[Música] Oi pessoal eu sou a professora grece E hoje nós vamos dar início ao curso de revisão aqui do aula livre.net eu sou professora de Literatura e nós vamos fazer uma revisão do conteúdo de literatura que prepara vocês pros principais vestibulares e provas de Enem Ok então vamos lá e vamos falar de literatura brasileira e iniciar né do princípio quer dizer vamos lá para o século X a chegada dos portugueses aqui e o surgimento então dos primeiros textos escritos no Brasil Vejam que eu não tô falando exatamente de literatura brasileira por quê é importante nós
termos em mente que os primeiros textos que são escritos no Brasil eles não têm exatamente uma preocupação estética eu quero dizer de fazer literatura ou arte mas esses primeiros os textos surgem em função eh dos próprios objetivos das grandes navegações nós sabemos o quê que os portugueses vieram numa expedição exploratória né A ideia era buscar as riquezas né riquezas materiais riquezas espirituais já que havia também a preocupação com a propagação da fé cristã a ampliação do do império católico então a coisa da catequização então em função eh destes objetivos surgem os primeiros textos escritos no
Brasil E aí nós vamos chamar então de literatura informativa e literatura de catequese OK bom literatura informativa o nome mesmo já tá dizendo né textos que servem para informar informar quem a coroa a nobreza na verdade Quem patrocinou as grandes navegações e queria saber das possibilidades de exploração as riquezas materiais né então são textos escrit normalmente por Viajantes Aventureiros que vinham ao Brasil chegavam aqui né e descreviam aquilo que eles estavam vendo n então textos descritivos gente isso é muito importante eu não tô falando de romance de conto narrador personagem nada disso na literatura informativa
nós vamos encontrar textos basicamente descritivos e que portanto descrevem aquilo que estes eh Viajantes encontraram que era o quê natureza né ah não natureza à vontade imagina um país como Brasil um país tropical com uma natureza exuberante fauna Flora eh os habitantes quer dizer os índios né então textos que se voltavam para a descrição desse tipo de coisa claro sempre chamando atenção das possibilidades de exploração dessas riquezas a gente vai perceber assim um certo deslumbramento desse europeu né com as a exuberância das matas brasileiras desse país tropical Então é isso que vai marcar basicamente esses
primeiros textos escritos no Brasil eh o exemplo clássico é a carta do Pedro Vas de Caminha que eu tenho certeza que todo mundo conhece lembra né considerado assim uma espécie de certidão de nascimento do Brasil quer dizer o Pedro Vas de Caminha escreve uma carta para o Rei de Portugal na época descrevendo aquilo que eles encontram ao chegar aqui e lógico sempre chamando a atenção das possibilidades né de de explorar de aproveitar essas riquezas todas bom mas além da carta do caminho a gente tem relatos assim eh de Aventureiros de homens que vinham nessa época
que tiveram contatos com as primeiras tribos ali indígenas me lembro agora o relato do rans staden por exemplo que foi o primeiro europeu a entrar em contato com os Tupinambás que era uma tribo que Pratic praticava antropofagia E aí nesses relatos dele vai ser a primeira descrição do ritual de antropofagia né É presenciado pelo pelo homem branco Enfim então isso também compõe essa chamada literatura informativa mas havia também a preocupação de exploração espiritual lembra que eu falei então assim salvar as alminhas propagar a a a fé cristã então catequisar e aí vão surgir alguns textos
né que tem esse objetivo de contribuir pro processo de catequização que é a chamada literatura de catequese aqui a gente tem eu acho que basicamente os textos produzidos pelo padre José de ancheta eh o ancheta entrou em contato com os índios Aliás ele foi bastante esperto nesse processo de catequização primeiro ao conhecer o índio a dominar a sua língua primeira gramática de Tupi Guarani que nós temos foi escrita por ele e então depois de conhecer a cultura desse índio né Aí ele vai usar esses elementos para processo de decultura então ele vai usar eh por
exemplo textos teatrais né né poemas que ele vai escrever visando esse processo de catequização eh o texto teatral aliás é sempre bastante útil porque era uma forma de envolver o índio dele participar naquelas atividades e ali então ele misturava elementos da cultura indígena e já inseria os elementos da cultura cristã para fazer o processo de catequização Então vamos lá Quinhentismo nós chamamos 1500 né chegada deles aqui século X 1500 então nós chamamos esse período de Quinhentismo no Quinhentismo nós vamos ter literatura de informação e literatura de catequese isso compõe o início né de uma literatura
no Brasil bom mas aí um pouquinho mais chegamos ao século X E aí então nós vamos falar de Barroco voltar lá pra Europa o que que acontece século X é um século marcado pela pelo movimento de contra-reforma pelo processo de contra-reforma Então vamos contextualizar no século X é renascimento século X uma época marcada pela Uma postura mais racional pelo desenvolvimento da ciência que vai chegar nas grandes navegações por exemplo né esse século XV esse renascimento também vai marcar uma certa crise vivenciada pela igreja n que tem lá reforma né então século X os valores mais
mundanos digamos assim né um homem que valoriza mais a vida terrena do que a vida espiritual então quando chega no século X há uma preocupação da igreja que se deu conta que viveu um processo de crise que perdeu o seu poder e vai tentar mudar isso e ela vai fazer isso com o movimento de contr contrarreforma então o século X é marcado por essa ideia de se resgatar aqueles valores medievais teocêntricos de valorização de vida espiritual n então a igreja traz isso à tona mas o que acontece é que esse cara do século xv7 é
é um problema porque que ele vive ainda digamos com os resquícios das daqueles ideais eh racionalistas né Eh renascentistas E aí se depara com essa força né que que procura levar ele a resgatar os valores medievais e religiosas moral da história o homem do século X Ele Vive entre duas forças absolutamente Opostas e contraditórias e isso gera nesse sujeito uma espécie de conflito porque a ideia é afinal de contas eh Eu Preciso Viver a Vida já que a vida é breve a gente morre logo ou eu preciso me preocupar em salvar a minha alma porque
senão eu vou pro inferno quer dizer ele tá nesse nessa angústia e claro como a arte deve de alguma forma traduzir né a a a maneira de de ver e de se pensar o mundo em determinada época A Arte da época tem que refletir este conflito Eu costumo se eh Se eh simplificar na ideia ali de corpo e alma né mas eu poderia ter posto assim antropocentrismo e teocentrismo enfim é um homem que vive né entre essas ideias contraditórias e a arte vai expressar esse conflito seja na forma seja no conteúdo então o Barroco se
caracteriza por uma forma eh conflituosa né Eh por exemplo ele vai optar se tu pensar em termos de arquitetura por linhas mais curvas né abandona as linhas retas os ângulos de 90º eh e nas artes plásticas a gente vai ver assim contraste de cores né o preto e o branco a luminosidade e a sombra e na literatura quer dizer no texto escrito eh a gente vai perceber um texto também difícil um texto assim eh cheio de antíteses né que são aquelas figuras de linguagem que trabalha com as ideias Opostas antíteses paradoxos inversões sintáticas quer dizer
um texto do Barroco nunca vai ter uma uma frase no sentido na sua ordem normal né quer dizer sujeito verbo complemento do cara sempre vai inverter botar o complemento aqui botar vírgula vai criar uma frase mais tortuosa mais difícil e E então uma linguagem assim com o objetivo de mostrar esse esse momento né dos conflitos no que diz respeito à temática Claro além de uma temática religiosa já que o Barroco é uma é uma estética que está ligada a movimento de contrarreforma é uma arte eclesiástica Então vai ter um a temática religiosa a gente vai
encontrar também eh aquela ideia da efemeridade da vida quer dizer tu perceber que tudo é transitório o tempo passa as pessoas né envelhecem morrem muito rapidamente E e essa consciência leva esse homem do século X a uma angústia muito grande porque é exatamente aquilo né se a vida é breve Então vamos aproveitar o momento ou eu devo me preocupar em salvar a minha alma já que né o inferno não é eterno então Eh essa temática ela acaba estando sendo recorrente porque também é uma forma de mostrar esse conflito outras duas características importantes que aparec ali
no quadro para vocês cultismo e conceptismo eh vejam são duas características formais do Barroco duas características Opostas mas como o Barroco é cheio das contradições as duas estão presentes no estilo é o cultismo gente está mais no nível da das palavras a escolha das palavras o jogo de palavras trocadilhos que o autor vai fazer no seu texto ele vai se preocupar muito mais com as Sensações que as palavras podem despertar no leitor do que o o significado mesmo já no conceptismo a gente tem uma preocupação com a ideia o jogo de ideias por isso conceitos
ou conceptismo Então vai aparecer num texto normalment num texto argumentativo em que ele organiza os argumentos de uma forma né mais lógica encadeada tá são duas tendências dentro do Barroco duas tendências Opostas mas que convivem muito bem então vamos ver como é que essa história chega no Brasil ó é período colonial ainda né estamos no século X não tem grande coisa no Brasil mas é aquilo que a gente chama de o ciclo da cana do açúcar tá e o centro nômico do Brasil está na Bahia E aí vão surgir dois nomes importantes né que vai
ser Gregório de Matos guerra e Padre Antônio Vieira que serão os representantes do Barroco eh brasileiro digamos assim bom Gregório de Matos guerra é um nome fundamental né da poesia do Barroco eh inclusive ele recebe o apelido né de o Boca de inferno o Gregório ele tem uma poesia eh de três linhas temáticas digamos assim Ok então assim poesia religiosa Claro não tinha como um homem do século XV fugir dessas questões religiosas então isso está presente eh normalmente na poesia religiosa aparece a imagem de um homem que pede perdão a Deus pelos seus pecados pequei
senhor mas não porque pecado da vossa alta Clemência me despido Porque quanto mais tenho delinquido você tenho a perdoar mais empenhado vocês têm esse poema na apostila acompanhe vejam que eh e eu pequei né mas não é porque eu pequei que eu me afasto do Senhor pelo contrário estou aqui mais uma vez pedindo perdão Então essa imagem deste homem que comete pecados e que volta ajoelha no milho né chicotinho enfim e E pede perdão a Deus ela é recorrente na poesia religiosa a poesia amorosa porque bom também né não há como um poeta fugir da
temática amorosa também está presente no Gregório aí nós vamos perceber assim às vezes algo um pouco mais doce mais delicado de elogio a mulher amada eh às vezes um pouco mais picante marcado por um certo erotismo é porque o o amor para esse homem do Barroco é sempre algo tenso né porque o amor me leva ao desejo que me leva ao pecado Então desgraceira mas eu eu lembrei de um poema que é dedicado a dona Ângela e vocês têm na apostila ele diz Anjo no nome Angélica na cara isso é ser flor e Anjo juntamente
Angélica flor e anjo florente em quem seão em Vós se uniformara a ideia que para caracterizar essa mulher ele recorre a dois elementos que é a imagem da flor e a imagem do anjo vejam que flor é um elemento terreno e e efêmero lindo né mas dura pouco murcha morre enquanto o Anjo é um elemento espiritual Então veja como essa dualidade está sempre presente no texto do barroco e a mulher tem ao mesmo tempo com a beleza de uma flor né mas tem a a magia a delicadeza do anjo quer dizer tem um elemento Divino
eh e isso é recorrente também né no Barroco em terceiro o terceiro tópico é a poesia satírica que aliás é o que dá o famoso apelido de boca de inferno o Gregório eh ele ele fazia uma poesia de sátira né mas uma sátira generalizada quer dizer não não sobrava ninguém ele atacava os poderosos os homens ricos os políticos os padres as freiras eh os mulatos o povo de uma forma geral e às vezes com uma linguagem bastante agressiva inclusive palavrões baixo calão o que deu o apelido né mas eh demonstra assim um olhar bastante crítico
pra vida Colonial brasileira vários autores defendem que aí está o nascimento de uma literatura brasileira por causa talvez dessa veia mais né satírica meio Debochada do Gregório então muito importante a poesia satírica do Gregório de Matos guerra bom mas eu citei também Padre Antônio Vieira o padre escreve sermões né e os sermões são os textos do Padre Antônio Vieira acontece que ao escrever esses sermões ele utilizava essa linguagem sofisticada elaborada cheia de antíteses e paradoxos eh então que vão acabar caracterizando o texto em prosa do Barroco Brasileiro Aliás a gente costuma dizer que os sermões
do Padre Antônio Vieira São um exemplo da prosa conceptista do Barroco porque eh como são sermões a ideia do sermão normalmente é convencer o ouvinte que ele tá pecando que ele precisa se arrepender e agir de forma né Eh de acordo com o que Deus quer então acaba sendo um texto argumentativo E aí o Padre Antônio Vieira usava esses essa argumentação lógica encadeada se a aproximando do estilo né do conceptismo então nós podemos dizer que os sermões do Padre Antônio Vieira representam o conceptismo na literatura brasileira e ao mesmo tempo ele faz uma crítica ao
ocultismo a esse jogo de palavras que ele considera vazi e desnecessário Ok então para fechar quando nós falamos em Barroco no Brasil nós falamos de Gregório de Matos guerra e Padre Antônio Vieira mas aí ainda no período colonial brasileira chegamos ao século de 18 e mais algumas mudanças então agora arcadismo vamos voltar lá pra Europa o que acontece que no século XVII mais uma vez a Europa é tomada por um movimento de caráter racionalista quer dizer aquelas ideias religiosas da contrarreforma passam a ser consideradas ideias retrógradas e nós precisamos retomar né eh através da Razão
do pensamento a a retomada da história desenvolvimento do mundo do Progresso Essas são as ideias né desses iluministas então o arcadismo vai ser a arte a estética que representa né Eh ideologicamente as ideias do movimento Iluminista de um movimento racionalista E aí então como como característica eu acho que uma das coisas mais importantes é justamente a relação com o mundo clássico Aliás o arcadismo é chamado também de neoclassicismo é o novo clássico já que quando eu falo em classicismo eu tô falando em Renascimento e ao mesmo tempo antiguidade clássica dois momentos na história marcado por
essa postura racionalista então no século XVI a gente retoma isso então vai se valorizar novamente cultura clássica cultura greco-latina é e outra característica importante é que Aliás quando a gente fala em arcadismo sempre vem à cabeça aquela coisa do pastor da pastora da ovelhinha e nós falamos em bucolismo Sim essa é uma das características mais importantes do arcadismo que Aliás fazer o parêntese o o nome do movimento arcadismo também tem uma inspiração na antiguidade clássica que era Arcádia uma região na Grécia antiga Onde viviam os pastores pastores as ovelhinhas e a questão é mas o
que que né pastor ovelha tem a ver eh é que remete a um universo de uma certa tranquilidade já que o pastor acorda de manhã leva as ovelhinhas para pastar e fica ali é assim de bobeira é contemplando a natureza pensando nas coisas de uma forma tranquila em paz e é esse universo que vai ser resgatado né Por este homem do século XVII quer dizer é é contrário aquele aquela coisa conflituosa do Barroco né então a busca do equilíbrio da simplicidade né vem daí desse universo por isso a valorização da natureza das cenas campestres do
bucolismo o pastoralismo quer dizer de criar um pseudônimo né se aparecer como um pastor falar das suas musas a sua amada como uma pastora a gente agora tem um detalhe que é muito importante ó não esqueçam isso é um recurso estético quer dizer o poeta o artista ele não é pastor não não pelo contrário ele é um homem Urbano Ele é um homem eh culto ele é um Iluminista entende um filósofo um Pensador então ele é quando ele escreve o poema quando ele pinta o quadro daí ele coloca neste cenário mas H um distanciamento entre
a vida pessoal e a criação ali tá eh outra coisa como é um movimento de oposição ao barroco e o Barroco é complicado então a simplicidade ela aparece também na linguagem claro né Eh é o texto é mais simples aliás tem uma expressão em latim que diz inutilia truncat tudo aquilo que tranca o texto é inútil elimina tá eh que mais no que diz respeito à temática ã uma temática clássica também que é o carpediem que é aquela ideia de viver o momento aproveitar a vida né que tá ligado essa postura mais racional também característica
ali e eu ainda coloquei ali essa história do amor Galante é a maneira como este Arcade trata do amor na verdade é mais um jogo de galanteios de elogio muito mais do que a expressão de um sentimento profundo porque para ele nada pode ser muito subjetivo entendeu ele é um cara racional e objetivo ele mantém um certo distanciamento então quando ele fala do amor ele fala dessa forma H quase superficial muito bem eh arcadismo de uma forma geral no Brasil no Brasil está ligado também é um momento importante que é o chamado ciclo da ciclo
do Ouro né e agora então inicia o processo de urbanização do Brasil eh o centro econômico passa a ser Minas Gerais n então agora estamos ali em Minas em Ouro Preto ou Vila Rica né E vai ter eh um movimento importante no que diz respeito à à literatura eh que são os poetas árcades que estão associados ao movimento de Inconfidência Mineira isso Issa uma elação importante eh os Inconfidentes são os árcades os árcades são os Inconfidentes tá quer dizer os Inconfidentes são homens eh cultos ilustrados né E que vão organizar um movimento eh contra a
coroa e esses homens cultos ilustrados são os poetas então a relação é muito próxima nós costumamos dividir os poetas eh no arcadismo em poetas líricos e épicos olha aqui ó como o arcadismo mito clássico e no classicismo nós temos a Poesia Épica tipo Os Lusíadas do Camões na literatura brasileira nós vamos ter os dois primeiros exemplos de Poesia Épica ou de epopeia que é o Basílio da Gama com uma obra chamada o uraguai e o Santa Rita Durão com a obra Caramuru então isso na Poesia Épica na poesia lírica dois nomes também interessam Claudio Manuel
da Costa que é considerado o primeiro poeta eh arca de brasileiro uma poesia que lembra muito os sonetos do Camões na na na temática no formato Então a gente dizar tem uma influência da lírica camoniana e ao mesmo tempo pela primeira vez uma referência a uma natureza já local uma referência a natureza ali de Minas bom o o segundo nome importante Tomás Antônio Gonzaga Aliás o Tomás escreveu a obra talvez mais mais clássica do arcados brasileiro que é Marília de Dirceu que é um poema de amor um poema assim dedicado a sua mar sua pastora
que aliás tem uma relação com a biografia mesmo Dizem que ele era apaixonado por uma menina Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão o nome era maior do que a guria né que era uma jovem ali de 15 anos e ele fica noivo dela e começa a escrever esse poema em homenagem a Marília então todo delicado dizendo que eles vão ser muito felizes quando eles casarem vão morar no campo toda toda a coisa da cena campestre das ovelhinhas tudo ali presente mas aí o que acontece o seguinte ele é eh acusado de participar da Inconfidência e
vai pra prisão E aí na prisão Ah não tem que fazer mesmo né ele continua escrevendo Então ele escreve aquilo que a gente chama de a segunda parte do maril Dirceu muda um pouco o Tom Lógico o cara tá preso tá desesperado tá com medo não sabe o que vai acontecer o tom da poesia fica um pouco mais intenso mais né a solidão o medo eh quase foge um pouco do estilo seria assim uma espécie de pré-romantismo na segunda fase depois disso ele acaba sendo eh expulso do Brasil vai para Moçambique lá ele vai conseguir
publicar a obra como era muito difícil na época né publicar eh imagina que ele abre a gaveta e pega assim todos os outros poemas que ele tinha escrito ao longo da vida sonetos obras deas e coloca junto eu tô dizendo isso porque na verdade o maril Dirceu dividido em três partes a terceira parte foge um pouco da história do da maril e do Dirceu e é composta de poema esparsos assim tá então Marília de Dirceu é considerada a mais importante obra lírica do arcadismo brasileiro muito bem gente hoje a gente deu uma revisada na literatura
do período colonial brasileiro Ok no nosso próximo encontro a gente já fala de romantismo até lá siga o aulalivre.net nas redes sociais e Fique por dentro de tudo que acontece em nossos cursos YouTube Twitter e Facebook aulalivre.net seu portal de cursos grátis