[Música] quer desenvolv você falou ponto daconstrução reconstrução como ponte PR gente afirmar alumas cois de identidade umre pode Peg Com certeza eu acho que esse mim uma outra contribui OB pela pela pergunta que dá a oportunidade de falar um pouquinho mais sobre isso como a judit bu fala que tudo é construção eu posso em determinado momento da minha vida levando o raciocínio dela em últimas considerações depois eu faço eu faço eu passo pela peneira Cristã reformacion assim mas pensando que tudo é história que tudo é construção eu posso então num determinada época da minha vida
Construir de um jeito e passei por uma experiência que me faz querer construir de outro jeito no conversão por exemplo eh é e pensando por exemplo passando pela peneira esse argumento dela então assim se a gente fosse conversar com um secular com um cara que não tem uma uma pressuposição Cristã a gente já já teria um bom argumento fala olha você pode construir de um jeito eu construo de outra forma então não reduza a minha construção à sua não pega o meu conceito de família ou meu conceito de casamento apague ele e estique ele para
englobar porque majoritariamente o que a teoria queer tem é um problema de desigualdade entre diferentes em que ela transformou num problema de identidade quando ela apagou as diferenças são problemas diferentes que por causa de um procedimento equivocado ela transformou num outro problema que é um problema de identidade mas el tinha um problema de desigualdade então assim da mesma forma que eu tava construindo de uma forma eu posso desconstruir e construir de novo o derd Ach acharia isso ótimo desconstrução etc como que isso se dá pensando na na cosmovisão reformacion o Albert volters naquele livro criação
restaurada ele fala sobre de estrutura e direção eu gosto muito dessas desses dois ele fala que a ordem criacional ela tem partes que são estruturais isso diz da ordem criacional estrutural aí é é imutável não é super histórico só que ela também por causa do pecado ela pode assumir direções ou direções Rebeldes a Deus ou direções teor referentes Então o que a gente tem é uma eh mesmo que eles Não gostem de falar o que a gente tem na a parte da teoria queer são estruturas direcionadas a uma posição apóstata e o que a gente
faz e e isso é bom também que você me deu lembrou de outra coisa Aquela aquele tripé F cotiano que a gente fez o que a gente faz quando a gente fala de uma construção e cristã da sua do seu gênero do seu sexo sexualidade é uma reorientação dessa estrutura apontando pro Messias como que a gente faz isso nesse mesmo tripé do Foucault com práticas de si discurso e instituições qual prática de si devoção discipulado discursividades o evangelho instituições a igreja a vida em comunidade então da mesma forma em que se desconstrói a partir dessas
três coisas se reconstrói também a partir dessa dessa mesma chave de de de vida e de vida em comunhão de de discipulado e de submissão ao evangelho nessa área pergunta na verdade é duas fala mais alto duas dois debes eh primeira coisa a questão de dessa identidade que ainda que eles não querem mas que eles também não não não sabem tão bem disso tão buscando e eh Uma das coisas que a gente pode ver é o próprio ideia de LGBT C que muda toda hora né muda mesmo e eles não sabem o que vão fazer
o que que vai dar isso uma questão F outra questão é que não dá para pensar o movimento gay se a gente não pensar no feminismo uhum Independente se est nativismo uhum a questão ética tá fundamentada sobre o feminismo Então se a gente quer tentar e avançar principalmente sobre questões de ética a gente tem PR feminista feminismo tá lá no século 17 nasce lá século X então elas tem uma bagagem gigantesca e foi Vista pela pel LGBT apropriado sim não é ator os maiores comunicadores hoje são mulheres Sim com certeza a a a judit butler
bebeu muito ela fala que a Simone bovis foi a principal porta de entrada dela mas não só e a gente também ve muito isso na na teologia né a fundamentação é sempre na na teologia feminista né ex GES feminista Com certeza porque também a mesma questão uma questão de desigualdade entre minorias né no caso mulheres em que se transformou numa questão de de identidade com certeza obrigado pela Diga lá questão da identidade é um m de caroço porque a medida que a o pensamento da diferença chega à sequência então identidade é completamente fida uhum tese
seria Complet uhum uhum O problema é que na prática para um mimento funcionar tem que ter uma identidade que é o que ela falou sobre a sigla muito coerente então assim eu eu não sei para onde vai isso porque do ponto de vista assim de uma da análise mais da estrutura do processo histórico n usando aquela ideia de ab modal do você tem um número relativamente limitado de eh mod de formas de construir eh de focos melhor dizendo de eixos para construir identidade Claro C Su mas tem uns eixos né porque a estrutura de sentido
da realidade não é completamente fluída Uhum Então daí essa é uma uma alegação que eu acho que existe muito para pensar ainda até que ponto ela é aplicável sim mas essa alegação que eu fiz de que existe um esforço de organizar a identidade em torno do do afetivo sim sim talvez sear elemento ético uhum Na verdade eu tentei colocar uma série de questões identitárias nesse qua chuto aham por exemplo toda todo o problema de decidir que o sujeito é ou não é uhum se ele é Trans se ele é e é gay se ele é
né afetivo eh se se o problema dele é só de roupa né Ele é só um Cross Ach uhum ou é algo mais do que isso uhum e e claro que dentro do comportamento afetivo tem uma série de variedades né Não interessa entrar nos detalhes aqui sim mas o pessoal multiplica os nomes a gente vê isso uhum os acho que a multiplicação dos nomes de certa forma quer dizer que não existe nada fixo mas ao mesmo tempo você sempre tem que mostrar que não tá fixo dando um outro nome para uma outra coisa que o
me que tinha antes para você dizer que é diferente mas você tem que ficar dando f ficos noos s sim e aí mas é você acha que é indev viável dizer que a gente poderia pegar tudo isso que se afirma que a diferença e colocar isso como variedades de de tentativa de construir identidade em cima da experiência eh afetivo sexual ou sexual sentimental só voltando um pouquinho do que você começou eu cheguei onde você começou eu acho que sim o campo afetivo vai pode ser uma porta de saída Ah para essa dificuldade por exemplo porque
a gente vai questionar essas questões da diferença no campo ético Olha você não tá sendo coerente Basta ver sua sua sigla que muda toda hora não sabe quem tá na frente e tal então e aí eles vão eles vão mudar pro afetivo para justificar não o critério mesmo é o como eu tô me sentindo etc não mas mas a questão é a origem da discussão a origem da discussão não é sexo e gênero sim e o e o gênero sero definido a partir do que eu sim exato aí era onde eu chegar eu acho que
o banheiro de novo ajuda a entender porque ainda que a gente multiplique todos os banheiros Seme última instância a gente vai ter no máximo três ou ainda assim a gente vai ter o a coisa do masculino feminino porque um cara que é homo banheiro para o desconhecido né Ah então por isso o máximo um terceiro assim um que um um livro mas por exemplo mesmo homossexual continua homem um transexual ele sai de um gênero e vai para outro outro gênero então ele saiu mas ele continua dentro daquele conjunto de possibilidades fechado É por isso então
em ú exato em última instância são são variáveis mas de um dentro de um conjuntinho bem fechado então nesse sentido eu acho que sim são tentativas de de de variedade Mas a partir dessa estrutura fixa que ainda que eles possam negar eu eu não sei cientificamente geneticamente como isso poderia se dar não é minha área eu não entendo muito disso mas também não queria fazer uma espéci no argumento do Deus das lacunas que porque não dá para fazer agora a gente mostra ó tá vendo tem minha estrutura aí e tal não sei o que que
o ser humano é capaz de fazer geneticamente com o corpo com o ser humano e tal mas até então não há Horizonte que consiga sair dessa dessa configuração Dual aí que a gente tem não mas que se se o homem conseguir fazer uma grande intervenção fiz então ele tá dando testemunho com isso que você tem que interferir na natureza poder ex e ter uma estrutura possível que ajuda a interferir na natureza Mais uma vez você você não tá no confucionismo ou historicista completamente completo tanto que eu acho que tem uma dificuldade algo testemunho essa dificuldade
que judit butler não escreve nada há TRS 8 anos 8 anos sem escrever nenhum livro e nem e o último livro dela nem foi sobre teoria foi o gender problem lá foi um sobre sionismo porque ela também é judia Então ela tem umas questões políticas lá ela não escreveu nada até então ela tá trabalhando muito tá dando muito palestra Ok mas não t escrito nada é porque tem uma dificuldade aí que que que tá esbarrando a continuidade do processo isso pode ser um um [Música] testemunho mas eu acho sim que é uma que são sempre
tentativas de variação de uma estrutura de uma bem condicionada eu lembro de uma frase do chesterton no livro dele sobre Tomás jaquin que ele fala que se a gente for pensar assim nunca houve uma revolução no sentido de pensar numa revolução sexual tal Porque eles se revoltaram com quem tinha se revoltado antes e já não é mais a causa e os próximos vão também se esquecer da primeira revolta vão se revoltar de novo e é sempre uma uma troca pensando de na parte de relações de poder do dos que vieram antes mas é sempre nessa
nessa chave de de insatisfação dentro uma estrutura fechada uma revolução mesmo não não teve enquanto o pessoal tá pensando a eu tenho uma outra questão Você não acha que pra gente se a gente for correlacionar o que o pessoal tá fazendo hoje na área de de das bases naturais do comportamento vindo aí da da da interação de soci e Psicologia com biologia evolucionária uhum com eh as ciências humanas e o reconhecimento dessa dimensão que a gente tem que admitir tem um elemento clássico sim uhum a questão do gênero sen não acho que isso demandaria se
a gente for integrar essas esses dois reconhecimentos aí de duas áreas do Saber acadêmico hoje a gente tinha que mudar o jeito como os o cristianismo par cristianismo evangélico fala de uma conexão simples entre gênero e Sexo sim é tipo assim é homem e mulher acabou sim acho que is sim porque eu acho que é homem e mulher do ponto de vista normativo ainda sim mas a tem um elemento construído aí e a impressão que eu tenho que praticamente todo Livro Cristão sobre casamento sexo ele já supõe que é uma coisa muito simples que tem
a genitala Já tem gelo ele fechou exato né Eu acho tá mal resolvido muito mal resolvido eu acho que que é muita criação pouca queda e pouca Redenção é é muita afirmação da ordem criacional assim é isso aqui mesmo qualquer coisa que forja isso aqui é gambiarra não existe E aí por causa daquela a gente tem afetações assim todas as as dinâmicas a gente for levar isso mesmo as últimas consequências tem uma depravação total é possível que nasça uma configuração biológica genética tão su Gêneses que aí sim a gente tem uma coisa que a gente
deveria pensar como que se daria isso aqui uma configuração psíquica um essa essa essa variedade que uma pessoa sente de ela ela dizer assim ah tá desconectado os meus sentimentos com o meu corpo é é legítima em algumas hipóteses A gente pode a gente tem que ver não pode é igual a gente falou pegar a exceção e aplicar como se ela fosse uma regra Mas é bem possível sim por causa dos efeitos da queda um alguém se se se dizer olha não encaixa o que eu sinto a atração O condicionamento O condicionamento psí com o
meu corpo e aí a gente teria que reconhecer isso que eu acho que essa coisa da queda e afirmar a coisa da da Restauração como essa uma construção alternativa podemos desconstruir isso aqui e construir de outra forma problema é que a gente vai chamar isso a gente vai chamar isso de qu uma patologia moral aí a gente poderia falar com uma patologia moral po fazend num uma analogia Sim a gente fala de Patologia moral né é uma analogia patologia moral mas é o qu Mas é uma patologia psquica é que patologia é essa se é
uma desordem é desconfiguração psicoquinesis pra gente fica bom mas para eles fica ruim no sentido de que E aí eu acho que por isso que eles nunca vão entrar nessa discussão isso é uma coisa que eu reparei não há mais essas discussões de origem da da homossexualidade como tinha antigamente Ah é biológico é social tal eles não querem saber disso mais qualquer um que chega com discurso biologicista eles não querem por quê Porque pressupõe estrutura a própria v c trata como e fe feiti é deixa eu ver se eu acho aqui a situação coisa fixada
origem considera deic é o problema é que o que que você vai fazer com toda a tradição da da de de paleoantropologia de que não vai parar os biólogos não vão parar de pesquisar Bases na comportamento porque o pessoal da teoria tá falando isso não vão parar mesmo aqui se você me permite eu posso citar isso ocorre por exemplo quando buscamos uma causa da homossexualidade um fetiche vigente ainda hoje inclusive entre militantes e pesquisadores que se dizem pró LGBT ao tentar identificar o que torna uma pessoa homossexual colocamos a heterossexualidade como padrão como um princípio
na vida humana do qual por algum motivo algun se desviaram isso isso sou competição de princípio exato É competição de princíp porque você dá um nome isso isso é F depois fala que isso é o problema da Norma como se tivesse Claro para todo mundo que que essa são exato petição de princípio tá petição de princípio é muito é muito ruim é muito assim é não é que é muito ruim as bases são muito pobres são muito frac isso isso é aquil que o guilerme falou do desse problema que a se colocou de supervalorizar na
criação desconsiderar o na queda uhum não seria isso talvez uma das coisas que mais tem enado a discussão a respeito disso né meio cur porque a impressão que eu tenho é de quando a gente vai falar sobre esses elementos é como você disse também colocou há uma uma espécie de quase que desconsideração do elemento queda desse desse esse essa desarmonia do chalom na estrutura e e e e aí no discurso quees estão comum e até mais agressivo quando você tô pensando aqui no fala por exemplo de um Silas malf ou de umaa coisa desse gênero
assim de alguém nessa linha reforça esse da estrutura da criação mas não considera a possibilidade desses desses dúbios dessa patologia moral ou ou dessa dessa desconfiguração do chalão como uma possibilidade esse elemento como se isso não existisse como se fosse uma coisa simples mesmo bem objetiva prática eu penso nisso por exemplo no trabalho pastoral às vezes é muito é muito direto mesmo né cheg na igreja e você vai trabalhar com sei lá com adolescente numa salinha lá de escola dominical é sempr aquela coisa muito objetiva como se esses elementos fossem muito simples e você não
tivesse considerando todos esses efeitos de desarmonia gerado pela queda e de formação do próprio gênero afetado pelo pecado usando vol a ideia de estrutura de direção a direção tomando inúmeras nuances significado é um empobrecimento como se oego do movimento fosse só discurso errado deles erado examente exato exato que eles estão eles estão criando conceitos normamente aquela concepção que o Del tem o GAT no livro que é filosofia el Filosofia é criação de conceito parece que é uma estrutura pequena assim min Filosofia mas é bem coerente no sentido de que o conceito di do acontecimento a
gente não cria uma ideia e depois aplica ela na realidade eles estão criando um monte de conceitos que explicam melhor e por isso que essa coisa de dessa tão tão criando tanto porque explica melhor o que tá acontecendo Então não é só um discurso que a gente tem que bater tem um acontecimento aí também que a gente tem que lidar eu acho que afirmando o caso simples é muito complicado é uma é uma é uma estrutura né mas assim tem tem outras coisas que o outro lado também que é o discurso de um progressismo evangélico
que diz venha como estás e quem não tem pecado a tire a primeira pedra que eu acho que tem muito isso o Carlão sintetizou isso tem uma parte do discurso também que aceita bem que é quem não tem pecado atira é pouco quem não tem pecado atira a primeira pedra não é muito quem não tem pecado atira a primeira queda e pouco vai não Pex mais não tenha é é o contrário afirma muita queda pouca redenção e pouca criação e falar as coisas são assim mesmo repar consistente tem hora que eu desejo tem hora que
eu não desejo não sei lidar muito com isso e é o que a gente tem vamos vamos voltar pra frente e eu queria só fazer um gano falou ali por último eh de que talvez a igreja evangélica precise aprender a falar sobre casamento de um jeito mais uhum coerente com tudo isso e eu li essa semana um artigo lá naquele site do Deó qualis que me que eu gostei muito que me chamou atenção foi a a o estado do Solteiro que é uma outra coisa que a igreja evangélica não sabe ligar não sabe falar é
por exemplo E aí lá Nesse artigo me chamou atenção que eh a gente não sabe valorizar o estado do solteiro como algo bom e e e ajudar os solteiros a lidarem com os desejos nessa condição de solteiro aprendendo a buscar satisfação adequada através da modificação pronto sem eu querer buscar isso das e formas que estão sendo oferecidas agora exatamente e eu vejo isso muito porque eu sou solteira e eu trabalho com o grupo de jovens solteiros lá da igreja e a Igreja Evangélica não sabe falar trabalhar com solteiros e é sempre uma pressão pra gente
casar o tempo inteiro você tem que casar o o Estado de solteiro é um estado que ninguém gosta e que você suporta para casar rápido só que a gente tá vivendo num contexto hoje que do mesmo jeito que a gente tá tendo essa dificuldade para trabalhar com casamento a gente não tem nada para trabalhar com o estado de solteiro e aí eu achei isso muito interessante porque eh a gente tem sim todos os fundamentos adequados para entender que o estado de solteiro ele é bom sim e eu não sou obrigada a casar e talvez eu
não me case mesmo diante de todo esse contexto que tá acontecendo agora mas ela não coloca ela a igreja não sabe falar isso ela não sabe passar isso pra gente e mais do que isso não sabe valorizar isso como uma uma boa uma boa maneira de lidar por exemplo a gente ainda tá pensando Só no caso do do heterossexual solteiro né que a gente fica mandando casar e o homossexual solteiro ou o cara que tem atração pelo mesmo sexo né homossexual tem atração pelo mesmo sexo você é solteiro o celibato vai ser uma boa forma
dele se manter aos pés da cruz e coerente com o que ele crê mesmo tendo atração ele fala olha eu não vou comprar esse pacote e também não vou negar também falar não ten atração por que que eu vou vou fazer isso com outra pessada né porque o que a gente tem agora é aquela pressão de que você tem que ser feliz e eu não eu não consigo ser feliz sozinho que eu preciso do outro e do outro nesse nesse sentido da relação afetiva porque aí é onde entra a comunidade né porque eu posso eu
claro que eu não sou eu não sou não vou buscar satisfação em mim mesma e eu não fui feita para ficar sozinha só que e existe sim um caminho viável para permanecer solteiro e viver de maneira rica as relações Nesse contexto de comunidade S sim que é algo que eu acho que a igreja também tá falhando muito de saber trabalhar olha um livro muito bom sobre isso que é muito antigo e assim parece que não tem nada a dizer sobre os problemas que a gente enfrentou hoje mas é muito bom é o do guerrado Van
gronen com a esposa dele chama família da Aliança que ele vai falar de casamento casamento como um pacto porque ele sempre mexeu com isso pacto no antigo testamento E aí no final ele trabalha com solteiros ele fala Exatamente isso olha também não significa que você vai ter satisfação em si mesmo narcisistica né mas a a sua experiência com a família da Aliança vai ser a comunidade vai ser na igreja gerando filhos gerando outro tipo de filhos filhos espirituais bem pensando na adoção também mas gerando filhos espirituais Ou seja é a gente tem porque isso é
o significado do casamento é uma uma uma maneira de de se ter uma experiência da da trindade da comunhão da aliança e é a única maneira possível não também o celibato também aponta para essa para essa possibilidade eh de fato Em Romanos 7 Paulo fala sobre a união com Cristo como uma forma de nós do sonados frutíferos que a gente era dava fruto pra morte quando estava casado com a lei a gente casou com Cristo gente D fruto paraa Deus é interessante pensar que por mais que seja traga muita satisfação do ponto de vista até
cífico eh o casamento sexo os filhos até Isso é uma analogia out o casamento exato que é um eterno e esse é então a função última dos casamentos liberais é antecipar esse outro casamento que o solteiro pode outra forma exato então a gente também tem que qualificar pelo eterno esses perío temporal também colocar ela como um to tudo não porque ela é só uma analogia do casamento do Céus da terra e esse casamento o tanto solteiro como casado literalmente de formas diferentes pode viver exatamente interessante que o aquele livrinho do do casa cont temporário Uhum
ele traduz ess essa essa antecipação desse casamento final ou desse casamento glorioso com uma espécie de encenação temporária né Essa Ideia de criança encenação temporária que tem um forte carácter simbólico Expresso nesse palco da vida que eu que eu enceno diante de Deus porque o palco é é o mundo de Deus eu enseno essa essa essa perfe e colocando isso em termos fanos assim não é a coisa da encenação fica parecendo que é uma coisa falsa mas eu tô construindo o quem eu sou a minha subjetividade os meus valores etc a partir de uma repetição
de Atos a partir de uma instituição de um discurso de uma prática de mim que eu faço via via comidade da Aliança tem um Capitulo Zinho nesse livro acho que tem no site dele tem publicado só o artigo que que ele chama solteirice e acho que seria essa trução solteirice um nome melhor do que solteirice nome melhor do que filhos e filhas Uhum que essa a ideia del né o o o outro sujeito do gospel colletion que faz a mesma coisa é o Keller naquele B novo Agora sim que ele no finalzinho lá ele coloca
uns eh uma lista de pontos para que uma pessoa um crente possa escolher um outro cônjuge sim aí lá pelas tantas ele coloca aqui que que o Ponto Central não é a relação eh afetiva meramente mas sobre todos os motivos a relação da amizade e pega esse gancho me parece que que em lios que traz essa ideia de que a amizade e especialmente essa amizade Comunitária que a gente pode ter dentro da igreja ela é o ponto mais Central que ela coloca uma coisa interessante que ele disse que o casamento não só essa ensinação desse
relacionamento perfeito com Cristo mas também é uma uma uma espécie de de múa edificação como que eu eu ao me casar com uma mulher eu estou me comprometendo Assim como eu já estava estou comprometido com os outros irmãos em Cristo em buscar uma edificação mútua com ela só que agora num nível mais profundo de intimidade amisade que envolve outros elementos de compromisso moral ético e tal mas uma continuidade disso que já acontece dentro da comunidade da igreja e por isso o solteiro não estaria desprovido desse mesmo elemento porque o solteiro dentro da comunidade ele tem
todo esse caráter de construção mútua da amizade com com pessoas Isso é isso é uma coisa que tem que também ser ser restabelecido dentro da igreja o cara dá amizade porque fora tá ficando complicado Em que sentido a gente tem amizade entre pessoas do mesmo sexo e as pessoas têm receio de ter por vão pensar que eu sou homossexual e eu sou quero ser amigo do cara E aí não tem amizade ó Observe como a coisa da amizade da camarad Sumiu sumiu não tem não tem por quê Porque se tem amizade e tem alguma coisa
estranha ali já tá insinuando alguma coisa no filme tem um filme infantil tá insinuando alguma coisa coisa ali não tem mais a imagem da camaradagem por quê Porque o discurso da eh sexual engoliu da o da Amizade samua os FR do samua E com isso a gente vai perdendo toda uma característica que precisa para uma sociedade assim que mantém a ética e a moral como princípio de hombridade de honra que é conhecido nesse tipo de relação que seria a relação de amizade com amadade e que o homem traduz ainda melhor Nessas questões deidade exatamente você
tem alguma algum pensamento construído sobre o desdobramento disso No que diz respeito à adoção de filhos e essa nova construção eh familiar né que vai para além da relação em si como afetiva né a o desdobramento disso na sociedade Por meio dessa coisa do dessa nova configuração familiar acho que tem só eu nunca pensei nada sobre isso assim mas tem um site do Lewis que eles escreveu a um artigo Zinho pequeno que ele escreveu quando a igreja anglicana queria começar a ordenar mulheres e ele falou assim no momento em que começar a ordenação feminina não
vou nem entrar no mero da questão viu se ordena ou não ordena pelo amor de Deus mas é só V pegar o pon do lus ele falou no momento em que a gente começar a ordenar mulheres a gente vai mudar a religião Porque existe um aspecto simbólico ali que estão desprezando quando tem um homem ministrando a ceia responsável por todo mundo o servo e tal ele de alguma forma ponta para Cristo então assim a a acho eu não acho que também seja o fim do mundo porque eu também da mesma forma que em famílias heterossexuais
surgiu pessoas que com atração com outras do mesmo sexo também Numa família assim via adoção se possa eh surgir pessoas que TM uma construção heterossexual Cristã normal não Acho que que é o fim da da vida por causa disso porque essa diferença só aponta a identidade mas esse esse conceito familiar aí vai mudar muita cois coisa porque muda esse esse simbólico aí que tá sendo desconsiderado que é da questão da alteridade não existe uma alteridade completa ali a Mar everst tô lendo agora e o West Lost God porque o ocidente realmente perdeu Deus é uma
tese sociológica Nova em que ela argumenta contradizendo a o mainstream até agora mas ela tem sido muito bem reconhecida porque argumento muito bom uhum né mas a tese mainstream de secularização é de que por causa da secularização da religião a família se fragmentou e se transformou uhum a tese dela é que foi exatamente o contrário a transformação da estrutura familiar é que é na verdade a base paraa secularização da religião se a tese dela tiver correta eh manter a tradição Cristã como uma força no ocidente depende da capacidade de manter a família da sua forma
sim mas eu ia pedir para você sugestão de livros você recomendaria um conjunto aí de três quatro cinco livos ou de repente que seriam não tem serment introdutórios não mas os livros que seriam fundamentais na sua opinião para eh mais é tá aí cristãos pode ser livro secular mesmo para comprender melhor ó o primeiro volume da história da sexualidade do Foucault porque são três volumes o primeiro volume muito bom porque ele joga todas essas questões lá se você quiser ler os outros dois também pode ler mas o primeiro é fundamental você não vai achar mais
o problema de gênero para vender talvez eles reedit por causa da vinda dela aqui mas nem nem no CEO não tem mais foi muito interessante que eu olhei chama gender problem em inglês tem você pode comprar uma semana antes deles publicarem o dossier da judit but na revista Cult tinha ainda uns 10 livros na instante virtual Depois que lançar acabou tudo acabou tudo então não tem mais Mas o que você achar sobre a judit butler tem um livro que chama teoria queer e judit butler que é da Sara Sali é um bom livro de introdução
que aí explica tudo a ligação com o movimento feminista ligação com a Teoria com a filosofia da diferença então é teoria queer e judit butler ou judit butler teoria queer da editora autêntica hist da sexualidade do Michel ficou Catarina Marabu tem um livrinho pequenininho mas eu não vou lembrar o o nome do livro eu lembro a editora é o único livro que ela tem bem fininho que é da editora cultura e barbar da Catarine malabou ela é muito isso porque ela é muito interessante Porque além Tá viva produzindo muita coisa tem essa influência do deidar
ela também fala dessa plasticidade malab malabo é é do jeito que fala Pois é não tem nenhum Cristão hein ortodoxia integral fala exatamente nada sobre gên seual sa inglês sim portugês tem uma editora monerias mas eu não li o que é parece que ele é um relato de caso meio Pastoral assim não é que é de uma de uma professora que é que era homossexual e ela se converteu e todo esse processo goando M pois é agora o nome e o e o e o título não faça ideia porque é um nome enorme assim tem
nada a ver uma coisa com a outra esc um artigo não sei não compan pois é mas é e é esse tá em português então procura na Editora monergismo é o único que tem de uma autora falando sobre sobre essa questão sobre questão de duas pessoas estão lendo me falar muito bem o Daniel tem um site para quem lê em inglês que chama spiritual friendship que tem muito material sendo produzido ali de diversos âmbitos diferentes e com gente com posicionamentos assim se fosse uma linha entre o conservadorismo e só criação igual a gente falou aqui
e o e o e a judit Butter tivesse aqui na última ponta tem gente que tá mais aqui tem gente que tá mais aqui no meio tem gente que tá mais aqui mas assim é cristão é um site Cristão então tem católico tem anglicano tem reformado tem tudo ali e tem gente que tá em em diversos âmbitos dessa linha da discussão mas principalmente os postos de um cara chamado Wesley Wesley r Wesley R que é o principal coordenador do do site do spiritual friendship é um blog o tempo inteiro eles estão falando coisas lá então
é bom para se interar das discussões assim do nível de discussão mesmo porque como é um blog né ele tem um livro Wesley Hill tem um livro Acho que até tem até mais de um mas mas o blog é interessante para se acompanhar essas discussões é tem um t chamado amizade espiritual sim que é uma tradução de alguns post feitas sobre também amade procur acho que tem dois ou três traduzidos já é um inclusive um artigo é do Wesley R gente V agradecer então ao Pedrão bom obrigado [Aplausos]