Como começar a ler Marx? | Aula aberta com Jorge Grespan

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TV Boitempo
O evento de lançamento do livro "Marx e a crítica do modo de representação capitalista", de Jorge Gr...
Video Transcript:
boa noite gente tudo bem é um prazer estar aqui é muito grande eu falar isso coutinho nenhum show é ela quem me feliz com o convite tanto tempo na casa pela então muito obrigado a falar conta botelho de novo o convite eu gosto muito mistério mário vez é o prazer da aqmi em rosa eu sou muito fã do então eu falei meu deus nem roupa para um negócio desses então foi semanas de preparação aqui é eu fiz isso na verdade eu roubei uma colinha com a linha eu pedi então a gente rouba as pessoas e
aí a gente estava conversando de apresentar é o personagem principal que eu estou apresentando vamos lá já estampa professor titular do departamento de história da faculdade de filosofia letras e ciências humanas da usp é autor do único ativo capital iluminismo ea revolução francesa e max ea crítica do modo de representação catarinense bom gente tava conversando esse primeiro bloco e chegou a um pouco de começar a ler marx por onde começar de novo e depois a gente vai falar um pouco próximo nível do do trecho aqui porque eu estava falando direitinho bom voltar voando muito né
responde pra mim falar é mas eu fico feliz que a gente faça esse ponto atrás do adversário mas falando também como começar a ler marx e eu acho que todo mundo tem uma história muito parecida copinha no sentido de eu comecei em plena dando manifesto essa pergunta pode fechar 5º 4º vermelho já sai com o carro depois mardell sai falando de comunismo e sim pra todo mundo e aí valeu capital foi o que eu fiz com 14 anos eu falhei e geralmente não deu e aí eu voltei um pouco atrás de outras coisas e eu
ainda não sou um santo natal então a gente vai falar um pouquinho disso agora vou passar a palavra protestante ac milan e espero escutar hoje a lua parece muito obrigado pela apresentação empregado também o convite o tempo claro também o convite mas ela superou a russa também nesse convite e muito grato todos vocês com que um bom jogo e me preparei um pouquinho pra pensar em como responder essa pergunta de como ler como começar a abrir o capital uma mãe do menino max uma boa introdução com isso depois pensei pensei e chegar a uma conclusão
depois da outra e outra e no final não sei se eu tenho acompanhado a equipa a apresentar para vocês é esse problema que ela estava falando é é a real mas que também tem uma coisa que ela tinha 14 anos né e portanto também lembro que quando eu tinha uns 12 eu fui me meter é platão e há evidentemente que não entende a nada mas isso não impediu de tentar empatar de novo dar folga a corrida mais velho então é um caso uma todo de como começar de mars tem a ver com o tipo de
interesse que cada um tenta 129 uma fórmula única tem a ver com um tipo de interesse contínuo de formação se uma pessoa vem da área de economia ou tenham interesse em economia então acho que o capital ou a crítica da época temos a crítica da velha política é um bom começo pode ser um começo se a pessoa vem da área de história já tem um certo conhecimento de história o 18 de brumário é um belíssimo começo mas não é todo tomara que ele pressione israel a um certo conhecimento que que o assunto de que max
está falando né max é tá fazendo um trabalho digamos assim é um pouco jornalístico mas um tipo de jornalismo muito especial que não é o jornalismo de reportagem ele não está contando tudo seu leitor uma coisa que não era sabida ele está fazendo uma espécie de comentário ele tá pressupondo que o leitor sabe aquilo porque 1852 quando escreveu este livro os leitores conheciam o que estava acontecendo na frança o ovo estado de lisboa a bater tivessem acontecido então as pessoas estavam mais - por dentro daqueles vários grupos sociais aquelas marcas peculiares liderança na frança o
outro lugar da europa que uma funciona então produto e adorou o estúdio estudante o estudioso de história interessado no 18 de brumário é um bom começo o manifesto comunista eu acho que no final das contas é um começo bom para todo mundo mas o problema todo por onde quer que se encontre aqui no caso é o seguinte é como qualquer outro clássico o max também um autor que não dá pra ler uma vez só na vida não dá pra ler um livro dele e pensar se encontra se livre de qualquer autor clássico é assim mesmo
não existe um grande romance clássico também a gente quando renê muitos anos depois um grande romance a gente estudou e se surpreende com quase que esquecido né passagens ou então a gente adquiriu uma capacidade de percepção uma sensibilidade maior então isso acontece com max também então dá pra ler o manifesto comunista e depois de outros livros dele em outros livros em geral quando voltar ao manifesto vai perceber melhor serve os pressupostos certas coisas que estão implícitas ali e que a gente fazer uma leitura joão percebe então eu recomendaria cirúrgico quiser fazer uma coisa genérica começar
pelo manifesto sim né mas só pelo manifesto comunista sim que no caso é o seu interesse maior forem história passado o juro primário se o interesse for maior foi em filosofia aí sim é bom d na ideologia alemã é um livro bem complicada porque para começar não é um livro como se sabe hoje né é um conjunto de manuscritos que o max velho se inscreveram e que eles inclusive desistir de publicado o livro saber dessa história e deixaram a famosa crítica a gordura dos ratos o que aconteceu de fato na inter o tempo de vida
do emg os manos dele estava guardado o gato já tinha começado a correr e de modo que de um já primeira edição da ideologia alemã de 1832 tenho uma carta do lucas que participou do processo de edição ele era um dos funcionários da américa na média a primeira merda né que foi existiu entre 1800 e 1937 o papa 1927 em 1937 entrei nesses dez anos eo tio de onde nunca tinha um dos funcionários também piazza e ele conta como como é difícil às vezes tinham que subir imaginar que aquela letra que estava voltando da palavra
porque ele tinha uma um problema assim que ele tá quieto esse aqui meu dinheiro e piá a lhe colocar a palavra capacidade mesmo de dedução e imaginação isso já em 32 agora a coisa foi muito complicado mas um pouco mais tranquila pelas novas tecnologias de trabalho do papel de impressão e de computadores computadorização que foram feitas justamente para trabalhar essa nova decisão de trocar de marcha saiu muito bem sabemos que é um livro fragmentar e que portanto nem sequer um livro é um conjunto de manuscritos ser uma ordem estabelecida no entanto é interessante porque alejos
tamente o max e o em deus eles estão fundando a nova a nova perspectiva o novo ponto de vista histórico filosófico deles que eles então passou a ser chamado classicamente de materialismo histórico estão formando ali em diálogo direto com outros autores então vale a pena apesar da dificuldade e essa dificuldade tem que ser conservada né a atividade de um texto fragmentado vale a pena ler e e aí vai ficar uma hora que vai ser inevitável a leitura do capital então tento as estratégias possíveis de leitura do capital a primeira o max o próprio max tinha
recomendado proms os amigos enfim se inscreveram para ele dizendo que estava o grupo que queria ler certa é o capital as que começaram a perder o capítulo estava muito difícil então lado sugeriu que eles lessem os capítulos históricos como tronado sugeridos punem as primeiras os primeiros capítulos elee os capítulos históricos ou seja já lêem o capítulo 8 a jornada de trabalho depois do capítulo 11 principalmente o 12 a manufatura depois de treze máquinas fator de grande indústria ou melhor só pela indústria e depois do capítulo 23 que a lei geral da acumulação capitalista depois do
capítulo 24 que é o da acumulação primitiva isso interessante então proclamados recomendo isso aí é se a pessoa sente uma dificuldade muito grande na leitura em do começo por outro lado uma vantagem que a gente tem e que os autores antigos não tinham é que a gente tem um monte de comentadores comentários e comentadores dias de leitura um porque a mesma noite está publicando a do ra fernando o disco de 39 que é um cara muito interessante né e e tem vários dias de leitura é mais ou menos o caso da lógica de reino no
tempo que o lenny estava dentro da lógica do joelho é que o júri que na primeira guerra mundial e fica indignado com a obscuridade que alguns textos de algumas passagens da lógica do reino unido na i escreve tão sonhado emprego ações assim dentro tipo puxa dificuldade agora que entende e refaz as setas certas formulações que o rio tinha obscurecido mas hoje em dia fica bem mais fácil porque hoje em dia tem tem um monte de comentadores também da própria loja até aquele momento então é um dos textos antigos e muito bons para leu o capital
que é justamente nesse nome né e se chama é ver nessa estrutura do capital de marx do os dons que que era um artista polonês que andou pela pj revela era mocinha tava na pna na revolução russa de 1917 e depois emigrou para os estados unidos e acho que foi um pouco antes da segunda guerra mundial e e lá e depois da cidade de detroit ele imaginou claro que como na web um grande pólo automobilístico dos estados unidos na revolução dos estados unidos de conversar lá e então ele foi para detroit a nossa imagem do
bnb não é à toa que o sistema político dos estados unidos fez isso as duas cidades de trotes né não é à toa que a tropa é um dos dos bastiões aí do eleitorado do detran o time foi pra lá e prometeu trazer às empresas de volta da eletrônica claro que não tão interessante devendo detroit foi esvaziada como as grandes empresas comemora uma central perdeu a importância que ela tinha no para com o pacto social o que o mundo político dos estados unidos naquela época os dons de qualquer maneira quero falar foi pra lá de
interessante ele descobriu na biblioteca pública um exemplar dos grupos disse o exemplar dos blancos aquele primeiro primeiro vamos assim um esboço primeiro grande desgosto do capital do max e eles se dão conta do que era aquilo que era o primeiro grande expulso do capital que depois o próprio max um público guardou fez um segundo grandioso terceiro finalmente comecei a escrever paulo capital pelo menos um livro é um então nós que escreveu seu livro gênesis estrutura do capital de matos em que discutir a estrutura da obra e não só a gênese ou seja então ele vai
dando os passos de leitura explicando a arquitetura da obra então por isso é interessante também e esse texto já está traduzido e publicado pela portuguesa no tempo né faz pelo menos uns 15 anos lá pela editora não é uma lista 0 discurso editorial na época o departamento de filosofia da usp e é interessante só usou para completar a pensar na minha fala o os dons que o interessante é o nome do livro inglês porque eu gosto do público alemão cujo título é mais meus pais a parecido com o português levou portuguesa desceu português brasileira traduziu
do alemão mas ninguém ficou interessante é um título bem diferente se chama de mckinnon maiores capital e se deu conta que o uso comum de ser uma espécie de making off como tentamos nos nos dvds nessas temos estas que aparece o making of do filme então é isso que nossa espécie uma certa maneira os grupos e somente 9 e e já abre muita muita perspectiva para o interior na capital vamos enfim eu tô falando dessas obras notas ele para encorajar vocês ah ah ah ah ele o capital e não simplesmente fazerem essa passagem direta para
os capítulos históricos começar mesmo pelo capítulo 11 e aí tento google docs que tem honrar v e vii tem vários autores que podem ajudar vocês a fazer essa nessa entrada assim nese como se fosse quase um comentário mas um comentário introdutório é um comentário de segundo nível comentário que o preso contou no livro então eu acho que o capital é bom vai ter que ser enfrentado no momento pra todo mundo que lê o nariz e e aí o importante é detalhe consciente na leitura do capital pra tem tudo não só para aquilo que o max
disse mas pra maneira concorre pela maneira como ele diz não só o que ele diz mas como ele diz e qual é a relação entre a forma de exposição e o conteúdo do que ele fala eu sei que a luta vai fazer essa mesma sessão com outros com outras pessoas então deixo aqui a minha a minha sugestão de leitura e depois outras pessoas que vão dar continuidade nessa discussão de como normativo como começar a ter match certo vão dá outras dicas pra vocês uma coisa que deu certo para encarar o capital vai fazer um disco
tão funcional é isso sou o primeiro é meu primeiro time campeão segunda metade não ficou para trás mas né eu muito certo vamos lá bom agora é sobre a segunda parte a gente vai falar esse pan e eu tenho a breve coloque de novo que não funciona sem cola gente que pode cash agente j então pode falar errado ao vivo tem que ter qual vem jeito então vamos lá em março ea crítica do modo de representação capitalista professor jorge grespan recupera o conceito de modo de representação parte fundamental da crítica de marx a sociedade capitalista
mediante uma análise minuciosa o autor restaura de maneira inédita o conceito que estabelece sua relação com o relato mais conhecido o modo de produção capitalista bom introdução aqui vamos lá que é pra você e pessoal da vida mesmo acho que esse é o resumo ele pega bem mesmo em a ideia quer dizer esse conceito de modo de representação é um conceito que muitas vezes ficam obscurecidos nas traduções ele aparece muita força número 3 no livro 2 do carro do perdão entre 1 e 2 aparece bastante o conceito de representação do livro 3 aparece o conceito
de moda de representação quem ela não fica uma palavra só que nenhum modo de produção sobre o modo de produção tudo muito conhece o conceito de moda de produção todos os países no entanto 3 aparece o seguinte conselho fosse temos mais um modo de dizer a palavra foster um sempre ela não é representação é da palavra tradicional usada pra problema ambiental a minha questão toda foi examinado o texto encontrei essa expressão modo de representação então comecei a ler o texto comecei a ver com o setor vive desde o começo do ano 1 do capital para
tentar ver onde aparece a aparecer a palavra representação e quase um sentido de então tem todo um trabalho inicial filológico é uma coisa de uma leitura detalhada porque teria que ver ele tenha era tarefa era ver justamente quais os para os sentidos ou pelo menos os sentidos principais da palavra representação e aí ficou claro ficar no ar os dois sentidos principais opera via outros mas havia dois sentidos principais um deles era a representação como chave de uma representação prática mas usava a palavra representação para se referir por exemplo e já desde o início ao poder
do dinheiro e representar o valor das mercadorias e aí tinha um evento interessante porque também tem um conceito correlato além de modo de produção o conselho coordenador de um de apresentação e o famoso modo de apresentação e também uma expressão que marcos usa modo de apresentação e geralmente pensa modo de apresentação dos conceitos como é que max vai expondo os conceitos ao longo do capital e começa então é falando do conceito da categoria de mercadoria depois dinheiro e depois ele vai produzir o capital produtivo e assim ele vai introduzir os conceitos certo ele tem uma
estratégia de exposição no entanto ele também não usa a palavra apresentação só de nós uma única maneira também tem outros sentidos então por exemplo já no capítulo 11 martins diz que a oposição interna da mercadoria entre valor de uso e valor se apresenta uma posição externa entre a forma relativa e forma equivalente do valor e que as esposas para essa posição externa vai se apresentar por sua vez mace uma segunda apresentação na boa posição de mercadoria que fica na forma relativa o timão de uso e dinheiro que fica na forma equivalente e aí ele disse
que as mercadorias e portanto apresenta a sua oposição interna o dinheiro apresenta o seu valor ou se o valor de troca do dinheiro eo dinheiro por isso representa o valor das mercadorias e também uma oposição aqui e entre representação e apresentação e oposição que tem a ver com isso eu fiz questão de presidente que traduz a palavra das telas é pouca exposição disposição das categorias eu preferi colocar a apresentação pra ficar mesmo apresentação e representação e as duas coisas com apresentação com apresenta um tem algo presente né que tem a ver com a raiz do
verbo também né do apresentador representar então é uma coisa da presença de alguma equipe alemã tem até o lugar dos tele né que é o lugar um lugar acreditamos assim hierárquico né e dentro de uma certa iraque num lugar no sentido físico e um lugar por digamos pode ser uma empresa qual é o qual é o lugar a função que a pessoa exerce qual é o peso que a pessoa tem dentro de uma empresa né e também aí se usasse essa palavra que marca está usando o spectro então quer dizer que a menina ela ela
toca essa diferença entre a apresentar e sentar depende de qual é a posição que a mercadoria esteja se ela está na primeira corrida na fórmula da apresentação né digamos ano naquela 55 camas vale de uma casa alguns exemplos das cotas que participamos num no primeiro capítulo a cinco camas se apresenta o seu o seu valor ea casa também positivamente a equivalente ela representa o valor da cdu campo se a gente trocar então ea cam a casa é trocada pelas cinco camas então é a casa que apresenta o seu valor e assim colocamos que representa varia
de acordo com a posição com a funcionalidade e eu comecei então a ver que nisso max consegue relacionando as duas apresentação da representação e mostrando que a representação de hoje até porque dinheiro representa o valor das mercadorias nesse sentido é com nesse sentido as representações mentais todas que nós formamos é eu vou estudando isso ao longo do livro as representações todas nós formamos dentro do mundo capitalista são representações que estão paradas em última análise nas nossas práticas econômicas ou seja a gente usa dinheiro a usar dinheiro nós atribuímos valor ao dinheiro e aí nós fazemos
a inversão sem perceber todos os macs que são as mercadorias que quer atribuir valor do dinheiro e de uma certa maneira somos nós atribuímos valor ao dinheiro e esse é o grande fetiche de medo a gente fala geralmente de fetichismo da mercadoria só mais um mas desenvolve um fetiche também rio o fetiche do dinheiro e qual é o fetiche do dinheiro max vai ele diz nos grupos e é justamente o fetiche do dinheiro é o seguinte o proprietário de menu possuidor de dinheiro anda com seu poder social poucos essa é uma fórmula assim [Música] maravilhosa
e brilhante grito que o marcos não tenha repetido essa fórmula 1 capital ou seja o proprietário andré o seu poder social grosso então o zé é um fundo conjunto da sociedade atribui valor ao dinheiro mt tanto é que isso é essa forma de representação é destacada e parece que o dinheiro que ao apresentar o valor de todas as mercadorias é o dinheiro que dá e confere poder ao seu possuidor de modo que quem tem mais nenhum tem mais poder quem tem menos dinheiro têm menos poder então a pessoa anda com a representação social dela no
globo então na hora disse a propósito disso cita aquela famosa expressão do the who né e necessitando isso livro terceiro capítulo de capital sejam limpos ou pareciam ter desaparecido em é com o substituto perfeito de ser reapresentar que você tem a riqueza faz as vezes de ter de fato riqueza então as pessoas têm e isso eu conheço justamente a discussão que o mato vai fazer do crédito né como é que então a pessoa tem crédito e é justamente isso interessante crédito num cartão de crédito as pessoas crêem de credo né as pessoas acreditam que você
tem em curso aquela dívida depois você representa essa riqueza por antecipação e tem justamente esse esquema tudo do do capitão até que quando chega no livro 3 o natus fala que o capitalismo curso de um verdadeiro modo de representação que está associado em geral ao capital financeiro ele vai falar um pouco da e também o capitão famoso capital fictício que no fundo é uma forma de representação ea discussão toda do livro 3 vai girar em torno dessas formas de representação que estão as necessárias para 11 então no fundo o que eu procuro fazer o meu
livro é discutir e também quais são as bases reais no sentido de práticas fundadas nas práticas mesmo econômicas de petismo e de tudo o conjunto de representações metais que a gente faz do capitalismo matos explica por exemplo um certo momento do do livro 13 porque que os capitalistas industriais ou tratar esta produtivo ele se considera de fato um trabalhador e ele se sente um briga hoje ou nos dados com os seus trabalhadores assalariados e na representação dessas capitalistas de ganhos da fiesp o pessoal da indústria na apresentação deles e eles não são capitalistas os capitalistas
são os banqueiros que empresta dinheiro para eles esses são os verdadeiros capitalistas isso vai depender da forma justamente max explica todos se divide o grupo i o euro e os lucros a remuneração do banco então é uma representação que não surge simplesmente do nada é uma representação mental surgia da própria forma com que na prática a concorrência no cabelo e os capitalistas dividir os lucros entre o que fica na mão do empresário o que max chama de império do empresário eo e uma parte do lucro que vai na forma de juros para remunerar o banqueiro
e aí parece com essa divisão parece que o banqueiro é que é o verdadeiro capitalismo o sanguessuga do sistema e que o industrial não industrial é um membro das classes produtivas com élias cultura e se chama que isso no fundo não é simplesmente uma invenção é tudo isso tem uma base real e por isso que é difícil dar conta dessa base real porque elas e com práticas práticas em dia mas nessa eu sou geral ainda é o meu projeto do meu livro né eu acho que eu fiquei satisfeito com ele é difícil a gente espera
mas sei que meu cabelo é sempre bom a vantagem que isso aqui foi uma livre docência então eu tinha tempo o doutorado é um pouco mais complicado a gente tem prazo aqui no rio não tinha os meus colegas ao departamento de história me cobrava acham certo muita inocência está fazendo com calma no final das contas quando o poder ponto final o sport contou o assunto então temos deus espero que quem vá ler o livro possa aproveitar e espera ter conseguido demonstrar o meu ponto é que no livro que escrevi aqui quem quiser é só para
confirmar que então assim é a primeira dica seria é das duas estratégias a primeira seria ler os capítulos históricos ea segunda seria utilizar os comentários na segunda recebeu livre e com o museu do desde o começo e é esse sentir muita dia muita dificuldade de ter os comentários né mas não quer dizer que ele leu o capítulo 11 23 o capítulo 2 é muito importante a gente às vezes fica batendo cabeça no capítulo na urina que a mercadoria mas o capítulo 21 max ele já começa dizendo assim as mercadorias não podem sozinhas no mercado e
é o que ele faz ele ele vai justamente no capítulo 2 escreve a sociabilidade da troca da produção mercantil aí fica um pouco mais fácil de perceber o que ele estava falando no capítulo 1 então é importante avançar eu sempre recomendo aos meus alunos dos cursos na área de teoria da história que apresento regra e max e no retorno mais ainda no caso do reino mas também vale por marx que não pare de ler é não quando esbarram na dificuldade de ficar batendo cabeça parado ali continuar lendo porque às vezes mais pra frente vem o
esclarecimento do que tava lá atrás então a lei e até o fim e depois voltar e ver que ficar enterrado em alguma parte mais complicada até porque o mais complicado próprio max reconhecia é são os primeiros capítulos primeiro cio e mais ainda no mundo então aí entra no capítulo 2 já vi cá já a gente já começa a ver um pouco de carne naqueles que lehto mas porque o marcos começa pelo capítulo por que então começar pela mercadoria e não diretamente pelo capítulo 2 que é o processo de troca falar da sociabilidade justamente porque a
sociabilidade é toda ela presa na forma da mercadoria ela é determinada pela forma da mercadoria então ele começa explicando essa fórmula para depois explicar como é que a sociedade vai ter que acontecer dentro desses canais dentro dessa forma então às vezes também é essa primeiro ler os capítulos da história mas pra quem acha que que não é eleito diretamente o o hotel que começa pelo capítulo mesmo e aí fazer alguma comentar hoje para ver em seu livro pela informação sempre um prazer tátil vinho é um livro boleta vez de comprar e e fica curioso o
seguinte você me parece um pioneiro nesse márcio brasileiro que se sentindo esse assunto é quem está dialogando é mais com a tradição crítica alemã jude law mais aqui na américa latina já está com essa pressão mas meu cabelo é verdade mas você sabe que mesmo os alemães a ideia engraçada e isso num mesmo os alemães não estão muito ligados nesse ambiente porque eu tenho é que todas fazem uso cotidiano da o idioma e eles às vezes não se dão conta como um estrangeiro que valeu o idioma deles e se dá conta eu vou te dar
um exemplo uma vez o león meu orientador nado de doutorado a gente está num seminário sobre rap e ele então na fenomenologia do espírito tava explicando que a palavra dúvida em alinhar que o rei puxava o chocava com a tua vida que leva ao desespero então ele estava mostrando o eleitor é palavra tudo em alemão veículo e que significa isso significa que vem com o tempo disse faye sair feliz rai 2 e depois do desespero katz mahira filé tanta dúvida um desespero uma duplicação eu fiquei encantada disse me disse nós de coisa maravilhosa de língua
filosófica eu estava começando a aprender naquela época ele disse ainda que gostaria de ter mas o português também aliás é até melhor dúvida vem de duas filhas você tem uma dúvida que você tem duas guias que o elenco não tem essa coisa da via só dois no português e tenho o vídeo do latim as duas vias para você e você tá né então haja o uso cotidiano que a gente faz da língua é nos os impede às vezes sem perceber abri que o jogo de tecnologia ajuda muito porque eu fiz um trabalho um pouco isso
de volta pra cá ísis e místicas mesmo então bom o frango essa questão de modo de representação de representação os próprios alemães não estão mexendo mas em geral o diálogo é com essa nova leitura do max da alemanha então a coisa começa lá no final dos anos 60 com o enredo traz gente que tem um livro chama para a estrutura lógica do conceito de capital e max que saiu publicado em português agora após alguns anos pela editora da unicamp né e também com o rasgar de bacalhaus e também com dois artigos importantes escritos em 74
por dois filósofos alemães cujo terreno na verdade o torna sendo fucking o fundo agora o texto que ele saiu pela pela crítica marxista na revista crítica marxista e aí mais recentemente essebsi depois quando foi retomado por causa da edição da média a partir dos anos 90 a segunda meta começa nos anos 70 mas depois da queda do mundo ela teve uma mudança de ênfase né e aí foi a publicação do livro 3 manuscrito 3 do capital e aí deu uma polêmica danada e aí a nova leitura de mapas copa que começa com força na alemanha
com um beijão raios por exemplo o japão já que para os textos traduzidos pela do tempo e já veio várias vezes aqui pro brasil bené e o próprio radiante também publicou de novo é bom é sob comando do outro trecho internet dentro do filho em todo o mundo uma retomada do debate forte mas tem também uma vertente na inglaterra que o debate com a nova leitura do max alemã e especialmente o cursor do rato né então é mais uma vez que esse pessoal que eu tô to debatendo né e exatamente um debate mas todos esperando
muito nesse tipo de de perspectiva de leitura que eles fazem do marcos que tem a ver com você lidar com novos gripe e portanto um momento de de nampula obra pronta e acabada mas com o momento do mesmo dia na apuração da obra e explorar isso a regra permite explorar justamente as variantes explorar o lugar que o max escrever uma palavra em seguida e escopo escreveu outra aí justamente essas novas tecnologias permitem ver o que estava por baixo que marcos tinha arriscado ea gente começa a pensar porque eles com isso e manteve aqui no entanto
cruzamento uma coisa interessante sobe aqui uma coisa que ele chama a atenção de que eu sinto aqui no meu texto no caso é tanto uma variante na primeira edição do livro do capital de 1967 max escreveu que a o dinheiro ele mede o valor das mercadorias também na segunda edição 1872 e usa exatamente a mesma frase tudo igualzinho não tem diferença só que em vez da palavra medida e usa a palavra apresenta então entanto representa também no caso aqui mal então dá pra pensar apresentação ea apresentação do valor ea representação de si dessa apresentação são
formas de medida eles o projeto porque ele substitui a palavra mas ao mesmo tempo a palavra tem uma relação à representação a apresentação com o ato de medida e isso é estratégico para mim porque a medida tem a ver com uma desmedida e com toda a crise fez o conceito de crise colocado já desde o começo da exposição do capital são mais ou menos essa coisa tentou de alan américa latina tem gente hoje em dia na argentina e no méxico com que eu estou começando a ficar em contato então fazendo essas leituras também mas é
uma coisa mais ou menos nova aquidauana americano na nossa américa pensando em brasil argentina méxico e talvez em outros lugares a conhecer o professor também da organização marcos molina que também está um pouco nesse grupo de discussão [Música] a fiesp mec se referindo ao capital financeiro que o défice capital financeiro garante fundador e dono da fábrica ele pertence a uma as classes produtivas mas o mar que estabelece uma distinção entre produtores diretos e produtores indiretos por ela no dia vale um pai dessas classes produtivas e nós sabemos que é a produção nada mais é do
que é é que é a exploração da força de trabalho e portanto a produção em razão da atual passa por aí porque como compensar essas perdas nas categorias duas ou e portanto o a uma hegemonia a passar o ator é duro no capital e financeiro e essas todas as informações que ocorrem conseguir um bom claro sem dúvida essa é a primeira diferença entre o produtor direto do produtor indireto e mais ainda o capitalista não é poder todo de modo algum nem direto nem indireto não é produtor de moda domingo mas interessa advance em festa de
apresentação como é que representa se arrepender se apresenta como um produto e um interessante isso não é mentira quer dizer que não está mentindo para si mesmo né isso é interessante sempre dado fetiche max diz o fetiche é usar o real a ideologia é algo que acontece na realidade uma inversão na cabeça é uma inversão na própria realidade e foi esse o ponto de partida entendeu como a própria prática social adverte os termos em toda a cabeça representa isso ela representa aquilo que pratica já inverteu então é o ponto é esta distinção aqui entre o
trabalhador assalariado eo no fundo do gerente o dono da fábrica outro que não foi o desejado não pode ser uma grande empresa e eles são os meteoros né os gerentes ou gestores como se chama hoje em dia essa diferença aparece em função da diversidade visão da mais valia entre lucro e é e juros então é uma praia é são as práticas são as palavras as formas de concorrência o contrato que o próprio capitalista assinou com o banco para conseguir capital de giro em troca ele vai ter que depois é a devolver esse capital acrescido de
juros netão toda essa divisão dos valores é que vai vai criar a guinada nas práticas que ela desafina e essa essa mudança essa inversão e mais essa mudança de time levanta assim né é o capitalista cv e ele não tá mentindo para si mesmo e eles e 24 o membro dessas praças produtoras me lembro do antonio de moraes que dizia que ele não só do trabalhador mas ele trabalhava mais com os empregados dele os empregados em branco 8 horas ele chegava a trabalhar 18 voltas por dia e ele tava falando sério e não é capaz
de brincar a gente sabe que ele lembrando da figura dele está falando sério ele acreditava nisso de ser mesmo um trabalhador e aí como é que em tão do trabalho perde a especificidade e o trabalho que é um trabalho produtivo o trabalho assalariado e passa ser um conceito mais vago mais fluido de tal maneira digamos um gestor no 11 gerente também está trabalhando mas se for pensar assim o banqueiro também está trabalhando então se comece pt é saber se esses limites às práticas vão fazendo com que esse limite se perca e bom como é que
a gente entende o carro a financeirização etc interessante de ver o seguinte como é que lá em 1865 porque os manuscritos do livro 3 do capital marx escreveu em meados da década de 60 2 ele apronta o o o livro o capital para a imprensa mas ele estava escrevendo tudo junto para a primeira versão que eu falei pra vcs são os nomes em 1857 58 a segunda posição do capital também são os três livros juntos 1961 a 1963 aí começa a terceira versão 1863 até 1967 em 67 frito quase inteiro e ele faz a ronda
sem arte final e escreve um livro um e publicou um livro no capital em separado do conselho do em deus que ele acaba em águas rasas aceitando mas então os manuscritos do livro treino capital são anteriores a essa versão que a gente conhece como o mundo capital então voltando como é que martins em 1865 já está percebendo fenômenos super contemporâneos como por exemplo a importância a melhor importância a ressignificação do conceito de propriedade do capital que ocorre em função das empresas de sociedade aberta ou melhor sociedade anônima dizer como é que as ações então é
uma forma muito tímida eu capital nacional e vem lá da holanda no século 17 o detalhe ainda século dizer como é que isso é retomado pelo capitalismo dos pioneiros do século 19 e e adquire agora uma função tanto que que não tem a ver com o financiamento das grandes viagens marítimas mas tem a ver com a indústria tem a ver com o investimento e isso muda a própria estrutura de propriedade de max disse isso claramente que se começa a aparecer a figura do capitalismo individual o cara que consegue sozinho o setor numa empresa que ele
diz é certa se com a evolução do capitalismo certa existe uma massa de capital tão brutal que não tem uma pessoa que tem esse dinheiro que investiu ele cita o exemplo da construção da estrada de ferro costa a costa nos estados unidos né que estava acontecendo em função justamente do fim da guerra de secessão a cada queda da sessão na guerra civil e nos canais umas coisas na estrada de ferro que liga é nova york e e em san francisco agora quem podia construir uma coisa dessas pelo menos um século 19 ninguém então já mostrando
como que se associam os blocos de capital e por que os bancos também começam a gerenciar tudo dinheiro da sociedade então todo o dinheiro acaba passando pelos bancos e ele explicando com isso o banco tem a fundacim uma capitalização enorme porque ele vai pegando não só o dinheiro dos dos pinhais o dinheiro dos capitalistas mas o próprio dinheiro dos salários dos trabalhadores que vão vamos voltar a nos bancos isso é interessante se ele falar isso porque certos complementos disso aconteceram durante o século 20 mas por fim do século 20 e eu sempre também digo que
os alunos que se é só falar por exemplo nos passeios a pé do são paulo pelo centro de são paulo sempre muito destrutivos então por exemplo é passeando pelo centro no antigo prédio da light que é o shopping light de um shopping center 3 na frente do do do do theatro municipal mas aí era tida sede do haiti e tem 1 de chance no canto da caixa que é onde as pessoas vão pagar a conta de luz ou seja até um certo momento de dança tanto tempo atrás não sei bem no 70 e lá do
século 20 as pessoas que davam conta de luz da light pagava a conta de água quer dizer cada pergunta de cada conta paga não era para todo mundo muito menos do débito automático e o salário também o contracheque da pessoa era pago do outro funcionário era paga no caixa da empresa então a pessoa trabalhava numa empresa x ao inep que na época tinha o setor naquele setor pagamento por jogarem em casa pegava o seu contra cheque e hegemonia no pan apesar de não depositar o dinheiro do banco e nem haiti ou melhor da era global
depositava na conta de luz eu queria pagar contas do banco que cada vez mais os bancos centraliza todos os pagamentos dos salários das contas todas e claro quando foi com esse dinheiro todo em casa para emprestar mediante pagamento de juros então o max vai escrevendo e essa é a função nossa essa centralização do dinheiro nos bancos como os bancos também abordada por essa centralização eles são setores onde o capital pode se concentrar é centralizar com muito mais intensidade de surgir nos grandes bancos antes de surgir as grandes fábricas surgem os grandes bancos que ocupe ao
a forma do dinheiro do capital permite essa centralização mais intensa e mais rápida a mesma coisa ele fala em relação à dívida pública ele vai é a mesma coisa se fala em relação à favor famoso capital fictício que de uma certa maneira e aquilo que os economistas chamam de uma precificação ou seja são mercadorias ainda não se quer às vezes foram produzidas mas que já tem não tem valor portanto mas que tem um preço e não falou no futuro e aqui mais ajudando na ilha se final do século 20 e início do século 21 um
famoso mercado de futuros ou seja as pessoas estão especulando e mercadorias que não foram produzidas ainda então o preço do petróleo sobe sna não simplesmente em função da oferta e da demanda de petróleo atual mas em função das expectativas de oferta e demanda de petróleo daqui a uns 20 e 30 anos quando se descobre se descobre poços de petróleo muito grande no mundo caiu o preço do petróleo porque senão esses possam começar a produzir ainda no entanto espera se que com a produção deles no futuro haja uma oferta maior do petróleo do que imaginar tudo
isso são fenômenos e aí eu faço questão de analisar muito gosto de ler se no texto especialmente aquilo que max diz mercadorias que não tem valor é interessante mercadorias que não tem valor porque não são produto de trabalho humano não tem valor mas tem um preço jude santos segue o preço ser mercadoria não é produto de trabalho portanto não tem valor não tem outro top 10 uma obra de arte uma obra de arte motivador e olha que interessante um quadro de picasso um exemplo clássico da semana não tem valor porque porque não dá pra comparar
o trabalho do ipca durante o can valer só existe se é possível estabelecer o tempo de trabalho socialmente necessário para produzir uma certa mercadoria mas essa mercadoria que vai ser vendido esse quadro ele o trabalho que produziu sem mercadoria não pode ser comprado por enquanto o trabalho não tem sentido falar das horas de suor no coitado do picasso tentando aqui duno então do preço da matéria prima que se aberto tintas ea tela para botar aqui só tem sentido nenhum e incomparável uma coisa sui generis então esse quadro do templo então como é que ele tem
preço porque o objeto de apropriação privada e essa discussão 2003 o livro 3 justamente o max discutir o que confere preço das mercadorias é o fato do fundo que cria a mercadoria ea o mato do livro 3 do capital especialmente no fim na sexta sessão que ele fala da renda da terra o max vai mudar um pouco o conceito de mercadoria do capítulo 11 do rio vejam dessa forma dialética disputa a apresentação das categorias a apresentação inicial não tá errada ela está certa mas ela na apresentação uma forma básica que vai ser completada e revista
ao longo do texto quando chega o fim do vídeo livro 3 max revisa o conceito de mercadoria do começo do dia 11 com la no começo do livro que aquela mercadoria era o produto de trabalho no ano portanto que tinha um valor então na categoria teoria definido o produto do trabalho humano tiver o mercado né pois era mercadoria agora o número 3 ele diz não não precisa ser produto de trabalho humano basta que seja apropriável inter valente tudo aquilo que é passível de ser apropriado privadamente que eu posso botar uma certa e dizer aqui dentro
é meu como já dizia o sono segundo não descuida dos cursos tudo isso que eu posso botar uma cerca e vender mercadoria então as mercadorias podem ter preço e não ter valor o exemplo outro exemplo de marcos dá muito bom também o vinho que era um assunto que ele conhecia muito bem porque nasceu e se criou uma das regiões que produza dessa região que produz o melhor vinho da alemanha de teoria e o padre entrou comprando uma vinha e eles colunatos era menino eles se meteram lá fazer vinho etc e tal no mais diz assim
o trabalho da produção do rio tanto da desde o plantio da uva da colheita da da fermentação todo o trabalho é igual não pode servir é bom o trabalho mesmo então por que alguns vídeos são mais caros colegas porque conseguimos ter um preço tão mais alto que outros vinhos se o trabalho é idêntico à morte disse de fato alguns meninos são mais gostosos você já tem o valor de um som mais alto que o outro e portanto valor de uso ele não se transforme o valor de troca no entanto ele permite o desvio do preço
em relação ao valor o valor do trabalho ele é uma espécie de lastro que permite um desvio do preço em relação ao valor que será explicado no mundo em 1 60 na seção sexta do livro dele três desses desvios então é uma época que eu dizia assim nem o livro um livro 2 do capital são os livros das normas não está falando começar a ler o livro todos em um livro 30 dos desvios como é que se dizer quando o desvio da norma qual é o nome é o valor do trabalho como é que acontece
o desvio da norma é um é a propriedade privada é apropriação privada e aqui a gente percebe que max transforma a ele está pensando a cisão entre capital e força de trabalho ou entre propriedade de trabalho não só 13 profundamente do capitalismo como também como esse fundo da forma do livro dele o próprio livro de estrutura dessa forma ele comece quando o primeiro capítulo os trabalhadores são proprietários dos meios de produção a partir daí a partir do capítulo 4 e sim e quinto livro um dos trabalhadores não são mais proprietários e os proprietários não estão
mais trabalhando já existe decisão no entanto além do valor um respeitado o aporte que cada um dos motivos do ano corresponde à parte de cada um do nobu em livro traz martins vai explicar que não tinha a parte que os capitalistas retiro do banco não necessariamente corresponde à parte do disco local e aí surge essa todas desvios do preço em relação ao valor e aí a gente começa a entender muito de coisas que você a pessoa de som livre um ela ficar atento ao livro do marcos é causei mas não se aplica à realidade não
é porque é na realidade a gente vê que o preço se desvia do valor ou se lá de repente nem existe uma novo e é isso que está explicando tudo isso troquei de 2003 é que tem que chegar até o fim disse que agradeceu e jurídicas em tempos tão brutas então não há muito as nossas avós indicar é que as perguntar greenspan como que o moto é como uma crítica max ana lodi e produção da festa pode ser um embrião de uma produção intelectual sólida e avessa alto de ter representatividade do estado burguês a forma
política do capital de ladakh nova-go jurídica que é o direito então se existe uma certa tendência na esquerda o único esquerda majoritária de disputas mormente perpetuamente eleitoreiras que hoje mais do que os 12 euros apa que há uma certa também computação pela sofisticação não é bastante não é da nossa realidade de computação nesse movimento então quis se esgota em que o presidente tajique substitui de qualquer na capital de classe então como é que a gente pode perder essas contra tendências nessa tendência com que fechou a relação na rua de batalha essa dialética na aparência e
essência apresentação representação pouca gente batalha nessa destrutividade toda os lutas que não se esgote desculpas de uma revolta que a resposta resposta não vai ser tão livre uma relação com a tour é interessa mas garantia assim as diversas formas de capitalização política possível essas formas de representação do capital e é e as possibilidades de isso daí é é as mudanças que você tem um sistema de algumas entre as formas de acumulação do capital e transformações que você tem nas relações de troca nas relações de produção relações de exploração com essas formas de representação estão sujeitas
a mudança também corações a seguir o exemplo da fiesp né você não sou capitalista é realista porque eu acho interessantíssimo que melhorou bastante há por exemplo é o discurso fascista do nazismo ficar culpando o capital internacional com uma cigana o industrial né na verdade ele é bonzinho netbook é só o industrial se associa o capital financeiro internacional que é judeu essencialmente né que é que o al wahda net que eles fazem essa divisão é capital financeiro é internacionalizam antigo comandante moura faz ainda na bahia é então isso é interessante que parece que está voltando nessa
coisa do globalismo marxismo cultural tomar essa coisa do capital é o capital financeiro ele é representar uma um valor que por ser abstrato né não é só indigno de confiança mas não necessariamente parasitário então parasitário para o corpo para a raça em fascista mesmo então eu queria saber quem você comentasse um pouco sobre essas formas contemporâneas de instrumentalização presença de representações é tão estava dizendo a gestante carro apenas perguntas feitas ontem por boas notícias a resposta vai ficar tornou de qualquer maneira eu acho que o que eu faço aqui nesse texto é de escrever esses
processos dotada de vista já as práticas econômicas como é que isso vai aparecer e claro que tem a ver com o jurídico é lógico que é impossível não ter propriedade privada tema tepco diretamente contexto jurídico então todo tratando disso então portanto assim digamos o essa questão da propriedade privada que eu tô falando do capital financeiro de abertura da capitalização do capital fictício da precificação tudo isso tem a ver com o título de tiro a produção futura então o capitalismo dia funciona ou o próprio cartão de crédito com um título de direito a internet dá direito
a uma apropriação não presente mas com futuro então o futuro mas em função de uma coisa ou melhor presente mais importante obra do futuro que tem um jogo a temporal né e aí tem a ver não só com o mercado de futuros não se trata só do futuro mas no condicional ele fica condicionado à temporalidade queria ficar ela própria condicionada né fica uma temporalidade de certezas e incertezas e riscos mas isso enfim tem a ver com essa estrutura aqui é mesmo bom então tem a ver com o jurídico agora como é que isso funciona o
ponto de vista estritamente tipo de título e aí a minha intenção também é pensar a apresentação depois no campo da ciência também das representações é que eu faço um pouco assim esse vôo de representação e conceito porque o marcos quase isso né então pensar representação como uma forma de deus vai digamos da da elaboração mental e até no pt e no fetiche no sentido de que ao invés de ver o processo e essa forma ver o resultado do processo e só com o resultado o processo desse não existe então um pouco essa questão política passa
também pela empresa os resultados do processo eles escondem o processo como um todo [Música] e então penso em primeiro elemento então no caso o que revela o processo como um todo ea unidade do processo com o seu resultado é um conceito que tem uma relação nada está inspirado mais uma vez diretamente no seu diálogo crítico com rigo que faz a diferença entre representação e conceito então tenho tem a ver diretamente essa como é que funcionam todo todo modo de representação científico e como funciona também né no modo de representação artística como é que surge um
sistema de artes de artes visuais de literatura dentro desse mundo capitalista e se desenvolvam todo um conjunto de claro que esse modo de produção ao nível ele permite vários tipos de apresentação várias saídas então mas existe um modo de representação em genérico das artes da da ciência da política só que nada disso chegou a entrar com muita é muito detalhe não é isso eu deixo aí para as deduções dos bons leitores depois agora a minha análise pessoal em relação que não está no livro mas a análise pessoal em relação a essas questões que vocês fizeram
acho que o primeiro passo pra se é pra se conseguir inverter esta lógica é justamente em tecnológica e teve a própria morte e dava presentes assim como ela se dá desde os programas mais simples porque é justamente aí que eles têm mais poder dizer quando a gente vai comprar um livro olhar para carteiro e puxa papel muito luxo um cartãozinho de plástico com uma tarja magnética isso aí é a representação já isso a gente já está mexido com a presença não é e aí é claro do rock sobe para a cabeça de maneira inconsciente mas
é isso e está respondendo e todo o sistema de representação social está legitimado nesse ato mais simples do qual nós não podemos escapar nós não podemos descartar mesmo cara vá morar num lugar ermo e mesmo assim provavelmente vai ter que comprar essa terra ele não pode ele vai morar ele vai ter que encontrar até porque senão alguém vai contestar possa em algum momento então não tem muito como escapar disso márcio goiano sabe bem disso individualmente não tem só 11 sentido social bom voltando a falar de política é também um pouco da arte o que acontece
já pela pela via eleitoral pelo sistema de representação da presidência então o marcos disse o próprio composto de dinheiro tanto com seu poder social do povo então que o poder social então é isso entra com isso botar o poder social aparece na forma de dinheiro vamos lembrar que o mapa está lembrando né o mato está lembrando dos beats bairro sunita que por sua vez estava lembrando dos hobbies os 25 horas na fraqueza das nações eo max que os limites e por tabela pops ou seja existem várias formas de poder mas jesus bits um hobby analisa
45 formas de poder e prestígio a fama humano direto militar ou político e tatá e tem o comando pelo dinheiro o incidente diz no nosso tempo já deu pra perceber sempre poucos anos do mec a tam já deu pra perceber que o poder do dinheiro tá se transformando no poder central isso descritos nestas acções eo max retoma e é interessante que tanto os congos bilhão tomados usa uma palavra militar comando o dinheiro permite colando sobre o trabalho dos outros então quem tem dinheiro como anda aí dá pra pensar as relações com a política do comando
do que significa o mando político e e aí pensar na representação do poder e na via eleitoral como digamos assim uma forma de representação para que se torne geológica e mando do comando do tempo que o espírito usa de marcos usa é o termo militar que eu falei é comando mesmo ordem direta é o general que manda o soltado símbolo signatário não vota caramba como o reality show da turma imóvel e teclando e é interessante que o poder econômico é um comando também gritar político 0 sentido os índios sabem disso então o empresário março mas
ainda tem coisas que eu ainda não vou tirar o chapéu óculos meus antecessores onde assim né nesse caso o espírito é um é só importante então como é que se chama como é que não se pode pensar que o poder político cada vez mais vai tomando a forma de um de uma coisa ele ao de um de vencer as eleições do de ter maioria no parlamento então entender seus mecanismos de todos do próprio poder político operadores de apresentação o importante é que essa apresentação muito seja pensada como simplesmente uma ilusão ela sempre pensando no jogo
real ela está fundada em práticas reais mas que se inverte a editar o poder de ilusão a prática se inverte e na própria prática ea parece ter tido na consciência compensar os campos todos começou ele a representação política é certa a nossa maneira no caso do fascismo é enfim nós estamos vivendo um momento atual que repete mais o sentido das coisas que a gente tinha de ver o que tem a ver como a crítica da globalização do caso atual é de ver o internacional campeão internacional e etc era como sendo do minho e especialmente na
forma financeira dele e uma crítica complexity na inglaterra né é uma crítica tá né não dizer da globalização os ingleses né que votaram pelo plebiscito são estão perfeitamente com tecidos e tem de haver realmente que estão pensando é que a inglaterra tem que sair da comunidade europeia para que os europeus orientais não entrei não possam ficar mais na inglaterra o problema dos ingleses do ps não são os africanos asiáticos e latino americanos não não é esse o problema porque eles até são bem recebidos nem tem sido um trabalho pra sal pra vocês fazerem essa cidade
de londres todas emocionada já nos anos 90 37 qual quem era mão de obra mim é basicamente porque está mesmo é nossa' os paquistaneses que construíram e disserta dubai também fizeram isso em londres naquela região tornou no tâmisa e etc contudo foram trabalhadores paquistanês e também de problema pra fazer esse trabalho braçal o problema são os poloneses que tem dois milhões de poloneses na inglaterra o problema são os momentos os motoqueiros tchecos e eslovacos uso craniano e porque tem um problema porque esses caras trabalham também enquanto o inglês só de ganhando um salário muito menor
aí o trabalhador em inglês se sente roubado por ele é isso a xenofobia china porque quanto é o próprio japão não francês alemão que esses caras se forem para a inglaterra vão querer ganhar o mesmo que o inglês então o problema não é o do trabalhador e do ano o trabalhador alemão ou francês o problema é o trabalhador teve documental que então então é tão discurso antiglobalização que passa por uma coisa cada vez mais paroquial mais regional e enfim atrasada [Música] isso isso certamente não empresa parece sempre dão como uma figura tem poder social do
planeta brasil do trabalhador que vai trabalhar por menos um salário menor né e e se por acaso uns alguns comerciantes ingleses gostam os poloneses que afinal o fluminense também ganha um salário menor mas ganha e vai consumir os produtos na loja desse comerciante pt tem poder social mas é uma minoria e uma menina que não é tão bem e tão fácil de trabalhar no discurso do discurso das novas direitas que estão surgindo no então tem espaço para a retomada toda o interessante é que essa retomada não está se dando simplesmente no campo da de uma
invenção nada ela está se baseando em algo concreto quando no final do texto sobre a obra de arte volta de mim fala sobre a politização da arte ea especialização da política ele diz no fascismo ataca é esse como a estatização da política contra ele nós temos que ver contra isso há que responder com a politização da arte então que a estatização da política tem a ver com todo o campo das representações trazer à tona mais uma vez a questão ter política vai ficando isso já se muda o fascismo começou a descobrir e inventar essa relação
entre estética e política ea partir do fascismo todo mundo fez pode ser um lugar mais democrata do mundo parte do peito é democrata fez isso anos 40 50 60 70 estados unidos nossa extensão total do poder sair o que nos deixa mentir estética pura então também é isso então eu ter essas formas de representação entender a base delas a partir de uma prática economia é mais trivial então entender isso eu acho que é um bom ponto de partida para a gente começar a inventar outras práticas né que consigam fazer frente a essas que só consolidadas
já de uma maneira tão tão básicas eu acho que passou também já tem um pouco mais assim voltando aqui tudo bem no texto como é fácil é e como é capturada a pequena burguesia tem uma grande idéia é dar uma aquecida médici o pequeno porque ele acaba não se associando com a outra classe entendeu a posse trabalhadora apesar de vender sua força de trabalho mas se assim fosse facilmente com as idéias da burguesia se eu poderia falar um pouquinho surpresa à noite a pergunta bem simples na verdade o s&p no primeiro tempo falar sobre como
uma certa leitura de marta e cidade sobre aquilo de economia quem é a história e primeiro de língua 10 00 em dinheiro never é fácil e não tanto um campeão é eu tenho que fazer uma leitura cronológica é obra de martin é uma boa abordagem qual seria a estratégia pra quem é organizado tanto assim com esses mundo ver a primeira pergunta sobre a pequena burguesia que é mais fácil é incrível né não se pensa pergunta fácil essa é mais fácil pelo seguinte eu não sei se livra de voz e talento é o 18 de brumário
na pt o mar que trata exatamente do mar mas eu tenho por marina explica basicamente nesse jogo de classe ele faz verdadeiros ensaios de psicologia de classe média e psicologia social de casa e aí a questão toda é porque o pequeno burgueses é se associa a grande burguesia eo proletariado justamente por isso então quem é o pequeno burguês o pequeno burguês é o cara que não essa aliado nessa não ser proprietário seria trabalhador nós também não porque esse propriamente dito porque não tem trabalhadores assalariados ele é dono do próprio negócio mas eles só têm aquilo
ele trabalhava sozinho então digamos ao motorista de táxi que tem o seu táxi ele é proprietário do seu automóvel ele não é uma salada de foco e nem é eterna vamos assim em toda uma frota ele só tem um carro dele ele então e noel capitalista mas ele também não é um trabalhador que acontece qualquer movimento em falso a ideli na má gestão do seu próprio negócio ou então a crise econômica um pouco mais séria ele perto cada carro dele e vira trabalhador assalariado na frota ele vai ele vai deixar de ser proprietário do automóvel
e vai virar um trabalhador assalariado da foto esse é o teor de que ele vai é muito mais fácil eles se transformaram um assalariado e que ele subir e se transformar ele próprio comprar um segundo carro depois do terceiro começou a encontrar contratar motoristas aliados para trabalhar na falta dele no final ele vai ser dono de uma frota de 200 veículos andando com o são paulo é muito mais fácil ele cair do que subir e portanto terror de lisboa de cair a vontade dele é subir então ele se associa e aí eu de novo mimo
da representação agora no caso da representação de classe que é muito importante e tem a ver com a questão do dinheiro com aparentar ser lindo né esse aparente ser rico se você é rico aparente sempre já a partida pelo menos crédito na praça então o sujeito é ele ele vai jogar com essa representação e ele próprio representa que ele como ele é proprietário no seu meio de produção e ele é e vamos assim porque se não é ainda é só uma questão de grau ele por enquanto é dono de um carro mas depois ele cobra
2 345 o céu é o limite a diferença de um cara que tem o automóvel e um cara que tem uma frota de 50 dos cargos é justamente uma questão quantitativa pessoal é só uma questão de grau 1 200 o que tem uma frota de 200 vezes mais recursos que ele mas é mas e acre vagem de classe quer dizer que ele pertence a outra classe que não pertencem trabalhadores entre eles se vêem se associa mas só que adão disso nessa associação existe um teor o terror de sair e de virar assalariado então ele tem
que se diz que desesperadamente nos de baixo e se associar com que reforça mais associação de ensino isso é explicado nos capítulos na globo 18 de brumário do max né pra marte explicado em desenvolvimento que acontece de computação da pequena burguesia um certo momento da revolução de 1848 49 na frança muito bem a questão pois é cronológica mas o cronológico de ter um problema aí vou recomendar um comentador disse a autora de bom de comentadores o menor que tem um problema que é o seguinte o nino autor pensador intelectual isso é uma coisa muito boa
porque o pessoal vai mudando de idéia o marcos também foi mudando um pouco de 10 vão se você pegar os primeiros inscritos do max os primeiros mesmo pra valer quando o marcos ainda era tabela e sem se formando na faculdade de filosofia e direito na universidade de berlim é os primeiros gritos de nem sequer socialista 1841 2 43 ele é ele acha ainda que tudo se resolva para ficar no país o local onde o poder é pelo menos a capacidade prática luciana então e acha que se houvesse sufrágio universal se porque ele naquele tempo de
todos os países do mundo durante muito tempo ainda é só quem podia votar e ser votado eram pessoas que tinham um nível de renda para cima existe uma cláusula de renda se tá então fazer um censo e só quem tinha o nível de renda muito alto então digamos no império brasileiro só quem tinha um nível de 80 é muito alto podia ter mg e de eventualmente ser eleito pra ela pra para a câmara dos deputados em pé e para senador do império ainda que o nível de renda mais alta então até o famoso título o
senador do império né o gatinho segundo tem muita terra mundi escravo era disso que se trata o marcos proponho que não poderia imaginar ainda poderia ter nos 24 25 anos que se você tem direito de voto pro plata para a pequena burguesia é puro opera gado e etc para eles vão votar de acordo com seus interesses é só quando em seguida com 26 anos ele indica para a frança é que ele foi forçado a suas políticas é que ele tem contato com o socialismo francês e ele começa então a se dar conta que não é
tão simples que o jogo político das representações políticas é bem mais complicado e aí então ele inicialmente a adota na e como uma das teses do pornô ele se torna um empreendedorismo em 1844 logo em seguida ele começa a ser afastado para o domingo e começa a perceber que o próprio plano era muito porque este ainda de uma certa maneira era o socialista um material dizer mas é nos documentos que apontam que converte ele ao o socialismo então é então o problema da aventura cronológica como é que o max ele próprio vai mudando de idéia
nesses primeiros escritos dele por exemplo os famosos manuscritos de paris de 1 844 8 meteorologia lembra que tinha sugerido antes tem um problema de ideologia alemã eu sugeri de declínio mas uma leitura mais filosófico o programa seguinte mas ainda não há sempre o conceito de valor é o conceito de economia política clássica do espírito ricardo e dos economistas em geral e max não aceita o conceito de valor e portanto ele também não aceita o conceito de dedé não tem conserto de mais valor não tem um conceito de valor muito menos o conselho dê mais valor
ele só vai adotar isso um comércio em um tempo depois então a própria teoria da exploração da mais valia é ser elaborada mais tarde depois então a leitura tecnológica tem seus problemas e vou dizer pra você que tem um comentador eu acho bom que ela nesse papel o manoel tem um livro que se chama a formação do pensamento econômico local mas um livro bem antigas que nos anos 60 que foi traduzido para o português ainda nos anos 70 por uma daquelas de editoras tradicionais eu não sei se essa rádio com essa representação brasileira não me
lembro mas a idéia então esse tipo de uma tela medo muito bacana porque ele vai escrever do central também na discussão do tipo existe o jovem matos onde o jovem max acordou e estava velho no jogo é exatamente o quê né i rompeu com tudo o que ele pensava até a festa será na noite anterior e sem discutir essa questão de jovem max delly nível culturas e corpus e ele vai mostrando digamos do que mais vai cuidar do bebê por enquanto a sua crítica da economia política sua crítica ao capitalismo eu recomendaria certo é que
esse livro pra te ajudar a amarrar essas diferenças cronológicas porque senão você também não vai poder aproveitar completamente a esse tipo de leitura que você que você quer fazer que ensino não tem problema desde que você saiba onde você precisam [Música] então muito obrigado de novo todo mundo que veio tauá e ainda não sei para quem sente depois olhar bem é vai precisar de algo a favor pra tão bom é isso obrigado pessoal pelo plano principal é muito tempo [Aplausos] eu passei aqui [Risadas]
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