Literatura - Aula 1: Introdução à Literatura

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Aula De
A Literatura é o espelho social de uma época, pois nos mostra a face do artista e também o cenário n...
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ser ou não ser eis a questão a questão é que o aula de ponto com ponto br está aqui para auxiliar todos os alunos do brasil para qualquer processo seletivo tanto vestibular quanto enem vocês vão perceber que a literatura não é tão difícil assim ela pode ser até divertida seguinte gurizada eu soube é professor de literatura um ponto e vou trabalhar com vocês nessas próximas aulas todas as características autores obras da literatura brasileira e isso vai facilitar tanto estudo pra qualquer universidade federal do brasil quanto para o enem e hoje eu pensei o que pensei
fazer uma introdução da literatura brasileira com você ou das características gerais da literatura pra que isso auxilia no andamento das demais aulas o que vai acontecer é essa introdução da pedra vai pegar a parte mais técnica da matéria a gente vai trabalhar um pouquinho de gêneros conceito de literatura nós vamos trabalhar algumas figuras de linguagem aquelas que caem frequentemente em cada um dos períodos literários e vamos fechar com as escolas literárias brasileiras esse vai ser o contexto de hoje a e depois nós vamos esmiuçar cada um deles no andamento das próximas aulas certo então davam
a introdução à literatura eu vou fazer o seguinte ó o que é literatura qual é o conceito de literatura porque a literatura tem aquele receio é que me medo leituras obrigatórias nós temos que ler livros que nós não estamos acostumados aqueles machado de assis da vida na mas o cara na verdade tem tenha facilidade na literatura da visualização da de cada uma das obras elas têm dicas tem ali uns detalhezinhos que pode ajudar vocês em cada um dos processos então assim ó conceitos existem muitos eu peguei alguns aqui pra mostrar pra vocês só pra dar
um panorama geral da matéria é tem uma uma visão do aristóteles que diz que a arte literária muse imitação ou seja ela imita a vida imita a realidade reinar no realismo ou na ficção mas imita a realidade ela pode ser engajada pode usar o humor da paródia né pode usar dos sentimentos a subjetividade mas no geral a gente sabe que a literatura trata de algum contexto em que esse autor está inserido então a gente tem que entender um pouco da biografia desse autor entender a história né daquele momento ou seja aquele conteúdo que ele está
inserido e aí a obra não fica tão difícil assim ok outras outras visões da arte literária é saber usar a língua artisticamente deixando transparecer a beleza harmonia um estilo próprio de cada autor acabei de falar sobre isso né escrever um texto em busca da beleza estética dentro de um determinado contexto contexto sempre contexto histórico pessoal então na verdade a arte da palavra né só não esqueço que nem sempre houve escrita então a literatura por vezes no seu início é oral a tradição oral então agora a partir do momento que aparece escrita vai para o papelzinho
os textos ok então basicamente isso sobre a literatura só não esquecendo o pessoal que diferente das demais disciplinas que são ciências literatura ela além de uma disciplina é uma arte não esqueçam disso uma arte então vamos fazer o seguinte literatura ela todo o texto pode ser considerado um tipo de literatura mas a literatura arte a arte plástica ela tem uma linguagem própria que a linguagem é essa se vocês notarem aqui ó na nossa terezinha linguagem conotativa o que é a linguagem conotativo é aquela linguagem que tem múltiplas interpretações ou seja cada pessoa vai interpretar uma
passagem de um texto conforme as suas características da sua bagagem o seu tempo de vida a sua leitura enfim as suas informações do tempo no seu determinado contexto ok qual é a diferença entre a linguagem conotativa para a linguagem denotativa a denotativa são todos os demais textos textos informativos por exemplo de bolo ou então uma bula de remédio são textos que tu vai lá só tem uma interpretação o ressarcimento é de bom tom que dois ovos uma xícara de farinha tu não tem como interpretar outra coisa agora meu coração e explode ao tv quanto pode
interpretar muitas muitas informações nessa frase então a linguagem é conotativa não esqueça linguagem literária conotativa uma linguagem pessoal única exclusiva a uma linguagem que sempre está inserido os sentimentos sentimentos de quem está passando para nós ok a linguagem denotativa uma linguagem pessoal direta objetiva não tem muitas interpretações normalmente uma somente a e é uma linguagem informativa apenas para passar informações para nós tranqüilo o empresário é isso aí então tá outra coisa importante aqui vamos pra cá os gêneros literários basicamente são os tipos de literatura produzida o que significa isso todos os textos são semelhantes são
iguais nós sabemos que não é uma poesia diferente de uma peça de teatro uma peça de teatro diferente de um romance então na verdade como eu comentei anteriormente a aristóteles o filósofo grego ele dividiu as artes e quando chegou na literatura ele também é dividiu o que ele fez colocou por um lado o gênero dramático colocou para o outro o gênero narrativo e centralizou o gênero lírico basicamente essa divisão é nos facilita a compreensão entendimento da literatura como um todo toda a produção literária feita produzida pelo ser humano ela se enquadra em algumas alguma de
se ter algum desses três tipos já então assim é basicamente para nós sabemos o que é cada um dos géneros literários é o seguinte gênero narrativo germinativo ele mostra o mundo externo alguém narra ou conta alguma história para nós pode ser primeira terceira pessoa o narrador pode ser onisciente onipresente ou seja ele sabe o que está acontecendo estamos contando essa história ok não esqueçam também que essa narração ela pode ser realista mostrar uma informação que real mente está acontecendo ou que ouvir e dar o parecer a visão do autor ou ela pode ser uma ficção
que é uma ficção uma uma história surreal onde tenha um monstro fantasma fora do planeta e um alienígena mas ainda assim pode ter o engajamento social pode ter crítica pode mostrar uma cena de amor entre dois bichinhos dois seres inanimados e etc mas não deixa de ser narrado para nós então basicamente o gênero narrativo é isso nós temos alguns tipos de gêneros narrativos de produção de gênero narrativo romance que é um texto mais longo tem um número de personagens elevados né nós temos também um enredo mais extenso espaço o espaço a geografia local onde ocorre
também é extenso e nós temos além do espaço tempo o tempo é a época que ocorre o a época pode ser um dia 24 horas pode ser um ano ou como por exemplo o tempo eo vento do autor érico veríssimo que é a formação do rio grande do sul 250 anos ok nós temos o conto ea novela que são dois tipos de narrativas e menores em comparação a um romance tem menos personagens não têm o espaço tempo é mais curto é reduzido e o tempo é variável nós temos também a aam a fábula a fábula
é uma narrativa interessante que normalmente os personagens são bichinhos a porque a favela tem como cunho é uma lição de moral fábulas normalmente são direcionadas a crianças numa história de minar que passa alguma informação recentemente tem uma discussão sobre crônica onde é que nós inserimos a crônica como ela não é lírica ela não é dramática daqui a pouco a gente pode encostar ela com boa vontade ali no gênero narrativo mas na verdade é uma patada fazer um asterisco aqui a crônica é um texto curto normalmente pessoal uma visão do cotidiano muitas vezes ele até banal
pode ser de tom político como pode ser de tom de humor na sem problema algum nós temos um grande cronista no rio grande do sul o chamado luis fernando veríssimo na bem conhecido e reconhecido mundialmente e se de passagem mas como não consegue inserir ele dentro de um desses três gêneros deixamos ele né de ladinho nativo basicamente é isso que nós precisamos saber tá uma história narrada ou contado pra nós feito gênero lírico cara aqui vem o grande problema né dos gêneros literários porquê porque o gênero lírico e está diretamente ligado à poesia pessoal ea
gente sabe que poesia é difícil é complexa porque porque mexe com uma subjetividade ou seja tá o autor ele tenta externar para nós algo que ele está sentindo algo que ele está pensando naquele momento naquele contexto que ele vive e aí entra a linguagem conotativa que nós estávamos falando nós os interlocutores quando nós vamos ler um poema ele fica mais complicado porque porque a gente tem que tentar entender e tentar chegar próximo aquele sentimento aquilo que ele está sentindo no momento que ele transportava papel então por isso que poesia difícil e tem mais um outro
probleminha o fazer poético ele tem regras rimas estrou façam métrica que que é o o o digamos assim ah ah ah ah a receita de de poesia de quem quer fazer um grande sofrimento de quem quer fazer um verso alexandrino redondilha maior mas redondilha menor tem pessoas que pregam a forma além do conteúdo ou seja tudo vai usar uma cena da tua vida que está passando num certo momento melancólico e mesmo assim que colocar dentro de um soneto o soneto a gente sabe que tem dois quartetos dois terceiros ou 14 versos e tem rimas normalmente
rima a b ab e outra os versos normalmente tensão décadas filas têm que ter dez se uma das poéticas então além do conteúdo nós temos o problema também da forma que deixa poesia um pouco mais difícil para terminar o gênero lírico também está diretamente ligado ao eu lírico ou seja o que eu sinto que eu penso é o eu interior e um detalhezinho interessante é que dentro da poesia existe ritmo pessoal musicalidade então o poema não pode ser lido de qualquer forma o poema tem que ser ídolo dentro de um determinado ritmo estabelecido pelo autor
e por essas regras então junta todas essas informações poesia fica o que é um pouco mais complexo é um pouco mais difícil mas o andamento das aulas eu vou mostrar pra vocês que não é tão difícil assim quando nós vamos analisar alguns poemas de alguns poetas e até mesmo leituras obrigatórias de universidades brasil afora vou dar dicas pra vocês pra essa leitura certo e pra fechar os gêneros literários nós temos o gênero dramático em de drama ação qual é a principal produção do gênero dramático teatro então teatro é encenação atos pessoas que em sendo pra
nós as histórias ok temos alguns tipos de gênero dramático né a comédia que faz uso do moa a tragédia normalmente com um final surpreendente trágico é chocante de impacto nós temos os saltos altos são pequenos theatre os religiosos que têm como um cunho pedagógico e didáctico conversão catequese nós vamos na próxima aula conversar sobre os jesuítas eles usavam nos autos pra se comunicar e trazer o selvagem o índio para a cultura do homem branco o europeu ok então o pessoal os gêneros literários basicamente é isso gênero narrativo na ou conta uma história para nós gênero
lírico subjetividade o sentimento nessa o externato para nós é o gênero dramático que é o gênero da encenação do teatro das ações ao público certo agora tem um detalhe interessante aqui nós não estamos falando sobre o gênero só que tem alguns recursos da língua portuguesa que auxiliam na na literatura a literatura tem uma linguagem própria tem uma divisão nela a gente sabe que cada eu estou tem que se enquadrar dentro de uma determinada gavetinha digamos assim mas existem recursos da língua portuguesa que auxiliam os escritores no seu fazer literário na sua produção literária a gente
chama de figuras de linguagem as figuras de linguagem basicamente as mais conhecidas estão aqui no quadrinho para nós as famosas metáforas né as famosas pleonasmos que são que auxiliam o autor nas suas idéias que querem transparecer não esqueça o pessoal que as figuras de linguagem eles não é exatamente esse tom conotativo para a literatura porque elas permitem tudo criar interpretações pessoais eu aqui vou interpretar essa frase de uma forma tua aí vai interpretar de outra forma e está livre para isso esse é o lado legal das artes da literatura e da linguagem conotativa estamos livres
para pensar para interpretar pra se identificar ou até mesmo não se identificar não gostar então a linguagem conotativa permite isso pra nós isso é legal ser bacana eu gosto muito dias uso no meu dia a dia inclusive algumas das figuras aqui importantes e reconhecidas e que freqüentemente estão dentro de cada escola literária e que os autores fazem uso está a metáfora porque é a metáfora a metáfora nada mais é do que um tipo de comparação mas uma comparação que está subentendida que significa isso ela não usa aquela partícula como olha se é assim aqui dodô
manuel bandeira meu verso é sangue não ele por se não fosse uma metáfora se fosse uma comparação como é que a pareceria meu verso é como o sangue então não apareceu a partícula como nexo como vira uma metáfora então toda a informação que é passada para nós que tem uma comparação subtendida fica no ar fica nas entrelinhas a gente chama de metáforas certo outra figura de linguagem bem conhecida o pleonasmo o pleonasmo é corriqueiramente a gente usa nosso dia a dia o subir para cima o terceiro para baixo a redundância é pessoal mas ele pensa
assim que a redundância vai ajudar o autor na literatura é um escritor com pessoal a redundância nada mais serve para que a realçar para dar ênfase na então quando ele bate na tecla época aquela informação é importante mesmo toque então por exemplo olha esse exemplo de pleonasmo aqui do vinicius de moraes grande escritor e grande compositor da música brasileira né e rir meu riso e derramar meu pranto e rímel riso quando cada ponto rito mil torres o teu sorriso mas ele está dando ênfase não é qualquer fio não é qualquer riso é aquele riso o
riso importante pra esse vinicius de moraes alguém tem um riso muito interessante pra ele ok outro tipo de de futura de linguagem importante antítese antes a antítese está diretamente ligada ao postos idéias informações opostos a subir descia para cima para baixo olha-se textinho aqui do lado bilac morreu por viver as nas estradas que abres morrer e viver na mesma oração na mesma frase é ele tão quente ela tão fria informações contrárias nós chamamos de antigas ok vamos próximo então mas algumas figurinhas de linguagem bem bacanas aqui a ironia por cá quem não gosta de ironia
eu respeito muito quem quem tem esse uso frequente mas tem pessoas que nasceram do sangue com a ironia é impressionante a ironia ela pode ser corrosiva ela pode ser ou ter um tom de humor mas normalmente 'poderia usada contra nós não gostamos muito né porque porque a ironia ela de alguma forma ela te dá uma alfinetada ela te dá uma cutucada mas a ironia bem usada ela ela consegue ser genial maravilhosa então olha essa passagem aqui do monteiro lobato a respeito da ironia à excelente dona inácia era mestre na arte de judiar das crianças olha
só a cara mestre na arte de judiar ou seja a ironia está diretamente ligado numa informação que tu passa mas que tu quer dizer exatamente o contrário não confunda com antigas e pessoal quantificação informações na mesma oração diferentes a ironia é quando fala algo por uma pessoa mas na verdade está querendo dizer exatamente o contrário né as mulheres gostam de fazer isso freqüentemente você sabe do que estou falando né uma mulher chegar a outro dia seguinte adorei esse vestido na verdade não acho bonito não é extravagante demais e isso é um tipo de ironia nós
sabemos disso na minha mulher fazer sentar olha só ela não vai gostar disso quando vi esse vídeo inclusive bonfim outra figura de linguagem muito bacana se chame pebolim e pedra bonita diretamente ligado a exageros tudo que é elevado demais vai ao ápice em pé a mulher eu tô morrendo de fome né eu corri tanto que que ocorre 300 mil quilômetros né aqueles exageros que não fecham com a informação real mas para a literatura ela tem um tom interessante porque porque leva àquela situação que está sendo apresentada para nós preste atenção nesse detalhe zinho olavo bilac
nenhum dos seus poemas diz o seguinte rios decorreram dos olhos e chorai sorrio oscar reus como é que rio vai correr hoje no rio né o rio saiu do jogo mas ele está dizendo o seguinte a dor é tanta que o momento é tão complicado que ela vai chorar muito e um choro diferente esses rios significa quantidade porque aquele momento necessita dessa informação desse exagero desce pedra de toque pessoal e pra fechar aqui nossas figuras de linguagem uma muito conhecida e muito usual na literatura é um eufemismo o que é um eufemismo uma figura de
linguagem que é usada normalmente para suavizar a abrandar é quando tudo vai dar uma informação para alguém mas não joga direto essa informação para não machucar para não chocar então nós damos uma aliviada digamos assim na situação imagine uma situação no hospital o médico chega para a família e diz assim olha o teu familiar bateu as botas morreu foi o inferno não vai dar essa informação para ti ele vai chegar vai dizer como olha infelizmente não resistiu nós fizemos de tudo né não não podemos salvar então ele abrandou a situação que é uma situação diferenciada
difícil a pessoa tá ali nos com seus sentimentos à flor da pele a olha esse exemplo aqui do álvares de azevedo é assim uma estrela divina que é o firmamento vôo bom uma estrela divina que o firmamento voo acabou de dizer para nós o que é que alguém morreu alguém faleceu mas ele não chegou ele poderia dizer não olha essa bela pessoas à minha namorada paixão da minha vida morreu não né que ele disse ao firmamento vôo ok então as figuras de linguagem temos muitas figuras eu dei uma passada rapidamente em algumas daquelas consideradas importantes
as mais usuais pelos autores da literatura justamente para nós darmos uma lembrar não esqueçam que essa é uma aula de introdução como ela é de introdução a gente vai dando só os tópicos os lembretes para vocês tranquilo usadas bom agora nós temos um detalhe muito importante aqui a parte técnica basicamente da literatura nós fizemos uma partidinha rápida que objetiva direta pra dar uma lembrada na situação literatura na nossa vida agora nós vamos estudar uma coisa chamada escolas ou períodos literários pessoal a literatura brasileira é dividida conforme a sua época o seu contexto em escolas ou
períodos literários o que são isso são movimentos literários que estão inseridos dentro de um determinado contexto histórico ou seja de uma época de um século de 10 20 e 50 anos enfim aonde tem um número x de autores com a sua produção literária e esses autores de mesma época de mesmo contexto tem afinidades tem características semelhantes só que não esqueçam que cada autor tem a sua particularidade a sua idiossincrasia nessas características pessoais mas no geral apresentam informações semelhantes características semelhantes então está aqui a nossas próximas aulas vou dar uma passada rápida aqui só pra dar
os tópicos rápidos em cada um que nós vamos estudar por exemplo na nossa próxima aula a literatura de informação o que a literatura de formação século 16 usamos de 1.500 nos anos 1500 a gente sabe que à época da descoberta do brasil nós vamos conversar sobre isso na próxima aula nós temos aqui a carta de pero vaz de caminha nossa certidão de nascimento é o primeiro texto escrito nesta terra nessa terra que logo depois vai se chamar brasil o barroco vem um século depois nós temos no barroco um período de conflito de choque que é
influenciado por choques religiosos nós vamos ter um autor interessante nesse momento chamado gregório de matos guerra inclusive a leitura obrigatória na universidade federal do rio grande do sul no século 18 anos de 1700 nós temos o academismo o neoclassicismo é um período que vai ser influenciado pelo ciclo de ouro que é o objeto que o europeu veio buscar aqui lá em 1500 e acaba achando em abundância em 1700 e também nós vamos ter um movimento muito importante chamado de inconfidência mineira que vai influenciar muito os autores de sua época a esses três primeiros períodos notem
que cada um deles está inserido dentro de um século isso didaticamente facilita o nosso estudo para o futuro vestibular eo enem é chamado de época colonial o período colonial brasileiro vocês sabem vocês vão estudar a história do brasil aqui pelo adp um ponto com ponto br vocês vão é uma época que vocês vão bater na tecla colônia brasil colônia de portugal ok então esses três períodos nós vamos analisar cada um dentro do seu século com os seus autores e as suas obras e respectivas características certo seguindo aqui nas escolas literárias nós vamos sair a colonial
e vamos ver pra ela nacional pessoal todos esses períodos da literatura brasileira agora estão inseridos dentro de um momento chamado nacional porque porque a partir do século 19 ou os anos de 1800 nós temos a chegar a família real o império brasileiro que vocês também vão se aprofundar em história do brasil então como nós temos o imperador aqui a família real aqui a independência do brasil se crie uma idéia de nação nacionalismo então a partir do romantismo que é o primeiro período da primeira metade do século 19 começa a nossa era nacional ok o romantismo
está diretamente ligada a se apegar essa terra e aos sentimentos ok nós temos várias fases da poesia nós temos o romance romântico nós temos o teatro romântico e nós vamos analisar cada um deles ok primeira parte do século 19 a primeira metade do século 19 certo logo depois ainda no mesmo século vai ter o realismo eo naturalismo também temos o impressionismo esses transferidos ou escolas literárias eles vão ocupar a segunda metade do século 19 e eles estão diretamente ligados ã por uma característica que é anti romântico ou seja não serve mais as características do romantismo
e sim mostrar realidade é mostrar com véus semelhança mostrar a realidade como ela é aí vai aparecer um grande escritor o maior escritor do século 19 um dos maiores escritores da literatura brasileira chamada machado de assis que também tem leitura obrigatória aqui na universidade federal do rio grande do sul e freqüentemente é a leitura obrigatória questões em todas as universidades brasil afora e cai também muito no enem adora machado de assis quem não adora machado de assis né nós gostamos e que gosta também kaká ainda no século 19 mas mais para o finalzinho assim digamos
lá os últimos 15 no máximo 20 anos do século 19 vão aparecer dois períodos literários ano na poesia o parnasianismo e o simbolismo dois períodos literários que esse confronto o parnasianismo produtos no rio de janeiro tem como figura central olavo bilac e o simbolismo ele sai do eixo i am a central sai da capital rio de janeiro ele vai mais pra santa catarina e rio grande do sul interior de minas gerais que mais se aproxima da capital como temos como figura principal no simbolismo cruze souza a nós vamos nos aprofundar neves fica outra fiquem tranquilos
outra coisa são dois períodos literários poéticos líricos como eu falei pra vocês então nós vamos analisar os poemas deles e vocês vão ver que não é tão chato assim não é tão difícil vou dar umas dicas que vai auxiliar muito vocês tranquilo pra fechar pessoal nós temos o pré modernismo notem que eu tenho um asterisco aqui e ele é o único que tem uma data também já pré-estabelecida de 1900 a 1922 que significa isso de todos todas as escolas que nós vimos e depois vamos ver o modernismo o pré modernismo é a única que não
é uma escola literária não é um movimento literário e sim é um momento histórico onde muitos autores diferentes com características diferentes e o que assemelham se neles em canoas em cada produção de cada um deles é o regionalismo por isso que nós chamamos de escola literária nós chamamos de um contexto histórico 22 anos aonde inúmeros autores autores de gabarito produziram mas não é considerado uma escola literária ok e notem também que a partir de 22 até os dias atuais vai adentrar o modder mesmo nós vivemos um modernismo hoje tem chance também de literatura contemporânea mas
ainda estamos dentro do modernismo o que acontece no século 20 pessoal o contexto do século 20 ele é muito forte ele é impactante em 1922 vai ocorrer a semana de arte moderna em são paulo que é um momento importante para as artes brasileiras mas não esqueçam também que o início desse certo nós temos duas guerras mundiais duas guerras mundiais num momento trágico da história nós temos também a ditadura vargas aqui no brasil logo após e nós vamos ter mais para o final do século a ditadura militar ou seja momentos difíceis duros que vão me fui
se há exatamente a produção literária e aqui vai aparecer a nata da literatura brasileira no modernismo pessoal só para dar um parâmetro geral pra vocês normalmente ele é visto em três fases uma primeira fase que vai de 1922 em 1930 uma segunda fase que vai de 30 a 45 e uma terceira fase que vai de 1945 até os dias atuais e autores estão inseridos em cada uma dessas fases com as suas respectivas características né que são envolvidas exatamente em seu respectivo contexto histórico só para vocês terem uma ideia é aquela época que vai aparecer carlos
drummond de andrade cecília merece guimarães rosa graciliano ramos érico veríssimo jorge amado nelson rodrigues vai aparecer a mpb vai aparecer o cinema novo cara vai ter uma revolução cultural no brasil ela vai ela vai entrar em ebulição por isso que eu disse que a nata da literatura brasileira aqui um abrigo com parentes porque cada momento que nós fomos estudar também cada uma dessas escolas literárias eu vou analisar não somente à literatura mas se tiver pintura escultura produção musical como eu disse no século 20 vai ter também cinema nós vamos analisar vamos analisar todo tipo de
cultura é importante para nós está diretamente ligado à literatura inclusive sendo a literatura o grão mestre o núcleo da produção na nós temos literatura dentro do teatro nós temos literatura na música né nós temos uma linguagem a ser identificada na pintura do desenho à escultura então não vou mostrar pra vocês cada um desses momentos ea produção artística da época certo pessoal então o seguinte essa é uma pequena introdução a uma introdução à base da literatura que nós vamos trabalhar nas próximas aulas ok foi um prazer estar com vocês nós vamos nos encontrar na próxima aula
no aula de ponto com ponto br já o pessoal até a próxima
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