[Música] Olá fé para hoje está no ar e que bom estar com você e a sua companhia dá sentido para aquilo que nós estamos fazendo aqui Eu sou o Pastor Robson Aleixo e sempre trago aqui no Programa Fé Para hoje questões que a bíblia traz pro nosso dia a dia uma das ilusões que os seres humanos têm é pensar que o coração pode ser estático e Jesus disse isso com muita veemência pra gente não cair nessa roubada que é pensar que nós não podemos dizer não ou dizer sim e ao mesmo tempo continuar onde estávamos
Ele usou isso falando do exemplo das rochas contando parábolas e agora nesse programa nós vamos entender o que que ele quis dizer com o que se tem se lhe dará o que tem se lhe dará e o que não tem até o que tem lhe será tirado vamos comigo vamos construir sobre a rocha vamos avançar e caminhar na direção daquele que sabe tudo sobre nós falando sobre o nosso conhecimento e a nossa prática não sai daí Porque depois da vinheta nós vamos abrir a Bíblia aqui no fé para hoje [Música] a lógica de Jesus é
a lógica da natureza e não podia ser diferente aquele que criou o céu o mar a terra e tudo que existe é aquele que consegue tirar do céu do Mar e da terra lições para todos aqueles que ele colocou Para habitar o mundo que ele criou assim a lógica do amor de Jesus ela estava em toda parte e nada lhe escapava Jesus nunca perdeu uma chance de nos ensinar alguma coisa profunda ali no final do sermão do Monte ele estava para fechar o seu momento em que ele ensinava onde ele queria incutir a lógica do
reino e ao fazer isso ele não fez diferente do que ele tinha feito em todos os tempos até então nos colocando diante dele levantando um espelho diante de nós e entenda sempre há um posicionamento as perguntas de Jesus para todos Nós em todos os tempos podem ser muito diferentes elas podem ser longas elas podem ser curtas mas seja lá qual for a pergunta que Jesus faça todas as respostas que a gente der sendo longas ou sendo curtas se resumem em um sim ou não e ele nos coloca diante dessa situação em sempre Dois caminhos você
está em um deles e Neste ele vai falar de duas rochas e uma areia e não tenha dúvida nós estamos nele ao terminar o serão do Monte ele começa fazendo uma pergunta e a pergunta é assim por que vocês me chamam de senhor senhor e não fazem o que eu mando eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante todo aquele que vem a mim ouve as minhas palavras e as pratica Esse é semelhante a um homem que ao construir uma casa cavou abriu profunda a vala e lançou alicerce sobre a rocha quando veio a
enchente as águas bateram contra aquela casa e não puderam abalar por ter sido bem construída mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que construiu uma casa sobre a terra sem alicerces e quando as águas bateram contra ela logo desabou e aconteceu que foi Grande a ruína daquela casa esse texto desta parábola está em Lucas Capítulo 6 verso 46 ela termina no 49 conforme eu disse Jesus terminou o sermão do Monte com essa parábola parábolas você já me ouviu falando aqui muito de parábolas mas sempre vale a pena repetir parábolas não
são historinhas parábolas não são historinhas infantis e nem se resumem a ser meras ilustrações ou anedotas com fundo moral embora seja uma forma de Jesus sempre comunicar realidades complexas de maneira que todos entendam sejam crianças idosos incultos ou doutores elas são Poderosas de lógica sobre os nossos raciocínios sempre viciados sobre a comunicação de Jesus por meio de parábolas Mateus escreveu Jesus disse todas essas coisas as multidões por parábolas e sem parábolas Nada lhe dizia isso aconteceu para se cumprir o que foi dito por meio do profeta abrirei a minha boca em parábolas publicarei coisas ocultas
desde a criação do mundo Mateus 13:34 e 35 as palavras de Jesus São surpreendentes porque implicam numa inversão de suposições elas nocalte o egoísmo e a falsidade humana e revelam a lógica de Deus na linguagem humana o arregalar dos olhos como resultado de um cérebro em ebulição como efeito das parábolas Como disse o texto é uma exposição pública de uma realidade oculta e ao mesmo tempo óbvia mas não se iluda com essa obviedade porque ela não significa necessariamente uma facilidade Geral de acesso atende para esse texto Então os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe
perguntaram por que o senhor fala com eles por meio de parábolas ao que Jesus respondeu porque a vocês é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus mas aqueles isso não é concedido pois ao que tem mais será dado E terá em abundância mas ao que não tem até o que tem lhe será tirado por isso falo com eles por meio de parábolas porque vendo não vem e ouvindo não ouvem nem entendem assim nele se cumpre A Profecia de Isaías ouvindo vocês ouvirão de modo nenhum entenderão vendo Vocês verão e de modo nenhum perceberão porque
o coração desse povo está endurecido ouviram com os ouvidos tapados e fecharam os olhos para não acontecer que vejam com os olhos Ouçam com os ouvidos e entendam com coração se convertam e sejam por mim curados Mateus 13 10 a 15 perceba que Jesus está dizendo que a compreensão da Verdade Revelada por meio de parábolas exige condições prévias elementos que o ouvinte necessariamente deve ter o texto diz que ao que tem se lhe será dado o quê o contexto não está indicando nada material mas todo ele envolve um processo cognitivo de transmissão de conhecimento que
isso quer dizer dado a conhecer os mistérios do Reino dos Céus e é este o conhecimento que ele se refere no texto esse texto muitas vezes é usado quando se fala de riquezas ou bens materiais mas eu repito não é disso que ele tá querendo dizer ele tá falando que sobre o conhecimento do reino dos céus que é dado Alguém tem que ter alguma coisa antes para que aquilo cresça e se aquilo que ele não tem não existe ao que ele recebe a parábola aquilo não cresce simples assim a frase seguinte esclarece Qual é o
elemento prévio que permite ao ser humano conhecer e compreender os mistérios de Deus um coração acessível o uso da palavra endurecido já deixa bem claro que ele intenta dizer para as pessoas que estão ali ouvindo é o que não é am moldável sendo Portanto impenetrável inacessível o efeito dessa postura diante de Deus e da sua palavra é a perda contínua e sistemática da inteligência e da consequente capacidade de compreensão com isso em mente Preste atenção no que o apóstolo Paulo falou lá na carta que ele escreveu para romanos e ele começa assim A Ira de
Deus se revela do céu contra toda a impiedade injustiça dos seres humanos que por meio da sua injustiça suprime a verdade pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles porque Deus lhe manifestou porque os atributos níveis de Deus como seu eterno poder como sua própria divindade claramente se reconhecem sendo percebidos desde o princípio do mundo por meio das coisas que foram criadas Tais homens são por isso indesculpáveis porque tendo o conhecimento de Deus não o glorificaram como Deus nem lhe deram Graças pelo contrário se tornaram nulos em seus próprios
raciocínios e o coração insensato deles se obscureceu dizendo que eles eram sábios se tornaram tolos e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes a um ser humano corruptível a aves a quadrúpedes E a rpteis agora note como ele vai concluir e por haverem desprezado o conhecimento de Deus O próprio Deus os entregou ao modo de pensar reprovável Romanos 1:18 Li também o 22 e o 28 é dramático que ele tá dizendo terrível e poderosamente verdadeiro não há Apenas uma promessa para aquele que se entrega sem resistência à revelação de Deus existe também uma
solene advertência Paulo faz uma Anatomia da estupidez mundana ao dizer que primeiro Deus se revelou de forma inconfundível segundo a condenação deles é justa porque eles tinham o conhecimento de Deus ele não tá afirmando um ponto zero como se eles estivessem em um estado de ignorância além do controle muito pelo contrário o estado deles é o de negação do conhecimento que foi exposto para eles e uma terceira coisa o raciocínio Rendido a sensatez se tornou nulo em si mesmo e a sequência foi uma obscurecia do pensamento foi to Lício foi maldade o resultado final foi
a prática do mal para si mesmo voltamos agora para a parábola que eu li no começo ela tem um caráter muito especial primeiramente por dois fatores muito importantes e que não podemos deixar escapar para compreendermos melhor é bom relembrar uma característica das parábolas que são os personagens dela na maioria das parábolas os personagens são apresentados sem muita informação adicional por exemplo na parábola do filho pródigo Eles não têm idade apenas sabemos que um é mais velho que o outro porque essa informação é Central na história na parábola do samaritano há na estrada entre Jerusalém e
Jericó Um certo homem e há uma boa razão para isso essas parábolas seguem via de regra uma situação em que a a parábola confronta diretamente a audiência de Jesus e dessa forma depois de uma mensagem onde Jesus expõe a sua argumentação ele transporta o seu ouvinte para a parábola o intérprete da Lei Sem dúvida nenhuma está na parábola do samaritano os fariseus e escribas estão Furiosos dentro da parábola personalizados na figura do filho mais velho [Música] [Música] a parábola descrita no livro de Lucas começa assim por que vocês me chamam senhor senhor e não fazem
o que eu mando na mesma parábola exposta no evangelho de Mateus el que está localizada bem no final do sermão do monte e esse é o segundo fator importante porque ela não pode ser desconectada do contexto que antecede ela ou seja o sermão do Monte como qualquer parábola Mas vamos lá Jesus disse Por que vocês me chamam senhor senhor e não fazem o que eu mando e o que que ele mandou as ordens dele estão imediatamente antes da história dos dois fundamentos que que isso quer dizer que elas são coisas que ele disse no sermão
do Monte repetindo tanto no evangelho de Mateus como no Evangelho de Lucas a palavra prática Ocupa um papel Central na compreensão Nós quase que automaticamente pensamos em Jesus como a rocha e É normal a gente falar disso a gente tem bons motivos para isso afinal de contas ele é a rocha e muitos muitos muitos outros textos desde o antigo testamento Mas a gente não pode ignorar que está sendo dito aqui e o contexto que tá sendo dito ambos os construtores ouviram a palavra de Jesus um ouve e pratica outro ouve e não pratica mas ambos
ouvem o tema central não é o conhecimento e nem o acesso à palavra de Jesus É como essa palavra está sendo praticada voltemos um pouco para o sermão do Monte ele começa com as bem-aventuranças e essa é uma exposição de Jesus quanto a obra que ele ele opera em nós bem-aventurados são os que permitem que cada fase da transformação do coração aconteça Essa é o sentido fundamental da parábola primeiramente ele fala de nós nos esvaziarmos de nós mesmos e ele fala disso como a expressão pobreza de espírito e ele vai disso até a manifestação dos
frutos do espírito santo como quando a gente se torna Pacificador misericordioso e limpo de coração depois de expor a obra divina de transformação ou seja o nascimento de uma nova criatura no reino de Deus Jesus agora descreve a vida do cidadão do reino ele deixa Claro que não há nada daquele ser que se entrega a Jesus que fica de fora da sua soberania E Jesus vai expor a lei não como um simples código proibitiva mas a lei como um poderoso mecanismo de estruturação da vida e de compreensão da realidade em todas as dimensões dessa realidade
no sermão do Monte Jesus também não apresentou a lei como um conjunto de procedimentos e repito de proibições apenas mas como o meio de Deus de confrontar o erro o meio de Deus de estabelecer a justiça de defender os fracos e ainda de promover um bem público e esse é um dos pontos mais sensíveis do seu discurso em todos os tempos e não é menos hoje porque uma das formas de Sutil negação da religião de Cristo e é basicamente condená-la à inexistência é só proibi-la de que ela seja predominantemente pública porque ela é assim atente
43 dos 69 livros da Bíblia eu tô falando disso exceto Jó e eles estão em um contexto público coletivo comunitário a lógica de um reino é flagrante ela é inegável e o reino é material não há possibilidade de pensarmos o cristianismo de forma essencial que não aconteça fora do público nas relações políticas do coletivo do filosófico do intelectual do acadêmico do econômico e do material ela nasce a partir da formação de um povo o estado nação de Israel dizer que o cristianismo não pode existir na esfera pública é dizer que o cristianismo não pode existir
é a mesma coisa o teólogo Don Carson falando da relação das bem-aventuranças com o cristianismo público falou assim o cristão não é pobre em espírito não se entristece com a o pecado não é Manso não tem fome e sede de justiça e não é misericordioso puro de coração e Pacificador tudo isso em esplêndido isol essas normas do reino praticadas com diligência e o mundo pecaminoso são um dos aspectos principais do testemunho [Música] [Música] Cristão assim que Jesus termina a primeira sessão do sermão do Monte com interlude onde ele aplica as figuras do Sal da Terra
e da luz do mundo ele introduz a sessão onde falará diretamente o do coração da Lei e ele faz com esse texto não pensem que vim revogar a lei os profetas não vim para revogar mas para cumprir porque em verdade lhes digo que até que o céu e a terra passe nemhum i ou um tio jamais passará da Lei até que tudo se cumpra aquele pois que desrespeitaram desses mandamentos ainda que do menores e ensinar aos outros a fazer o mesmo será considerado mínimo no reino dos céus aquele porém que os observar e ensinar esse
será considerado grande no Reino dos Céus porque eu afirmo que se a justiça de vocês não excederem muito a dos escribas e fariseus jamais entrarão no reino dos céus Mateus 5 17 a 20 Jesus está logo de início afirmando que ele vai destrinchar nos próximos versos a lei é Perpétua a lei é abrangente e a lei é um elemento fundamental do seu reino e da sua missão quando Jesus disse a lei e os profetas ele já deixou claro que o Sinai não foi somente um episódio na história onde Deus manifestou a sua lei o Sinai
na verdade foi o epicentro de onde a lei se conecta com todas as palavras da Bíblia Me acompanhe nesse caminho das escrituras no livro de provérbios Capítulo 1 verso 7 o sábio Salomão afirma que o amor do Senhor é o princípio do Saber ou da sabedoria a palavra usada ali é rit a mesma que está em Gênesis 1 o princípio da criação ela significa ponto inicial mas principalmente o ponto fundamental em provérbios Capítulo 9 verso 10 ele acrescenta que conhecer o santo é ter entendimento continua comigo porque o temor do senhor e a guarda dos
mandamentos são conceitos essenciais e interligados na Bíblia refletindo uma abordagem integral para todos os aspectos da Vida em várias passagens das escrituras essas expressões são mencionadas em conjunto destacando a importância da reverência a Deus e da Obediência aos seus preceitos Lembrando que o temor do senhor não se refere a um medo paralisante de Deus mas um profundo respeito reverência e admiração pela sua Santidade e pela sua soberania se há um medo é o de ficar longe dele temor é um reconhe da grandeza e autoridade de Deus acompanhado de um desejo de viver de acordo com
a sua vontade isso é provérbios 99:10 portanto é um resumo desse conceito O temor do senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do senhor é entendimento por outro lado a guarda dos mandamentos envolve obedecer aos ensinamentos e instruções de Deus conforme revelados na Bíblia é mais do que simplesmente seguir regras é um compromisso ativo de viver uma vida Justa e piedosa moldada pelos princípios divinos isso não é legalismo isso é uma vida conforme Deus pensou em Deuteronômio 101 e 13 Moisés instruiu o povo de Israel falando assim e agora Israel O que é
que o senhor requer de vocês não é que vocês temam o Senhor seu Deus andem em todos os seus caminhos Amem e sirvam o Senhor seu Deus de todo coração de toda alma para guardarem os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje lhes ordeno para o bem de vocês a ligação entre temor do senhor e a guarda dos mandamentos é evidente em todo o texto bíblico o temor reverente de Deus motiva obediência aos seus mandamentos enquanto a obediência aos mandamentos demonstra no coração que verdadeiramente o reverencia Deus mas aqui eu preciso levantar um
ponto primordial porque eu concordo e Concordo totalmente com o grande teólogo Pensador Cristão John stot que disse que a maioria daso pessas tem a tendência de ler essas passagens como se dissessem que o temor do senhor é o fundamento do conhecimento religioso mas o fato é que eles fazem uma afirmação radical a afirmação de que de alguma maneira todo o conhecimento depende da Verdade religiosa podem estar plenamente seguros de que o instrumento Divino de compreensão de toda a realidade material é a lei porque quando Deus criou os elementos Ele criou intrinsecamente o relacionamento entre os
como também estabeleceu regras desse relacionamento Me acompanhe um exemplo a luz e as trevas a Terra e a Relva os astros e todo o espaço sideral e todo ser vivo que ocupa a terra se relacionam por meio de regras dessa forma Criar e legislar se fundem no mesmo ato que se deriva da palavra de Deus o que é a ciência senão um profundo conhecimento das regras que regul a ordem criada um médico fazendo medicina o que que ele está fazendo ele está estudando com amplitude e profundidade a regra de todos os nossos sistemas assim o
botânico o astrofísico o matemático preste atenção nessa frase de Helen White em seus ensinos da natureza falava Cristo das coisas que suas próprias mãos haviam criado e e que possuíam qualidades e faculdades e que o ele e próprio lhes havia comunicado em sua perfeição original eram todas as coisas criadas a expressão do pensamento de Deus ela disse isso no livro parábola de Jesus página 3 o mesmo sentido vai nos levar à criação do homem e o desdobramento das suas relações primeiramente a partir das regras que podemos chamar de aliança entre os homens o homem e
a mulher e essas regras de relacionamento e a interdependência entre eles nós chamamos obviamente como eu disse de aliança toda a inteligência está diretamente relacionada à lei Jesus expõe na parábola as escolhas que tomamos diante da palavra dele eu quero te levar a pensar na primeira que ele expõe ela tem a ver com a superficialidade nós o aceitamos como salvador de um mundo mau e todas as coisas que isso envolve queremos que Jesus nos salve da tristeza do luto das despedidas da miséria da doença e da dor poderíamos apostar na sua salvação eh de todas
essas coisas em qualquer outro poder mas nós vemos ele como ele é amável gracioso e Nós aceitamos Jesus mas isso ainda é areia porque Jesus é o salvador de tudo e temos muitos problemas mais do que esse que a gente falou então nós temos por exemplo relacionamentos doentios nós somos falhos em retribuir a bondade de Deus e muitas vezes nós somos falhos em retribuir a bondade das outras pessoas nós erramos e quem nos salvará dos nossos erros podemos confiar nas artimanhas da nossa mente ou permitir que Deus interfira e Organize a nossa vida e a
gente precisa de Deus para termos mais de Deus ele precisa ter mais de nós quando falamos desse ponto de Deus estruturando a nossa vida podemos dizer que já saímos da superfície e a areia está um pouco mais densa agora mas ainda aa é areia porque até aqui estamos falando apenas de Nós Da nossa salvação da salvação que precisamos e até agora não falamos nada sobre ele nesse ponto é o ponto da Escolha se vamos já partir para cima na nossa casa e vamos criar já uma proteção imediata paraa nossa vida e que resista O orvalho
a brisa e a garoa dos problemas do dia a dia oou fazer de Jesus nosso fundamento absoluto para toda asis O que Jesus está nos alertando é que o nosso coração não é estático ou ele estará fundamentado na rocha que é uma prática absolutamente orientada pela palavra de Deus Ou ele se tornará uma rocha bloqueando tudo que nos diz e em síntese se a nossa fé não mudar as nossas práticas as nossas práticas vão acabar deformando a nossa fé [Música] sabe que legal nesse momento eu consigo falar para você uma dica e um exemplo nós
podemos orar pedindo para que Jesus Cure o nosso corpo nos salve da doença nos salve da Morte Nos dê longevidade mas isso ainda é areia ela tá assim com umas Pedrinhas ela mas ela pode até tá densa mas não é a rocha eu vou dar um exemplo do que é rocha Então nesse sentido é você pedir para que Jesus seja aquele que diz todas as formas com que você tem que lidar com o seu corpo podemos pedir que ele cure nosso estômago mas podemos também nos entregar a ele para que ele diga o que é
que deve fazer a nossa o nosso corpo funcionar a partir do alimento que a gente come Você tá entendendo é um Deus estruturante ele está na base de todas as ações nessa dica aqui e é muito legal falar isso é porque a novo tempo tá lançando mais uma revista e ela veio linda precisa e para este tempo tá aqui na minha mão ó a máquina humana e só de você olhar para essa capa Você já sabe qual é o poder que ela tá trazendo do que que se trata é óbvio que é se entregar para
que Deus seja o regulamentador o sábio o piloto da máquina e que diga pra gente como ele pensou que deveríamos ser e aplicar isso aqui porque obviamente ele não vai errar isso aqui é colocar Jesus como a rocha colocar a prática dessa forma você sabe como você pode fazer isso mas não custa repetir pegue o telefone e ligue pra gente esse que tá aparecendo aqui agora para você nessa tela Eu repito para você você pode usar também um número de WhatsApp para mandar uma mensagem e existe uma outra opção que é entrar no site da
escola bíblica onde você vai pedir esse material peça um lançamento e tá muito bom ou você pode encontrar um outro do seu interesse você não pode não fazer nada né Ela é de graça vai chegar até você sobre o patrocínio dos Anjos da Esperança nosso programa tá chegando ao fim e no programa de hoje nós pela bíblia fomos maravilhados E aprendemos que Deus fala de duas rochas e uma areia uma rocha é para ser evitada é um coração endurecido e ele explicou pra gente que que ele quer dizer com o que se tem se L
dará e o que não tem até o que tem ele será tirado ele tá falando fando de conhecimento temos um conhecimento prévio sobre as coisas mas quando nós negamos a Cristo e a sua forma de nos revelar as suas coisas esse nosso conhecimento se torna em estupidez mas ele fala de uma outra Rocha porque quando a gente coloca tudo na nossa vida e os nossos pensamentos sobre o que ele diz praticando as coisas da nossa vida eu agora me despeço de você mas me despeço já marcando o nosso próximo encontro o fé para hoje ele
está aqui sendo exibido na TV Novo Tempo todas as segundas-feiras às 10:30 da noite de forma inédita mas nós temos umas reprises que acontecem aqui você pode acompanhar na programação mas não perca na próxima segunda-feira tem um próximo episódio inédito para falar com você e as reprises também Encontro Marcado a gente se vê [Música] [Música] [Música] Y