quando Criei este canal meu objetivo era e ainda é compartilhar o conhecimento que adquiri através dos meus estudos e da minha prática como terapeuta esperando que de alguma forma essas informações possam ajudá-lo em sua jornada de autodesenvolvimento não há como negar que gostamos de dividir o que aprendemos existe uma alegria especial em compartilhar nossas descobertas Afinal não somos feitos para viver sozinhos por muito tempo como escreveu cess Lewis precisamos dos outros física e emocionalmente precisamos dos outros até para conhecer a nós mesmos quando passamos muito tempo isolados tendemos a nos tornar abstraídos tímidos ou até
mesmo um pouco esquisitos perdemos a noção da realidade e da alteridade Ou seja a percepção de nós mesmos em relação aos outros é comum começarmos a falar sozinhos ou até mesmo criar figuras humanas ou humanoides para simular a presença de companhia lembre-se do filme O Náufrago onde Chuck isolado em uma ilha deserta passa a conversar com uma bola de vlei casos semelhantes são relatados por detentos que após anos em confinamento Solitário sofrem graves consequências psicológicas incluindo Psicose alucinações instabilidade emocional e perda de memória isso ilustra bem como não suportamos ficar sós por muito tempo tempo
no entanto nos dias de hoje parece haver uma exaltação da Solidão muitas vezes ignorando os malefícios que ela também pode trazer pior ainda algumas pessoas podem estar se iludindo ao afirmar que gostam de estar sozinhas quando na verdade a internet e o contato com outras pessoas virtualmente amenizam a sensação de uma solidão verdadeiramente sentida se elas realmente não se comunicassem com ninguém aqui no YouTube encontramos diversos vídeos exaltando a solidão como Libertadora ensinando a não ligar para a opinião dos outros a sermos autossuficientes a desenvolver autoestima entre outras promessas e claro é inegável que o
estado de solidão tenha sua importância eu mesmo já falei em outro vídeo aqui do canal sobre os benefícios de tirar um tempo para si diariamente muitas das grandes obras da humanidade foram criadas na solidão por pessoas que se isolaram temporariamente para produzir algo significativo contudo esses indivíduos sempre retornaram ao convívio social para compartilhar o que criaram sua solidão foi estratégica não permanente ou ressentida se você de fato está procurando por desenvolvimento pessoal você precisa ser acima de tudo honesto consigo mesmo e isso é entender que você não é autossuficiente e nem totalmente independente como escreveu
Aristóteles há mais de 2400 anos quem não precisa de ninguém ou é um animal selvagem ou é um Deus tá certo que niet pegou essa frase e acrescentou que falta o terceiro caso é preciso ser as duas coisas mas veja como ele passou os seus 10 últimos anos de vida louco incapacitado e doente com uma certa mania de grandeza e sendo cuidado pela irmã e pela mãe antes dela morrer se não fosse por elas ainda que a irmã tenha tentado deturpar suas obras nietz não teria sobrevivido por tanto tempo o problema surge quando encaramos a
solidão como um objetivo final algo a ser alcançado e mantido na verdade nunca nos acomodamos completamente nesse estado de solidão George minoir em seu livro A história da Solidão escreve a sociedade contemporânea que em nome do individualismo da liberdade e do direito à felicidade impele todos a firmar-se e a realizar-se é ao mesmo tempo uma formidável máquina de produzir angústia e solidão negativa porque a solidão é como o colesterol existe o bem e o mal divididos entre a necessidade de amor e o desejo de independência muitas pessoas enfrentam uma solidão para a qual não estão
prepar a busca pela independência absoluta muitas vezes é apenas uma maneira de mascarar desilusões por vezes quem insiste em afirmar que não precisa de ninguém está no fundo clamando para que os outros percebam suas necessidades na história Jean jaqu Rousseau o filósofo Iluminista do século XVII é um exemplo clássico do ser humano que se torna ressentido e Solitário tentando provar que não precisa dos outros mas mesmo assim faz questão de escrever que não precisa dos outros em suas confissões ele revela ser amado por tudo que de mim se aproximava era o mais ardente dos meus
desejos não conhecia nada tão encantador como ver todo mundo feliz comigo embora pouco sensível ao elogio eu era muito sensível à vergonha roussea percebeu no entanto que as pessoas sempre ou viam de acordo com suas próprias interpretações ignorando que ele realmente é era ou acreditava ser frustrado ele escreveu os homens persistem em me ver como completamente diferente do que sou deixe-os me ver se puderem Mas isso é impossível para eles eles nunca verão em meu lugar exceto o Jean Jax que eles fizeram de acordo com o seu coração para odiá-lo à vontade esse ressentimento levou
a romper com a sociedade abandonar seus filhos e viver recluso preferindo escrever a conversar com ASO pessoas ele confessou teria gostado da sociedade como qualquer outro se não tivesse certeza de ali mostrar-me não só para desvantagem minha como bem diferente do que sou o partido que tomei de escrever e esconder-me é precisamente o que me convém bom talvez ele tivesse escrito essas confissões na esperança de um dia ser finalmente compreendido e com o lapso dos valores coletivos do século XVII especialmente após a revolução francesa que inclusive foi muito influenciada pelas ideias de Rousseau o ser
humano enfrentou um dilema sentiu-se livre da supostas amarras da igreja das instituições e dos papéis sociais que norteavam o comportamento humano mas também se viu desamparado sem saber como lidar com a liberdade recém-conquistada como orteg gassed escreveu sentimos que somos capazes de realizar mas não sabemos o que realizar dominamos todas as cois mas não somos donos de nós mesmos nos perdemos em nossa própria abundância esse desmoronamento das tradições gerou Dois caminhos principais de um lado o individualismo extremo focado na autorrealização e no consumo e do outro o coletivismo que buscava igualdade e fraternidade ambas as
abordagens têm seus perigos enquanto o individualismo exagerado pode levar ao isolamento o coletivismo Acer bado pode suprimir liberdades e até justificar regimes totalitários que foi o que aconteceu durante Praticamente todo o século XX o que muitas pessoas não percebem é que a busca pela autorrealização imposta pelo individualismo pode se tornar uma armadilha devido ao comportamento mimético do ser humano tendemos a copiar muitos comportamentos e aspectos daqueles que são responsáveis por disseminar um estilo de vida específico em geral essas pessoas eram os burgueses no século XIX com a crescente libertação dos papéis sociais e a desintegração
das instituições inúmeros foram os exemplos de ideais românticos que exaltavam a solidão como libertação e autoafirmação mas o que acontecia na prática eram burgueses enclausurados e frustrados em seus apartamentos silenciosos esperando que encontrariam no luxo a felicidade o pequeno funcionário público teiro devorado pela sua profissão onde pensaria que ali encontraria sua realização a mulher entediada com um casamento onde decidiu buscar nas relações extraconjugais novas experiências e Sensações e se viu cada vez mais frustrada porque percebeu que não era o externo que a preencheria essa dualidade entre a pressão por afirmação pessoal e a necessidade de
conexão com os outros ilustra a complexidade humana e que foi passada para o nosso tempo nem tudo é Preto no Branco tanto o individualismo quanto o gregarismo tem seu lugar mas é no equilíbrio consciente entre os dois que encontramos uma vida mais plena e significativa hoje a busca por autorrealização e a independência absoluta parece estar corroendo tanto as relações sociais quanto o próprio indivíduo como George minoir afirma o espírito de independência se é manifestado por um e por outro é muitas vezes Apenas uma camuflagem a maquilhagem de uma solidão tanto maior quanto esconde o que
não ousa confessar por orgulho e medo de revelar as suas fraquezas é quase certeza que ninguém optaria por ter tudo e viver uma vida completamente realizada sob a condição de ser reduzido à solidão mesmo que alguém possuísse todos os bens a vida se tornaria um verdadeiro inferno sem a presença de amigos ou de um parceiro ou de uma família pois a alteridade é condição necessária para a descoberta de si próprio nosso eu é resultado de nosso próprio desenvolvimento junto das condições externas a nós ao contrário do que muitos pensam Karen horney uma psicanalista alemã escreveu
que é um indício de saúde mental ser capaz de exprimir desejos por afeição satisfação auxílio e ade ou até mesmo lutar por eles e não tentar inibir ou reprimi-los quando essa necessidade por afeto não é correspondida ela pode ser reprimida então manifestada na forma de poder sobre os outros ou como ressentimento afrouxando as relações e causando orgulho pela própria condição solitária não adianta você falar que todo o homem não presta ou de que toda mulher não presta ou postar um textão nas redes sociais dizendo que se de se relacionar com as pessoas e de que
agora o lance é entre aspas focar em si mesmo isso só mostra que você está tentando esconder um conteúdo emocional que te afetou com uma aparente resignação mas essa máscara de autossuficiência é prejudicial ainda mais na nossa cultura atual que se baseia economicamente na competição individual um estudo realizado pelo serviço de proteção ao crédito o SPC Brasil apontou que o mo da maioria dos pedidos de divórcio por parte das mulheres está atrelado a falta de dinheiro ou controle financeiro total por parte do marido mais até do que ciúmes ou organização de papéis sociais com a
quebra dos papéis sociais e da maior liberdade de escolha perante as realizações pessoais ao longo dos últimos dois séculos o indivíduo foi ficando cada vez mais atomizado e desacreditado de que o outro Poderia lhe servir de grande ajuda toda uma indústria do consumo foi criada baseada nesse novo ideal de autoafirmação o culto a Deus foi sendo substituído pelo culto ao dinheiro à beleza e à saúde a categoria do ter ao invés do ser foi rompendo cada vez mais os laços sociais Enxergando as fraquezas dos outros como uma oportunidade para a vantagem própria Só que essa
atomização é explicada por George minoir o homo consumé habilmente condicionado pelas Poderosas firmas da economia mundial mantém-se no Sutil equilíbrio inconsciente entre o gregário e a originalidade é o homem massa denunciado Por orteg gass que devem seguir as grandes tendências de consumo e personalizar superficialmente suas compras ser único e semelhante E para isso ele deve estar suficientemente isolado para ser mais facilmente influenciado e suficientemente ligado à massa para sentir as mesmas necessidades artificiais criadas pelos produtores desde cedo as crianças iniciam a vida Considerando o outro como um competidor o que já é em si um
fator de solidão nessas bases o indivíduo cresce e vê-se preso a uma organização laboral que privilegia a vigilância e a competição e se algo der errado nesse percurso a responsabilidade e a culpa é toda deles pois foram ens ados que o mérito e o fracasso dependem inteiramente deles e de mais ninguém Outro fator que acarreta o sentimento de solidão mascarada de autoafirmação É engendrado principalmente pela promiscuidade o contato superficial e rápido com outras pessoas aplicativos de paquera relações desinteressadas que visam apenas o sexo casual e a pornografia de fácil acesso aumentam cada vez mais o
sentimento de indiferença em relação ao os outros enxergando como mero meios para atingir um fim próprio Isto é a própria satisfação e Prazer pessoal mas como explica o psiquiatra Victor frankel muitas vezes é o desejo pelo prazer que ocupa o lugar da vontade de sentido frustrada mas o desejo de prazer não só contradiz o sentido individual como se autodestrói a própria busca pela felicidade impede a própria felicidade Quanto mais buscamos a felicidade mais ela nos escapa isso porque aquilo que ainda não alcançamos sempre é fantasiado como sendo melhor do que aquilo que já temos encontros
efêmeros não acontecem somente Em relacionamentos amorosos mas a simples multiplicação de encontros entre as pessoas sem nenhum tipo de contato ou relação mais próxima aumenta e muito sentimento de solidão isso acontece muito com pessoas que moram em cidades grandes sendo quase impossível estabelecer um sentimento de tribo hoje em dia você encontra mais pessoas em um único dia do que um camponês medieval conheceu em toda a sua vida como escreve George minois o homem moderno submerso em imagens Já não sabe ver mesmo quando olha não vê ou vice-versa o mundo passa diante dos seus olhos com
tal velocidade que ele ultrapassa sua capacidade física de registro e sua capacidade psíquica de empatia fonte de Sofrimento para todos aqueles que assist tem um olhar Os relatos autobiográficos estão repletos dessa observação a nossa solidão atual atinge o Seu Clímax paradoxal é claro com as redes sociais a comunicação mediada pelas redes sociais é frequentemente superficial permitindo mentiras manipulações e rupturas instantâneas mais facilmente do que na vida real ao multiplicar esses contatos sem profundidade reforça-se a sensação de isolamento mesmo em meio a uma aparente interação constante a sociedade eletrônica traz uma nova forma de solidão não
mais a do eremita isolado mas a do comunicador conectado fenômenos como os hiik komori no Japão ilustram essa realidade com jovens que vivem reclusos e interagem apenas por meio de telas Além disso as ferramentas de comunicação como telefone e e-mail intensificam o isolamento ao materializar o silêncio um telefone que não toca ou uma caixa de e-mail vazia são testemunhos cruéis de desconexão enquanto o diário íntimo dava lugar a confidência privada as redes sociais promovem um exibicionismo que substitui a solidão privada pela solidão exposta Desde a antiguidade o ser humano foi visto como um ser social
o homem primitivo pensava e agia coletivamente sem os seus semelhantes o indivíduo não era nada o termo participação cunhado pelo antropólogo francês lucien lev brw captura A Essência dessa psicologia tribal participação mistique se refere à maneira pela qual o homem primitivo era psicologicamente fundido com os outros a sua psique existindo em um estado de unidade ou identidade inconsciente com o seu clã com a formação das primeiras civilizações e o crescimento das sociedades as pessoas se fortaleceram em laços familiares encontrando nelas uma oportunidade para exercerem as suas virtudes a noção de pessoa ou seja um ser
individual dotado de liberdade e de escolha só foi desenvolvida com os primeiros monges cristãos que foram viver em comunhão com Deus nos desertos mesmo em estado de solidão esses monges se encontravam espiritualmente ligados a alguém do renascimento ao iluminismo e chegando até a modernidade isolar-se sempre foi considerado uma atitude suspeita e vista como não natural e a tecnologia contemporânea nos colocou em um novo dilema permitindo que todos estejam isolados e permanentemente ligados a todos os outros mas ainda não conseguimos medir com precisão os impactos disso mas como escreveu George minois esta inovação que está fadada
a produzir uma verdadeira mutação do cérebro humano da psicologia e da cultura escapa ao problema da solidão não o faz desaparecer D um novo rosto e torna o mais insidioso porque a tela do computador ou do telefone mais do que uma janela para o mundo é um espelho no qual olham milhares de milhões de Narcisos a nova solidão chama-se comunicação por fim não é necessário que sigamos o caminho de Christopher Mendel protagonista do livro na Natureza Selvagem que também foi adaptado para o cinema mend acreditava que viver como um Globo Solitário lhe proporcionaria a verdadeira
felicidade no entanto ele acabou descobrindo Tarde Demais infelizmente uma lição fundamental que deixou registrada na esperança de que alguém a encontrasse assim como todo Solitário a felicidade só é verdadeira se for compartilhada Não esqueça de conferir o primeiro comentário fixado e a descrição do vídeo para encontrar as recomendações de leituras complementares eu sou sou Felipe Luiz terapeuta e escritor até a próxima [Música]