o que ele chama de racismo estrutural veja só em geral é a gente a gente compensa o racismo a gente já pensa numa violência direta contra uma pessoa negra quanto uma pessoa indígena é enfim contra o cigano ponto judeu mesma violência direta ou seja é como se ofendi alguém quando você impede diretamente entrada de alguém certo ambiente é quando você paga um salário menor ou seja é a discriminação enquanto essa ordem direta entretanto é pode compreender o racismo o que deve entender o racional com o fenómeno conjuntural porque posso falar se num fenómeno conjuntural eu
quero dizer com isso fosse um fenômeno uma anomalia a gente geralmente trata o racismo com uma patologia social ou então como uma patologia mesmo atribuindo aqueles que são racistas alguma algum tipo de problema é intelectual ou mental ou mesmo de caráter enfim a gente costuma tratar é o racismo com uma anormalidade o que a noção que as estruturais estrutural coloca que o racismo não é algo anormal é algo normal normal no sentido de que nunca a gente aceitar mas é que o racismo independente aceitar ou não ele constitui as relações no seu padrão de normalidade
ou seja o racismo topo a frase ano até o o criciúma a walna e hopper do é quando eles dizem que o neoliberalismo é uma forma de racionalidade eu quero acrescentar o racismo é uma forma de racionalidade é uma forma de normalização de compreensão das relações é uma forma de é o racismo ele constitui não só as ações conscientes mas constitui também aquela porção que a vítima inconsciente eu quero dizer e eu quero um exemplo disso é dono do racismo quanto modo de estrutura social como funcionamento normal da vida cotidiana é bom dar dois exemplos
quando fala de estrutural estou falando de basicamente de três dimensões do racismo entendido essa perspectiva que não é da patologia é seu foco a gente tem uma patologia eu tô falando de economia foram de política estou falando de subjetividade são esses três pontos constitui que eu chamo de estrutural são três pontos é em que eu tenho o constrangimento em que os indivíduos são constrangidos e que faz parte da própria dinâmica com que eles vivem cotidianamente vamos pegar por exemplo campo no campo da gopro economia no brasil por exemplo é todo mundo reclama da carga tributária
brasileira é uma reclamação geral na verdade que reclama mais são os empresários e aí a gente começa a ver uma distorção é porque os grandes empresários é é são proporcionalmente aqueles que os grandes empresários aqui os mais ricos são os que menos pagam o tributo mas são os que mais reclamam é e o que menos depende dos serviços públicos que exatamente são pagos por meio da tributação que são financiados pela tributação mas agora vejam só pesquisas recentes demonstram que o grupo social mais afetado pela carga tributária no brasil são as mulheres negras o que é
impressionante mas porque isso porque existe uma política deliberada o estado brasileiro de tributar mulheres negras não é porque às vezes a estrutura o sistema tributário funcionando na sua normalidade ele normalidade digo do jeito que ele é constituído funcionando de acordo com as normas estabelecidos tributário brasileiro as condições de igualdade que coloca a mulher negra no final na base lá no finalzinho da pirâmide social por que por que as mulheres negras são aquelas que recebem os menores salários como a tributação brasileira estruturada fundamentalmente para decidir sobre o consumo e sobre o salário as pessoas que ganham
menos e que também consome são aquelas que não paga proporcionalmente mais então vejo com isso é formando uma cabeça eu ganho pouco mora em lugares de grande vulnerabilidade o ganhar pouco cria privações que vão gerando tensões familiares tensões sociais que tornam as pessoas mais propensas a ser vítimas de algum tipo de violência então a gente consegue estabelecer uma relação estrutural entre entre o baixo salário das mulheres negras a constituição do sistema público tributária só tem representatividade mulher negra às portas das mulheres negras não são elas não são elas não tomam corpo a ponto de tornar
a política social política pública então vejo que juntando tudo isso a gente consegue entender por exemplo outros dados são assustadores por exemplo o fato de que entre 2003 2013 é a violência contra as mulheres brancas recuou quase 10% 9 contra 8 por cento choque em compensação a violência contra mulheres negras aumentou 54 6 por cento o que explica isso não ser uma condição estrutural a condição de funcionamento normal das instituições agora o que espanta e eu acho que essa é a questão mais fundamental de como racismo ele é estrutural e ele é estruturante das relações
sociais e da formação do sujeito é que não há mesmo entre as pessoas que não aceitam esse tipo de violência qualquer tipo de ação política efetiva para se voltar contra isso ou seja nós de alguma maneira naturalizamos a violência contra pessoas neles a sociedade naturaliza a violência contra pessoas neles a morte de jovens membros sistematicamente nas periferias não causa choque não causa um choque é como deveria causar o assassinato de pessoas é estima-se que de de todos os jovens mortos nos últimos anos 77% jogos sejam sejam jovens negros o fato de do encarceramento em massa
atingir pessoas negras e jovens negros isso não causa espanto o fato de pessoas negras freqüentar em certos ambientes e isso causar espanto também demonstra o quanto nós naturalizamos ausência de pessoas negras também que em certos locais ou seja é impressionante quando se assiste em 2004 diante assistir uma novela é ou então se existe uma sessão no supremo tribunal federal ou se assistir uma sessão do congresso nacional a observar que a maioria das pessoas ali presentes daquelas posições são pessoas brancas com causa um choque na sociedade é como se sabe se sabe ser racional sabe-se que
52 da população brasileira se declara negra então vejo a espaços onde só existem pessoas brancas ou espaços em geral espaços de poder de decisão mas 52% da população brasileira ou seja quase um dado estrutural é um dado que é um dado que constitui as próprias as nossas relações a pergunta é é é possível mudar isso se um dado encontra se constitui ou seja porque vejo é da mesma maneira que você tem o racismo estrutural racismo estrutural ele tem ele tem um ele tem uma assim ele tem um outro efeito e tem outros sintomas sintoma que
dá sobre as pessoas que não são negras pessoas brancas que é exatamente naturalizar sua condição enquanto pessoa branca se a branquitude é então ou seja o branco os e branco se torna regra o senegal se torna exceção o branco não tem raça quem tem raça negra seja é tanto ser brancos e negros são construções sociais e que são vivenciados a partir de certos privilégios estruturalmente estabelecidos tá enfim é nesse sentido a luta contra o racismo e portanto a luta pela transformação social pela pela construção de uma sociedade melhor passa necessariamente pela luta contra o racismo
na sua dimensão estrutural o que significa que deve se abrir mão de privilégios para que a luta contra o racismo seja uma luta efetiva é uma luta pra se desconstituir o ato de racismo estrutural a gente poderia estar falando por exemplo de machismo é que também estrutural a condição do homem no privilégio é masculina e também estruturas relações sociais e daí se a gente conseguir juntar racismo componentes economia já consegue perceber claramente o como o racismo ele é um elemento fundamental de todas as formas de exploração econômica