Por que Spinoza escreveu tanto sobre Religião?

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Estranha História
Sobre o Tratado Teológico-Político, de Baruch Spinoza (Bento de Espinosa), no contexto do início da ...
Video Transcript:
em 1665 secretário da Royal Society de Londres que era a principal instituição científica do período viajou para Holanda para se encontrar com o Bento de Espinosa né o famoso filósofo faltou que vários livros entre ele a ética e o Tratado teológico político na época Ainda o Espinosa não tinha escrito nenhum desses livros e ele já tinha começado a escrever a ética e tava interrompendo naquele momento a escrita desse que seria o seu principal Tratado de metafísica e de ética e de filosofia em geral para se dedicar Justamente a outro trabalho que seria o Tratado teológico
político o oldemburgo né secretaria society que tinha muito interesse nesse trabalho que nós estava escrevendo ficou surpreso né eu descobri que ele tava abandonando esse projeto assim grandioso para se dedicar a um tema teológico né Afinal de contas teológico político é um texto interessado em assuntos teológicos também né Então pergunta para ele né porque que ele estava deixando sobre temas tão centrais quanto a metafísica para falar de questões assim meio estranhas né como anjos Milagres algo que não tava assim tão em voga mas é no círculos filosóficos e o Espinosa basicamente responde que o a
escrita desse novo livro do tratado teológico político era mais urgente que a ética a ética era um texto mais abstrato e colocava conceitos e relações entre conceitos ele estabelecia um sistema filosófico mas não era isso que Espinosa tava precisando naquele momento o que ele sentia que o tempo dele estava precisando naquele momento então ele interrompe essa obra mais sistemática e escreve praticamente um Manifesto ali é que é o Tratado teológico político e por que que o Espinosa considerava urgente e a escrita de um Manifesto é que tratasse de assuntos como anjos Milagres esse tipo de
coisa né isso tem a ver com o momento no qual Espinosa vivia que era um momento de grande perseguição religiosa né de pouquíssima tolerância é religiosa que ele mesmo é a família dele sofrido né o Espinosa como a gente viu em outro vídeo aqui já no canal tinha sido banido da sua comunidade religiosa por pensar diferente né E essa comunidade que o havia banido havia sido banida ela mesmo da Espanha por ter uma religião diferente então o Espinosa tinha essa experiência pessoal já bastante forte né de que era urgente que essa realidade de intolerância e
fanatismo fosse transformada E para isso ele escreve esse livro o Tratado teológico político e o mais interessante é isso né que você pensa assim bom ele queria transformar Essa realidade política né E para isso ele escreve um tratado envolvendo assuntos como a Bíblia como anjos como Milagres como os profetas do Antigo Testamento que que essas coisas têm a ver afinal de contas holde talvez não percebesse a relação entre essas coisas mas para Espinosa a relação entre essas coisas era claríssima o contexto político que permitia essa grande intolerância religiosa que até motivava essa intolerância religiosa era
o contexto ali da formação dos estados nacionais ali na Europa né de poderes que haviam se tornado muito grandes pessoas Príncipes monarcas que haviam concentrado grande quantidade de poder para controlar grandes territórios né grandes populações e para você controlar um grande território para o que você submetesse uma população muito grande muito diversa era preciso de certos recursos né estratégias instrumentos e por Espinosa o principal instrumento é nesse esquema de dominação né de controle social era Justamente a religião então ele acreditava que para que você gerasse uma real transformação da situação política naquele viviam era fundamental
reduzir a participação da religião na política e o caminho mais curto talvez ou mais eficiente para isso era atacar os dogmas tradicionais religiosos e é por isso que o Tratado teológico político que essa obra que vai gerar um verdadeiro terremoto na Europa assim que ele foi publicado como a gente comentou já em outro vídeo aqui lida com temas aparentemente não muito relacionados com política como Profecia anjos e esse tipo de coisa e o que que Espinosa vai falar exatamente sobre esses temas né basicamente os quatro temas principais que Espinosa vai atacar as ideias que nós
vai atacar no Tratado teológico político são a ideia tradicional de Deus a ideia de Milagres né a possibilidade de Milagres os conceitos de profecia e de palavra de Deus né conforme aparecem na tradição Cristã Judaica né que são as religiões que mais interessam Espinosa e finalmente o ponto talvez mais polêmico mais polêmico até que o ataque a ideia tradicional de Deus é o ataque a concepção tradicional da Bíblia como um livro inspirado né um livro sagrado perfeito para Espinosa a Bíblia era um livro como muitos outros né uma obra de Literatura e história em alguma
medida é escrita por seres humanos Mas enfim a gente vai dedicar um vídeo específico a cada um desses ataques né O que que nós pensava sobre deus o que que nós pensava sobre milagres que aquele pensava sobre os profetas que aquele pensava sobre a Bíblia mas por enquanto assim para resumir né basicamente o Espinosa acreditava que a ideia de Deus era uma projeção do que os seres humanos são né que o Deus na verdade não tinha nada a ver com sentimentos com Recompensas com condenações com desejos com propósito com vontades né Deus não era um
ser desejante Deus era simplesmente a totalidade das coisas né da Espinosa Deus é totalmente impessoal é muito mais abstrato né é uma palavra que ele usa intercambiavelmente também ele usa as palavras natureza substância para se referir a mesma coisa mas Deus para ele é basicamente a totalidade de tudo que é e daí vem a crítica de Espinosa também a ideia de milagres porque se Deus não quer nada né se Deus não é desejante não é não funciona como uma pessoa então a ideia de que Deus quebrasse também é leis da natureza não faz menor sentido
afinal de contas as leis da natureza seriam expressões necessárias do que Deus é né então seria uma contradição total né no pensamento de Espinosa e sobre os profetas nós acreditam que são homens como os quaisquer outros né com algumas características peculiares é por exemplo mais carismáticos mais imaginativos e talvez até mais moralmente preocupados né engajados que dizem as coisas que dizem não porque Deus mandou mas porque eles observam a realidade de uma determinada forma chegam a certas conclusões e compartilham isso dentro do contexto cultural que eles viviam na forma de profecias e coisas desse tipo
né e a Bíblia finalmente seria aí uma coleção de textos aí dessas figuras e também outros textos tradicionais do povo judeu que eram documentos históricos como quaisquer outros ali como por exemplo a epopeia de guilgamesh ou como o código de hamurabi né textos antigos de povos ali Daquele mesmo contexto e deveria ser portanto analisar da historicamente e literariamente né e não não se deveria partir do pressuposto que a Bíblia tem razão para Leila e chegar onde que ela tem razão né essa circularidade né para Espinosa era totalmente absurda a Bíblia deveria ser abordada como se
as pessoas abordavam qualquer outro tipo de livro mas como eu disse a gente vai entrar em cada um desses tópicos para ver exatamente a argumentação de Espinosa que é sempre muito interessante é em vídeos separados né mas por enquanto Então nesse vídeo fica essa questão que eu acho que é interessantíssima que essa sacada de que para alterar a sociedade né para alterar a política na qual Espinosa vivia ele Decidiu não falar de política diretamente necessariamente né de estruturas de governo é de democracia versus monarquia e coisas desse tipo mas decidiu fazer uma crítica histórica e
literária da Bíblia né mas enfim se você se interessa pelo assunto e não é inscrito no canal se inscreva aí para continuar acompanhando que a série é sobre Espinosa deixa os comentários também pra gente ir levando em conta esses comentários em incorporar essa conversa nos comentários É nos próximos vídeos Beleza então nos encontramos aí nos próximos valeu
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