é bom hoje a gente fala sobre uma coisa aqui me foi pedido pelo Felipe Lemos eu não esqueci ele pediu para eu falar sobre bases em pacotes vamos lá mas antes de começar a todo mundo sabe que é Power Cord assim o acorde do Poder não acorde de energia a usina na rua acordes que tem tônica e quinta só acordes simplificados e que são muito usados em Rock são muito usados em metal em qualquer gênero que a gente usa que tava muito muito distorcida porque a coisa mais complexos né com mais intervalos ali tendem a
soar indecifráveis indefinidos difíceis de entender quando você tem muita distorção e foi tocar uma corda and 4 notas diferentes por exemplo Então são réguas muito empregados desse gêneros em que a guitarra tá sempre nos torcida ao tipicamente distorcida eu falei sobre crônicas e 500 anos fez isso é claro para todo mundo mais Só para deixar bem inclusive isso para pessoas que estão talvez começando no mundo Ltda tônicas são as notas que dão o nome eu acorde seja tem um acorde de sol a tônica é a nota sol a gente acorda de ir lá a tônica
é a nota lá e a tinta é a tinta nota que a gente encontra a partir da contagem das notas de referência né ficou Vale sujeito complicado mas é a quinta nota que a gente e daquela que da novela a corda ou seja se o Acorde de sol só a primeira nota sol lá si dó ré a quinta é o ré a quinta né a gente segue aquela sequência habitual das notas né dó ré mi fá sol lá assim e aí a gente escolhe com a nossa nota de referência ali no caso eu usei sol
e as bolsas atenção tomar tonalidade que eu sempre gosto né mas se sol é a nossa tônica a quinta nota a partir de sol é a nossa quinta então assim que a gente encontra as os intervalos de quinta por exemplo eles né Agora posso alguma coisa é isso aqui ó [Música] Oi tá gravando Não é esse formato que a gente geralmente usa com dois dedos né indicador e dedo quatro ou o indicador e dedo três né de laranja né né porque a gente vê por aí sempre mais uma coisa que pode acontecer é você sente
que os porcos não são suficientes Talvez seja isso né Felipe não é porque ele também que tem preço e pode ser que você senta que não tem conteúdo harmônico suficiente ali ou você sinta falta de alguma coisa com mais crocancia alguma outra coisa para você incrementar essas bases que você tá comprando E aí eu queria trazer algumas sugestões e algumas deturpações da noção de acordes de poder por exemplo pode ser que você começa uma música assim ó E aí E aí G1 com dois acordes né usei aqui sol e usei Si Bemol participando então só
o menor usa aí dois Power cortes as notas são sol e não é assim que o Paulo acorde sol Tony quinta e Tony quinta também para si bemol né Si Bemol IFA né E aí mas isso a gente fizesse outra coisa como por exemplo isso eu vou começar do mesmo jeito depois eu altero e falo que eu fiz em seguida o E aí E aí [Música] E aí E aí E aí E aí o para-sol Fighters às vezes parecem todas as músicas do Green daí a alguma coisa por esse lado mas então deixa mostrar o
quê que é que eu acho que pode ser acrescentado a noção nos acordes e poder para que a gente cria uma uma sensação de movimento harmônico maior envolvimento melódico maior e crie bases que tem um pouco mais de talvez elementos então eu começo aí né assim usei a ideia de começar a comprar o Acorde bem simples bem vazio né sim vazio de contribuição harmônico né Tem simplesmente tônica quinta Tony e Tinta movimentos Paralelos mas aí numa segunda acepção possível da música quando eu entro a bateria quando essa baixo sanfona teclado pau-de-chuva a gente pode transformar
essa seção para uma outra coisa né que tem uma outra textura e eu continuo usando só duas notas só que eu tô usando a terça menor né eu tô usando o sol e Si Bemol né o mesmo você mal tava aqui o pacote mas aqui indicando só o menor falando de novo intervalos né a terça é a terceira nota a partir daquela que dá nome ao acorde como eu falei com relação à quinta né ou seja seu acorda sol a terça é a terceira nota a partir de sol sol lá sim e o que eu
fiz em seguida foi encaixar o segundo acorde sugerindo que ele seja maior porque eu coloquei uma terça maior ali né né Eu tenho sim como primeira nota e a terça né si dó ré e a terceira nota nesse caso um se maior né duas latas só Si Bemol e reta principal então o Acorde si maior agora você já tem um pouco mais de informação harmônica você tem primeiro acorde menor e segunda corda de maior tá eu continuar né a segunda sessão nesse negócio a segunda parte né Isso aqui foi a G1 eu comecei com a
corda the power Cord do Poder não é de dó né que tem dó e sol no Anthony que a quinta mais uma vez mas depois eu encaixei isso aqui ó E essas duas esses dois outros bicordes né acordes com duas notas bicordes e nesse caso aqui a gente pode entender que esse primeiro acorde pode ser um só menor porque tem as notas sol ensinou como tinha aqui também né então pode ser um movimento de sol de dobra são né né nesse caso Deixa eu pensar aqui a gente tem dó dó sol da de novo porque
esse aqui ó estão é uma isso também é um Power Cord né porque tem as mesmas duas notas a gente tá falando agora nesse caso um pacote de dó né isso aqui eu não falo acorde de dó esse aqui também tem as mesmas duas notas eu simplesmente oitavo rei a nota dó e Manteve a mesma nota sol no mesmo lugar né e do grave e sol e depois sol-edó mais aguda isso também é um Power Cord porque um pacote não precisa estar sempre na disposição habitual que o Metallica fez uma carreira inteira a sobre a
qual o Metallica fez uma cafeteira uma formação melhor de frase ele pode estar em qualquer outra disposição fosse encontra então like quinta né assim fronteira a orientação original da da noção de quatro cordas na tônicas e Quintas mais pode ser quinta cetônicos não tem problema como é o caso desse aqui né então lembrando de novo vai pagar com se esquecem mas não foi Deixa eu lembrar [Música] o e eu acho que foi isso aqui ó [Música] E aí e na déficit E aí o que acontece nessa nessa seção o seguinte a gente vai para o
qual a cor de gesso sol de novo né mas aí o deturpou a noção original do Power Cord com Tony quinta e faça um intervalo diferente mais longo aqui né né mas logo que tem fá mi ré isso aqui acaba se tornando um intervalo de sexta né se você contar a partir do fato gente tem farinha né fá sol lá si dó ré de novo mas saiba que isso aconteça também pode ser um de terça mas invertido como é que eles podem ser de terça você pega essa nota mais grave fa e oitava né é
Epa [Música] você tem essa em questão E aí fica legal porque ver a crocância enfim esse o e é muito pouco quando você tá no palco e tem um monte de preto na sua frente essas coisas são irrelevantes o que é relevante realmente o poder e pra terminar posso dar um outro exemplo com a para mostrar que outras coisas que às vezes a gente não fazer a pacote também podem ser esse aqui vai ser bem mais top tanto Talvez ele viu lá vinho se você estiver assistindo entendendo português você pode ir a querer uma colaboração
com esse tipo de Hip aqui né E aí E aí E aí E aí e também é baseado em pacotes a gente nunca acha que isso aqui isso é um pau acorda Mas você vem só tem sol e ré sol retaguarda da multada não toca nada quarta corda só deixa eu falar de novo sol nada é sol ré sol eu falo em cima do áudio só tem só errar Só tem isso aqui ok e uma disposição diferente também uma pau acorda do ponto de vista da harmonia e o segundo acorde só tem lá e ré
ele é um reino é um pacote de ré né porque tem ré e a quinta dele é e lá né aqui eu tô tocando lá lá e o rádio novo eu não toco nem a 6ª corda minha primeira aqui o Papa do habitual de lá né lá e me e eu faço de novo mesmo movimento a sexta não é aí na outra sessãozinha é né a gente tem esse esse outro intervalo de sexta que é uma outra orientação da sexta é simplesmente mudei a digitação mas ainda é uma cesta ou uma terça invertida e aqui
é maior Ok não é o parto normal de ré eu toquei a terça do ré não é igual tô aqui da sua anterior não aqui mas aí tava de cima é um tipo de pacote muito legal você fazer se você consegue encontrar esse fio nas músicas dos Strokes nas músicas do Belo nesse nas minhas não sei mas enfim nesse vídeo sei lá né a pessoa mais ou menos perguntar uma coisa quando você distância terça você pega essa terça e joga ela na outra na outra tava ver uma décima né De novo conversar complicada mais vira
uma décima e leva corda né aí fá sustenido só que aí faça ele não eu tava outro 8º Agora você tem uma cena diferente eu acho mais fácil encaixar com mais drive quando você para essas oitavas né e eu repito esse mesmo processo aqui ó e eu quero ter um aqui eu tenho lá maior né porque eu tenho anotar lá e a terça maior dele dó sustenido né em vez de fazer aqui assim aqui não dá para fazer vários nessas coisas né esse textinho de novo [Música] é parecido com só que com uma outra organização
e percebe que eu tô usando o predominantemente acordes com duas notas o que eu acho muito legal esse pensamento porque a gente usando muito drive né hoje não é tão habitual para mim mas hoje sim três podem essas idéias acho que é interessante a gente às vezes parte de uma base aqui a gente acha placa não vou fazer alguns com essa base que tá muito Mirim Mas aí você vai criando a esses tipos de construções a partir daquilo que a gente fez né pego a base comum como eu já fiz aqui né A ó e
vai encaixando uma terça vai encaixando uma sétima sétima funciona também funciona o também né e o Foo Fighters José muito sétima nesse sentido né terça também E aí aí você cria sessões de música né você pode pegar simplesmente a mesma Progressão de acordes e alterando essas notas você queria mandar você são por hoje é isso e se você gostou do vídeo deixa um like se você gosta desse tipo de conteúdo você pode mostrar esse vídeo para os seus amigos seus amigos não se inscrever no canal seria Sempre ótimo deixa um comentário se você tem uma
pergunta ou qualquer tipo de coisa que você queira que eu responda e aí a gente se vê no próximo vídeo beleza então tchau