao meu lado a
galeria de ex-presidentes da República que eram maçons então nós temos aqui desde Marechal Deodoro da Fonseca o primeiro presidente do Brasil passando por 12 presidentes da república que eram maçons tendo por último o nosso irmão quadros que foi nosso último presidente de fato maçom na nossa República o Brasil já teve 38 presidentes da república sendo que 12 deles eram maçons e maçons ativos participativos na Maçonaria e agora nós vamos fazer um tour pelo museu maçônico é do Grande Oriente do Brasil que conta um pouco dessa história de 200 anos de atividade no nosso país [Música]
e Aqui nós temos uma prova incontestável da realidade da participação da Maçonaria nos momentos mais importantes da história do nosso Brasil Aqui nós temos uma réplica de uma das penas em que a nossa Princesa Isabel assinou em 13 de Maio de 1888 a lei Áurea acabando com escravidão no Brasil todo o movimento de abolição da escravatura teve uma participação ativa da Maçonaria brasileira e ela assinou três vias da Lei Áurea usando três canetas de ouro distintas presenteadas pela Maçonaria e entregues pelo Visconde do Rio Branco A Família Imperial brasileira cedeu uma dessas penas originais para
o Grande Oriente do Brasil que aguardem um cofre e mantém essa réplica Idêntica a que a disposição para os visitantes do Museu da Maçonaria regular brasileira [Música] nós estamos aqui na sede do supremo conselho do grau 33 do antigo e aceito da Maçonaria para República Federativa do Brasil para entendermos o que que significa esse longo nome a gente precisa antes voltar lá no início sobre o que que é maçonaria a Maçonaria é um belo sistema de moralidade vê lá tem alegoria ilustrado por símbolos muitos autores compreendem isso como a ciência da moralidade e ela é
conceituada dessa forma como uma ciência no sentido lato da palavra que significa um corpo de conhecimento sistematizado que pode ser ensinado ou aprendido por meio de alegorias e símbolos e esse conhecimento no caso da Maçonaria é a moralidade são as virtudes sociais e você entra na maçonaria no primeiro grau da Maçonaria os três primeiros graus aprendiz cumprir mestre eles são administrados para o que a gente chama de potência simbólica que é um grande Oriente ou uma grande loja maçônica agora se você quer ir além desses três primeiros graus e estudar maçonaria mais profundamente e mais
a fundo nos ensinamentos maçônicos você vai cursar os altos graus da Maçonaria então depois do terceiro grau da Maçonaria você vai cursar em outra instituição no caso do hits que vocês antiga e aceito que é o rito mais praticado não só no Brasil mas no mundo além do terceiro grau há 30 graus então é um sistema de 33 graus e do quarto grau a trigésimo terceiro grau ele é administrado por um Supremo conselho que no caso aqui esse Supremo conselho do Grau três para a República Federativa do Brasil que administra dos graus 4 ao 33
do hits escocês em todo o território brasileiro não por acaso muitos maçons chamam os altos graus de faculdade de maçonaria porque enquanto você gasta em torno de 2 a 3 anos para cursar os graus simbólicos de aprendiz compreender e mestre você gasta em torno de 7 a 10 anos para cursar os altos graus do grau 4 e ao grau 33 e nós vamos conhecer um pouco da história do supremo conselho que como nosso dissemos ele funcionava junto do Grande Oriente do Brasil lá no final do século XIX início do século 20 e como que ele
saiu do Palácio maçônico do Lavradio e veio aqui para Jacarepaguá Onde nós estamos neste momento [Música] tá entendemos um pouco dessa história do supremo conselho e sua chegada no Brasil nós precisamos lembrar quem foi este senhor cujo busto está nessa área Central aqui da sede do supremo conselho Francisco gkayaba de Montezuma não era seu nome de batismo que se chamava Francisco Brandão porém Quando ocorreu a independência do Brasil em homenagem a independência o Irmão Francisco procurou mudar seu nome exatamente para homenagear a nacionalidade brasileira em sua origem adotando o nome de raiz Tupi e outro
de raiz não entupir além do nome Montezuma que é homenagem ao último Imperador Asteca do México Montezuma era um político muito respeitado no Brasil e quando o Brasil alcançou sua independência foi instalado uma assembleia constituinte para fazer a primeira Constituição da do Império Brasileiro era grande liderança dessa Assembleia constituinte como Deputado nessa Assembleia Assembleia eram os seus discursos que ditavam o ritmo das mudanças que essa constituição viria ter havia Claro outro dessas grandes lideranças Como José Bonifácio também maçom e Carlos Antônio de Andrade que também era maçom mas a figura do Montezuma pela sua oratória
Impecável e pelo seu raciocínio rápido era de destaque nessa Assembleia constituinte contudo Dom Pedro I teve notícia que a constituição que esses constituintes estavam desenvolvendo para o Brasil era uma constituição Liberal que moderava que reduzia o poder absoluto do Imperador e Dom Pedro por isso determinou no dia 12 de novembro de 1823 que são exército cercasse a assembleia constituinte e prendesse os seus principais entre eles Claro Montezuma Montezuma então foi condenado ao exílio e foi de navio para a Espanha mas não foi bem aceito na Espanha tendo que se mudar para a França os registros
policiais da época indicam que os policiais de Paris vigiavam Montezuma 24 horas enquanto ele estava lá e os registros ainda indicam que ele era uma pessoa reclusa que se dedicava muito à leitura e só saía de casa para ele a bibliotecas museus e livrarias para adquirir livros contudo essa pressão que ele sentia ao ser vigiado na França fez com que ele procurasse passar temporadas na Inglaterra e também na Bélgica E essas temporadas ele se dedicava muito as atividades maçônicas numa dessas temporadas vivendo na Bélgica ele recebeu uma carta patente do supremo conselho do ritos que
vocês antes que aceita da Bélgica em março de 18 dia 29 para afundar um Supremo conselho No Brasil quando ele retornasse ao Brasil isso só veria ocorrer em 1831 quando Dom Pedro abdica do Trono e retorna para Portugal deixando aí o terreno Livre Para que Montezuma voltasse para o Brasil ao voltar para o Brasil ele tinha sido eleito Deputado mesmo em sua ausência e Toma Posse como deputado federal e faz os primeiros discursos em defesa da abolição da escravatura então foi Montezuma o primeiro político brasileiro a defender publicamente a abolição da escravatura e nós da
Maçonaria temos muito orgulho disso contudo ele não instala o Supremo conselho ainda em 1831 deixa para instalar só no dia 12 de novembro de 1832 que era uma data simbólica para Montezuma já que em 12 de novembro de 1823 ele havia sofrido a noite da agonia havia sido condenado pelo exílio então ele retorna e instala o Supremo conselho nessa data simbólica já que 12 de novembro de 1832 tem os mesmos numerais de 12 de novembro de 1823 apenas invertendo os dois últimos números assim o Supremo conselho do que governa os graus 4 ao 33 do
ritos que vocês antigas eles passam a funcionar no Brasil pelas mãos do soberano grande Comendador Montezuma o primeiro soberano grande Comendador do Brasil e quando a gente fala em rito escocês é a palavra rito muitas vezes gera uma certa dúvida nas pessoas já que maçonaria não é uma religião é uma ciência da moralidade acontece que a Maçonaria tem seu próprio vocabulário e fazendo uma analogia essa ciência da Maçonaria ela ensinada por meio de escolas e essas escolas são chamadas na maçonaria de ritos então o Brasil tem uma pluralidade de ritos trabalha com vários ritos e
o mais praticado é o rito trazido para o Brasil por Montezuma em 1832 com a carta de 1829 emitida pela Bélgica esses ritos eles são divididos em graus que nós chamamos de graus maçônicos como explicado no ritos 33 graus que é o equivalente a séries ou semestres do ensino comum e esses graus tem seus rituais que são o equivalente a livros didáticos dessas séries então a Maçonaria realmente funciona como uma escola de moralidade com suas séries seus livros didáticos e seus cursos nas suas escolas que são que nós chamamos de redes maçônicos e aqui nós
voltamos a figura de Mário Magic que nós já apresentamos sua figura pelo quadro no palácio maçônico do Lavradio era grão-mestre Geraldo Grande orelha do Brasil isso soberano grande Comendador do supremo conselho do hits escocês como seus antecessores mas garantiu a prática da regularidade internacional como era exigido pelos demais Supremos conselhos do mundo separando o Supremo conselho do Grande Oriente e garantido a soberania autonomia independência do supremo conselho dos graus simbólicos como é a prática hoje em toda em todos os países que têm um grande Oriente ou uma grande loja e um Supremo conselho devem funcionar
dessa maneira graças a Mário Berg essa separação foi feita inicialmente de forma amigável até que o Grande Oriente do Brasil através de um novo grão mestre Kelly recusou essa separação exigindo assumir o Supremo conselho e para garantir a soberania do supremo conselho Mário Behringer Retiro o Supremo conselho de dentro do Palácio maçônico do Lavradio trazendo o Supremo conselho por um campo neutro atualmente aqui na sua sede em Jacarepaguá e com isso declara o território maçônico no simbolismo desocupado para Fundação das Grandes Lojas nascendo a partir de 1927 as primeiras grandes lojas seguindo um modelo norte-americano
com uma grande loja por cada estado e é por isso que aqui ele também é reconhecido como o fundador do sistema das Grandes Lojas diferente das Grandes Lojas e grandes orientes que convivem Harmonia mais de um dentro do mesmo território dentro de um mesmo estado ou o mesmo país Os Supremos conselhos seguem uma regra diferente já que possui uma constituição própria do ritos que vocês antigas podendo existir apenas um por país e esse não tem que comprovar que é uma descendência do supremo conselho mãe do mundo fundado em Maio de 1801 em charliston na Carolina
do Sul nos Estados Unidos da América a linha de Montezuma que veio da Bélgica que veio da França que veio do supremo conselho mãe do mundo ela é interrupta e assim como a linha do soberano dos comendadores que vieram desde Montezuma até os dias de hoje passando por Mário Beck o atual soberano grande Comendador do supremo conselho da República Federativa do Brasil é grande Comendador Jorge Luiz de Andrade Lins que concordou de nos receber para uma breve entrevista [Música] um conselhos [Música] não nasceu do nada ele nasceu na sequência de graus instituições ao longo do
tempo e chegou ao modelo atual em 181 para criação foi um conselho chamado mãe do mundo 1801 o Brasil recebeu sua carta construtiva sua alteração 1829 em atividade o nosso conselho hoje o quinto foi um conselho mais antigo do mundo em atividade o terceiro maior número de membros primeiro os Estados Unidos segundo nossas vidas do Brasil no terceiro em relação ao país passou um segundo é um conselho maior do mundo elas são países Estados Unidos e Brasil na verdade foram os conselhos eles obedecem a forma geral de forma geral mesmo na verdade realmente absoluta as
grandes constituições de 1786 o sétimo determina que você pode existir um cara para isso uma invenção do Brasil nos Estados Unidos prevê o artigo quinto poderão ter dores nos Estados Unidos norte sul o norte é filho do Sul faz mantém-se o conceito que pode existir em cada país nosso então é o que faz antigo e o regular para o Brasil a nossa história confunde-se com a própria história do nosso país a gavista que nosso fileiras passam diversos personalidades passaram essa pessoa importante e que muito contribuíram para o progresso do Brasil é uma instituição responsável pelos
graus escoceses no país do país [Música] e agora nós seremos recebidos pelo soberano grau mestre Geral do Grande Oriente do Brasil nosso irmão Musso Bonifácio que nos considerar uma entrevista para o nosso documentário nós sempre tivemos inserido nesse futuro em todos os momentos o futuro na época da Independência do Brasil Era exatamente se libertar do jogo de Portugal e poder ter atividades é que contemplassem a população brasileira na época da abolição da escravatura Eu me recordo que Rui Barbosa fez trabalhos notáveis antes mesmo de ter a relevância que teve dentro do fator histórico brasileiro então
estar presente na sociedade e de maneira positiva sempre foi uma referência eu percebo a cada momento que a presença da Maçonaria tem sido relevante posicionar na vida do país em relação a justa distribuição de riqueza a priorização da educação nós não podemos continuar é com níveis de pouca assistência Educacional quando você anuncia um corte orçamentário e se atinge a educação logo de início em detrimento de outras atividades Nós temos que nos preocupar com isso Muito provavelmente é uma atuação forte na maneira mais definidora de melhorar esses aspectos sociais a Maçonaria tem importância e tem condições
para isso se um dos focos da nossa atuação é aprimoramento das pessoas e aprimoramento daqueles que é conosco compartilham nas nossas organizações maçônicas é preciso que nós voltemos a atenção para balizar orientar e optar de maneira decisiva em alguns pontos que possam reverter em atuação da sociedade brasileira nós estamos aqui na sede da cmsb a Confederação da Maçonaria simbólica do Brasil que reúne as 27 Grandes Lojas regulares brasileiras 26 nos Estados mas a do Distrito Federal acmcb como nós vimos nasceu da União das Grandes Lojas que surgiram a partir de 1927 de uma cisão do
Grande Oriente do Brasil por conta de uma irregularidade de prática na qual o Grande Oriente do Brasil também governava os altos graus também governava o Supremo conselho com a saída do supremo conselho para garantir a regularidade da Maçonaria brasileira o território maçônico brasileiro foi declarado desocupado dando as portas abertas do ingresso das grandes lojas no Brasil que seguiram um modelo americano com uma grande em cada Unidade da Federação em cada estado e no distrito federal esse modelo americano a gente vê pela própria sede da cbsb já que o Grande Oriente do Brasil Segue o modelo
da República Federativa do Brasil em que se tem um estado grande e grandes orientes que são obedientes a esse estado já o modelo americano que é o seguido pelas Grandes Lojas você tem um estado mínimo uma Confederação pequena que funciona no escritório Modesto na no coração de Brasília e Grandes Lojas estaduais mas autônomas soberanas independentes e fortes que estão mais próximas de uma ação que estão na ponta na cidade seja na capital ou no interior e aqui nós seremos recebidos pelo secretário geral da csb nosso irmão Aldino Brasil que nos considerar Uma Breve entrevista no
Brasil existem basicamente três vertentes da Maçonaria regular seria o Grande Oriente do Brasil existente aqui na no Brasil desde 1822 acmsb que é Confederação da Maçonaria simbólica do Brasil existente desde 1927 e a Confederação Maçônica do Brasil que é a comab existente desde 1973 acmsd ela foi criada Em 1927 através de um Manifesto de Mário Berg Aonde foram criadas algumas Grandes Lojas E essas Grandes Lojas com o passar do tempo foram criando outras Grandes Lojas hoje nós temos um pouco mais de 3.300 lojas espalhadas pelo país um pouco mais de 107 mil maçãs e nos
27 estados 26 estados e no distrito federal fazendo em 27 Grandes Lojas no território nacional então a cmsb ela tem sede em Brasília e tem um secretário geral que é eleito a cada dois anos e alguém que Preside as nossas reuniões as nossas assembleias que é sempre o grau mestre da nossa última assembleia geral ordinária anual E hoje nós estamos aqui em Belo Horizonte capital do Estado de Minas Gerais sede do Grande Oriente de Minas Gerais fundada em 1944 onde também funciona na sede da comab a Confederação Maçônica do Brasil fundado em 1973 e nós
vamos entender um pouco dessa história dessa terceira vertente da Maçonaria regular brasileira que é a comab Como dito o grande de Minas Gerais nasce em 194 e surge a partir do Grande Oriente do Brasil como um grande Oriente Federado ao Grande Oriente do Brasil como nós vimos o grande além do Brasil funciona como uma federação com grandes orientes estaduais Federados ao Grande Oriente do Brasil e lojas jurisdicionadas a esses grandes elementos estaduais e esses grandes orientes como era o caso do grande Enem de Minas Gerais eles eram subordinados obedientes ao Grande Oriente do Brasil como
uma potência guarda-chuva desses grandes orientes e com o passar das décadas muitos desses grandes orientes os principais desses grandes orientes estaduais começaram a questionar O Grande Oriente do Brasil pela falta de autonomia dos grandes orientes Estaduais na tomada de decisão quanto as suas lojas jurisdicionadas essa tensão entre os grandes orientes estaduais e o Grande Oriente do Brasil ela foi aumentando com o tempo até chegarmos em 1973 quando ocorreu um processo eleitoral conturbado entre um candidato da oposição atos Vieira de Andrade aqui de Minas Gerais que serviu como grão-mestre aqui do Grande Oriente de Minas Gerais
contra os mano de Resende que representavam os estados do Maranhão e do Espírito Santo o Atos Vieira de Andrade tinha apoio da maioria dos grandes orientes estaduais e defendia essa autonomia dos grandes erentes estaduais perante o Grande Oriente do Brasil com tudo apesar de ter sido vencedor daquele pleito o processo eleitoral realizou uma série de impugnações de votações a ponto de Atos Vieira de Andrade não ser mais considerado vencedor que era um candidato de oposição e o candidato de situação de Rezende ser declarado O Vencedor daquele preto essa situação essa tensão que já existia décadas
entre os grandes orientes Federados ao Grande Oriente do Brasil e o processo eleitoral que levou essa situação da derrota de Atos Vieira de Andrade mesmo com o apoio da maioria maciça dos irmãos levaram 10 os 10 principais grandes orientes estaduais que eram Federados ao Grande Oriente do Brasil a se reunirem a declararem o seu desligamento unilateral do Grande Oriente do Brasil e afundarem uma Confederação para a união desses 10 grandes ambientes que foi o berço do que hoje se transformou a comab a Confederação Maçônica do Brasil hoje a comadre está presente praticamente todos os estados
brasileiros com novos grandes orientes sendo fundados por esses grandes orientes que se desligaram em 1973 do Grande Oriente do Brasil apesar do início dessas sessões e como a gente viu o grande além do Brasil de 1822 sofreu uma cisão Em 1927 perdendo mais da metade das suas lojas o que deu origem ao nascimento das Grandes Lojas confederadas acmsb a Confederação da Maçonaria simbólica do Brasil e em 73 sofre essa segunda Grande Decisão com o surgimento da comab a Confederação Maçônica do Brasil hoje essas três vertentes elas vivem em União em harmonia e promovem reuniões e
trabalhos em conjunto isso tem ocorrido dos últimos anos para cá em que os princípios da Maçonaria prevaleceram sobre essas questões do passado que promoveram essas divisões Então hoje todos trabalham de forma unida em busca do bem comum que é o objetivo da Maçonaria que é melhoramento do homem o desenvolvimento moral do homem e que esse homem melhorado impacta positivamente na sua sociedade buscando a felicidade da humanidade e o bem-estar de todos [Música] e agora nós vamos ser recebidos pelo grão mestre do Grande Oriente de Minas Gerais e presidente da comab irmão Wanderley Geraldo de Assis
que nos considerar Uma Breve entrevista ó a comadre ela foi na realidade ela foi criada como colégio de grão nessa em 73 era colégio de homéstia do Brasil em 91 que nós adotamos A nomenclatura comab que a Confederação Maçônica do Brasil Hoje nós estamos Praticamente em todo território brasileiro somente dois estados nós não estamos ainda que é o Espírito Santo e Tocantins o restante nós estamos o espírito santo já tá em negociação provavelmente até o final do ano no início do ano que vem já teremos uma potência lá no Espírito Santo né Nós estamos chegando
por último nós temos que estar bem afinado com todos que já estão lá essa é a nossa meta como presidente da comab a gente orienta sempre olha meus irmãos vamos dialogar vamos conversar vamos entrar no acordo com quem já está no território O Grande Oriente do Brasil Grande Loja Maçônica vamos conversar dialogar para nós implantarmos né a nossa potência está sendo nós estamos assim graças a Deus está indo muito bem então a comadre ela tem certeza que daqui uns anos ela estará cobrindo território brasileiro e somando com as outras Vertentes Maçônica para praticar sempre a
melhor maçonaria do Brasil maçonaria ela dividida em lojas maçônicas as lojas maçônicas inseridas em municípios em bairros em distritos elas procuram né na sociedade pessoas e trazem para o seu seio e através dos ensinamentos Morais e éticos de toda a filosofia Maçônica procura ou melhorar o ser humano na maçonaria aprende-se fundamentalmente a respeitar as pessoas a conviver em grupos a entender que a força da União tem a prevalência sobre a individualidade e a Maçonaria Floresta bem um outro insumo na vida das pessoas respeitar as famílias ter um sentimento cada vez mais próprio de pátria e
também de respeito às instituições maçonaria Tecnicamente falando uma escola de moral e ética e uma escola filosófica Mas filosóficamente falando para mim a Maçonaria é a verdadeira medida de um homem Ah mas como assim eu penso assim vocês ao entrarem em alguma cidade você já repararam que tem uma dor no com compasso e o esquadro Por que que a Maçonaria utiliza compasso e esquadro que são ferramentas tradicionais dos pedreiros é porque a Maçonaria acredita que a grandeza de um homem ela possa ser medida não pela sua riqueza ou pela sua fama mas sim por suas
ações a Maçonaria eu diria que não é sigilosa né não é secreta né eu diria que a Maçonaria ela é discreta nós utilizamos muito firmete um preceito bíblico que diz que o que uma mão faz que a outra não veja então tudo que é maçonaria faz ela não sai alardeando aí aos quatro cantos do mundo né O que é maçonaria faz ou deixa de fazer mas a Maçonaria tem uma participação social muito grande e isso é visível né em todo o país as atividades maçônicas elas estão aí disponíveis né para quem quiser conhecer então esse
caráter sigiloso que colocar na maçonaria isso já foi há muito tempo isso é mais de 300 anos que foram falados esse caráter sigiloso secreta né hoje a Maçonaria não tem esse caráter sigiloso esse caráter secreto ela pode ser assim discreta pode ser discreta mas nós temos endereço fixo os nossos tempos todos é conhecimento de todos você ter uma ideia a minha loja tem 152 anos e ela sempre promove visitações públicas para escolas faculdades que querem conhecer a história da Maçonaria porque eles aprendem isso na faculdade então nos procura para ver como que é de fato
o que que acontece que aqui não acontece nós temos um museu Lá é muito rico tem histórias ah interessantes da nossa história do Brasil onde a Maçonaria participou ativamente Então nós não somos secretos não somos sigilosos o sigilo que existe é que todo iniciado tenha o seu sigilo em termos de sinais mas faz parte do ritual de iniciação mas a Maçonaria esse ano não é secreto qualquer um pesquisar na internet vai ver tudo isso ela está aberta nós estamos atualmente a pergunta se refere às posição atual no Grande Oriente do Brasil experimentando uma nova fase
nós temos certeza da nossa força histórica do Grande Oriente do Brasil e da Maçonaria brasileira relacionar aqui tudo aquilo que é muito falado perante a sociedade no nosso âmbito interno participação na independência do Brasil na abolição da escravatura na proclamação da república em assistência social aos flagelos trazidos pelas Primeira e Segunda grande Guerra Mundial movimento de redemocratização do país enfim tantas outras participações que são muito conhecidas da sociedade e dos maçons mas a preocupação é como mostrar um processo de inovação porque todos nós sabemos que para chegar a dois séculos O Grande Oriente do Brasil
a própria maçonaria brasileira passou por muitas fases difíceis imaginemos é que uma sobrevida ao longo de dois séculos é trouxe no mínimo soluços para todas as nossas organizações Mas eles foram superados pela força dos quadros maçônicos pela voluntariedade e pela contribuição espontânea porque são organizações mantidas com os recursos dos seus próprios Associados não há participação assim de poder público enfim a interioridade da participação de cada uma dessas organizações tem um peso relevante dos seus próprios esforços então eu enxergo que Inovar permanentemente é trazer para esse contexto outras alterações Vou colocar aqui um caso para essa
referência que estou dizendo agora o golpe já tem Inteligência Artificial chegamos a conclusão de que ter essa força tecnológica é determinante 24 horas no ar todos os meses ininterruptamente e durante todo o ano aí o associado aciona o nosso gote a inteligência artificial do Bob e tem informações não na totalidade que algumas delas dependem às vezes de referenciar áreas específicas mas as mais volumosas têm atendimento digital bom também tá mais um exemplo é dessa preocupação de fazer uma transição entre a tradição e a Inovação nós temos também no caso da orientação ritualística o só o
sistema de orientação ritualística que tem travas e é permanentemente colocada à disposição dos Associados orientações dos ritos praticados pelo Grande Oriente do Brasil poderia aqui enumerar muito mais sobre esse processo mas o fundamentais e que nós não estamos apenas preocupados em manter as nossas tradições elas são muito importantes como referência mas não são determinantes para chegarmos ao terceiro quarto ao quinto século Olha maçônico como tudo libertou-se na história possui imensa habilidade e adaptasse é necessário mudanças que o mundo impôs com isso tornou-se um coincidência é um lixo de tradição e modernidade mas brasileiro foi forjada
por desafios já vislumbra traz adequações a fim de atender as exigências do mundo atual e vemos um mundo novo aliás o Novo Mundo Novo o homem com a minha idade por exemplo presenciou o rádio a válvula também me chegar ao Francisco e posteriormente recursos integrados é um homem anuidade que passou por essas fases pode ter uma ideia do que podemos ser no futuro meta verso está aí usaremos cada dia mais a tecnologia disponível entretanto acredito que os encostos presenciais toque embora mais fácil ainda são essenciais essa evolução tecnológica que não vai parar e nós temos
que tá seguindo ela porque senão nós vamos ficar para trás né então nós temos que colocar no nosso meio pessoas jovens e aí nesse ponto que eu falo os nossos seios demolês tem que participar das nossas fileiras são eles que vão trazer essas novas e manusear essas novas tecnologias que estão vindo por aí eu te digo porque quando iniciei tinha 27 anos eu trabalhava numa empresa de Telecomunicações eu fui da época ainda existia Aquele fio nu e o telefone muitos do interior você só comunicava como Magneti aquela manivelino que você tinha que tocar para comunicar
Olha o que evoluímos nem tanto tempo tem assim quando chegar aos 20 anos atrás para vocês terem uma ideia a nossa diretoria comunicava conosco no interior através de vídeo conferência isso era uma coisa fabulosa porque só as grandes empresas que detinham essa tecnologia porque ela é muito cara hoje nós fazemos vídeo de Conferência tá aqui agora se eu fizer eu pego o celular e fazer uma nossa vida de Conferência tranquilamente isso em 20 anos imagina daqui 10 anos Essas tecnologias tudo no banco de dados e o Facebook acho que vai ser o mais indicado para
pegar todas esse banco de dados e todas essas plataformas inserir numa né Já temos aí holograma né vários Empresas Grandes Já possui seu holograma você vai coloca a pessoa onde você quiser então essa tecnologia é muito bem-vinda maçonaria vai ter que se adaptar e vai adaptar tem certeza ela sempre se adaptou e as nova geração que tá aí tem certeza que vai dar conta disso a sonaria ela tem os trabalhos presenciais que nós sabemos que nunca deixarão de existir é o que mantém a Maçonaria viva né são os trabalhos presenciais A fraternidade o amor calor
humano né que nos mantém sólidos mas é lógico que com o advento da pandemia e a inserção na nesse virtual é muitas coisas mudaram né e precisam continuar mudando as sessões híbridas hoje são a realidade é parte da sessão presencial e parte virtual Isso facilita para que nós tenhamos palestrantes de diversas localidades do Brasil e do mundo né participando de uma cerimônia no lugar mais longínquo que foi demais difícil acesso é um palestrante que teria que viajar horas e horas despesa com hospedagem de repente o palestrante da sua própria residência ele pode entrar virtualmente dentro
de uma loja maçônica e realizar ali as suas atividades e agora a Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia começa a trabalhar também com meta-versa que é uma realidade também que vai logo logo fazer parte do dia a dia das pessoas e os testes né são bem satisfatórios É como se a gente tivesse realmente dentro de uma loja maçônica participando de uma sessão completamente virtual é lógico que muita coisa tem que evoluir ainda né Principalmente na questão da segurança mas é algo também que não tem volta né a modernidade a evolução tecnológica ela chega para
todos os Ramos e também a Maçonaria ela participou de vários eventos históricos do Brasil todos eles os grandes eventos maçonaria passado por um tempo maçônico Hoje nós estamos passando por um período que temos que atuar positivamente a favor da sociedade nós não podemos deixar que a Maçonaria se contamine São pessoas que não têm o menor escrúpulo falando na nossa ordem sem conhecimento nós temos que mostrar a cidade quem somos e eu tenho certeza que ela vai precisar e muito da Maçonaria e nós estamos aqui porque nós somos construtores sociais nós somos formadores de opinião Então
as nossas opiniões tem que ser levada as nossas virtudes os nossos valores morais éticos tem que ser disseminado pela sociedade então a Maçonaria sempre irá participar da sociedade hoje 60% da população brasileira não conhece Maçonaria e não sabe o que é maçonaria então a Maçonaria precisa estar junto à sociedade trabalhando mais na sociedade para que a sociedade saiba o que é Maçonaria e também saiba Qual é a importância da Maçonaria para a sociedade a Maçonaria ainda tem muita contribuir principalmente no momento político né do Brasil e do mundo aonde o combate a corrupção é a
manutenção do estado de direito né a manutenção do Estado democrático isso tudo é muito importante a Maçonaria tem que estar antenada né Trabalhando para manutenção das leis vigentes no país e também na nossa Constituição essa questão dessas manifestações eu diria irracionais contra as atividades maçônicas trazendo Mentiras é de uma enorme eu dirijo justiça porque o ambiente maçônico é muito propugnado por uma circunstância para ser maçom mais do que religião é preciso ter religiosidade mas do que uma crença não é Supremo é preciso um compromisso efetivo em acreditar não é Supremo eu então penso assim de
maneira muito clara de que as nossas atividades diárias cada vez mais impulsionadas por comunicações eu vou dar um dado aqui o nosso nossas plataformas digitais Elas têm uma movimentação é muito expressiva o ano passado passamos de um milhão e meio de referências de consultas no Google e outras plataformas e assim o aproveitamento orgânico é dessa linha expressiva de ferramentas oferecidas pela pela técnica moderna de comunicação tem sido muito acompanhadas por nós e assim sucessivamente acontece com todas as potências regulares da Maçonaria brasileira eu coloco aqui também é que cada vez mais nós estamos convencidos de
que o nosso trabalho é diário Não é esse trabalho ocasional dessas críticas ocasionais que a gente se preocupa e tem que preocupar muito na defesa dos nossos princípios Mas eles são tão forte porque eles são inabaláveis nada muda a força de organizações maçônicas que desde o início do país tem preocupado com a sua independência tem preocupado com a sua valorização com a moral com a ética com os bons costumes então isso ninguém tira e até quando nos colocam mentiras um fakes que nos colocam aí é como protagonista de movimentos que que Tragam alguma alteração na
vida do país é também nada importante então eu vejo isso um outro olhar vejo com olhar de que cada vez mais nós somos mais fortes mais um fortalecimento comprometido com o país comprometido com os bons costumes e comprometido com pautas que interessam a sociedade brasileira nesse momento em que a sociedade brasileira e mundial papel mais e mais relevante é preciso entender que a sociedade ursos e costumes evoluem O que é preconceito hoje pode não ser amanhã mas seria só Deixar de existir quando ela se tornar igual a humanidade ou com a humanidade se tornar igual
a ela e a cmsd o golpe e a comab mantém hoje uma relação muito Estreita muito harmoniosa e amigável então a Maçonaria regular brasileira através dessas três vertentes ela tem se fortalecido tem crescido e a tendência é que esse crescimento e esse fortalecimento ele seja duradouro né cada vez mais intenso no território nacional o nosso relacionamento com a comab com cmsb e gob eu digo que existe algumas coisas pontuais em alguns Estados mas nós estamos funcionando harmonicamente fraternalmente eu vou dizer para você hoje nós temos nessas três vertentes 53 potências maçônicas ou seja nós temos
27 da cmsb que é uma grande loja em cada estado mais o Distrito Federal o Gobi né que é federativo é um Então são 28 e mais 25 da comadre como eu disse anteriormente nós só não estamos ainda no Tocantins e no Espírito Santo Então são 53 potências maçônicas um estado ou outro muito pouco Existe alguma diferençazinha que não é irrelevante mas eu quero destacar nessa União que no dia 15 de julho deste ano nós tivemos uma reunião em Florianópolis a primeira conferência da Maçonaria regular do Brasil com sucesso Foi emocionante que nós conseguimos reunir
as três vertentes maçônicas e um único lugar para falar dos problemas são comuns a todos para você ter uma ideia depois dessa conferência várias notas conjuntas nós já soltamos as três vertentes maçônicas assinando juntos Isso é uma evolução impressionante é fantástica eu fico até emocionado quando falo isso porque era um dos nossos objetivos aqui em Minas a gente já trabalha assim nós três os três Promessa de Minas trabalhamos afinados interagir nós temos um grupos comum conversando diariamente reunimos diariamente E isso tem certeza que tá contando todo o Brasil eu vejo o relato de vários estados
que estão trabalhando da mesma forma isso é uma vitória para todos a Maçonaria do Brasil as nossas relações são muito Claras nós nos relacionamos com todas as potências regulares é com aquelas que se congregam na csb na comadre formamos organizações distintas e eu tenho me muito enquanto dirigente do Grande Oriente do Brasil para dizer que nós tivemos pelo menos dois grandes acontecimentos para fortalecer essas relações Em 1927 quando surgiu uma organização Maçônica que hoje está concentrada na csb em 1973 surgiu outra organização Maçônica concentrada aí nas unidades da comab ora isso fortaleceu a Maçonaria brasileira
num primeiro momento falava assim muito incisão e Nós não enxergamos Assim hoje o Gobi enxerga que a Maçonaria brasileira está muito fortalecida nós somos organizações plurais temos pontos de vistas diferentes com seu objetivo nosso objetivo fundamental não muda agora as práticas As instituições os seus regramentos os seus barcos legais sim mas houve fortalecimento a Maçonaria brasileira que a partir de 2018 no final de 2018 nós iniciamos um movimento de aproximação real já tínhamos parte é dessas dessas unidades maçônicas regulares com relacionamento mas aí o golpe Partiu para um lado bem mais agressivo e hoje estamos
muito convencidos de que a nossa parceria com a comab com a MSB fortalecem a Maçonaria brasileira perante o mundo e cada vez mais poderemos crescer Unidos e fortes não são objetivos e afinal de contas nossos princípios são únicos se são os mesmos a csd ela possui 27 Grandes Lojas nos 26 estados e mais o Distrito Federal as atividades são muitas eu vou destacar aqui algumas da nossa Confederação que seria né o apoio à Ordem DeMolay o Apoio às filhas de Jó as meninas do arco-íris a nossa universidade da csb aonde na nossa plataforma no nosso
site nós temos inúmeros cursos também a nossa Editora com várias edições de livros já publicados temos também a biblioteca da cmsb que é uma das maiores do mundo em livros maçônicos e as lojas espalhadas pelo Brasil tem inúmeras atividades Podemos destacar aqui né o apoio e auxílio a construção de hospitais de câncer construção de casas de apoio hospital de câncer projeto Libertas do Rio Grande do Sul que procura libertar crianças através da educação é projeto de Apoio às a paz enfim são inúmeras atividades que nós temos espalhadas pelo Brasil afora então falar aqui de algumas
né seria até uma forma da gente esquecer e falar de todo seria impossível também precisaria de muito tempo para relatar e relacionar todas as atividades maçônicas então nós temos que estar sempre inserido na sociedade praticando a nossa a nossa Fraternidade né tudo aquilo que nós aprendemos nós temos que tá levando para a sociedade então pontuais nós não temos a tomar mas temos Sim vários grandes orientes incentiva sua loja pelo Brasil afora nós temos várias lojas que tem essa ação social Eu testaria muitas ações sociais mas olha os exemplos pelo nosso modelo que é o modelo
federativo Olha eu quero dizer que esse modelo federativo surgiu antes da Federação Brasileira Então não é um inverso nós não copiamos o modelo federativo Nacional ele foi introduzido e aprimorado e depois também institucionalizado mas nós temos só para citar exemplo creches escolas hospitais participações Integradas em organizações como santa casas hospitais especializados em oftalmologia e se a gente fosse citar exemplos até uma experiência em Sorocaba extremamente interessante é onde se faz transplante córnea mais avançados aí do Brasil nós temos por exemplo uma casa de idosos que é mantida lá em Aracaju dirigida por maçons é que
é também uma referência o mesmo acontece no Maranhão e assim sucessivamente vários pontos do país em Goiânia temos lá é uma unidade da fama uma Fundação que cuida e que tem lá milhares de crianças no seu na sua assistência e que já foi referência aí Nacional ganhando prêmios e sendo incentivado e colocado com referência mas são centenas de atividades é que cada vez mais se exteriorizam A fraternidade feminina Cruzeiro do Sul lançou uma atividade fixa é que tá revestido lá do nome de fraternidades esses modelos são explorados assim do lado positivo na nossas redes de
comunicação mostrando quão importante é a presença social do braço da que é oferecido pelas fraternidades femininas e eu até lembro também aqui no outro modelo praticado pelas fraternidades femininas que são concursos que estão sendo colocados para as melhores práticas nós estamos com Concurso Literário para eleger em Face dos 200 anos do golpe da Maçonaria brasileira é aquilo que possa ser em prosa e verso as qualidades esterilizadas e trazidas os nossos próprios quadros que são muito bons e é encantadores estar nesse processo maçônico e assim acontece também das nossas outras potências regulares na comab da smsb
a força da Maçonaria brasileira é impressionantemente positiva Olha que me motiva ir pela loja maçônica seja ninho para fazer alguma visita é a certeza que chegando lá ou encontrar pessoas com os mesmos ideais que os meus pessoas de bem pessoas que visam sempre a melhorar internamente e essa troca de experiência e essa convivência que nos fortalece eu volto para casa depois da União dessa com a sensação do dever cumprido com aquela sensação que eu fui útil para a sociedade que é melhor coisa que tem por ser humano e se sentir útil eu me sinto útil
então é quando a gente vai numa loja maçônica né a gente sempre procura trabalhar o nosso crescimento moral intelectual espiritual e quando a gente consegue isso é lógico que a gente retorna né para loja maçônica para continuar trabalhando esse crescimento e essa nossa evolução o que motivo maçom a estar depois de é cansativo de trabalho estar nas atividades maçônicas ou mesmo às vezes nos finais de semana são os desejos de ver realizadas as questões mais relevantes para a sociedade é a motivação é que faz com que o salário do voluntário seja a realização de ver
acontecer eu diria que esse é o maior sentimento daqueles que são maçons muito difícil uma palavra como resumir em apenas um termo uma instituição Centenária e cosmopolita ao maçonaria depositar ensinamento diversas escolas iniciativas é claro diria que ela faria por tudo que representa expressas como verdadeiro portal no processo da evolução do gênero humano tudo aquilo que a Maçonaria representa eu diria comprometimento comprometimento em toda acepção do termo com a pátria com a família com a humanidade e mais do que isso com as pessoas eu estava exatamente escrevendo sobre a Maçonaria eu vou ler para vocês
pode ser nas palavras de um grande escritor e pesquisador maçônico Otacílio x sobrinho maçonaria é uma escola do conhecimento nas palavras de um jovem escritor e pesquisador maçônico da atualidade tênis maior um belo sistema de moralidade velado em alegoria ilustrado por símbolos nas minhas palavras a melhor forma de glorificar a Deus [Música] até que nós falamos muito sobre Maçonaria e seu passado glorioso de 200 anos de história no Brasil em especial sobre a Maçonaria regular brasileira composta pelo Grande Oriente do Brasil o Gobi as Grandes Lojas brasileiras que se consideram na C MSB que é
Confederação da Maçonaria simbólica do Brasil e os grandes ambientes estaduais Independentes que estão confederados a comab que é a Confederação Maçônica do Brasil essas três vertentes o golpe de 1822 a cmsb a partir de 1927 e a Comadre a partir de 1973 formam essa que é a Maçonaria unida essa maçonaria regular brasileira Agora nós estamos na sede do supremo conselho demoley Brasil que é sem dúvida alguma o maior projeto social unido da Maçonaria regular brasileira a Ordem DeMolay que chegou no Brasil há mais de 40 anos patrocina nada por essas três vertentes o golpe smsb
e a Comadre voltada para jovens de 12 anos a 21 anos incompletos que trabalham uma série de virtudes cardeais que formam melhores homens melhores cidadãos melhores maridos melhores profissionais e principalmente melhores líderes para o mundo de amanhã então a gente entende que esse é o principal trabalho que a Maçonaria faz para Humanidade em especial para nossa sociedade brasileira formar melhores cidadãos e melhores líderes para nossa sociedade para o nosso futuro para o nosso amanhã e nós vamos conhecer aqui na sede do supremo conselho de mulher Brasil localizada aqui em Brasília um pouco desse trabalho e
também seremos recebidos pelo nosso grande mestre Nacional da Ordem DeMolay um DeMolay e maçom Antônio Fortunato e pelo mestre Conselheiro Nacional da Ordem DeMolay o Guilherme Rodrigues que falará bastante sobre como o que é Ordem DeMolay E como que ela funciona no nosso país nós estamos aqui na sede do supremo conselho de mulher Brasil onde temos uma réplica do escritório de Frank Sherman Land uma só fundador da ordem que foi fundada em março de 1919 em Kansas estado do Missouri nos Estados Unidos da América aqui se vê uma alegoria do altar da ordem demolir que
sempre tem presente um livro sagrado a coroa da juventude que representa as virtudes a sete virtudes cardeais de um DeMolay e os livros escolares já acordam DeMolay prima pela defesa das escolas públicas como a necessidade da grandeza do país [Música] [Aplausos] [Música] a ordem demolayla é uma instituição para jovens do sexo masculino entre 12 e 21 anos né uma instituição para Maçônica patrocinada pela maçonaria Ordem DeMolay de uma maneira geral ela tem algo muito subjetivo Principalmente quando nós vamos trabalhar com o íntimo de cada de cada pessoa que faz parte dela eu vejo Ordem DeMolay
como algo muito mais importante Principalmente quando nós vamos tratar dela em prol da sociedade ordem demolida tem uma finalidade de preparar o jovem para que nós possamos nesse sentido devolvermos a sociedade bons homens bons líderes bons cidadãos nosso objetivo principal é trabalhar justamente nessa área de lapidação mas em especial também de darmos Retorno à sociedade através das nossas atividades sociais nós vivemos um país que nós precisamos desses aspectos e Ordem DeMolay vem justamente para poder tentar sanar e e e amparar esses pontos que ficam por muitas vezes abertos Olha a Ordem DeMolay ela atua né
no nos segmentos dos jovens para poder melhorar a vida dos jovens ela é praticamente uma preparação uma escola de lideranças podemos dizer assim é onde ela vai pegar esse jovens para poder aperfeiçoar os jovens fazendo com que ele seja mais desinibido que ele possa trabalhar melhorar o seu pessoal para que ele possa ter um convívio né na sociedade uma comunicação melhor que ele se torne um líder para que ele tenha algumas experiências em sua adolescência para que ele possa carregar em toda sua vida tanto pessoal quanto profissional nós temos então sete virtudes o amor filial
a reverência pelas coisas sagradas a cortesia companheirismo a fidelidade por isso e patriotismo e três preceitos é pautados na Liberdade civil religiosa intelectual ou para algumas outras pessoas amor a Deus amor a pátria e amor ao nosso lar Ordem DeMolay quando praticada de maneira correta ela faz com que o jovem ele possa se preparar de uma maneira muito positiva nós vemos grandes evoluções naqueles jovens que fazem com que as nossas virtudes sejam expandecidas dentro de seus corações nós vemos evoluções dentro de suas casas da forma com que eles tratam seus familiares nós vemos uma tendência
a um ente criador que por muitas vezes outros jovens não detém nós vemos um companheirismo em que há dentro desse jovem não apenas da instituição mas com outras pessoas seus amigos nós vemos um jovem muito mais patriota que ama o seu país e o defende sempre que necessário ordem demolir ela busca justamente trazer esses aspectos então demolir ela prepara o jovem e o traz para uma sociedade que infelizmente por muitas das vezes acaba sendo muito cruel e aqui a gente tem oportunidade errar aprender para que lá fora nós não cometamos os mesmos erros a estrutura
da nossa ordem brasileira ela se divide entre conselho e os grandes conselhos estaduais como havia dito anteriormente né aqueles que nós estamos em todas os Estados da Federação então no âmbito do supremo conselho nós temos uma diretoria Eleita de oito membros que a diretoria adulta todos compostos por maçons regulares oriundos do golpe da comab ou da cmsb E aí a gente tem a figura do Grande Mestre nacional que é o presidente o adjunto o secretário adjunto tesoureiro adjunto orador e adjunto e nas células estaduais da mesma forma o presidente Estadual ele tem que ser um
mestre maçom alguns outros Cacos admite que sejam compostos Senior demolês mas na estrutura Nacional não todos têm que ser mestre maçons e nós temos o gabinete nacional que é composto pelo mestre Conselheiro nacional e o mestre Conselheiro Nacional adjunto que são as maiores lideranças mês e nas células dos nossos estados nós temos o gabinete Estadual que é composto pelo mestre Conselheiro estadual e o México Conselheiro Estadual adjunto que todo tanto a nível Estadual contra Nacional esses cargos devem ser ocupados por jovens demolays ativos né aí entre 18 a 21 anos incompletos eles precisam ser maior
de idade para assumir esses cargos de liderança a nível estadual e a nível Nacional também a ordem demolir trabalho é uma vertente social muito importante durante a pandemia isso ficou muito claro muitos capítulos demolês foram responsáveis por auxiliar inúmeras famílias que passaram por dificuldade muitas famílias que passavam fome muitas famílias que não detinham menos uma troca de roupa para poder investir os nossos capítulos espalhados por todo o Brasil atuam de um tornamente realizando atividades sejam elas de doação de alimentos de doação de roupas de Amparo social nós vamos observar e destacar algumas atividades realizadas pelo
nosso próprio Supremo conselho e algumas tragédias ocorridas em nosso país como o caso do Rio de Janeiro do estado de Minas Gerais e do Estado da Bahia onde nós podemos auxiliar os nossos irmãos de uma maneira financeira mas também acolhedora e não apenas Os demoleicos Maçons que fazem parte da instituição mas a sociedade de uma maneira geral o próprio gabinete Nacional trabalha incentivando os capítulos a realizar atividades nesse sentido por meio de projetos que são disponibilizados e os nossos capítulos demolays eles compram essa ideia e fazem com que nós possamos dar o retorno na sociedade
da maneira que ela precisa através do Amparo social [Música] ao longo desse documentário nós vimos que maçonaria não é uma religião muito pelo contrário nós vimos que é exigido dos candidatos ao ingresso na maçonaria que eles profeciam uma fé que eles crêem no ser Supremo e na imortalidade da alma e a Maçonaria incentiva os seus membros a serem ativos em suas religiões a serem participativos em suas congregações a Maçonaria também não tem uma verdade definida que é o cerne de toda religião Nós também vimos ao longo do documentário que a questão do sigilo maçônico não
é nenhum segredo obscuro que nós precisamos esconder dos olhos daqueles que não são maçons dos olhos da sociedade em geral diferente disso o sigilo é uma prática antiga em especial do período iluminismo enquanto Os Maçons discutiam as ideias que defendiam democracia e essa liberdade numa sociedade que praticava um estado monárquico absolutista então em proteção aos seus próprios membros foi garantido o sigilo das reuniões e o modo de reconhecimento dos seus membros exatamente para proteger e garantir que todos que ali participassem fossem maçons e essa tradição Esse costume é mantido até os dias de hoje nós
também vimos como que a Maçonaria se desenvolveu no Brasil suas três vertentes desde 1822 de antes da independência do nosso país até os dias de hoje passando a surgir essas Vertentes maçônicas que trabalham de forma regular e unida o golpe grande além do Brasil essa MSB com suas grandes lojas e a Comadre com seus grandes ambientes estaduais Independentes nós vimos toda essa história Inclusive a participação da maçonaria em momentos importantes da história do nosso país seja da independência da abolição da escravatura aí da Proclamação da República além de vários outros momentos em que a Maçonaria
se fez presente para colaborar para o bem-estar da sociedade brasileira contudo porque um candidato se interessaria ao ingresso na maçonaria em pleno século 21 e para responder essa pergunta nós convidamos alguns maçons jovens que vão dar seu depoimento do porque ele se interessaram em ingressar na Maçonaria e o que eles encontraram na maçonaria bom eu me interessei pela maçonaria Porque eu já sou eu era demorei né sou demolição e sim completei 21 anos Recebi o convite para ingressar nas fileiras maçonaria como eu sabia da associação todos os costumes dela resolver esse tal convite e aqui
estão até hoje se eu fosse resumir a maçonaria em uma só palavra seria Fraternidade maçonaria instituição que prego bem prega valores uma reunião de pessoas do bem que vieram evoluir E também fazer o bem para a sociedade escolher a Maçonaria por ser uma ordem de homens livres de bom costumes uma palavra para definir a Maçonaria para mim é moral Porque precisamos de moral para fazer feliz a humanidade o meu incentivo para iniciar na maçonaria foi pelos princípios que eu aprendi na ordem e por ter tido vários exemplos de liderança adulta incentivo dos mesmos maçonaria para
mim é tudo hoje é minha distração é meu hobby e além de tudo o principal objetivo é o que me tornou melhor e me faz melhor a cada dia se eu pudesse escolher uma palavra para definir maçonaria seria amor o interesse em iniciar pela maçonaria porque meu pai amassou desde que eu me entendo por gente então eu nasci e me criei dentro dos templos maçônicos e depois tive a oportunidade de ser um membro da Ordem DeMolay e depois que eu completei essa fase dentro da ordem eu iniciei na maçonaria convite do meu pai e a
Maçonaria para mim é uma escola de liderança uma escola de moralidade uma um local onde a gente pratica filantropia e A fraternidade com os demais membros da ordem e maçonaria para mim é uma escola de gratidão Porque tudo que eu aprendi dentro grande parte da minha vida dentro da moralidade aprend dentro da Maçonaria então isso para mim uma grande uma grande lição isso que eu carrego no meu coração a Maçonaria para mim é a união de homens virtuosos que se consideram irmãos entre si e que buscam igualdade justiça e fraternidade para construção de um mundo
melhor para mim é é uma instituição que é uma grande escola assim do caráter ainda tem pouco tempo de Maçonaria mas por tudo que eu vi ela ajuda sempre no crescimento tanto em relação ao caráter da pessoa quanto também tenta incentivar filantropia ajuda o próximo e são alguns valores que são bem conectados com o que eu acredito e cada vez mais eu busco conseguir atingir esses objetivos e participar mais a Maçonaria me transformou em vários sentidos entre eles eu me tornei uma pessoa mais leve a uma pessoa mais justa e trabalho muito mais a caridade
hoje do que trabalhava antes então a Maçonaria para mim é um divisor de águas Como podemos ver não há como contar a história do Brasil sem mencionarmos a Maçonaria ela participou das revoluções pré-independência da abolição da escravatura da conquista da liberdade religiosa e do ensino Laico no país em suas lojas as lideranças do país experimentaram as benesses da Democracia muito antes da Proclamação da República cujo o primeiro Ministério foi composto exclusivamente por maçons sua força em defesa das liberdades era reconhecida o que ela levou a sofrer perseguições de governantes autoritários Como Dom João VI após
a Revolução Pernambucana de Dom Pedro I após a declaração de independência e de Getúlio Vargas após a implementação do estado novo atualmente os números da Maçonaria brasileira impressionam somando-se mais de 200 mil maçons no Brasil ficando atrás apenas dos Estados Unidos em número de membros eles compõem o Grande Oriente do Brasil as Grandes Lojas estaduais da cmsb e os grandes orientes estaduais da comab essas três vertentes maçônicas nacionais são as únicas reconhecidas como regulares pela comunidade Maçônica internacional elas trabalham em União promovendo trabalhos sociais em conjunto especialmente aqueles voltados à Juventude como é o caso
da Ordem DeMolay com quase 100 mil membros no Brasil que aprendem desde cedo importantes lições Morais que servirão para toda a vida longe da ideia alimentada pela cultura pop de uma sociedade de poderosos que governam secretamente o país podemos ver que a Maçonaria composta e governada por pessoas comuns preocupadas com o próximo e buscando se tornarem melhores versões de si mesmas e para o futuro as principais lideranças maçônicas do país ao contrário do que alguns possam imaginar não sabem o que irá acontecer mas deixaram Claro quais os valores que guiarão suas atividades sejam elas presenciais
ou online objetivo é a manutenção do seu quadro de homens preparados para cobrir cumprir alguns objetivos como defender Liberdade sobre todos os aspectos combater ignorância em todas as suas formas e trabalhar incessantemente pela felicidade da humanidade e por sua emancipação pacífica e progressiva se ele tivesse que resumia maçonaria em única palavra ou em uma frase né eu diria a força gravitacional porque a força gravitacional que a força gravitacional é uma força invisível que além de unir os corpos ele mantém esses corpos em equilíbrio eu poderia dizer que essa força gravitacional dentro da Maçonaria é o
amor fraternal o amor fraterno que é exatamente essa força invisível também que une todos os irmãos Independente de distância mas estão sempre unidos lá você vai aprender a conviver com pessoas que têm condições de passar para vocês para você ensinamentos de moral ensinamentos de comportamento ela não te ensina maçonaria te ensina a ser tolerante vai te dar oportunidade de ser tolerante funcionaria é algo muito encantador do ponto de vista que ela possibilita que nas materializamos sonhos em realidades União se consegue muito e são várias as experiências que nós temos de lojas maçônicas de unidades estaduais
contemplando é todo um acabou-se de realizações possíveis para motivar a sociedade mas eu diria fundamentalmente que maçonaria possibilita transformar sonhos em realidades [Música]
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