Malaquias 2 - Rev. Augustus Nicodemus

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Douglas Santos de Lima
Palestra feita pelo Teólogo Augustus Nicodemus, é exposto o capitulo 2 de Malaquias.
Video Transcript:
boa noite a todos quero saudá los em nome do senhor jesus e convidá lo já de imediato abrir a palavra de deus no livro do profeta malaquias no capítulo 2 onde nós daremos continuidade a nossa série de mensagens dentro da quinta conferência batalhando pela fé e esse ano com o tema o culto a deus livro do profeta malaquias capítulo 2 nós faremos a leitura do verso 1º até o verso 9 teremos o intervalo depois da exposição e depois voltaremos para a segunda partida hoje hoje à noite onde nós teremos do esso 10 até o verso
16 assim nos permita deus possamos então malaquias dois de 1 a 9 agora os sacerdotes para os outros a esse mandamento se eu não ouvir diz que se não propuser diz no vosso coração da honra ao meu nome do senhor dos exércitos enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoar e as nossas bênçãos jazz tenham amaldiçoado porque vós não propõe disse isso no coração eis que vos reprovaria descendência atirar excremento o vosso rosto excremento dos vossos sacrifícios e para junto destes cereais levados então sabereis que vos enviei este mandamento para que minha aliança continue com leve
diz o senhor dos exércitos em aliança com ele foi de vida e paz ambas de idéia eu para que o mt mês o efeito mt meu e tremeu por causa do meu nome a verdadeira instrução esteve na sua boca ea injustiça não se achou nos seus lábios andou comigo em paz e em retidão e da iniqüidade apartou a muitos porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento e da sua boca devem os homens procuram a instrução ele é mensageiro do senhor dos exércitos mas vós tendes desviado do caminho e por vossa instrução tem desfeito
tropeçará muitos violastes aliança de levy diz o senhor dos exércitos por isso também em alguns fins desprezíveis indignos diante de todo o povo visto que não guardar estes os meus caminhos jesus vos mostraste espaciais não aplicar diz a lei amém até aqui a leitura da palavra de deus vamos orar nesse instante pedindo que deus nos conceda a iluminação na compreensão da sua palavra senhor nós estamos diante de ti reunidos para estudar a tua palavra tua revelação nós pedimos ao senhor que tu abras os nossos olhos para que vejamos as maravilhas da tua lei pedimos que
diz o nosso coração na compreensão das tuas palavras incline a nossa vontade à obediência abra os olhos espirituais da nossa alma para que possamos ver o que o senhor não está ensinando eu quero pedir senhor que nessa noite que faz presente pelo espírito santo na mediação de cristo instruindo o teu povo trazendo educação na verdade correção encorajamento desafiando os nossos corações nos comprometermos mais e mais para o teu serviço e para testar um culto do qual tu és digno de misericórdia da igreja a tua igreja aqui no brasil o deus pedimos que o reino venha
seu nome seja glorificado honrado e tua vontade seja feita aqui na terra como é feito nos céus em nome de jesus amém inscritos nós estamos falando a respeito de um assunto extremamente importante que é o tema do culto como nós dissemos ontem no culto que aquilo que a igreja acredita aquilo que ela pratica e o que ela é e se manifesta no culto público que nós temos um um raio x por assim dizer uma radiografia da vida da igreja o culto revela muito a respeito do pastor da igreja dos membros da igreja da teologia da
igreja da vida espiritual da igreja não é à toa que o culto recebe na bíblia tanta atenção não só no antigo testamento quanto também no novo eu fico muito preocupado quando eu leio a última pesquisa uma pesquisa recente feita pela fgv que fala que o número de desempregados cresceu muito no brasil de 2000 entre 2003 e 2009 igreja de são aquelas pessoas se professam evangélicas que um dia estiveram ligadas a uma igreja evangélica mas que agora não se reúnem mais uma igreja elas preferem se professar o seu cristianismo ou sozinhas ou se encontrando com outras
pessoas em alguns outros lugares mas não mais a igreja organizada não mais participam de igrejas organizadas por um lado entendo porque é que existem pessoas assim tem um colega nosso pastor paulo romeiro que tenta encostar o professor de teologia la numa 15 no nosso curso de teologia e acaba de lançar um livro intitulado decepcionados com a graça de graça aqui é uma referência à igreja mundial da graça ele fez uma pesquisa de campo com membros dessa igreja que é uma igreja bem representativa do movimento neopentecostal e documentou a quantidade enorme de pessoas que frequentavam essa
igreja e outras igrejas do mesmo tipo e que tendo ficado decepcionados com as promessas foram feitas de prosperidade de cura de bem estar elas saíram da igreja pra nunca mais voltar para a igreja nenhuma a experiência fracassada que tiveram entre aspas fracassada fracassada porque era uma expectativa real mas de qualquer fôrma a expectativa delas nessas igreja é não foram atendidas e ela se decepcionarão de vez com o evangelho não só com aquele tipo de igreja mas com qualquer outra igreja então o número de pessoas disse grega já dadas hoje vindo de igrejas neopentecostais é muito
grande e não somente das igrejas neopentecostais também das igrejas históricas presbiterianos batistas luteranos metodistas por algum motivo algumas dessas igrejas não conseguem mais ser relevantes não conseguem mais tomar a mensagem da escritura e trazer para a nossa geração de uma maneira que a nossa geração ouça estamos dando respostas para perguntas que essa geração não está fazendo e deixando sem resposta algumas das perguntas que eles estão fazendo então se por um lado falsas promessas das igrejas neopentecostais por outro a irrelevância de algumas igrejas históricas têm feito com que o número de desempregados é crença no nosso
país e é claro sempre um fator também é que a nossa geração não gosta do conceito de autoridade muita gente não quer estar ligada a uma igreja porque não quer estar debaixo de autoridade espiritual disciplina eclesiástica não quer seguir orientações não quer ser repreendida não quer ser corrigida tem muita gente que quer ter o seu próprio cristianismo e ser cristão do seu próprio jeito por isso que eles não querem ir para igrejas organizadas então tem que também vê o que faz parte do espírito dessa geração a não está debaixo de autoridade ou de qualquer orientação
espiritual o que eu sinto mais por essas pessoas é que elas não mais têm oportunidade de participar dos cultos de um culto bíblico de um culto onde deus é honrado em sua palavra empregada onde eles podem participar das ordenanças participar da ceia do senhor onde eles podem cantar os louvores de deus com o povo de deus é um grande privilégio para o povo de deus poder se reunir e publicamente louvar a deus conforme as escrituras nos dizem o culto faz parte integral do cristianismo e da igreja nós não podemos ser cristãos de verdade sem que
nos congregamos uns aos outros a bíblia é tem várias ilustrações ou metáforas para se referir à igreja e todas elas expressam essa solidariedade que existe entre nós a figura do edifício onde nós somos pedras todas unidas a figura do corpo humano um corpo mas muitos membros a figura da videira onde nós estamos unidos ao tronco que é cristo nós somos os ramos e muitas outras metáforas que falam dessa solidariedade do fato de que nós pertencemos uns aos outros estamos juntos fazemos parte de uma família não tem isso de cristão carreira solo não tem isso na
bíblia o cliente sempre à vista em comunidade ele está na igreja está na família no povo de deus por isso culto público quando o povo de deus se reúne com juntamente para louvar a deus é tão importante na bíblia toda e sempre foi importante na história da igreja por isso que num congresso de teologia e que tem um elemento apologético batalhando pela fé o culto se encaixa perfeitamente porque é uma das áreas que mais têm sofrido hoje na época em que nós vivemos e pelo nosso ontem destacamos a importância do culto também nós fizemos onde
extinção ontem que eu creio que é da mais alta importância que a diferença que existe entre a nossa vida como culto constante a deus e o culto público o culto público a deus contém uma série de elementos que o torna um culto público e tem coisa que faz parte do culto público mas que não faz parte da minha vida por exemplo batismo celebração de seia para que eu participe disso eu tenho que estar num culto público devidamente convocado com os elementos corretos e assim por diante da mesma forma tem coisas que acontecem na minha vida
que eu faço para a glória de deus mas que não cabe no culto onde eu citei o exemplo de plantar bananeira eu posso plantar bananeira para a glória de deus quer que duvida disso ninguém posso fazer estou feliz da vida enquanto bananeira senhor toda a glória do glória até plantando bananeira amém só que não dá para fazer isso no culto público não é não faz parte do culto público plantar bananeira igreja toda imagine nós vamos plantar bananeira agora para a glória de deus no culto público não não bate com a descrição de culto que nós
encontramos um amigo então tem coisas que cabem na nossa vida diária mas que não cabe no culto você por exemplo quiser dançar de alegria de felicidade porque deus me abençoou danse pule louvo a deus porque deus me abençoou mas os edifícios e provar na bíblia que dança fazia parte do culto a deus no antigo testamento e no novo vai ser muito difícil provar isso pode pular para a glória de deus não tenho problema nenhum vai pra sua casa botín a música lá de novo ou pule salte de pirueta ante bananeiro faz o que você quiser
cabe na sua vida mas a pergunta é se cabe no culto que deus revelou na escritura não existe uma diferença entre essas duas coisas na minha vida como culto a deus o culto público malaquias está tratando do culto público o culto que o povo de deus devia prestar ea pergunta outra vez é porque ele é um profeta do antigo testamento para falar sobre culto o culto do antigo testamento é diferente do novo de fato algumas diferenças mas há uma continuidade que nos autoriza a falar de culto usando passagens do antigo testamento as diferenças são que
o culto do antigo testamento ele era típico e simbólico o templo onde eles se realizava era um tipo da igreja então hoje nós não adoramos a deus num único local específico e reservado como havia no antigo testamento só damos adeus em qualquer lugar podemos nos reunir em qualquer lugar na verdade os templos eles só começaram a ser construídos no século 4º quando o cristianismo se tornou a religião oficial do império romano antes disso os cristãos cultuavam a deus nas catacumbas no mato na floresta na beira mar é nas casas nas praças onde eles podiam se
organizar então eles faziam um culto a deus então igreja templo evangélico protestante cristão isso é coisa que veio é com a oficialização do cristianismo por constantino e depois da reforma protestante mas não uma nós queremos nos reunir em qualquer lugar de culto a deus então a essa diferença no antigo testamento havia uma linhagem de sacerdotes se dedicava a oferecer sacrifícios nós não temos mais isso no novo testamento todo o povo de deus é sacerdote mas não oferecemos mais sacrifícios porque o cordeiro de deus já foi imolado por nós e nele todos os sacrifícios foram consumados
mas algumas coisas permanecem a ideia do povo de deus estar junto para buscar a deus louvar a deus ouvir a sua palavra entoar louvores orar a eles suplicar a ele ser abençoada seja abençoado essa idéia esse conceito você encontra tanto no antigo testamento quanto no novo então o culto mudou de forma apenas mas a essência dele permanece deus ainda continua procurando adoradores que eu adoro em espírito e verdade então quando nós estudamos um livro com malaquias que fala sobre o culto na sua época quando ainda lei estava em vigor a lei cerimonial nós fazemos isso
para pegar os princípios que estão ali e que podem ser aplicados para nós hoje porque o nosso deus é o mesmo a aliança é a mesma é o mesmo povo sempre foi um único povo e portanto culto tem pontos de continuidade daí então o livro de malaquias e perfeitamente último pra isso é o que nós vimos a já sobre esse livro de malaquias nós vimos que malaquias foi mandado por deus para repreender o povo de israel por conta da corrupção do culto nem sabemos quem é malaquias a palavra malaquias significa meu mensageiro alguns acham que
por causa do zelo que ele tem para com o culto a deus que talvez ele fosse levita mas a verdade é que nós não sabemos alguns acham que ele era da tribo desregulam mas se são tradições antigas dos rabinos não não temos certeza sobre isso mas malaquias aparece no cenário da nação de israel mais especificamente do reino de judá e ali ele chama o povo ao arrependimento ele convoca o povo aqui de atenção o culto a deus o povo estava desanimado porque aparentemente as promessas de deus de restauração não haviam se cumprido depois da volta
do cativeiro o povo estava angustiado por causa dos pesados impostos que eles pagavam as peças estavam sob domínio de uma nação estrangeira havia opressão financeira havia muita pobreza a havia a hostilidade de povos vizinhos que estavam dificultando que a nação retomar seu ritmo normal então numa situação de tanta pressão de tanta dificuldade a primeira coisa que sofrer o culto a deus as pessoas estavam em vez de dando adeus o melhor estava andando que sobrava os sacerdotes que eram responsáveis pelo culto a deus estavam desanimados estavam desmotivados se não se preocupavam mais em ordenar o culto
de acordo com a lei de moisés para que deus fosse honrado de acordo com que ele tinha oferecido tinha determinado e nós vimos no capítulo primeiro que há uma queixa de deus de que o pan era pão mundo o pão da proposição que tinha que ser oferecido no altar ou na mesa de deus 3 dias ou três vezes por dia estava sendo feito com a receita errada com quem estava preocupado os animais estavam sendo trazidos para o sacrifício era um coxos aleijados destroçados doentes é marcados coisa que absolutamente não podia e mostrava simplesmente o descaso
do povo que estava dando adeus o que sobrava e estava guardando melhor para si os sacerdotes estavam conduzindo tudo isso de maneira negligente malaquias então é mandado por deus para questionar o povo no capítulo 19 os dois desses questionou - primeiro o povo sem querer aceitar o fato de que deus o amava deus disse eu amo vocês e eles eram como é que nos ama a gente tá vivendo em pobreza vivendo com dificuldade ela sendo perseguidos e tá tudo errado onde está o teu amor que a resposta de deus é a prova que eu amo
vocês é que o elegi vocês eu escolhi vocês em vez de ter escolhido esaú que era o primogênito de isaac eu escolhi jacó de onde vocês vieram vocês são o meu povo eu fiz a minha aliança com vocês e nós aprendemos que a medida do amor de deus não são os bens materiais como a teologia da liberdade a prosperidade das igrejas neopentecostais afirma mas a demonstração maior do amor de deus é o seu amor eletivo associar a sua misericórdia soberana que nos elege que nos chama que perdeu os nossos pecados que nos traz para si
nos dá o espírito santo e nas suas grandiosas e filmes promessas depois uma queixa de deus de que os sacerdotes estavam negligenciando e desonrando seu nome sacerdote pergunta nós e que nós estamos fazendo isso e deus então responde vocês estão deixando de fazer isso deixam de fazer isso estão fazendo encerrado e assim por diante aqui no capítulo 2 nós vamos encontrar nessa primeira parte dele pra vocês deus anunciando o castigo que ele vai mandar sobre os ministros corruptos aqueles que forem carregados por deus do seu culto mas que se desviaram das suas funções qual o
castigo que deus então vai trazer pra eles e na segunda parte e nós vamos ver depois do intervalo o profeta malaquias denuncia dois pecados do povo e que tinham a ver com o culto o primeiro era o casamento com mulheres estrangeiras pecado que inclusive tinha sido a causa do desterro babilônico de deus ter mandado o povo pra fora segundo a separação injusta o divórcio para se casar com mulheres estrangeiras que estava sendo feita sendo feito ali no meio do povo de deus estas coisas estavam enfraquecendo a família enfraquecendo o povo e tinha impacto direto no
culto a deus é o que nós vemos então na segunda parte dessa noite vamos então para a primeira parte de deus anuncia que o que é que ele vai fazer com aqueles que corromperem oculto nos versos de 1 a 4 a uma um anúncio de pelo menos quatro castigos que deus vai mandar pra eles depois do verso 5 até o verso 7 nós temos uma descrição da aliança de deus com os sacerdotes o que é que eles deveriam ter feito e por fim do verso 89 é mais uma denúncia de que eles haviam corrompido o
seu ministério e eu vou terminar com algumas aplicações para nós hoje assim nos ajude nosso deus em primeiro lugar as ameaças contra aqueles que corrompem o culto dois de 1 a 4 o verso 1º nos diz a quem era destinada essa palavra agora os sacerdotes para vós outros é esse mandamento a palavra andamento aqui não deixa de ser uma ironia porque cabia aos sacerdotes ensinar os mandamentos de deus ao povo no templo eles eram os guardadores da lei o o o livro da lei de deus onde estava sua vontade era guardado no templo os sacerdotes
eram os responsáveis pela cópia e pela preservação do livro da lei eram eles que ensinavam os mandamentos de deus ao povo só que agora deus tem que mandar um mandamento pra eles é o que acontece quando os pastores corrompem sua função eles têm que ser pastoreadas quando aqueles que têm responsabilidade de guiar o povo falham eles têm que ser guiados quando ele se desviam eles têm que ser corrigidos e essa palavra aqui então vem sob a forma de um mandamento para os sacerdotes deus determinando dizendo ordenando explicitando aquilo que ele deseja da parte dos que
deveriam cuidar do seu culto no verso 2 você tem a ameaça de deus do que é que vai acontecer se eles não ouvirem o mandamento ou seja esse se que tá aí no início do verso 2 pressupõe que haveria a possibilidade de que eles ouvissem o andamento e se arrependesse é sempre bom lembrar que o nosso deus é um deus de misericórdia é como se ele dissesse assim vocês se desviaram os sacerdotes vocês estão oferecendo um culto errado e eu tô dando esse mandamento pra vocês se vocês escutarem eu não vou trazer o juízo sobre
vocês eu não vou castigá los como merecem mas eu vou abençoados e vou usá los outra vez deus dá o tempo todo fazendo isso lembra por exemplo quando ele mandou jonas pregar em nínive ele tinha dito eu vou destruir a cidade os indivíduos se arrependeram de deus disse não vou destruir mais a cidade e jonas até gostoso é porque ele queria que aqueles pagãos fossem todos destruídos tem gente que não se alegra quando deus usa de misericórdia mas aqui há uma oportunidade pra que os sacerdotes se arrependa caso eles não se arrependam versu2 se vocês
não ouvirem esse mandamento ouvir aqui não é escutar é ouvir e atender é ouvir e obedecer se vocês não ouvirem e não propuserem no vosso coração da honra ao meu nome era isso que deus queria que os sacerdotes 10 em honra ao nome dele como é que os sacerdotes dariam honra o nome de deus conduzir no culto a deus da maneira como deus havia determinado porque quando o culto é feito de acordo com os padrões de deus o nome de deus é um rato quando nós rompemos o culto e colocamos a discussões humanas quem é
o rabo é um homem o homem se torna o centro do culto e não deus então pra que deus seja honrado oculto tem que ser de acordo com que ele revelou tem que ser tel cêntrico deus tem que receber a glória ele tem que ser o centro de todas as coisas curto não é entretenimento curto não é lazer cultura não é diversão deus é o centro do culto quando nós transformamos o culto numa social num momento de lazer e de diversão de entretenimento nós estamos como estes sacerdotes deixando de usar aquela oportunidade para glorificar o
nome de deus o deus é o centro do culto outra coisa vai ser via de regra o próprio homem que ocupa e se esse lugar então o mandamento era e se vocês têm que honrar o meu nome oferecendo um culto de acordo com aquilo que eu determinei se vocês não fizerem isso aqui vem então quatro ameaças de deus a primeira delas enviarei sobre vós a maldição enviarei sobre vós amaldiçoar maldição aquino hebraico ela tá com um artigo é a maldição mesmo a tradição está correto é uma referência à maldição lá de eu ter o nome
capítulo 28 quando deus através de moisés disse ao povo se vocês me obedecer e as seguintes bênção giram sobre vocês aí vem a relação mas se vocês me desobedecerem recusarem os meus mandamentos as seguintes maldições virão ea lista é muito grande desejo de ter o nome 28 e lá no meio está aquilo que os judeus consideravam a maldição de todas a maior de todas que era serem deste rados serem mandados embora da sua terra perder a terra prometida isso já tinha acontecido antes fazia cerca de 100 anos que isso tinha acontecido deus tinha mandado a
maldição sobre eles e os expulsar da terra através da mão dos babilônios primeiro dos é dos moradores de dw da mesopotâmia depois os babilônios que vieram e os levaram e agora deus nos ameaça de novo e infelizmente porque eles não deram ouvidos no anos 70 o general tito na frente dos exércitos romanos entraram outra vez na nação de israel e espalhar os judeus pelo mundo todo até o dia de hoje a maldição a perda da terra por causa da desobediência a deus o que encheu a medida dos pecados foi que eles rejeitaram o filho de
deus jesus cristo no ano 70 então jerusalém assolado tempo destruindo os judeus espalhados por todas as partes do mundo na segunda tentativa dos judeus se revelarem 125 sob a liderança de um judeu chamado bar córdoba mas os exércitos romanos também esmagaram a na última resistência na fortaleza de massada acabaram com a resistência judaica eles espalharam até regressar em 1948 a nação ao povo de israel e somente uma pequena parte não tem muito mais judeu morando fora de israel do que em israel no dia de hoje mas então deus disse eu mandar areia maldição pra vocês
veja como deus considera sério pecado daqueles sacerdotes a maldição de terro que era considerado um castigo maior que podia acontecer com a nação a segunda ameaça está aí é ainda no verso 2 amaldiçoar ei as vossas bênçãos isso pode ser interpretado de duas maneiras primeiro que tudo aquilo que o sacerdote receber se dê bem seria mal diz o adu por deus o seu salário a vaquinha no pasto a acolher eta filhos aquilo que eram bênçãos na verdade deus iria transformar em maldição já pensou que coisa terrível você recebe uma coisa como se fosse benção de
deus na verdade transforma aquilo em maldição essa é a primeira possibilidade de interpretação a outra possibilidade é que deus iria transformar em maldição as bênçãos que o sacerdote dava durante o culto porque uma das coisas que o sacerdote fazia durante o culto era pronunciar a bênção sobre o povo de deus ea várias bênçãos no livro do deuteronômio livro de êxodo é vídeo a mais conhecida é a famosa bênção a única não é que é uma bênção é longa aqui que deus vá contínuo que deus te proteja seja porque as suas mãos o sustente então imagine
o sacerdote abençoando o povo e só que em vez de sair bênção dele que estava saindo para o povo maldição você gostaria de estar debaixo do pastorado de alguém assim que toda vez que ele tivesse já pensando na verdade está vindo a maldição se essa foi a interpretação correta como eu disse pode ser as duas coisas de uma outra as duas se essa interpretação correta o que deus estava dizendo é que ele não usa sacerdotes corrompidos para abençoar seu povo na verdade eles acabam sendo juízo para o povo aí do povo que tem um sacerdote
corrompido um pastor que perverteu o seu chamado um homem que está ali como lobo na verdade ele está sendo o canal de desgraça para a vida de muitos como nós vamos ver mais adiante aqui nesse próprio texto terceira ameaça ainda no verso 2 deixa eu falar um pouquinho mais ainda antes de passar para a terceira ameaça no final do verso dois eles amaldiçoar e as nossas bênçãos já as tenho amaldiçoado na verdade deus já estava fazendo isso explica talvez porque o povo estava naquela situação de calamidade não havia prosperidade nenhuma não havia crescimento não havia
libertação só angústia hostilidade dos vizinhos e eu disse isso ontem será que a razão pela qual isso não acontecia não é exatamente por causa do culto eu até disse ontem você já se perguntou se a razão pela qual as deus não responde às suas orações têm a ver com a sua atitude para com o culto a ele como você vê o culto a deus aqui você vê mais essa relação não é ver deus já estava amaldiçoando as bênçãos porque eles não propunham isso no coração isso aqui é aquele mandamento de honrar o nome de deus
eles não estavam colocando no coração aquele mandamento de honrar o nome de deus por isso o ministério deles já estava sendo motivo de maldição terceira ameaça verso 3 eis que vos reprovar ei a descendência castigo não somente sobre eles mais sobre os filhos deles reprovado descendência isso fazia muito isso era uma ameaça terrível para aqueles dias porque os sacerdotes se perpetuavam pela linhagem familiar que era filho de sacerdotes ótimo uma possibilidade de profissão na vida sacerdote ele era da família de levy ele só tinha uma profissão era ser sacerdote então não é que alguém da
tribo de judá de s estou me sentindo chamado por um ministério você acha que tribo julgar não não pode só pode ser da tribo de levi então os filhos dos sacerdotes iriam sacerdotes então quando deus diz que vai reprovar a descendência deles está dizendo eu vou terminar com o sacerdócio levítico eu não terei mais sacerdotes da linhagem de vocês porque vocês estão se corrompendo e de fato isso aconteceu com a vinda do senhor jesus o sul sacerdote segunda ordem de melquisedec uma ordem superior quando ele veio e se tornou o único mediador entre deus e
os homens acabou sacerdócio levítico deus não tem mais uma linhagem de sacerdotes que ministram diante dele porque nós temos o mediador entre deus e os homens jesus cristo nosso sumo sacerdote segundo uma linhagem superior a linhagem de melquisedec hebreus capítulo 4 capítulo 7 fala sobre isso quarta ameaça essa é irônica e 6 3 eis que você aprovaria descendência e agora vem a tirarei escremento ao vosso rosto escremento dos vossos sacrifícios e para junto destes sereis levados quando os animais eram trazidos para serem sacrificados então eles eram degolados o sangue escolhido todo jogado fora o sacerdote
desembolso shawa ele com a peixeira abrir na verdade os levitas é que faziam isso e sair atirando as tripas saia tirando o fato fel estou no coração a gordura o rebanho tirava o couro desossar vá ele tinha uma parte que era queimado ali no altar uma parte ficava com o sacerdote e uma outra parte era levada para fora do do santuário onde era queimada lá fora do taberna essa parte incluía algumas entranhas e especialmente um escremento sacramento é preciso traduzir todo mundo sabe que é descaramento né muito bem o que é que deus está dizendo
aqui é que ele vai botar a mão naquele escrementos e vai esfregar na cara do sacerdote pessoa deus fazendo isso na cara de pastores na frente do povo você quer saber o que é que eu penso de você virar esse incremento aqui é isso que você representa pra mim é isso que está fazendo no ministério é isso que você está sendo para o meu povo se uma pessoa tocasse nas fezes dos animais ela era considerada impura agora imagine alguém com as fezes passadas na cara ela tinha que ser tirada do tempo isso aqui é uma
maneira de deus dizer eu vou botar vocês pra fora do ministério que vocês estão impuros vocês estão com fezes de animais na cara é o final do verso não é isso final do verso 3 atirar excremento o vosso rosto excremento dos nossos sacrifícios e para junto deste sereis levado quando é que os crescimento era levado para fora do templo para fora do arraial e lá e o sacerdote junto com excremento rejeitado pelo ministério isolado por deus deus costuma dizer um rapaz tores às vezes diante da própria igreja quando eles deixam de cumprir a sua função
por isso é tão sérios e pastor é tão sério sem pastor infelizmente hoje por uma série de razões tem muita gente entrando no ministério que não deveria estar eu digo aos jovens geralmente você só deve entrar no ministério como sendo a última opção da sua vida você consegue ser um engenheiro vai ser um engenheiro se você consegue ser um motorista de táxi vai ser um motorista de táxi se você consegue fazer qualquer outra coisa na vida vá fazer esses só entre no ministério se deus lhe fato de arrastar para lá e vocês mas sim vêm
protestando vêm protestando deus me dá outra coisa para fazer não você vai ser pastor deus por amor de tudo eu faço qualquer coisa eu vou ser político não vai ser pastor então só venceu chama porque a quantidade de de gente que está no ministério hoje que nunca foi chamado por deus é muito grande a julgar pela quantidade de pessoas que abandona quando eu me formei a minha turma tinha 40 formandos em 1983 foi o ano da minha formatura 40 formandos última contagem que eu fiz dos 40 apenas 9 continua no ministério no decorrer desses anos
alguns abandonaram deixaram seguir um outro caminho professaram caíram como eu tô vivo eu não quero fazer parte dessa estatística né eu só vou ter certeza de que estou no grupo fim a quando morrer deus tem misericórdia de mim e dos pastores mas é muito sério muito sério acho que deus está dizendo aqui que ele faz com que eles honra o seu nome o que deus faz tudo isso porque ele trata com tanta celeridade a resposta está aí no verso 4 então vocês saberão que eu enviei esse mandamento para que a minha aliança continue com leve
diz o senhor dos exércitos estava fazendo isso sendo severo com os sacerdotes porque ele queria manter a aliança com levy que a aliança é essa que deus tão zelosamente estava querendo purificar e manter é o que é explicado nos versos seguintes versos de cinco versos 5 6 e 7 nós temos a segunda parte da passagem essa primeira parte foram as ameaças que deus fez aos pastores aos ministros corruptos e agora ele explica por que ele é tão zeloso é a que ele chama aliança de levi que vai do messi 15 até o resto 7 um
pouquinho da história do povo de israel para que a gente compreende isso aqui quando deus chamou a ação de israel do egito colocou como legislador e o irmão de moisés haram como sacerdote e deus fez uma aliança com aram de que ele e os seus descendentes seriam sacerdotes para ser a não era da tribo de levi e deus então escolheu a tribo de levi que era tribo de arão como sendo a tribo que proveria os sacerdotes para o serviço do tempo então há uma aliança de deus com a tribo de levi que atribuíram essa aliança
constituir constituir no seguinte deus destacaria tribo de levi de entre as 12 tribos de deus teria um cuidado especial com aquela tribo aquela tribo receberia o dízimo das demais tribos da nação de israel receberia uma porção de terreno onde eles pudessem plantar e cultivar para ter o seu próprio sustento e eles se dedicariam ao serviço de deus e nada mais eles seriam os guardadores do templo porteiros músicos poetas os que oferecem os sacrifícios que limpavam o templo os que dirigiram o cântico e os que instruíram o povo na lei de deus todo o serviço divino
estava a cargo da tribo de leve era uma tribo especial destacada entre as outras ele só fazia um ativo e isso passava de pai pra filho de geração para geração deus tinha um pacto com aquela tribo com aquele povo e teve um episódio narrado em números que uma certa ocasião quando o povo de deus lá no deserto se desvie ou dos mandamentos de deus se corrompeu com mulheres estrangeiras praticaram prostituição com mulheres pagantes fizeram um culto à os deuses pagãos então deus chamou os levitas e disse que quem estiver comigo vingue a deus agora eo
levitra chamado ela é zazá ele pegou uma lança entrou na na tenda onde um judeu estava deitado com a mulher pagã e atravessou os dois com uma lança e quando o povo viu o zelo de l azar pela palavra de deus aí o povo parou e deu sentou chamou é lesar e ratificou com ele essa aliança de que os levitas eram os guardiões do culto a deus e se eu quiser lá pelo templo de deus pelas coisas de deus com sua própria vida se fosse necessário essa aliança de deus com leve e como foi que
os levitas se comportaram quando deus fez aliança versus 5 a minha aliança com ele com leve e com seus descendentes foi de vida e de paz ou seja vocês são eleitos por mim como aqueles através de quem eu vou trazer vida e paz com meu povo era uma aliança de vida e paz os levitas seriam os instrumentos de deus para abençoar o povo com vida e compass aliança de vida e paz ambas gay eu para aquele temesse os levitas deviam temer a deus porque que responsabilidade de cuidar das coisas de deus com efeito a igreja
só como os primeiros sacerdotes se comportaram com efeito ele me temeu tremeu por causa do meu nome diante da responsabilidade diante da grandiosidade da tarefa enquanto que contém menino nem que entra num seminário teliz da vida sabendo de tudo achando que vai tirar de letra o pastorado o que é que leve os outros fizeram temeram e primeiro eu desconfio muito quando eu vejo um primeiro-ministro assim que sabe de tudo calouro nénão quem chama de primeira lista sabe de tudo e na sala de aula e até aquelas perguntas assim de bolso né tem um trechinho empinado
narizinho empinado parece que já sabe de tudo então eu desconfio muito quando eu vejo um jovem assim eu acho que ele via temendo e tremendo diante da responsabilidade como leve fez aqui tem muita gente que pensa que o ministério é só o pico ele ganha um dinheirinho extra durante a semana e no fim de semana ele temeu e tremeu 6.6 a verdadeira instrução esteve na sua boca foi isso que os levitas fizeram a princípio a verdadeira instrução eles eram os responsáveis pela lei de deus e durante os cultos e durante ocasiões especiais especialmente nas reuniões
da congregação que aconteciam mensalmente o povo toda reunião os levitas linhão a lei de deus e eles instruirão um pouco eles diziam estes são os mandamentos de deus ouve israel não faz isso não faz isso paraíso paraíso deve proceder dessa maneira nesse caso vocês têm que fazer assim e eles instruirão o povo na lei de deus e no começo como destaque a verdadeira instrução esteve na sua boca isso fazia parte do ministério deles segundo a injustiça não se achou nos seus lábios eles eram imparciais porque além de ministrar palavra de deus eles também eram chamados
para julgar os casos que havia entre o povo de deus eo julgamento era feito com base na lei de deus e eles então se importavam sem imparcialidade não favoreciam os ricos e poderosos e não diz favoreciam pobre mas a todos julgavam igualmente diante da lei de deus não havia justiça neles terceiro andou comigo em paz teve comunhão com deus andaram dois juntos se não estiverem de acordo andava em paz com deus como é importante para o pastor andar em paz com deus eo pastor anda em paz com deus o ministério dele vai bem os homens
podem não pode bem com ele mas ele está de bem com deus as coisas vão mudar andou em paz comigo quarto da iniqüidade apartou há muito gente isso aqui é a parte mais importante que o sacerdote tinha que fazer era apartar o povo da iniqüidade o homem estava cometendo adultério não faça isso se a parte da iniqüidade está escrito não adulterarás o homem estava sendo desonesto com seu vizinho não faça isso se a partir dessa idade está escrito não furtarás o homem estava falando mal do seu vizinho não faça essa iniquidade está escrito não dirás
falso testemunho apartar o povo da iniqüidade não é isso que o pastor tem que fazer porque a iniqüidade está presa o nosso coração nós somos cínicos por natureza e o mundo lá fora e nico à tentação de fazer o que é errado é muito grande qual é a função dos pastores é por isso que o nome é pastor que pastor luanda com o cajado para que serve o cajado gente exortar corrigir advertia admoesta e depois vêm curar consegue consolar a acariciar da fago fazer cafuné claro mas a função do pastor é evitar que as ovelhas
se desinflou que ao longo de voador tem falsos ensinos em falsas práticas têm atrações do mundo da iniqüidade apartou a muitos é isso que nós somos chamados a fazer para lidar com gente e gente pecadora nós mesmos sendo pecadores ajudar outros pecadores como nós não cairmos em equidade como é que há gente a parte da igreja da iniqüidade não é no grito na força nem com violência mas expondo a palavra de deus porque a fonte de autoridade do sacerdote era a palavra de deus não era nele mas a palavra então enquanto ela ensinava a palavra
mostrava a palavra o povo então ea sendo apartado da iniqüidade é o que diz o verso 7 ó porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento conhecimento aqui o conhecimento de deus e da sua boca devem os homens procurar a instrução porque ele é mensageiro do senhor dos exércitos o sacerdote era um mensageiro do senhor dos exércitos é aquele que deus havia colocado sobre o seu povo para que o povo viesse buscar a vontade de deus ou virar lei de deus a instrução do senhor o que deus me diz como eu devo proceder de
que maneira eu devo agir que decisão eu devo tomar deus se agrada nisso deus se agrada daquilo onde é que o povo tinha que buscar com aquele que era o mensageiro de deus aquele que tinha lei de deus quer o depositário dos oráculos de deus cuja boca guardava o conhecimento cuja função era apartar o povo da equidade o sacerdote o mensageiro de deus que função séria não é a função deles era manter a verdadeira religião viva e ativa ajudar o povo abençoar o povo proteger o rebanho expulsar os lobos trazer as ovelhinhas levantar os cansados
levantar os que precisavam de restauração trabalho duro difícil mas o que é que aquele sacerdote estavam fazendo agora vem a terceira parte em 10 18 mas vós tendes desviado do caminho gente quando os sacerdotes se desviam do caminho que eles devem andar aí você vê a consequência natal logo em seguida não precisa nem comentar e por vossa instrução tem desfeito tropeçar a muitos quando a instrução deveria apertar o povo da iniqüidade agora uma vez que os sacerdotes tinham se desviado era servir de motivo de tropeços porque ele não estava ensinando a palavra de deus com
verdade ele estava a ser imparcial ele se calava ele não falava nada tava só preocupado em manter o seu emprego preocupado em ocupar a função fazer aquelas tarefas mata-bicho todo dia não aguentava mais o cheiro de sangue matando o bicho todo o dia e não estava mais preocupado com o estado espiritual do povo não tava nem aí que canseira que enfado mês que eles diziam no capítulo 1 não estava mais estranho do povo na verdade era motivo de tropeço tem desfeito tropeçará muitos violastes aliança de leve diz o senhor dos exércitos por isso também eu
vos fiz desprezíveis indignos diante de todo o povo visto que não guardar estes os meus caminhos e os mostraste espaciais no aplicar diz a lei eu quero terminar com algumas aplicações para nós hoje antes é preciso fazer uma aplicação aliás uma explicação não há mais sacerdotes o levitas hoje é um erro pensar que o pastor os pastores das igrejas eles são sacerdotes isso é um erro grave pastores da igreja eles não são a continuação do sacerdócio do antigo testamento que no antigo testamento o saci é o sacerdote ele tinha a função de instruir o povo
na palavra de deus de fato tinha mas ele foi constituído particularmente para oferecer os sacrifícios ele era um mediador entre deus e os homens quando o povo queria falar com deus ele tinha que ir ao sacerdote trazer uma oferta o sacerdote então oferecia aquela oferta deus e clamava deus em favor do ofertante a ver todo o sistema de mediação que era simbólico de cristo uma vez que cristo veio e se ofereceu como sacrifício único complexo suficiente a deus ele mesmo se tornando o sacerdote mediador então não existem mais pessoas que sejam mediador entre deus e
os homens como os sacerdotes faziam no antigo testamento então o bastou ele não é um mediador entre a igreja de deus a oração do pastor não é mais forte do que a sua desculpa e os pastores mas não é porque a oração do pastor chega a deus da mesma maneira que a sua chega na mediação de jesus cristo tem muita gente que por aí hoje em dia no brasil a gente idolatra os pastores e dar a eles um local que eles decoração eles não querem às vezes eu fico até constrangido as pessoas ainda assim não
passou quero que o senhor e por mim e peço que você peça permite supor que eu oro e muito bem mas você não tá ou não topa' sou mais a oração do senhor tem que ser mais forte porque é mais forte é o que eu sei é pastor não mas se eu pedir talvez deus de eu tô pedindo não está me dando e subir num a questão não é assim é errado gente nós não temos mais sacerdotes e levitas na igreja de cristo todo o povo de deus é sacerdote todo o povo de deus é
levita isso que pedro diz na sua primeira carta capítulo 2 vós sois sacerdócio real nação santa povo dedicado a deus propriedade exclusiva dele então eu fico muito angustiada quando eu vejo nosso e se proliferarem bispos apóstolos autonomeados de que usurpa a titulação e se coloca como o dono da igreja de deus isso é ruim pra igreja isso é ruim para o rebanho como se fosse uma pessoa assim destacada a oração dos 318 homens de fé gente o nec país na escritura onde está isso nós só temos um mediador e um sacerdote que é jesus cristo
e nesse ponto nós nos separamos da igreja católica vocês sabem que a igreja católica pensa diferente a igreja católica vê os ministros católicos o sacerdote como sendo na linhagem do sacerdócio tanto é que como é que ele chama uma missa o santo sacrifício da missa porque na hora que eles estão pronunciando aquelas palavras em latim o sacrifício de cristo está se repetindo na teologia católica então o padre ele é visto como sacerdote nesse sentido para nós cristo já realizou o sacrifício de uma vez por todas por isso o pastor não é sacerdote isso aqui não
é altar isso é um público que a gente chama de altar né o irmão quer aplicar a vida vem ao altar ainda aquela impressão da linguagem do antigo testamento não gente isso passou-se concluiu jesus cristo o altar do que nós participamos agora é a mesa da ceia do senhor lembrança dele o pão eo vinho em memória do sacrifício completo que ele já fez dito isso agora vamos compensar o outro lado mesmo que deus não tenha mais sacerdotes hoje todavia ele colocou na sua igreja pastores e mestres para conduzir orientar e deu a eles a responsabilidade
de guiar o rebanho então embora esses pastores e mexes eles não são sacerdotes não são mediadores vamos gente absolutamente igual a vocês inclusive na teologia evangélica não tem essa nomenclatura leigo e clero isso é nome natura católica os protestantes acabar com essa distinção entre leigo e clérigo porque pra nós tudo é sagrado na igreja medieval da idade média católica foi feita essa distinção o sacerdote era considerado o clero era considerado santo destacado é um sacramento é um dos sete sacramentos da igreja católica ser padre então o padre era visto como uma pessoa superior os outros
eram leigos isso fazia parte da visão católica de que o que era da igreja era santo eo que não fosse da igreja era profano se você por exemplo perguntar se alguém na idade média coloque aqui nessa coluna santo o profano é comer um churrasco profano e para a igreja santo é um tal diz um santo assisti a um jogo de futebol pro fundo então entendi o mundo era dividido em sant profano os protestantes velho disseram não tem isso não a bíblia diz que quer com mais de bairro faz outra coisa qualquer fazer tudo para a
glória de deus se você não puder fazer para a glória de deus então não faça tem coisas que não dá pra fazer para a glória de deus não é eu vou embriagar para a glória de deus bacana até cair para a glória de deus vou torcer pelo corinthians não isso aí pode não tão dizendo que santo para a fama eu vou fazer nós acabamos com essa distinção porque porque pra os reformadores qualquer atividade da vida ela é santa você pode ser um marceneiro para a glória de deus o motorista de táxi para a glória de
deus um médico para a glória de deus e um pastor para a glória de deus então não tem mas essa distinção o pastor não pode ser visto como o clero o homem mais santo não toquei dos fugidos do senhor sabe aquela história ele é um homem do povo chamado para servir a deus a administração da sua palavra dito isso nós temos que lembrar que deus chama pessoas a quem ela a quem ele responsabiliza pelo culto e pelo andamento da igreja a bíblia se refere a eles como pastores mestres presbíteros diáconos a várias nomenclaturas que a
bíblia usa mas sempre a função é essa é ser instrumento de deus para abençoar o povo através da sua palavra do culto a deus e agora vem em decorrência disso aquilo que eu falei no início o que se ensina dos princípios do culto no antigo testamento eles valem também para nós nos dias de hoje portanto a função dos pastores quanto ao culto são estas pensando na aliança de levi e tudo que nós ouvimos aqui zelar para que o culto esteja de acordo com a palavra de deus instruir o povo na palavra de deus apartar o
povo da iniqüidade andar com deus não praticarem justiça e ser um mensageiro de deus usando de misericórdia sempre lembrando que ele está sujeito a cair como qualquer outra pessoa aqui eu preciso terminar introduzindo um princípio que eu devia ter falado desde ontem mas dá tempo ainda vocês perceberam que todo esse zelo de deus pelo templo pelo pelo culto a ele se resume nesse ponto aqui deus quer que nós o culto emos em conformidade com a sua vontade revelada ou seja deus revelou na bíblia determinados princípios que devem ser seguidos com relação ao seu culto alguns
desses princípios deus é o centro do culto nós só cultuamos a deus não culpamos outra pessoa não cultuamos a outros deuses não contamos maria num culto anos os anjos e não cultuamos aos homens não damos honra aos homens mas somente a deus deus é o centro do culto também um outro princípio do culto deus quer ser ator do espírito nós não adotamos a deus através de imagens através de representações através de coisas físicas as únicas coisas físicas representativas que deus deixou para que nós nos achamos do culto que foi a água do batismo e o
pão eo vinho da ceia tirando essas três coisas deus não determinou mais nada no culto dele então eu não posso introduzir objetos no culto o coisas visíveis no culto através das quais eu pretendo adorar deus porque deus não mandou fazer a diferença aqui já faz uma pergunta pra vocês vela no culto acender uma vela vermelha para usar no culto pode ou não pode onde é que tá na bíblia proibido há exatamente a resposta é essa o problema não é muita gente vai dizer pode porque a bíblia não proíbe mas a pergunta tá errada a resposta
está errado na verdade a questão vai ser a resposta que nós temos que é a seguinte não pode porque deus não mandou então a resposta não é pode porque não é proibido a resposta tem que ser não pode porque deus não manda que nós só podemos culto alô de acordo com aquilo que ele manda no país o que não é essa contenção aqui de malaquias com o sacerdote não é essa briga de deus com o povo e não é questão de boa intenção porque todo mundo tem boa intenção e boa vontade mas é uma questão
de certo e de errado é isso que nós chamamos do princípio regulador do culto o que regula o culto a palavra de deus eu só posso cultuar a deus de acordo com o que ele revelou o que deus revelou quais são os elementos de culto quando a gente lê o antigo testamento e um novo a gente conclui que os elementos de culto são os louvores a deus a leitura da palavra a pregação da palavra administração das ordenanças do batismo e da ceia do senhor coleta há dúvida sobre isso comunhão dos santos pronto não tem mais
um elemento de culto no novo testamento no velho você não vai encontrar entram ou sempre a luta da igreja é se aproximar no seu culto o máximo possível da bíblia sem acrescentar a ele aquilo que deus mandou e sem tirar dele aquilo que deus mandou então da mesma forma que eu acho que aqueles que querem introduzir no culto por exemplo dança litúrgica teatro que são coisas que deus nunca mandou não fazia parte do antigo testamento e não do novo e eu acho que isso é uma créscimo humano ao culto por mais bem intencionada que seja
eu também acho que está errado aqueles que por exemplo querem dizer que nós não podemos ter coral no culto que nós só temos que cantar os salmos que nós não podemos ter instrumentos musicais tem gente que acha que não pode ter isso também eu acho que o erro está indo por outro lado também então sempre o alvo é esse o que a bíblia ensina sobre o culto como eu devo prestar o adeus de que maneira o devo servir a deus é isso que malaquias desejo aqui e se o alvo da igreja sempre sempre se reformando
em busca de um culto público que seja agradável a deus amém gente que desafio para nós é ea gente nunca vai conseguir a medida certa mas sempre vai pender para um lado e pastores vezes o outro mas a luta sempre essa de manter a igreja caminhando nos trilhos da revelação divina nós vamos orar nesse instante agradecer a deus por sua revelação e em seguida vou passar a palavra ao ao pastor cleiton para o encerramento desta primeira parte o deus tu sabes que do fundo do coração nós queremos te adorar a beleza da sua santidade proclamar
as nações a tua grandeza que tu reinas que não há outro deus além do senhor nos ensina a ter o senhor como centro da nossa adoração a não nos desviamos ao senhor para motivações outras ajuda nos a não adorar outros deuses eram constituídos no nosso coração secretamente o rennes soberano e novamente em nosso coração anos um culto puro seja de acordo com a tua vontade elimina os acréscimos humanos e dá-nos coragem para enfrentar suas dificuldades que certamente encontraremos o nosso desejo de purificação em nome de jesus amém vamos dar vamos dar continuação a nossa a
nossa exposição de malaquias 2 e agora nós vamos pra segunda parte do capítulo começando verso 10 até o verso 16 eu queria que você abrir sua bíblia e acompanhar essa leitura do capítulo 2 de 10 a 16 assim a palavra de deus não temos todos nós o mesmo pai não nos criou o mesmo deus porque seremos desleais uns para com os outros profundo aliança de nossos pais ajudar tem sido desleal e abominação se tem cometido em israel em jerusalém o que ajudar profano ao santuário do senhor o qual ele ama e se casou com adoradora
de deus estranho o senhor eliminará das tendas de jacó o homem que fizer tal seja quem for e o que apresenta ofertas ao senhor dos exércitos ainda fazer existe sobre o altar do senhor de lágrimas de choro e de gemidos de sorte que ele já não olha para a oferta e nem aceita com prazer da vossa mão e perguntais por que por que o senhor foi testemunha da aliança entre ti ea mulher da sua mocidade com a qual tu foste desleal sendo ela atua companheira ea mulher da tua aliança não fez o senhor um mesmo
que havendo nenhum pouco de espírito e por que somente um ele buscava descendência que prometera portanto cuidar de vós mesmos e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade por que o senhor deus de israel diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência em suas vestes diz o senhor dos exércitos portanto cuidar de vós mesmos e não sejais infiéis jogar mais uma vez pedindo a orientação do espírito santo pará a leitura exposição da palavra nosso deus nós estamos diante do senhor na mediação de jesus em nome dele nós pedimos
que o bendito espírito santo - instruir na tua palavra que nós possamos daqui tirar lições preciosas para a nossa vida possamos ser desafiados a mudar aquilo que precisa ser mudado eu peço que o senhor levante os abatidos encorajem os desanimados corrija o cerrado se confirme os que temem e acima de tudo o que tu receba a nossa a glória que nós queremos tentar o que tu és digno dela observou a nossa oração em nome de jesus amém no capítulo 11 dilma 5 conforme nós já vimos deus respondeu aquela pergunta cínica do povo em que é
que o senhor nos amou a resposta de deus foi a 6 jacó e aborreci esaú depois nos versos 6 a 14 do capítulo 11 deus através de malaquias denuncia os sacerdotes que estavam trazendo para o sacrifício animais defeituosos profanando culto a deus e oferecendo a deus um culto fora do padrão taqueiro que ele tinha determinado no capítulo 2 de 11 a 19 nós vimos já hoje à noite na primeira parte como deus adverte os sacerdotes através de malaquias que vai castigá los porque eles quebraram aliança de levi que era aliança levy tica se desviaram das
suas funções especialmente da pregação fiel da palavra de deus tudo isso aponta para a grande importância eo valor que deus dá ao culto e agora no capítulo 2 de 10 a 16 deus avisa o povo que não aceita o culto deles como deus diz s pode parar aqui eu não vou aceitar a oferta de vocês eu não quero a oferta de vocês e o povo pergunta por que porque já não recebe da nossa oferta com prazer a resposta de deus é que eles estavam quebrando a aliança casando com mulheres estrangeiras e se divorciando da primeira
esposa o ponto aqui dessa passagem ea relação dela com o culto é é a preocupação de deus com a identidade ea pureza do seu povo e isso está ligado ao culto que ele é aceitável ou em outras palavras a relação que existe entre a nossa vida e oculto que nós prestamos a deus eu disse que nós temos que fazer uma distinção entre a nossa vida como culto e o culto público que prestamos a deus tem coisa que cabe no em que não cabem no outro e vice versa mas há uma relação também entre a minha
vida e o culto público que eu ofereço a deus e essa relação consiste nisso e que deus nos chama para cultuar lo mas o culto tem que ser a expressão pública daquela piedade consagração e obediência que eu tenho em particular e só é aceitável a deus o culto que lhe é prestado por pessoas que de todo o coração o amam e querem fazer a vontade dele se não é aquilo que nós chamamos de cultura hipócrita e aqui malaquias vai na mesma direção de profetas como isaías o capítulo um desaire as é de fato uma peroração
de deus deus está entretanto o povo e dizendo assim quando vocês vêem aos meus atos que convidou vocês eu não aceito os cânticos de vocês não aceitam o sacrifício de vocês vocês vão primeiro lavar as mãos purificar os seus caminhos e depois vocês vêem arrasou comigo ainda que seus pecados sejam vermelhos como scarlat eles se tornaram brancos como alan você encontra esse tipo de exortação isaías do profeta amós do profeta mikeias em que essa relação entre a nossa vida e o tudo é muito estabelecida no novo testamento você vai encontrar da mesma forma jesus dizendo
aos seus discípulos no segundo monti que se eles trouxerem diante de deus a sua oferta e ali lembrarem que o seu irmão tem alguma coisa contra ele que devia parar a entrega da oferta saí reconciliar se com o irmão voltar e continuar o culto e nos nos livros que os nas cartas que os apóstolos encontraram essa relação também é percebida especialmente na primeira carta aos coríntios capítulo 11 quando paulo fala de que muitos dos membros da igreja de corin porque estava vivendo uma vida de embriaguez uma vida de prostituição e vinham participar da mesa do
senhor eles estavam comendo e bebendo na verdade juízo para si por isso que paulo diz que as pessoas tem que se examinar para participar da mesa do senhor por que participar de maneira indigna ea indignidade aí seria uma vida em pecado uma vida longe dos propósitos de deus isso só transformaria aquilo que seria um meio de graça a seia num caminho de juízo de condenação então você vai encontrar na bíblia toda do começo ao fim esse princípio que deus quer que nós o adoramos e que a nossa oração seja fruto de uma vida consagrada e
de uma vida de obediência de uma vida que é vivida de acordo com a sua vontade ea disse que humala que se trata aqui nessa passagem que nós lemos aqui ele denuncia duas coisas da parte do povo e que influenciava o culto primeiro casamento com mulheres estrangeiras mulheres que não eram do povo de deus não era só uma questão de raça era também uma questão de religião toda mulher judia só tinha uma religião era o monoteísmo de a ver era o monoteísmo do deus de abraão de isaac e de jacó era religião do povo de
deus uma mulher que não fosse judia amalequita filistéia caneta ela teria uma outra religião ela adoraria outros deuses então não é um problema de kenia casamento interracial é um problema de casamento inter-religioso coisa que deus havia proibido ao povo de israel no antigo testamento com muita clareza agora o que estava acontecendo era que o povo estava casando outra vez com mulheres de outras nacionalidades e portanto mulheres que adoravam outros deuses essas mulheres estavam sendo trazidas para naturalmente para suas famílias para dentro do povo de deus e elas estavam participando ou indo participar é do culto
a deus quando isso naquele tempo não era permitido segundo o pecado denunciado aqui era o divórcio de você a se sem nenhuma razão válida só com o propósito de se casar com essas mulheres estrangeiras parece que até alguns sacerdotes estavam praticando isso também então tudo isso aqui é denunciado por malaquias no contexto do culto e eu penso que esses dois assuntos são da mais alta relevância para nós hoje não é questão do casamento nisto num o quando falo isto é de crente ou descrente ea quebra da aliança com o divórcio também o divórcio é um
problema hoje muito sério e vamos ver o que é que nós podemos aprender aqui hoje à noite em com graça de deus primeiro lugar então a questão dos casamentos mistos que vai do verso 10 até o verso 12 dias começa a deus na verdade falando através de malaquias por aqui a palavra do próprio profeta o profeta que está argumentando com o povo ele começa com uma pergunta a pergunta é se não temos todos nós o mesmo pai não nos criou o mesmo deus porque essa pergunta não tem uma resposta fácil mas tudo indica que ele
está querendo dizer o seguinte o mesmo deus que nos criou nós os homens judeus foi o mesmo deus que criou também as mulheres judias as mulheres do povo de deus as mulheres ele traz então nós temos todos o mesmo pai os homens e as mulheres do povo de deus e temos todos o mesmo criador e o mesmo mestre elas são parte do povo de deus elas são parte da família de deus elas estão diante de deus tanto quanto nós não nos criou mesmo deus mesmo pai desculpe não temos nós o mesmo deus nos criou mesmo
deus e aí vem a pergunta por que então já que temos o mesmo pai e fomos criados pelo mesmo deus por que então nós seremos desleais uns para com os outros profundo aliança de nossos pais tom o argumento de malaquias é o seguinte na hora que você repudia a sua mulher judia não é você casou com uma israelita que é têm o mesmo pai que você adora o mesmo deus foi criado pelo mesmo deus que fez uma aliança diante de deus e é isso que o casamento é uma aliança que é feita entre um homem
e uma mulher na presença de deus por isso é chamado de aliança então por que você seria desleal com ela ela é do povo de deus é sua irmã cristo foi criada pelo mesmo deus invoca o mesmo pai mas você está sendo desleal com ela então o argumento de malaquias aqui é baseado na doutrina da allianz que deus tem um pacto com o seu povo deus tem uma aliança conosco no novo testamento essa aliança foi ratificada pelo sangue de cristo aliança permanece nós somos o povo da aliança igreja é o povo da aliança de deus
e essa aliança é celebrada no batismo e é celebrada na ceia do senhor e é anunciada pela pregação da palavra e ela é publicamente expressa no culto que nós prestamos a deus então aliança está ela é a base da igreja a igreja é o povo com quem nem deus tenham allianz e nós fomos então menos uns dos outros na hora que nós estamos quebrando a aliança que fizemos no caso com esse deus repudiando a nossa mulher a mulher para casar com outra que não é da aliança nós estamos sendo desleais é isso que está dizendo
aqui no verso 10 o repetir a passagem não temos todos nós o mesmo pai tá falando dos homens e das mulheres não nos criou o mesmo deus porque seremos diz reais uns para com os outros aqui provavelmente o contexto é o casamento porque queremos deslize para com o nosso cônjuge profanando aliança de nossos pais ou seja a aliança que deus fez com os nossos pais e que nós ratificamos e celebramos também no casamento a eles porque está fazendo essa pergunta do verso 11 judar tem sido desleal e abominação se tem cometido em israel em jerusalém
porque ajudar profano ao santuário do senhor o qual ele ama e se casou com adoradora de deus estranho então esse é o problema não é tudo está resumido aí no final do verso 11 quando ele diz que ajudar ajudar aqui é uma expressão que designa todo o povo de israel se casou com adoradora de deus estranho literalmente no hebraico essa expressão adoradora de deus estranho é filha de deuses ou de deus estranho e faz sentido nós não dizemos que somos filhos de deus os pagãos também são filhos dos seus deuses então o ponto aqui na
deslealdade que malaquias aqui está apontando é que os filhos de deus se casaram com filhas de deus estranhos quebrando aliança isso nos remete lá pra gênesis 6 você se recorda daquele episódio em que diz que deus é se entristeceu grandemente se arrependeu de ter criado ou c o os homens porque os filhos de deus começaram a casar com as filhas dos homens essa mistura o problema não é que deus é preconceituoso nem nós trata se de manter pura a religião que deus nos deu e uma vez que essa religião enfraquecida com entrada de pessoas na
família que não partilham da mesma fé pode haver então o enfraquecimento da religião imagine o que é criar os filhos você crendo em deus e no evangelho e no senhor jesus mas a sua esposa ou seu marido não levar para a igreja instruir e educar enfraquece o cristianismo enfraquece a igreja à medida que existe essa essa mistura e e eu eu preciso ter cuidado aqui para não dar a impressão de qualquer preconceito desprezo ou pensar que nós somos um pouco um povo superior aos pagãos porque isso não é verdade nós somos seres humanos e quais
passamos pelas mesmas necessidades mas a questão é que eu tenho uma religião que eu considero a coisa mais importante da minha vida e que eu gostaria que meus filhos andassem nesse caminho e que é preciso alguém que pense como eu para educar os filhos no caminho conduzir a família nesse mesmo caminho se trata disso eu não consideraria o fato de que uma pessoa crente casa com uma pessoa que é descrente como sendo um pecado passível de uma disciplina da igreja volta pra fora da igreja eu não acho que seja que chegue a esse ponto mas
eu acho que no mínimo é necessário orientação e alertar sobre os riscos que se corre eu sei que muita gente vai dizer assim pastor mas no meu caso eu casei com uma mulher que não era crente e depois ela veio pra igreja para cada caso em que isso funcionou e lhe mostro 3 em que não funcionaram não mas eu ganhei meu marido pra cristo você ganhou mas eu conheço 5 que não ganharam que vive no inferno uma dificuldade muito grande então é um risco é é é é eu não vou eu estou tentado a dizer
é tentar a deus dizia assim deus eu sei que o senhor não gosta mas eu vou casar com ele na esperança do senhor vai convertê-lo quase sendo que 70 a deus mas não vou dizer não tá perto mas eu não vou dizer mas que com certeza não é o caminho com certeza não é eu sei que aí vão aparecer os argumentos pastor mas não tenho na igreja né os homens que têm na igreja está tudo ocupado na já têm namorado já está casado e tudo mais é o que às vezes acontece que a gente coloca
o casamento como sendo a coisa mais importante da vida da gente a gente coloca é o seguinte paradigma é só serei feliz se eu casar se ou não casar eu serei extremamente infeliz então tem pessoas que fazem o coloca um casamento como sendo a fonte da sua felicidade e eu penso que o erro é aqui tem muita gente que teria sido mais feliz se não tivesse casado a bíblia contempla a possibilidade do dom do celibato uma pessoa ficar solteira e pura é só ficar solteira ficar solteiro e puro né amiga contempla a possibilidade do celibato
como sendo uma alternativa para o cristão primeiro coríntios capítulo 7 fala claramente a respeito disso jesus também se referiu a isso e mateus 18 quando ele fala do seu núcleo sou de pessoas que estão preparados para viver dessa maneira então o que eu quero dizer é que casar não não é uma coisa tão primordial da sua vida que você esteja disposto a quebrar a aliança com deus para conseguir isso pode ser que o resultado não vai ser o que você esperava então é isso que ela está dizendo aqui o alvo de deus é que nós
tenhamos famílias fortes uma religião forte uma igreja forte e pra isso nós precisamos então é procurar alguém que creia como nós cremos no mesmo deus esteja dedicado também é um serviço a deus como eu estou no caso aqui no verso 11 é malaquias chama de abominação e profanação aí veja isso essas duas palavras no verso 11 judar foi desleal porque foi casar com adoradora filha de deus estranho cometeu abominação e profissional santuário por que aprofundou o santuário o santuário eo local onde o culto se realizar então tinha uma lei que impedia que se processe os
gentios' para dentro do santuário para resolver esse problema a um pouco depois do tempo de malaquias na época dos macabeus eles criaram o templo dos gentios' é um espaço muito grande que ficava fora do santuário onde quem não era judeu o dia e ficar ele não tinha o direito de entrar no santuário que era um local onde se fazem os sacrifícios onde estava a presença de deus expressa na arca e o ministério dos sacerdotes então os agentes não podia entrar no templo de deus ah ah ah se não me engano é uma informação arqueológica que
disse que os judeus até mesmo dar uma plaquinha na entrada do do santuário não é dizendo avisando aos gentios que se eles passassem daquilo ali eles seriam mortos então tal era o zelo que eles tinham pelo pelo santuário então pelo que malaquias está dizendo aqui os sacerdotes ou o povo de israel estava levando essas mulheres padrões para dentro do santuário o que se viu então uma profanação do culto a deus essa é uma das coisas que eu acho que não passou para os nossos dias eu não creio que você estará profanando primeiro lugar porque nós
não temos mais santuário né nós somos o povo de deus é o santuário de deus não temos mais um local um edifício uma construção que a gente chama de santuário porque isso era o templo do antigo testamento que era simbólico e típico da igreja não temos mais um santuário e também deus acabou com essa cepa só entre judeu e gentil qualquer pessoa em qualquer lugar que professe o nome de jesus em espírito e verdade esse povo de deus independente da sua raça então eu não considero uma profanação do templo você trazer convidar para o culto
o seu cônjuge que não é crente num crer que isso se aplica para os nossos dias porque muita coisa mudou aqui não temos mais santuário não temos mais a distinção entre judeu e gentil e assim por diante todavia o princípio permanece o mesmo a gente pode não chamar de profanação mas com certeza não vai ajudar o fortalecimento da igreja pode trazer pra ser evangelizado ouvir a palavra de deus a se tornar um de nós a minha igreja abraça chama quer e traz a todos mas pode ter certeza de uma coisa de que é casamentos dessa
natureza eles acabam enfraquecendo a vida familiar enfraquecendo a igreja de deus e trazendo uma série de dificuldades eu quero dizer também que não é o pecado sem perdão eu estou aqui pra colocar culpa sobre você que casou com alguém que não é crente eu não vim aqui pra lhe condenar eu o voto posso até orar pela conversão do seu marido da sua esposa mas eu acredito que o que você poderia fazer era pelo menos se conscientiza de que talvez não tenha sido o melhor caminho de deus na sua misericórdia ele transforma os nossos erros e
usa para a sua glória mas é que pelo menos aos seus filhos vocês se olha eu fiz isso e eu sofri muito e eu não quero que você passa pela mesma coisa que eu passei pelo menos aos seus filhos você ensina o caminho do senhor corretamente para que eles não vão não siga o mesmo caminho talvez que você tenha seguido então isso enfraquece de fato o culto a deus e veja qual é o impacto que isso tem no culto a deus no velho testamento verso 12 isso era punido com um castigo muito sério verso 12
o senhor eliminará das tendas de jacó o homem que fizer tal seja quem for e o que apresenta ofertas aos em outros exércitos quem quer que fosse até aquele que apresenta as ofertas que apresentava as ofertas o sacerdote então nem os sacerdotes estavam isentos dessa responsabilidade o que nos diz que talvez eles estavam os próprios sacerdotes estavam se casando com mulheres pagam as mulheres estrangeiras que adoravam outros deus às vezes acontecer que a mulher convenciam israelita adorar bal era muito comum naquela época ninguém subestime o poder feminino você às vezes já vi muito a acontecer
pessoa está firme na igreja casou com a moça descrente tempo vai passando o tempo vai passando e ele some da igreja certo poder feminino de persuação é muito grande e então ele parou de ir à igreja por conta da mulher sendo nenhum também acontece o contrário né a moça se casar com um rapaz que não é crente e ele começa a votar dificuldades dificuldade enfim ela acaba desistindo e pára de ir para a igreja também então a preocupação de deus para que isso não aconteça o senhor vai fazer isso bom aí o próximo ponto aqui
começando no verso 13 a questão agora fica mais grave porque a gente está vendo que não era só gente solteira que estava casando com mulheres estrangeiras parece que os israelitas estavam se separando da sua mulher israelita pra casar com mulheres estrangeiras peço 13 os judeus vão chorar no altar porque não estava entendendo porque deus não aceitava o culto ainda fazer isso cobrir iso altar do senhor de lágrimas de choro de gemidos de sorte que ele já não olha para a oferta nem aceita com o prazer da moça permitam aqui dá uma sugestão alternativa de tradução
que eu acho que fica mais é fiel e que já inclusive é adotada ela ele veio se alguém tem aí vê essa tradução vai seguir aqui vai ver que ela traduz diferente pra mim traduzir corretamente em vez de dizer no verso 13 cobrir o altar do senhor de lágrimas de choro de gemidos de sorte que ele já não olha para oferta e níveis traz porque ele já não olha para a oferta porque é que os israelitas estavam chorando e chamando lágrimas num altar é porque deus já não estava mais aceitando a oferta deles e porque
deus não estava aceitando a oferta deles porque eles estavam casando com filha de deus estranho à relação entre a vida familiar e oculto havia um enfraquecimento da família o povo de deus e da verdadeira religião deus não estava aceitando culto deles porque há uma relação entre a minha vida familiar as decisões que eu tomo pra minha família e oculto que eu presto a deus os israelitas estavam lá chorando derramando lágrimas e lágrimas em cima do altar de deus é o senhor porque se eu não a ser mesmo aquilo que eu estou oferecendo de deus disse
por que você está aprofundando o meu santuário porque você casou com filha de deus estranho então era essa a razão pela qual deus não estava aceitando culto deles eu já não olha para oferta nem aceita com prazer e aí verso 14 e perguntais porque aí vem aquela reação do povo de israel que nós notamos desde o início do livro que é de fazer pergunta capciosa quando ele já sabiam a resposta de deus dizendo que não estão aceitando curto de você como não como assim deus naquela cara assim espanto se não está aceitando o nosso culto
que nós fizemos de errado como o que vocês fizeram de errado vocês sabem que vocês fizeram de errado vocês conhecem a lei de deus vocês conhecem a minha vontade e estão perguntando porque não estou respondendo às orações de vocês porque eu não aceito de vocês é claro que vocês sabem e mesmo assim deus ainda dá uma resposta veja a resposta dele continuando aqui no verso 14 resposta é essa porque o senhor foi testemunha da aliança entre dia mulher da sua mocidade com a qual tu foste desleal sendo ela tua companheira ea mulher da tua aliança
resposta de deus é eu não estou aceitando culto de vocês porque além de vocês terem casado com adoradora de deus estranhos vocês fizeram isso se separando da mulher de vocês o que ele chama aqui vocês foram desleais com a mulher da sua mocidade atua companheira ea mulher da tua aliança isso aqui é espantoso os judeus tinham se casado na mocidade com mulheres israelitas da mesma religião temente a deus mas agora atraídos pela beleza ou qualquer outra promessa feita por mulheres pagãs eles estavam sendo desleais com a sua esposa para casar com essas mulheres a coisa
é mais grave ainda não é mais grave em primeiro o conceito de casamento eu sei que casamento hoje é um conceito que caiu em desfavor na opinião pública por vários motivos a revolução sexual dos anos 60 o movimento feminista que disse para as mulheres que casar cuidar da família ter filhos tem um marido isso é um sistema de escravidão dos homens é assim que os homens escravizam as mulheres e que na verdade era estarão felizes se não se casar em seguir uma carreira e se tiverem sexo apenas sem compromisso aliás uma das estreias em são
paulo agora é de um filme chamado sexo sem compromisso que narra a história de uma mulher profissional uma profissional liberal é o profissional aí que a resolve não se apaixonar por ninguém e ver sexo somente como uma coisa ocasional ter sexo só passados a necessidade biológica mas não quer compromisso com ninguém e ela não consegue resistir ao que é óbvio ela acaba se apaixonando né ela acaba gostando de alguém então o filme mesmo feito por uma produtora secularizada retrata a realidade que é o fato de que seres humanos não conseguem separar sexo da sua vida
emocional porque as duas coisas estão ligadas o sexo foi criado para ser feito com quem amamos no contexto do compromisso e da allianz e todas as vezes que as pessoas querem sexo mas não querem compromisso então acaba acontecendo esse tipo de coisa mas o que está em voga hoje é ficar efe viver juntar ter vários companheiros e tudo mais e isso acaba trazendo problemas nós já estamos vendo sinais disso há grandes preocupações com isso por exemplo na europa onde isso é levado muito a sério a seop a europa continuar no ritmo que está acontecendo com
um número menor de casamentos de mulheres tendo filhos eva vai acabar europa porque o índice de natalidade é muito inferior à o índice de mortalidade quer dizer tá morrendo muito mais gente do que está nascendo na europa e no brasil a coisa já tá no mesmo já está diminuindo o o o número de filhos por família as mulheres se casam - elas têm menos filhos e daqui a pouco né como é que vai ser da raça humana o que causou tudo isso o movimento feminista o movimento homossexual a revolução dos anos 60 sexual e uma
série de outras coisas que têm contribuído para que o casamento ea família sejam vistos como sendo coisa do passado retrógrada uma forma de escravidão não para nós o povo de deus que ama deus e recebe a sua palavra sabe que a família é uma instituição da parte de deus que ele fez para o bem da raça humana para a sua preservação para a felicidade do seu povo para a preservação da sua igreja e portanto ela tem que ser respeitada o casamento foi feito para durar o casamento foi feito pra ser uma expressão da relação entre
o amor de deus e à sua igreja é isso que paulo faz quando se refere ao casamento como sendo um tipo da relação de cristo da igreja refere o capítulo 5 então o casamento é sério para nós é muito séria e nós precisamos então levei dessa maneira tava lendo uma pesquisa recente ela não é tão recente assim foi feita anos seis anos passados eu acho que se fosse feita hoje seria muito pior que foi feita com jovens que foram criados na igreja não é jovens que vieram do mundo e se tornaram crentes enquanto os jovens
mais jovens que foram criados na igreja a pesquisa foi feita com igrejas de todas as linhas de postais não pentecostais históricas que inclui batistas presbiterianos e luteranos motoristas enfim tudo o que se chama de evangelho ea conclusão foi estarrecedor mais de 50% dos jovens a pesquisa foi entre jovens de 12 a 18 anos mais de 50% deles já tinham tido sexo antes do casamento vai desse número 30 por cento tinha um parceiro fixo outros tinham parceiros irregulares assim quer dizer que tinha que ficar né vários já tinha ido pro motel direto então os pastores a
gente pode às vezes querer fazer de conta que está acontecendo na igreja da gente mas acho que o pastor levar um susto se ele começa a perguntar quando é que os jovens da igreja dele vão um sábado à noite e eu quero que eles entendem por namoro uma coisa é séria casamento é uma coisa séria e nós precisamos ter cuidado com isso tudo acaba impactando também o culto o culto a deus essa deslealdade e ele explica então essa deslealdade veja só o verso 15 porque deus é contra o divórcio deus é contra essa deslealdade a
fragmentação do casamento descaso para com o casamento esse verso 15 é provavelmente o versículo mais difícil de interpretar do livro de malaquias e eu vou dar uma das interpretações plausíveis que eu acredito que é menos problemática tá certo o verso que diz assim não fez o senhor um mesmo que havendo nenhum pouco de espírito e por que somente um ele buscava a descendência que prometera portanto cuidar de nós mesmos e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade essa parte final do versículo portanto cuidar de vós mesmos e ninguém seja fiel para a
mulher da sua mocidade é fácil de compreender e é isso mesmo que você lê é o que você entende o que você lê é isso aqui a dificuldade é a primeira parte eu creio que a primeira parte está dizendo o seguinte que deus tornou o homem ea mulher em uma só carne conforme o livro de gênesis nos diz mesmo que sobrasse para ele o espírito pra fazer tudo de novo uma nova raça diferente como ele poderia ter feito complicou ficou pior né deixa eu explicar de outra maneira eu vou ler agora de outra maneira lei
veja o texto comigo não fez o senhor um ele está se referindo à criação de adão e um aqui é o ser humano adão que inclui homem e mulher tá deus fez um o que lhe qual o contraste é que o contraste por exemplo pode ser com os anjos quando deus criou os anjos deu já criou os anjos no número determinado de final deles existem hoje tanto os anjos quanto existiram no dia em que deus os criou se deus criou 3 bilhões de anjos lá na eternidade hoje existe 3 milhões de anjos anjos não se
duse ele já foram criados no número fixo da raça deles mas deus fez diferente com a raça humana ele criou um casal ele criou o primeiro casal primeiro homem a primeira mulher mesmo que volte o texto havia nele um pouco de espírito sobrando você pode traduzir assim mesmo que houvesse em deus mais espírito sobrando ele não soprou ele não fez um boneco e não sofreu nenhum ele o espírito de vida sobrava espírito em deus para que ele tivesse feito dezenas de bonecos e só parado mas ele não fez ele fez um somente ainda que tivesse
espírito sobrando pra ele pessoa prado 1 bilhão de bonecas se ele quisesse desculpa linguagem mas é isso que o texto querendo dizer que entendo mas por que deus fez isso ea pergunta é por que somente 1 por que ele não criou já a raça humana toda a resposta ele buscava a descendência que prometer porque deus criou assim por que deus havia planejado desde a eternidade que através da linhagem humana viria aquela descendência na qual seriam benditas todas as nações da terra é por isso que ele fez um casal que se reproduz que se reproduz que
se reproduz até virou descendente de adão e eva esmagaria cabeça da serpente por isso que a família é importante ela faz parte do plano redentor de deus e é por isso que ele é contra o divórcio porque o divórcio quebra isso é por isso que ele é contra sexo antes do casamento é por isso que ele é contra qualquer coisa que diminua o valor da família a conclusão aí no final do verso 15 portanto cuidar e de vós mesmos fica atento à família existe por isso deus instituiu a família com esse objetivo só período lógico
escatológico faz parte do plano dele cuidar de vós mesmos ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade agora tá pra ver né o verso 16 por que o senhor deus de israel diz que odeia o repúdio essa é única passagem da bíblia onde nós temos a expressão do que deus sente com relação ao divórcio repúdio aqui é o de vossa voz e repudiar sua mulher e pôde ao seu marido não quero mais vai embora se segue o seu caminho eu sigo meu deus disse que ele odeia o repúdio por que ele odeia o
repúdio a resposta está no versículo anterior porque desde o início ele fez um homem mulher é uma unidade uma bio unidade porque o que ele queria dessa evidência que ele prometera e cada vez que na igreja ao repúdio o divórcio a separação isso é um golpe no plano de deus no propósito de deus isso vai contra milita contra o ideal de deus nós sabemos os efeitos do de voz da separação do repúdio nos filhos na família na sociedade o próprio mundo lá fora sabe disso de vez em quando sai reportagens dizendo é que os filhos
de pais divorciados eles é quem mais sofrem as pessoas de você horas até que mesmo que elas possam depois de ter um outro uma outra com o casamento seja melhor do que o primeiro mas sempre vai ter as sequelas e assim por diante de deus odeia o repúdio não só repudia ele diz aí também aquele que cobre de violência as suas vestes é uma expressão difícil de entender pode ser interpretada de várias maneiras se a gente for aplicar o contexto talvez seja o que repudia a sua mulher e o faz violentamente podemos incluir aqui agressão
física o abuso físico e psicológico contra o cônjuge portanto conclusão do verso 16 diz o senhor dizer cuidar de vós mesmos e não sejais infiéis a fidelidade é o que deus quer aqui quais são as lições que nós podemos tirar aqui pra nós a várias delas a primeira que eu queria trazer aqui é a preocupação de deus com a identidade do seu povo com a pureza do seu povo a manutenção da verdadeira religião ea seriedade com que deus olha a questão da família nós nunca podemos enfatizar isso demais é sempre necessário voltarmos a esse ponto
a importância de todas estas coisas segundo a segunda coisa aqui é muito embora eu eu não vejo base bíblica para classificar o casamento misto como sendo um pecado mortal todavia casar-se com quem não compartilha a mesma fé em jesus cristo é no mínimo um atentado ao plano de deus de ter um povo pra se uma família pra se que o adoro em espírito e em verdade você está indo contra o propósito de deus pode saber disso eu sei que você está preocupado o preocupada com a sua felicidade você vê o casamento como sendo a porta
para ser uma pessoa realizada e feliz creio que você pensasse nisso outra vez que nada nessa vida é tão sério e tão gente que tinha que colocar você na contramão daquilo que deus está fazendo aquilo que ele diz à vontade de deus servir a ele é a coisa mais importante da sua vida uma palavra que está casado com quem não é crente como eu disse não é o fim do mundo não é o pecado imperdoável muitas coisas podem ser feitas se o marido não quer largar o osso ea esposa consente morar com você não deixe
não abandone seu cônjuge descrente por conta do evangelho se ele consente ficar se quer ficar não seja você que vai pedir a separação fique seja uma bênção olhe por aquela pessoa a deus promete ter misericórdia compaixão daqueles que o temem não é pecado final terminal sem perdão o único pecado sem perdão na bíblia é a blasfêmia contra o espírito santo e não acho que casamento misto é isso outra coisa que nós aprendemos aqui é a questão do divórcio o que deus sente a respeito do de voz o divórcio é permitido na bíblia sim nós não
somos católicos catolicismo romano não aceita o divórcio em hipótese nenhuma porque vê o divórcio como sacramento o que é um erro teológico muito grave nós também não vemos o divórcio como sendo a solução ideal a bíblia fala que o divórcio é permitido pela dureza de coração e no meu entendimento eu não estou sozinho nessa compreensão há somente duas situações em que o divórcio é permitido na bíblia o primeiro é quando a adultério comprovado adultério e mesmo assim isso não significa que o divórcio é obrigatório quando estou tratando com casos em que houve adultério e as
pessoas vêm conversar comigo e o caso é adultério a minha orientação nunca em primeiro lugar eu conheço um bom advogado vamos levar isso em resolver o assunto vamos proceder à separação derrama o primeiro tratamento é se arrependimento se a mudança de vida se há reconhecimento da parte culpada e se a parte que foi traída está disposta a perdoar e tentar conviver a reconciliação o perdão conheço vários casos em que isso funciona e funciona até o dia de hoje de uma restauração então há o fato de que houve adultério não obriga o divórcio se porém a
parte ofendida não consegue conviver e eu compreendo e deus compreende então ela pode pedir o divórcio mas só nesse caso e ela pode casar outra vez no caso segundo caso que eu entendo que a bíblia fala é quando há um abandono obstinado da parte do descrente primeira coríntios capítulo 7 quando paulo diz seu descrente quisesse apartá que se a parte nesse caso não está sujeito à escravidão meu irmão nem a irmã o abandono aqui é o abandono irremediável que não tem solução a pessoa simplesmente foi embora largou lá abandonou andou a mulher abandonou os filhos
abandonou o marido se ele simplesmente foi embora então não sendo possível a reconciliação tão o divórcio nesse caso é permitido fora estes dois casos eu não conheço outros em que a bíblia é permite eu sei que no período de perguntas e respostas vocês vão trazer as exceções netão nós vamos esperar o período de perguntas e respostas para responder a isso porque eu preciso terminar aqui porque é que isso tudo é importante porque estas coisas atingem diretamente o culto a deus é uma igreja marcada por lares divididos casamentos desfeitos filhos que não são criados no caminho
de deus é uma igreja fraca e oculto portanto não é um culto do qual deus se agrada um culto seja digno de deus oferecido por um povo que o ama de todo o coração e que o ama acima de todas as coisas como eu disse tudo isso desemboca no serviço espiritual que nós prestamos a deus como comunidade da mesma forma que o casamento misto não é o pecado imperdoável o divórcio pela razão errada também não é o pecado imperdoável há perdão a reconciliação ea restauração e nós sempre podemos começar de novo eu sei que há
consequências graves às vezes elas têm que ser suportadas mas é pra que nós nos lembramos que a obediência traz a bênção mas a desobediência traz consequências também é isso que a palavra de deus nos ensina vamos agora então aqui meus irmãos encerrando esta noite eu quero pedir senhor agora pelos casamentos e pelas famílias aqui representados eu quero pedir senhor primeiro lugar pelos maridos que são responsáveis pelo lar ora por eles para que sejam sacerdotes líderes espirituais ora pelas esposas o deus que lhes diz fidelidade compromisso contínuo hora pelos solteiros aqueles que gostariam de casar mas
não tiveram oportunidade satisfações o seu coração em ti para que não faça loucura e não desobedeçam à palavra de deus por prazeres momentâneos aventuras que só trarão de sabor ao final se o guarda os namorados o deus aquele casal que está envolvido em intimidade só deus reservadas para o casamento tenha misericórdia livros nossos jovens o deus das tentações mundanas ora por aquele casal que está brigado com desavenças que não dormem na mesma cama já tanto tempo ao senhor tenha misericórdia do teu povo para que tudo seja honrado glorificado quando o teu povo é feliz quando
o teu povo está forte que o povo está alegre recebe toda a glória portanto envia o teu espírito santo cura restaura transforma senhor da luz de fato famílias fortes para que a tua igreja o teu povo seja instrumento teu aqui nesse país em nome de jesus amém amiga ó senhora quem eu viver mas minha ninguém que eu quero mexe com o teu espírito
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