Shabat para todos nós vamos fazer um estudo da para chua porção da Torá para essa semana nós estamos estudando cim e no CF deim segunda parax do livro que na sua tradução significa e supliquei oim Capítulo 3 no verso 23 em diante até varim Capítulo 7 o verso 11 Ah o texto da raftar que é do profeta que harmoniza com essa parax e yayaho 40 do 1 ao 26 e alguns textos do Brit radach que harmonizam também com essa para chá essa para chá ela uma para chá muito rica traz muitos ensinamentos Ah ela começa
com a o a Súplica que mocher Abino faz para dobu para que Ele pudesse eh entrar na terra não é e após ele fazer essa Súplica esses pedidos aad Baru Ah diz para moncher beino basta não não fale mais nesse assunto e aí agora nós temos o Capítulo 4ro ah onde vai ser dado algumas instruções e o cfer devarim ele é um livro muito importante Ah e no Capítulo 4 ele vai dizer no verso 2 e é muito importante Ah que nós entendamos isso porque ele diz assim ah não acrescentarei a palavra que eu vos
mando nem a diminuire dela para que guardeis os meus mandamentos Ah que rhem ah elja né achem vosso Deus ah vos manda o que é interessante é que se nós olharmos para esse mandamento para essa mitsvá do cvim Capítulo 4 o verso de número dois ou seja não não aumente e não diminua essa palavra Ah nós vamos harmonizar com os ensinos do do rabi Yeshua Ah no cfer Ah mattio no livro Mateus como você conhece no Capítulo 5 o verso de número ah 17 aonde Yeshua vai fazer a seguinte declaração Ah não pensem que eu
vim abrogar a Torá ou os neviim Ou seja eu não vim colocar em desuso a Torá e os profetas mas eu vim para ah planificar para cumprir né para ensinar para dar um nível de compreensão ainda maior e o que que Yeshua tá dizendo aqui então dentro desse contexto para que você possa entender ah dentro da tradição Judaica acredita-se que masia ele é a pessoa responsável pela correta Inter ação ah do texto da Sagrada Torá então o verdadeiro masia né quando se apresentasse Ah e no nosso caso cremos que já se apresentou pois Nós acreditamos
que Yeshua reri né Yeshua masia mas o o o masia ele tinha que interpretar a Torá conforme moero e ISO essa promessa nós vemos muito Claro no Capítulo 18 o verso 15 quando é feita a promessa a respeito de um grande profeta que seria levantado no meio do povo de Israel então o verso 15 de varim 18 diz ah hashem ela hashem teu Deus ah levantará um profeta um um Navi Ah no meio de ti dentre os teus irmãos como eu e a ele ouvireis então moocher Abino tá dizendo que aadu levantaria entre os filhos
de Israel um profeta semelhante a mocher beino ah e conforme tudo que vocês pediram a hashem elev Ah no dia da Assembleia dizendo não ouvirei mais a voz de hashem mas eh nem veremos esse grande fogo e o verso 18 diz e Eu lhes ah darei um navio um profeta do meio dos seus irmãos como tu Ah e porei as minhas palavras na sua boca e ele lhe falará tudo que eu lhe ordenar então nós vemos aqui que é feita a promessa com base nesse texto ah para que masia possa obviamente ser reconhecido como masia
então nós precisamos entender que masia precisa falar conforme a Torá não é então qualquer segmento religioso que apresente um masia ah que fala contra a Torá que que que que ensina contra a Torá ou que diminui os mandamentos da Torá ou que acrescenta os mandamentos da Torá essa pessoa não pode ser considerado Maia porque ele não atende os requisitos que a Torá determina para que nós possamos reconhecer o verdadeiro masia não é porque Ah no verso 19 do cfer devarim Capítulo 18 o verso 19 e será que qualquer que não ouvir as minhas palavras que
eu falar eh eu que ele falar em meu nome eu requererei dele porém o Navi o profeta que tiver por presunção falar alguma palavra em meu nome que eu não lhe tenha mandado falar ou que falar em nome de outra divindade esse profeta ele eh morrerá né E se você disser no seu coração como que eu vou conhecer a palavra que akad bahu não falou como que eu vou saber então se aquele profeta vem de acados baru se ele é um um um Navi de hashem um profeta de hashem ou não né então quando O
Profeta falar ah em nome de rhem e não se cumprir aquilo que ele falou então eh eh Essa palavra não veio de axem esse profeta ele é um Soberbo então não tenha temor dele então nós precisamos entender e compreender que ah para que possamos reconhecer um profeta um Navi n é masia ele precisa falar conforme a palavra de akad baru e agora com base nisso nós conseguimos então entender ah esse grande levante espiritual que que acontece contra a figura de yeshua reri o Rabi Yeshua né de Nazaré porque ele nas suas palavras na Borá todas
que nós vamos ver as palavras de yeshua ele nunca falou contrário a Torá mas quando os homens quando as religiões quando os impérios distorcem as palavras do rab Yeshua e e colocam ele como opositor à Torá as pessoas não sabem mas na verdade elas estão agindo ah por espíritos por forças de impureza para anular as palavras de yeshua e colocar Yeshua ah fora da categoria de masia porque para que Yeshua seja masia e ele é Nós cremos mas ele precisa falar conforme a Torá conforme essa palavra e aqui então matiti fica mais fácil para nós
entendermos no verso ah 17 do Capítulo 5 não pensem que eu vi a bolir a Torá ou os nevin a Torá os profetas eu não vim abolir mas eu vim cumprir como foi profetizado em dvar 18 que esse profeta que seria levantado semelhante a mocher Abino ele precisava cumprir e ele vai dizer no verso 18 Ah porque em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem nem um iud ou traço da Torá passará sem que tudo seja cumprido quem tá dizendo isso é Yeshua Então para que Yeshua seja reconhecido como masia
ele precisa defender a Torá fazer a Torá cumprir ensinar a Torá E é isso que ele tá dizendo e ele diz assim porque qualquer um que violar um desses mandamentos e Aqui é onde nós fazemos a harmonização das palavras de yeshua com achá vã porque achá vetan no seu Capítulo 4 no verso 2 diz assim você não vai entar a palavra que eu vos dou e nem vai diminuir Yeshua tá fazendo isso ele então tá ensinando que não pode diminuir não é e ele diz ó porque quem diminuir esses mandamentos violar os mandamentos e ensinar
os homens a cumprir esse vai ser menor né no malai no reino dos céus mas aquele que cumprir como tá escrito e ensinar os homens a cumprir esse será chamado Grande no malam e no verso 20 ele diz assim e vos digo que se a vossa seus atos né de Justiça eh não não forem maior que o dos peruchin dos soferim hã de modo nenhum vocês vão herdar o mundo vindouro ou vão entrar no reino dos céus então nós vemos aqui a as palavras de yeshua haneri e um outro texto no próprio ah Mati tiaro
5 ainda no verso 48 e corrigindo um erro que as pessoas fazem porque as pessoas elas se aproximam ah da fé e dizem assim Somos imperfeitos somos falhos né muitos se auto proclamam pecadores enfim não é mas os ensinos de yeshua é que se nós obedecermos os ensinamentos que Yeshua traz se nós cumprirmos Torá se nós tivermos a verdadeira emuná o verso 48 ele vai dizer assim para os seus Taim para os seus discípulos ele diz assim ó sede pois vós perfeitos como é perfeito o vosso pai que estás nos céus então eh poderia aqui
traduzir como sejam aperfeiçoados como como eh perfeito É vosso pai que estás nos céus e aí talvez então isso aqui nós já quebramos vários sofismas religiosos que ensinam as pessoas que elas são falhas são pecadoras são Miseráveis expres viveis mas não é o ensino que nós encontramos na Torá o ensino que nós encontramos na Torá é que todo aquele que se aproxima de akadu todo aquele que cumpre Torá todo aquele que crê que Yeshua é masia ele vai ter que ser aperfeiçoado como perfeito é oo nosso pai que está nos céus e esse texto ele
harmoniza com o que nós vemos a kados Baru fazendo com Abraham vino com Abraão o nosso pai ah no cfer berit no Capítulo ah de número 17 do cfer berechit Ah o 17 no verso 1 quando akad Bauru Faz um uma aliança um Brit com avraham vino e quando ele faz essa aliança ele vai dizer o seguinte para Abraham vino ah berechit Capítulo 17 tá escrito da seguinte forma ah o verso de número um ele diz assim ó sendo Pois avram aqui o nome dele ainda não havia sido mudado Sendo pois avram da idade de
99 anos apareceu hashem a avram e disse-lhe eu sou o Deus todo poderoso anda na minha presença e s perfeito então a ru Ele tá dizendo assim você se andar na minha presença você vai ser perfeito agora o que é interessante é que se você parar para analisar Abraham avino ele tinha aqui nesse Episódio a 99 anos então ele foi chamado para sair de de uros caldeus né com 75 anos a 24 anos ele tá Caminhando com a kados Baru ele tá sendo provado teve seus testes não é um relacionamento com hashem e talvez aos
olhos de muitos já seria um homem perfeito não é um homem é chamado conhecido como amigo de Deus né amigo de de hashem mas eh hashem vai dizer assim ó falta uma coisa para você ser aperfeiçoado E aí o que é interessante isso eu sei que vai chocar muitas pessoas aí do sistema religioso que são ah contrários à Torá São contrários à circuncisão são contrários a Brit milá acham que a Brit milá eh foi anulada que não precisa prisa mais fazer que ah a pessoa não precisa mais cumprir esse pacto que é ah leoan vaed
ou seja eterno para todo sempre e ele diz assim no verso 4 né e berechit 17 verso 4 quanto a mim Eis a minha Brite contigo será pai de muitas Nações e não será mais chamado o teu nome avram mas avraham e será o teu nome porque e por pai de muitas Nações te tenho posto Ah te farei frutificar grandissimo ah e Reis e nações sairão de ti estabelecerei minha Brite entre mim e tua descendência depois de ti nas suas gerações por Brite aliança Perpétua eterna não tem fim para ser a ti por Deus e
para tua descendência depois de ti e te darei a tua descendência a terra das tuas peregrinações e lhe serei por Deus e o verso 10 diz assim Esta é a minha Brite que guardarás entre mim e vós na tua descendência depois de ti que todo homem entre vós seja circuncisado ou circuncidado e circuncisar ou circuncidar a carne do vosso prepúcio e Isto será por sinal da aliança entre mim e vós Ah o filho de oito dias pois será circuncisado todo homem nas vossas gerações nascido na casa e comprado por teu dinheiro então o pacto do
Brit milá segundo o que tá sendo dado aqui para Abraham vino não é somente a sua descendência mas também para todos os que foram ah comprados pela prata né de Abraham Então os servos de Abraham também deveriam ser circuncisos né e o 13 o verso 13 com efeito será circuncisado o nascido na casa é o comprado por tua prata Esta é a minha aliança na vossa carne agora eu quero que você preste atenção ã para sempre Perpétua não tem fim então com base nisso qual qualquer pessoa ou qualquer religião que ensine que a circuncisão não
é mais necessária que ensine que a circuncisão não tem valor essa pessoa essa religião ela se enquadra nessa Ah nesse mandamento da Torá de varim no Capítulo de número 18 que diz que qualquer profeta que falar presunçosamente e falar contra a palavra de akad bahu Esse é considerado um falso profeta então Eh nós vemos que Yeshua Yeshua masia em momento algum falou contrário à Torá Ah o Então os escritos que trazem né A vida de yeshua não são contrários à Torá eh Yeshua diz que a Torá não foi abolida e tudo da Torá tudo tem
que ser cumprido inclusive o Brit milá a circuncisão né então quando é interpretado a respeito da Brit Me La balev a circuncisão ah do coração as pessoas não entendem porque a circuncisão do coração já foi dado na na Torá a circuncisão da Carne foi dada na Torá e a circuncisão do coração também foi dada na Torá Quando nós vamos pro cfd varim ainda nós vamos falar um pouquinho sobre a circuncisão ah do coração mas uma circuncisão obviamente Ah não anula a outra e é isso que às vezes as pessoas têm dificuldade de compreender o cer
devarim devarim Capítulo ah de número 10 vai falar da aliança né que é feita e ele diz assim no verso 16 de varim ah 1016 circuncisa pois o prepúcio do vosso coração e não mais endureçais a vossa serviç então nós vemos aqui devarim para essa nova geração e você precisa entender que essa nova geração e eu preciso te explicar que as pessoas leem a Bíblia e acha que o povo que saiu do Êxodo é o mesmo povo que entrou na eres ah Canaã que depois foi se tornou erit Israel e eles acham que é o
mesmo povo mas não é porque o primeira geração que saiu do Êxodo essa primeira geração ela morreu no deserto e essa geração era toda circuncisado então eles tinham a circuncisão a aliança o pacto do Brit milá mas essa geração ela foi aos poucos caindo na peregrinação do deserto e a geração que vai entrar agora é uma nova geração então esses filhos que foram nascendo na peregrinação essas crianças que foram nascendo que obviamente agora já são adolescentes ou homens adultos eh e devido à peregrinação que aconteceu essas crianças que nasceram no deserto não foram circuncisar não
foi feito Brit Milar neles não é E aí agora nós vamos ver que durante 40 anos a geração se renovou e nós temos agora um monte de de de Hebreus descendentes de Abraham avino incircuncisos né porque não foram circuncidados durante a peregrinação então Eh o cfer josua livro do Josué no Capítulo de número 5 nós vamos ver então que aad Baru diz assim ó vocês estão incircuncisos Mas vocês vão fazer a circuncisão mesmo que vocês estão Tod esse tempo incircunciso então no capítulo C do ceferi josua diz assim ah verso 2 naquele tempo disse rhen
a yosua faz facas de pedra e torna a circuncisar segunda vez os Bis roel os filhos de Israel então yosua fez para si facas de pedra e circunciso os filhos de Israel no Monte dos prepúcios e esta foi a causa o motivo que yosua circunciso todo o povo que tinha saído da er Mitra os Homens todos os homens de guerra já haviam morrido no deserto pelo caminho depois que saíra do Egito porque todos os do povo que saíam que saíram do Egito da her Mitra eles eram circuncisos mas nenhum dos que nasceu no deserto pelo
caminho depois de terem saído da errai haviam se circuncisado porque 40 anos andaram os B Israel pelo Deserto até acabar toda a nação os homens de guerra que saíram da erm não obedeceram a voz de rashen os quais rhem jurara que não havia de deix entrarem na terra então sete porém no seu lugar pois seus filhos e a estes yosua circuncidou porquanto estavam incircuncisos porque os não circuncidam No caminho agora eu quero aqui então fazer com você uma um um drach uma uma uma comparação não é e eu quero que você entenda hoje nós temos
diversas e diversas pessoas que são descendentes dos filhos de Israel que foram espalhados que foram assimilados que foram tomados na inquisição que foram tomados pela ah pelas conversões forçadas e esses filhos de Israel agora essa geração do deserto né tá perto prestes a entrar mas o texto diz que antes de entrar Kadu disse faça-as a circuncisão eh seja removido o prepúcio para que eles tenham direito à terra para que eles possam herdar a terra E aí aqui agora yosua que é uma figura de masia ele começa a circuncidar circuncisar a esses filhos de Israel e
eu quero então Dizer para vocês que obviamente nós estamos falando aqui em dois níveis de interpretação um nível literal e nós temos também aqui o nível espiritual e a a a Torá ela se interpreta em quatro níveis de elevação não é saindo agora um pouquinho do nível literal e indo para um nível mais Místico nós vemos então que essa circuncisão eh Inicial é a circuncisão do prepúcio do coração como foi dito em devarim Capítulo 10 que eh seria circuncidado o prepúcio do coração e a serviz não seria mais endurecida então yosua que é uma figura
do masia primeiro faz essa circuncisão do coração fazendo com que o coração desses descendentes dos filhos de Israel Ah agora amem a Torá mesmo afastados mesmo na diáspora mesmo através das perseguições mesmo através do antissemitismo esses filhos de Israel eles estão acordando eles estão desejando cumprir Torá eles estão desejando cumprir Shabat eles estão desejando cumprir os yamin tovim as festas sagradas eles estão desejando se reconectar e quem tem feito isso nos corações é Yeshua ou yosua né masia e ele tem circuncidado o coração dessas pessoas para que essas pessoas através dessa circuncisão do coração elas
possam passar a cumprir Torá elas possam passar a cumprir mandamento Ah eu gostaria de ler um texto Então eu quero que você entenda que Yeshua disse que toda a Torá tem que ser cumprida então circuncisão é Torá e circuncisão tem que ser cumprida se alguém aboliu circuncisão se algum suposto ah discípulo de yeshua ou deua fizesse a abolição da circuncisão PR os filhos de Israel obviamente que ele seria considerado como alguém falso alguém mentiroso né e rasv Shalom Deus nos livre que houvesse isso no meio dos taid yua Pois todos os que andaram com Yeshua
que eram discípulos de yeshua eles pregavam a mesma palavra a mesma Torá os mesmos ensinos que yua ramia agora no matio Capítulo 7 no verso de número 13 eu quero acompanhar com vocês palavras de yeshua né o Rabi Yeshua reri ele vai dizer assim entrai pela porta estreita porque largue a porta espaçoso é o caminho que conduz a perdição e Muitos são os que entram por ela aqui então nós já vemos que essa porta religiosa Larga essa porta religiosa sem necessidade de transformação de caráter sem necessidade de mudança sem necessidade de ticum de retificação essa
porta não conduz à vida eterna e muitas pessoas são as que entram por ela estão entrando por essa porta vão se perder no grande dia do juízo vão ter Ah uma grande decepção vão ser condenados vão ter o tormento eterno o castigo eterno perdição eterna não é mas porque Estreita é a porta e apertado é o caminho que leva paraa vida poucos são os que encontram e quem tá dizendo isso aí Yeshua Ah e ele vai dar uma recomendação tomem Cuidado com os falsos profetas porque eles vem vestido como ovelha mas interiormente são Lobos devoradores
e pelos seus frutos o Conhecereis porventura colhem-se uva de Espinheiros ou figo de Abrolhos pois toda árvore boa produz Bom Fruto e toda árvore má produz mau fruto e não pode árvore má dá Bom Fruto nem a árvore boa dá mau fruto agora você precisa entender num nível mais espiritual as palavras de yeshua saindo agora do literal o que Yeshua tá querendo dizer Yeshua tá nos dizendo o seguinte ele tá nos ensinando que um falso profeta ele é reconhecido por seu fruto e o fruto é o ensino Então você agora vai compreender porque ele faz
um um drchá aqui uma uma alegoria e ele diz que a árvore boa dá Bom Fruto e a árvore má dá mau fruto e não pode ser o contrário mas ele vai dizer pode colher uva do Espinheiro ou figo do abrolho E aí quando eu escuto então ele dá esses dois exemplos de Espinheiro e de abrolho eu vou me lembrar então do que aconteceu quando Adam richon Adam o primeiro né adamon quando Adão o primeiro ele transgride e agora kados B vai dar uma sentença por causa do pecado ele diz a terra vai produzir figos
e perdão vai produzir espinhos e Abrolhos e agora Então porque a terra produz espinhos e Abrolhos porque o pecado entrou no mundo então espinho ele é sinônimo de pecado abrolho é sinônimo de Pecado O pecado é sinônimo de transgressão da Sagrada Torá então aqui fica muito claro para nós que Yeshua tá dizendo que o fruto do falso profeta é transgressão da Torá o fruto do falso profeta é ensinar contrário à Torá o fruto do falso profeta é ensinar que a Torá foi abrogado abolida e que não precisa mais ser cumprida Esse é o fruto do
falso profeta então pelo fruto Você conhece então se você quer saber se a pessoa é verdadeira se você quer saber se a pessoa verdadeiramente é uma pessoa Sagrada é uma pessoa Santa é um tadik é uma pessoa kados essa pessoa então ela tem que ter uma vida pautada em Torá tem que ter uma vida pautada na sagrada escritura e agora ele vai dizer assim pelo fruto você vai conhecer se a pessoa diz que é de Deus mas ela não cumpre Torá se a pessoa diz que é de Deus mas ela não cum mandamentos e a
pessoa diz que é de Deus mas ela não tem uma vida pautada nos princípios Morais da Sagrada Torá essa pessoa na verdade é um mentiroso ele é um falso profeta ele vai ser contado como os iníquos e no dia do juízo vai ter a condenação eterna o lago de fogo que arde para toda a eternidade agora o verso 21 matiti 7 você precisa entender que não sou eu que tô dizendo eu tô lendo apenas o texto as palavras do rabi Yeshua raneri ele vai dizer assim nem todo aquele que me diz senhor vai entrar no
ma rut ramai no reino dos céus mas aquele que faz a vontade do meu pai que está no céus e qual é a vontade do pai que nós obedeçamos obviamente a sua palavra que nós obedeçamos a sagrada Torá que cumpramos os seus mandamentos e ele vai dizer olha muitos vão me dizer naquele dia senhor profetizamos em teu nome mas veja que ele disse aqui nos versos anteriores que os falsos profetas eles são espinhos e espinho produz espinho espinho não produz uva espinho produz abrolho não produz figo então o fruto de quem tá apartado da Verdade
é transgressão de Torá e e o fruto de quem tá próximo da Verdade é fruto de obediência Sagrada Torá e ele vai dizer muitos vão me dizer profetizamos no teu nome no teu nome expulsamos demônio no teu nome fizemos Maravilha e o verso 23 infelizmente muitas pessoas vão escutar isso aqui no dia do juízo ele vai dizer então lhes direi abertamente Eu Não vos conheço nunca vos conheci para longe de mim vocês que vivem em transgressão da Torá Isso é o que tá escrito no no 23 na sua tradução talvez tá pratica A iniquidade então
vai agora no Google coloca significado de iniquidade você vai ver que iniquidade é uma palavra grega que significa Viver Sem Lei ou viver sem Torá não é agora Talvez você tá pensando assim mas se eu tive uma vida errada de transgressão Ué eu tive uma vida talvez de transgressão de toral o que eu faço que que eu faço para para para alcançar a salvação que que eu faço para ter a vida eterna se eu fui uma pessoa transgressora aí você precisa Então entender Qual foi a verdadeira mensagem empregada ensinada Qual é abor né abor você
vai ver que yohanan no matio capítulo 3 diz assim apareceu naqueles dias yanan o essor eh pregando no deserto da judéia dizendo arrependei-vos façam T chuva porque é chegado chamai o reino dos céus então Yeshua também quando ia ensinar Yeshua ensinava façam chuva se arrependam né ten um arrependimento mas yohanan ele vai dizer assim ó verso oito produzi pois frutos dignos de alguém que se arrependeu Qual é o contexto que ele tá dizendo aqui o mesmo contexto que yua usa em matiti Capítulo 7 porque a árvore boa tem que dar Bom Fruto e a árvore
má não pode dar Bom Fruto e ele diz assim oh que Yeshua masia ele tá com o machado e o machado vai ser colocado na raiz da árvore e toda árvore que não dá Bom Fruto vai ser cortada e lançada no fogo então ele vai dizer assim ó eh verso 10 Mati tiaro Capítulo 3 e também agora está posto o machado na raiz da árvore toda árvore pois que não produz Bom Fruto é cortada e lançada no fogo Então veja aqui o que espera os transgressores o que espera os pecadores o que espera os ímpios
é o fogo eterno é o juiz eterno é a condenação eterna né e é extremamente importante que você tenha em consideração que haverá o juízo que haverá a condenação eterna e no dia da condenação a placa da denominação não vai ajudar ninguém no dia da condenação a a vertente religiosa não vai ajudar ninguém no dia da condenação A Única Esperança que nós temos é a bondade de akad baru através de uma vida de santificação de uma vida de retificação de uma vida de T chuá nos arrependendo das nossas transgressões nos arrependendo dos nossos pecados agora
eu pergunto para você como é que você demonstra arrependimento a para achá que nós estamos falando aqui é e supliquei não é Então veja que moch era bem no um homem muito T sadique mas por um erro por uma falha foi impedido de entrar na Terra Prometida Agora imagina quantas pessoas vão ser impedidas de entrar no mal rut rashami por erros que cometeram por transgressões e obviamente não faça confusão tô dizendo que moocher Abino não é alguém que tem a vida eterna eu tô dizendo que na vida que Ele viveu ele foi impedido de entrar
na terra mas é um grande sadique e obviamente que na ressurreição dos Mortos ressuscitará com todos os justos para a vida eterna Agora eu quero que você entenda que nem todos vão ressuscitar haverá uma ressurreição para a vida e uma ressurreição para a morte e o desprezo eterno e essa ressurreição para a morte e para o desprezo eterno é para todos aqueles que não vão ter direito a ressurreição para a vida quando nós vamos na revelação no livro das Revelações Você conhece como Apocalipse nós vamos ver um juízo e as pessoas não estão Preparadas pro
juízo não estão Preparadas para serem julgadas Apocalipse Capítulo 20 vai dizer no verso 11 eu vi um grande trono branco e o que estava sentado sobre ele de cujo a presença fugiu aéra e o céu e não se achou lugar para eles e eu vi os mortos pequenos e grandes que estavam diante de Deus de akadu e abrir AB ir-se os livros e abriu-se outro livro que é o livro da vida e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros segundo as suas obras as pessoas estão te enganando Estão dizendo que a
salvação é única e exclusivamente pela fé que você não precisa ter obras que não vem de obras para que ninguém se glorie mas estão distorcendo os escritos de xalia porque x ralia não tá falando dentro Nesse contexto já rachal tá falando dentro um outro contexto se você não entender esse contexto você vai distorcer e você vai achar então que a pessoa mesmo tendo uma vida de pecado uma vida de transgressão uma vida de fornicação uma vida de adultério essa pessoa acha que se não é por obras Então ela pode ter uma vida ah rasv chalom
Deus nos livre de Pecado de transgressões e ela vai ter direito à vida eterna mas na verdade essa pessoa tá se enganando como yacov você conhece como o Thiago disse que a pessoa que ela ouve as palavras da Torá mas não pratica é como alguém que contempla a sua face no espelho e logo vai e se esquece da sua face assim é aquele que não pratica a Torá agora veja que ah o texto não sou eu que tô dizendo tá escrito ele diz assim que os mortos foram julgados pelas obras pelas ações pelo que fizeram
através do corpo ah e o verso 13 também diz e cada um foi julgado por suas obras e a morte e o inferno foram lançados no Lago de fogo e esta é a segunda morte aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no Lago de fogo e aí talvez você vai dizer assim para mim não mas e como então eu sei quem tem o nome escrito no livro da vida e quem não tem o nome escrito no livro da vida porque aqui nós estamos vendo tá muito claro que quem tem o
nome escrito no livro da vida tem a vida eterna quem não tem o nome escrito no livro da vida não tem a vida eterna e então eu vou dizer para você que se você transgride se você peca se você é um fornicador um adúltero um roubador se você é um mentiroso você é um idólatra se você invoca o nome de achem em bão se você transgride os mandamentos da Sagrada Torá então o seu nome é Riscado do livro da vida você não tem a vida eterna tá escrito Ah no no sefm no Capítulo 32 quando
mochera beino tá intercedendo pelo povo de Israel que havia cometido pecado de idolatria um pecado muito grave e muito sério e aí ele tá intercedendo pro povo ser perdoado e Ren não vai perdoar o povo rhem tá e ressentido com a idolatria do Povo e aí moché diz então se não perdoar o povo risca meu nome do livro que o Senhor tem escrito que é o livro da vida e aí CAD vai dizer não não vou riscar seu nome eu só vou riscar o nome daquele que pecar contra mim então leia comigo 32 timot 32
o verso 32 moxar benino diz agora pois perdoa o pecado desse povo sen não risca me peço-te do teu livro que tens escritos eadu vai no verso 33 dizer então disse ren a mê aquele que pecar contra contra mim a este eu riscarei do meu livro então akad b o Deus santo bom o justo tá dizendo que todo aquele que pecar contra ele que transgredir contra ele esse vai ser Riscado do livro que ele tem escrito então Eh você precisa entender você precisa compreender que a obediência aos mandamentos da Sagrada Torá São extremamente necessários são
extremamente importantes para que você possa se manter num caminho de santifica para que você possa se manter num caminho de santidade e yacov Ah você conhece como Tiago ele vai falar sobre a necessidade de cumprirmos mandamentos então ah o yacov a epístola de yacov Ah o Tiago você conhece assim dessa forma no capítulo 2 vai dizer assim porventura nosso pai avraham não foi justificado pelas obras quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque bem vz que a fé e cooperou com as suas obras e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada e cumprindo-se a
escritura que diz e Creu Abraham em Deus e foi-lhe isto imputado como justiça e foi chamado o amigo de Deus verso 24 Leia parece que não tá escrito na Bíblia das pessoas né vede então que o homem é eu quero que você leia comigo na sua Bíblia pegue ela agora abra abra coloque nos comentários aqui por favor amor o verso 24 de Tiago 2 Coloque aqui não é tá escrito assim ó vede então que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé Então isso é Bíblia isso eh yacov n eh um dos
ah Colunas da quil primitiva tá dizendo que o homem é justificado sim pelas obras como é Então ora veja bem que as pessoas vão dizer que não existem obras porque xalia disse então nós temos aqui um problema porque X ensina uma coisa e yakov ensina outra coisa só que yakov ele andou com com com com Yeshua ele conviveu com Yeshua e e shau ralia foi por uma revelação e eu não tô desmerecendo O Chamado de de de shau ralia não não me entenda mal não é isso que eu tô dizendo mas eu tô dizendo que
as palavras de xau ralia foram distorcidas Ele não disse o que estão dizendo o que ele disse ele não anulou a lei não abrogo xixa ralia ensinou dessa forma nós temos um problema talvez com tradução ou com a forma com qual eu interpreto agora a segunda epístola de kefa você conhece como Pedro Ah no seu último capítulo da epístola no Capítulo de número três vai tá escrito assim ah no verso eh de número 15 kefa vai dizer assim ó e tende por salvação a longaminidade do nosso senhor como também o nosso amado irmão Jaú vos
escreveu segundo a sabedoria que lhe foi dada só que o verso 16 presta atenção nisso tá escrito assim falando disto como em todas as suas cartas entre as quais há pontos difíceis de entender que os indoutos os inconstantes os desprovidos de conhecimento distorcem igualmente a todas as outras escrituras e fazem isso para a sua própria perdição então eu mostrei para você o texto de yacov e Thiago Tô mostrando para você o texto de kefa Pedro e eles estão dizendo que as os ensinos de xau ralia foram distorcidos as pessoas distorceram a forma que shal rashal
ensinava e por causa dessa distorção Então essas pessoas estão fazendo paraa sua própria perdição não é mas nós não somos daqueles que creram pra perdição Mas nós somos daqueles que creram paraa salvação e aquisição da vida eterna então que nós amos nessa para para e supliquei que nós possamos suplicar aadu por sua infinita bondade e misericórdia que nós supliquemos por conhecimento que nós supliquemos por sabedoria que nós supliquemos para podermos entrar na Terra Prometida para entrar no mundo vindoro que tenhamos os os méritos de yua ramia sobre as nossas vidas para que nós possamos alcançar
o Alan rabá para que nós possamos alcançar a o mundo vindouro essa é um pequeno resumo da parax ranan obviamente que a para chá vai tratar de muitos outros temas importantes mas nós a assim ah propusemos tratar apenas dessa parte introdutória Pará também vai falar dos mandamentos da torada das 10 palavras eh e ela vai falar também do CH Israel que é o alic da Fé Judaica agora não existe verdadeira fé se não tiver pautada a no texto da paraan né que vai fazer aqui novamente o o a menção aos mandamentos deu novim Capítulo 5
né ele vai então fazer a repetição dos mandamentos da Torá e depois ele chega no capítulo 6 e vai falar qual é o Alice da lei né [Música] is E aí depois ele vai vir com todas as palavras aonde nós recitamos essas palavras a levantarmos e a nos deitarmos [Música] n então amar Deus todo teu coração com toda tua alma e com todas as tuas Posses n [Música] [Música] então ele tá dizendo que nós temos que falar dessa palavra quando ensinarmos pros nossos filhos assentado na nossa casa andando pelo nosso caminho deitando e levantando nós
vamos atar como sinal nossas e vai ser como frontal nos nossos olhos que é o tefilin que nós usamos nós vamos P no umbral da nossa casa que a mes usá que nós colocamos e nos nossos ah portões Então essa é a essência da Torá Quando você vai ver o texto yua falando perguntando qual é a essência da Torá Qual é o maior mandamento ele fala Israel a as pessoas não entendem Qual é o contexto quando ele diz que essa Essência O que que tá antes disso os 10 mandamentos as 10 palavras Então as 10
palavras não ter não fazer idolatria Ah não fazer imag decultura Ah não invocar o nome de achei em vão ah cumprir Shabat então não adulterar não matar ah não roubar não dar falso testemunho não comensar o que é do próximo então o shim Israel na verdade diz essas palavras Mas quais são as palavras que antecedem então são essas 10 palavras não é então qualquer denominação qualquer religião qualquer fé que não ensine as 10 palavras que não ensine o shá ela tá contrária aos ensinamentos de yeshua tá contrário aos ensinamentos do masia por mais que as
pessoas possam ficar ofendidas que as pessoas possam ficar chateadas mas essa é a verdade da Sagrada Torá e nosso compromisso é com a verdade não é da Sagrada Torá então que a kadoch Bauru conceda a todos vocês a um Shabat Shalom vc deixo para vocês pra família não é para você que entendeu a verdade da Sagrada Torá e que você possa eh cumprir os mandamentos da Torá se elevar em prática né se a aando com nos méritos de Shalom Shalom