E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí é muito bom hum é muito bom dia a todos e a todas é que nos escutam hoje que vieram para aula especial é aberta né dentro orgia é hoje temos da honra né de ter a bela feldman-bianco com a gente né como vocês já viram Esta é a última aula da do ciclo do semestre né então antes de passar antes de vos apresentar a Bela eu gostaria de agradecer não é publicamente aqui a todos aqueles que apoiaram esta iniciativa né o e fixe
da Unicamp essa todos que apoiaram e acharam uma boa ideia nós podemos fazer uma uma transmissão ao vivo né ressignificando O que tem sido a pandemia e o que tem sido a nossa o nosso isolamento social e o isolamento social da antropologia deixar de isolar essa nossa disciplina esse nosso saber também eu tô igreja é só e fixe agradeço em especial a coordenadora do programa de pós-graduação em antropologia social que a Joana Cabral de Oliveira que está saindo agora da Coordenação fez uma coordenação muito boa e muito colaborativas né também aos secretários da graduação EA
coordenadora da graduação por ter também apoiado Ricardo Thiago com que a gente sempre gosta de trabalhar também a secretaria de eventos não poderíamos ter tido este não poderíamos ter tido esta iniciativa se a secretaria de eventos não se tivesse atualizados tão rápido tecnologicamente né e nos tivesse dado este apoio fundamental ou o Ricardo Valério E também o Paulo né então é dito isto eu passo a apresentar a nossa convidada especial de hoje a bela nela vamos falar dessas duas grandes figuras que a Ruth bernhard tia Margarete sumida e você e ela teve uma a possibilidade
de contactar de perto né com essa teologia nos Estados Unidos com essas antropólogos a bela ela é fez a sua o seu doutorado em que lambia né e o pós-doutorado em Ele entrou logia história respectivamente né hoje a Bela é colaboradora do programa de pós-graduação em antropologia social e foi durante tantos anos nossa professora aqui né na no e fiz ela também ocupou as cátedras de estudos Portugueses e Hélio e Amélia Pedrosa na Universidade de Massachusetts Dartmouth a Ea Catedral também Unesco Memorial da América Latina né e a Bela também foi agraciada por alguns prêmios
importantes né o prêmio Zeferino Vaz de excelência acadêmica o prêmio Roquete Pinto pelas contribuições para a antropologia brasileira que é dado pela água né o prêmio da anpocs Excelência acadêmica de Gilberto velho que foi criado na mais recentemente e assim as suas publicações é o seu trabalho é muito reconhecido hoje né na antropologia é bom ela tem uma série de também tem representações né a oficiais em várias em várias dimensões na água né para presidente da Aba foi representante da área de arqueologia na Capes né e dentro Ecologia na cabos também cor num GT na
clacso é que o coordenador do Câncer óvulos pode da associação americana dentro orgia o número do comitê Acadêmico da anpocs né dentre outras atividades relacionadas a esta especificidade que tem sido a sua intervenção na área das migrações das dos deslocamentos humanos né dos Direitos humanos também dos estudos movimentos sociais né E nessa medida e a introdução dessa antropologia transnacional que é que a bela trouxe para Até nós através dos seus estudos e do seu endereço né que tem coordenado várias coletâneas e vários nos especiais eu queria ter chamar a atenção vez que nós estamos a
trabalhar para os alunos aqui alunas da onde é que da Unicamp em especial da graduação queria chamar a atenção para aquele livro entrou por dia das sociedades contemporâneas que foi reeditado e para a introdução da Bela nesse nesse livro que é uma coletânea de textos clássicos na antropologia contemporânea e Urbana também bom e como nós sempre privilegiamos nessa prestigiarmos nessa esta esse olhar e essa esse conhecimento que abre ela trouxe para nós e muitas e também muito em particular para as pessoas que estão a lançar-se nessa entre os dia contemporânea e complexa nessas complexidades que
nós atravessamos no trabalho de campo e na pesquisa na pesquisa iconográfica como um todo e na na escrita antropológica quando trabalhamos digamos assim perto de casa né a com problemas que estão aqui mesmo perto de nós né então eu queria agradecer profundamente a sua disponibilidade dela para fazer parte deste ciclo E desde já eu queria passar a palavra naquela naquela coisa que sempre nós fazemos deve a bela vai dar aula e depois no fim nós fazemos algumas perguntas orientadas para para para desenvolver um pouquinho em alguns aspectos relacionados à aula ou mesmo ao percurso destas
autoras que a Bella vai apresentar muito obrigada pela passa palavra muito obrigada pelo convite Suzana é um prazer estar aqui faz tempo que eu não falo da e guardada dessas figuras interessantíssimas que a a o arroz benedict i.a. e apaga at me disse que eu passo para projetar peço para projetar as fotografias delas é é é e se possível porque nós podemos ver e como era bonita a Rua Benedito E a Margaret Smith quantos anos ainda da da eleição em Nova York ela nasceu na Filadélfia viviam numa localidade pequena no primeiro ano de faculdade de
graduação do colete Ela estudou numa numa universidade local e então é só depois do segundo ano que ela foi para Nova York e então eu vou começar um pouco eu quero dizer que eu dei muito escuro vários cursos de história da antropologia ainda quando eu cheguei a Unicamp na década de de de 80 Oi e que eu era muito mais crítica do do que eu sair serei agora nada como revisitar a obra por isso que eu agradeço a Suzana essa essa oportunidade que eu tive de voltar a pensar nessas nessas figuras voltará eu fui voltar
a falar delas e pensar nessa antropologia naquele período no período muito interessante da história de Antropologia né e elas são figuras interessantes de menos porque ela não separavam antropologia pesquisa de campo e Vida e ele envia reavaliando a trajetória dela a partir do presente agora depois de tantos anos eu posso dizer que Independente de mim as críticas ao trabalho delas eu ainda tenho crítica antropologia delas ela reflexiva E no caso da amiga até a gente pode falar que ela fazia uma espécie de autobiografia individual né mas a mencionar alguns modismos Atuais Eu acho que é
importante a gente pensar temos história da antropologia porque há muitas modas e que tem toda uma história por trás e a antropologia vários antropólogos em São Paulo veja passaram já fizeram experiências similares então a gente aprende muito quando se voltam Os Clássicos quando se volta a história da antropologia oi e ela se tornaram é antropólogo na era do Jazz por isso eu curti título que é um período importante isso porque é um período que vai aproximadamente da de dos anos nos finais do de 1918 até a queda de valores da Bolsa de Valores em 1929
e que foi um período notável pelo aumento da prosperidade e da liberação do comportamento social o tanto a Ruth benedict como a maré mid-air um acordo amor livre não é Elas acabaram tendo inclusive uma relação que ela grande amizade Mas também se tornaram amantes enquanto também tem os seus casamentos né E esse período que é tão bem retratado da ela de Jaspe é tão bem retratado os copos que geram e o grande capsi qh se torna o filme com poder de câmbio capta muito bem o hedonismo eo Glamour da decadência a polícia dessa época e
ela era do jazz porque naquele período havia aconteceu uma a migração de numerosos músicos a afro-americanos vinil horas daqui do dizer da já vou adiantando da da rubenite Talvez possa ser considerada dionisíaca e não é é a e ele e direção a migração para em direção ao nordeste Estados Unidos a Cidade Nova York Chicago e e popularizou e faço com essa migração de grandes nomes em trânsito Kelly tô por exemplo houve uma popularização do Jazz né E que ela tocado também estabelecimentos onde se podia tomar álcool na época da proibição e é uma popularização e
que e que incluiu também o Charleston acho que vocês devem saber eu não sei gerações onde você que tá a assistindo a aula mas que era uma dançar afro-americana que explodiu naquele período e e que se tornou inclusive uma dança da jovens brancas de classe média que inclusive eu mudou a moda feminina o açaí tá vendo entrosa mas então ela é uma assim as fotografias e ilustrações da época reflete essa sensação sedutora e deslumbrante da selvajaria da Diversão né Essas meninas sorrindo e mandou e nesse período livros minha moda mudou né E e é um
período inclusive não só nos Estados Unidos mas também a Europa e até no Brasil de grandes mudanças grande criatividade e a gente pensa na Europa pode é o expressionismo é o período da tarde deísmo a mudança na arquitetura hino e no Brasil não por acaso aconteceu a Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo que vai completar é agora no século né o ano que vem e provavelmente já tem muita coisa aí preparação e elas foram e nesse período inclusive que elas foram trabalhar elas foram estudar antropologia elas tenham diferença de 15 anos mas
a rubenite começo se interessou por antropologia quando tinha 33 anos e E no meio de um casamento infeliz e e ela é uma pessoa muito interessante e ela vai ter muito interessante porque me lembra eu não sei também quando vocês viu os filmes de Anthony E a tua mãe Monica Vitti e que era assim o que que o que que é eu quero fazer da vida não sei o que fazer na vida era um poucos Benedito que ela já estava casada com um casamento infeliz ela não conseguia ter filhos e ela era poetisa ela tinha
ela tinha feito graduação num colégio de Elite porque ganhou uma bolsa de estudos ela era muito boa aluna e e ela ela foi Visa ela publicar vá inclusive com o seu nome no seu donimo é ela é no fim botão e e e ela naquela época ela também decidiu antes decidir hoje ela tem uma história interessante porque ela ela é Nova York ela fez o colete e foi passar um ano na Europa voltou foi dar aulas mas não colégio de meninas ela ela ela fez ou a graduação não é o Cola e ela se expressar
dos literatura inglesa então ele é muito bem e daí ela voltou para Nova York e quando ela fica zhou com um bioquímico que era é muito envolvido no trabalho e que não dava muita atenção para ela e então ela só sempre à procura do que fazer então além de da poesia ela publicar Ah pois é explodido no boas assim como a benefit que eu vou falar um pouquinho depois dela que também escondido gosta mim fazer a poesia como também o ar do WhatsApp que são seita da cultura e personalidade é mas ela tava tentando escrever
com a fazer mais nada da vida de seis mulheres do passado é Amei o outro negócio pequeno foram famosas né Olhe chinnery magnétiseur na esperança de que através desses estudos Ela poderia encontrar uma compreensão do significado da criatividade para os seres humanos que acontecem de ter sido sem mulheres Então essa questão da afinidade da feminino feminismo também estava bastante e também era uma preocupação dela no período também que é que acontece de campanhas da super agitada pelo direito de voto que acabou ela ficava acabando com o acabaram conquistando de 1920 não por acaso não é
por causa do Gerson e e bom então é e foi nesse dessa época que conseguiu escrever sobre uma dessas dessas mulheres a Mili meio voltas e ela também tinha períodos de depressão Porque ela tava procurando o que fazer até que é alguém uma amiga indicou que ela fizesse um curso na newschool Faça o seu Twitter que já era eu não sei quanto que vocês conhecem mas é um uma universidade muito interessante que inclusive no período da segunda guerra mundial atraiu muitos contratou muitos muitos intelectuais que estavam fugindo da Guerra dos judeus e mas já nessa
época ela era cursos de extensão de interessantes e eu acabei descobrindo agora que uma das e é das alunas do boas que é a Elsa cruz azul que era uma feminista radical e ela era ela tinha estudado Comboio ela era esposa de um banqueiro e ela financiou a construção o e Daniel desculpa sobre como ela também financiava as pesquisas do boas e dos alunos dentro do boas é uma pessoa interessante cima tem um artigo da Luiza sobre ela mas é interessante registrar e ela ela tão radical em termos do feminismo dela e temos que ela
publicar vá com o pseudônimo de homem por causa da mulher mangueira não é complicado então é a a a possibilidade foi fazer esse curso que era dado pula para el ciclo passos e também pelo um dos um dos com device é um dos discípulos do boas e se apaixonou pela antropologia e acabou fazendo a topologia com Franz boas que era e no período do interessante que é quando é ainda na época dele como difícil Nise difusionismo mais que ela acabou sendo a primeira assistente dele ela fez a tese é terminou até ela começou em em
1919 ela terminou a tese 23 é também foi um pouquinho antes que ela é conhece a amar é Smith Que é que foi fazer o curso é um curso na foi estudar passou para para a banda colas que é a divisão da Colômbia Universe o colégio rolete a faculdade das mulheres Oi tia também Colômbia a faculdade dos jovens homens né E também o sítio escolas que Faculdade de Educação que tem um campo principal e esses outros Campos a página Cola tirar um campo o Campos em frente em plena Nova York no site e Sarah west
side de Manhattan da ilha e Oi e a própria Margarete me que era que não tinha sido infundados Delphi aqui queria ser escritora é eu acho que também a Avenida queria ser escritora e aqui também já estava casada ela de uma família rica também estava casada e trouxe o marido para ela vai York é a o e logo assim Acho que foi uma mudança radical da vida dela se bem que elas e pela aquelas biografias ela sempre é continua religiosa Cracker né mas ela logo se enturmou em Nova York nessa nesse período mas o Jeff
e fez parte de um grupo que se chamava gata selvagens Achei bem interessante isso é uma figura polêmica todos esses são problemas e inclusive o gol assim então é dela ela começou a fazer um curso também de boa com o boas e que já tinha como assistente a Rose benede E aí é que começa a se interessou em fazer antropologia principalmente porque ela queria sentir a necessidade de a a registrar as Tais povos primitivos antes que eles desaparecessem e essa ideia do registro e eu acho que ele passou a trajetória dela antropologia dela é uma
tipologia também de registro não só né a gente vê aí vê porque ela se tornou as duas se tornaram celebridades e É nesse contexto e eu quero dizer alguma ao que o Franz boas é uma figura muito interessante você deve já ter tido aula sobre as coisas mas ele era um físico que fez também geografia e que da geografia de ele foi para topologia e ele tinha uma cabeça de físico na medida em que e como o condicionalismo ele queria coletar coletar todos os dados até te poder ter uma evidências de que a evolução não
era única não é ele era eu principalmente contra o Darwinismo Social e biologia do organismo social do racismo menos do que a que saudade da evolução mas ele era contra uma relíquia rígida da evolução única é mas mas o contexto Nesse contexto ele acaba também e mais ele tem sempre uma prioridade para a cultura é o relativismo cultural para particulares isso particularismo histórico e mágoa E aí E aí o que já vivemos na cultura e também isso é o que atraiu atrair mais estudantes ele tinha muitos estudantes ele era uma pessoa corajosa né corajosa no
sentido de que ele se tornou pacifista durante a Primeira Guerra Mundial e ele é no tava o racismo não tava eu acho que é isso é bonito da antropologia sempre academia e Ação Social Eu acho que isso também é uma faceta da nossa disciplina e e elas foram trabalhar com eles numa época já dirley formulação até também dele de a procura não de uma síntese mais quando ela só também o ajudaram acho a com a a a personalidade dessa forma formulada e pela pela pela pela pela me mas também junto com WhatsApp e junto com
a Margarete Schmidt e eram duas figuras importância eu quero já quer dizer que eu me esqueça mas era o mundo o mundo de verdade acadêmico é um mundo de homens e amanhã a apendicite encontro esteve casada não recebi a salário porque se achava-se se tomava acomodado que a mulher casada não precisa receber salário então Trabalhou muito tempo vontade praticamente era só começou a receber meu salário e ser nomeada assistente depois a professora associada e depois a professora titular ela foi a primeira a primeira professora tutula da antropologia dos Estados Unidos quando ela se gostou ela
demorou muito para se divorciar e muitas as mulheres que e o E aí Me desculpe e o Hugo hoje é e teve baile muitas mulheres discípulas ah e também muitos homens e forma várias gerações ele trabalhava demais e fato porque o número de grandes antropólogos o primeiro clube foi o primeiro olho entrando que recebeu o doutorado e todo de toda uma séria série de de e disseminaram a que foram trabalhar em outros departamentos foi o primeiro departamento de Antropologia da se der aqui de boas mas os seus olhos tantos foram trabalhar os outros departamentos eu
tenho toda uma lista de nomes depois eu dou para vocês em baixo o que é interessante que ele também dava e simulava e mulheres a fazerem doutorado é e é nesse sentido que é um e a própria Ai que a própria e é e ele era aconteceu e É nesse sentido que a a a a a [Música] própria cultura e personalidade trabalho presente da mídia primeiro trabalho da mídia e Samoa é foram foram de até elabora elaborados em conjunto com frases boas o faz boa é a grande maioria dos dos dos Estudantes do frases boas
estudavam índios norte-americanos seja Estados Unidos ou no canto do no Canadá mas a Margarete me diz que se esqueçam de fazer o estudo na nas ilhas do pacífico o e escolher o Samoa a e i a a a enquanto e nada nessa elaboração da da da da cultura e personalidade essa escola culturas personalidade ela foi estudar adolescência nas mulheres da adolescência e é foi uma sugestão do próprio Franz boas ele tá me sugeriu para Margarete me disse que ela prestasse atenção na no comportamento não-verbal nos gestos E isso também vai se tornar uma grande é
é uma grande o instrumental de pesquisa muito importante para mim como a gente vai ver é é e amigos quando fala da nós estamos falando nada quando os nós podemos nós podemos mostrar algumas fotos dos livros da publicados pela pela pela Rua Benedito time mas a amiga lembra que quando começar a trabalhar com essa e quais qual a influência todas e todos eles eram muito reverenciados pelo boas e e e por esse relativismo cultural pé aí fazer que ele dava para a cultura o que na minha época da rodoviária muito criticado não é é i
i e por exemplo escola de manchas ou a gente vai de fogo que trabalha com relações sociais e com sociedades a grande aí fase baseada na cultura e na na cultura enquanto totalidade E aí também a influência dos traços culturais do boas em termos dos indivíduos como moldados por cultura e naquele período Eu acho que eu sou muito crítica dessa escola para te dizer escola é cultura e personalidade mas naquela nessa época esse culturalismo olha muito importante Exatamente porque ele é um período de Darwinismo Social e de fraqueza raças os próprios Imigrantes eram os eram
consideradas as raças a Raça Negra Não negro Zé e era o botão e toda aí fazem inclusive quando a gente pensa no Brasil era o grampeamento você negro ela tem inferior e foi a idade das raças e ela Contra isso outra isso é nesse sentido a culturalismo a importância da plasticidade cultural e não da biologia foi fundamental politicamente muito importante e acho que essa é a contribuição boasiana nesse sentido e nesse Então ela usar Dual passagem de você no indivíduo como que é moldado por essa cultura temos simples é o que ela é como eu
vejo a essa essa postura personalidade lá então temperamentos como que é as pessoas são por moldadas e nesse E a Margaret Smith conta que é para a Rua Benedito Esse é o Franz boas era uma grande referência aí inclusive é ela tinha um trabalho profissional aumentado principalmente porque ele já estava bastante velho e ela e também é a o diálogo com essa Sabe aquela linguiça e que era seu contemporâneo foi muito importante é quando ela começou a escrever o seu trabalho seu trabalho de Antropologia é equipe e a própria magra muito que se tornou também
parte desse diabo e também de grande importância é lance de diferença e também é um pouco para se entender esse mundo é base ano e que tão bem representado por essas mulheres é que é E era uma bastante erudito havia muitos imigrantes também vai até dos nomes [Música] Alexandre Lessa por exemplo o Vasco pics que inclusive esteve no Brasil e trabalhou também com a questão racial no Brasil e qual aculturação que ela algo que eu critico muito mas é ele semeavam isso um poesia com música então ela contava aqui o boa trabalhava como louco mas
ele ia para casa e tocava piano a o WhatsApp que também era judeu ele também eu tocava música e também fazia poesia então é eles compartilhar avó esses interesses esses WhatsApp e a Penitência EA me com com música antropologia e poesia e eventualmente o WhatsApp e a Ruth benedict é tiveram um caso não é [Música] e depois até determinado nesse caso houve uma separação deles e Wesley SAP foi Inclusive a WhatsApp foi trabalhar não alguma outra universidade e fez uma grande carreira carreira é bom então a bom e como um todo então ou então pede
ajuda a cultura para estudar idade que baseia-se principalmente no particular em cima histórico já tive relativismo relativismo Cultural de pessoas que ajudou a deslocar essa aí fazer anterior na decisão das culturais para o estudo da relação de indivíduos com suas culturas E pode totalidades Eu já disse mas também e uma erva de grande na relação entre a antropologia a psicologia psicanálise e educação e era e foi principalmente desenvolvido a partir de estudos com sociedades que eram chamadas primitivas de uma forma muito os selvagens de uma forma muito inocente Apesar de todas as cidades de todo
esse empenho de mostrar por exemplo os diálogos entre o paciente o Freud e o boas sobre a mentalidade é do assim chamados e selvagem e usar o selvagens que que o boas com seu defende aqui não havia diferença biológica mas a mente primitiva não era diferente da mente não é mas em qualquer forma era a era essa a forma de se tratar os que não eram parte dele quero uma sociedade sem Estado por assim dizer né e a Então estou relação essa entre a personalidade linguagem cultura e insistindo que nem exato existia isolamento a Oi
e a partir daí que ela é a base do padrões de cultura que se tornou numbers ela acho que o livro segundo é o McQueen é que editou o livro chamado popularização sobre a popularização da sofrologia é e que foi indicado pela Suzana ela foi a pessoa que mais vendeu livros fazer um de culturas até hoje é muito vendido né E que a tornou uma espécie de celebridade ela ficou começou a ser um e começou a ser conhecida e também ela é bem interessante que o trabalho dela quer dizer ela está trabalhou com padrões de
Cultura mas também escreveu sobre raça e também fez panfletos inclusive código Como é que se diz em português é é beijinhos e códigos né quadrinhos quadrinhos sobre a questão racial isso era parte assim da popularização da tecnologia mas como a missão que era política de fato de ação social e de fato os uso da cidade de boas sempre fizeram disseminaram as perspectivas dele e mais e a Benny e depois a mim é que se tornaram as grandes celebridades no sentido inclusive de popularização da sofrologia é o gene Mack silencioso e o editor do Popular agem
antropologia é mais e era uma missão contra o Darwinismo Social contra a hierarquia de classe o vocês é a mesma coisa em relação aos migrantes porque naquela época Ainda 911 é uma instalação da comissão de direito que também era era baseada na em velocidade das raças quero chamar tanta raças Emigrantes ele fez um trabalho para gravar não é não é bem assim né mas ele era especialmente humana e Liberal né E nesse sentido que eu acho que ela era muito compra fácil ao é quase claríssimo histórico EA e esse relativismo Cultural de boa É mas
eu não acontece histórico era isso era muito importante então e essa não estão essa plasticidade da cultura EA prioridade é que da cultura biologia porque ela é a simples análise biológica não é uma pertença nada biológica da inferioridade das raças e nesse sentido é ela tanto a curto como aves podem importantes e popularizar a utilizar essa antropologia para atualizar a essa a plasticidade da Cultura né nesse sentido Oi Rita hoje eu vou falar um pouco mais nada nada nada Benedita antes de passar ao trabalho da David que é foi o oráculo topologia avó da América
celebridade total né Parece que até teve moeda dinheiro impresso configura dela é uma coisa assim extraordinária né Talvez seja até hoje ah ah ah ah ah [Música] trocar o lugar mais popular do mundo né mas na época da Guerra 1 a cultura e personalidade e foi baseado É principalmente nessas sociedades aparecimento de fechadas nessas culturas e quando totalidade você também quer dizer que é importante até em termos do por causa do título dessa dessa a e dessa sala que dessa apuração da data de Cultura como totalidade padrões e cultura os padrões de Cultura até meio
de um desvios havia havia um aqueles que não se adaptavam que eles se mudaram eram moldados Elo desviantes e elas próprias tanto a mim como ABNT se sentiram dizia isso em aulas amigo não é eu vou então é mais do que na época daquela Terra ela se é se envolvendo no projeto com outros atropolis os meus dentes são também é como é que é que era de cultura distância para conhecer o inimigo e nesse e foi assim que surgiu o a espada e aí interessante porque se eu fizer visionei Logo no início que a antropologia
delas eram reflexiva vieram mesmo porque é ao estudar padrões de Cultura a a Benedita também se via como desviante ela não era a parte do padrão né Ela é desviante também ah ah vídeo com a dor vai fazer sexo sexo e temperamento é a mesma coisa ela se sente desviante depois eu vou falar disso eu vou falar disso mas quem quiser espada estudo do caráter nacional quem é e não é por acaso que o Gilberto Freyre que também foi discípulo é o osso esse dia círculo foi influenciado pelo Franz boas vai fazer também o estudo
de caráter Nacional nesse mesmo período que é a cara de casa grande e Senzala é até seria interessante comparar o Cruzeiro do espada e a casa-grande Senzala e quando ele inventa né as raças que bebiam Mais especificamente etc mas o cruzamento de espada é baseado também nos traços dos temperamentos dos Japoneses e se tornou mas também o que eu quero dizer é que é um tipo de Antropologia bem interessante Porque como ela não podia para o Japão e era o período de guerra ela entrevistou japoneses nos Estados Unidos Mas elas também usou muitos livros de
ficção filme para tratar para conseguir fazer seu trabalho essa era a base seu trabalho filmes ficção filmes entrevistas com 11 japoneses imigrantes e eu só então é chamaram cultura distância e esse projeto também foi depois muito criticado porque estava trabalhando para a guerra mas elas estavam trabalhando contra o inimigo então mais presente em inglês para está aqui estourou em termos de focalizar alfabetização e é conhecido e reconhecido inclusive no Japão é Esse é o tipo de Antropologia que nós estamos fazendo agora na academia bom então e quem é também uma guerra Neto de minha uma
guerra e o que nós temos que ficar em casa e que nós vamos fazer então é uma inovação inclusive é E hoje nós temos a naquela época da máquina de escrever e hoje e o a grande é a grande repercussão era o rádio e por isso também é essa é a era do Jazz o rádio é importante para determinar não era antes da televisão na mesma da mesma forma é topologia né então mas o tipo de pesquisa que se faz quando nós estamos em guerra eu acho que é uma boa comparação e vamo força gente
a procurar outros tipos cidade de pesquisa né bela é você pediu para eu te avisar é nós fizemos agora 40 minutos Tá bom então eu vou te dizer já passar para a mídia então eu vou precisar para mim ir porque eu quero falar amigo primeiro e depois estudar adolescência ela sempre estudou essas relações e crianças a relação mãe e filha O pai e filho e eu quero falar que eu achei constante e eu fiz um curso com Anita e ela devia ter dito isso no início mas eu não queria quero ler aulas então eu acho
mais importante apesar de sétimo um pouco confusa mas a conta a minha responsabilidade então eu fiz um curso que é que mostra muito que é antropologia dela e o instrumental de pesquisa e eu sempre disse porém outras aulas que eu fiz um curso com a medida que era o único curso que é foi que ela te estava era oferecido da Colômbia sobre pesquisa de campo e ela rotativa e a mim nunca foi professora tempo integral da da da da da [Música] e da Anna da Colômbia ela foi professora junta desde 1956 até a morte Terra
ela trabalhou no Museu de História Natural que me dava também a possibilidade de fazer as viagens e pesquisa e mas é mentira não é verdade mas porque eu fiz naquela época o curso também não só da mãe mais com uma vigarice que era o oposto do boas quer oposto da Minnie e que era que é Foi bastante influenciado pelo Giulia mistura porque em termos da da história da Colômbia a quando o [Música] boas morreu é era o natural que seria que a me ocupasse o lugar dele fosse chefe departamento Mas é claro que não foi
Como tratar o linton quinta-feira a cultura personalidade e depois com leite saiu veio Júnior setor que era um evolucionista multicultural linear e aqui aqui E que era a perspectiva da ecologia cultural Não posso falar muito disso agora porque eu passei 40 minutos falando falando falando e talvez não tem chegando aos Fundos e então o o Harry era o eram fez no Brasil foi do Chaves que Charles Wesley que por sua vez foi foi orientado dele então mas também foi bastante influenciado pelo Júlio Astor tela Ecologia Cultural de sua e ele dava um curso que era
o oposto da Melissa e por isso que talvez até eu tinha esquecido e o que era análise de famílias o Porto Rico em as através da de vídeo através do vídeo Então se é se seguir nós temos aqui analisar o comportamento dessas famílias é em termos é uma pesquisa que queria verificar a essas famílias que eram Imigrantes porto-riquenhos Eram todos português quem através de uma casa de estavam com moradia com a questão do trabalho com assistência pública Então nossa se lavava a interação delas lá na nas suas casas nos Espaços sala cozinha e nós temos
que decidir quem é que tinha o maior autoridade da família Então como os comandos e era por uma equipe fazermos uma Os estudantes e que nós temos que decidir como uma comunidade é quem é que tinha maior poder que tinha maior poder ela ter os filhos que eram bilíngue e que tinham que intermediário para os pais ela ideia e eu participei dessa experiência e o eles eram grande polêmico grande representante do materialismo cultural e que via fazer uma distinção entre o m e o ético que é da linguística e que é o n com ela
o ponto de vista do do observado e o médico do Observador e ele dava primazia ao éticos a comunidades participaram dos observadores o curso da mídia era outra coisa o curso da mídia era o primeiro conosco Primeiro ela queria saber que sobre as nossas origens étnicas para se dizer então ela passava queria escutar a gente e contava da vida dela e contava por isso que eu passe tanto tempo contando da vida da Band que eu acabei no computador muito sabida da mídia mas é a ela queria saber e contava que a mãe dela que era
mas ociosa ao pai é economista mas que Ela escrevia nas costas nabbed porque ela é uma grande ativista E então e nos contava com um lugar é importante o livro que que estávamos medo que poderia mudar nossa pesquisa Então essa objetividade ela Total era o e mico né E ela é museu a possibilidade de fazer a pesquisa de campo como um grupo não eram três temas Mas eu não lembro dos temas mas eu lembro que eu fui estudar a relação médico-paciente não a clínica de assistência pública cuja a clientela para os pacientes eram é porto-riquenhos
e e eu aprendi muito com essa pesquisa aí eu posso contar mais mas de qualquer forma e ela também nos ensinava como fazer pesquisa de Diário de Campo da Um Diário de Campo Porque também tem que se levar em conta que quando Amy foi para o campo é o ela estava construindo instrumental de pesquisa como malinowski estava construído instrumental de pesquisa então ela como é que ela fazia Diário de Campo a gente tinha e ela máquina escrever a gente tinha que e colocar a datilografar o número da página número de linhas espaço dois e colocar
todas as observações para fazer então não só ela ensinava como fazer um diário de Campo como ela trazia pessoas para ter uma vez foi uma aula que ela trouxe a mamãe uma filha e uma outra pessoa mais velha para mostrar a interação entre mãe e filha a mesma classe de aula né então nós observamos eu acho que tipo de fosse possível passar o slide é eu acho que é o quinto slides site não é um pouco espera um pouquinho só pra passar o site Mas então nós temos que é que é observar a interação entre
mãe e filha isso ela base do trabalho dela também não é como como é que é como que cidade a relação e também essa essa ideia da observação que é não-verbal né na verdade a interação não-verbal do do corpo e tal então foi muito interessante mas nós fizemos se vamos fazer um diário de Campo sobre isso e ela ficou possessa porque nós todos e julgamos que a velhinha que veio junto com a a mãe e com a filha era a vó da já era avó da menina Mas acontece que a filha a mãe e a
filha eu quero metas Maggie Smith Ela ficou possessa mas eu não tinha cara de avó e as outras cinco cadeira Eu gostaria que você se pudesse passar é esse slide onde aparece a mãe e a menina e avó é a menina e avó é a Habit [Música] bom então ela tava essa E logo depois a uma e e a moto slides que que se for possível passar também que ela no campo e ela com uma pessoas que estão com crianças no colo Então essa essa essa foi um trabalho muito importante que ela mesmo se deu
conta da que ela mesmo depois não debate sobre com feminista ela se deu conta a grande é o grande conhecimento dela foi a partir dessa análise que é que nesse que é quiser que se tornou parte de importante cima do trabalho dela E também temos a nessa reflexibilidade é ida até de alto e cenografia é importante que ela é que ela é o o visor essa mesma técnica com a própria filha é ela ela foi casada com um três vezes na frente com o rio forte né aqui era um antropólogo neozelandês a é que orientando
do orientando do marinoff com quem ela própria é que o que ela casou esqueci de gostou do primeiro marido quando foi para essa mula e o conheceu e que também me permitiu nessa época começar uma correspondência com uma lenosky era uma do pequeno dança topologia né E que Ele discutiu próprio trabalho dela com lá magnoski e a e depois ela quando foi fazer a pesquisar pesquisar pesquisar e mano se ela for ela conheceu depois o pego libenson e ela ela se separou do reforte não tem uma fotografia eu não sei agora a ordem é é
do da da A Arte da dança admite com os seus dois agora ex-maridos que se tornaram ex-maridos é a eu penso que ela conheceu e também como nesse sentido o livro sexy e no que o resultado foi o sexo e temperamento como é ela própria é na sua vida pessoal é estudante do sexo e temperamento as sociedades que são é mais femininas ou menos femininas Como temperar Pimenta da tua ela se ela ela própria concluir que ela deixa o rio forte pelo benção porque os o peito só ela tinha o osso comportamento e ela ela
e o forte eu tinha o nosso comportamento e ela então é era mais compatível com o temperamento dela com o temperamento do Benson a Bíblia amor da vida dela segundo a filha dela que se tornou pó lugar também ela é ela é e ela tinha a fotografia da mídia fotografia grafia do Benson foram as suas pessoas mais importantes provavelmente da vida dela além dos filhos Então nesse sentido é o instrumental de pesquisa dela eu acho que é muito importante dizer mas eu também tô esquecendo de dizer algo que que eu acho fundamental porque a Rua
Benedito mas o que a vaga mas também a Margaret elas estavam mais interessadas em estudar no dizendo Black Bull como as sociedades são Então os padrões e cultura a sociedade é assim né quer dizer a cultura é assim as coisas são assim temos de vida sem antes mas é assim que é e ele é que vou Está mais interessado em estudar como a sociedade se transforma e como as coisas mudam e eu acho que isso é importante daí como eu sou uma pessoa aqui é um trabalha com processos sociais permanências a importância da continuidade se
eu não consigo pensar numa antropologia que não tem poder Apesar de que quem sabe estudando estava estudando é emoção toda a contra o racismo Mas é uma pessoa por dia aqui né não tem poder que era o indivíduo EA cultura e então quê que como é que se transforma coco Qual é eu sou bastante crítica também da topologia é do do evolucionismo neném neném e as infra-estruturas do do do do Marinheiro mas aí tinham a questão que era a a marcação social desigualdades de como que se consegue é recursos ou não se conseguir cursos de
exploração Mas isso não tem na [Música] nessa nessa nessa nessa nessa escola de controle personalidade porque o que e também aí entra o neo liberalismo americano que aí ia fazer da educação a educação é que transforma é o máximo que elas podem ser mas elas eram muito interessantes e muito e a inclusive é que era era mais ditado agora também vai lá sábado vários debates era populariza vai vendia a antropologia que ela fazia e nossa eu acho que nós temos eu não sei quanto tempo que eu tenho jeito já esgotei meu tempo não sei inclusive
se a si essa exposição for coerente mas espero que tenha que a perguntas mas é a é mas eu o que é importante também é importante como o instrumental de pesquisa como nós temos que pensar em como fazer pesquisa e de fato é como a pesquisa depende da nossa posicionalidade nós interferimos na pesquisa bom então eu acho que é bastante interessante avaliar e eu também acho que foi bastante influenciada pela pela mim na medida que eu acabei fazendo o mesmo não grafia visual saudade é um trabalho que é uma etnografia visual aí eu fui tão
exposta a fotografia ao uso de da câmara e naquela época se usava se usava filme não era o vídeo e ela tem trabalhos Magníficos inclusive comparativos os seus estudantes sobre o é essa sobre o uso do sobre a importância do gesto a importância da do comportamento não visual e isso é tão importante inclusive na antropologia que se faz hoje que se pensa tanto na cor palha com a qualidade também E eu então nós temos muito a resgatar essa cirurgia na qual eu sou muito crítica e e só para terminar eu acho que já estou sua
história do tempo claro que é todas as pessoas pena que eu não tenho aqui vou ter que falar mais do do do mar de reais e como era a no meu tempo a o departamento de antropologia e também da década de 70 que eu passei lá era muito interessante também não era o período bem interessante é e temos o que estava acontecendo movimentos sociais a o black power é a Guerra do Vietnã moda gays e é amiga estava falando sobre todos esses assuntos não é Angela Davis que era Black Panther mais que hoje é uma
é um ex nó do feminismo de um outro feminismo não é a importância da própria e na elaboração de Antropologia feminista dos anos 70 não o que se beijou primeiro nos trabalhos que os trabalhos da me que foram feitos numa época em que não existia nem o termo gênero né ela falava papéis sexuais gênero é uma coisa 250 é o tempo que apareceram nos anos 50 Então ela foi e será a Vanguarda essa gente teve aguarda né num período de sítio sinalização da sorologia que elas ajudaram a a a construir então tem muita coisa a
resgatar dessas topologia e dessa e traz à tona também essa questão da popularização da Super hoje como é que a gente escreve não escreve muito bem um ali Nossa que te via muito bem o próprio ele tentou também esse lado da popularização né mas até que ponto a gente pode escrever para o grande público e escrever para o Acabei de me Camed pois a simplificar e quando Nós pensamos o Brasil Quem é o grande o professor Olha só por Magia da Mata da Mata e nós não nos lembramos os estudos deles sobre a primavera mas
cinco com quem sabe com quem está falando então eu acho que tem muita coisa para gente explorar a partir dessas figuras e e por último o trabalho da mídia foi contestado pelo Eu que disse que estava fazendo pesquisa na mesma época que isso a boa né e que de fato no as as crianças não eram [Música] que havia atenção assim da adolescência que é tinha um culto de virgindade a a a a mente é contrariando os as conclusões da mídia e também eu acho que eu não falei amigo sempre se reportava a comparava E aí
que foi a chave do Sucesso dela com a sociedade americana Então essa sabor é assim mas como é que é adolescência nos Estados Unidos e ela sempre fez isso é essa chave devido sucesso da popularização do trabalho dela ela investiu da população porque ela escrevia colunas inclusive muitas vezes as colunas escritas pela roda metros que foi viúva do médico vai saber que foi amante dela Ela vivia em comunidade porque ela aprendeu com os compra com os sujeitos da pesquisa dela que é a importância de em várias mães então a Katlyn benção teve várias mães então
é conhecida da vida própria dela o que elas não Aprendendo da pesquisa e também é o que ela estava comparando com a sociedade americana sempre então a crítica do DER daí para mim me faz lembrar o outros debates e quanto que o que nós vemos é a partir da nossa posicionalidade que não tem essa objetividade que o Husky de impor com seu a sua análise é ética e não é Mica Mas por outro lado nós temos instrumentais e pesquisa da fazer a partir das nossas perguntas e que vem do campo nos faz pensar e nos
faz quando a inocência funcionam mas as análises Então me faz lembrar de outros de bases o debate sobre ter posto mãe tiver filho e o e o Carlos porque o Hatch os fios tudo Maravilhas também só Pacífico certo enquanto que o Carlos foi parar lá e viu só violência foi ver os registros policiais e ela tudo diferente São João debate para gente usar inclusive em aula e analisar porque eu analisei eu gosto muito de pensar em debates antropológicos Especialmente porque é na Colômbia aí eu fui ver resposta o tempo todo a ser batizado topológicos eu
tinha que perguntar mas gente por que que eles estão fazendo essas perguntas que estão fazendo e eu aprendi muito com esse processo e lá no meu tempo de Colômbia no meio dessa agitação toda nascemos para as demonstrações o ministro contra queimando os ossos sutiã contra o símbolo fálico do pênis nós irmos para atividades do black power quando a gente podia dos panteras negras havia também 11 ângulo ordem e nós estamos na assistindo a CPI do Watergate como nós estamos agora vai ser perda fazer via Quando possível não é é e nós estamos estamos dispostos aos
debates entre os rede era ainda também tomar um departamento masculino pessoas que tinham feito os cursos do do SUS e que era evolucionista a Ecologia Ecologia cultural na II as mulheres que são tratadas quer dizer não tinha a lenda da mídia era a professora adjunta havia uma arqueóloga Tira igual esse que não consegui estabilidade mas havia mulheres na na escola aliás orientadora de ambição era da parte da escola de através dela que o acabei ficando interessada na manchas school e o que é o a coletânea que organizei que a Susana se referiu então é e
esse debate é muito importante para gente nós estamos sempre debate e até as pessoas que nós estamos fazendo e que fazemos Então a partir de perguntas que saem de debate Então é assim que eu terminar as aulas totalmente desorganizada desculpe mas esperando perguntas muito obrigada é muito obrigada pela e por nos fazer exame essas referências né eu antes de passar as perguntas que nós em geral também coletamos a partir do das leituras prévias na compra na casa alunas e para os alunos eu queria apenas preferir que eu eu não conheço não agradeci mas eu queria
agradecer em especial também ao jinx né que é o nosso aluno pede de do programa de pós-graduação né e a todos os alunos e alunas nada disciplina antropologia três que sempre se envolveram nas aulas públicas na e que se sentiram bem gostaram bastante desta desta Nossa opção este semestre né eu queria também referir que o que o mantivesse tomar Silvana Rubino o Daniel Jesus Figueiredo da UFMG o Euclides Gonçalves o Jonas morra da unicidade Oi Elaine de Maputo alidiane Maciel da Universidade do Vale do Paraíba colheita de guerreiro e tantas outras pessoas estão aqui presentes
Nesta aula a distância mas presentes e essa parte final da aula da tabela Foi bastante importante e os alunos e alunas pediram até é para falar um pouco disso se possível esta ligação entre desta antropologia que se faz nesta nestas nesta experiência transversal digamos assim ter subjetivo entre o que é digamos assim o propósito Educacional da antropologia né uma revelação da Psicologia psicologia se digamos assim tô tentando fazer isso num sentido mais amplo do que a o pior né é essa ideia de pessoas com psicologias na e também até ovos na Rua Benedito ficou com
tendências psicológicas é com caráter psicológicos essa ideia também está autobiografia que antecede né a discussão Depois da virada hermenêutica nos anos 80 nesta ideia de toda a experiência antropológica é uma experiência biográfica também né uma experiência social que é uma experiência também é subjetiva e intersubjetiva né Essa Ideia da antropologia reflexiva né E para isso também para dar um pouco as alunas essa ideia é importância dos Diários de Campo por exemplo né da importância da escrita do registro permanente do da pesquisa né que é uma coisa que na graduação nós muitas vezes não temos tão
presente né na no esse bom e que deixa um pouco às vezes essa ideia de criar o projeto totalmente diferente das outras disciplinas mais digamos a positivas ou no século tido mais organizadas para o objetivismo né e eu gostaria que a Bela também nos desce até talvez através da sua própria experiência nas aulas com a me diz lá na né ou numa antropologia americana um disso Talvez seja muito mais assumido né em termos de disciplinas somos pudesse dar um pouco a sua visão sobre esta transversalidade do que constrói não é um saber antropológico que não
é meramente um saber organizado em grandes teorias né Eu não sei se faz assim parece muito importante a bela revisitar um pouco isso né Tá bom eu acho que primeiro eu estava tentando mostrar como que é lance dessa topologia da rede e da da mídia e subjetividade e intersubjetividade é tudo era elas eram São Paulo das 24 horas por dia e elas estavam Henrique e acho que mais amiga porque ela o tempo todo ela estava se analisando e automatizando até a partir temos dessa discussão entre antropologia e Psicologia psicanálise e educação uma educação no sentido
de transformação da sociedade pela educação então e a missão era também ensinar o público sobre isso nesse é mas eu acho que tô dando topologia é subjetiva e não é só eu que o instrumental da pesquisa da David eu acho muito importante Diário de Campo é muito importante agora era uma relação ainda muito hierárquica entre ela e os seus e os seus informantes ela é usar usar o termo Informante Eu uso o termo protagonista eu sou mais escola de Manchester e temos e observação acho que ela traz Tozzo antropólogo usa dos Ramos fotografia mas em
termos da observação eu acho que a escola de má gestão foi muito mais minuciosa em termos inclusive de Diários de a idade de redes sociais e de interações a estudar naquela ações sociais e não culturas né mas eu a e essa subjetividade e intersubjetividade ser se ficou que eu e sempre foi muito importante diários de campo de vários tipos anotar tudo inclusive com quem fala com quem na minha a primeira a primeira pesquisa foi feito antes do computador então rações para pratos Anota tudo e não só anota tudo com a nossa como você se sente
tanto é que eu marinoff que tinha ser um diário de campo e o outro Diário de seus sentimentos que foram finalmente foram publicados Então essa observação sistemática as relações dos eventos Eu acho que e que inclusive eu acho que só se perdendo um pouco né e fácil se faz logo o malinovka falar bem observação observação participante a também a água também amigo mas eu gosto mais da ideia da observação da participação da terra eu uso muito porque você também se observa você a parte de uma relação dialógica e não por isso que não é Informante
é protagonista é amigo é o inimigo não é então essa relação de Campo que é muito importante que marca quer astrologia é feita em conjunto com quem você convive tanto é que o próprio próprio coroas ele tinha um tradutor das António que trabalhava junto com ele né e é uma relação dialógica que eles os dois são autores e isso é importante levar em conta essas sobre ele e reflexividade é importante eu acho que a minha pesquisa sobre a saudade é baseada na subjetividade Total eu venho de uma família de imigrantes judeus isso nem português era
mais importante da Portuguesa do que estudar a mim mesmo mais assim também estudei Amém eu tenho a experiência de migrante não é por acaso que pode trabalhar com a ideia da Saudade como uma construção cultural com práticas de elaborações de práticas um tempo anterior a migração no contexto da migração então tem sempre a subjetividade nós somos parte da pesquisa isso é importante é até existe isso precisa ser sempre registrada é o nosso matemática nós vamos fazemos isso experimentos né eu fui casada com um cientista ele fazia experimentos com ratos faz um tempo nós as pessoas
Então é muito importante que que nós conseguimos eventos não só falamos pessoas quando a gente começa a conversar com as pessoas é porque não sabemos o que perguntar nós somos bem diferente de fazemos entrevistas com perguntas peças limitadas mas eu acho que isso está desaparecendo porque eu tenho lido Muito muitos projetos de pesquisa como avaliadores de pesquisa inclusive da fenagri pode Chan e O que eu vejo as pessoas fazem cada vez mais entrevistas e menos observação de Campo - Diário de Campo eu acho que jogar fora o que nós temos e mais interessantes que é
observação da interação que é daí essa importância da mídia em termos de registrar com fotografia hoje com vídeo é a minha experiência inclusiva de fazer o vídeos o que eu aprendi muito com as imagens porque eu quero eu não via simplesmente olhando quando ela o vídeo me mostra as interações eu descobri muita fiz mais Ápice descobre assim pesquisa rapaziada a partir de usar o vídeo não só como registro Mas também como uma entrevista uma uma uma etnografia visual Então nesse sentido eu tenho um pouco de medo nessas alto e tomografias porque é uma moda e
sobre a gente tá fazendo me tava fazendo o tempo todo ela estava acompanhando a vamos viver em república porque ela percebeu que era um jeito melhor de vida não é nós estamos fazendo sempre Eu também faço 24 horas Claro ele tem um olhar antropológico que a importância Mas a gente pode estar perdendo isso na hora em que se faz muita entrevista e tipo então a entrevista é uma o que você faz sim muitas vezes você não sabe o que dó não conhece tão bem ou o que perguntar hoje não lembro uma pesquisa de campo que
eu fiz Depois de meses que o meu doutorado eu fiz um serve e comecei a entrevistar pessoas quando eu sabia o que perguntar o que eu que precisava sabendo sangue e as e as pessoas me falavam Bora Até que enfim começou a trabalhar não é então mas você começa a perguntar quando você sabe o que perguntar história oral e acho acho também que é importante é uma é a relação dialógica nem se Então essa história de autografia Oi gente a gente não estuda isso nós não somos mais interessante que nosso protagonista isso já diesel bobf
não é então às vezes é importante por exemplo eu de um projeto que eu achei muito interessante e era mal tricô grafia que era de uma indígena Americana e que estava acontecendo todas as noções de tempo e espaço das análises feitas sobre o seu grupo e ela queria mostrar como é que é E por que que era então isso é muito interessante agora porque você é gay você vai estudar gay porque você é mulher vai te dar mulher quer dizer vou fazer uma tomografia o porque eu sou mulher que eu sou gay porque eu sou
eu não sei sabe eu acho que estudar os outros para mim ela não conseguiria e não é não eu até pensei fazer um estudo sobre judeus esquerda que a minha origem não aprende muito mais estudando o outro e nesse sentido não concordo com da Mata que quando a gente vai aqui no Brasil já se estuda muito ou questões brasileiras Então o que parece familiar Tem que se tornar exótico eo exótico é família eu acho que é essencial e e de fato e ela agora por exemplo todo uma pesquisa aqui São Paulo e que os também
sou militante então é muito difícil distanciamento mas a gente tem que ser se eu estou tem que fazer esse distanciamento porque o que é importante da pesquisa de qualquer pesquisa não é só de Antropologia EA descoberta é e entendeu os paradoxos a parede paradoxos presente não é paradoxo coisa eu tenha organizado é Um fundamento é o trabalho de detetive e eu acho que a gente não só tem que ir em antropologia mas tem que ler eu digo tá pra sempre para todos os meus meus alunos nós temos que ler livros de detetive gente nós somos
repetíveis nós fomos bom detetives Nós não somos jornalistas nós temos desse tanto de tempo para entender os enrolar dos acontecimentos não podemos fazer pesquisa de campo de um mês a gente não faz nada não sabe nada são várias camadas de tempo São várias camadas de espaço e claro que sempre os seus resultados de pesquisa vão ser contestado e é isso Calma O interessante é o debate a topológico por isso quando eu estava é nativa da Unicamp os todo totalmente Nativa a gente eu eu me solidarizar muito inclusive com a Rua Benedito que as cargas ela
não tinha tempo para ler ficção ela não tinha tempo para fazer ficção eu sinto isso apesar de a aposentada formalmente da Unicamp eu acho que é uma década eu continuo tentativa eu não tenho tempo cada vez menos tempo para ler ficção e a gente precisa ler ficção a Margarete me tinha razão tem que ler ficção você tem que ler e escrever bem Tem que ler bem Tem que ler bastante não é nós temos que ter certo ele audição é eu acho né E aí também nós temos que problematiza eu acho importante para o exército Apologia
Mas como que a gente a popularidade até que medida não é nós não podemos falar sobre tudo amarelo que falava sobre tudo ela de tava os seus livros né E ela ela tinha uma capacidade enorme o e ela é uma figura controversa mas todos nós somos o velho era uma figura eu só e com certeza gente controversa nós somos controversas senão não seria não seremos nem interessantes lá não sei se eu respondi a pergunta mas eu acho que é fundamental nosso material é a observação para saber o que falar e quanto mais nós de firmar
refinar refinar uma a observação é essencial eu Deus fico muito preocupada quando eu olhei os projetos de pesquisa e que eu vejo que o que é a riqueza da antropologia a gente pode estar perdendo é bem muito bem Bela é isso foi é ótimo ouvir ouvir essa defesa da da observação e da e da participação na Vida Ativa Neto dos grupos das pessoas em que se você quer então agora formular a a última pergunta para a bela digita ok a gente sabe que a Margaret primeiro agradecer sua aula né acho que é legal assim por
vários pontos da vida dessas duas as duas autoras que a gente entender e eu particularmente gostei muito de ter ido no passado 300 minha espada e ver seu site tem previsão né mas eu queria saber mais em relação à mídia e essa troca que surgiu nas duas vezes estudantes assim sobre a influência dela nos estudos de gênero sexualidade não topologia né a gente e a medir tem o sexo temperamento né que essa obra aqui a gente sabe mais Prof ali tem conclusões muito interessantes sobre a Sexualidade dos arapesh dos mundo moriph mas também a mente
tinha um papel de esse papel de popularização científica dela também ela usar o registro para levantar o debate sobre a Sexualidade na sociedade então por exemplo eu consegui resgatar com um colega a gente consegue resgatar um texto sobre esse qualidade da mídia da revista Redbook Estados Unidos que é o equivalente à Revista Claudia revista que Ela escrevia e era e assim e ela além de pesquisar ela também debate esses temas na esfera pública de textos que no fim dos anos 70 é uma coisa linda meio que polêmicas sobre a Sexualidade sobre sobre lésbicas enfim mas
assim então a pergunta por isso caminho assim de tentar eu queria que você falasse mais um pouco sobre a influência Delta de fato nos estudos gênios ceg gás antropologia olha com primeiro uma dizer que ela foi a guarda e eu lembro que ela chegou um dia e Bengala que eu sempre pensei que a gente eu dei a ela foi ela tinha que dar duas conferências e ela foi dar uma conferência por uma igreja e e já vai acontecer mas ela ela aceitava a muitos convites não é ela foi muito importante por exemplo para o trabalho
tá Luiz Nasser EA rosaldo se chama usado foi uma das primeiras coletâneas de sobre gênios da antropologia feminista mas gênero ela principalmente estudos de mulheres naquela época é porque ela deu os fundamentos mas enquanto que o segundo a Luíza ela trabalhava principalmente quer dizer quatro a cidade com água lado cultura as feministas também colocavam a Biologia né eu biologia e cultura então foi nesse sentido que ela foi precursora eu não conheço esse trabalho sobre a Sexualidade porque seria muito interessante não trabalho é o artigo de opinião mesmo não responde O que é um artigo nada
Xbox mas eu gostaria de conhecer porque ela escondia porque até por causa da carreira porque é muito difícil para uma mulher ter conseguir uma carreira na academia inclusive na década de 70 aqui é no meu depois que as as mulheres que eram acadêmicas estava na parada colete mas não no departamento olha masculina masculine ela uma e são muito convencionar que eu falo de toda a uma explicação da vida da o pênis mais do que David Mas eu posso falar mais sobre a vida porque a sociologia delas é baseadas nessas histórias se eu falo cuido do
mar e Harry Eu sei dos casos dele e teve para casamento convencional tinha mulher aí tá massinha do caso conheci mas eu vou contar sobre isso minha vida fofoca mas quando eu falo da midi e do porque era eles eram mais convencionais eles agradecendo as mulheres que também estudar da antropologia e pelo seu empenho e datilografado aquela época da levar os manuscritos ou ajudar na pesquisa de campo mas que eu lembre a única droga que foi casada com outra parte de 15 depois começou a cooperar com o Bob maf foi a Iolanda né mas mais
tarde depois que os filhos cresceram e etc Amei ela vem de uma família de professor pai dela era professor universitário economista hoje e amanhã a socióloga e uma ativista social e feminista né E ela ela cresceu nesse mundo e com ela o primeiro marido eu não lembro o nome dele agora mas ele era uma pelo Ministro uyeda e ela casou com ele ela tinha massa tem segurança garantir o casamento Mas ela é e foi fazer colete e fiquei foi para coluna e aqui quando ela realmente ela floresceu e ela tinha ela era o Rappa ela
é uma liderança então né as cartas selvagens ela era uma da vida ela era muito aberta né mas ela e ela de fato Ela vivia 24 horas antropologia EA vida dela por exemplo Ela morou sempre ela virou uma E aí e ela sempre morou em Londrina Spinner eu sei lá no na Vila maravilhosa passava por lá maravilhosa e ela de fato vivia com outras mesmo quando ela foi casada competição foi casada começo maior parte dos 11 anos foi maior exibiam com outras famílias porque exatamente porque ela está vaidosa prática o que elas o que elas
aprendem o que ela aprendeu nas suas pesquisas então não era Os Vips moravam em comunidade da quando der época que eu fui para próprio Estados Unidos para Nova York os índios é os clipes morava em comunidade mas não pessoas como a Margaret mente mas ela morava bem antes da década de 30 ela já morava em comunidade e eu tava muito bem então ela é ih fala teve a filha e ela despediu dela não foi a Campo vai do período que a menina estava crescendo mas ela deixava com as outras mulheres que moravam com ela inclusive
tinha uma em particular que é meio e alguma coisa que foi Acho que essa velhinha que veio com ela da tal da aula da que é que é o que cuidava que cuidava mais a filha do que a própria vida porque a Bíblia era tinha muitos muitos compromissos ela sempre foi muito ativa e ela sabe que desde sempre eu decidi que ela publicou e comunhão feitiço é boa ela era muito solicitada e logo ela começou essa coluna no Black Out na revista Claudia então e ela tinha sua vida privada que inclui a Sexualidade ela eu
acho que é a pessoa mais importante da vida dela é nessa fase de antropólogo foi sem dúvida a Rua Benedito era o que ela e investiu em termos de pé dia tem um nível antropólogos de sete horas o que ela ela ela investiu em em botar junto e publicar Todo o material da vida Na Benedita antropologia work não é o I Still in é colocar correspondência dela e da Benedita sapir também público no livro livro que eu tenho inclusive quero uma joia ela ela investiu muito né E ela trabalhava na Museu de História Natural que
eu soube há pouco tempo da sexualidade dela né É porque era ela é guardada latinha também a sua vida é bastante preservada ela dizia aqui a que é que abelha de compartilhar a vida compartilhada ativar vida que ela não sabia que era que ela conheceu a mãe da benefit só vi uma vez o marido da bene tem 27 anos de casamento ela deu três vezes então tinha uma vida completa é compartilhada i.a. visitam tivesse tinha uma vida mais pública Talvez mas ela também tem que tinha os seus compartimentos e seus segredos tanto é que a
filha dela ficou muito surpresa quando soube da bissexualidade dela então era não ela não fazia campanha não era ela não fazer a parte do LGBT ri né ela ela era a favor do amor livre e quando eu penso Por exemplo na minha geração na USP ainda para a gente dizer que não tínhamos perdido a virgindade é uma coisa ninguém Todo mundo precisa saber virgindade mas era um tá burro né imagina e muito mais do que na época da nessa época da era do jazz mas na década de 70 e na diferente então por exemplo é
dessa desse novo feminismo da década de 70 quando estava lá as mulher as mulheres chegavam pizza abordavam o Miguel tô com vontade de trepar como que era inconcebível na minha época entendi ela é outra coisa eu era outra coisa e agora por exemplo os alunos meus alunos ó eu fico com mulher que eu tô apaixonada por uma mulher eu fico com raiva estou tão apaixonado como é o que é muito natural a hoje né mas não Nos Tempo da mídia mesmo que ela se fosse tão a favor do amor livre também eu nunca vi a
vida e ponhando o cartaz nos movimentos feminista ou não ela falava discutirá de batia mas ela não também não era não era a geração dela eu acho não sei se eu te respondi porque ela realmente uma vida dedicada eu acho que houve sim lá uma influência dela e foi a primeira mais e larga o Gil O é uma outra situação é agora é nós estamos vivendo um momento muito interessante né que por exemplo na década de certeza os bactérias era um movimento mais interessante de João nós era muito interessante né hoje em dia mesmo passar
pa de Mia que esse governo horroroso mas talvez por isso tem muita coisa acontecendo quando eu penso na preferência Paulo muito movimento olha agora e os transexuais eram tão Discriminados hoje a vereadora mais votada ela transexual em São Paulo e ela é ótima maravilhosa então é o outro momento é outro momento que tudo bem Quer dizer eu acho até se eu estudasse Negra tel é estudada a questão do gênero porque as pessoas são metade homem e metade mulher e inclusive visualmente eu acho maravilhoso isso e isso precisa ser estudado mesmo não é é uma outra
é uma outra eu acho que esses movimentos sociais de um lado a ela muito mais fácil antes né na época do trabalho né que a sociedade de classes em operariado se mobilizar vai derrubava ou não mas hoje são vários movimentos mas também é muito interessante é muito mais interessante o que tá acontecendo com o movimento negro mesmo dessa fazer algo que a se afirmaram é então se afirmando esse movimento trans que estão aparecendo que são maravilhosas e eu acho tudo isso muito interessante para ser estudado agora a relação da mídia com essa com ela nos
a mais viva então é muito quer saber mas mesmo naquela época na década de 70 e depois eu voltei na década de 80 depois tem que ter estado nos Estados Unidos não há discriminação grande com certeza principalmente por causa de mais era muito descriminado ou discriminado e depois apareceu toda uma cultura gay os bairros gays né eu morava muito perto vai lá ela vai maravilha né o gosto gay começou a influir Mas ela é uma discriminação muito grande transitam a gente nem sabia sabe então eu lembro que na Colômbia acima do seminário Wesley seminários e
não por acaso até hoje esse Tipo seminário quarta-feira Graças também foi uma sugestão dia a mais em e apareceu uma pessoa que ela trans eu não sei porque na frente já tirou a roupa então foi uma coisa inusitada porque era uma transa isso foi na década de 70 gente mas não né faz tempo mas hoje é diferente né Eu acho muito diferente eu acho que ela tão interessante eu gostaria de estudar é mais isso agora como Ah eu acho que é Ai amiga ele é muito aberta mas a influência dela nesses estudos transa eu acho
que inclusive em termos de feminismo e não é porque não tem mesa Branco gente Classe Média eu já falava isso hoje não é um outro feminismo feminista não foi mudando exatamente por causa da sua sexuais bom e depois dos Neves e aqui das negras dos negros então não LGBT i é uma outra coisa eu acho que é um outro momento provável interessaria aberta mas eu não sei esse ano ela não está mais entre nós mas eu acho que é genial E que esse momento precisa ser acompanhado e é toda isso tem tudo a ver com
a topologia Davi porque do comportamento não-verbal porque o corpo é tudo na quer dizer relação àquele eu não sei se vocês viram aquele documentário maravilhoso do que coifman sobre a meu Deus sobre uma das isso sexual o que tá até Como é o nome dela era maravilhoso ficha não e o que é a relação dela com o corpo que toda é tudo para facilitar né o corpo é tudo é uma relação íntima com corpo puxar como é que se chama o título é eu até sugeri para a Bíblia que para apresentar durante a última RBA
não sei se foi apresentado ou não eu vou mandar para vocês porque é genial esse esse comentário genial mesmo então eu acho que sim sim que tem que ser e tem que ser estudado visualmente tem que usar a topologia da vida nesse sentido no instrumental Não é vamos fazer controle personalidade por favor esse é uma medo da o momento da história da antropologia mas utilizar esse instrumental de observação visual registrar isso O perigoso eu acho que é fundamental tem que fazer isso Oi Bela eu acho muito curioso que a gente é chegado desse tema assim
é muito interessante mas eu sou uma pessoa suspeita para falar porque Justamente a tela que eu preciso aquele pessoas tratar política isso a maravilha o tema certo e 12 vídeos câmera leia os trabalhos sim trabalho eu quero dizer aqui algumas fotos eu eu consegui virar o João Braga de Mendonça que tem até um texto na fibra sobre a visualidade me ele tem uma tese que eu preciso passar para vocês também o título é que tem escrito muito sobre a antropologia visual aí e essa tese do do do do Jorge e até publicado eu digo sempre
eu estive na banca de qualificação e de de doutorado dele é é muito bom é muito bom porque trabalha muito bem com um amigo e ele ele tá ele ele dá aula na Universidade Federal do Paraíba é ótimo eu agradeço a ele e também eu agradeço só o Cristiano em sobrosa fronteiro que montou para mim esse e essa seleção de fotos que eu acho que nem passaram todas porque eu esqueci delas é não sei se vocês viram Mas pode dar uma passadinha se vocês quiserem agora para viver integridade e se vocês querem passar não sei
se deveu tudo as fotos ou não é E aí E aí o e desculpem-me pela aula então aqui eu tava aqui ó Bela também quero te deixar aqui uma uma uma declaração de amor tá que o Omar Ribeiro Thomaz disse assim eu estou aqui e diz a Bella que eu amo ela ficar com ele então eu disse que eu ia fazer sujeira do amor então tá feito agora Rubino que interessante que ela esteve aqui ela avisada eu acho que talvez como o gente já está caminhando para o final e talvez a gente possa já então
é terminar né e depois a gente nós também partilhamos o slides com o coisa alunas com os alunos e aí a gente já vai continuar esta conversa depois com eles pode ser novela claro eu agradeço muito e eu gosto desse com os olhos então ela a organização então não a gente a gente fica muito feliz de terminar essa essa ciclo o essa nota é do Futuro de da Imaginação e da Imaginação social a explodir e contestando nas austeridade sobre os nossos corpos que está aí tentando tentando nos calar né de várias formas de várias formas
né E nós temos que resistir a isso sempre né esse toque esse toque de que você deixa né que não dá para ficar indo não dá para ficar neutral né este momento não é neutralidade mais né não pesquisa não pesquisa de campo observação participante não era porque eu estava interferindo nas pessoas uma uma forma de medir o status como é que é né a finalidade de coisa alguma tem posicionalidade e tem Zinho fato da gente ter que fazer de acordo com nossa fazendo vai posicionar idade mas também é registrar nós temos nossos a formas de
registrar os nossos dados de pesquisa aí é inclusive nossas interações eu acho que a observação da participação é essencial Não nós somos parte da pesquisa e é isso gente então até logo muito obrigada Vamos então sair