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Video Transcript:
Boa noite meus caros sejam muito bem-vindos esse é o lente católica o nosso programa semanal toda segunda-feira sempre às 21:30 depois do terço do amor poderoso nós estamos aqui ao vivo no canal da comunidade pantoc e toda segunda-feira estamos aqui com algum tema diferente que pode ajudar você católico nosso objetivo é esse n em primeiro lugar quando a gente para o programa eu sempre costumo dizer né a gente faz a experiência primeiro quem prepara aqui essa programação faz essa experiência de crescimento na fé em primeiro lugar e depois a gente vem aqui e compartilha esse
é o objetivo do lente católica estamos aqui nesta noite não sei aí onde vocês estão mas aqui está um frio danado aí ontem hoje né Nós nós que não estamos muito acostumados aí tem um pessoal que assiste o lente aí que é do Sul pro pessoal que é do Sul tá hoje tá um dia Ameno né aqui pro nosso lado mas para quem não é tão acostumado com frio assim né tá bem frio por aqui mas estamos aqui firmes e fortes aqui confiantes na graça de Deus para falar no dia de hoje sobre o Concílio
Vaticano segundo o último Concílio que a igreja celebrou a Igreja Católica celebrou 21 concílios ao longo da sua história e o Vaticano I foi o último deles por isso que a gente fala tanto do Vaticano segundo porque é o Concílio mais recente da igreja cujas implicações nós vemos e assistimos agora né no nosso tempo é é um Concílio do nosso tempo muitos talvez de vocês que estão aqui nos assistindo se lembram do Concílio eram crianças ou já eram até um pouquinho mais crescidos quando o Concílio foi celebrado e tem gente que não vai se lembrar
do Concílio mas vai se lembrar daquelas transformações ocorridas na igreja depois do Concílio n Então nós vamos falar um pouquinho disso nesta noite e aproveitando já o início do nosso programa eu gostaria de agradecer a todos os que têm colaborado com a evangelização digital né todas as doações que vocês fazem elas são revertidas para a obra da evangelização digital da comunidade pantocrator Então não é apenas para o programa do lente católica todos os programas que a comunidade pantocrator realiza são mantidos por ess esse caixa que é gerado com as doações as contribuições que vocês fazem
então isso mantém o terço do amor poderoso isso mantém aqui o lente católica mantém a estrutura do canal do YouTube e outras tantas iniciativas que nós vamos fazendo então tudo isso é revertido para a evangelização digital nesse mês nós já atingimos 35% Deus lhe pague e se você ainda não ajudou e e Cogi a né Pensa considera a possibilidade de nos ajudar os meios para nos ajudar estão aqui embaixo Ó você pode apontar a câmera do seu celular no qrcode e fazer uma doação qualquer valor né não há valor mínimo para essa contribuição se você
gostar mais da transferência bancária eu sei que tem muita gente que não gosta de PX não gosta de QR Code prefere fazer o negócio e de modo mais convencional com transferência bancária ótimo os dados bancários estão aí mas se você quiser fazer a sua doação também pelo pix o pix é o telefone da comunidade 1999 399 5316 esse telefone além de ser a nossa chave PX é o telefone da comunidade então qualquer informação que você queira sobre horário de missa Puxa vida não sou de Campinas estou passando por Campinas quero con ser a comunidade pantocrator
Então mande uma mensagem aí nesse telefone né avise o pessoal fala Olha vou est em Campinas terça quarta-feira aí a trabalho gostaria de passar para conhecer a sede da comunidade Gostaria de participar de uma santa missa Como que eu faço pessoal vai passar para você todas as informações ou se você daqui de Campinas Puxa vida sou de Campinas mas nunca estive aí na comunidade queria saber os horários de grupo de oração grupo de jovens tem grupo de adolescentes tem tem tem tudo isso nós temos grupos de oração para todas as idades temos as santas missas
diariamente e temos os nossos retiros as nossas outras atividades então se você é daqui de Campinas ou da região e quiser participar conosco venha será muito bem-vindo e se você tiver de passagem por aqui também se informe aí através do nosso telefone e venha nos conhecer venha nos fazer uma visita tá bom muito bem e já no início do nosso programa eu gostaria de convidá-los então a colocar as suas intenções pode deixar aí no chat Ontem nós celebramos o Dia dos Pais né rezemos pelos nossos pais quem tem os seus pais aqui ainda nesta vida
neste mundo e aqueles que T os seus pais que já partiram pra eternidade também levamos uma prece para todos os pais pedindo a Deus a sua misericórdia a sua graça né sobre esses pais né homens que doaram suas vidas aí pelos seus filhos pelas suas famílias e que já estão na eternidade Que Deus tenha misericórdia dos pais e também nós estamos no meio da das vocações rezemos pelas vocações sacerdotais religiosas missionárias pelas vocações matrimoniais Que o Senhor abençoe faça frutificar essas vocações mas sobretudo ajude aqueles que ainda não descobriram a sua própria vocação Vamos rezar
colocando essas intenções em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém Pai Nosso que estais nos céus santificado seja o vosso nome venha a nós o vosso reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu o pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai as nossas ofensas assim como como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal amém ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre
Jesus santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém o senhor todo poderoso nos abençoe nos guarde acolha as nossas orações pelas mãos de Nossa Senhora em nome do pai do filho e do Espírito Santo amém muito bem Chegou agora seja bem-vindo fique aqui conosco vamos falar sobre o Concílio Vaticano segundo nesta noite pra gente começar em primeiro lugar vamos entender o que foi o Concílio Vaticano segundo e mais né O que que é um Concílio na igreja quando a gente olha lá para o Livro dos Atos
dos Apóstolos nós já vemos ali na era Apostólica imediatamente após a paixão morte ressurreição e ascensão de Jesus vemos os apóstolos com um problema na Igreja Primitiva qual era o problema dentro do seio da igreja recém-nascida Surgiu uma divisão e formaram-se dois partidos na igreja o partido dos judais Anes e o partido dos helenistas o que que era isso que discussão era essa discussão era a seguinte como a maior parte dos primeiros cristãos vinham do Judaísmo e tinham passado por toda experiência da fé no judaísmo para depois conhecer Jesus e para depois aderir ao evangelho
então boa parte dos membros da comunidade primitiva começaram a entender que era necessário que todo mundo passasse pelo mesmo processo então eles pensavam assim puxa né eu era judeu fui circuncidado fui apresentado no templo vou à sinagoga ouço a palavra de Deus e a explicação dos rabinos cumpro as leis e os preceitos que Moisés nos deixou mas depois eu conheci Jesus e aí eu juntei essas duas coisas e agora eu sou cristão Então quem quiser ser cristão tem que fazer o mesmo caminho que eu e que outros fizeram esses eram os 10 antes que tinham
essa ideia de absorver elementos do Judaísmo mesclo cristianismo e viver assim mas por outro lado surgiram os helenistas os helenistas eram aqueles primeiros cristãos das Comunidades pagãs então eram cristãos de origem grega er eram cristãos de origem persa de origem asiática em geral dos vários territórios ali da Ásia e estes cristãos já entraram na fé aderindo ao evangelho a Jesus Cristo mas sem terem passado por essa experiência prévia do Judaísmo e aí começa uma discussão no seio da igreja Pedro o príncipe dos Apóstolos o chefe dos Apóstolos o primeiro entre eles O Papa É claro
que o termo papa não existia na Igreja Primitiva o termo Papa ele vai aparecer mais tarde lá pelo século Tero século I significa pai papai e passa a serb ido não apenas ao bispo de Roma mas aos bispos em geral outros bispos eram chamados de papa e só lá pelo século vi é que o título Papa passou a ser atribuído exclusivamente ao bispo de Roma essencialmente Pedro e os seus sucessores porque se Cristo deu as chaves do céu nas mãos de Pedro estas Chaves passam para as mãos dos seus sucessores naturais por isso a igreja
de Roma tem a precedência sobre as demais igrejas porque é a sede de Pedro o príncipe dos Apóstolos o primeiro entre eles o primeiro papo certo o termo papa não existia na época mas não é incorreto atribuir esse termo Pedro Porque de fato Pedro era o Papa O que é o papa o Bispo de Roma então Eh Pedro era partidário da Visão judais ele também veio dessa origem é natural que ele pensasse assim Mas acontece que do outro lado estava Paulo São Paulo apóstolo que também era da de origem Judaica mas era um judeu que
nasceu na diáspora Paulo nasceu em Tarso na Turquia atualmente então era um judeu da diáspora daqueles judeus que foram dispersos por outros territórios mas Paulo na sua adolescência foi enviado para estudar a lei com gamaliel o grande Rabino gamaliel então Paulo vem dessa tradição também mas Paulo depois de sua conversão vai anunciar o evangelho aos gentios aos pagãos e Paulo passa a ter uma postura bem mais aberta aos pagãos aliás Jesus já havia predito já havia previsto que os pagãos iriam acolher o evangelho melhor do que aqueles para quem ele Jesus tinha sido enviado Jesus
Quando Ele conta a parábola do casamento Do que que ele está falando está falando disso n Ele conta a parábola dizendo que um homem muito rico tinha um filho que ia se casar e esse homem chamou os amigos para festa Qual é a referência o que que Jesus quer dizer com isso este homem muito rico é aquele que é o criador de todas as coisa Deus pai que chamou seus amigos para a boda do seu filho chamou os judeus o povo eleito o povo da aliança para a boda para o casamento do cordeiro de Deus
com a igreja que é sua esposa Jesus e a igreja esse é o casamento só que acontece que os amigos não foram deram uma desculpa qualquer e não foram então este homem muito rico disse aos empregados saiam e chamem as pessoas pela pela estrada chamem as pessoas que vocês encontrarem pelo caminho o evangelho veio para o povo eleito boa parte do povo eleito não acolheu então que que Deus fez então chamem os outros de fora os pagãos nós nós Não nascemos lá no povo eleito mas o evangelho chegou até nós e Paulo foi o grande
responsável por levar o evangelho mais longe a primeira igreja fundada fora do oriente foi fundada por Paulo é a igreja de filipos daí que vem a carta aos Filipenses então nós podemos dizer que a primeira diocese a primeira igreja particular fundada em solo europeu foi obra de São Paulo e de filipos o Evangelho se difundiu pela Europa chegou a Portugal e de Portugal chegou aqui então nós podemos dizer que indiretamente graças a São Paulo Apóstolo nós fomos evangelizados a graça do Evangelho chegou até nós pagãos gentios os nossos descendentes eram os nossos descendentes não antepassados
perdão eram pagãos mas o evangelho os alcançou então Paulo passa a ter uma visão diferente Paulo passa a entender o seguinte Jesus instituiu uma nova e Eterna Aliança então algumas coisas da Lei antiga Jesus as elevou a sua máxima potência outras Jesus não anulou mas outras Jesus rompeu com elas algumas práticas foram rompidas Jesus mesmo rompe com essas práticas por exemplo a prática do sábado quando Jesus vai dizer que ele é o senhor do sábado é uma prática que ficou para trás porque Nova Aliança antes havia o sacrifício dos Cordeiros ficou para trás agora existe
o único e definitivo Sacrifício do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo que é Jesus mesmo então algumas coisas se conservaram outras coisas foram modificadas e elevadas e outras foram abandonadas é o que Paulo defende Então se reúnem em Jerusalém como a divergência era grande o que que eles resolvem fazer rezam invocam o Espírito Santo e vão discernindo o caminho que a igreja deveria tomar e ao final Pedro toma a palavra e diz nós definimos nós por que nós os apóstolos reunidos ele enquanto chefe e o Espírito Santo nós é uma decisão conjunta
com o espírito santo que governa a igreja e aí então o que que prevaleceu no Concílio de Jerusalém entendeu que a visão de Paulo estava correta as práticas do Judaísmo como a circuncisão por exemplo eram obsoletas a Nova Aliança ela foi a Lei não era mais necessária a circuncisão Isso é Coisa lá da antiga aliança ficou para trás ficou para trás agora é aliança várias práticas várias leis várias coisinhas ficou para trás tudo isso ficou para trás agora é o evangelho de Jesus Cristo a nova e eterna Então esse foi por assim dizer o primeiro
Concílio da igreja e depois ao longo da sua história a igreja foi desenvolvendo esse modo de esclarecer a fé o próprio São Paulo ele vai dizer que é necessário que haja herges Paulo diz isso por que que São Paulo diz isso porque na medida em que aparecem pessoas equivocadas ou mal intencionadas ensinando o erro propagando o erro à igreja se vê no dever de dar uma resposta para suas ovelhas para dizer suas ovelhas não sigam esse lobo Não isso aí tá errado o que é correto o que é certo é isto aqui ó isto aqui
é doutrina ensinada pelos Apóstolos crida pela igreja pregada desde o início é isso aqui então essa será a função dos concílios ao longo da história os concílios foram convocados na medida em que apareci heresias apareciam interpretações inadequadas incorretas ou mal intencionadas da sagrada escritura e para que o povo de Deus o povo Novo povo de Deus que agora é a igreja não se perdesse não se desviasse não caísse na heresia O que que a igreja fazia convocava Concílio ouviam o que os heres tinham a dizer dizer aí aquilo que era a voz da tradição da
escritura e do magistério pesava sobre aquele erro todos os concílios tinham a intenção de separar o joio do trigo de mostrar aquilo que está em concordância com os Evangelhos com a tradição e com o magistério jogar luz sobre aquilo e ao mesmo tempo apontar o erro então os concílios historicamente Sempre fizeram o quê os concílios identificavam o problema a heresia convocavam os herges Para comparecer ao Concílio ou mandar seus representantes informavam os herges do erro esperando o seu arrependimento e condenavam as proposições erradas as ideias contrárias à doutrina da igreja então os concílios via de
regra eles eram convocados para ensinar esclarecer combater o erro identificar as heresias condená-las combatê-las essa era a ideia assim por exemplo ex quando a gente pega lá os primeiros séculos do cristianismo a coisa foi agitada nós temos as heresias cristológicas contra Jesus heresias como arianismo o monofisismo Então vão aparecer heresias diversas heresias que diziam que Jesus era só Deus mas não era homem de verdade outras que diziam que Jesus era só homem mas não é filho de Deus ele é filho de Deus como uma metfora mas ele não é filho mesmo ou seja aí é
uma heresia que nega a Trindade nega a Santíssima Trindade então heresias que negavam a divindade de Cristo a humanidade de Cristo heresias que negavam a trindade e depois começaram a surgir as heresias que por atacar Cristo acabavam atacando Nossa Senhora aí Começam a surgir as heresias que atacavam a Virgem Maria então Maria não é mãe de Deus ela é mãe de Jesus mas não de Deus e aí usavam aquele argumento né Maria não pode ser mãe de Deus porque Deus é mais velho que ela ué mas é é óbvio que Deus é mais velho que
ela só que quando dizemos que Maria é mãe de Deus é porque Deus entrou no tempo e se fez homem e ao entrar no tempo e se fazer homem se Maria é mãe do homem Jesus acontece que o homem Jesus está unido ao Deus Jesus e não dá para separar um do outro Jesus é verdadeiramente Deus Jesus é verdadeiramente homem Ah mas não podemos dizer que ela é mãe de Deus podemos sim porque quem é mãe é mãe da pessoa toda a sua mãe não diz assim ah eu sou mãe só da alma do fulano
mas do corpo não sou não não é mãe da pessoa toda a minha mãe não vai dizer para mim não Rafael sou mãe só do seu corpo mas não sou mãe da sua alma não é mãe do meu corpo da minha alma eu nasci dela eu nasci integrado não nasci com as partes separadas a alma para lá o corpo para cá uma coisa só então a minha mãe é mãe do Rafael todo então se isso acontece comigo Jesus que se encarnou como homem ele também teve mãe e a mãe de Jesus é mãe de Jesus
todo então é essas heresias começaram a atacar a integralidade da fé e começaram a confundir as pessoas Então muitos cristãos de boa vontade começaram a seguir essas besteiras só que aí o que que acontece toda a heresia ela tem uma consequência é o que os escolásticos né os autores escolásticos de diziam lá na Idade Média Lex crende Lex orand Lex orand Lex crende Ou seja a lei da fé né então é a lei da oração e a lei da oração é a lei da Fé então quer dizer se eu creio errado eu rezo errado e
aí como que eu vou obter fruto na minha oração se eu estou Crendo errado uma pessoa pode ser ótima ter a melhor das intenções se ela crê errado estas orações não darão fruto de santidade não darão fruto que servirá para a salvação dela porque ela crê errado e quantos e Quantos cristãos quantos católicos lá nos primeiros séculos da igreja começaram a crer Ah Jesus não é verdadeiramente Deus ele é só homem não era um homem escolhido por Deus muito íntegro muito bom tanto é que Deus até o chamou de filho mas ele não era filho
de Deus é só um homem Qual é a consequência disso se eu creio que Jesus é só um homem muito bom a a quem Deus deu muitas graças mas se eu não acredito que Jesus é Deus é o filho de Deus de fato eu estou Crendo errado e aí eu estou vendo em Jesus uma espécie de Superhomem E aí eu vou desconfiar Em algum momento de que ele realmente possa fazer tudo por mim entenderam então é grave isso a heresia sempre grave porque ela nos ensina a crer errado e isso reflete na nossa fé eu
creio errado então eu rezo errado a prática da Minha Fé através da Vida de Oração eu vou rezar errado ah aí determinadas coisas eu não vou falar para Jesus porque ele não é Deus então eu falo pro pai mas não falo para Jesus e aí na prática o que que acontece com essa pessoa ela está negando mistério da Santíssima Trindade que é o mistério central do cristianismo então negar que Deus é um Uno e Trino é a pior das heresias porque todas as verdades da Fé dependem da fé na Santíssima Trindade Olha a gravidade disso
por isso que a igreja precisou convocar um Concílio lá no começo falou não nós nós temos que esclarecer isso para as pessoas e ensinar para as pessoas Olha você está achando que Jesus não é Deus se você faz isso você nega a Trindade se você nega a Trindade você acaba demolindo todo Edifício da Revelação Você joga fora o valor salvífico e meritório do Sangue de Cristo na cruz porque se ele é só um homem aquilo não valeu nada aquilo não tem um valor infinito aquilo não tem um valor capaz de satisfazer a justiça de Deus
você está Crendo errado vai rezar errado não vai dar fruto o que que nos mantém Unidos a Cristo e a igreja a fé mas tem que ser a fé da igreja a fé da Igreja São Paulo na carta aos Coríntios Capítulo 15 ele vai dizer justamente isso aos Coríntios já no comecinho do capítulo 15 ele diz assim eu prego Cristo que morreu que ressuscitou que derramou seu sangue na cruz Eu Não inventei nada aquilo que recebi vos transmiti é isso que Paulo fala Paulo está dizendo eu não estou inventando o evangelho eu não estou inventando
eh um um modo de falar de Jesus não aquilo que eu recebi a pregação dos Apóstolos o que eu recebi eu transmiti Paulo se converteu e Paulo levou 13 anos para começar a pregar ele não se converteu hoje e saiu pregando amanhã ele ficou 13 anos em silêncio e quem se lembrou de Paulo foi Barnabé que havia conhecido Paulo depois da conversão os apóstolos estavam precisando de homens íntegros para enviá-los a evangelizar mais longe então veio Barnabé e Barnabé sugeriu o nome de Paulo os apóstolos mandaram chamar impuseram as mãos sobre eles eles foram ordenados
receberam a ordenação Sacramento da ordem e foram enviados aí Paulo começa a pregar o que recebi vos transmiti Paulo não inventou nada e na Igreja é assim até hoje ninguém tem o direito de sair falando se não for enviado se não for enviado e hoje se eu que sou Lego estou aqui tendo a possibilidade de conversar com vocês que em sua maioria são leigos também e se muitos de vocês nas paróquias de vocês tem a possibilidade de coordenar pastorais de dar formação de dar catequese em grande parte nós devemos essa nossa possibilidade de contribuir com
a evangelização da igreja nós devemos ao Concílio Vaticano segundo Ah mas antes do Concílio Então os leigos não faziam nada não não é isso os leigos sempre tiveram um papel de atuação na vida de igreja sempre mas depois do Concílio houve uma consciência a retomada de uma consciência que sempre esteve na igreja mas muito Adormecida em alguns momentos e essa retomada de consciência do papel que os batizados têm na obra da evangelização né a gente vai chegar já já Nas questões do Concílio aí então isso que eu estou falando aí de Paulo de Pedro lá
dos Apóstolos é pra gente entender a igreja ela sempre se viu no dever de prevenir esclarecer e ensinar os concílios tiveram que fazer isso Por quê se você deixa o povo crer errado se um bispo por exemplo deixa o povo de sua diocese crer errado eles rezão errado eles não darão frutos não darão frutos Jesus fala que os galhos da videira e os galhinhos da videira que vão dar fruto são aqueles que estão Unidos ao tronco quem não estiver enxertado nessa Videira vai secar quem crê errado seca porque o que alimenta a nossa vida cristã
a fé da igreja a fé dada aos Apóstolos o depósito da Fé guardada pelos Apóstolos ensinada pelos Apóstolos transmitida de geração em geração então na igreja católica nós temos não só a sucessão Apostólica ontem era Pedro hoje é Francisco depois não sabemos quem Deus enviará mas sempre haverá Papa até o fim dos tempos é promessa de Cristo Mateus Capítulo 16 que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja então a igreja Sempre existirá até o juízo final e não existe igreja sem papa não existe igreja sem Bispo não existe igreja sem sacerdote mas não
existe também igreja sem leigos de onde vem os sacerdotes de onde vê os padres os bispos de onde vem das famílias Então até o final nós teremos estas vocações até o final agora uma coisa importante a gente tem em mente quando a gente fala dessa transmissão da Fé nós temos a sucessão Apostólica que garante a continuidade da igreja e nós temos através do magistério da igreja o que que é o magistério da igreja o ensino que sobretudo o papa faz da doutrina da igreja enquanto sucessor de Pedro e que os bispos em comunhão com ele
fazem isso é o magistério da igreja é o ensino constante da igreja do mesmo jeito que nós temos uma sucessão Apostólica nós temos uma continuidade doutrinária porque o que que a igreja faz a igreja ela não joga fora e ela não pode fazer isso jogar fora a doutrina o conteúdo anterior então vamos pegar aqui um exemplo né Ah eu estou Eh lecionando aí numa numa escola cheguei agora antes de mim já havia um funcionamento daquela instituição já vi um esquema eu não serei eu que chegarei ali e direi não isso aqui tá tudo errado vamos
abandonar tudo isso aqui vamos fazer do meu jeito eu sei eu cheguei agora que que eu tenho que fazer eu tenho que ouvir aqueles que estavam lá antes de mim para saber como Aquela instituição funciona E aí é claro eu vou ter o meu jeito o meu estilo mas eu vou dar continuidade eu vou melhorar aquele trabalho vou contribuir com aquele trabalho Mas a partir daquilo que já foi feito antes de mim antes de mim então essa é a a ideia né Vamos pensar assim outro exemplo eh aquelas provas de de revesamento né de bastão
de corrida você vai correndo até um ponto ali o sujeito tá com bastão na mão e num dado momento ele passa para outro o outro continua correndo para que essa modalidade esportiva funcione o bastão tem que ir passando de mão em mão agora imagina eu estou competindo n aqui no no meu time eu estou com bastão eu passo para outro o outro joga fora o bastão Acabou acabou se o jogo se você jogou fora o bastão acabou porque se a prova é uma prova de revezamento e o Marco do revezamento é o bastão se eu
jogo o bastão fora acabou a prova então nós podemos dizer que na igreja as gerações anteriores elas sempre vão transmitindo as outras gerações não só o sacramento da ordem a sucessão Apostólica mas também uma sucessão doutrinária litúrgica tudo isso é tradição da igreja magistério da igreja é um patrimônio da igreja que vai sendo passado de geração em geração por que que eu estou dizendo isso pra gente entender que o papel dos concílios na igreja é ensinar essencialmente ensinar Então você aponta Onde está o erro identifica Onde está o erro denuncia a heresia ensina a verdade
de modo Claro de modo inteligível de modo que todo mundo sai O que está sendo ensinado Esse é o objetivo do do Concílio E aí um Concílio não anula o que outro fez então os concílios Eles não servem para ficar um anulando que o outro fez não é uma linha de continuidade a igreja vai caminhando e aí quando nós chegamos no Concílio Vaticano i vamos entender aqui o que foi o Concílio Concílio Vaticano II ele foi convocado Logo no início do pontificado eh de João xx3 ele falou do Concílio e logo depois ele convocou o
Concílio então Eh nós temos o pontificado de Pio 12 que foi um pontificado de 1939 até 1958 então Pio 12 morreu em outubro de 58 dia 9 de outubro de 1958 Papa Pio 12 faleceu veio conclave nesse conclave sai eleito o patriarca de Veneza O Cardeal Ângelo roncali que tomará o nome de João 23 Papa João X3 é o Papa do Concílio Ele toma e posse é coroado em como papa e já em 59 ele convoca o o o Concílio Vaticano I Então o Concílio Vaticano segundo qual que era a ideia do Concílio Ele já
fala do Concílio já em 59 o João 23 ele dizia que a intenção dele era ele usa essa expressão né abrir as janelas da igreja para que o vento do espírito santo pudesse arejar os cômodos é uma analogia para dizer o seguinte né Vamos como a igreja já fez outras vezes nos abrir a ação a Moção do Espírito Santo para que possamos dar Novos Rumos à igreja arejar iluminar enfim essa era a ideia depois outra expressão que o João 23 vai usar é a expressão adorn momento o adorn momento foi muito traduzido aqui no Brasil
como atualização n seria uma espécie de atualização de aproximação daquilo que a igreja tinha e tem para anunciar com o mundo moderno certo então eh ele vai falar bastante essa expressão e essa expressão ela foi usada assim dentro do Concílio depois do Concílio é usada até hoje certo então há um desejo de renovação e há um desejo de diálogo com o mundo moderno mas diálogo no sentido de apresentar as mesmas Verdades da Fé Mas numa linguagem mais eh adaptada não seria a palavra mais adequada mas talvez mais palatável né não seria apresentar essa fé da
igreja de um modo que o homem moderno conseguisse absorver essa fé né seria mais ou menos o que a gente faz com com a uma criancinha né uma criancinha muito novinha você não consegue dar uma comida muito substanciosa mas se você bater ali uma comida você dá ali umas colheradas e ela vai comer então é é mais ou menos essa ideia num mundo que já naquele período do pós-guerra se mostrava muito secularizado fragmentado muito alheio às questões transcendentes a questão de Deus depois da segunda guerra mundial eh isso aumentou consideravelmente principalmente no ambiente europeu então
a ideia era tentar estabelecer um ponto de diálogo com essa realidade de pessoas que já estavam relativizando a verdade que já não queriam mais saber de Deus de proliferação do ateísmo de proliferação e de ideias das mais absurdas possíveis então a ideia era estabelecer esse diálogo E aí acontece que João 23 fala isso e a própria vida de João 23 foi uma vida muito difícil João 23 foi Capelão na primeira guerra mundial depois foi anci apostólico na Bulgária numa situação dificílima então João 23 ele viu Eh o sofrimento ele viu essa diluição de nações de
povos de culturas é uma coisa que ele assistiu então ele entendeu que esta aproximação da igreja em relação às pessoas Seria algo necessário E para isso seria Preciso ajornar né seria preciso acertar ajustar regular a linguagem da igreja com a linguagem de desse mundo que estava mudando a ideia era calibrar a coisa e o próprio João 23 ele dizia que a a igreja no Concílio desta vez neste 2º Concílio não pretendi ensinar nada de novo então isso João 23 repete várias vezes e depois Paul Paul que é quem fechará o Concílio vai martelar nessa ideia
novamente o João 23 ele dizia nós não vamos ensinar nenhuma verdade de fé diferente daquilo que a igreja sempre ensinou Então veja né Eh ele não está negando o Concílio de Trento Vaticano primeiro os concílios que ocorreram para trás não é isso ele simplesmente está dizendo o que já está dito já está bem o que nós queremos é entender Como embrulhar essa mensagem e entregá-la ao mundo Então essa é a tônica do Concílio 11 de outubro de 62 o Papa convoca então e de fato o Concílio abre aliás né o Concílio tinha sido convocado antes
e ele foi aberto a primeira sessão do Concílio dia 11 de outubro de 62 é por isso que o Papa Francisco quando foi escolher a data litúrgica eh da festa de João X3 fez questão de colocar o dia de João 23 no dia 11 de outubro que é o dia da abertura do Concílio Vaticano io todo mundo pensava que João 23 seria um papa de transição ele já era eh idoso Tinha alguns problemas de saúde e no entanto foi o papa que abriu o Concílio a abertura do Concílio Vaticano I para ser bem entendida nós
temos que olhar ali o contexto da época nós estamos falando ali do início dos anos 60 então a igreja teve um movimento de tentar dialogar com este mundo moderno só que este mundo moderno estava em profunda transformação e em transformação eh de modo eh digamos assim muito rápido a galope mesmo então de um ano pro outro na década de 60 coisas novas ocorriam Então já no fim dos anos 50 nós vemos eh as dificuldades daquela geração que na segunda guerra mundial nós vemos já uma geração de crianças e adolescentes que vão crescer órfãos por conta
da Guerra Então tudo isso mexe com a mentalidade mexe com as crenças aí nós começamos a ver já durante a década de 50 processos revolucionários no campo da cultura Então já começam a aparecer sinais de uma grande evolução na arte na música com rock sobretudo E aí a coisa vai indo vai escalando até o término do Concílio nós já temos na Europa um ambiente que era bem diferente do ambiente de quando o Concílio começou mas espera aí foram apenas eh ali Poucos Anos Concílio abriu em 62 fechou em 65 Mas como que pode ter tanta
mudança Pois é mas o mundo estava mudando rápidamente o Concílio fecha em 65 3 anos depois vem a revolução estudantil de Paris a revolução da sorbone onde os estudantes vão não simplesmente aderir a um modelo marxista um modelo eh socialista de organização de ideias de pensamento mas eles vão inclusive propor assim uma série de lemas para esse movimento é proibido proibir faça amor não faça guerra aí vem a questão da revolução sexual depois vem o festival de Woodstock onde se pregou abertamente não só o uso de de indiscriminado de de drogas mas a tomada de
uma postura de vida totalmente relativista do chamado amor livre entenda-se aqui sexo livre numa libertinagem que destrói a alma das pessoas entendeu que vai criando nas pessoas uma moleza espiritual que é própria de quem se entrega todo tipo de vícios Então já são pessoas que vão se tornando incapazes de tomar decisões de assumir coisas e com afinco pro resto da vida então já começa aquela coisa relações abertas uso de drogas sexo livre e todas as consequências que isso vai trazer então a igreja faz o Concílio num uma época que era extremamente difícil O Cardeal bate
italiano ele disse que o Concílio Vaticano II poderia ser considerado como os estados gerais da igreja católica O que que ele queria dizer com isso lá na Revolução Francesa o rei luí x tentando resolver os muitos problemas sociais e econômicos que estavam acontecendo na França do século XVI resolveu convocar a Assembleia dos estados gerais Cler nobreza e povo para discutir os problemas só que acontece que Luís XV convocou as pessoas e deu voz às pessoas num momento inapropriado que foi um momento de grandes convulsões sociais no que que isso resultou na tomada de poder na
derrubada da monarquia no assassinato do Rei e na instalação do caos da desordem através do governo do período do terror quando Robes Pierre vai assumir o governo francês e vai cometer as piores atrocidades então Cardal bate ele considerou o Concílio Vaticano i como os estados gerais da igreja católica ou seja o Concílio foi convocado num num momento em que o ambiente do mundo isso não era uma questão da igreja eh mas o ambiente Mundial externo fora da igreja era um ambiente eh extremamente difícil então é nesse contexto que o Concílio se dará João 23 ele
abriu o Concílio eh um Cardeal perguntou para ele Santo Padre quanto tempo vai durar o Concílio o Concílio foi aberto em outubro João 23 Ele respondeu assim e fino al natale né ou seja lá pro fim do ano perto do Natal o Concílio acaba assim ele Imaginava mas acontece que até o natal o Concílio só tinha votado uma resolução que era a inclusão do nome de São José no cânon da missa que é algo muito bom muito importante Eh mas você não vai convocar um Concílio para incluir o nome eh de São José no cano
né da da missa né para fazer apenas isso então Eh as discussões teriam que se aprofundar Mas acontece o seguinte o próprio Papa João X3 antes da abertura do Vaticano I ele havia promovido em Roma o sínodo de Roma e no sínodo de Roma foram feitas várias discussões o sínodo de Roma nós podemos dizer que foi uma espécie de laboratório para o Concílio Vaticano I aliás João 23 tinha a ideia de estender para a igreja aquilo que foi feito no sínodo de Roma então o sínodo de Roma fez o quê reformou o currículo dos seminários
Conventos com poucos religiosos juntou comunidades muito dispersas reformou a vida religiosa o sínodo de Roma promoveu a pregação das santas missões passionistas redentoristas Capuchinhos pregaram missões na Diocese de Roma para trazer muita gente que estava afastada da igreja se casou fez a primeira recebe o crismo foi um reavivamento da fé católica na Diocese de Roma porque as pessoas estão né na Itália tão acostumados com a proximidade com a igreja com o Papa com tudo isso muitas pessoas estavam geograficamente perto da igreja mas com coração longe então a ideia de João 23 é o que nós
vamos até essas pessoas vamos buscar essas pessoas a reforma dos seminários a reforma da vida religiosa a reforma das associações laicais as irmandades as associações mais variadas tudo isso foi trazendo uma vitalidade a igreja de Roma e o efeito foi muito bom então o que João 23 faz vamos estender isso para toda a igreja e convoca o Vaticano seg quando os bispos chegam no Vaticano segundo a ca Romana havia preparado esquemas dentro deste desejo do Papa que é um desejo de aproximação de diálogo só que nessa época dentro da igreja católica já havia também entre
muitos teólogos muitos padres e muitos bispos até uma certa adesão velada a algumas correntes de teologia um pouco estranhas a doutrina que é igreja sempre acreditou e sempre ensinou tudo isso em nome da modernidade tudo isso em nome de uma nova teologia inclusive uma das correntes teológicas mais nocivas era justamente uma corrente teológica chamada no velho teologia a nova teologia cujo expoente né o grande expoente dessa corrente teológica era o padre Alfred Loise né um padre que no do século XXX foi suspenso de ordem e foi proibido de ensinar e ameaçado des excomunhão várias vezes
por São Pio X São Pio X freou essa nova teologia lá no começo do século XX mas agora no Concílio essa tendência da nova teologia ela começa a voltar algumas tendências no no campo da liturgia no campo isso tudo começa a aparecer a orbitar em torno do Concílio mas a ca Romana havia preparado os esquemas para que os bispos discutissem e votassem e esses esquemas preparados pela ca Romana eram baseados na experiência do sínodo de Roma né e o sínodo de Roma não aboliu por exemplo o uso do hábito para os religiosos não aboliu o
uso da batina pelos padres o sínodo de Roma não extinguiu as associações de leigos não acabou com a piedade Popular não alterou a liturgia da missa aliás em 62 João 23 assinou sobre o altar da Basílica vaticana um documento chamado veterum sapien a velha sabedoria falando sobre o uso do latim e reafirmando é um documento papal de João X3 reafirmando a importância do uso do latim tudo isso estava ali naquela documentação dos esquemas para que fossem discutidos e votados eh no Concílio acontece que como eu disse no início este Concílio sofreu uma pressão muito grande
de jornalistas da Imprensa televisão e o mundo tinha uma expectativa em relação à renovação da igreja só que acontece que o mundo que tinha essa expectativa da renovação da igreja quando eu digo o mundo é um mundo formado por um monte de gente que não é católico e é um monte de não católicos querendo ditar o que a igreja tem que fazer então houve uma pressão pela primeira vez uma pressão massiva sobre os bispos e pouco a pouco os bispos começaram eh a achar que era melhor que ouvissem os seus assessores por isso que o
Concílio é chamado por alguns autores historiadores de o Concílio dos teólogos porque os bispos começam a chamar teólogos especialistas para que pudessem discutir o modo de fazer o que João X3 tinha proposto E aí acontece que todos os esquemas da ca Romana foram rejeitados E então Eh vem os novos esquemas Aí sim elaborados por teólogos como hry de lubac urs Von Baltazar eh Ives Conar eh Bernard Hering e Outros tantos teólogos que começam cada qual na sua área de atuação a elaborar eh novos textos novos esquemas E aí eh nós teremos documentos bons documentos muito
bons e documentos ambíguos que naturalmente foram aprovados de forma ambígua eh para que depois a igreja se pronunciasse e a respeito deles então nós podemos dizer que o Vaticano io Ele só pode ser entendido a partir daquilo a que ele se propôs a que o Vaticano I se propôs pois a dialogar com o mundo então nós podemos afirmar sem medo de errar que o Vaticano segundo Concílio ele teve uma uma visão Pastoral então foi um Concílio Pastoral não foi um Concílio dogmático por exemplo dentro do do Vaticano i na história do Concílio eh os bispos
de língua espanhola sobretudo chegaram a propor a definição de pelo menos mais um dogma Mariano havia uma expectativa de que no Concílio se pudesse discutir e proclamar o Dogma da corred enção de Nossa Senhora aquilo que Jesus sofreu no corpo Nossa Senhora sofreu na alma ou a mediação Universal das Graças se Jesus que é a fonte de todas as graças passou por Maria Por que que as graças menores não passariam então havia essa expectativa os bispos de língua espanhola chegaram a propor e na hora de votar isso nas sessões plenárias do Concílio Graças às manobras
né de um teólogo dominicano que era o padre Ivis kongar que depois virou cardial e isso foi tirado da pauta então a a proposição de um novo Dogma Mariano foi tirada da pauta isso chateou muito os bispos de língua espanhola e por isso Paulo VI que foi o papa que fechou o Concílio e era um homem o Paulo VI era um teólogo muito bem preparado e Paulo VI e além de ser um teólogo bem preparado Tecnicamente escrevia muito bem então por exemplo a constituição dogmática sobre a igreja que a lum engenium né é uma das
constituições do Concílio Vaticano segundo Paulo VI fez questão de colocar como último capítulo da lengen um capítulo sobre a Virgem Maria como mãe da igreja e modelo da igreja foi uma forma de eh acalentar aí o coração dos bispos eh de língua espanhola por não terem visto a proclamação de mais um dogma Mariano e por isso o Papa Paulo VI também escolheu o dia 8 de dezembro de 65 para fazer a clausura do Concílio dia da Imaculada Conceição então Eh nós vemos aí então no Concílio esse assento Pastoral então o Concílio ele não pode ser
julgado por aquilo que ele nunca propôs ele nunca propôs desde o início nem João X3 e nem Paulo VI alguma definição do Ática mas ele se propôs sim a um diálogo com o mundo moderno e a igreja também nunca ensinou na sua doutrina que ela é infalível em termos de pastoral a igreja É infalível em termos de fé e de moral mas não de pastoral a igreja nunca diz isso e nunca teve essa pretensão de afirmar esse tipo de coisa e aí então o Concílio foi se desenvolvendo e tratou de vários temas da relação com
os não cristãos da relação com os judeus da relação com o mundo eh mas o assento principal do Vaticano io foi a eclesiologia O que é a igreja o que é ser igreja como funciona igreja por isso que a lum engum é como que o coração ali do Concílio e a lum engenium é um documento que contou com a colaboração preciosíssima de um dos Padres conciliares de um dos bispos conciliares que era nada mais nada menos que o Arcebispo de Cracóvia né Monsenhor Carol votia que mais tarde seria João Paulo I Então João Paulo I
teve um papel fund Mental para ajudar escrever a lum assim como Bento 16 que na época eraa o jovem teólogo ainda né Eh Joseph hinger ajudou a escrever a constituição dogmática eh sobre a sagrada escritura a de verbum a de verbum ela foi redigida em grande parte pelo padre Joseph hinger que depois viria a ser o Bento 16 e na minha opinião a minha humilde opinião que não vale nada né diante disso mas eu particularmente quando li os documentos do Concílio eu acho a de verbo um dos documentos mais bonitos do Concílio falando sobre a
palavra de Deus né inclusive sobre a importância da palavra de Deus na Igreja eh a leitura Orante da palavra de Deus enfim é um o estudo da palavra de Deus é um documento e único né na na na história aí do Concílio E aí então o Concílio fecha em 65 com uma expectativa que o próprio Paulo VI vai dizer qual era a expectativa que viesse uma grande Primavera para a Igreja Primavera no sentido de que as flores desabrochariam tudo ficaria mais belo tudo avançaria mais né e e o próprio Paulo VI vai dizer esperávamos uma
grande Primavera mas o que veio foi um inverno terrível e a Paulo VI se referia realmente logo depois que acaba o Concílio e muitas vezes em nome do Concílio começam as interpretações do Concílio em alguns textos conciliares que eram ambíguos deram margem a algumas atitudes por exemplo eh bispos que eram mais conservadores Liam os documentos do Concílio em linha de continuidade bom que a igreja sempre acreditou e fez foi isso agora nós teremos aqui essa renovação do Dio do Diálogo mas vamos continuar nesse caminho e outros de um uma visão mais Progressista ou até mais
laista das coisas começaram a fazer o quê começaram a interpretar de forma aberta não o Concílio permitiu E aí em nome do Concílio muitas inovações e renovações estranhas a aquilo que a igreja tinha pensado acabaram ocorrendo acabaram sendo feitas qual foi o resultado prático disso né Paulo VI vai dizer que esperavam a primavera e vem o depois em 67 ele vai dizer a fumaça de satanás penetrou no templo de Deus né E o que que ele queria dizer com isso que a igreja estava enfrentando um Calvário porque realmente o mundo mudou e a igreja nessa
tentativa de dialogar parece que ela pensou no mundo mas quando ela foi colocar em prática esse diálogo já era um outro mundo que estava convulsionando mudando a todo tempo E aí então o que vai acontecer a debandada do sacerdócio milhares e milhares de padres abandonaram o ministério religiosas deixaram as clausuras deixaram as congregações várias congregações passaram a enfrentar eh dificuldades terríveis seminários fecharam casas religiosas fecharam obras da igreja eh eh também já não eram mais a mesma coisa colégios católicos foram inteiramente tomados por pessoas de ideologias diversas E aí a igreja já não evangelizava mais
através daquelas obras Então realmente veio um encolhimento da igreja vem um grande inverno o próprio Papa Paulo VI ele vai ter que lidar com muitas desobediências de bispos mesmos que se levantaram contra ele que se levantaram contra ele que se colocaram contra ele ele foi afrontado pelos bispos holandeses depois pelos bispos alemães os últimos 10 anos do pontificado de Paulo VI ele não publicou mais nenhuma Encíclica foi um papa que viveu os últimos 10 anos de pontificado no silêncio Então foi uma situação complexa pra igreja daquela época agora o que não se pode negar é
que o Concílio ele contou com a participação dos bispos a maioria dos bispos os seus documentos foram votados pela maioria dos bispos inclusive até os bispos que depois irão levantar duras críticas ao Concílio né o próprio Dom Marcel lefre eh Dom Castro meer aqui no Brasil e outro Outros tantos né Dom Geraldo Proença sigou e Outros tantos bispos eles assinaram né os documentos conciliares aí a maioria dos documentos foram assinados por eles até mesmo né se a gente olhar para Dom Antônio Castro maer aqui no Brasil o que ele fez na Diocese de Campos quando
veio por exemplo a reforma litúrgica que veio depois do Concílio Vaticano I Dom Castro maer ele chamou o seu clero que tinha lá uns 50 padres e falou olha quem quiser rezar a missa no rito novo pode rezar é aprovada pelo Papa é liberada pela igreja mas eu continuarei rezando no rito antigo e os padres que quiserem rezar no rito antigo podem rezar interessante essa atitude de Dom meer n Então ele deu liberdade Dom meer não proibiu o o Concílio dentro do do seu território tinha padres que rezavam o o rito novo entendeu Mas é
claro que aí depois do Concílio é que começam a a aparecer aí as interpretações e os conflitos eh de interpretação né mas uma coisa é fato é uma é um evento eclesial que contou com mais de 3.000 bispos foi presidido pelo Papa e nós temos a promessa de Jesus de que as portas do inferno jamais prevalecerão contra a Igreja então quando a gente vai falar do Concílio Vaticano io nós devemos pensar no seguinte sobretudo quando as pessoas vão criticar alguma coisa o que essas pessoas Estão criticando aquilo que o Concílio disse ou aquilo que se
disse em nome do Concílio Aí está a grande A grande questão então o Concílio enquanto tal ele tem documentos que foram discutidos que foram votados que foram aprovados mas os frutos que vieram depois em alguns lugares foram frutos muito bons nós vemos por exemplo a igreja dos Estados Unidos é uma igreja que implantou aquilo que o Concílio pedia mas sem esquecer né da da tradição da doutrina e da clareza sobretudo no o ensino da Verdade agora por exemplo em outros países até no nosso também e nós já vemos uma tendência de de adaptação na linguagem
não vamos adaptar para que as pessoas entendam eh melhor E aí o que que acontece nessa tentativa de adaptar muitas vezes nós católicos nos colocamos como aqueles que dialogam só que nós estamos dialogando muitas vezes com um mundo que não quer nos ouvir E aí nós tomamos uma postura de diálogo não vamos dialogar vamos conversar com esse mundo moderno este mundo não quer nos ouvir quando nós vamos anunciar a verdade esse mundo diz não mas você tá sendo intolerante Olha a igreja tá sendo intolerante Olha então para nós vem todos os adjetivos negativos para que
nós não possamos dizer o que nós devemos dizer mas na hora que eles vêm nos falar nós temos que ouvir porque é uma atitude evangélica como que a igreja Vai recusar isso E aí muitos vão caindo eh nessa visão e renunciando ao dever de fazer aquilo que Jesus manda no evangelho ide e ensinai ensinai Jesus nos manda ir e ensinar por quê Porque nós portamos uma verdade precisamos ir e ensinar não podemos ficar com esta verdade para nós então o que que nós vemos hoje como meio do caminho aí que muitas paróquias comunidades religiosas muitos
grupos católicos tem um sucesso considerável até na sua obra de evangelização isso no pós Concílio a que se deve o sucesso de evangelização de algumas congregações comunidades grupos paróquias padres basta a gente olhar o que que eles fazem eles retomam as boas práticas pastorais que já existiam antes do Concílio Fui pregar um tempo um tempo atrás aí numa Paróquia numa cidade no Nordeste e quando eu cheguei para pregar eu me surpreendi primeiro com a quantidade de pessoas participando da santa missa com o silêncio dentro da igreja é algo admirável e a quantidade de pessoas na
fila de confissão eram dois padres só um ficava confessando Enquanto o outro celebrava e a fila de confissão interminável acabava a missa o outro padre ia sentava no confissionário e as pessoas seguiam se confessando aí Eu até brinquei com o padre depois num café falei Qual que é o segredo aqui conta para mim para eu poder contar PR os outros ele falou ah mas o meu segredo ele falou é uma coisa muito inédita assim que eu faço aqui na paróquia eu falei o que que o senhor faz ele falou assim missa diária e confissão diária
ele falou assim pessoas sabem que aqui na nossa Paróquia tem confissão todo dia e quase que o dia inteiro pelo menos um de nós são dois padres ele falou pelo menos um de nós está sempre aqui então quer dizer naquela cidade aquela Paróquia virou referência por quê Porque os padres confessam não se recusam a confessar não enchem a agenda com 100 compromisso que a gente sabe que às vezes os padres são até obrigados pela circunstância a assumir mas lá eles fizeram uma organização onde a parte prática da Paróquia tá na mão dos leigos e aí
os padres ficam realmente para o o o serviço do ministério mesmo para confessar para Celebrar missa para visitar doente é isso aí então e e a paróquia não tem nada assim de extraordinário eu participei lá da missa missa muito bem rezada mas ali uma hora de missa os cantos ali bem e se desenvolvem bem ali uma liturgia bem celebrada confissão constante é um sucesso então pode ver onde há sucesso onde as pessoas sacerdotes religiosos religiosas e leigos retomaram aquelas boas práticas que sempre funcionaram entendeu é isso outra coisa que atrai bastante a pregação Clara a
pregação Clara a pregação fiel à doutrina da igreja quantos e Quantos irmãos vieram do protestantismo para o catolicismo porque ouviram formações ou pregações Claras que apontam Onde está o erro e mostram onde está a verdade então essa consciência que o Concílio nos traz a respeito da igreja que é uma reflexão muito útil que o Concílio traz qual é o papel da igreja é a missão da igreja outra coisa utilíssima que o Concílio traz a questão do do chamado protagonismo dos leigos os leigos como batizados TM um dever de conhecer a própria fé e anunciar a
própria fé e os leigos podem fazer muita coisa mesmo me ajudar inclusive nas paróquias a parte prática onde os leigos podem aliviar os sacerdotes os sacerdotes conseguem atender melhor o povo e fazer aquilo que é próprio do ministério e não tanto ficar correndo lá se preocupando com mil coisa para administrar a paróquia às vezes não tem como o padre tem que fazer mas quando os leigos conseguem ajudar rende o padre para que o padre possa se dedicar a outras coisas Isso é ótimo é um benefício pro povo quem ganha é a igreja então eh onde
a igreja floresceu mais no pós-concílio onde ela anunciou o evangelho de modo mais claro e onde ela retomou aquilo que era bom na Pastoral anterior então é necessário se aproximar das pessoas sim é necessário buscar as pessoas sim isso é dever Cristão é necessário às vezes buscar comunicar a verdade de um modo atraente Sim tudo isso é verdade mas nós não podemos nos esquecer do conteúdo Às vezes a gente fica tão preocupado com o modo de fazer Ah vamos dialogar vamos nos aproximar Tá mas nós vamos nos aproximar dialogar Para quê Para oferecer o qu
para mostrar o qu para falar o quê se não for para mostrar Jesus Cristo do modo como ele é através da doutrina da santa igreja nós estaremos perdendo tempo perdendo tempo então meus caros para das discussões sobre o Concílio nós devemos olhar para o Concílio como um evento de igreja que não pode e não deve ser negado devemos olhar para aquilo que o Concílio traz de luz para o nosso tempo e devemos olhar também para as interpretações equivocadas que se fizeram em nome dele mas que nunca foi algo que a igreja de fato endossou Ou
falou né Vamos às nossas perguntas aí a hora já tá avançadíssima eu vou tentar responder aqui umas duas três porque esse tema do Concílio ainda não n não está esgotado né a gente teria que falar muito mais né Deixa eu ver aqui neoclassic em que se Pese ser tido como ato herético e cismático rejeitar um Concílio Professor qual su sua opão sobre ter sido engendrado pela maçonaria existem alguns autores por exemplo eh o Marco tosati que é um vaticanista ele fala da influência da Maçonaria no Concílio tem o Roberto de matei que é um outro
Historiador que fala bastante também sobre a história do Concílio existe documentação que mostra essa infiltração Maçônica no Concílio que é uma infiltração diga-se de passagem herética só que isso não deve nos assustar porque por exemplo Concílio de Constantinopla o Concílio de niceia tinha uma porção deges infiltrados em alguns concílios inclusive eles eram a maioria E aí nós devemos ter em mente o seguinte devemos ter em mente que o Espírito Santo é quem governa a igreja a grande prova de que é o espírito santo que governa a igreja é justamente essa o mal ele se infiltra
ele entra Mas ele não destrói a igreja ele pode fazer barulho ele pode causar dano mas ele não destrói a igreja por quê Porque é promessa divina as portas do inferno não prevalecerão contra ela o Concílio de niceia tinha mais Bispo Ariano do que Bispo católico e o que que triunfou no Concílio de niceia a fé verdadeira da igreja que Cristo é verdadeiramente Deus e é verdadeiramente homem Então por mais que o Vaticano segundo ele tenha no seu histórico essa questão de presença Maçônica presença de teólogos eh de de linhas anteriormente condenadas pela igreja mas
que estavam lá dando palpite tudo isso só nos mostra uma coisa que apesar de todos esses esforços do mal para minar a igreja isso é batalha perdida porque ninguém vence a Cristo Cristo é rei só que a realeza de Cristo nem sempre ela se manifesta de forma gloriosa quando Jesus veio a primeira vez ele veio tão escondido que ninguém se deu conta de que o Messias tinha nascido Mas acontece que Jesus voltará uma segunda vez na primeira vinda ele veio escondido mas na segunda vinda Ele Virá visível glorioso para julgar para separar o joio do
trigo então confiemos né Eh e outra coisa os males e os pecados dos filhos da igreja não devem nos assustar porque até no grupo dos 12 apóstolos os 12 apóstolos eram bispos tinha Judas que foi O Traidor Então esse é um mistério O Mistério da iniquidade ele estará ente na história da igreja mas nós devemos ter o olhar lá na frente sabendo que Cristo vence sempre o Anderson beluga Professor qual missa tem mais valor a missa tridentina ou a Missa Nova as duas t o mesmo valor as duas TM o mesmo valor não tem missa
que vale mais e missa que vale menos né Eh isso aí é uma discussão eh que aí sim pode levar as pessoas ao erro né pode levar as pessoas ao erro agora se você for discutir aqui a questão da Beleza do rito a questão dos elementos que ficam mais claro num rito e menos Claros no aí tudo bem aí nós temos outra discussão agora dizer se ela vale mais ou menos não valor é o mesmo porque Cristo é o mesmo né Cristo é o mesmo o mesmo Cristo que está e na missa tridentina é o
mesmíssimo Cristo que está eh na missa nova né não há diferença não fosse assim se na missa nova os efeitos da Eucaristia fossem menores né então não haveria santidade na igreja e nós deveríamos Estar numa situação de desespero total e Cristo teria abandonado a sua esposa teria abandonado a igreja entendeu então eh ambas as formas do rito Romano são válidas e tem o seu valor e em grande parte estas discussões sobre a questão da missa antiga e da Missa Nova levaram o papa a restringir ainda mais a missa antiga por quê porque muita gente estava
fazendo da missa antiga um porrete para dar na cabeça de quem não não vai à missa antiga e virou o qu virou Bandeira lógica e aí o que que o Papa Fez aqueles que defendem tanto a missa antiga Acabaram dando munição para que os bispos o Papa restringissem cada vez mais a a missa antiga Justamente por isso porque o pessoal começou a transformar em Bandeira ideológica para dar na cabeça dos outros aí que não frequentam a a missa antiga sendo que a realidade da maioria das paróquias no mundo não é a da presença da liturgia
é antiga entendeu na maioria das paróquias não não tem E aí as pessoas começam a entrar numas coisas caem até numa tentação Demoníaca até eu já vi muita gente Conheço muita gente que fala assim não se não tiver a missa antiga eu não vou em missa alguma eu fico na minha casa e rezo o Rosário Pois é aí cai nesse engodo demoníaco de achar que a Missa Nova não vale e não cumpre o preceito dominical da santa missa né não cumpre o preceito Dominical e a pessoa acha assim não eu estou certíssimo não sei o
quê Quem age dividindo é o diabo a palavra diabo significa divisor quem age dividindo é o diabo a partir do momento que as pessoas começam a pegar um rito outro rito e usar isso para apontar para dividir aqui é melhor alha é melor a divisão é um engodo é uma tentação e muita gente cai nisso aí né Eh vamos ver aqui depois a Ana Cecília Estevan Custódio seja bem-vindo aqui na cidade de Amparo dia 16/08 estamos te aguardando dia 16 eu acho que é dia 15 hein que eu vou a Amparo agora essa semana né
acho que é isso meus caros tempo já tá avançadíssimo estouradissimo agradeço vocês aí por permanecerem conosco se você não me segue lá nas minhas redes sociais eu estou lá no Instagram @rafael ponon Rafael com phonon Ton tá aí na tela no YouTube tem o meu canal pessoal também siga lá no meu canal pessoal E tem também uma novidade nos dias 27 28 e 29 agora de agosto eu vou promover um evento online gratuito chamado raízes e rupturas nós vamos falar um pouquinho sobre as transformações da Igreja Católica no Brasil né enfim vamos conversar sobre vários
temas São três dias eu preparei três aulas especiais dia 27 28 e 29 Eh agora de agosto tá eh Só que tem um porém para participar desse evento ele é online ele é gratuito não tem cust nenhum nem nada mas você precisa fazer a sua inscrição então dê uma olhadinha depois lá no meu Instagram lá você encontra tá o link está na Bill o link para você fazer a inscrição eu postei nos meus Stores também se você me segue lá no Instagram é só você olhar o último Store que eu coloquei tem lá o evento
que eu preparei só clicar você já cai lá na página para fazer a sua inscrição tá bom e no Youtube quem me segue só pelo YouTube não tem rede social mas me segue lá no YouTube lá no YouTube eu vou colocar agora à noite também eh esse link para que vocês possam clicar e fazer a inscrição para este evento né 27 28 e 29 de agosto online gratuito três dias de aula sobre a igreja no Brasil a realidade da igreja no Brasil né tenho certeza que vocês vão gostar abraço Deus abençoe e que Deus nos
mantenha na unidade da santa igreja sob a rocha de Pedro em comunhão com os nossos bispos amando e rezando pela nossa igreja pela conversão do clero pelo seu aumento pela sua Santificação mas também pela nossa conversão e para que Deus suscite mais famílias santas que gerem filhos Santos que vão renovar a igreja e o mundo Deus abençoe tchau tchau
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