boa noite gente muito obrigado pela presença de todos é eu comentei com alguém aqui que é você depois de um dia de trabalho nem parar pra assistir palestino havia muita coragem né é eu estou grato como eu disse na presença dos amigos irmãos e ao suporte aqui ela ganha mineira muito obrigado pipe equipe todo mundo é isso é um momento histórico assim para nós de certa forma que apesar da gente está aqui em bh e já tem um tempo né e eu conheço em mãos vários lugares tal é a primeira vez que uma além da
esperança é que aí não conta aí porque eu sou pastor de lá é mais a primeira vez que a igreja abre as portas de uma forma tão plena com a ajuda e suporte tudo pra lá abrir aqui em bh então isso para nós conta entrou com a nossa história é gente é porque nós estamos falando sobre revolução afetiva o que é isso afinal de contas talvez alguns tenham visto os vídeos vinhos que a gente lançou por aí uns vídeos caseiros recebi vários feedback de pessoas me explicando como gravar vídeos caseiros depois aqueles vídeos sabe foi
muito instrutiva experiência é mais enfim já está explicando nem tentando explicar o que é essa revolução afetiva eu quero explicar um negócio aqui quando a gente às vezes não abrir a gente pára para estudar a bíblia temas da fé a gente faz isso então é agora no carnaval a gente teve um estudo de da carta aos romanos ficamos quatro dias estudando romanos detalhadamente mas às vezes em abrir a gente pára para fazer a análise cultural que é tentar entender o mundo e aí as pessoas às vezes estressam que ela só se nossa mas é muito
complicado então o evangelho é simples gente o evangelho simples mas a gente é complicado e por isso quando a gente pára para interpretar a sociedade a vida contemporânea as coisas ficam complexo complexas então eu vou pedir muita paciência e de todos porque o que a gente vai fazer de hoje até sábado é basicamente isso no final a gente vai fazer uma discussão mais ampla sobre a resposta cristã mas é que a gente vai fazer é um esforço de compreensão que tentar entender é como a sociedade atual funciona desse ponto de vista da afetividade e isso
nos leva para o nosso outro ponto é que hoje nós vivemos uma era em que as emoções ea auto expressão se tornar um centro organizador da vida de muitas pessoas existe uma espécie de religião da autenticidade emocional rodando e e ela tem várias estruturas de suporte você aprende a cultuais nessa religião na escola em filmes românticos em novelas literatura é o modo como entretenimento de fim de semana muitas vezes são feitos seus pais te ensinam isso em casa existem políticas voltadas para isso existem abordagens de empresas hoje de grandes corporações é no sentido de que
de fazer um marketing voltado para valores e afirmando esses valores para ganhar ressonância com o público é então é o negócio de grandes proporções e e não é tão fácil de identificar porque não existe uma estátua da divindade da afetividade da auto expressão em algum lugar né pra você olha aquela é a divindade que a gente não acredita nela é uma coisa disseminada espalhado e gente uma das eco dos resultados da emergência dessa religião da auto expressão o emocional foram mudanças políticas quando o antigo debate aí de esquerda direito ante esse antigo debate político foi
é transformado alterado pela mp por esses novos valores da afetividade isso desnaturou o debate político tradicional alterou esse debate político e gerou uma situação de muito stress então uma coisa que muita gente observou sempre houve briga política debate político mas o impacto emocional disso hoje é muito diferente dos últimos a ter principalmente por causa das redes sociais nos cruzamos e e emergiu então no debate político uma discussão sobre afetividade moral e essa discussão sobre afetividade moralidade veicula vários temas dessa nova religião civil que está se desenvolvendo esse debate veículo essas questões por isso ele vem
pra frente então esse debate hoje tá tá no esporte esse debate está na na questão da relação de psicologia e religião da esfera pública é dos limites da educação é e isso está na discussão sobre a vida na empresa também algumas questões emocionais estão no centro da discussão hoje no mundo corporativo e então existe essa questão de afetividade moralidade sendo colocado e nós entendemos que é uma visão cristã di como relacionar a afetividade moralidade ações por isso aí aos poucos mas num primeiro momento eu eu vou usar as idéias de tanta raiva que é um
sujeito assim um cara contemporânea e muito genial influente é de origem judaica mas não têm uma fé em deus é mais ele tem uma interpretação muito útil muito interessante o que está acontecendo agora a gente vai usar como ponto de partida para levantar as questões que a gente quer levantar sobre afetividade e moralidade qual é o problema que a gente quer trazer para vocês gente o problema é a alteração na relação entre princípios e sentimentos existe uma mudança na forma como conceder essas coisas há alguns anos é atrás de 2015 e setembro de 2015 é
o dia da rádio já tinha escrito o livro que ficou famoso por conta disso a gente vai falar daqui a pouco junto com o do que 9 ele lançou um artigo é numa revista bem conhecida e neo muita gente acompanha online the atlantic então estou sempre lendo artigos de lá entre lançou esse artigo the code of america online e aí o subtítulo que é o seguinte em nome do bem-estar emocional estudantes universitários estão crescentemente demandando proteção de palavras e idéias que eles não gostam e aqui está porque isso será desastrosa para a educação e para
a saúde mental então isso é um ponto que o dj ride tem defendido bastante mas é isso aconteceu a vanessa fala um pouco disso é a mãe não bastante sobre isso amanhã quando em alguns algumas universidades americanas começou a prática de criar ou de impedir falas públicas que ferem os sentimentos e o sentido de valor dos alunos ou de alguns alunos de alguma melhoria e de bloco depois disso a criação de espaços seguros para as pessoas é se recomporem diante de um colecionador mento dos seus valores ou do seu universo então por exemplo vai vir
alguém dá uma palestra que vai fazer sei lá que supostamente seria é chauvinismo machista então é de repente algumas mulheres e alguns jovens rapazes vamos sentir muito ofendidos por isso eles vão para um lugar que tem uma salinha que você tem isso grandes universidades americanas em que você tem tapetes você têm almofadas tempo fiz você tem bichos de pelúcia e tem pessoas ali pra te ajudar e nem fazer carinho conversar com você pra você dá conta de aguentar enquanto as pessoas estão dando aquela palestra ofensiva lá no outro departamento e aí você fica lá até
aquele horário e outro em outros momentos do dia se vai lá pra você poder dar conta de aguentar que existe no mundo pessoas malignas né e dizendo coisas malignas por aí então é isso é um dos fenômenos mais teve vários outros então isso é um problema que adianta raid é é levanta e isso é um exemplo é wanessa vai focar isso amanhã na palestra dela então mas com isso acontecer essas coisas estudantes começaram a exigir proteção contra falhas porque aprenderam involuntariamente a usar as próprias distorções é que ele está falando da terapia é punitivo comportamental
tenta corrigir em termos simples muito estudante universitário estão aprendendo a pensar de forma distorcida e isso eleva a sua probabilidade de se tornarem frágeis ansiosos e facilmente ferido como esses é o 30 right o look 9 como eles trabalham usam essa abordagem é terapêutica o que eles descobriram examinando os comportamentos que estão surgindo a universidade que tem vários comportamentos que nessas terapias são considerados patológicos que lá são os procedimentos normais para supostamente ajudar as pessoas a ficarem bem então é a opinião deles é que são é práticas patogênicas mesmo deixar o pessoal doidão agora tem
muita gente apontando estes problemas quem já não ouviu e falando sobre é política de identidade deve-se lembrar dessas estações de mark lá por volta dos anos 80 a política de esquerda deu lugar a uma pseudo política da auto consideração e da alta definição crescentemente estreita e exclusive vista que agora cultivado em nossas faculdades e universidades o principal resultado disso tem sido empurrar os jovens para dentro de si mesmos ao invés de puxá los para fora como ao mundo mais amplo isso nos deixou diz preparado para pensar sobre o bem comum cada avanço da consciência identitária
liberal marca um retrocesso da consciência política liberal marília é um democrata então ele defende as posições do liberalismo progresso como se diz nem sempre eu pude sair o partido republicano mas a ele escreve esse livro no final do ano é retrasado uma série de artigos depois de o livro porque ele apresentou a tese que deixou o pessoal do partido é democrata maluco né ele defende que trampo que é um republicano foi o deveria ser foi eleito por causa dessas políticas que ele chama de políticas da alta consideração política de identidade são políticas que existem pra
trazer reconhecimento e afirmar emocionalmente grupos minoritários e indivíduos essas políticas geraram uma geração de jovens na opinião de marina que não consegue pensar política em termos de bem comum em termos coletivos mas deus do meu grupo o primeiro apenas isso não gera um sentimento de solidariedade para fazer com que os americanos votem no partido democrata então ele diz o seguinte vamos defender as minorias vamos mas pra isso a gente tem que ganhar a eleição e para ganhar eleição a gente tem que dizer alguma coisa que sirva pra todo mundo e não só para a minoria
mas pra isso a gente tem que ter um sentido de bem comum e se o nosso único discurso é a violência política dos grupos opressores nós não temos um discurso de bem comum porque nada nos une então a gente perde eleição e o partido republicano nunca mais saí de lá até a gente resolver esse problema exatamente a mesma coisa aconteceu no brasil que aconteceu em outros países o mesmo processo e tem problemas né dos dois lados não entrando médico aqui esse livro em português recomendo bastante o progressista de ontem e de amanhã quando a gente
fala que de liberais agitavam de progressistas ok no contexto brasileiro seria um progressismo contexto americanos são os liberais progressivos que é um pouco diferente mais gente é o vejo um ponto do líder existe um mergulho dentro desse mergulho que esse mergulho dentro de si uma preocupação com seu próprio estado sua vida interna como encontrar a auto-expressão a política na opinião de marina ficou psicologizar da rede tem a ver com a tal revolução afetiva é um dos efeitos dessa revolução efetiva mudança na forma das pessoas pensa até mesmo a vida política então o problema está aí
não é um problema assim que a gente está vendo um monte de gente vê esse problema ele é um problema que tem alcance civilizacional não é só um problema de vida interior é um problema do modo como os padrões morais são expostas a sociedade organizada é um problemão negócio grande e pé e piotto o j-20 sábado ainda hoje anta raid é ele então propõe uma teoria para explicar porque estão acontecendo esses conflitos e dá alguma ideia para nós de como aconteceu essa nova política da alta consideração essa política psicologizar nada então a gente vai gastar
um tempo aqui gente apresentando a teoria do dj right vai fritar um pouquinho os neurônios aí mas é uma coisa extremamente interessante esclarecedora get right é um phd em psicologia social professor onde está dividindo agora tá foi quando construía teoria né agora ele trabalha com ética no mundo corporativo na universidade de nova york e é um cara da psicologia experimental neco é uma coisa que ele mesmo comenta no livro que não tem muito poderia ter mais da américa latina então existe uma briga pessoal é da américa latina acha que a psicologia americana é muito é
cientificismo pragmática empirista e o pessoal de lá acha que aqui ela o pessoal faz pouca ciência é muito ideológico também um debate e até mencionou no livro mas a área dele é psicologia experimental então seu livro dele que tem uma tradução em português mas me falaram que ela é meio assim dependente não sei se está boa mas é um ele eles fizeram muitos experimentos ao longo de muitos anos experimentos geniais para entender como funciona a personalidade então é realmente uma obra simm em pronto pra e 500 fala então desenvolver essa teoria da da mente moral
nem a mente moralmente brighthouse mais lentamente right o seu sentido mais de sua moral é quase moralista é porque pessoas boas se dividem por política e religião o nível de 2012 então ninguém menos que eduardo wilson fundador da sociobiology um dos maiores biólogos evolutivos do século 20 disse que elogiou muito o livro uma síntese impressionante de psicologia social análise política e reflexão moral ele realmente não é o que a teoria dos fundamentos morais então ele apresenta três princípios da psicologia moral contemporânea que ele organizou foi ele que inventou isso aqui é um campo de investigação
hoje à mente é dividida como um condutor sobre o elefante e o trabalho do condutor é servir ao elefante a mais na moralidade do que dano e equidade a mente moral é como uma língua com 6 receptores e 3º moralidade liga e cega bad boy de andróides né liga e cega seres humanos são 90% de fânzeres 10% abelhas jeito eu sei que dá pra entender nada essas três frases aqui mas nós vamos explicar cada uma delas né então o elefante o condutor a mente dividida como condutor sobre o elefante e o trabalho do elefante o
trabalho do condutor é servir o elefante então a tese muito simples é que a gente tende a pensar que a mente controla as emoções controla o corpo e assim por diante digo assim a razão nem a vontade racional controla as emoções controla o resto mas na prática se você observar a coisa não é tão simples e boa parte do tempo você diz para si mesmo para fazer uma coisa e faz outra por sua vida é constituída de uma série de padrões comportamentais e reações que são automáticos cheio de automatismos e vários níveis e você não
controla todo esse processo é complexo demais e rápido demais então a tese deles é de que não é que não existe uma vontade racional mas a vontade do racional e bom condutor do elefante elefantes ismar jipão lugar o condutor só consegue ajudar o elefante aí consegue controlar o elefante total - ele pode acalmar o elefante a certa altura e o elefante por uma confiança numa conexão com o condutor ele acaba e obedecendo em sete situações mas não dá para o condutor colocar o elefante exatamente onde ele quer tem uma negociação entre o condutor o elefante
isso é uma coisa importante é que é você precisa desenvolver uma ciência sobre é como você funciona nesse sentido e você prevê inclusive as suas próprias desobediências porque é de lá do elefante é ele é bastante autônomo então isso tem a ver com a própria visão de moralidade segundo ele a moralidade não é algo que é uma derivação da nossa capacidade racional simplesmente então isso é uma tese bem evolucionária que a psicologia bom não é revolucionário porque a rigor ela começa no século 18 essa tese mas ela ficou muito tempo suprimida e agora foi retomada
a idéia de que as emoções entre e as instituições estão na base da nossa vida moral à moralidade não é igual à racionalidade à moralidade é muito feita de sentimentos existem sentimentos morais eles estão operando aí você pode às vezes é o raciocínio vai para um lado e seus sentimentos morais vão pra outro então às vezes você quer dizer que uma coisa é certa mas que continua sentindo que é errada e aquilo tem vários efeitos e tem o contrário também você quer dizer que uma coisa errada mas se você não consegue realmente achar errado sentir
mal com aquilo a base da nossa moralidade e intuitiva embora ela possa ser mudada pela razão adianta a rádio crítica teoria de desenvolvimento moral particularmente do piaget do kohlberg que são famosa e não pessoal de psicologia desenvolvimento da área de educação nem todo mundo estuda isso mas ele tem uma edição a crítica muito bem construída contra a idéia de que a essência do homem seria a racionalidade e é basicamente racional e que o processo envolvendo a criança é o processo de e abandonando-a os meus sentimentos o egoísmo é e o convencionalismo para constituir juízos morais
autônomos e os juízos morais autônomos racionais ou construídos quando a criança julga o que é melhor numa situação considerando o que seria melhor para cada um é compra quem é do direito é como se cada criança de repente tivesse tivesse um john rawls dentro de si ea europa israel a em certa altura energia e ajudar essa pessoa a negociar com outras crianças e encontrar padrões universais racionais ali então ele tinha influência de kant inclusive nisso então a irracionalidade seria basicamente um resultado de aprender a pensar racionalmente em grupo seria basicamente isso e não estaria baseada
em emoções e sentimentos e tal só que os caras vieram muitos experimentos e chegam e eventualmente a mostrar que isso é falso na verdade é falsa então é se você pode incomodar se usa muito ea gente tem que ver o que esse cara são dizendo que eles são realmente dizendo que a teoria do desenvolvimento moral e ágeis ela está revoltada por causa das evidências de que o impacto de intuição e emoções na construção do universo moral é muito maior do que se imaginava então é isso o fato só que por muito tempo né eu o
o o piaget diante com br a foi nos anos 60 principalmente a contribuição dele pois vieram outros mas isso essas idéias deles reforçar um consenso liberal na no estudo da psicológica e particularmente na educação que descartava da investigação temas como autoridade hierarquia tradição porque isso seriam padrões impostos às crianças que na medida em que elas vão se desenvolvendo moralmente azul abandonando e superando essas coisas então é a investigação sobre a importância disso na desenvolvimento moral e meio que ficou de fora então isso é uma questão foi levantada mas assim é e se formou esse é
um ponto de partida o livro importante que tem que refutar primeiro essa teoria do vento moral para depois apresentar a teoria 9 e uma das fontes a teoria nova foram as idéias de richter fred fala antropólogos da universidade de chicago que na opinião dele as teorias de piaget conversou desenvolvimento moral e se eram muito ocidentais elas foram construídas num contexto em que os valores máximos são autonomia individual mesmo ea equidade como esses valores são valores civilizacionais é a psicologia do desenvolvimento nesse período pesquisa isso ela investiga isso e meio que ela encontrou o que estava
procurando só que a antropologia é cultural ea é a apsi contrologia que essa área do show ele que começou a desenvolver e vai descobrir outras formas de desenvolvimento moral e outras culturas vão levar um questionamento desses padrões é que estão por trás da nossa educação contemporânea na idéia do protagonismo do aluno né e da autonomia moral e tal eu vou começar a questionar é a validade dessas idéias todas as sociedades devem solucionar um pequeno conjunto de questões para ordenar a sociedade sendo mais importante como equilibrar a necessidade de indivíduos grupos a maioria da sociedade escolheu
resposta sócios entre cá colocando as necessidades de grupos e instituições na frente e subordinando as necessidades dos indivíduos em contraste a resposta individualista coloca os indivíduos do centro e faz da sociedade o servo do indivíduo então a gente está presente em vários níveis hoje às vezes não é anunciado mas às vezes é enunciado por exemplo você pegar o livro é o princípio da efetividade do direito de família do ricardo calderón um dos mais importantes nessa área então se você procurar definição de família dele lá as definições ele vai dizer com toda a abertura com toda
a clareza é o de forma explícita que oa função da família feliz idade do indivíduo ele fala isso então isso é anunciado em textos jurídicos hoje em textos pedagógicos mas também está no popular nem está na disseminado na na imaginação moral ordinário mas o que o senhor vai mostrar é que você tem várias sociedades no bonfim é que ele vai mostrar muita gente mostrou sortes antropologia e meio que colecionou é que muitas sociedades não colocam o indivíduo em primeiro lugar mas o bem comum coletivo quando se coloca os indivíduos em primeiro lugar antes da sociedade
qualquer regra o prática social que limite a liberdade pessoal à liberdade do indivíduo pode ser questionado então se você tem um paradigma individualista concentrado indivíduo conceitos morais que relativiza a importância do indivíduo e favorece o coletivo dão a impressão de imoralidade por causa do da lente que está sendo usada para interpretar aquelas coisas então ele coloca particularmente isso se uma regra não proteger alguém do dano não pode ser mora moralmente justificada é só uma convenção social em outras palavras sejam ouvidos por aí se eu estou fazendo uma coisa que não faz mal a ninguém não
pode ter nada errado nisso não podem dar errado porque não faz mal a ninguém pronto o que acontece quando o pessoal foi fazer pesquisa empírica para ver como funciona a intuição e os sentimentos morais das pessoas o que o pessoal descobre seu resultado universal que é isso não satisfaz a intuição do indivíduo como não funciona que os nossos sentimentos morais são muito mais poderosos do que essa justificativa e muitas coisas a gente considera errada mesmo não causando dano a ninguém então um exemplo assim interessante que puxei e pesquisou em várias culturas né e é isso
aí foi um experimento na verdade ele testou isso numa cultura particular que ele focou na índia e odiando rádio fez outras aplicações mas por exemplo imagina que um sujeito pega uma galinha estuprar galinha mata e depois faz uma comida e comer galinha isso é errado é errado certo eles foram pesquisar isso e usaram métodos inclusive de avaliação indireta da da percepção das pessoas e que descobre que tanto em cultura sócios centros como até mesmo em cultura centrada no indivíduo as pessoas sentem muito mal com a idéia senti muito mal então em várias culturas se diz
que isso é errado e pessoa geralmente as pessoas em culturas que não tem uma categoria para dizer que isso é errado porque só é errado se machucar outra pessoa e nesse caso está machucando pessoa então nesse contexto nesse contexto as pessoas dizem que é nojento mas que não pode dizer que é errado mas aí quando se pergunta de outra forma mas isso deve ser feito é a pessoa não isso responde não isso não deve ser feito mas é ser pego de novo mas é errado não não é errado porque não machuca ninguém mas não deve
ser feito então o pessoal descobre essa resposta que parece que certos comportamentos as pessoas se sentem mal universalmente várias culturas e no ocidente também só que elas dão formulações diferentes países uns dizem que é errado e outros não tendo categorias para dizer que é errado só dizem que não pode ser feito mas não conseguem dizer que é errado só que tem muitos inúmeros experimentos similares mostrando que existem sensibilidades moraes os grupos morros grupos morais relativamente universais e isso foi um choque de descobrir que existiriam escrúpulos morais universais não declarados então às vezes as pessoas não
existe um nível moral universal porque você compara os códigos morais e você percebe que está muito tem muita diferença entre eles né mas isso é um argumento preguiçoso porque precisa realmente saber se não tem universidade moral você teria que comparará intuições morais e situações similares ou comparáveis só que quando você faz isso se descobre que tem sim padrões morais universais então isso é um dos resultados da psicologia moral contemporânea é um combate com base em evidência empírica o relativismo moral ou pelo menos do ponto de vista da dessa percepção é da da sé da existência
de moral universal né a pesquisa empírica mostrou que algumas instituições moraes se repetem transcultural mente e não se dissipam pela mera ausência de justificação racional também a idéia de que emoções vêm primeiro e raciocínio estratégico depois que a intuição moral aparentemente uma coisa pré racional ela pode ser lá prada racionalmente mas ela é pré nacional ou seja ela não é resultado de um processo de negociação racional entre crianças por exemplo mimetizando com conceitos de é de contrato social da sociedade liberal moderna o que na verdade piaget fez foi projetar as idéias modernas de contrato social
liberal no estudo o desenvolvimento moral das crianças é isso que ele fez esse é o grande problema é que a experiência moral não é essa a experiência moral padrão então é outras descobertas interessantes aqui que eu vou citar aqui está um pouco fora de óleo mas as descobertas interessantes lá atrás 10 nos anos 1890 o fundador da psicologia é experimental onde tinha mostrado já que é avaliações afetivas e instantâneas são a são produzidos por nós em uma variedade de situações só que ele fez isso aquela altura observando é traços direto cerro a movimentos faciais coisa
assim só que existe pesquisa mais recente é como essa é do hobbit de zion tem que morrer e retomou a teoria porque agora existem métodos para detectar com que o cérebro reage né em certas situações tão pessoal retomou essas evidências de que é tudo que a gente olha e todas as experiências sociais que a gente tem disparam e flashes de afetividade um cara em particular que esse cara de princípio o todorov ele mostrou um negócio interessante que é ele foi comparar como pessoas que quitam sobre o experimento como elas avaliam o como elas julgam e
as idéias de pessoas por exemplo feias e bonitas foi pesquisar isso então de repente alguém apresenta uma ideia que seria polêmico questionável para a pessoa estar sob experimento então a ii mostra a foto dessa pessoa quando a pessoa é mais bonita as pessoas tendem a ser mais simpáticas e considerar que talvez possa ser verdade e quando a pessoa feitosa certamente emitida pelos carros descobriram isso que sob o seguinte vocês terem uma idéia que vai falar assim mas como que dividir essa avaliação de uma das coisas que eles fizeram claro que é estatístico eles foram olhar
em em geral as as pessoas a a preferem a posição de fulano ou sicrano por exemplo eles mostram fotos de duas pessoas e depois revelou qual é a posição de cada pessoa sobre um determinado assunto que cuba vê e fala da posição sobre determinado assunto e depois eles mostram é aí a imagem das pessoas e agentes avaliam estatisticamente como que as pessoas respondem a essa a essas imagens só que as pessoas vêem a imagem por apenas é um décimo de segundo então a pessoa vê a imagem por um décimo de segundo e simplesmente porque pareceu
mais bem apresentável a pessoa então aquilo já afetou inconscientemente a forma de julgar o que a pessoa pouco a opinião política os valores a que o indivíduo é um dos ferimentos foram feitos nem foram vários ferimentos geniais assim para tentar detectar como as pessoas reagem emocionalmente é em situações diferentes as pessoas bonitas ou fez um bem vestidos ou não ou pessoas brancas e negras aí a questão do preconceito em que ele aparece automaticamente também do mesmo jeito é então e pessoal encontrou essas evidências aí outras pesquisas muito interessantes foram feitos por exemplo os copos influencia
o julgamento senhora e morais não chega os ombros um cara da universidade de toronto que descobriu que quando é as pessoas lavam as mãos antes de preencher questionários de pesquisas sobre é a opinião delas em questões morais que ele descobre que as pessoas que lavam as mãos antes de preencher o questionário estatístico também tendem a ser mais moralistas do que as pessoas que preenche o questionário com a mão suja qualquer questão moral não importa se a pessoa leva o monge e lava monte preencher o questionário ela fica mais moralista quando ela não lava ela fica
menos moralista e usando também descobriu o contrário a respeito disso quando as pessoas são convidadas na pesquisa a relatar alguma imoralidade na qual ela se envolveu ou relatar a imoralidade na qual alguém se envolveu a tendência das pessoas que fizeram esse relato e falaram de alguma questão moral é de quererem lavar as mãos ou tomar banho logo depois comparando com pessoas que fizeram um relato sobre uma prática de um bem moral e alguma coisa se estatisticamente quer dizer que é um ponto que descobriram que existe algum tipo de conexão analógica é obviamente mas ela tem
uma base psíquica entre sujeira física e sujeira moral uma coisa surgir sugere a outra e ele fala se não se faz sentido mas aí o dj rádio em outra coisa interessante ele é judeu e nunca entendeu o judaísmo e diz que começou a entender levítico porque se fala da santidade de deus por exemplo usando toda uma linguagem de purificação ritual como é que se transfere de um lugar para o outro porque isso seria uma base psíquica essa conexão então ela realmente existe e há uma casa de bagunçada geralmente vai levar uma vida bagunçada é você
vai ter que dar o braço a torcer por sua mãe é psicopatas apresenta um julgamento moral mas não os sentimentos morais é outra coisa interessante é que quando o pessoal vai comparar por exemplo que seria um psicopata se a moralidade foi basicamente um resultado de processos racionais e de uma negociação por assim dizer liberal entre as crianças que a posição do da tecnologia do desenvolvimento dominante se fosse assim o psicopata seriam pessoas que não têm capacidade de fazer julgamentos morais corretos por isso eles são os culpados só que quando o pessoal foi pesquisar o o
o barão correm por exemplo é um dos maiores especialistas em autismo é do mundial também estudou o fenômeno da psicopatia que os caras descobrindo que é psicopatas emitem julgamentos morais precisos em várias situações e muitas vezes são mais educados em filosofia moral do que pessoas normais o que os psicopatas não tem sentimentos morais é isso que eles não têm não é e não são capazes de raciocinar moralmente ele foi incapaz de sentir moralmente então é isso são evidências que mostram que se a emoção é realmente um lugar muito importante nas emoções morais outra descoberta interessante
psicólogos dinheiro particularmente por bruno que eu já falei ele em algumas palestras a ip nesse livro em português que se o título dele enfim é porque senão vai se lembrar falei você tem um livro em português sobre puetter até dois bebês na capa senhor um bebê espelhado é porque somos bons ou maus uma coisa assim mas é um psicólogo moral também entre outras coisas e que eles mostraram psicólogos eles encontraram evidências de que bebês apresentam intuição moral antes de serem capazes de reflexão moral consciente de linguagem para fazer reflexão moral bebês apresentam intuição moral então
por exemplo sentimento de injustiça ou altruísmo então em que foi encontrada evidência empírica menos de seis meses então isso contradiz totalmente a ideia de que a moralidade emerge com a linguagem ea o juízo crítico à moralidade seria algo inato ok sabe aquela história de que a os padrões morais são construídos socialmente mentira não é eles são articulados moralmente mas as raízes deles são bio psico as que o pessoal está explorando como é que elas emergiram mas é totalmente anti científica essa idéia de que os padrões morais são geralmente meramente construções sociais localizados falso então a
neurociência também têm evidência e áreas do cérebro relacionadas com o processo processamento de emoções são ativadas imediatamente antes lemos morais são os caras ligaram é o cérebro do pessoal pra fazer a neuroimagem né e o que era a ideia é tentar descobrir quais são os caminhos cerebrais e o que acontece com o cérebro quando a pessoa é exposta um dilema moral então que o pessoal nota é que as áreas do cérebro que geralmente está envolvido com certas emoções começam a funcionar antes dos julgamentos morais explícitos serem articulados o primeiro vem o sentimento e depois a
linguagem começa a movimentar no cérebro e depois vem a articulação então os caras por juntar essa evidência de que eles querem dizer no fim é que é a moralidade tem alguma coisa a ver com a emoção e é inata ok é tão já citei aí dodô chega o sombra é efeito e outras evidências foram encontradas nec o raciocínio moral tende a ser alto confirmatório então por exemplo pessoas são expostas a dilemas morais e aí elas dão as respostas baseadas nas suas instituições e lhe dê um jeito mas muitas vezes de uma forma e desajeitada e
quando elas são informadas de que as suas opiniões morais vão ser colocadas em público então de repente ela se faz um investimento imenso de energia para fazer a justificação daquelas instituições morais que elas tinham apresentado e exemplo e desfere resultados sistematicamente né então aparece aparentemente o resultado mora o raciocínio moral que lhe vem à mente a posteriore tentando interpretar os sentimentos morais que vieram primeiro primeiros seis meses morais depois seguir que a gente faz com isso ok é enfim outra coisa importante é que a gente tá sempre preocupado com a opinião dos outros então tem
gente fala se na opinião dos outros não importa eles fizeram pesquisas para ver como que pessoas que dizem que a opinião dos outros não importa e pessoas que dizem que importa como o cérebro dela se comporta quando as opiniões delas são privadas ou quando são expostas quando se diz que vão ser expostas publicamente então eles chegam à conclusão de que é exatamente a mesma coisa então quem fala que não tá nem aí pra opinião absolutamente de ninguém no talvez ele queira fazer isso mas não é simples não é trivial porque não é a forma automática
da sua vida o julgamento moral funcionar enfim existe um viés de confirmação é que essa coisa de que a gente a gente é muito mais analítico e vê muito melhor os defeitos e problemas que o outro das ideias dos outros do que das nossas ideias então o pessoal compara por exemplo quando uma pessoa apresenta idéias que você considera polêmicas e você tem que construir respostas e contra exemplos e aí as pessoas apresentam série paris com 300 mas quando se pede para as pessoas encontrarem contra exemplos das suas próprias idéias a elas não conseguem fazer isso
com o mesmo grau de rendimento a imaginação delas não funciona tão bem quanto se trata de pegar a opinião dela e tentar julgar igual ele ajuda a opinião dos outros é difícil fazer isso difícil para todo mundo enfim isso vale para tudo né a gente por exemplo dado nessa palestra aqui para defender as suas ideias então é as pessoas pensam sobre como justificar e legitimar o seu próprio grupo então esse é o primeiro ponto segundo ponto paladar moral então só lembrando o primeiro ponto na a a mente racional não é soberana na vida moral existem
intuições sentimentos morais que tem bases e psíquica são anteriores e são relativamente universais a universalidade deles é um negócio que eles desenvolveram eles alcançam com essa outra dimensão da teoria para dar moral a mais na moralidade do que dano e equidade a mente moral é como uma língua com 6 receptores então vocês estão vendo aí ó cuidado ou dano equidade ou injustiça lealdade outra passa liberdade ou tirania a autoridade ou rebeldia santidade o profanação o que nessas pesquisas empíricas aí o pessoal acabou levantando que existem alguns binômios morais que se repetem e são com sensíveis
em qualquer cultura todo mundo compreende isso então é em qualquer cultura dentro de certas situações que cada cultura vai definir se existe uma diversidade é todo mundo vai concordar que machucar alguém é inadequado e cuidar é correto tem seu nome que você tem que ser justo e eqüitativo e que seria injusto é inadequado que você deve ser leal e não deve ter a passear e assim por diante então esses binômios foram é pesquisados e culturas diferentes e foram que se encontrou e que isso é bem universal o que muda então analogia do paladar é interessante
porque projeta raid é o paladar moral é uma capacidade em um coletiva é um modo de reconhecer situações morais interpretar situações morais não é não é exatamente uma lei moral e você pode você pode na verdade deriva' leis morais disso aqui mas o que nós temos na verdade são é capacidade de reconhecimento de certas situações como situações boas ou ruins então são módulos cognitivos cada um desse modo que o objetivo explicar já o que significa mas segundo ele a gente tem o mesmo as mesmas capacidades para dar moral mas as culinárias morais não são diferentes
cpp não não são iguais da primeira vez que eu vou comer comida chinesa eu fiquei horrorizado como que alguém em sã consciência pode misturar doce com salgado isso é coisa de louco né cuspe que negócio é dinheiro depois eu virei um apreciador da comida chinesa é manual mas não mudou é não sei por que também pertencem sei mas é enfim eu lembro que eu não gostava e depois comecei a gostar o que nós temos ali eu não gostava de misturar o açúcar o doce com salgado mas é e os chineses gostavam de misturar o doce
com salgado mas é todo todos os dois grupos vão trabalhando com doce salgado todos os dois acreditam usando diferentemente então aparentemente que a gente tem são culinárias morais diferente que às vezes privilegiam mais um é é uma cpi sensibilidade moral do que outra às vezes enfatizam muito uma eliminam a outra então por exemplo a culinária é e dos esquimós curado disse que moss não tem não tem o doce porque não existe mel não existe fruta não tem nada disso então eles trabalham com vários sabores e sem o azedo eles têm um amargo eles têm o
salgado mas eles não têm o que não tenho duas se não existe isso na culinária mas quando alguém um deles prova o doce ele entende doce então o fato de uma culinária moral não tem um padrão moral não significa a capacidade de reconhecer aquele padrão moral não existe ela tem uma base biológica evolutiva então ela está lá só que você precisa é uma situação cultural que vai disparar aquela sensibilidade moral se você tem uma sociedade que tem a culinária moral que não se interessa por exemplo com pela santidade ao povo profanação fica parecendo que isso
não existe mas não é que não existe é que não existe uma suma socialização para você usar spalla da moral mas está lá porque é uma coisa é que tem meios diretos inclusive de de verificar mas quando a pessoa tem experiência com outra cultura ela aquilo de repente começou a funcionar então adianta raid chama de culturas o it will eisner é o sr é de que tudo indicia laís hit democrático ocidental educado industrializado rico e democrático seja estranho porque é estranho porque é muito diferente do resto das culturas no mundo todo a cultura ocidental quando
você faz um mapeamento moral global ela funciona diferente da maioria das outras culturas quanto mais o edil é a cultura ou seja mais urbana industrial científica e assim por diante a cultura é mais analítica e - holística - sócios entre cuca e mais individualista tem sua descoberta que fizeram toda vez que chega na cultura bastante individualista ela não tem a mesma culinária moral das outras culturas ela o que tinha nenhuma tem mais se ela é muito diferente é como se os ocidentais fossem os esquimós morais em qual sentido é que eles trabalham com algumas categorias
morais mas tem umas que são muito reprimidas como se não existissem ea tese do jantar rádio filha de outros é que essas culturas não trabalham com certas categorias morais porque são categorias que estão associadas com a vida comunitária e como são sociedades que valorizam ao máximo a vida individual categorias morais associadas com individualidades são hipertrofiados e categorias morais associadas com o bem comum são reprimidos e aí você cria então esquimós morais que são que os ocidentais urbanos modernos são valores morais máximos do ir seria o que cuidar não causar dano e equidade um ocidental moderno
tipicamente quais são os dois padrões morais dele é você não pode causar um sofrimento a ninguém e toda autoridade é ruim porque ou quase toda é ruim se impede a mais com autonomia de cada indivíduo então os valores máximos eu não sofrer e ser autônomo isso é o que eles descobrem quando fazem as pesquisas empíricas né e agora o que acontece podiam tarde que tinha essas posições ele é um democrata e junto com os amigos ele estava estudando qual é o problema mental que os eleitores republicanos têm ele queria estudar isso que eles têm algum
mental é indubitável né eles estavam explorando sempre lá descobriu que estava errado com estes conservadores estão tentando descobrir e aí o que acontece nessa pesquisa ele entrou em contato com óbvios vida que morou em orissa na índia e mudou completamente a visão deles o desenvolvimento moral por conta disso e como ele se aproxime do chuí de e fica intrigado com as teses do joelho ele vai para a índia também que vai estudar é essa cultura e ele descobre então que a sua visão ocidental moderna de só dois padrões morais era uma anomalia do ponto de
vista global na medida em que a sociedade ocidentais tornaram mais educadas entre os industrializados ricas práticas as mentes de seus intelectuais mudaram eles se tornaram mais analíticos e - holísticos utilitarismo e ele pega dinheiro mb an como referência ea deontologia e cante o grande nome tornaram se mais e mais atraentes aos petistas mais atraente do que a abordagem desorganizada por ali sentimento a lista de de rio verde rio foi o grande nome no século 18 dos filósofos que também filósofo moral que defende que as emoções que fazem parte da natureza humana são essenciais para a
vida moral e as teses dele neste aspecto foram muito criticados pelos utilitários que dizia o seguinte intuições sentimentos morais não importa a amoralidade base na razão a gente faz um cálculo para saber qual é o comportamento que vai maximizar o bem estar de todos e diminuir o sofrimento então isso é o que define o que é certo e errado 3 se chama utilitarismo muitas políticas públicas são feitos baseados no utilitarismo ea deontologia entende o seguinte que moura o que é moral é aquilo que resulta da autonomia racional então se uma pessoa enunciam princípio com base
na razão e vive de acordo com este princípio isso é moral tem chamado de deontologia é a moral do dever o rio me achava que não é isso a pra ele é o seguinte os sentimentos morais em que o governo nossa vida moral e parece que a evidência empírica nesse aspecto favorecendo david hill é então nós temos o que é o ponto utilitarismo e deontologia o que eu moralmente correto reduzir o sofrimento e levar a autonomia é isso o que é uma boa política a política time no sofrimento de pessoas animais e que aumenta a
autonomia de cada indivíduo é esses padrões morais são pressupostos por exemplo quando o piaget vai estudar o desenvolvimento moral das crianças e aí ele encontra lá o quê já pressupunha porque isso já é um padrão de pensamento que dominou a cultura ocidental nos últimos 200 anos só que o conteúdo que eles descobrem lá na índia uma outra ética que chama de ética da comunidade que acontece com dylan ray time grande surpresa foi que depois de alguns meses eu comecei a sentir a ética da divindade de modos sutis na ética da divindade a uma ordem do
universo e as coisas assim como as pessoas devem ser tratadas com a reverência ou desgosto que merecem quando retornei à chicago parecia correto para mim tratar certos livros com reverência não deixá-los do chão ou levá-los ao banheiro seja sentiu mal de levar a bíblia falei no banco do vaso sanitário já tentei não precisa falar não tá vai ser não me engano é então por exemplo é esse tipo de coisa eu sentia de referência como o negócio estranho funerais começar a fazer sentido emocional e começou a ter a sensação de que um corpo não é só
um pedaço de carne mesmo nós temos essa experiência de que o corpo de algum modo é tratado com reverência então mesmo nossa cultura o que acontece uma pessoa morre ok nuno acidente de trânsito as pessoas cobrem o corpo porque em respeito ao morto pra quem respeita o almoço cara sumiu e ali você tem um pedaço de carne porque respeito amor de onde saiu isso mas se pergunta por um ateu materialista o cara vai falar assim não é tecnicamente não é nada mesmo morreu acabou mas mas é a memória da pessoa e sei que tá mas
não tem deus não tem moral absoluta qual é o fundamento disso não sei como o corpo então o que isso é o tal a tal intuição moral que vai além da racionalidade o fato de não conseguir dar uma justificativa moral não prova que não tem uma intuição moral lá a intuição moral tá lá antes da justificativa moral é por isso que apesar de tanto tempo aí que o pessoal neta tentando refutar moral judaico cristã porque ela não cai ela podia simplesmente desaparecer em assumir todo mundo já refutou eu não votou porque ela tá aí ainda
vai continuar a itv porque ela tem bases universais questão é essa gente modularidade então esse é o conselho que eu vou passar rapidinho é mais complicado mas isso é do pessoal da psicologia evolutiva a ideia é evolutivo assistidos e da biologia a idéia de que no processo evolutivo é etapas diferentes foram selecionados indivíduos e grupos de indivíduos que tinham uma capacidade cognitiva de superior em si é pra uma situação do que um outro grupo isso é isso não vale apenas para por exemplo características e fisiológicas mas também para capacidades cognitivas só para dar um exemplo
aí é é um dos problemas de atropelamento de animais principalmente de por exemplo de de desviados e outros animais assim em estradas que cortam e matas é que geralmente animais é a não ser alguns animais assim que que se acostumar com um convívio humano mas animais assim no contexto fácil ver se eles têm muita dificuldade em calcular a velocidade eles não conseguem entender velocidade de aproximação eles não têm um aparelho auditivo para perceber isso então eu o carro em alta velocidade o bicho passa na frente achando que vai passar entendeu basta correr ele vai passar
ele não consegue calcular o espaço de automóvel e rápido demais aquele movimento das luzes não significa nada para o animal cognitivamente o que aconteceu é que ele aquele bicho não foi exposto na sua história evolutiva esse desafio então você não tem um módulo cognitivo para responder a este problema então o ponto do dj rádio de psicólogos e morais é que as capacidades morais são módulos cognitivos que servem para resolver problemas e é desenvolver porque foram úteis própria o ser humano sobreviver então eu sei que isso é controverso aí nessa expressão de fé e ciência e
não quiser saber algo sobre isso têm os livros dele do nosso projeto cristãos da ciência especificamente sobre esses temas aí de biologia teologia e tals livro estão ali depois vocês podem procurar e com pedro e diego gabriel deve estar por aí a mente não trabalha com modos bottons cognitivos evoluídos que surgirá adaptações com adaptações a problemas e oportunidades são por exemplo um negócio que tem na nature tudo é como lidar com os free riders nec que é isso é o pessoal que quer participar dos benefícios em participar dos cursos então existem os bichos que não
caçam o que eles querem fazer eles querem esperar alguém casar país vai comer a casa e outra pessoa que cassou né outra pessoa outro bicho regaço então isso acontece às vezes uma espécie da mesma espécie então o frio ainda são punidos eles são punidos também por exemplo em tribos na tribo em grupos de macacos você tem punição até eles punem o o um macaco que ele está sempre querendo pegar é pegar comida né de alguém e tal e que alguém do grupo trabalhou foi lá e fez a ele fica lá tentando pegar e tv começa
a punir esse esse é o animal então parece ter um sentido de justiça primitivo e tem vários grupos que têm o sentido de justiça é primitivo tem finalidade existem negociações e hierárquicas natureza por exemplo outro dia estava lá em casa e o gato tinha um gato mais velho lá é o romeu que perdeu o rabo é plantando por aí e tinha um gato mais novo povo que é mais inteligente mas tem um preparo de gato tem guiado sei lá medonho mas o óleo que acontece o corvo eo romeu estava numa disputa ea certa altura o
povo saiu correndo com o meu atrás quando o meu ia pegar o vôo de repente nem na velocidade de um gato um cachorro fosse tão rápido ele virou com a barriga para cima romeu foi congelou na hora um congelou na hora porque isso é um negócio tem natureza têm entre felinos têm entre os canídeos repete-se estrutura que é o seguinte se você mostrar a barriga é altas estão rindo mas é sério ok vai procurar biologia vai ver está rindo mas é sério se mostrar a barriga é altas porque vulnerabilidade estou submisso prontos e não porque
faz parte da hierarquia do bando que o líder do bando ele tem que proteger o bando ele não pode usar então na hora que o bicho aceitou eu estou debaixo autoridade tão pronto agora funciona a proteção muito seletor os bichos têm isso ok é um robô aconselho para os maridos se pode usar isso for necessário a gente os disparadores de cada módulo podem variar culturalmente mas existem disparadores né então isso são os módulos cognitivos ok alguns módulos cognitivos por exemplo existe um desafio adaptativo que é proteger e cuidar de crianças de filhotes a natureza de
crianças no caso dos seres humanos então qual é o desvio de disparador original sofrimento e desespero necessidade expressa pela criança então é pais que tinham sentimentos de empatia e de compaixão diante das crianças que estavam sofrendo e proteger as crianças que acontece tem mais probabilidade de a herança genética deles e continuar então e se esses são selecionados outros sons são selecionados mas existem outros exploradores é por isso por exemplo que a gente acha filhotes bonitinhos então agora mora que a outra gata que será em casa é ela acabou de ter quatro filhotes quando eu olho
pra eles eu acho ele muito bonitinhos e eu fico querendo protegê los mas aí eu lembro do que o povo fez com meu sofá no ano passado e aí eu dizia isso imediatamente mas aí a razão né a razão entrou e interferiu no julgamento tocou o problema de o problema é o que está acontecendo é que a gente foi condicionado por um processo de muito tempo pra ter esse sentimento deus conduzir o processo para que esse sentimento existisse então ele tem a ver por exemplo com compaixão né existem virtude pode ser associadas com isso e
aí você tem outros a fio adaptativo colher benefícios de participar seria de duas vias qual que é o disparador original é cortar cortar a trapaça e promover a cooperação então hoje têm os disparadores como fidelidade marital por exemplo é por isso que fica com raiva quando foi a moedinha ea máquina é nuno tedal refrigerante e engole a moedinha isso seja você com muita raiva e um sentimento de injustiça então tem uma origem e e assim por diante existiam situações originais que levaram à formação desse modo os cognitivos que hoje tem mil aplicações porque há várias
culinárias morais então quando você vê um filhote por exemplo de animal se apanhando é de alguém que o que que é o sentimento que vem ele é o meu sentimento que deverá se desenvolver originalmente não foi a proteger filhote de foca foi proteger os próprios filhos mas aí tem múltiplas aplicações né então esse é o ponto da da modularidade agora vejam só gente de ontologia utilitarismo os dois padrões morais que a gente considera que são considerados dominantes no ocidente quer dizer reduzir o sofrimento e aumentar a autonomia dos indivíduos dia desses dois padrões morais eles
eles se referem a cada um receptor específico a um paladar moral específico tem os outros então segundo adianta a rádio e aparentemente os liberais na américa do norte e os progressistas aqui na américa do sul se apóiam principalmente nos fundamentos do cuidado e da eqüidade ou seja é não reduzir o sofrimento e aumentar a liberdade individual ao passo de que a direita segundo j raid usa todos os 5 é categorias moraes é é porque inicialmente uma lista de cinco depois aumentou para seis a gente bom então de onde está em evidência eles fizeram a pesquisa
pesquisa empírica keiko criar o questionário de fundamentos morais para estudar como diversas pessoas diversas situações respondem a de le mans morais e aplicaram esses questionários no mundo inteiro e várias situações deram várias vezes discricionário e que descobriram que em culturas é chamar as culturas wade nexus ocidentais o cuidado para evitar a dor o combate a trapaça e o combate à opressão tem um lugar muito importante mas lealdade à autoridade e santidade não são considerados padrões morais universais e seu considerados a opinião pessoal é é e impediu o sofrimento do próximo é um valor moral é
proteger coisas santas de serem profanados é uma opinião isso no caso das culturas juízes nas outras culturas não é assim a ele resolver ou e aplicar isso napo no espectro político americano que descobre que liberais progressistas trabalham com dois fundamentos morais basicamente que é cuidado é querer cuidar e evitar a dor e impedir a opressão é o primeiro eo último e usa um pouco o da justiça mas de uma forma modificada libertários e anárquico capitalistas trabalho só com as categorias da justiça e da liberdade e os conservadores moderados na pesquisa que eles fizeram trabalham com
todos os seis categorias morais quando você chega nos conselhos dos conservadores mas e radicais aí você tem de novo o encurtamento da lista de valores é válidos então descobriram coisa interessante por exemplo que pessoas que votam no partido democratas são liberais querem cachorros que sejam gentis por exemplo e que se ela ia se relacionem com os dons como iguais e já pessoas que têm o voto mais conservador preferem cachorros obedientes e leais eles têm critérios diferentes então uma pessoa por exemplo que é mais liberal moralmente ela é o afeto do animal é mais importante do
que a obediência do animal mas no caso de conservadores o bê diz do animal é mais importante que afetou animal encontramos o mesmo em igrejas pregadores unitárias elas são liberais né que questionam pontos da bíblia como a ressurreição de jesus por exemplo empregadores militares usam mais as palavras de cuidado e equidade nos sermões empregadores batistas usam mais palavras para lealdade à autoridade e santidade e simplesmente pegar os senhores fizeram estatística de como as palavras apareciam descobriram isso mas enfim a pesquisa foi um negócio amplo gente eles fiesta pesquisa esse resultado aqui que eu vou mostrar
pra vocês é de 2011 eles continuarão aplicando esse resultado tem muito mais entradas mas em 2011 ele já tinha aplicado questionário de fundamentos morais a 132 mil pessoas do mundo todo várias culturas diferentes e descobriram um resultado muito consistente em todas as culturas têm todos os padrões mas em algumas culturas alguns padrões mês sendo reconhecidos não são articulados como sendo é absolutos morais então veja o que eles descobrem olha como esse gráfico funciona cada linha lhe corresponde a um dos padrões morais né então cuidado e cuidar de lealdade autoridades anti idade né você deve tá
vendo aí eu vou botar aqui o marcador o apontador da hora que estão vendo essas listas aqui são só essas linhas e corresponde a essas linhas que descobriram quando a pessoa é muito liberal vejam só que ela aceita essas duas categorias a cnec é cuidado e equidade e valoriza muito pouco as outras categorias morais e na medida que você vai se movendo para o centro do espectro político as pessoas tendem a reconhecer melhor os outros padrões morais até que quando você chega depois da posição central na posição de conservador moderado o que você tem é
um equilíbrio em que todos os seis a seis categorias morais são reconhecidas a atenção do ponto de vista dos muitos liberais ou muito progressistas no caso as pessoas conservadoras moderadas não são equilibradas mas porquê porque pra essas pessoas aqui o cuidado do outro ea justiça são pouco enfatizado pelos conservadores moderados enfatizados porque na verdade para você conseguir trabalhar com todos os padrões morais você não pode absolutizar nenhum deles então você precisa reduzir um pouco a importância de alguns padrões morais que ser que os liberais consideram absolutos né mas porque pra fazer um espaço para os
outros padrões morais é simplesmente isso então se alcance o equilíbrio mas quando você segue no espectro olha que interessante vai ficando cada vez mais conservador aí você tem o contrário a pessoa começa a desprezar o cuidado do outro e acho que não liga mais para o sofrimento do outro e no liga assim passa a ligar menos né e se preocupa menos com a justiça e muito mais com a autoridade hierarquia e tal então isso por exemplo certos setores do governo atual que que você percebe que tem de por exemplo não liga para a questão da
tortura por exemplo liga à tortura para um progressista liberal é o crime máximo a tortura pra alguém que está nesse sistema aqui não interessa não é importante né então aqui e quem está aqui no meio que que tá aqui no meio considera cultura errada no mesmo nível dos outros mas é ela não sofre ela sofre com com a tortura do mesmo jeito que ela sofre com a profanação de coisas santas mas uma pessoa muito liberal acho que a tortura é um crime mas a profanação de coisas antes não interessa muito né então elas têm percepções
diferente porque elas estão em situações morais muito diferente veja que coisa estranha dependendo de onde a pessoa está no espectro é político na verdade reflete o a organização moral dela ela os sentimentos morais dela foram educados diferentemente igual eu achava comida chinesa horrível então quando a pessoa vê uma pessoa vê alguém que acha que a autoridade tem que ser preservada na sociedade ela olha que ele fica aterrorizada ditadura ditadura que a autoridade pessoal foram de autoridade mas só pode ser ditadura não diga isso é uma pessoa que nunca comeu comida chinesa neoci lá ou de
repente ela comeu estava estragada ela passou mal e aí depois pra ela convida chinesa pior coisa do mundo mas não é necessária então é assim ele interpreta eles interpretam a a guerra cultural americana o que está acontecendo é que você tem e processos de educação moral diversos operando no mesmo país e eles estão alterando a esses processos não alterando o paladar moral das pessoas estão alterando e por conta disso como você também tem uma cultura que enfatiza muito mais as emoções do que a racionalidade uma das implicações disso é que os sentimentos morais das pessoas
não sabem exatamente porque elas têm aqueles sentimentos morais mas ele se sobrepõe a qualquer conversa racional sobre qualquer coisa e é e aí você tem a polarização ea popularização que não tem conversa e ninguém entende que o outro lado está dizendo ninguém entende o outro está dizendo é extremamente comum né veja aqui um gráfico matriz moral social conservadora então você tem 16 as seis categorias morais sendo reconhecidas agora veja que a matriz moral é liberal cuidado e liberdade são valores máximos fidelidade não é tão importante mas ainda é importante em alguns contextos por exemplo em
transações financeiras na vida e amorosa não é mais tão importante e aí você tem os outros padrões né então veja só o que acontece é que você tem o máximo aqui nesses dois padrões morais e um mínimo dos outros né então a empatia com o sofrimento alheio e suspeita contra autoridades você vai encontrar muito isso na universidade por exemplo jovens que ficam muito indignados contra a opressão e que acreditam que a liberdade do indivíduo para fazer o que ele quiser é o máximo e aí acabou a agenda moral do sujeito é basicamente isso aí então
é extremamente comum ea gente encontra em todo lugar é hoje então não adianta a rádio falando sobre a época que obama estava é com correndo em 2008 ele percebeu que não estava vendo a comunicação com os republicanos veja ele ainda era um democrata está na verdade ele que ainda consideram democrata mas agora eles consideram de centro antes ele era um liberal aí fiz a pesquisa érika e aí ele foi refutado a visão dele então ele acabou virando um cara de centro é porque não podia dar o braço a torcer e virar é conservador é é
moderado então ele virou de centro só mas ele admite que ele teve que mudar de posição por causa do resultado da pesquisa dele então o temeroso que obama seguisse o caminho de agora e do que quero em que foi de de ficar atacando as posições é republicana de conservadores como se fossem perversas e tal então é que ele faz ele tenta mostrar que a esquerda americana fala em compreender que conservadores sociais ea direita religiosa fala em compreender as pessoas porque não conseguem ver o mundo do crime anos eu como abominação que o mundo caminhando é
que produzir carne gente tinha conseguiu uma dupla ex nós somos tanto individuais quanto coletivos então você tem que ter padrões morais para proteger a individualidade padrões morais vai proteger o coletivo tem que ter 12 não pode ter padrões morais só para um lado e quando você tem padrões morais só para um lado você vê as pessoas que estão defendendo os padrões morais do coletivo como se fosse o professora pervertida má né e assim por diante então veja só que coisa interessante ele é esse a bandeira do estado da virgínia né o que tem ali basicamente
uma pessoa que matou outras cima da bandeira né mas é porque contra tiranos né o desejo igualdade e segundo adianta a rádio está muito relacionado com algo que emergiu do processo da história da raça humana recentemente que a percepção de que às vezes os líderes de grupos são opressivos então é necessário se juntar lutar contra eles derrubar aqueles líderes opressivos e por isso surgiu esse fundamento moral de promover a liberdade e combater a opressão mas o surgimento dessa categoria moral não eliminou um outro uma outra intuição moral mais antiga em termos evolutivos que é o
reconhecimento de autoridade que é um dos pontos que tem uma universalidade eo reconhecimento de hierarquia tem é muito antigo né quem conhece joga peter sobre dst virgem explicando isso que as os processos cerebrais e os hormônios que são disparados quando existe um reconhecimento de diferença hierárquica quando um animal percebe que ele tem mais força do que o outro o outro percebe que tem que submeter é então o pessoal estudou isso entendemos assim de tipo é como que os cérebros dos animais se comportam em termos inclusive hormonais e o que eles descobrem que os mesmos hormônios
que disparam esses comportamentos e lagostas há 240 milhões de anos atrás são os que continuam na mesa as mesmas funções no cérebro humano hoje então a estrutura de reconhecimento de hierarquia é muito antiga está espalhada na natureza toda gente essa idéia de que estrutura de autoridades seriam meramente construções sociais né é o discurso de poder que legítimo determinada estrutura e pronto a gente e é isso do posto turismo viagem viagem totalmente estrutura hierárquica estão espalhados na natureza inteira 3 inteira até a base evolutiva disso é muito bem conhecida não tem como entrar nessa viagem na
maionese a questão é a seguinte é que o ser humano tem outras capacidades têm a capacidade por exemplo de questionar a tirania e defender a liberdade total é de um ser humano é ele ele pensa coletivamente também ele pensa individualmente também não apenas coletivamente enfim um outro ponto importante vale mencionar é que o igualitarismo enfatiza mais é ode à dominação do que a justiça com uma igualdade na opinião de outra rádio com por causa das pesquisas também o sentimento de injustiça injustiça é diferente do sentimento de liberdade tirania são coisas separadas muitas pessoas estão lutando
pela igualdade não percebe muitas vezes que elas estão lutando contra a tirania e não pela justiça porque lutar pela justiça teria a ver com buscar a retribuição proporcional retribuição proporcional é uma coisa que você tem na natureza tem um é pré humano e então você a indignação porque você por exemplo teu é a quantidade de alimento diferente para animar e animais diferentes acontece no reino animal evidenciou três meses no reino animal então sentimento de injustiça injustiça é uma coisa distinta do sentimento de que tem um opressor e oprimido mas no discurso político de esquerda hoje
é opressão e liberdade são confundidos com justiça e injustiça daí por exemplo que quando você fala em punho em retribuição em punição o que se ouve as pessoas dizerem os custos 500 e deve ter notado isso já há mais ficar punindo as pessoas não resolve o problema qual o problema o problema da desigualdade social que causa os crimes então na no modo do paladar moral da esquerda a retribuição jurídica não é necessário que é necessário equilibrar as forças sociais e trazer harmonia e te e acabar com o jogo com as opressões que geram as revoltas
né então é e então o o o justiça e injustiça é uma coisa o preço da liberdade é outra coisa são coisas diferentes e daí a dificuldade para entender a idéia de retribuição penal na esquerda enfim a imaginação liberal progressista então apresenta uma tendência de petrov em direção ao individualismo igualitarismo e alguém está e ver os outros valores como falta de compaixão e injustiça muitas vezes por exemplo dizer não a autoridade ea hierarquia tem que ser respeitado tanto em serviço como uma coisa ruim e último item gentes de vandré abelha né a moralidade liga e
seguem os seres humanos são 90% para 0 10% abelhas que é isso a opinião tão desde o raid de outros esses caras é que quando as pessoas de um grupo no passado começaram a entender que tudo devia ser feito assim junto que as coisas vão ser feitas juntas poderiam ser feitos juntos e o indivíduo violou essas expectativas então surgiu a primeira matriz moral da moralidade tem muito a ver com o coletivo né enfim é uma minúcia talvez não seja tão importante é que nas discussões sobre a origem da moralidade o que se pensava antes é
que a evolução biológica tinha a ver apenas com a sobrevivência dos indivíduos mas o pessoal chegou à conclusão hoje que a sobrevivência de grupos é necessário ea sobrevivência de grupos depende deles terem é comportamentos harmônicos entre si e isso vai demorar e demanda então padrões morais é é assim é coerentes né então aí o último round dia seguinte que seres humanos são criaturas de colmeia condicionais temos a habilidade sob circunstâncias especiais de transcender o alto interesse e perder a nós mesmos temporariamente em algo maior que nós mesmos e ele chama isso de seletor de com
o meia ele fala que a gente tem um seletor de comédia e o que é instrutor de comer então eu vi um relato muito ele tem esse relato aqui mas a gente já tinha visto por causa do documentário de guerra que soldados quando eles estão se preparando para um ataque de epilepsia com essa atuar sincronicamente que eles têm uma sensação relata uma sensação de que o eu não importa mais o que o que existe é o grupo o grupo a sensação de euros aparece em alguns contextos bandas de música grupos musicais na é precisamente que
fazem performances ao vivo e precisa desse sincronia ele com grupo ds por exemplo e também equipes de esportes relata a experiência similar de repente ele a subjetividade a individualidade solve ea consciência a consciência de grupo então isso é o que o do carro falou que nós somos individuais e coletivos esse ponto tem muito sentido com a visão bíblica de que o homem tanto é individual quanto coletivo né adam é macho e fêmea é um mas ao mesmo tempo é muito cedo você tem paulo falando de tempo inteiro é que a gente é muito mas é
um também tempo inteiro então isso é o conceito de oma duplex né e tem várias experiências que disparam isso a gente a experiência por exemplo que de contemplar a a glória ea extensão da natureza repeti c e eu não é mais importante aquilo desaparece e algumas religiões até visto como a coisa mais importante não é a coisa mais importante é descobrir um deus além da natureza mas o sentimento de conexão com a natureza existe né a gente foi feito para governar ou esse planeta para cuidar da terra nós sofitel também não tem essa conexão e
às vezes ela vem rituais disparam esses sentimentos outros exemplos reis né pessoal ali a certa altura dependendo da festa perde a subjetividade viram a massa coletiva a guerra já de si exemplo também existe essa experiência de tá todo mundo agindo em grupo ea religião das formas mais potentes de conexão de todo mundo né a extensa evidência hoje de que as religiões de fato ajudam os grupos a obter coesão e resolver problemas com o frio raiders que são os aproveitadores e vencer competições para sobrevivência em nível de grupo não tem um exemplo muito interessante que o
rádio daqui do ritz ozzy é professor de antropologia da universidade e connecticut ele falou o seguinte a mais clara evidência no seu rádio metropole logo hits ozzy que examinou a história de 200 comuns encontradas nos estados unidos no século 19 com as comunidades sobreviveram mais sozinhos descobriu que a diferença era severa apenas 6% das comunidades seculares ainda funcionava 20 anos depois da sua fundação comparadas com 39% das comunas religiosas 200 comuns eles pesquisaram então o que eles descobriram na verdade é que a religião tem muito evidente que a religião está diretamente associada com o desenvolvimento
de sentimentos morais coletivos que foram necessários para a sobrevivência biológica do ser humano até agora e é por isso que do ponto de vista do cientista né esse é o ponto que a religião não vai embora é porque ela continua ligada à experiência de e só eu não funciona eu preciso dos outros mas você cria uma sociedade artificial em que você compensa necessidade dos outros por meio de processos e impessoais isso pode fazer a religião perder importância de você perder a sensibilidade moral pra esses outros padrões mas por outro lado se você tiver uma crise
civilizacional uma guerra por exemplo que arrase as coisas aí que periodicamente existem guerras vão acontecer alguma tragédia como aconteceu em brumadinho de repente aí há a necessidade do coletivo da religião e várias alturas porque a ilusão de ótica promovida pela sociedade industrial e com processos burocráticos artificiais eliminada ea necessidade do ser humano tem do coletivo da religião aparece bom enfim vamos avançar então algumas implicações disso tenho críticas podem ser feitos adianta a rádio então o game de honra é um é um pensador social americano super influente ele foi consultor do obama inclusive é tem uma
amizade lá com tim kelleher é amigo de todo mundo é então é um cara influir cara bom têm os livros muito legais e ele escreveu isso aí é a ciência eo bem e ele faz uma crítica da tentativa de explicar a moralidade pela ciência e entre os caras que critiquei e critico de anta right então ele critica a idéia de que você possa explicar quais são paulo com os padrões morais corretos a partir da ciência não tem jeito a ciência empírica da moral explica como amor ao funcef funciona mas não explica o que é certo
eo que é errado isso não dá pra definir dessas pesquisas a partir dessas pesquisas empíricas né comprovação de condicionamento emocional da moral não prova é que a moral é meramente emoções assim como toda a experiência cognitiva depende da capacidade sensorial mas você não esgotar especial o brasil pela capacidade sensorial a capacidade sensorial é um meio de se conectar com coisas a conhecer então os sentimentos morais são meios de reconhecer o universo moral e não simplesmente e não a fonte é da moralidade então as emoções são mediadores cognitivos da moral agora é o próprio dono da
rádio e meio que admite isso ele fala que as emoções são é o processamento de informação são instrumentos cognitivos e ele diz no final do livro que época é que ao a pesquisa dele é descritiva da moralidade não quer dizer o que é certo e errado ele quer estudar como as pessoas pensam moralmente ele chegou uma teoria sobre isso agora é claro que ela ela tem algumas implicações é uma delas é que existe uma diferença no espectro político na percepção moral um ponto de contato com um pensador cristão interessante que a christie's biffi é um
sociólogo cristão católico da universidade notre dame escreveu este livro e mobilizem e mãos é animais que morais e crentes sobre personalidade cultura na sociologia uma visão sociológica é cristã publicado pela editora da universidade de oxford publicou esse outro também o saco no projeto da sociologia americana em que faz uma crítica da sociologia americana como um todo que tem uma aplicação para a sociologia no mundo todo está agora o que ele fala disse que a sociologia moderna tem um projeto sagrado e qual é o projeto sagrado dela gente olha que interessante aqui o projeto sagrado mais
profunda a sociologia pode ser mais plena e acuradamente descrito como se segue à sociologia americana como empreendimento coletivo está comprometido decoração com o projeto visionário de realizar a emancipação igualdade afirmação moral de todos os seres humanos como agente autônomos agentes autônomos autodirigido individuais para viver em suas vidas como desejarem construindo suas identidades favoritas entrando e saindo dos relacionamentos como escolherem e desfrutando igualmente da gratificação por prazeres experienciais materiais e corporais então o que é isso que tá falando é que eu pedi smith chegou à conclusão de que o projeto da sociologia moderna é educar a
sociedade para promover é a redução do sofrimento e à liberdade individual então isso é esse resultado que inclusive tem uma conversa e com tanta raiva desse tipo é muito interessante porque não apenas existem políticas públicas que tentam educar toda a sociedade para trabalhar com apenas duas categorias morais mas como existem tradições universitárias inteiras que trabalham com essas duas categorias apenas e aí como resultado os estudantes desses cursos sair pensando desse jeito então tem que ter um processo de reprodução da imaginação moral e o processo de produção principal é universidade a universidade é o principal agente
da formação na religião terapêutica é contemporânea e na opinião do jornal a right tem uma pobreza nisso aí porque o que é capital moral capital moral tem a ver com capacidade de fazer as coisas coletivamente não apenas individualmente então se você promove uma moralidade que não ensina as pessoas a fazerem as coisas junto com os outros a pensar o bem comum então você vai ter um pobreza moral aí que vai acabar trazendo efeitos e isso vai dar então na moral terapêutica e no conflito né e existe uma percepção disseminada hoje de ódio político e polarização
você deve ter visto sbm aqui né pra isso que a esquerda está cheia de livros na cabeça ea direita cheia de revistas ruins ou a direita está cheia de livros na cabeça esquerda cheia de uma coisa na cabeça mas olha a cara também da direita é porque depois de tanto livro gente cobrava desse jeito então assim na verdade tem uma impaciência com os dois lados que mesmo que a direita esteja correta não extrema direita direita moderado seja correto em trabalhar com cinco seis categorias morais beleza mas isso não significa que tudo o que a esquerda
está errado porque se ela está trabalhando com duas categorias moraes enfatiza muito essas duas é natural que ela perceba muito mais as falhas nessas duas áreas do que a direita e então então tem algo tem que ser ouvida também digamos assim que ela é um especialista do grupo né ela é especialista dessas coisas então quando ela fala sobre essas coisas têm que prestar atenção só que ela exagera então aí tem que tomar cuidado também agora vejam só em um estudo que fiz com jeci grana e brian losang testamos como liberais e conservadores compreendiam uns aos
outros eles fizeram a pesquisa de percepção muda né e os resultados foram claros e consistentes moderados e conservadores foram mais acuradas em suas predições do comportamento das idéias dos liberais ou da esquerda e os liberais ou esquerda foram menos acurado especialmente os que se descreveu como muito liberais então isso aqui é não tem como dar evidência agora mas foi o artigo publicado na revista científica de alto nível o resultado deu esse resultado mesmo então existe uma impressão do lado da extrema esquerda que todo o conservador é realmente um cara do mal um zumbi ele ele
tem planos malignos ele vai comer criancinhas então existe essa percepção então agora é a percepção tem a ver com o paladar moral que esse trabalho então se você é um cristão e você tem posições cristãs firmes mesmo que você tenha um voto mais à esquerda você vai você tá mais pelo lado da do conservadorismo nem que seja nos costumes né porque você vai ter uma série de posições conservadoras mesmo que você seja será um social-democrata economia política enfim vai acontecer então você precisa entender que olhando do lado de lá de uma extrema esquerda você parece
ser moralmente perverso então o cristão precisa aprender a lidar com isso porque com essa revolução afetiva e moral que a gente está vivendo o que está sendo questionado hoje gente não é se deus existe ou não esse debate era fortíssimo quando comecei a estudar filosofia da religião há 15 anos atrás e de algum modo ele passou o grande desafio dos cristãos hoje não é mais a prova racional da autoridade da bíblia ou da existência de deus ou de jesus e assim por diante é se os padrões morais cristãos são corretos não são perversos essa é
a discussão atual é ela mudou completamente a linha de frente da apologia que com tempo é moral então por isso que entender como está funcionando a imaginação moral contemporânea é tão importante e é por isso que vocês estão presos na cadeia eto'o segurança saíram gente não vou dormir tá só mais um pouquinho a ênfase na redução do sofrimento do sofrimento ea oposição à tirania né alimenta uma política de empatia anárquica né então é assim as pessoas só se compadecem muito rápido né então é por isso que você tem contaminação emocional nas redes sociais qualquer coisa
que aparentemente seja uma injustiça uma maldade de repente nas redes sociais aquilo se espalha igual fogo é na pradaria né e se espalha rapidamente as pessoas ficam indignados e choro e sentem raiva e sentem tristeza por causa daquilo que elas nem sabem exatamente o que aconteceu mas esse apareceu ali no facebook e no twitter deve ser verdade então as pessoas têm essas e fusões e emocionais então isso é o excesso de empatia que tem a ver com esse sentimentalismo se você tem toda a imaginação moral que girem ao redor de reduzir o sofrimento e aumentar
o prazer então é a empatia se torna um valor exagerado né só que a empatia distorce e julgamentos de forma similar ao preconceito né e você sabe disso é quando uma pessoa fica tão boas dores de outra pessoa que por causa de uma afinidade emocional mas às vezes a pessoa tá errada neto já vi isso acontecer mas é por causa da empatia oea decentemente fidelidade outro se conecta em reproduzir rendimentos agora imagina isso sendo feita em escala assim em larga escala através de redes sociais e aí você cria capital político assim alimentando os sentimentos de
indignação através de políticas de identidade como as pessoas valorizam muito é o sentimento e reduzir o sofrimento elas são facilmente influenciados por essas redes de como a ação da indignação né e aí você cria capital político através disso produzindo raiva vamos lutar vamos lutar e justiça maldade não estamos reconhecendo que tal se cria capital político com isso e usa depois é que as políticas de identidade fase porque a floresta entanto nesse ambiente netão marco lira falar sobre isso quanto mais obcecados com a identidade pessoal os liberais se tornam menos vontade tem de se engajar no
debate político racional e o encontro se torna uma relação de poder o vencedor do argumento é que invocar a identidade moralmente superior como vítima e expressaram maior um traje por ser questionado se vê hoje nessa sentimentalização das discussões na universidade e assim por diante podem falar sobre isso amanhã sobre o lugar das emoções né na vida do universitário contemporânea do jovem contemporâneo mas aí ele fala sobre isso né a fragilidade o raciocínio emocional e nós versus eles isso é produzido por que essa condição nessas três verdades que produzir isso essa ênfase desequilibrada em apenas dois
fundamentos morais ignorando todos os seis fundamentos morais então é isso foi a nossa leitura no início enfim o que nós temos dois sistemas morais em conflito a uma falha de formação moral então existe uma falha que a gente vai defender então resolvi falar ainda sobre esse cara eu vou falar sobre ele no sábado que é é philip rieff que colocou esse problema da cultura terapêutica nós vamos voltar exatamente desse slide aqui cultura terapêutica cultura que coloca os sentimentos no centro da vida ea auto expressão no centro da vida né e daí vem a frase da
nossa conferência né o homem religioso nasceu para ser salvo o homem psicológico nasceu para ser agradado o que filipe e defendeu em 1966 uma tese famosa e que seria a emergência de um novo paradigma moral que ele chama de homem psicológico é o que relata hayat descreveu eu com a pesquisa científica e extensa que é essa atrofia na imaginação moral das sociedades modernas urbanas ocidentais e que é muito veiculada hoje por políticas de extremistas de esquerda né e então é infelizmente a gente deve ter 11 que estão mais à esquerda e não tem jeito eu
tenho que colocar isso que enfim estão entendendo é um problema que está aí né o problema está aí não tem pesquisa científica por trás disso não é simplesmente xingamento político em evidência empírica de que a uma atrofia da imaginação moral à esquerda a uma atrofia nem acontecendo isso dificulta porque dificulta muitos cristãos eles não querem apoiar as loucuras de certas expressões de direita mas eles não conseguem abraçar a agenda de esquerda porque é obviamente pobre do ponto de vista da sua agenda moral então não se fala nada por exemplo de lealdade à autoridade de santidade
e o conceito de justiça empobrecido então fica difícil apoiar movimentos com essa visão fica difícil para a gente isso é o que o homem psicológico que nós vamos chamá idioma homem é de minotauro sentimental né no sábado e vencer nosso assunto no sábado nós vamos falar sobre emotivismo moral sobre as definições de sentimentais de de de moralidade né sobre essa idéia de que os sentimentos morais são o que nos define desculpa que os sentimentos são o que nos define o que dizem nossa identidade e guardem essa imagem aqui tá nós vamos errar com ela a
rede no ano passado todo mundo falou de 1968 que revolução foi aquela 1968 aquela revolução dos costumes que começou como uma revolução de esquerda aparentemente socialista pessoal tentou botar é trabalhadores juntos operários não quiseram ficar juntos não deu certo e ficou a rebelião dos jogos universitários o que a evolução foi essa foi a emergência o homem psicológico desse novo padrão moral que agora estou no hegemônico gente nós vamos continuar com esse assunto é nos próximos dias é até o sábado e se alguém quiser saber mais sobre esse tema tem uma palestra disponível no youtube dodô
labre chama é como o sentimentalismo e omo respondentes ok então se alguém quiser é fazer um para casa e sair pra falar se nós eu acho que eu perdi o fio da meada então fica essa indicação para quem quiser ficar e de madrugada assistindo a palestras gente é vamos encerrar então muito obrigado vanessa