quando eu tinha mais ou menos sete anos de idade eu tava brincando com a minha prima na cozinha lembro como se fosse ontem e não determinado momento eu sugeri que a gente fizesse uma nova brincadeira que a gente brincasse de falar qual é a forma das vozes das pessoas da nossa família e aí eu levantei os braços e falei a voz do nosso tio é mais ou menos assim E aí eu imaginei um retângulo levemente na diagonal um pouco achatado e gente para mim eu tinha ganhado a brincadeira assim tinha acertado em cheio a minha
prima muito fofa poço de gentileza ela teve a reação que qualquer pessoa no lugar dela teria ela olhou para mim e perguntou o que é que você obviamente Depois desse dia eu nunca mais falei sobre isso com mais ninguém né Mas acontece que frequentemente eu associo formas um dia eu tava em casa mais ou menos cochilando e aí começou uma barulheira do lado de fora gritaria e rapidamente o meu cérebro criou essa imagem da minha cabeça para o círculo semicírculo já bagunça e é algo bem consciente sabe eu não penso sobre isso simplesmente vem Mas
além dos sons dessa coisa com sons tem uma outra coisa muito esquisita que acontece comigo gente e eu achei que era assim com todo mundo aqui eu tentei ilustrar mais ou menos como eu enxergos dias da semana então a gente tem ali uma paredinha que sobe sábado domingo depois a parede desce segunda terça quarta quinta e sexta chove de novo sábado e domingo e é louco porque não é distante igual vocês estão vendo assim o negócio fica próximo de mim sabe a medida em que os dias passam eu vou avançando ali ó sabe uma coisa
meio sei lá 3D faz parte do meu ambiente e aqui é mais ou menos como eu vejo os anos através das décadas você deve tá querendo fazer a mesma pergunta que a minha prima me fez né Tô ligado tô ligado mas calma eu vou explicar essa coisa de misturar sentidos de enxergar a cor do som de sentir o sabor de uma textura ou cheiro de uma palavra isso tem um nome e é sinestesia a sinestesia é uma palavra que vem do grego e significa junção de sensações depois de mais de 20 anos do acontecido com
a minha prima eu decidi fazer uma pesquisa aprofundada nesse assunto e existem mais de 60 tipos de sinestesia Olha só e essa de misturar de sons e formas ou a chamada sequência espacial que é quando números e datas assumem espaço assumem um lugar o espaço são tipos de sinestesia segundo cientistas a sinestesia ela tem três causas a primeira delas é que ela pode vir de processos cognitivos Ou seja você pode aprender ela pode ser cultural social a segunda causa é que ela pode ser genética Você pode ter dado aí de seus pais dos seus avós
e a terceira causa Claro ela pode ser o verdade em 2011 a universidade Kyoto fez um estudo muito interessante é o estudo amplo Mas uma pergunta direcionou uma parte desse estudo era a seguinte bom se a sinestesia ela vende processo cognitivos lembra é aprendida cultural social Então beleza ela só vai se manifestar em humanos mas se a sinestesia ela faz parte do nosso sistema sensorial então outros animais também vão manifestar essa Associação E aí nada melhor do que a gente chama para cá os nossos parentes mais próximos os chimpanzés E aí eu vou explicar para
vocês mais ou menos como se deu esse estudo pausa dramática essa parte desse estudo funciona assim tinha um monitor na frente de humanos e chimpanzés nesse monitor tinha um quadrado preto e um quadrado branco e aí de vez em quando piscava um quadradinho menor preto e branco embaixo na tela qualquer tarefa era rapidamente clicar na figura equivalente apareceu quadradinho Branco pareceu Preto mole né qualquer um consegue fazer né só que em paralelo a isso os cientistas soavam sons aleatórios na sala eu vou mostrar um pedacinho para vocês [Música] a gente ama esse vídeo Tem uma
parte nele eu não sei se vocês repararam uma parte muito muito singela tem uma hora que aparece um quadrado preto no meio para dar de emprego e aí o chimpanzé se prepara E aí sou um som agudo E aí ele vai no quadrado branco e ele Opa e clica no Preto repararam Por que que isso acontece o resultado desse estudo foi que tanto humanos quando chimpanzés tendem associar sons agudos [Música] a cores mais claras menores e pontiagudas enquanto sons mais graves são Associados a cores mais escuras formas redondas e maiores o gente você não gosta
muito legal não eu fico assim muito empolgada com isso cara então se liga não foi a nossa linguagem não foi a nossa cultura que influenciou a nossa sinestesia foi a nossa sinestesia que é inata que influenciou a construção da nossa linguagem até porque no início a linguagem era simbólica concorda o som deveria simbolizar uma ideia então eu não poderia chegar aqui como a voz macia doce aveludada e falar com vocês que o nosso principal Predador está vendo com muita fome e vamos todos morrer Talvez eu devesse gritar e aí vocês iriam associar com muito mais
rapidez aquilo que eu tava comunicando é ou não é existe uma marca famosa de chocolate da grã-bretanha chamada não sei se já conhecem bem famosa mesmo muito querida pelos britânicos e essa marca Enfim ela tem ela décadas Centenário eu acredito em 2010 essa marca foi comprada pela Kraft até tudo bem Ninguém liga muito para quem compra essas marcas né ok vida que segue só que depois de um tempo o público Começou a sentir um sabor muito doce de chocolate ele começou a ficar muito enjoativo muito açucarado e a galera ficou revoltada e começou a acusar
a Kraft de vandalismo cultural como que ela usa mexer numa Receita Federal é surdo só que quando perguntada a craft falou gente vocês estão com parafusamento cara a gente não mexeu nessa receita então se a Kraft não mexeu na receita de tantos anos o que é que justifica um público tão Decepcionado e chateado com o sabor do chocolate a mudança tava aqui ó antes da Craft O que é de Berry tinha um formato achatado que nas bem delimitadas depois da Kraft ele sofreu uma mudança e ficou arredondado alguns fabricantes ainda até defendem esse esse formato
porque dizem que sabe qual é melhor a cavidade bucal mas o fato é que a mudança do formato da Barra mudou também a percepção de sabor do público E aí vocês devem estar se perguntando ou me perguntaram Tá mas não é possível que a mudança do formato de um alimento interfere no sabor que a gente percebe dele e aí eu te respondo com uma outra pergunta mas não é possível que você não ache a paçoca de rolha muito mais gostosa que a paçoca paçoca Redonda aí paçoca de olho pelo amor de Deus ou que você
não acha que o sanduíche cortado em formato triângulo tem gosto de sanduíche triângulo que é diferente do Santo de √ tá ligada ou que o ovo de Páscoa também tem um sabor completamente diferente ele vai o nosso dinheiro cara não é o sabor da Barra não é o sabor da Barra mesmo sendo feito com o mesmo ingrediente a gente percebe o mundo de forma multi sensorial e vários cientistas fizeram vários outros estudos sobre Sensações envolvendo os sentidos diferentes tem até um estudo da Universidade de Londres que mostra que vegetais servidos em pratos redondos são percebidos
como 17% mais doces do que quando servidos em pratos quadrados Talita Ok mas onde é que eu desarei entra nisso tudo até porque eu sou designer professora trabalho com identidades visuais há mais de uma década e é sobre isso que eu vim falar mas eu queria convidar vocês a fazer o exercício queria que vocês olhassem ao redor de vocês Esse cenário Quais cores que vocês veem formas retas orgânicas a cadeira que você está sentado é confortável muito dura qual roupa que você veio hoje ela te representa você veio com um calçado mais elegante para ocasião
tem alguma luz ou fuscando os seus olhos um cheiro desagradável você tá usando algum acessório um relógio prendedor de cabelo tudo o que vocês podem ver sentir tocar tudo o design se conecta com você justamente através dos seus sentidos e você sabe qual é a porta que os nossos sentidos abrem a das emoções então não tem como falar de design sem falar de emoção quando você chega do seu trabalho depois de um dia muito cansativo e você se joga no seu sofá e todos os seus músculos relaxam e você se sente mais calmo isso é
um design pensado para gerar emoções positivas em você através dos seus sentidos Então vamos lá é a cor do sofá é o cheiro é a textura barulho que ele faz quando você se senta tudo isso é pensado para que você tivesse a sensação de bem-estar muitos designs ao projetar pensam somente na função prática daquele objeto Então tá o sofá é para sentar a cadeira é para sentar o botão do site para clicar a fachada de uma loja é para identificar cartão de visita é para informar e tudo bem essa função importante do Design mesmo as
coisas precisam precisam funcionar mas existe um outro elemento essencial que a gente precisa considerar é o elemento afetivo as pessoas têm tido cada vez mais a necessidade de se conectarem com aquilo que consomem de enxergar insignificado no ambiente ao seu redor então a gente precisa explorar as emoções humanas não só para vender produtos e serviços ou qualquer custo para converter a gente precisa aprender todas as camadas que compõem o ser humano mas para gerar emoções realmente positivas para gerar impactos positivos na sociedade a gente sempre achou que valorizar o pensamento racional ao invés do pensamento
emocional era ser inteligente até porque agir com as emoções age por impulso né Isso não é nada bom são atrás de vida é perigoso é mas deixa eu falar uma coisa com vocês não tem como separar esses pensamentos em duas caixinhas diferentes eles fazem parte de uma coisa só você precisa das emoções para pensar melhor o bom design é aquele que consegue gerar estabelecer conexões emocionais se lembram de como é que a gente estabelece conexão emocional através do sentido alguns estudos dizem que uma em cada 25 pessoas tem sinestesia outros dizem que é uma em
cada 25 mil pessoas Mas é verdade é que todos nós misturamos os sentidos para criar conexões únicas com o mundo ao nosso redor Então se a gente constrói um design pensando em como ele interfere as dinâmicas sociais criando soluções úteis responsáveis acessíveis e geram emoções realmente positivas a gente consegue finalmente chegar no principal propósito do Design que melhorar a vida das pessoas muito obrigada [Aplausos]