A ORIGEM DA IGREJA CATÓLICA – História do Cristianismo 06 ✝

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Prof. Jonathan Matthies
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a igreja católica é a maior instituição cristã do mundo hoje contando com mais de 1,2 milhões de membros e uma tradição de quase dois mil anos de história mas qual é a origem da igreja católica seria fundada pelo constante no século 4º conforme afirmam alguns seria a igreja católica fundada pelo próprio jesus de nazaré como afirma a tradição católica o que as evidências históricas realmente nos informam sobre esse período da atividade é o que nós queremos compreender hoje em mais um vídeo da série história do cristianismo [Música] sejam muito bem vindos a mais um vídeo
aqui no canal atualmente é bastante comum encontrarmos muitas pessoas que acreditam que a igreja católica foi fundada ou então se originou a partir do quarto século seja com constantino a partir do concílio de nicéia em 325 ou ainda nas décadas finais do quarto século com o imperador teodósio mais especificamente a partir do édito de tessalônica que foi responsável então por fazer com que o cristianismo se tornar se a partir deste momento a religião oficial do império romano no entanto ambas estas idéias de dizer que o catolicismo surgiu quatro séculos elas simplesmente não tem nenhum respaldo
nas evidências históricas para nós compreendemos a história do catolicismo e as origens da igreja católica mas temos ainda voltar muitos e muitos anos antes de constantino nós temos de voltar mais de 200 anos antes ainda no início do período pós apostólico da igreja mas especificamente com um dos escritores mais proeminentes da igreja nessa época que foi inácio de antioquia e não acho que o choque também aqui eu considero para aqueles que tiverem a oportunidade de observar suas cartas que contêm uma riqueza de informações muito preciosas para aqueles que querem conhecer a respeito da história do
cristianismo pós apostólico ele escreve diversas cartas a vários cristãos que se encontravam nas diversas regiões do império romano e nos traz então essas informações sobre como está sendo o desenvolvimento destas comunidades cristãs e mais especificamente para o nosso estudo de hoje sobre a origem da igreja católica uma dessas informações que nasce em diante o que nos traz é mais especificamente em sua carta aos cristãos dias mesmo então a sua epístola aos menses no capítulo oitavo vamos então aqui fazer uma pequena leitura dela para ver o que nos informa a respeito da igreja católica sei que
todos a um bispo como jesus cristo segue o pai eo presbítero como os apóstolos respeitarem os diáconos como a lei de deus sem o bispo ninguém faça nada do que diz respeito à igreja considera ilegítima eucaristia realizada pelo bispo por alguém que foi encarregado por ele onde aparece um bispo aí esteja a multidão do mesmo modo que onde está jesus cristo aí está a igreja católica algo muito interessante então sobre esta carta ou epístola aos vianenses é que nós temos a primeira evidência na história do nome igreja católica e aqui nós estamos no período pós
apostólico estamos aqui por volta do ano de 110 da era comum então novo testamento talvez até algumas das pistas como por exemplo segundo pedro que nós temos no novo testamento talvez nem tivesse sido escrita ainda porque segundo pedro foi a última equipe que nós encontramos um novo testamento provavelmente foi concluída por volta do ano de 125 talvez então depois ainda de um acidente aqui e nós observamos aqui claramente que nós temos um nome da igreja católica e também já temos uma certa estrutura por equipes cursos que são então traduzidos comumente por bispos que determina então
a liderança para os cristãos e os cristãos eles não estariam é o menos não estariam então se aproximando de jesus cristo se não fosse pelo intermédio do bispo também da eucaristia oficializado pelo bispo isso é algo muito interessante que também fará parte da igreja católica como ela ainda o faz nos dias de hoje e também um outro detalhe muito importante sobre a história da igreja católica sobre o início os anos iniciais do cristianismo e seus desenvolvimentos no início do segundo século mais especificamente é que nós observamos a uma ruptura bastante acentuada com relação à sua
matriz religiosa judaica isto porque inácio de antioquia também nos traz uma informação muito importante a respeito desta ruptura entre cristianismo e judaísmo mas especificamente em sua estrela aos magnésios então vamos fazer a leitura também do que este escrito importante do cristianismo primitivo tem a nos fornecer e nos ajudar então a compreender sobre a história da igreja católica não vai se deixar enganar por outras heterodoxa nem por velhas fábulas que são inúteis com efeito se ainda vivemos segundo a lei admitimos que não recebemos a graça aqueles que viviam na antiga ordem das coisas chegaram à nova
esperança e não observam mais do sábado mas o dia do senhor em que a nossa vida se levantou por meio dele e da sua morte é absurdo falar de jesus cristo e ao mesmo tempo judaizar não foi o cristianismo que acreditou no judaísmo e sim o judaísmo eo cristianismo pois nele se reuniu toda língua que acredita em deus meus caríssimos não vos escrevo isto por ter sabido que alguns dentre vós se comportam desse modo então aqui nós encontramos já esta grande ruptura entre cristianismo em judaísmo e também já neste momento nós conseguimos separar aquilo que
vai se tornar a religião judaica que está se tornando então o judaísmo rabínico mais especificamente e aquilo então que é o cristianismo considerado então por inácio de antioquia como sendo a igreja católica mas aqui existem alguns detalhes que são muito importantes e nós compreendemos a respeito deste período da história do cristianismo e também da história da igreja católica isto porque neste período histórico mas não ainda não podemos utilizar necessariamente o termo ortodoxia para a igreja católica e até mesmo esse é um tempo muito interessante foi elaborado por marthin de beer que é um importante pesquisador
e historiador respeito do cristianismo primitivo que como não está ainda estabelecido várias das doutrinas que farão parte posteriormente da igreja católica mas podemos somente chamar este período do cristianismo de foto ortodoxo a ortodoxia é algo que mirar mais depois isto porque por exemplo a doutrina da trindade será algo muito comum que será parte da ortodoxia da igreja católica ela não faz parte ainda da compreensão de grande parte dos cristãos ainda não encontramos nenhum desses escritos do segundo século por exemplo a menção de trindade ainda não estava então definindo como era a relação de jesus de
nazaré com deus e também em relação com o espírito santo ainda estava sendo pensado e discutido no cristianismo respeito desses assuntos também por exemplo a proeminência do papa o bispo que se encontrava em roma também ainda não encontrado neste período de tempo cada um dos bispos especialmente nas capitais ou regiões mais importantes do império romano eles tinham uma autoridade equivalente o bispo de roma não tinha uma proeminência que possa ser perceptível de acordo com as evidências históricas que nós temos a proeminência do bispo de roma que posteriormente vai se tornar o papa eo cabeça das
igrejas só começa a se tornar mais clara a partir do final do segundo século em que ele faz decisões importantes já por exemplo a respeito da data da celebração da páscoa que será ainda ratificada pelo concílio de nicéia do quarto século do ano de 325 aqui também alguns detalhes que ainda faltam ser elaborados por exemplo o cânon que irá formar um novo testamento aqui nós ainda não temos um cano um bíblico então os cristãos eles ainda não sabem ou então não têm uma compreensão exata sobre quais são os livros que são autoritários ou menos autoritários
por exemplo aqui se utiliza assim como várias outras cartas de paulo em quase igual à autoridade daqui também temos o pastor de irmãos que é um escrito bastante importante do início do cristianismo tem vários outros conjuntos de inscritos que estão lado a lado com os inscritos no novo testamento e também aqui nós não vemos ainda claramente segundo as evidências que nós temos da história a idéia da economia tinha ou ainda propriamente uma devoção aos santos da igreja católica isso é algo que nós podemos observar de forma mais clara ao final do segundo século em que
nós já temos até mesmo em catacumbas de roma o desenho da virgem maria então nós podemos considerar que provavelmente ali é que estava começando já a devoção à virgem maria entre o final do segundo século e início do terceiro com base nestas pinturas então que os cristãos tinham também que nós vamos observar posteriormente ainda com os inscritos da patrística então aqui a idéia de que o catolicismo de surgiu no quarto século ela simplesmente não corresponde nada com as evidências históricas que nós temos nem de documentos escritos da patrística e nem de evidências arqueológicas dos cristãos
primitivos esta idéia aqui é exatamente dizer mas é simplesmente uma grande fantasia dizendo que o cristianismo que o catolicismo surgiu no quarto século é algo que podemos considerar de certa forma tão absurdo quanto à ideia muito recorrente nos dias de hoje dizendo que a terra é plana que se encontra bastante visto aqui na internet se popularizou essa idéia nas redes sociais e até mesmo já tive até aqui no canal alguns terra planícies comentando aqui embaixo esta idéia é simplesmente um absurdo porque não corrobora com nenhuma das evidências que nós temos na história é isso sobre
a terra plana evidências da ciência de uma forma geral então realmente essa ideia sobre igreja católica surgindo vai do século não tem sustentação histórica alguma mas talvez aqui uma pergunta que muitos devem estar se fazendo é por que então se popularizou a idéia de que o catolicismo surgiu há quatro séculos ou que então o quais foram as pessoas responsáveis por desenvolver estendem essa idéia ela surge mais especificamente em fileiras de reformadores protestantes de muitos cristãos então que tinha um viés anti católico e também anti papa e tentavam restaurar aquilo que seria o cristianismo da era
de ouro era de ouro seja dos apóstolos como a observada em atos dos apóstolos ou ainda a era de ouro do período das perseguições quando o império romano realizava perseguições esporádicas aos cristãos ainda antes do cristianismo ser aceito como uma religião sem então serem perseguidos a partir do édito de milão de 313 com um constante é interessante também observar que alguns grupos cristãos mais especificamente ainda grupos de origem miller ita que vem então de munin líder do século 19 como por exemplo os adventistas do sétimo dia obviamente com todo respeito a igrejas adventistas possíveis adventistas
que acompanham que os vídeos do canal os adventistas eles abordaram várias idéias diferenciadas a respeito até mesmo de interpretações do apocalipse bolívia de daniel para dar suporte às idéias de que o catolicismo e seja na verdade um grande paganismo do cristianismo um grande sincretismo religioso entre a religião romana ea religião cristã com o objetivo de fornecer por dia ao inter e roma isso nós podemos observar claramente na ideia por exemplo de que faz parte do pensamento dos adventistas com base em uma interpretação que se encontra no capítulo 12 do livro de apocalipse relacionado à mulher
que foi para o deserto e sincronizar então a igreja por um período de tempo que se interpreta como sendo 1260 dias proféticos que em profecia foi maria então mil duzentos e sessenta anos não representaria lhe o período em que a igreja apostólica verdadeira estaria escondida daquilo que seria a igreja postada às perseguições que seria a igreja católica encabeçada pelo papa que estaria perseguindo os verdadeiros cristãos uma outra ideia também que é muito desenvolvida pela corrente de pensamento adventista é uma interpretação daquilo que se encontra nas profecias de caminhão como por exemplo a quarta besta do
capítulo 7 mil e daniel que tem os seus dez chips segundo a idéia dos adventistas e então esses 10 chifre simbolizando os dois povos bárbaros que invadiram o império romano e derrubar o império artigo de 486 e esse chifre maior que prefere duas fêmeas contra o senhor como é considerado latam por daniel derruba três chifres e este chip maior então que se levanta que mudaria os tempos ea lei seria o próprio papa de roma no entanto ambas essas idéias aqui novamente com com todo respeito aos adventistas que acompanham mais simplesmente são idéias completamente sem resposta
de nenhuma história são realmente pura as fantasias por exemplo mencionar a idéia de que os cristãos foram perseguidos pelo papa na idade média que foi mantida então o cristianismo apostólico original escondido da igreja escondido em roma e que surgiu por exemplo que a mencionada até mesmo pra nenhum haiti no capítulo quarto de seu livro grande conflito como sendo os voos dentes isto não corresponde nem a própria história dos valdenses em que até mesmo a igreja a audiência nos dias de hoje ela reconhece que ela se originou no século 12 é o final do século 12
pelas pregações de pedro paulo é da mente dizer mas é uma ideia completamente fantasy horas a mesma coisa acontece com a interpretação dada na quarta b5 capítulo sétimo de daniel isto claramente é uma referência aquilo que estava acontecendo em todo o pano de fundo histórico em que foi desenvolvido no livro de daniel que é o último livro que faz parte da bíblia hebraica isso mais especificamente no segundo século se refere a todos os reis do império sassânida que estava dominando e esse chifre maior que se levanta claramente é antigo quarto equipe fênix que derruba três
reis que nos seus concorrentes e mudando os tempos e andei quando proibiu o judaísmo de ser praticado no território da palestina em que daí nós temos até mesmo aqueles três anos e meio em que praticamente o tempo ficou sendo profanado de porcos foram oferecidos notar temos depois a revolta dos macabeus que dará origem a festividade de realocar em absolutamente nada tem a ver com a perseguição do papa os cristãos durante o período da idade média isso é uma reinterpretação uma reelaboração da história que além de não ter quaisquer respaldo em evidências históricas do período medieval
é uma interpretação errônea dos próprios livros bíblicos de daniel de apocalipse aqui eu apenas fiz esse pequeno parentes sobre os adventistas que eu considero uma preocupação um pouco maior porque como eu pessoalmente sou professor de história historiador eu já observei alguns seguidores adventistas professores de história adventistas levando as profecias de daniel para ensinar a história do período medieval as crianças do ensino fundamental e ensino médio e aqui novamente é com todo respeito aos adventistas mas é simplesmente estas tipo de atitude não corresponde nada que um professor de história que deve ensinar aquilo que realmente é
história acadêmica para os alunos do ensino fundamental e médio e não algo que seja é de uma crença particular de uma determinada instituição religiosa agora aqui a próxima questão que então nós temos é de que forma então que surgiu o catolicismo a partir de que momento que nós podemos afirmar de que a igreja católica se originou quando ela nasceu ela poderia ser considerado então como sendo tendo a sua origem especificamente com jesus de nazaré e para nós respondermos esta pergunta se podemos considerar de jesus de nazaré foi o fundador da igreja católica como afirma a
tradição católica nós inicialmente temos de compreender alguns dos métodos que são utilizados nos dias de hoje com relação busca pelo jesus de nazaré história aqui uma questão muito importante que cabe aqui salientar respeito como é feita uma pesquisa em história dos inscritos bíblicos mais especificamente do novo testamento que nós estamos estudando agora por um historiador é importante nós compreendemos aqui um pouco a respeito de como se de uma história dessa leitura do novo testamento durante especificamente toda a história praticamente do cristianismo então nós estamos ali desde o século 21 quando nós já temos praticamente tudo
escrito aquilo que faz parte do novo testamento até o século 18 que então nós temos os desenvolvimentos da crítica histórica dentre várias outras coisas que vão ajudar no processo de pesquisa histórica com relação a jesus de nazaré e também o cristianismo primitivo até este momento então nós temos praticamente 1.700 anos de história até um século 18 então a bíblia ela era entendido de uma forma geral como sendo a palavra inspirada da parte de deus como é interpretada também tanto por judeus e cristãos nos dias atuais com isto como ela sendo uma palavra com a quase
como sendo um ditado de deus a idéia que se tinha então é de que ela era iniciante não havia erros no âmbito não especificamente nós temos na bíblia de que herodes perseguiam crianças no momento em que descobriu a respeito da vinda do messias isso teria que ser entendido como centro histórico se nós temos então na bíblia que jesus de nazaré converteu água em vinho então se acreditava que isso necessariamente teria que ser histórico se jesus de nazaré conta nos evangelhos que andou sobre as águas isso necessariamente seria considerado histórico e factual nós tínhamos aqui então
aquilo que realmente é entendido como a verdade do evangelho é uma leitura que até os dias de hoje é feita por muitos cristãos que normalmente são considerados aqueles que são os fundamentalistas porque não admitem que a bíblia possa ter qualquer eu então a idéia é que qualquer evidência histórica que nós temos ela pode estar errada mas a bíblia estaria 100% certa com respeito a tudo não apenas em sua perspectiva teológica mas também o sua perspectiva histórica no entanto a partir do desenvolvimento dos métodos da pesquisa histórica quando eles foram aplicados aos documentos que nós encontramos
a bíblia se descobriu de que isto não poderia ser sustentado com relação à história aqui não especificamente sobre a tecnologia que vai na fé de cada pessoa é por isso até mesmo que muitos cristãos dos dias atuais aceitam sem nenhum problema aquilo que é a crítica histórica reconhecendo que o novo testamento teria então uma verdade de fé é uma leitura possível no entanto a questão relacionada à pesquisa histórica é um pouco mais diferente e se observou então aqui alguns problemas por exemplo aqui um dos problemas que poderia citar com relação ao período que durou as
pregações do ministério de uma forma geral de jesus de nazaré se nós mesmos apenas aquilo que se encontra nos evangelhos sinóticos aqui colocando eles por ordem de data marcos como sendo o primeiro evangelho depois mateus de lucas mas observamos de jesus de nazaré esteve na cidade de jerusalém para celebrar a páscoa apenas uma única vez isso implicaria de que o ministério dele foi de cerca de no máximo um ano já se nós observarmos o evangelho de joão mas observamos três idas de jesus a jerusalém o que implica de um ministério de pregações dele seria ao
todo três anos algumas pessoas às vezes me perguntam mas isso poderia significar apenas de que os três evangelistas decidiram suprimir duas visitas a jerusalém jesus de nazaré mas ainda fica no ar a questão porque eles irão suprimir algo que é tão importante quanto as outras 12 de jesus a jerusalém o fato é que nós temos é um conjunto de tradições que é diferente da outra enquanto em joão nós vemos que o ministério de jesus e três anos é claramente visível de que nos evangelhos sinóticos foi apenas uma e até mesmo isso é algo interessante porque
como nós sabemos de que o evangelho de joão ele foi o último evangelho ser inscrito e também é considerado o evangelho - histórico da perspectiva crítica boa parte dos acadêmicos historiadores atualmente considera de que provavelmente o mais correto é que o ministério de jesus foi apenas um ano ou ainda menos do que uma uma outra questão também aqui que é difícil de nós conseguirmos conciliar com relação à última ceia de jesus de nazaré segundo que nós vemos meus sinóticos a última ceia claramente foi uma ceia de páscoa aconteceu no dia da páscoa no entanto sinais
formas para o evangelho de joão a ceia acontece antes do período da páscoa é claro que existem certas idéias bastante inteligentes até mesmo de vários desses cristãos mais fundamentalistas que consideram que o evangelho tem que estar certo em todos os aspectos mas de uma perspectiva histórica obviamente que são duas tradições claramente distintas e nós temos que fazer uma escolha sobre qual que poderia ter uma estrutura cidade maior e qual que teria uma historicidade menor uma outra questão também muito importante que nós observamos em diferença nos evangelhos que é com relação à toda a genealogia de
jesus de nazaré a quem foram os seus pais a genealogia que nos encontramos mateus é claramente distinta da que nos encontramos em um e novamente vem a pergunta qual o que poderia ser a geologia mais historicamente provável ou se alguma delas é historicamente provar ou ainda uma outra questão como nós fazemos para poder tentar então o tipo de conciliação entre duas histórias da natividade que são completamente distintas a atividade que nós temos e matheus é diferente da atividade que nós temos em lucas novamente são duas diferentes tradições aí vem a pergunta será que elas podem
ser consideradas em algum sentido histórico não podem ser consideradas são muitas e muitas perguntas começaram a surgir a partir daí é algo também muito interessante que nós observamos é que essa tentativa de conciliar os evangelhos em uma única unidade como é uma tentativa normalmente observada pelos cristãos mais fundamentalistas que aceitam que o evangelho tem que ser uma verdade por completo inclusive no âmbito histórico foi algo até mesmo tentado pelos cristãos no período primitivo ao final do segundo século com taciano que uma obra chamada de dia a pensar em que ele fez com que todos os
quatro evangelhos que nós temos formação então uma única obra essa obra de acessar onde taciano até mesmo ficou um tanto se espalhou bastante por igrejas que nos encontrávamos no oriente no entanto ela de certa forma não pegou na igreja de uma forma geral porque claramente os cristãos desde o período antigo observavam que de fato existiam coisas que não eram bem conciliados no entanto estas incongruências dentre os inscritos evangélicos eles normalmente ficavam um pouco mais por debaixo dos panos não era muito comentado pelos teólogos das épocas posteriores mas claramente se torna evidente a partir da crítica
histórica com relação aos evangelhos e ao novo testamento a partir do século 19 também vieram outras novidades bastante interessantes e importantes com relação aos estudos relacionados à bíblia e relacionados também esta perspectiva histórica estas descobertas não foram apenas importante no âmbito do cristianismo uma forma geral mas essas descobertas com relação à pesquisa em crítica histórica e crítica textual duas foram também importantes tiveram um impacto até mesmo na religião judaica com relação à torá que hoje todos os acadêmicos exceto obviamente nós aqueles que são os mais fundamentalistas eles aceitam de ator ela não é um livro
apenas que foi escrito por uma única pessoa era um grande conjunto de inscritos que foram posteriormente reunidos em um só então é por isso que muitas vezes a torá era chamada de que tenha escrito já vista egoísta sacerdotal de outros nomes ainda várias outras formas o hipóteses documentários para explicar a origem do pentateuco exige um grande complexo literário ea mesma ideia também começou a ser adotada e começou a ser observada também fazendo se uma crítica textual minuciosa com relação aos evangelhos que nós temos então hoje se tem quase um consenso acadêmico de que o evangelho
de marcos ele é o evangelho mais primitivo que nós temos no novo testamento ele serviu de base para se inscrever para se desenvolver o evangelho de mateus e o evangelho de lucas então nós encontramos quase a totalidade do material que se encontra em marcos nesses dois evangelhos em um outro detalhe também bastante importante que a crítica textual trouxe é de que nós tínhamos fontes comuns no evangelho de lucas e mateus que não se encontravam em marcos foi daí que surgiu a idéia de um outro evangelho que não chegou até nós como as pessoas perguntavam qual
s evangelho e começa às críticas textuais surgiram na língua alemã é daí que vem a idéia de um quali que significa qual em alemão que é onde se originou aquele famoso evangelho chamado evangelho que que na verdade somente a letra inicial de coalho é da então que surge essa idéia de que os materiais mais primitivos dos evangelhos é o evangelho de marcos e o evangelho que corresponde a essa tradição que nós encontramos tanto em mateus quanto em duplas também bem interessante e uma outra questão também foi claramente observada pela crítica textual é que de fato
o evangelho que têm uma menor historicidade é aquele que se encontra mais distante dos eventos relacionados à jesus de nazaré que é o evangelho de joão que nós vemos uma tecnologia bastante acentuada bastante alta já no evangelho de joão até mesmo tem muitos historiadores e também é que seja estas vítimas que consideram que boa parte do evangelho de joão deveria ser considerado mais ou menos como os midrash do judaísmo rabínico de forma geral porque não corresponde a eventos históricos corresponde muito mais há ideias teológicas que os cristãos tinham já ao final do primeiro século então
estas conclusões da crítica textual elas também devem ser levadas em conta quando vamos fazer uma pesquisa relacionada ao jesus de nazaré histórico mas então tendo isto em mão de já sabendo a respeito dessas conclusões sobre a crítica textual uma pergunta então que fica flutuando aqui em nossas mentes é como nós podemos então saber com base em tudo isso o que que jesus de nazaré disse e o que jesus de nazaré não disse o que nós podemos considerar então como sendo um direito histórico de jesus de nazaré e aquilo que poderia ser o menos histórico o
que é mais provável de ter acontecido e menos provável é daí que foi desenvolvido vários critérios para se buscar pelo jesus de nazaré histórico estes critérios não vou colocar aqui na tela para vocês observarem com mais cuidado então que são ao todo sete que eles têm que são os critérios mais utilizados na busca por jesus de nazaré histórico então vamos observar quais somente se o primeiro critério é o da múltipla gestação o segundo de similaridade coerência social coerência geral a adequabilidade linguística embaraço lectio difícil aqui nós temos então os sete critérios mais utilizados pela busca
relacionada ao jesus de nazaré histórico o primeiro critério que eu coloquei então no topo da lista é aquele que é considerado o mais importante com relação a essa busca que é a múltipla atestação isso significa que se nós encontrarmos um dígito de jesus de nazaré que se encontra tanto no evangelho de marcos quanto o evangelho que então nós podemos considerar que está em ambos os três evangelhos ali bem colocados pela crítica textual se nós também encontra nesse mesmo dia o evangelho de joão ou ainda em uma outra fonte externa como por exemplo nas cartas de
paulo ou ainda o que alguns outros colocam como sendo também vale o evangelho de tomar alguns estudiosos consideram que também pode ter alguma coisa que reflita uma tradição que não se encontra nos sinóticos e remonte ao jesus de nazaré histórico colocando tudo isto junto poderia ser então que esse determinado dito de jesus de nazaré tem uma alta probabilidade de ser histórico então se um dígito de jesus se encontra apenas em um único evangelho a possibilidade nesse histórico é muito mais reduzida porque nós não temos então uma múltipla atestação então esse critério é considerado um dos
mais fortes quando nós vamos fazer a busca pelo jesus de nazaré história o segundo critério que nós temos é o daad similaridade se alguma coisa que nós encontramos dos evangelhos não corresponde aquilo que era a fé o que era mais comum de ser utilizado pelos cristãos ele então é mais provável de ser histórico aqui tentando descomplicar então um pouco que vem a ser a de similaridade é aquilo que nos encontramos por exemplo de inscrição no topo da cruz em que foi crucificado então jesus entre nós temos é rei dos judeus especificamente rei dos judeus não
era um título que era utilizado pelos cristãos para se referir a jesus de nazaré normalmente o título era utilizado era cristo ou então era senhor ou então e messias e não rei dos judeus e também rei dos judeus é um título que nós temos muito atestações evangélicos então a possibilidade desse título de ser realmente histórica se torna bastante alto por que passa tanto pelo critério da múltipla gestação quanto pelo critério de antiguidade estes dois critérios são os mais fortes são os dois considerados mais fortes em utilizados quando se faz uma pesquisa sobre jesus de nazaré
história a partir de aqui então para baixo do terceiro critério aqui indo até o sétimo critério nós temos aqueles que são também importantes mas eles não são tão importantes quanto o da múltipla gestação e o dado de similaridade então significa que esses critérios eles têm então ter necessariamente passado esses dois primeiros aqui para se considerar como algo também histórico jesus de nazaré o que nós temos o próximo é o de coerência social que basicamente significa indique se algo que nos encontramos nos evangelhos não corresponde a todo o contexto histórico de jesus de nazaré na palestina
do primeiro século início ainda do primeiro século isso significa que a possibilidade de ele ser histórico é reduzido ele precisa estar em conformidade com o que era a palestina do primeiro século novamente aqui pra descomplicar então que venha a ser a coerência social nós podemos encontrar um exemplo mais especificamente no evangelho de lucas no capítulo 5 verso 18 a 19 então vamos aqui fazer a leitura desse verso pra ver o que ele tem a nos dizer entender um pouco mais sobre coerência social vieram então alguns homens carregando um paralítico numa maca tentavam levá lo para
dentro e colocado diante dele e como não encontrava um jeito de introduzindo por causa da multidão subiram ao terraço através das telhas desceram com a marca no meio dos assistentes diante de jesus aqui é um detalhe pequeno que nós observamos de incoerência social que é basicamente a menção de telhas que foram removidas então para se baixar esse paralítico até a frente de jesus o grande detalhe aqui é que não eram construídas casas com telhas na palestina no primeiro século então aqui nós vemos claramente algo que é a incoerência social mas isso não indica necessariamente que
esse verso não possa ser histórico porque nós o encontramos a base para essa formação ali no evangelho de marcos que é um evangelho mais antigo então novamente a coerência social também ela deve ser observada necessariamente ainda os dois critérios que estão acima da última testá são e dissimilaridade o próximo que nós temos é o de coerência geral que também um critério bem interessante para exemplificar o que vem a ser a coerência geral vamos aqui em fazer a leitura então de mais um texto do evangelho e se encontra mais especificamente mateus no capítulo 18 e verso
17 caso não lhes deram ouvido o desenho à igreja se nem mesmo a igreja desenvolvido trata o como gentil o publicano este verso que exemplifica bem a questão com relação à coerência geral isto porque nós vemos vários problemas já de início com esse verso primeiro de tudo é a menção de igreja que nós temos essa testá são sobre igreja sendo mencionado por jesus de nazaré apenas no evangelho de mateus então aqui claramente jacareci múltipla gestação também é uma parte que não passe do critério de adicionalidade porque nós sabemos que a igreja já estavam estabelecidas igrejas
não como estrutura que a denominação de igreja com estrutura será somente nos séculos posteriores mas aqui a igreja como referente à comunidade de cristãos mas vemos somente mas ao final quando o evangelho foi realmente desenvolvido o evangelho de mateus então aqui nós vemos um problema de múltiplas gestação e também de similaridade com relação à coerência social também ele acabam passando porque como nós sabemos de que nessa época ainda nós não tínhamos uma comunidade poderia ser chamada de igreja que jesus de nazaré ainda não tinha sido crucificado em deus cristão não estavam então se reunindo em
nome de jesus de nazaré mas não temos especificamente uma igreja então não faria sentido de acordo com o pano de fundo histórico jesus de nazaré e também aqui é o que vem o detalhe final de coerência geral porque jesus menciona nessa passagem a respeito de tratarem como gentil e publicando como gentil até é considerável porque jesus realmente não têm um tratamento muito amistoso com relação ao gent os conforme observamos nos evangelhos bem estabelecidos pela crítica até mesmo quando os discípulos eram mencionados para irem pregar respeito do reino de deus jesus interoperável de que eles não
deveriam se aproximar de vidas de samaritanos e também nem no caminho dos gentios' mais e antes as ovelhas perdidas da casa de israel com gente está ok mas o problema que nós temos é com os publicanos porque jesus tratava muito bem os publicanos tanto é que ele realizava refeições junto republicanos então isso simplesmente não faz sentido com a coerência geral muito bem estabelecida por versos anteriores em que jesus de nazaré tem outra lamento com os publicanos então pelo fato de esse verso e não passar por todas essas quatro categorias que nós vivemos aqui estes quatro
critérios então a possibilidade de ser histórico é extremamente baixa tanto é que nenhum historiador considera que este verso realmente ramon ao jesus de nazaré histórico porque não passa por nenhum dos critérios o próximo critério então nós observamos é o de adequabilidade linguística este critério é mais observado quando nós vemos um novo testamento em sua língua original que é o grego em que foi escrito se alguma coisa que nós temos no novo testamento escrito em grego não pode ser bem traduzido para aquilo que era língua materna de jesus de nazaré que é basicamente o aramaico utilizado
isso implica de que seja uma criação original feita em grego que não remonte a jesus de nazaré então é necessário também que o grego tenha essa adequabilidade linguística seja possível mas bem traduzimos os termos e também correlacionar do grego com a língua materna jesus de nazaré a critério também certa forma importante para os estudos em língua grega o sexto critério da nossa lista é o critério do embaraço alguma coisa que fosse então embaraçosos para os evangelistas e que não servia também aos propósitos da igreja são considerados embaraçosos e problemáticos para estarem ali nos evangelhos por
exemplo aquilo que nós encontramos após a o túmulo vazio de jesus de nazaré mas observamos de que foram as mulheres que viram o túmulo vazio pela primeira vez no entanto a testemunha de mulheres nesse período da história ela não era válida então nós observamos aqui um problema de embaraço porque os cristãos eles queriam realmente que fosse algo criado para dar uma ênfase então a ressurreição de jesus nazaré não teria colocado homens sendo os primeiros a verem o túmulo vazio e colocar um burguês então isso nos indica de que realmente provavelmente sim é histórico com base
no critério do embaraço de que as mulheres foram as primeiras a ver que o tudo estava vazio uma outra questão também que se encaixa no critério de embaraço com relação a jesus de nazaré sendo batizado joão batista em que também é de certa forma problemático para os cristãos porque isso faria com que quem lê se os evangelhos ou quando os evangelhos fossem vendidos em público aqueles que estavam sim buscando converteriam verde que jesus de nazaré estava baixo abaixo então da autoridade de joão batista então também é um critério que se encaixa nesse do embaraço embaraçoso
para os cristãos o funcionário determinadas coisas outra questão também interessante sobre o critério de embaraço é aquilo que nós encontramos no evangelho de marcos em que algumas partes do evangelho a família de jesus não entende o que está acontecendo até mesmo em ano de crise tinha ficado maluco em isto é a também embaraçoso para os cristãos considerando que a própria família de jesus de nazaré estava considerando que ele naquele momento que se iniciou às suas pregações estava fora de si porque seria também problemático para os cristãos primitivos a abordarem esse tipo de ideia seria algo
embaraçoso então tem uma possibilidade maior de sua história eo último critério é o leco difícil que basicamente é um critério mais utilizado como nós temos vários textos do novo testamento e queremos saber qual é desses textos que remonta a um mais antigo ele é um critério que ele não é tanto utilizado raramente utilizado como nós estamos fazendo uma pesquisa dentro do novo testamento daqueles que foram os textos já estabelecidos pela crítica textual como sendo os mais antigos ele é um critério mais utilizado quando se está comparando os textos do novo testamento com outros textos e
ainda outras fontes que remontam também há prêmios mais antigos do novo testamento então quando nós temos uma leitura que seja mais difícil é considerado que essa leitura seria uma possibilidade de ser mais histórica porque se tem a tendência de acordo com cada conquista e à medida que os evangelhos vão sendo copiados eles tentariam fazer com que o evangelho fosse facilmente compreendido especialmente para o seu público de língua grega e também os gentios crise estão tentando converter os não judeus então uma leitura difícil seria complicada para os seus propósitos então se nós temos uma leitura que
seja mais difícil um conjunto um pudê manuscritos esta seria preferível como provavelmente há mais história então é que nós vimos basicamente os sete critérios mais utilizados mas não são os únicos critérios que nós podemos utilizar para tentar reconstruir o jesus de nazaré históricos são vários outros ainda que são utilizados por historiadores e também que muitas vezes estão sendo revistos repensados colocados novos critérios é um conjunto em si bastante grande de acordo com a necessidade e um momento também de cada pesquisador e de cada historiador com relação à busca pelo jesus de nazaré histórico mas aqui
um detalhe também que é importante com relação à pesquisa relacionada ao jesus de nazaré histórico é que isso não significa necessariamente o as conclusões que os historiadores cheio de que isso vai ser uma perspectiva real de jesus de nazaré isto porque em história a história geral como um todo o passado e é uma coisa que já não mais existe então toda vez que um historiador vai tentar reconstruir com base em evidências aquilo que foi o passado o máximo que nós conseguimos é somente uma aproximação mesma coisa ocorre até mesmo com a história do brasil quando
os portugueses chegaram aqui no descobrimento do brasil ali em 1500 o que nós vemos nos livros de história é apenas uma aproximação daquilo que foi o evento e 1.500 mas nós não devemos entender que isto realmente corresponda total realidade que é praticamente inescapável de tantas coisas que teriam naquele momento histórico mesma coisa com relação por exemplo à revolução francesa se tem muitos livros escritos sobre a revolução francesa é grandemente estudada no entanto todos estes livros eles são apenas aproximações com base nas evidências históricas daquilo que foi a revolução francesa isso não implica que seja uma
descrição total e uma descrição real em todos os detalhes da revolução é apenas uma aproximação que nós temos ea mesma coisa acontece com jesus de nazaré histórico as fontes de evidências elas como é um período da história muito antigo ainda são menores então toda vez em que nós vamos observar a respeito das pesquisas relacionadas jesus de nazaré história que também devemos ter ciência de que nós não estamos necessariamente diante do jesus real como ele realmente foi mas nós estamos de uma tentativa com base naqueles que são os critérios acadêmicos da pesquisa histórica e remontar a
esta pessoa jesus que viveu no território da palestina no primeiro século ac um outro detalhe também muito importante que normalmente se pergunta aqui no canal é se jesus de nazaré foi uma pessoa real e aqui com base em todas as evidências que nós temos e que é praticamente um consenso acadêmico jesus foi sim uma figura histórica real onde foi uma pessoa real que viveu na palestina do primeiro século nós temos muitas muitas evidências que atestam esta realidade mas deu a entender e explorar elas com mais cuidado em vídeos futuros aqui somente se referindo a esta
pergunta se jesus de nazaré realmente existiu mas é praticamente considerado como o fato de que ele realmente é uma figura real da palestina do primeiro século mas isso necessariamente não implica de que o historiador acredite que tudo que se encontra no novo testamento devem consequências elevado como sendo real por exemplo aquilo que eu já mencionei transformação de água em vinho jesus andando sobre as águas até mesmo se o historiador consideram que ele seja o messias ou seja um deus encarnado isso são questões teológicas mas de uma forma histórica no geral se considera assim assim como
aqui no canal eu como historiador também considera que jesus foi sim uma figura real no período da judéia do primeiro século muito bem agora que nós compreendemos então todos esses critérios relacionados à busca por jesus de nazaré histórico agora aqui vamos então retomar aquilo que vem a ser a pergunta inicial de nossa pesquisa jesus de nazaré pode ser considerado como fundador da igreja católica e para nós respondermos essas perguntas já tendo em nossas mentes também estes critérios utilizados pelos historiadores é que nós vamos agora observar quais são os versos que dão um fundamento para que
jesus de nazaré teria ou não sido o fundo a dor da igreja católica ou então de qualquer igreja então o primeiro verso que nós vamos ver é aquilo que se encontra mais especificamente no evangelho de mateus no capítulo 16 e verso 18 a 19 é um passo muito importante e também fundamental para muitas questões relacionadas à doutrina católica também te digo que tu és pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do aedes nunca prevalecerão contra ela eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na terra
será ligado nos centros e o que desligares na terra será desligado nos céus então com este verso para aqueles que prestaram bastante atenção com relação aos critérios que são utilizados na crítica histórica já vão de início perceber alguns problemas com relação especificamente estes dois versos o primeiro problema que nos encontramos é que ele só é unicamente mencionado no evangelho de mateus isso significa que nós não temos múltipla gestação que é um dos critérios mais fortes com isto a historicidade desse verso como sendo dito de jesus de nazaré histórico ela cai bastante nós não temos esta
multiplexação o seguinte problema que nós observamos também é com relação a disfuncionalidade novamente estar mencionando a igreja conforme até mesmo aquele outro verso que nós temos no mesmo mateus capítulo 18 que não faz parte de todo o contexto e do pano de fundo histórico de jesus de nazaré essa missão da igreja se encaixa muito mais daquilo que era o pensamento dos cristãos no período em que estavam se estabelecendo comunidades e também mais especificamente do momento em que o evangelista desenvolveu e se inscrito e foi mais ao final do primeiro século então e isso reduz também
porque não participa do critério de similaridade e também um outro problema que nós observamos aqui nestas passagens do capítulo 16 de matheus é que provavelmente ele pegou até emprestado de marcos que nós encontramos sobre jesus de nazaré perguntando ao discípulo quem dizeis que eu sou também marcos mas nós observamos que estes versos que nós vemos o verso 18 e 19 se eles forem remover - do texto eles fazem com que o texto continua fazendo total sentido ele simplesmente são versos que não fazem falta então vamos de novo capítulo 16 e observamos agora este mesmo capítulo
mais removendo tanto o verso 18 quanto o verso 19 para ver como fica o contexto geral do que nós temos de escrito ali em mateus no capítulo 16 então me perguntou e vós quem dizeis que eu sou simão pedro respondendo disse tu és o cristo o filho do deus vivo jesus respondeu bem aventurada isto simão filho de jonas porque não foi carne o sangue quente revelaram isto esse é o meu pai que está nos céus em seguida proibiu severamente os discípulos de falar em alguém que ele era um texto então aqui vocês puderam observar também
que eu coloquei nem vermelho àqueles dois versos que seriam subtraídos e nós observamos que eles continuam fazendo ainda todo o sentido com isso todas as evidências indicam que este verso certamente é um acréscimo seja onde o evangelista mateus ou ainda seja um acréscimo posterior por algum editor do evangelista mateus mas a possibilidade de este verso remeter a um jesus de nazaré histórico como uma tradição que foi transmitido oralmente é extremamente baixo tanto é que basicamente se a um consenso nos acadêmicos estudantes a respeito do novo testamento de que este verso realmente não foi dito por
jesus de nazaré história ele é uma criação do evangelista ao final do primeiro século aqui talvez para aqueles que não estão indevidamente acostumados a respeito que nos evangelhos nós temos certos adendos que não remetem a jesus de nazaré a história podem talvez se perguntar mas não é que então os cristãos tiravam a idéia de que poderiam acrescentar coisas que não remetiam ao jesus de nazaré história ea resposta para esta pergunta pode ser encontrada por exemplo no evangelho de joão em que se fazia parte da fé cristã diminuiu o paráclito o espírito de deus que ensinaria
é verdade pelas quais ainda não estavam preparados para compreender é daí que vem a idéia de que os cristãos eles podem se forem considerados então sendo inspirados pelo espírito de deus acrescentar idéias que não remetem propriamente o jesus de nazaré mas sim acrescentar idéias foram desenvolvidas posteriormente pelo pensamento cristã já com paulo com os apóstolos com os evangelhos dentre várias outras idéias que desenvolveram ali durante o período dos apóstolos e também ao final do primeiro século quando estava sendo desenvolvidos então os evangelhos os cristãos não viu nenhum problema então com relação a isso um outro
detalhe também importante é que os evangelhos eles não devem ser entendidos como comumente o são como sendo o biografias de jesus de nazaré eles não são biografias de jesus se fossem eles contariam vários outros detalhes como relacionamento de jesus com sua família é todas as questões relacionadas ao período antes de joão batista de jesus de nazaré o evangelho eles foram desenvolvidos com propósitos muito específicos nós observamos inclusive esses propósitos ainda bastante descrito pelo evangelista joão também é interessante nós fazemos aqui uma leitura para entendermos melhor respeito nos evangelhos também como eles devem ser tratados pela
perspectiva do historiador então vamos ver o que o evangelista joão fala na especificamente escreve é no capítulo 20 e verso 30 a 31 de seu evangelho vamos fazer uma pequena leitura que a respeito deste jesus fez ainda diante de seus discípulos muitos outros sinais que não se acham inscritos neste livro esses porém foram inscritos para criar diz que jesus é o cristo o filho de deus e para que crendo tenhais vida em seu nome então o que nós observamos com o evangelista joão que descreve claramente que o objetivo dele ter sido escrito o evangelho de
joão aquino exemplo é para que as pessoas crescendo e que jesus é o filho de deus que tivessem a vida eterna e ele não é um escrito histórico de jesus de nazaré simplesmente imparcial ele tinha um objetivo muito específico em sua mente então também nós devemos ter um certo cuidado quando nós fazemos leituras relacionadas aos evangélicos mas não devemos pensar uma forma ingênua que eles são escritos e imparciais e respeito da história de jesus de nazaré existem sim propósitos muito específicos e aqui também cabe acrescentar no que no campo da história nenhum inscrito na verdade
e imparcial com relação à história qualquer historiador do período de antiguidade até mesmo do período moderno ele sempre tem idéias próprias que vez ou outra acabam indo em direção aos seus inscritos são colocadas então os seus escritos então é nós como seres humanos nós temos a limitação de que nossos escritos na opção e imparciais e até mesmo aqui como exemplo do meu canal aqui por mais que eu tente fazer um material que seja o máximo em parcial e também uma perspectiva acadêmica com base naquilo que é a análise acadêmica obviamente que por vezes eu cometo
erros e também por ver se eu posso ter alguma parcialidade porque é algo que eu tenha de conhecimento prévio apesar de eu tentar subtrair o mínimo possível disso mas nós observamos aqui com relação aos evangelhos que eles não devem ser entendidas de forma alguma como imparciais com relação à vida e obra de jesus de nazaré é necessário temos isso em mente agora uma outra passagem também muito importante que é considerada uma fundação da igreja como também muitas vezes como sendo a fundação da igreja católica é aquilo que nós encontramos nos versos finais do evangelho de
mateus mas especificamente no capítulo 28 do verso 16 até o final de seu evangelho então vamos ver aqui estes versos finais para observarmos o que ele tem nos informar e também se nós poderemos através dos critérios sendo utilizados pelos historiadores nos critérios então com relação à busca de jesus de nazaré históricos poderíamos dizer se fundou uma igreja uma especificamente no nosso estudo seria o responsável por fundar na igreja católica então vamos fazer a leitura destes versos os onze discípulos caminharam para a galileia a montanha que jesus lhes determinar ao vendo prostraram se diante dele alguns
porém duvidaram jesus aproximando-se deles falou tudo podia me foi dado no céu sobre a terra é importante fazer que todas as nações se tornem discípulos batizando em nome do pai do filho e do espírito santo e ensinando a observar tudo quanto vos ordenem e é isso que eu estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos aqui neste verso nós encontramos então aquilo que é chamado de a missão universal de jesus de nazaré que ordena a seus discípulos após então o momento de sua ressurreição com uma visão aos seus discípulos no entanto para que
eles também foram leitores atentos observar aqui que nós temos vários problemas com relação aos critérios que determinam a historicidade desse universo o primeiro problema deles é que nós temos aqui há menção a respeito de jesus numa montanha da guiné também carece de múltipla gestação nenhum dos evangelhos menciona essa montanha na medida em que ele teria aparecido nós encontramos uma menção um tanto por semelhante o que nós temos aqui mateus com relação a essa missão dos apóstolos mas ao final do evangelho de marcos que é o evangelho mais primitivo mas especificamente no capítulo 16 em versos
finais além de marcos no entanto nós temos um problema que com relação ao evangelho de marcos que daria talvez um suporte a múltiplas gestação isto porque os manuscritos mais antigos que nós temos relacionados ao evangelho de marcos só vão até o verso 9 isso significa que é mais provável de que algum evangelista posterior algum redator posterior de marcos talvez no segundo século tenha emprestado o evangelho de mateus para desenvolver os capítulos finais de novembro e marcos e até mesmo a maioria dos historiadores e exegetas bíblicos considerando que não se deve entender os versos finais de
marcos como sendo do próprio evangelista mas sim foi um adendo posterior que o evangelho terminaria então ali por volta do kers oitavo inverso 9 então é ali que finalizem se o evangelho de marcos tão problema que nós temos aqui claramente é o de múltipla gestação uma outra questão também muito importante que nós observamos neste aspecto é com relação à fórmula trinitária que jesus de nazaré revela o problema com relação à fórmula trinitá a área batizada em nome do pai do filho e do espírito santo é que no novo testamento inteiro nós não encontramos nenhum lugar
a respeito de um batismo e na reforma tributária em atos dos apóstolos o inscrito de atos que foi desenvolvido também o evangelista lucas nós observamos sempre com o batismo é em nome de jesus de nazaré e também as cargas do apóstolo paulo nós observamos que mencionam batizados o batismo em cristo então mencionar o batismo tributário algo que denunciei muito a historicidade deste verso com remetendo ao jesus de nazaré a história aqui apenas como nota a primeira vez fora de mateus que nós encontramos esse batismo com essa fórmula em nome do pai do filho e do
espírito santo é somente um escrito posterior chamado the dark ou ainda o ensinamento dos apóstolos que foi inscrito desenvolvido pelos primeiros cristãos que se tem uma dúvida a respeito de si foi no final do primeiro século o início ainda do segundo século mas um novo testamento é o único lugar em que nos encontramos um outro problema também que nós encontramos aqui com relação essa mensagem universal de jesus de nazaré que deveria ser levada a todas as nações é que ela não corresponde ao critério de coerência geral de jesus de nazaré conforme nós observamos nas missões
que lhe ordenou seus discípulos em que não deveriam entrar em vias de samaritanos e nem dar pelos caminhos dos gentios' mas era uma mensagem mais exclusiva apenas aos judeus então nós temos aqui essa diferença também que é importante um contraste a respeito daquilo que é uma mensagem bem estabelecida por múltipla gestação e aquilo que nos encontramos apenas aqui no evangelho de mateus e o último elemento também que denuncia contra a historicidade deste relato é porque no livro de atos dos apóstolos nós observamos de que o apóstolo pedro e teve muitos problemas com relação à aceitação
dos gentios tanto é que foi necessário que o apóstolo tivesse uma visão do pano se abrindo do céu em que haviam vários animais 3 foi mais impuro segundo a lei de 2011 sendo que pedro terão judeu só poderia então ter contato com deus e que deveria matar e comer simbolizando basicamente a partir deste momento teria uma abertura os gentios' então definitivamente não corrobora esse texto com nada do que nós temos de informações dentro do novo testamento inteiro isto novamente denuncia de que a possibilidade de isso ser histórico extremamente baixo e nenhum historiador o acadêmico com
base na história com crítica exceto aqueles que têm uma profissão de fé católica ou então aqueles que são mais fundamentalistas consideram que esse texto seja válido como atestação de algo histórico que vem de jesus de nazaré com base nisto com base nesses textos então nós observamos de que a idéia de que jesus de nazaré fundou a igreja católica ou ainda de que jesus de nazaré fundo qualquer que seja a igreja qualquer comunidade cristã necessariamente reunido em seu nome a partir daquilo que os cristãos acreditavam como sendo a sua ressurreição é uma idéia simplesmente anacrônica não
corresponde não bate com as evidências históricas muito provavelmente estava muito longe do pensamento de jesus de nazaré a história que fundar qualquer tipo de igreja então definitivamente de uma perspectiva histórica uma perspectiva crítica mas não podemos atribuir a fundação da igreja católica a jesus de nazaré bem como também nós não podemos atribuir a fundação de qualquer igreja jesus de nazaré ele era muito mais um profeta apocalíptico com uma pregação a respeito da vida iminente do reino de deus que foi crucificado os primeiros cristãos então estavam tendo visões de jesus de nazaré ea partir deste momento
que nesse tema da formação então da primeira igreja em jerusalém mas que jesus de nazaré foi o fundador propriamente da igreja segundo a crítica histórica realmente ele não pode ser considerado como fundador mas aqui então fica ainda a pergunta no ar se não foi nem constantino que fundou a igreja católica se não foi jesus de nazaré quem fundou a igreja católica e se nós já vemos a existência de uma igreja católica com inácio de antioquia logo depois do período apostólico afinal em que momento que a igreja católica surgiu e aqui pra nós compreendemos então que
momento poderíamos considerar que a igreja católica surgiu é necessário nós primeiramente entendemos algumas particularidades com relação a esses temas que significa energia o que significa católica primeiro de tudo o termo igreja como já mencionei também anteriormente não significa uma estrutura não significa um tempo em que os cristãos em uma basicamente onde há uma comunidade de cristãos reunidos com relação a jesus de nazaré nós podemos já dizer que ele nós temos uma igreja esse termo é algo que provém do grego chamado de clésio que é basicamente onde os gregos se reuniam para tomar decisões com relação
à democracia grega e foi um termo que foi atribuído também aos primeiros cristãos eles passaram a se chamar em suas reuniões de ecletismo então basicamente esta é a definição de igreja uma reunião de cristãos e o que significa propriamente católico católico basicamente um termo que significa universal então uma igreja que ela tem uma abertura para todas as pessoas ela é uma igreja católica porque ela tem abertura universal no entanto definir a igreja católica apenas nesses critérios é de certa forma limitado porque implicaria necessariamente que qualquer cristão independente de sua fé especifica se ele tivesse uma
abertura para as pessoas seria considerado católico e nós observamos que a igreja católica tem uma estrutura formada por e pisco com os bispos ela também tem um conjunto de inscritos que vão ser depois os inscritos no novo testamento do evangelho ela tem princípios básicos de doutrinas então tudo isso são questões também formam a igreja católica como nós então a conhecemos então a partir do momento da morte de jesus de nazaré em que nós temos apenas um grupo de judeus reunidos que não tinham então uma abertura ainda para aqueles que não eram judeus fazerem parte deste
movimento nesse momento nós ainda não podemos chamar de igreja católica porque falta essa catolicidade falta essa universalidade o que nos indica como o início da idéia a respeito de abrir um movimento para todos aqueles que não são judeus é algo que nós encontramos nos escritos de atos dos apóstolos no novo testamento mas especificamente com gente o coronel que a partir do momento em que os cristãos observarão de gente o conhece manifestou certos dons espirituais como por exemplo a globo funcionária ou ainda a língua dos anjos como é provavelmente o fenômeno que foi manifestado ali se
teve então uma abertura ao gentil se a participarem da igreja até mesmo sem a necessidade de uma circuncisão gente o colégio é considerado um temente a deus significa que é uma pessoa que era muito amiga do povo judeu que visitava até mesmo sinagogas as sinagogas naquela época tinha uma divisão da repartição que permitia a visita de gentil de não ver deus e ele foi aceito e desta forma na comunidade uma igreja primitiva que nós podemos chamar até mesmo de uma seita judaica aceitar esta que se reúnem então em torno das idéias de jesus de nazaré
a partir do momento que nós temos esta abertura inicial e também a abertura esta que foi permitido através da conversão do apóstolo paulo e de toda a sua pregação gentil se nós podemos considerar aqui que nós temos já um próprio catolicismo porque ainda falta desenvolver as outras doutrinas que farão parte da igreja católica e também nós podemos considerar apenas como sendo um próprio catolicismo porque a igreja de forma geral e ainda era parte da comunidade judaica basicamente os seus líderes eram judeus o apóstolo paulo defendeu pedro judeu thiago que era o líder da comunidade de
jerusalém ele era judeu basicamente todos eles eram judeus e não judeus que aceitavam a personalidade de josé continuavam firmes e obedientes a lei mosaica como nós encontramos também atos do capítulo 21 e verso 20 então aqui nós observamos de que ela era ainda neste momento o que realmente podemos chamar de uma seita ajudar ou ainda um judaico cristianismo nós observamos que a igreja começa a tomar uma forma tomar algo que vai distanciar mais dúvida mesmo à medida dos eventos que vão acontecendo durante o período apostólico e também ao final do primeiro século uma dessas novidades
é que os cristãos eles passaram a ser por exemplo o chamado de cristãos na cidade de antioquia com a fundação da igreja lá por volta do ano 37 então aqui cerca de mais ou menos 7 anos após a morte de jesus de nazaré os cristãos eles passaram a ser chamados de cristãos aqui também apenas como nota segundo a crítica histórica de jesus provavelmente morreram 30 então do ano 33 mas mais tarde 500 vídeos e ele também iria explicar a respeito desta cronologia com relação à vida e jesus de nazaré está aqui nós temos então eles
gradativamente se diferenciando ajuda de uma outra questão também que vai diferenciar em muito o desenvolvimento do cristianismo em sua abertura gente vai gradativamente mudará a sua catolicidade podemos dizer dessa forma é a respeito da conclusão que os apóstolos chegar naquele que é chamado o concílio de jerusalém e outros 15 em que os agentes eles não foram obrigados a aderir todas as leis mosaicas para se tornarem cristãos até mesmo em atos 15 se coloca de um gentil se quisesse aprender as leis mosaicas ele poderia seguir a uma sinagoga porque existiam sinagogas nos maiores centros do império
romano naquele momento mas eles não eram obrigados a circuncisão isso tinham que obedecer os quatro critérios básicos que nos encontramos então em atos no capítulo 15 a partir deste momento nós observamos que há uma facilidade bastante grande com gentil fazer parte do cristianismo que era diferente do judaísmo em que por um convertido se tornar judeu de tinha que fazer circuncisão e aqui lembrando nós estamos num momento em que a circuncisão não é nada agradável porque nós não tínhamos nem sequer anestesias terão feito realmente bem doloroso de fato alguém que realmente quiser se converteu ao judaísmo
enquanto que o cristão seria como se fosse uma espécie de comunidade judaica um pouco mais fácil poderão adentrar o que não era necessário então nós temos assim com certeza com isto gradativamente o número de gente os convertidos foi-se aumentando muito mais enquanto que o número de judeus que aceitavam a jesus de nazaré como sendo o messias foi cada vez se tornando mais reduzido é aqui que nós encontramos um processo rápido até mesmo que levou apenas algumas décadas de que a igreja começa gradativamente é se diferenciar da comunidade judaica ea comunidade judaica que começa a tomar
um outro em que o cristianismo se encontra já em um certo contraste com o judaísmo idéias cristãs estão sendo elaboradas que também são um contraste com idéias genéricas como por exemplo a idéia de que jesus de nazaré sendo morto na cruz seria então um messias que estaria morrendo pela morte dos pecados da humanidade o que não faz parte da crença messiânica da criança esperança do messias conforme encontrar um novo sismo naquela época que dará origem até mesmo ao judaísmo rabínico então aqui nós começamos a ver esse contraste entre cristãos e judeus mas aqui a pergunta
que surge das evidências históricas ea partir de que momento que nós podemos dizer que o cristianismo é uma religião diferente do judaísmo nós temos um evento muito importante que aconteceu o império romano depois da tomada de jerusalém - setenta conquista dos romanos de todo o povo assim como também a última grande revolta judaica de massada no de 74 foi uma continuação de todo esse processo de revolta judaica que vai desde os 66 e temos 74 a partir dessa revolta dos judeus contra a roma que nós vemos cada vez uma abertura maior e um distanciamento maior
de cristãos e judeus tanto é que o império romano após essa grande revolta dos judeus contra ron ele aplica ao deus uma taxa chamada e o dae confiscos e se o deco físicos algo que é muito interessante é que ele não foi aplicado aos cristãos e foi aplicado apenas aos judeus neste período após a revolta dos judeus contra a roma como sendo uma punição aos judeus com isso o que nós observamos aqui aqui por volta dos anos 80 era como o cristianismo ele já era uma religião até mesmo reconhecida pelo império romano como sendo distinta
do judaísmo então é a partir deste momento em que nós temos uma distinção em que os evangelhos estão sendo inscritos em que a igreja está tendo uma liderança em que tudo aquilo que é a raiz daquilo que se tornaram o catolicismo que nós vamos conhecer posteriormente está ali é que nós temos então aquilo que poderíamos considerar como o surgimento da igreja católica como a conhecemos tem a partir deste momento em que nós podemos já afirmar com uma maior segurança que temos uma igreja católica mas aqui é algo que é muito importante de se afirmar é
que a igreja católica não é um evento pode ser colocado na história não é um evento específico da história que marca que a partir deste momento nós temos uma igreja católica ela é um processo um processo que se inicia a partir do momento em que os apóstolos resolveram queriam abrir a sua comunidade para aderir ao gentios' até o momento em que nós temos então pelo menos os evangelhos do novo testamento que irão fundamentar as doutrinas católica são inscritos é todo um processo que envolve todo o primeiro século e talvez ainda o início do segundo século
em que nós já temos até mesmo os cristãos se denominando como católicos como nós encontramos na carta de inácio admitiu que a partir deste momento nós temos a origem da igreja católica agora aqui um detalhe que é importante nós podemos fazer então como afirmam alguns padres até mesmo em vídeos que ficam bastante conhecidos do youtube afirma de que a igreja nasceu católica obviamente que essa afirmação ela vai longe demais porque nós observamos que o nascimento da comunidade cristã era apenas judaica fechada apenas os judeus levou ainda alguns anos para ver uma abertura aos sentidos até
mesmo jesus de nazaré nos evangelhos e mencionado tendo um contato com objetivos mas foram apenas as sessões número à regra nós vemos que ela realmente nasceu como uma síntese da eca ea sua catolicidade foi se formando no período apostólica o que torna de fato a igreja católica como sendo a instituição mais antiga do cristianismo no mundo até os dias de hoje ela realmente tem a sua origem apostólico de acordo com todas as evidências históricas mas podemos afirmar isso no entanto aqui reafirmando que neste período de inácio de antioquia mas não temos uma ortodoxia católica ela
é aquilo que nós podemos chamar de apenas de uma igreja católica pronto ortodoxo porque ainda falta muitas coisas que vão determinar então aquilo que será a base ou aquilo que irá considerar um cristão como herege ou não para nós compreendemos então aquilo que nós poderíamos chamar de um desenvolvimento o nascimento da igreja católica ortodoxa com doutrinas muito bem estabelecidas que quem não fosse fiel essas doutrinas não poderia ser chamado de católico nós vemos isto somente com o imperador teodósio a partir do momento então da proclamação do édito de ter saúde é ali que nós temos
um desenvolvimento da igreja católica ortodoxa mas isso não significa que a igreja católica surgiu hoje é todo um processo e se inicia ainda no período apostólico para nós compreendemos aqui no final do nosso estudo sobre as origens do catolicismo que nós poderíamos chamar de catolicismo ortodoxo vamos então compreender o que se encontra a ani nesse é de tessalônica do ano de 380 que é uma definição importante também um documento muito importante para a história da igreja católica vamos ver o que nos dizem o imperador teodósio é nosso desejo que todas as várias nações que estão
sujeitas a nossa clemente sem moderação continuem a professora aquela religião que foi entregue aos romanos pelo divino apóstolo pedro como foi preservada pela fiel tradição e que agora é processada pelo pontífice dâmaso e por pedro e explodi alexandre homem de santidade apostólica segundo o ensinamento apostólico ea doutrina do evangelho acreditemos na única divindade do pai o filho eo espírito santo em igual a gestar diem santíssima trindade autorizamos os seguidores desta lei a assumir o título de cristãos católicos mas quanto aos outros visto que em nosso juízo eles são loucos insensatos acreditamos que sejam marcados com
o nome ignominioso tim hereges e não pretendo dar a seus com 20 com o nome de igrejas eles sofreram em primeiro lugar o castigo da condenação divina e no segundo a punição de nossa autoridade que de acordo com a vontade do céu decidiremos em fingir não têm a partir deste momento com o édito de tessalônica que os cristãos católicos estão muito bem definidos aqueles que estão de acordo com o conselho disse e também com um conselho que vai ser elaborado posteriormente é do twitter salônica que o édito de constantinopla ano de 381 é que somente
serão chamados de cristãos católicos os cristãos que não se adéquam ao que foi estipulado por este os concílios então são considerados conselhos econômicos eles não devem a partir de então ser chamados de cristãos católicos então isso é algo interessante porque por exemplo quando nós tínhamos no concílio de nicéia grande debate com relação aos cristãos açorianos não significava naquele momento que os arianos não fossem considerados os cristãos católicos também divergiram em seu pensamento mas ainda não tinha essa grande divisão não é somente a partir do egito de tessalônica que nós temos essa divisão se você não
acredita naquilo que foi estipulado pelo determinado com se você não deve ser considerado um cristão católico deve ser considerado um herege futuramente ainda adentrando para os anos finais da antiguidade ainda antes da queda do império romano não é de 486 nós ainda vamos ter mais dois concelhos adentrando para o período da idade média nós ainda vamos ter três concelhos estes sete concelhos é o que determina aquilo que é a fé católica até os dias de hoje então por exemplo os protestantes a grande parte dos cristãos protestantes aceita apenas os 4 concílios ecumênicos que são o
concílio de nicéia em 325 o concílio de constantinopla de 381 que vai até mesmo formulário aquilo que é o credo niceno constantino puritano mas também depois temos o conselho de ética sobre o concílio de calcedônia estes quatro concelhos são os mais aceitos pelos cristãos protestantes que se refere à conselhos relacionados especificamente a relação de jesus de nazaré com a trindade é o estabelecimento da doutrina da trindade como um todo mas como a maioria dos cristãos não aceita os concílios posteriores como por exemplo 7 um conselho que determina a respeito da economia assistia os protestantes eles
não são chamados até os dias de hoje então de católicos por não aceitarem os conselhos apesar de serem cristãos que têm uma abertura universal mas o título de católicos ficou reduzido então apenas as igrejas que aceitam os 7 concílios ecumênicos por isso que até mesmo igrejas únicas que se encontra o oriente que são normalmente chamadas de igrejas ortodoxas elas também são chamadas de igrejas católicas ortodoxas porque elas aceitam a totalidade deste 7 concílios ecumênicos antes de haver a grande ruptura um cisma da metade da idade média de menos de mil e 54 então vai romper
com a igreja católica do acidente a igreja católica no oriente mas que é um tema que para quando estivermos estudando a respeito do catolicismo no período medieval com isso então eu acredito que depois deste longo estudo nós podemos compreender de uma forma bastante clara de que o catolicismo de fato e não surge no quarto do século ele surge desde o período apostólico por que surge com o quarto século mas afinal é apenas aquilo que nós chamamos de uma ortodoxia católica mas o catolicismo bem como todas as suas principais doutrinas ela surgem muito antes e constantino
absolutamente não está relacionada à por exemplo determinar o cano um catolicismo inventar jesus de nazaré a inventar a doutrina católica isso é uma coisa que não existe é uma teoria da conspiração conforme mencionei igual a dizer que a terra é plana ou ainda acrescentar aqui a idéia de que a terra tem a sua 6 mil anos de idade que não corresponde a nenhuma das evidências que nós temos deficiências com isso agradeço muito a todos os que acompanharam a mais esse vídeo da série história do cristianismo e também aqui convidando aqueles que gostam dos estudos aqui
do canal pra quem sabe pensar em ver se tornará apoiadores aqui do trabalho que são realizados para que cada vez livros possam ser feitos com mais velocidade e também que haja mais tempo para desenvolver os que é uma produção inteiramente minha aqui do canal para que eles também querem ajudar o canal de outras formas podem conhecer a linguagem do professor tem alguns produtos além de design exclusivo saque do canal para adquirir também estaria ajudando a todos os trabalhos envolvendo as produções aqui do canal agradeço a todos deixem o seu lhe que se inscrevam aqui no
canal para receber os novos vídeos que em breve virão tanto sobre história do cristianismo quando sobre stepanek e nos vemos então até o próximo vídeo hum [Música] ah
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