O que eu vou te ensinar nesse vídeo vai ter o mesmo efeito do soro do super soldado. Você vai conseguir aumentar a sua inteligência e a sua capacidade de memorização estudando de forma ativa um PDF do Estratégia Concursos com o Chat GPT. Eu te garanto que você nunca mais vai estudar de forma passiva.
Você vai conseguir vencer o fantasma do estudo passivo, aquele que te faz estudar com um texto, fazendo você realizar aquelas leituras passivas que só te dão sono e não te ajudam a reter o conteúdo na memória de longo prazo. Olha só, eu já testei diversos materiais. Eu sou concurseiro das antigas, estou há 10 anos servindo ao Estado.
Já testei de tudo: aquelas apostilas de banca de jornal, testei um bocado de material e eu posso te garantir que, realmente, o PDF do Estratégia Concursos é sim um dos, ou o melhor material do mercado no que se refere a material escrito em PDF para concurso público. Aí você pode estar me perguntando, fazendo aquela cara assim: "Tá, Carlos, mas se o PDF do Estratégia Concursos é tão top, se os professores já fazem tudo esquematizado e de uma forma didática, se eu pago tão caro no PDF, por que eu tenho que utilizar o Chat GPT? " Ou aquela outra pergunta mais comum: "Carlos, ao utilizar a inteligência artificial, o Chat GPT, para estudar um PDF do Estratégia, não estaria terceirizando a minha inteligência?
" Eu quero te provar que não. O Chat GPT vai funcionar como um soro, um verdadeiro soro que vai aumentar a sua capacidade de estudo, a sua inteligência e a sua retenção. Ele vai te ajudar a reter o conteúdo estudado na memória de longo prazo.
Vem aqui pra tela V na prática. Olha só, pessoal, estou com o PDF aberto aqui do Estratégia Concursos, que fala de redes de computadores e endereçamento de redes. A primeira coisa que a gente vai fazer é colocar um prompt aqui no Chat GPT.
Eu já coloquei aqui o nosso prompt. Olha só, ele diz assim: "Aja como especialista na área de TI para concurso público. " É sempre importante, tá, galera, a gente colocar pro Chat GPT como ele deve agir, como ele deve se comportar, com que figura ele deve se comportar, como um especialista na área de TI para concurso público.
Ó, vamos estudar juntos o material do Estratégia Concursos. Vou te mandar trechos do PDF, que é o que a gente vai fazer: PDF de informática, aula de redes, e vou te pedir alguns comandos para você me auxiliar a estudar de forma ativa e acertar questões de provas. Ok?
Então a gente tá mostrando para ele qual é o nosso foco aqui. Não é virar um professor de redes ou um profissional que vai trabalhar na área de redes, é acertar questões de prova. Então ele colocou aqui: "Memória atualizada.
" Ele já se localizou como deve conversar com a gente. Ótimo, estou pronto para ajudar. Beleza!
Então, vamos lá. O primeiro prompt que você pode utilizar para estudar de forma ativa é a criação de perguntas inteligentes. Para que servem as perguntas?
A pergunta é a melhor forma de estudar de forma ativa. Estudar de forma ativa consiste, nada mais, nada menos, em nos testarmos o tempo inteiro. Assim, estudo ativo é sinônimo de teste, de autoteste, de se testar o tempo todo.
Por isso que estudar através de questões ajuda tanto, né? Tem muitos aprovados que falam que estudar através de questões é muito bom, porque estudo ativo é igual a teste. Vamos lá, eu vou colocar o prompt aqui.
Olha só: "Transforme essa parte do PDF," né, que eu vou copiar e colar aqui, "em perguntas e respostas objetivas e curtas para facilitar a fixação e revisão desse conteúdo. " Então eu vou copiar essa parte aqui. Quero deixar bem claro: você pode estar pensando: "Carlos, então eu não preciso mais ler um PDF, eu não preciso mais estudá-lo?
" Não! Eu já estou pressupondo que você já leu e já entendeu. Mas você quer ir além, tá?
Às vezes, há pontos importantes que você deixou passar batido. Ok? E olha só, às vezes você não conseguiu fazer uma pergunta objetiva com uma resposta objetiva tão eficiente como o Chat GPT pode fazer.
Então vamos lá. Além de a gente ganhar tempo, é claro, né, galera? Ó, vou colar aqui.
Sempre ressalto, tá bom para aqueles críticos: a melhor coisa é você mesmo ler e entender, isso que é um estudo ativo! Você ler e entender, mas a gente está usando a inteligência artificial aqui para potencializar. Olha só, ele saiu aqui fazendo várias perguntas.
Você leu e está se garantindo, mas será mesmo que você teria capacidade de responder perguntas tão objetivas assim? Se você já conhece o Estratégia Concursos, eles trabalham com aquele material lá, o Passo Estratégico, que nada mais é do que perguntas objetivas, de forma bem direta, para testar. E tem muita gente que pega esse tipo de material e, quando pega esse material, fala: "Cara, realmente eu não sei o conteúdo.
" Então olha só, o que é uma rede de computadores? Você tem a capacidade de responder isso com clareza? Se você não tiver, o que você vai fazer?
Vem aqui, leia, entenda e depois veja a resposta, confira se bate com a resposta que você conseguiu extrair do PDF. Uma rede de computadores é um conjunto de dispositivos interligados para compartilhar dados e recursos. Aí vai ó com a função do endereço IP.
E aí, se você batesse o olho aqui, lesse, estudasse, aí de informativa, você já ia conseguir de cara responder isso. Beleza? E o que você pode fazer com essas perguntas e respostas?
Tá, se você utiliza o Unk Flashcard, né, o nosso app querido aqui que todos os estudantes do canal utilizam, né, que é um app que estudantes do mundo inteiro estão utilizando aí para potencializar sua aprendizagem, ranquear nas melhores universidades, passar em concurso público, enfim, é um app top de revisões. Você pode criar flashcards, tá? Você pode criar flashcards aqui dentro, ok, utilizando já essas perguntas e respostas objetivas.
Ou, se você utiliza outro sistema de anotação, você quer anotar no seu caderno, você quer anotar em outro app, você fica à vontade, ok? Mas eu recomendo sempre utilizar o Unk para essas anotações, beleza? Inclusive, eu vou te deixar depois no link da descrição o meu e-book de como aprender a estudar com Unk do zero, tá?
E vou deixar o link no Telegram também do nosso Telegram, aí que tem milhares de alunos lá estudando de forma ativa com Unk, ok? Então, olha só, essa é a primeira forma. Vamos para a segunda forma, ok, de estudar de forma ativa.
Olha só, vamos pedir para ele criar um resumo interativo. Interativo, ó, crie um resumo interativo focando em pontos específicos que podem ser cobrados em provas de concurso em cima do texto que eu te enviei. Vamos lá.
A gente pede para ele criar um resumo, tá? O ideal é aquilo que eu sempre falo: estudo ativo, onde você mesmo cria o seu resumo, tá? Mas vamos supor que você está com o tempo corrido, você esteja sem tempo, você pode pedir para ele criar um resumo específico, tá?
E você pode aí adaptar o seu resumo, somar ao seu resumo ou utilizar o dele, tá bom? Ó, definição de rede de computadores. Ele vem com o conceito e já vem com uma pergunta.
Olha só que legal, ele integrou essa primeira técnica de estudo ativo com a parte da revisão, né, do resumo interativo. Ele já veio com o conceito e uma pergunta. Olha só que legal.
A mesma coisa aqui, endereço IP, ó, conceito. Ele já colocou aqui detalhes do IPv4, do IPv6. Já veio com uma pergunta top também.
Olha só que legal. Esse resumo, aí você pode incluir no seu Unk Flashcard, criar flashcards ou, enfim, anotar em outra forma que você prefira, tá? Então, resumo interativo funciona muito bem também.
Vamos lá, a terceira forma de estudar de forma ativa com chat GPT e o material do Estratégia: nós podemos pedir para ele criar, por exemplo, questões de prova, tá? Então, olha o que eu vou fazer. Eu vou pegar aqui uma questão da banca Cebrasp.
Olha só, uma questão da banca Cebrasp. Vou falar assim para ele, tá? Ó, veja o estilo de questões que a banca Cebrasp costuma criar em cima desse conteúdo.
E a gente coloca a questão, né, no caso. Então coloquei aqui, ó, veja o estilo de questões que a banca Cebrasp costuma criar em cima desse conteúdo. Eu coloquei essa questão aqui, né, da banca Cebrasp, ok, como modelo para ele entender, né?
Então, eu não vou colocar simplesmente assim: ah, crie uma questão igual Cebrasp. Não, eu vou dar um exemplo para ele entender como é uma questão estilo do Cebrasp, né? Certo e errado.
Agora, em cima do conteúdo que eu te enviei, crie uma questão de prova igual o Cebrasp criaria, né? Pedi para ele criar mais de uma, né, mas só para a gente ganhar tempo, tô pedindo para ele criar uma. E olha só, ele tá criando aqui uma questão no estilo da banca Cebrasp.
Galera, vocês têm noção disso daí? Olha o poder do chat GPT! Olha o poder da inteligência artificial!
Tem gente que gasta um dinheirão aí comprando questões inéditas e, cara, que gosta de fazer questões inéditas. Olha isso aqui! Às vezes, o examinador pode criar uma questão igualzinho a essa daí.
Então, vamos ficar ligados, não vamos deixar de usar a inteligência artificial. Olha só, ele criou a questão, certo e errado, colocou o comentário bonitinho, igual no PDF, e o gabarito. Pessoal, isso, fala a verdade!
Comenta aí, deixa aí nos comentários: não é muito top estudar dessa forma? Fala a verdade! A inteligência artificial não pode potencializar a nossa capacidade de aprendizado?
Fala aí, deixa aí sua opinião. A quarta forma que eu gosto muito de utilizar o chat GPT na hora de estudar um PDF do Estratégia é a discussão de casos práticos, tá? Que uma das formas de estudo ativo é a gente associar o conteúdo abstrato, teórico, em situações práticas.
Isso funciona demais no direito, no processo civil, da vida, que é difícil de entender. Nossa, isso daí cai igual uma luva. Mas vamos ver aqui na realidade do endereçamento de redes, né?
Então, eu posso colocar assim, ó: em cima do conteúdo teórico que eu já te enviei, crie um caso prático para eu entender melhor endereçamento de redes. Utilize detalhes da prática para um leigo entender. Então, olha só, eu pedi para ele criar um caso prático em cima disso daqui, tá, para um leigo entender.
Vamos lá. Você pode usar isso aqui pro direito, com qualquer outra disciplina, aí que vai te ajudar a analisar um caso prático para você compreender melhor esse assunto, tá? Porque às vezes, no material.
. . Apesar que o professor já fez um material bem top, às vezes faltou um caso prático e você pode ir lá e usar o chat GPT.
Tá, ele colocou cenário prático: ó, cidade das redes. Ó, imagine que a internet é uma grande cidade chamada Cidade das Redes e. .
. Cada dispositivo conectado à internet é uma casa nessa cidade. Olha só que louco: o IPv4 é um bairro, um bairro antigo; o IPv6, um bairro novo.
Cara, ó, analisa bem isso aqui! Testa aí, testa aí na sua casa, tá? Eu tô utilizando o ChatGPT-4.
Você pode usar esses outros modelos, até o 3. 5, que pode te ajudar também. Testa isso daí para ver se isso não vai te ajudar demais, hein?
A quinda forma que eu gosto de utilizar bastante é fazer com que ele revise um resumo seu; ele analise um resumo que você criou. Então, suponha que você criou um determinado resumo, tá? Eu não vou aqui gastar o tempo resumindo isso daqui, mas vamos supor que você leu, entendeu, criou um resumo, né?
Você fez um estudo ativo e criou um resumo com as suas próprias palavras, que é o que eu recomendo. Presta atenção, é o que de fato eu recomendo. Então vamos supor que isso daqui já seria um resumo, tá?
Já seria um resumo. Não vai! Ele já vai ver que isso daqui não é um resumo, mas assim, você poderia falar assim para ele: "Ó, irei enviar o resumo do meu PDF.
Dê uma nota de 0 a 10 para o meu resumo, tá? Se faltou algum detalhe importante, aponte para mim esse detalhe e crie um resumo mais completo e detalhado, complementando aquilo que faltou no meu resumo. " Ok?
Então você pede para ele dar uma nota de 0 a 10 no seu resumo, que tem muita gente que cria resumo e fica inseguro: "Poxa, será que o meu resumo tá legal? Será que eu entendi bem? Será que faltou alguma coisa?
" E você manda para ele o resumo. Tá, então vamos lá. Só para título de ilustração, vou pegar o próprio PDF e vou tirar algumas partes importantes de propósito, tá?
Vou tirar aqui o número de bits, vou apagar algumas coisas. Olha só, eu apaguei aqui alguns pontos de propósito, tá, para simbolizar aqui um resumo. Não é bem um resumo, mas só para ver aqui que nota que ele vai dar e o que ele vai fazer, tá bom?
Ó, eu daria uma nota sete ao seu resumo. Ele cobre alguns pontos essenciais, mas falta especificidade em alguns números e conceitos-chave que são importantes para uma compreensão completa. Ó, pontos que precisam de melhorias: detalhes quantitativos do IPv4 e IPv6, que foi justamente o que eu apaguei; benefícios do IPv6, que foi o que eu apaguei; contexto de concurso poderia enfatizar a importância desses conceitos no cenário de concurso público, especialmente para candidatos da área de TI.
Aí, ele faz um resumo completo. Olha só, ele colocou os bits tudo bonitinho, tudo certinho. Sério, fala a verdade: não é incrível estudar com ChatGPT?
Não é a materialização da simplificação do estudo ativo? Deixa aí nos comentários. E ó, te convido agora para participar aqui do meu grupo do Telegram, onde diversos estudantes, milhares de estudantes, estão estudando de forma ativa com flashcards, com UNK e com ChatGPT.
Também vejo o pessoal comentando sobre prompts do ChatGPT. Eu te convido também a baixar o meu e-book gratuito, do meu treinamento, do meu curso chamado "An Overdrive". Se você tem interesse em se aprofundar no estudo ativo através de flashcards utilizando o UNK Flashcards, esse app gratuito é maravilhoso para estudo ativo.
Eu te convido a conhecer o maior treinamento do mundo de UNK Flashcards, o treinamento "UNK Overdrive". Nele, você vai ter mais de 70 aulas sobre UNK Flashcards, envolvendo estudo ativo, conceitos e fundamentos importantes do estudo ativo, revisão ativa… tudo focado para prova de concurso público, para você acertar mais questões de prova. Você vai acompanhar um PDF super completo, o e-book mais completo de UNK que você pode encontrar por aí, tá bom?
Então é isso aí! Se o vídeo te ajudou, já deixa aquele like para fortalecer o canal. Compartilha aí com um amigo seu que está estudando, que é concurseiro e estuda através de PDFs.
Compartilha para ajudá-lo e vamos para cima! Lembre-se: estude ativo, e a vitória é para todo aquele que crê. Valeu!