[Música] irmãos nós vamos ter cerca de cinco palestras sobre o livro do profeta Habacuque e o nosso tema é a a fé da crise a à fé e vocês vão entender porque que esse tema tá relacionado com o profeta abacu a medida que a gente for expondo o o assunto então eu queria que você abrisse a Bíblia no livro desse profeta ele é um dos profetas menores ele está lá situado entre aqueles profetas que não são tão conhecidos né que não são tão conhecidos e às vezes as pessoas leem o livro de Habacuque e não
percebem a o que está por detrás e o ensino principal do livro então meu objetivo é exatamente pegar esse livrinho ioso do Antigo Testamento ele é citado várias vezes no Novo Testamento Então embora seja chamado um dos profetas menores é um dos livros mais citados no Novo Testamento e portanto se foi importante para os autores do Novo Testamento com certeza é para nós também não é então vamos agora pela manhã eu vou apenas fazer algumas observações introdutórias a respeito do livro nos preparando então para as quatro palestras seguintes que serão exposição no seu conteúdo ah
primeiro Vamos começar com a pessoa de abacu ela é mencionada aí no verso primeiro sentença revelada ao profeta abacu Nós não sabemos quase nada a respeito dessa pessoa abacu é um nome que vem de uma palavra Hebraica de uma raiz Hebraica que significa abraçar então alguns sugerem que esse nome fica alguém que foi abraçado alguém que foi aceito os israelitas costumavam colocar nomes nos seus filhos que tinham a ver com aquilo que eles criam Então muitos dos nomes bíblicos que vocês encontram de gente do Antigo Testamento está relacionada com a fé dos hebreus Então Deus
é bom ou Deus salva por exemplo palavra o nome josoé quer dizer Exatamente isso né Deus Deus salva e e de Josué Vem Jesus né que é a versão grega do do do Josué hebraico a Malaquias meu mensageiro aí vários nomes era muito comum O Judeu fazer isso colocar o nome no filho que refletia a fé que ele tinha em Deus e as expectativas que ele tinha do que iria acontecer com aquela com aquela criança não é e o nome de abacu talvez indique exatamente isso que ele eh os seus pais colocaram esse nome abraçado
né provavelmente abraçado por Deus na expectativa de que ele se tornasse realmente um abraçado por Deus amado por Deus e querido por Deus e não deu outra né abaku fez juz ao seu nome cresceu se tornou o homem de Deus e entrou pra história através desse livro que ele escreveu e que relata uma experiência de fé pela qual ele passou pela preocupação que ele tem aqui na carta nesse nesse livro com com o o povo dele o povo Judeu e os castigos que Deus estava dizendo que mandaria sobre o povo o amor que ele tem
para com as instituições de Israel e a sua própria religião talvez Indique uma pessoa que morava em Jerusalém talvez Indique uma pessoa que mora em Jerusalém o estado a situação que ele descreve aqui do povo de Deus é muito parecida com a situação que nós encontramos no o livro do profeta Jeremias de onde algumas pessoas calculam que abacuc e Jeremias eram contemporâneos eles viveram na mesma época e é interessante que o livro de Jeremias tem muitos Paralelos aqui com o livro de Habacuque não não parece que um copiou do outro mas eles viveram aparentemente numa
mesma época e refletem os mesmos mesmos sentimentos abacu aqui questiona Deus porque que o povo está em Pecado questiona Deus porque que Deus não responde as orações questiona Deus porque que ele deixa o mal progredir tem hora que ele diz assim por que que o senhor tá deixando que eu veja todas essas coisas Ah acontecendo no meio do meu povo se o senhor não vai fazer nada aí a gente vai para Jeremias e encontra a mesma coisa Jeremias Reclamando com Deus por que que o senhor tá deixando eu ver essas coisas Já que o senhor
não vai fazer nada né eu preferia Jeremias chega até a dizer isso né eu preferia ir morar numa Estalagem no deserto sair do meio do povo e não quero mais vem essa desgraça não o senhor não tá fazendo nada e e o povo continua pecando eu não não quero participar disso né Então aquela sensação de muita tristeza pelo pecado do povo a preocupação com o silêncio de Deus ah porque que Deus permitia que o mal florescesse no meio do povo Jeremias e abacu São muito parecidos Então se eles eram contemporâneos então nós podemos eh estabelecer
com segurança que abacu viveu mais ou menos no s no no ano 600 portanto 600 anos antes do nascimento de Cristo viveu que é a época do profeta Jeremias nessa época algumas coisas já tinham acontecido no ano 600 fazia 120 anos que o reino do norte havia sido tomado pelos assírios a nação de Israel depois da morte de Salomão ela se dividiu em dois reinos um reino que seguiu o a casa de Salomão que era a casa de Davi que era o reino do sul cuja capital era Judá aliás chamado que ficou com o nome
de Judá porque a maior parte era composta da tribo de Judá e tinha uma parte da Tribo de Benjamim e a sede era em Jerusalém Então olha no mapa o sul com sede em Jerusalém chamado Judá era onde estava o templo e é onde era a o foco do Judaísmo e da religião que Deus havia dado ao Deus naquela época o norte ficou como capital Samaria e foi dominada durante muito tempo por eh Reis ímpios eh eh malvados idólatras que trouxeram outros Deuses que acabaram com o culto a Deus e Deus mandou profetas para repreender
esses Reis mandou avisos mas esse povo continuava cada vez mais na idolatria finalmente Deus mandou os assírios levantou os assírios um povo muito mal um povo muito poderoso que veio e tomou a parte norte levou o reino do norte cativo para a Síria matou muita gente destruiu as propriedades ah levou prisioneiros e só restou o reino do sul ou o reino de Judá então quando abacu vive quando abacu escreve isso aqui e o reino do norte já tinha sido tomado fazia cerca de 120 anos cerca de 120 anos e agora Deus estava dizendo que a
mesma coisa EA acontecer com o reino do sul porque estavam praticando os os os mesmos pecados e Deus haveria de castigá-los Por conta desses Por conta desses pecados nessa época o rei mais ou menos aí por volta do ano 600 era o Rei Joaquim era o Rei Joaquim ele é um dos últimos Reis de Israel porque cerca de 30 40 anos depois da profecia de Habacuque realmente os babilônios entram eh no reino do do Sul conquistam a a o reino conquistam Jerusalém matam velhos e crianças e mulheres e muitos homens e e os que não
mata leva Prisioneiro eh para para a Babilônia e é nessa leva mais adiante que vai o jovem Daniel o jovem Daniel vai entre os prisioneiros e a gente conhece a história dele lá no meio da Babilônia mas aí é outra história né Aí outra história e o povo vai passar cerca de 70 anos cativo né lá na babil até que Deus finalmente os traz de volta Então esse é mais ou menos o período em que nós encontramos aqui o profeta abacu que ele fala 600 Anos Antes de Jesus Cristo eh O que é então esse
livro se você já leu o livro de Habacuque você vai ver que ele como o livro de Jonas e é um livro diferente dos outros o livro de Jonas narra a história de como o profeta primeiro desobediente depois obediente vai a nínive e anunciar o juízo de Deus Jonas é diferente dos outros profetas porque geralmente os outros profetas tipo Isaías Jeremias Ezequiel que são aqueles que a gente conhece mais que a gente tá mais acostumado Eh esses profetas registraram as revelações e as visões que eles tiveram de Deus eles sempre estão o tempo todo dizendo
assim diz o senhor assim diz o senhor eles escreviam O que é que Deus estava falando através dele então você não encontra isso em Jonas e também não encontra em abacu abacu não tem uma mensagem para o povo do tipo assim olha Deus assim diz o senhor Eis que E aí vem abacu não faz isso abacu é o registro de uma experiência pessoal do Profeta de como ele ao tomar conhecimento de que Deus ia também castigar o reino do sul e que Deus estava levantando uma nação poderosa perversa e má para destruir o seu próprio
povo Ele entrou em crise ele ele não entendia primeiro porque que Deus resolveu responder à oração dele daquela forma ele primeiro tinha orado dizendo a Deus Deus nosso povo se desviou de ti nosso povo tá praticando iniquidade tá praticando maldade tá fazendo o que é errado Salva esse povo Provavelmente abacuc estava esperando um uma reforma ou um reavivamento alguma coisa que mudasse o coração do Povo de Deus mas o tempo passava abacu continuava orando E Deus não respondia e abacuc entra em crise porque é que Deus não tá respondendo E aí a crise piora quando
finalmente Deus responde abaku provavelmente numa visão ou qualquer outra forma daquelas antigas que Deus tinha de falar com os seus profetas e Deus diz a abacu que vai mandar um povo para castigar Israel isso não era a resposta que abacu queria queria ouvir aí a crise se aprofunda depois ele começa a pensar direitinho sobre o que é que Deus vai fazer e ele chega a algumas conclusões ele diz bom sim É de fato eu tô entendendo Deus vai usar esse povo para nos castigar mas ele não vai nos destruir completamente porque ele é o Deus
da Aliança ele é o Deus que tem um pacto conosco e ele é o Deus eterno ele é imutável nos seus propósitos então mesmo que ele vai nos castigar ainda assim nós vamos sobreviver Como de fato Israel sobreviveu a todo esse castigo mas aí vem uma segunda crise mas pera aí Deus vai castigar o seu povo usando os babilônicos os babilônicos são são idólatras são maus eles adoram o poder Eles não conhecem a Deus eles são extremamente cruéis como é que Deus pode usar o ímpio para realizar os seus planos Deus não é santo Deus
não aborrece o pecado Então como é que ele usa o mal e aqui abaku a crise de abaku aumenta e ele entra naquele dilema clássico naquele problema clássico religioso que é o problema do Mal como é que um Deus bom todo poderoso permite que no seu universo exista o mal a dor e o sofrimento e que o justo frequentemente sofre os efeitos disso como conciliar um Deus bom e todo-poderoso com a presença do mal no mundo e o que é pior quando esse Deus resolve usar o mal paraos seus propósitos E aí abacu pira mesmo
né ele ele fica ele fica sem entender esse tipo de coisa agora essa preocupação ela não era só do profeta abacu você vai encontrar o mesmo dilema em vários livros da Bíblia e se você é um estudioso das religiões comparadas você vai ver que esse problema do mal no universo que supõe que há um Deus bom já era abordado bem antes do do Antigo Testamento ser escrito você encontra textos antigos na própria Babilônia você encontra textos antigos lá entre os egípcios exatamente questionando essa questão e questionando esse assunto da presença do mal na realidade humana
qual é a origem dele de onde ele vem se Deus é bom criou todas as coisas Qual a relação de Deus com esse tipo de coisa e no antigo testamento você vai encontrar Exatamente esse tipo de de reflexão o Salmo 73 por exemplo é um Salmo que começa dizendo assim o salmista diz assim eh eu tô eu eu tô com inveja dos ímpios porque eles fazem o que é errado e eles prosperam gente que faz o que não presta mas tem saúde tem riqueza tudo dá certo para ele e eu que tô tentando agradar a
Deus é só pau na minha cabeça só dá tudo errado comigo né como é isso é o Salmo 73 E é claro que tem um final que a pessoa começa a refletir sobre Deus e o fim de todas as coisas aí ele chega numa conclusão que alivia o seu coração mas o Salmo 73 é um Salmo clássico desse problema que a gente chama de teodiceia teodiceia que é é uma palavra composta de duas palavras gregas theos Deus e de que que é justiça então literalmente te Odisseia é a questão de Como Deus pode ser Justo
quando o mundo parece justo então te Odisseia é o nome que se dá para esse tipo de questão e abacu tá mesmo no meio dessa crise aqui um outro livro que fala desse tipo de questão é o Livro de Jó O Livro de Jó que termina sem dar uma resposta de propósito Eis Aqui Jó um homem justo temente a Deus que fazia sacrifícios a Deus orava pelos seus filhos andava nos caminhos de Deus e de repente ele perde tudo perde os filhos perde a fazenda perde o gado perde a saúde fica doente e ainda fica
uma mulher atanaz ele não é dizendo no pé do ouvido dele para ele negar a Deus e morrer né dizendo abandona tua fé e morre então um homem justo e tudo de ruim vocês não entenderam o verbo atanazar não tem aqui não né Deixa eu ver um parecido aqui era uma mulher custosa não foi a é tazan é tal que Ok eu qualquer coisa aqui vocês me dão me dão um desconto tá Por gentileza Então essa mulher e todos os males que sobrevieram a Jó Levanta a questão né Por que que o justo sofre o
Jó não merecia entre aspas né olhando humanamente ele não merecia nenhum dos Desastres que aconteceu com ele porque ele temia Deus servia a Deus orava a Deus buscava a Deus mas tudo de ruim que poderia acontecer com uma pessoa aconteceu com Jó então o livro do Jó aí o que que acontece aí chegam os amigos de Jó para consolar Jó e durante S dias eles ficam lá em silêncio respeitando o luto de Jó e no sétimo dia começa as especulações Jó Será que não quero ser ofensivo né Mas você já pensou se não foi algum
pecado pecado que Você cometeu aí Jó diz não eu não cometi pecado fiz nada errado não aí o outro diz Jó e você tá sendo né você tá sendo arrogante porque Deus não castiga justo Deus não faz o mal vir sobre os bons porque Deus recompensa os que fazem o bem e anda nos seus caminhos então se você tá sofrendo é porque você fez alguma coisa errada examina tua vida e já dis Mas eu não fiz nada minha vida tá diante de vocês na verdade eu dei esmol J eu deu pobre socorri o necessitado tá
aí pode chamar essas pessoas todas elas vão mostrar para vocês que eu andava nos caminhos do Senhor e aí o livro todo é Os Três Amigos tentando convencer Jó que aqui Deus é porque Deus é justo e bom aquele mal só poderia ter acontecido se ele Jó tivesse cometido alguma falta em particular que tivesse provocado A Ira de Deus e Jó dizendo eu não é que sou pecador Mas eu não fiz nada especí para que isso acontecesse comigo não tem né e finalmente Deus aparece no final da história não para resolver esse problema mas primeiro
para condenar os amigos de Jó Porque eles estão partindo de uma teologia errada ou seja de que sempre Deus tem que punir os maus e sempre haverá de recompensar os bons é como se Deus dissesse isso é verdade mas aqui nesse mundo não exatamente aqui nesse mundo às vezes eu permito que o justo sofra e que o mal prospere então não vai ser aqui nesse mundo que o problema da teod vai ser resolvido E aí finalmente ele chega para Jó e disse como se dissesse Jó você também foi muito assim se defendeu demais não é
você não é que foi arrogante mas quase que Jó chegava na justiça própria né para poder se defender e Deus diz J na verdade você não sabe de nada onde é que tava você quando eu criei o mundo onde estava você quando as primeiras estrelas brilharam é aquele final de Jó né em que Deus dá uma demonstração da sua grandeza do seu poder para no final Jó dizer assim eu na verdade te conhecia eh de de ouvir falar mas agora os meus olhos te veem né alguma coisa desse tipo né ou tipo assim Deus eu
eu pensava realmente que eu te conhecia mas eu tô percebendo que tu és bem maior do que eu do que eu imagino e o livro termina dizendo que a resposta que a gente tem hoje aqui pro problema do mal é que esse é uma questão que Deus haverá de resolver no tempo dele e da forma dele e que ele é todo poderoso que ele é justo e que ele é bom e que nós mesmo sem entendermos nós temos que confiar O Livro de Jó não traz uma resposta pra questão do problema do mal mas nos
mostra que atitude a gente tem que tomar deante dessa crise que é exatamente de confiar que Deus no dia dele no tempo dele da forma dele ele haverá de dar uma solução para todo esse tipo de coisa então Jó é um outro exemplo de da questão do problema do mal ah dentro de um universo criado e regido por um Deus que é bom e todo poderoso não é ah esse esse problema ele essa questão ela foi colocada de maneira clássica na na filosofia grega depois eu vou lembrar para vocês eu vou dizer amanhã hoje à
noite vou dizer o nome do do do filósofo mas esse problema foi formulado e de maneira clássica na na filosofia grega da seguinte maneira eh Se Deus é bom se eh Deus é bom e todo-poderoso o mal existe então se o mal existe e Deus é bom isso significa duas coisas ou que Deus permite o mal e nesse caso ele não é bom ou que Deus é impotente para resolver o problema do mal e nesse caso ele não é todo poderoso então conclusão não existe um Deus bom e todo poderoso Porque é incompatível a existência
de um Deus bom e todo poderoso com a presença do mal no universo Então isso é a formulação clássica na filosofia grega não eu me esqueci o nome do do filósofo mas eu vou dizer hoje à noite para vocês foi Epicuro não foi que fez essa definição o nome tava aqui eu tava não tinha a certeza mas obrigado e a partir daí os ateus Esse é um dos argumentos que os ateus mais usam usam Hoje os ateus modernos eles vão dizer como é que como é que existe Deus né como é que pode existir Deus
Diante de toda maldade sofrimento guerra criança que nasce eh eh com com deficiência física eh gente os estupros a violência nesse mundo né O Extermínio de genocídio de raças inteiras Então essa é uma questão que sempre perseguiu a o a raça humana né tentar entender essas coisas e abaku está preso bem no meio dessa questão bem no meio dessa questão e finalmente ele resolve voltando aqui pro livro não é ele tá perguntando questionando a Deus nãoé como é que ele vai permitir que o mal triunfe sobre o o bem e como é que Deus pode
usar o mal para realizar os seus propósitos aí ele resolve esperar ele ele não tem resposta mas ele resolve deixar esse assunto nas mãos de Deus e finalmente Quando Deus responde a resposta de Deus é é que Deus haverá de punir todo o mal e castigar o mal para todo sempre no dia dele no tempo dele e que um dia toda a terra vai se encher do conhecimento de Deus como as águas cobrem o mar então diante disso nós devemos guardar silêncio porque essas coisas pertencem a Deus silêncio no sentido de que o nosso coração
não pode se revoltar e nós não podemos tomar uma atitude assim de dizer então esse Deus é injusto Deus tá fazendo a coisa errada coisa dessa natureza mas conhecendo a majestade de Deus e a promessa dele de que ele vai resolver todas essas coisas no nosso coração tem que se aquietar quando abacu entende isso então ele termina o seu livro com uma oração relembrando os atos de Deus os feitos de Deus na história como Deus abençoou o seu povo como Deus guardou o seu povo e aí ele termina a conclusão de abaco começou numa crise
Ele termina numa palavra de fé que é muito bem coincida acho que el viia bacou que é bem é bem conhecido por causa dessa palavra né quando ele diz lá no final ainda que a figueira não floreça nem haja fruto na vi produto da Oliveira minta e os campos não produzam mantimento as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e no curral não haja agado quer dizer ainda que eu sofra todos os males que eu perca todas as coisas que o mal triunfe na minha vida ainda assim eu todavia eu me alegro no Senhor e exulto no
Deus da minha salvação o livro começa com crise e termina com fé exultante como é que abaku passa daquela crise para essa fé então o livre a narrativa desse processo como é que o profeta analisou como é que ele pensou que é que aconteceu na cabeça dele até que finalmente o coração dele se enche de confiança e de alegria diante de Deus então o livro é isso aqui como eu disse esse livro é citado pelo menos três vezes quatro vezes no Novo Testamento e a primeira vez é pelo Apóstolo Paulo lá no livro de Atos
Capítulo 14 no verso 31 quando Paulo cita aqui o verso 5 do capítulo 1 Quando Deus diz a abacu que abacuc que eu vou fazer uma obra no meio de vocês maravilhosa que vocês não vão acreditar a obra era mandar os caldeus destruir Jerusalém nãoé vou fazer uma obra que você vocês não vão acreditar que sou eu que tô fazendo Deus estava se referindo ao fato de que os judeus mesmo diante da invasão iminente eles se recusariam a crer que era Deus levantando o juíz e o castigo contra eles então aquela incredulidade dos judeus ela
ela era uma das coisas que tinha levado Deus a executar o juízo séculos depois 600 anos depois o apóstolo Paulo convertido pregando em Antioquia diante dos judeus e diante dos gentios quando ele termina o sermão dele depois dele explicar que Jesus Cristo é cumprimento de todas as promessas ele disse pros judeus cuidado que não aconteça com vocês o que disse o profeta bac eu vou fazer uma obra maravilhosa no meio de vocês mas vocês não vão acreditar então Paulo cita Habacuque para adverti os Judeus a quem ele pregava Jesus Cristo para que Não tomasse uma
atitude de incredulidade que é exatamente como Deus começa a anunciar aqui o juízo no livro do profeta bacu lá no meio do livro tem talvez a passagem que tornou o livro de Habacuque tão querido do novo testamento e quando ele diz Capítulo 2 verso 4 Eis o Soberbo se referindo a Nabuco donosor né que era o Rei dos babilônios Eis o Soberbo a sua alma não é reta nele era o o rei da Babilônia não é a alma não era reta quer dizer ele era um ímpio mas o justo viverá pela fé Então essa frase
de habacuc o justo viverá pela fé ela é citada três vezes no novo testamento para provar que a justiça de Deus a justificação é feita mediante a fé em Jesus Cristo Paulo lá em romanos capítulo 1 Logo no início se você quiser abrir aí para mim comigo né melhor Romanos 1 verso 16 17 Paulo dá um resumo da mensagem que ele vai que ele vai ensinar aqui no livro ele diz pois não me envergonho do Evangelho Romanos 1 1617 pois não me envergonho do Evangelho porque é o poder de Deus para a salvação de todo
aquele que crê primeiro do judeu e também do grego visto que a justiça de Deus se revela no evangelho de fé em Fé como está escrito aí ele cita Habacuque 2:4 o justo viverá por fé aquele princípio que abacu ensinou que diante de um mundo em crise diante do problema do mal a solução é vivermos pela fé em Deus ou seja confiando que Deus tem uma resposta Esse é o princípio que percorre a Bíblia toda e estabelece a condição básica Da Nossa Redenção o justo ele vive pela fé e ter fé aqui em Habacuque e
também no Novo Testamento Paulo vai citar ainda em Gálatas e o autor de Hebreus ainda cita esse versículo são três vezes que esse Versículo 2 4 é citado Mas ele significa que é assim que nós vivemos nesse mundo confiando em Deus e nas suas promessas mesmo quando a gente não entende as circunstâncias ao nosso redor aplicado a redenção significa que eu como justo Essa justiça ela vem pela fé em Deus é Deus que me justifica é Deus que me perdoa e isso mediante a fé no seu filho Jesus Cristo Então esse é o tema de
Habacuque e que corre em toda a Bíblia vai pega lá os santos do Antigo Testamento os os crentes do Antigo Testamento e também leva pro novo por isso esse livro é tão importante e a última coisa aqui que eu quero fazer com vocês então é mostrar é ler o livro eu acho que que agora dá para ler o livro né E nós vamos ler agora com esse entendimento com toda essa informação de fundo e vamos ver como ele faz mais sentido né quando a gente eh ambienta o livro né no seu contexto histórico literário canônico
então a leituraa eh faz mais sentido então como é um livrinho curtinho né e eu queria ver com vocês Capítulo 1 de um a qu você tem a primeira oração de refletindo a crise Inicial sentença revelada ao profeta abacu até quando o senhor clamarei eu e tu não me escutarás gritarte Ei violência e não salvarás porque me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão pois a destruição e a violência estão diante de mim a contendas e o litígio se suscita por essa causa a lei se afrouxa a justiça nunca se manifesta porque o
perverso cerca o justo e a justiça é torcida primeira oração de abacu Ele reclama do Silêncio de Deus E porque é que Deus tá deixando o mal continuar e dizendo para Deus quanto mais o senhor demora pior tá ficando resposta de Deus primeira resposta a partir do verso 5 vede entre as nações é Deus falando olhai maravilh vi-vos e desvanece porque realizo em vossos Dias obra tal que vós não crereis quando vos for contada pois Eis que suscito levanto né levanto os caldeus que são os babilônicos nação amarga impetuosa que marcham pela largura da Terra
para apoderar-se de moradas que não são suas eles são pavorosos e terríveis eles mesmos criam o seu direito e a sua dignidade os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos mais ferozes do que os lobos ao anoitecer são os seus Cavaleiros que se espalham por toda parte sim os seus Cavaleiros chegam de longe voam como águia que se precipita a devorar eles todos vêm para fazer violência o seu rosto suspira por se seguir Avante eles reúnem os cativos como areia eles escarnecem dos Reis Os Príncipes São objeto do seu riso riem-se de todas
as fortalezas porque amontoando Terra as tomam então passam como passa o vento e seguem fazem-se culpados estes cujo poder é o seu Deus é a descrição do exército babilônico Que adorava o poder velozes cruéis rápidos né como o Leopardo como o leão Como a águia e estão tomando tudo não respeita ninguém zomba de todo mundo estão marchando e estão vindo contra o povo de Deus Essa é a resposta de Deus para abacu tô mandando um povo contra vocês e ó ó o povo que eu tô mandando para vocês por conta do pecado de vocês aí
abacu pira mesmo né aí do verso 12 até o 17 tem a segunda oração de abacu Não és tu desde eternidade ó Senhor meu Deus ó meu santo não morreremos ó Senhor executar juízo puseste aquele povo tu ó Rocha o fundaste para servir de disciplina tu és tão puro de olhos então abaco entendeu o que é que Deus estava fazendo aí ele pergunta tu és tão puro de olhos que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar Por que pois ó aqui o problema da te Odisseia né Por que pois toleras os
que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele Por que fazes os homens como os peixes do mar como os répteis que não tem quem os governe a todos levanta o inimigo com azol pesca os de arrastão e os ajunta na sua rede varredora por isso tá se referindo agora a Nabuco Don nozor né por isso ele se alegra e se regozija por isso oferece sacrifício à sua rede queima incenso a sua rede varredora porque por elas enriqueceu a sua porção e tem gordura sua comida acaso
Continuará Continuará por isso esvaziando a sua rede e matando sem piedade os povos você vê aqui nessa segunda oração não é que abacu tá questionando a Deus por que o senhor tá permitindo isso porque que o senhor tá levantando esse povo esse povo ímpio como é que o senhor consegue o senhor é tão puro de olhos que não consegue ver o mal mas tá usando esse povo contra nós que somos teu povo né Nós somos ruim a verdade mas ainda somos mais justos do que eles e o Senhor então tá fazendo isso e não tem
resposta Capítulo 2 verso primeiro é decisão que abacu tomou diante desse problema porme Ei na minha Torre de Vigia colocar-me Ei sobre a Fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei a minha queixa ele resolve esperar a resposta à sua queixa diante de Deus e a resposta chega a partir do verso 2 é a segunda resposta de Deus o senhor me respondeu e disse escreve a visão grava sobre tábuas para que possa ler até quem passa correndo Essa é bíblica para outor né porque a visão ainda está para
cumprir-se no tempo determinado Mas se a pressa para o fim não falhará se tardar espera porque certamente virá não tardará Ou seja a minha resposta para julgar o ímpio e resolver o problema do Mal virá abaco que é tão certo que você pode fazer um outdoor com isso aí mas se eu demorar na tua perspectiva aguarda porque com certeza eu virei não falharei eis o Soberbo nab donos a sua alma não é reta nele Mas você abacu o justo você vai viver pela fé e aguardar o meu tempo assim como o vinho é enganoso tampouco
permanece o arrogante que é o a partir daqui Deus está dizendo que responde B dizendo que ele vai punir os caldeus que ele vai executar juízo não agora tem que esperar esá pela fé mas ele vai finalmente executar juízo Então a partir daqui você tem vários ais de Deus contra os caldeus né ai deles ai deles porque eu vou fazer isso fazer isso assim como vi enganoso tampouco permaneceu arrogante cuja gananciosa boca se escancara como sepulcro e é como a morte que não se farta ele ajunta para si todas as nações e congrega todos os
povos falando do Rei Nabuco do nozor não levantarão pois todos estes contra Ele o Rei Nabuco do nozor um provérbio um dito zombeteiro ou zombador dirão ai daquele que acumula o que não é seu até quando senhor e daquele que a si mesmo se carrega de penhores não se levantarão de repente os seus credores e não despertarão os que team de abalar tu lhe servirás de despojo visto como despojar a muitas Nações todos os mais povos te despojaram a ti por causa do sangue dos homens e da violência contra a terra contra a cidade e
contra os seus moradores ai daquele que ajunta para que ajunta em sua casa bens mal adquiridos para pôr em lugar alto seu ninho a fim de livrar-se das garras do Mal vergonha Maquin ase para tua casa destruindo tu a muitos povos pecaste contra tua alma porque a pedra clamará da parede e a trave lhe responderá do madeiramento ai daquele que edifica a cidade com sangue fundamenta com iniquidade não vem do Senhor os exércitos que as nações labem para o fogo e os povos se fatigam em vão pois a terra se encherá do conhecimento da glória
do Senhor como as águas cobrem o mar ai daquele que dá a beber ao seu companheiro ministrando bebida a bebida o seu furor e que o embebeda para lhe contemplar As vergonhas serás fto de opróbrio em vez de honra bebe tu também exibe a tua incircuncisão chegará tua vez de tomares o cálice da mão direita do Senhor e ignomínia cairá sobre a tua glória porque a violência contra o Líbano te cobrirá a destru que fizeste dos animais ferozes te assombrará por causa do sangue dos homens e da violência contra a terra contra a cidade e
contra todos os seus moradores que aproveit o ídolo visto que seu artífice o esculpiu e a imagem de fundição mestra de mentiras para o artífice para que o artífice Confie na obra fazendo Ídolos mudos ai daquele que diz a madeira acorda a madeira aqui é a madeira usada para fazer Santo né a fazer as imagens daqueles Deuses ai daquele que diz a madeira acorda e a pedra muda desperta pode o ídolo ensinar Eis que está coberto de ouro e de prata mas no seu interior não há fôlego nenhum o senhor porém está no seu santo
templo cálice diante dele toda boca a segunda resposta de Deus para bacu que é ele vai destruir o ímpio e um dia toda a terra vai se encher com a glória do conhecimento do Senhor portanto espera espera em Fé esa em silêncio até o tempo de Deus não se desespera nem sempre as respostas todas estão aí tem sempre a gente conhece tudo mas nós temos que confiar em Deus eender de Deus e aguardar o tempo dele o capítulo 3 é a oração final deac a terceira oração as duas primeiras eram questionamentos essa terceira já é
mais uma declaração diante de Deus da sua confiança oração do profeta bacu sobre a forma de canto tenho ouvido ao Senhor as tuas declarações e me sinto alarmado aquelas declarações que Deus tinha feito de que haveria de mandar o ímpio para punir o justo mas que depois haveria de punir o ímpio também me sinto alarmado Aviva a tua obra ó senhor no decorrer dos anos e no decorrer no decurso dos anos faz a conhecida na tua ira contra nós lembra-te da tua misericórdia E aí do verso 3 até o 16 ele faz uma recordação da
história da Redenção no antigo testamento ele cita vários vários eventos aqui que quando eu expor essa passagem vou dar os detalhes para vocês Tá mas então lá vem abacu lembrando da história lá vem Deus de teman verso 3 e do Monte parã vem o santo a sua glória cobre os céus e a terra se enche do seu louvor o seu resplender como a luz os raios brilham na sua mão e ali está velado o seu poder adiante dele vai a peste a pestilência segue os seus passos ele para faz tremer a terra olha e sacode
as nações esmigalhados caminhos de Deus são eternos vejo as tendas de cozan em aflição e os acampamentos da terra de midiã tremem a casa é contra os rios senhor que estáis irado é contra os Ribeiros a tua Ira ou contra o mar o teu furor já que andas montado nos teus cavalos nos teus caros de Vitória tiras a descoberta o teu arco e farta está tua aljava de flechas tu fend a terra com Rios os montes te vem e se concem passam torrentes de água as profundezas do mar fazem ouvir a a sua voz e
levantam bem alto as suas mãos o Sol e a Lua param nas suas moradas ao resplandecer a luz das tuas Flechas sibilantes ao fugor do relâmpago da tua lança na tua indignação marchas pela terra na tua Ira calca aos pés das Nações tu sais para livramento do teu povo para salvar o teu ungido Feres o telhado da casa do perverso e lhe descobres de todo o fundamento traspassa a cabeça dos guerreiros do inimigo com suas próprias lanças os quais como tempestade avançam para me destruir regozijam como se estivessem para devorar o pobre as ocultas marchas
com os teus cavalos pelo mar pela massa de grandes águas e a confissão final do Profeta ouvi e o meu íntimo se comu a sua voz a voz de Deus tremer os meus lábios entrou a pod podridão nos meus ossos e os joelhos me vacilaram pois em silêncio devo esperar o dia da angústia que virá contra o povo que nos acomete em silêncio eu tenho que esperar o dia da angústia que Deus vai mandar Contra esse povo que agora no momento está nos derrotando ainda que a figueira não flor tá se referindo aqui a devastação
criada pelo pelos exércitos os inimigos ainda que a figueira não floreça nem haja fruto Nav o produto da Oliveira minta os campos não produzam mantimento as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não há jado todavia eu me alegro no Senhor exulto no Deus da minha salvação o Senhor Deus é a minha fortaleza e faz os meus pés como os da corça e me faz andar Altaneira mente e a recomendação no final ao mestre de canto para instrumentos de corda esse capítulo 3 portanto Habacuque compôs para ser cantado no templo era um Salmo na
verdade por isso que a gente imagina que ele era um morador de Jerusalém não é o templo estava ali e essa experiência ele coloca na forma de livro e o capítulo TRS era um Salmo que era para ser metrificado musicado e cantado para relembrar os caminhos de Deus amém Então aqui estão algumas lições que a gente já pode tirar da introdução do livro não é primeira coisa Deus usa pessoas diferentes de formas diferentes em épocas diferentes com métodos diferentes por um lado você tem o grande profeta Isaías livro majestoso extraordinário Isaías era provavelmente um sacerdote
ou Um Levita que morava no templo e tinha acesso à corte palaciana era um homem muito culto extremamente preparado hebraico de Isaías É extraordinário abacu humanamente falando né comparado com Isaías não tem brilho né era uma pessoa desconhecida Talvez ele era um profeta mas não não tinha não chegava perto da do do que era o grande profeta Isaías ou até mesmo o grande Jeremias na época dele mas o Deus que estava usando Jeremias no ano 600 preparando o povo para a invasão era o mesmo Deus que estava tratando da alma do profeta abacu e fez
no final e o resultado final esse livro que acaba sendo trazendo os princípios centrais que são usados no novo testamento para falar a respeito da justiça de Deus pela fé que é a base do Evangelho eu tô dizendo isso isso porque é uma há uma tendência muito grande da gente pensar que Deus quando age ele usa somente pessoas especiais eh diferenciadas e e aquelas que têm um talento que se que se eh Levanta em comparação com os outros não é verdade não é verdade Deus está agindo no mundo ele tem os seus servos que estão
em todo lugar ele usa o grande e o pequeno o conhecide desconhecido o que é brilhante o que não é aquele que tá em vidência e aquele que não tá a história de abacu nos conta isso esse profeta desconhecido e que foi instrumento de Deus ao lado de Isaías e de Jeremias isso devia trazer esperança para nós né Deus pode nos usar ele quer nos usar cada um de nós pode ser um instrumento de Deus na obra que ele tá fazendo aqui nesse mundo uma outra lição Que Nós aprendemos é que pode haver questões aqui
nesse mundo para qual nós não tenhamos uma resposta definitiva nós temos que lembrar que estamos lidando com um Deus com um ser que é muito maior do que nós infinitamente maior do que nós ele nos fez a sua imagem semelhança portanto muita coisa dele a gente pode entender se relacionar e compreender mas ele nós não temos como exaurir o o ser de Deus ou ou ou ou ou ou sondar todo o seu conhecimento então há de fato coisas que acontecem e que fogem ao nosso conhecimento Essa é a crise do Profeta a terceira coisa que
a gente sim isso então nos deveria eh encorajar a a viver com o que a gente tem o meu problema não é o que eu não conheço o meu problema é o que eu conheço porque aí eu tenho que crer e obedecer o que eu não sei né Deus também não vai cobrar de mim que eu haja com relação a coisas que eu não tenho uma resposta né E sobre a qual ou sobre as quais ele não se pronunciou terceira coisa um crente pode passar crise aqui você tem esse profeta um homem de Deus homem
com quem Deus falava diretamente mas ele passa por uma crise eu vou chamar de existencial ele quer entender o mundo ele quer entender Deus Ele quer saber qual o papel dele por que que o senhor tá me mostrando essas coisas né como é que eu me encaixo no teu plano Por que que o senhor tá revelando essas coisas para mim se o senhor não pretende fazer nada qual o meu o sentido da minha vida e abak ele passa por essa crise Às vezes o a maneira como o Evangelho é colocado ou como o cristianismo é
descrito ou Cristão é definido deixa a gente sem muita opção se a gente vacila se a gente questiona se a gente tem dúvida se a gente entra em crise já vem o pessoal pensando que a gente não é crente mas mesmo o crente verdadeiro ele pode passar por momentos de profunda confusão e perplexidade em que ele não entende não entende mas ele vai fazer o que abaku fez abacu não Chutou o pau da barraca e disse como os ateus né não pode existir um deus nossa ação começa não tem Deus não ele questiona Ele reclama
ele ele indaga a Deus ele Ora a Deus ele busca ele espera ou seja mesmo em crise abacu não abandona a sua fé então a fé questiona a fé vacila a fé entra em crise mas ela continua sendo fé ela continua sendo fé e faz parte da nossa realidade aqui procurar respostas e esperar em Deus que essas respostas nos cheguem e por último a última coisa que nós Devíamos que eu queria dizer boa parte eu esqueci de mencionar isso com mais detalhes mas também já me alonguei mais do que eu queria a boa parte do
processo pelo qual abaku passou da crise até a confiança envolvia Recordar os feitos de Deus na história o livro de abacu que a gente vai ver tá cheio de referências ao que Deus já tinha feito antes a história de Israel que abacu també conhecia na época de abacu no ano 600 Com certeza a lei de Moisés já estava escrita e circulava muitos Salmos os livros históricos já estavam também em circulação h talvez alguma coisa fosse escrita durante o período do cativeiro mas Praticamente todo o antigo testamento com algumas poucas exceções já estava completo na época
do cativeiro O que vem depois do cativeiro a gente sabe Neemias estter Ah e três profetas que é Zacarias e e a geu Zacarias e malaquitas Malaquias que são profetas pós exílio Mas tirando esses na época dele de de abacu que praticamente toda a parte histórica poética e da Lei já estava escrita publicada e era Líder era conhecida abaco tem conhecimento disso E é isso que vai ajudá-la a fazer a transição da crise paraa fé o que é que eu quero dizer com isso é que a lição que a gente tira aqui é a importância
de conhecer a história bíblica conhecer os atos de Deus o que Deus fez no passado quem é ele as suas promessas como é que ele se relaciona conosco porque é isso que vai dar sustentação à fé a fé que é falada aqui não é um sentimento Positivo né você trincar os dentes estoicamente e dizer assim eu vou me aguentar aqui pode chover canivete não a fé aqui do profeta ela é animada ela é encorajada Ela é fortalecida com base na reflexão na memória no reconhecimento e na lembrança do que Deus já fez antes se ele
é esse Deus se ele fez essas promessas então ele não pode me abandonar ele não vai me largar ele vai resolver o problema então a fé ela está baseada na palavra de Deus nas promessas de Deus e na história Paulo disse uma vez a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus se você não ouve se você não estuda se você não lê não é à toa que sua fé é tão vacilante não é à toa que ela é tão pequenininha né não é à toa que você vive muito mais questionando e em dúvida do
que tem nessa exultação confiante do profeta que ele mostra no final do livro Essa é a última lição que eu queria tirar para nós a importância de ler a palavra e vamos aproveitar que nós estamos aqui há tempo aqui no acampamento é um retiro espiritual então no tempo que você tiver livre tira um tempo ler esse livro ou lê continua a fazer tuas leituras devocionais Mas usa tempo para buscar ao Senhor ler a palavra gastar um tempo em oração nós estamos em retiro não é só pra gente se divertir não nãoé mas pra gente crescer
eh espiritualmente também vamos orar ó Deus muito Obrigado pelo profeta abacu obrigado que o senhor usou a crise dele para abençoar milhares através da história e que o senhor usou a crise dele para estabelecer aquele princípio central de que o justo viverá pela fé tão usado por Paulo na carta aos hebreus e na reforma protestante que serviu de base para Lutero e tantos outros quando a reforma começou de que a leitura e exposição e estudo desse livro também seja uma benção para nós eu oro pelos meus irmãos e irmãs aqui presentes renova a fé fortalece
a confiança se H dúvida se há questionamento acalma o nosso coração enche senhor a nossa mente do conhecimento da tua glória para que nós possamos descansar em ti obrigado por esse tempo juntos em nome de Jesus amém