A GÊNESE 05 - Cap 4 Papel da Ciência

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Fronteiras do Pensamento Espírita
Para Kardec a ciência tem papel fundamental na compreensão da origem do mundo e da vida, bem como da...
Video Transcript:
o Olá pessoal tudo bem bom vamos agora para o capítulo 4 o papel da ciência na génese o que ele tá querendo dizer o papel da ciência na compreensão da origem do mundo da vida do ser humano então eu quero começar lendo para você o primeiro item do livro A génese eu vou ler pausadamente para gente conversando junto olha como ele diz a história da origem de quase todos os povos antigos se confunde com a da crença religiosa que professavam sendo por isso que os seus primeiros livros versavam sobre religião E por falar nisso antes
de ir a gente prosseguir Quais os livros religiosos que você conhece e tradições espirituais antigas eu vou citar alguns aqui para gente verificar se a gente tá é pensando junto né Você conhece adorar que é o livro sagrado dos judeus bom ator ar ela de certo modo tem um pouquinho a ver com a nossa Bíblia Sagrada porque ela é constituída dos cinco primeiros livros que a gente também usa na Bíblia Sagrada os livros atribuídos A Moisés é interessante que aturar completa ela tem mais alguns livros alguns outros complementos que são próprios dos judeus e nós
conhecemos aqui na nossa região a Bíblia Sagrada que deriva de certo modo da Torá Porque a partir da tradição Judaica que vai se constituir o judaísmo antigo e vai dar origem à formação Cristã como a gente conhece hoje com o velho testamento Novo Testamento combinados e tem uma cor um dos muçulmanos que você já deve ter ouvido falar e é também um livro de Sabedoria eu quero lembrar aqui também livros de Sabedoria da região da China com o tao-te-king que na verdade não é só tao-te-king tem o tao-te-king tem um xing que a gente fala
e xingue mas para eles lá seria mais e King e tem o Rua o Xing Então são três formam uma Tríade de Sabedoria e aí tem vários outros livros que vão derivando destes mas que formam a tradição que envolve hoje a região da China e do Japão que a gente sabe que aquela região de uma sabedoria milenar e abriga quase Vinte por cento da população mundial a gente pode puxar um pouquinho para o lado da Índia nós vamos ter lá o bhagavad guita nós vamos ter os cânticos dos velhos o planejadas ou seja nós temos
uma outra corrente de Sabedoria também diferente da nossa Bíblia Sagrada e mais essa corrente representa Mais também em torno de vinte por cento da população mundial EA preciso considerar ainda que nós e várias outras sabedorias tradicionais que não são registradas por escrito que são sabedorias transmitidas oralmente eu vou citar aqui como exemplo a sabedoria ancestral existentes na África existe uma riqueza de Sabedoria enorme tradições espirituais riquíssimas Mas sem o hábito da escrita essa tradição é toda a mantida através de recursos orais através dos contos das histórias que são contadas de geração para geração assim também
existe aqui nas Américas todo uma riqueza de tradição oral que era mantida pelas civilizações que nós temos aqui antes da invasão portuguesa nós temos aqui as tradições dos indígenas brasileiros dos Tupis os tupis-guaranis dos Caiapós dos nossos indígenas que também tinham todo uma sabedoria toda uma tradição espiritual que era transmitido oralmente e que nós temos que ter o cuidado de preservar para que ela não se perca nós temos nos rins a secas nos Maias nascemos no México na América do Norte é interessante a gente ter consciência de que a nossa Bíblia a Bíblia que nós
consideramos Sagrada aqui na nossa região ela contempla apenas em torno de trinta por cento da população do mundo então o mundo não é tão Cristão quando a gente pensa apenas um terço menos de um terço somos cristãos é um detalhe curioso também não é toda a tradição espiritual que tem essa preocupação com a origem tá não é isso é bem típico do Judaísmo e aí nós Claro da nossa herança judaico-cristã ele vai dizer e como todas as religiões se liga ao Princípio das coisas que atendeu da humanidade elas deram sobre a formação eo mecanismo do
universo explicações em concordância com o estado do conhecimento dos conhecimentos da época e de seus fundadores volta naquele que a gente discutiu sobre Deus cada povo cria suas explicações sua ideia de divindade de acordo com a sua e concreta de acordo com a maneira com a vida desse povo está organizada daí resultou Kardec continua que os primeiros livros sagrados foram ao mesmo tempo os primeiros livros de ciência EA que eu quero fazer uma correção hoje a gente não considera mais como ciência que ciência na época de Kardec era Conhecimento hoje e se temos ciência é
mais específico um pouquinho a gente entende a ciência muito mais que uma ferramenta de estudo de pesquisa tá não tem sequer aquela ideia de a ciência como reveladora da verdade que se tinha na época de Kardec ele vai continuar no item 2 que eu quero avançar com você lendo também porque é muito interessante ele vai dizer nos tempos primitivos por serem muito imperfeitos os meios de observação as primeiras teorias sobre os sistemas do mundo deveriam estar repletos de erros grosseiros mas ainda que esses meios fossem tão completos Quantos são Hoje os homens não teriam sabido
o ou seja Kardec é um evolucionista ele tá vendo mesmo a história do mundo como uma evolução gradativa na direção de um futuro previsto ele tá vendo bem por aquela perspectiva europeia de que a gente estava evoluindo caminhando na direção de uma ciência que nos revelaria a verdade final e definitivo sobre todas as coisas e e essa é uma visão que hoje a gente também precisa olhar com cuidado ele continua no item 3 o homem se mostrou o impotente para resolver o problema da criação até o momento em que a ciência lhe ofereceu a solução
para isso é muito importante discutir isso aqui o homem se mostrou impotente para resolver o problema da criação até o momento em que a ciência e ofereceu a solução para isso essa crença dele na ciência como explicação para o mundo é muito interessante isso é muito importante porque isso tem um papel Central na em Toda obra de Kardec E aí ele vai dar uma aula na aula nesse item 3D como que as diversas áreas da ciência nos ajudam a compreender nossa origem espiritual nosso origem e material ele vai dizer foi preciso que astronomia ele abrisse
as portas do espaço infinito ele fez permitisse mergulhar aí molhar é que pelo poder do cálculo ele o homem pudesse determinar com rigorosa precisão o movimento a posição o volume a natureza e o papel dos corpos celestes portanto resgatando o papel da astronomia ele continua que a física lhe revelasse as leis da gravitação do calor da luz e da eletricidade Lembrando que eletricidade estava começando a ser estudada não temos Kardec continuando que a química ali ensinasse as transformações da matéria EA mineralogia os materiais que formam a superfície do Globo que a geologia me ensinasse a
ler nas camadas terrestres a formação gradual de si mesmo Globo a botânica a zoologia a paleontologia EA antropologia deviam Inicial na filiação a sessão dos seres organizados a paleontologia para compreender os vestígios físicos dessa história da evolução da vida Sobretudo com as pesquisas relacionadas aos fósseis EA antropologia estudando os costumes humanos e as sociedades quarto e o logia ele pode seguir os traços da humanidade através dos tempos em suma todas as ciências completando-se umas às outras deviam trazer o seu contributo indispensável para o conhecimento da História do mundo ou das gêmeas e como ele chama
em falta dessas contribuições um homem só tinha por guia as suas primeiras hipóteses Ou seja a sua imaginação e é muito interessante assim tem três porque ele faz esse Resgate esse resgate de como que a ciência foi importante para o conhecimento da realidade que nós temos hoje todo o conhecimento nós tínhamos a tempo era baseado em crenças Kardec tá mostrando como que a ciência vem romper com esse universo da crença e conseguir firmar uma explicação baseada na análise no estudo na pesquisa e para ele vai ter o valor de verdade vamos passar para o item
4 ele vai fazer uma continuidade mas agora fazendo uma pergunta ele começa a indagando no ponto a que chegou no no século 19 a ciência Conseguiu resolver todas as dificuldades do problema da génese ou seja da compreensão da origem do mundo da vida ele responde Não certamente mas é incontestável Que destruiu sem remissão todos os erros Cap E aí lançou seus fundamentos essenciais sobre dados irrecusáveis e ele vai dizer que os pontos ainda duvidosos não passam a bem dizer de questão de detalhes e eu quero pedir a sua licença para dizer pareciam detalhes na época
de Kardec hoje a gente vê que não são detalhes são questões muito importantes sobre as quais a ciência continua lançando luz Desde aquela época e que vão mudando o panorama do conhecimento humano vou chamar atenção para duas explicações talvez até a gente possa pegar três eu vou pegar mais uma para você a primeira delas o universo não girava em torno de um núcleo Central como se pensava na verdade universo é como se fosse uma grande explosão que aconteceu em algum momento e que gerou um grande causa e nós fazemos parte desse causa dessa desse movimento
de expansão que acontece e que a teoria do Big Bang procura é a origem da vida dos seres vivos não se dá pela geração espontânea como se pensava na época de Kardec e depois de Darwin nós temos uma compreensão melhor sobre isso que não são apenas detalhes comtac pontuado e o último ponto que é o terceiro que eu disse para você a própria compreensão da Bíblia nós vamos tratar disso logo em seguida a própria compreensão a respeito da Bíblia dos livros sagrados de todos os povos isso também se ampliou muito sofreu muita mudança e ele
tem cinco ele vai fazer uma escolha é uma opção e a uma opção que a gente precisa também ter consciência desse olhar europeu de Kardec ele vai dizer que de todas as Gênesis antigas ou seja de todas as explicações para a origem do mundo da vida a que mais se aproxima dos modernos dados científicos a despeito dos erros que contém hoje mais do que evidentes é incontestavelmente a Gênesis de Moisés Ou seja a nossa é com seus preços e assim olha de todas as explicações que nós temos no mundo a mais convincente que eu tenho
é a minha né então a gente tem que estar atento porque carrega que está valorizando aqui a tradição judaico-cristã no ponto que é bom a gente tomar cuidado desistir até porque os outros povos as outras tradições não tinha essa preocupação de explicar a origem como a gente tem então é diferente é diferente são culturas diferentes são tradições diferentes e ele vai e ele está falando com uma sociedade que é a sociedade da Bíblia portanto a Bíblia para essa tradição espiritual da qual nós fazemos parte ela sempre teve muita importância e Kardec ele se sentia na
obrigação de dar o importância a Bíblia porque era parte na nossa cultura não há da parte dele nenhuma intenção de desmerecer com as outras tradições espirituais os outros livros de Sabedoria mas naquela época vivia-se a Europa como centro de tudo e é na se ele compreendesse então e fizesse esse estudo dele A partir dessa perspectiva Onde a Bíblia era Central A gente vinha de uma tradição que considerava a Bíblia como um repositório de história do mundo e aí os filósofos do século 18 19 já começava a questionar Olha tem coisas aqui que não batem que
não devem ser registros históricos Kardec lá no Livro dos Espíritos eu já indaga se Adão não poderia ser uma alegoria mito então interessante Kardec já começava a perceber junto com Sagas da época que alegoria ocupa ali considerável espaço no texto bíblico hoje a Bíblia como eu comecei a dizer lá atrás é entendida como um livro meramente literário embora de literatura espiritual embora de literatura é religiosa mas é literário não tem um conteúdo científico então lhe tem oito ele vai começar a explicar por que que nós temos que abrir mão da a bíblica abrir mão da
Verdade religiosa da Verdade da fé para abraçar portanto que a ciência tem trazido e que tem como ser testado como como ser conferido como tem como ser avaliado por quê Porque as afirmações religiosas as afirmações de fé as afirmações de conteúdo puramente espiritual mas não tem como ser testadas por isso que a ideia é atribuído tanta importância a ciência e ele vai dizer ele vai questionar 99 a fim de guardar respeito aos textos recebidos como sagrados dever-se-ia obrigar a ciência calar-se e ele me responde seria coisa tão impossível como impedir que a terra gire é
muito importante essa posição de Kardec E aí eu puxo isso para realidade Nossa hoje no meio Espírita A gente às vezes quer que as informações vindas dos Espíritos sejam objeto de crença maior do que o resultado das análises feitas a partir dos critérios e nos disponibiliza Será que era esse o pensamento de Kardec e até para o conteúdo Espírita Kardec aplicou o critério da ciência até para entender o que é que se validava das informações vindas do mundo espiritual Kardec a doutora critérios da ciência o método da concordância e da universalidade que ela Doutor não
é mais do que um método científico aplicado as informações de natureza espiritual hoje a gente tem a tendência de levar a sério tudo que vem através dos Médiuns Kardec não pensava assim ele é comparar diferentes médios em diferentes localidades para verificar o que daquelas informações poderia ser levado a sério hoje a gente tem a tendência de atribuir como verdade um determinado o médium escreve porque a gente confia muito nele Kardec pensava por mais confiável que seja o critério tem que ser científico dessa análise com Kardec colocava a ciência Acima das informações de natureza religiosa a
tal ponto que ele afirma se a religião se nega a avançar com a ciência e esta avançar a sozinha paciência caminho dessa a gente para trás é só isso que eu tô dizendo a gente tem que tomar muito cuidado mesmo hoje Século 21 consciência caminhando a Passos largos se a gente fica muito preso nas Nossa religiosidade Espírita nas nossas explicações espíritas e fechar os olhos para ciência a ciência vai a gente fica aí nós vamos ser mais uma religião daquelas perdidas no passado por isso que ele fala somente as religiões estacionárias as que ficaram paradas
no tempo podem temer as descobertas da ciência só as religiões estacionárias podem ficar com receio daquilo que a ciência vai analisando discutindo e trazendo e propondo a ciência que seja Progressista Kardec usa essa palavra Progressista para se referir o espiritismo a religião que seja Progressista vai caminhar junto consciência lá na frente não vai dizer vai caminhar de braços dados com a ciência vamos prosseguir e ele vai então no item 11 chamar nossa atenção para um outro ponto que é importante que talvez seja a essência no capítulo vai dizer que às vezes e compreende duas partes
a história da formação do mundo material EA história da formação da própria humanidade sendo que a história da humanidade ele distingue uma história que é puramente corpórea dos nossos corpos físicos e a história da nossa caminhada espiritual da nossa jornada espiritual aí ele vai dizer a ciência tem se limitado a pesquisa das leis que regem a matéria do próprio homem ela apenas estudou e estuda o envoltório carnal portanto a doutrina espírita vai trazer as condições de se estudar agora o homem sobre aspecto espiritual e é muito eu quero chamar atenção porque não é à toa
que ele coloca o nome da Revista Espírita que ele fez esse 1858 como Revista Espírita jornal de estudos psicológicos a a psicologia não tinha se estabelecido ainda enquanto a área de pesquisa e fica Kardec kria o primeiro periódico do mundo que trata de Psicologia sobre um olhar que ele pretende que seja científico Ele tem 12 ele vai dizer que essa questão a espiritual é a mais importante para o homem porque envolve o problema do seu passado e do seu futuro a do mundo material só o afeta indiretamente Por que que ele compreende que o mundo
espiritual é o primeiro na ordem das coisas o mundo espiritual poderia existir sem que o material existisse é muito interessante a gente perceber que tem outras tradições o mundo material é tão importante quanto espiritual e a gente precisa tomar muito cuidado porque algumas pessoas têm entendido que porque o mundo espiritual é mais importante a gente não precisa nem se preocupar tanto por exemplo com a questão ambiental o que é uma tremenda de uma falácia e ele vai dizer no item 16 até o presente o estudo do princípio espiritual compreendido na metafísica foi Oi gente especulativo
e teórico no espiritismo ele se torna então inteiramente experimental vejam aí fãs e Kardec dá para o que ele considera como sendo a ciência espírita com auxílio da faculdade mediúnica hoje mais desenvolvido em sobretudo generalizada em mais bem estudada o homem se achou de posse de um novo instrumento de observação para Kardec mediunidade em instrumento de estudo de observação do mundo espiritual a 20 criou aqui no Brasil uma outra visão de mediunidade sobretudo a partir de uma proposta que é de Chico o André Luiz de uma mediunidade mais voltada para o terapêutico para desobsessão Mas
é interessante a gente lembrar que Kardec tem uma outra visão e que não seria o caso de a gente ignorar inteiramente a perspectiva kardequiana de mediunidade como ferramenta de isto a pesquisa se pelo telescópio a gente compreende o espaço se pelo microscópio a gente compreende a natureza do do micro pela mediunidade a gente compreende espiritual eu quero chamar atenção Para alguns pontos que a gente também conversou o nosso encontro presencial a gente tem que estar sempre atento que Kardec tá falando portanto na sociedade européia e que portanto restrita a esse entendimento se a gente pega
hoje as tradições que existem por exemplo na China na Coreia Para eles um mundo espiritual é algo muito mais natural do que para nós há muito tempo então isso que para nós é novidade aqui no ocidente para eles isso é parte da tradição antiga se você vê alguns doramas chineses você vai ver que o espiritual lá para eles é corriqueiro então cair deve tá falando muito da perspectiva Nossa ocidental na China por exemplo a visão de espiritualidade é muito diferente da nossa a pessoas inclusive que acham que a China tem alguma espécie de ateísmo né
mas não é isso não é porque a culpa a tradição modo de ver o mundo EA vida é totalmente diferente do nosso então para eles mesmo essa ideia que a gente faz aqui de Deus para eles tem outra constituição outra explicação eu comentei isso lá no vídeo a respeito de Deus o tal para eles têm um outro significado então às vezes a gente ignora que essas culturas tem avanços extraordinários em áreas de conhecimento que para nós são as novidades estão espiritual para eles né objeto paciência comprar nós mas eh objetos convivência natural reencarnação por exemplo
para eles é algo extremamente natural corriqueiro habitual assim como na Índia é para eles lá conversar sobre reencarnação meu irmão esteve na Índia um tempo ele tava comentando que lá para eles Encarnação coisas do coloquial o falando desse jeito para reencarnar assim assim assado e parece reencarnação disso não para eles isso é coloquial para nós aqui a novidade hoje quando o nosso mundo está inteiramente integrado da através das redes de comunicação a gente tem uma outra perspectiva que nos e a olhar com mais atenção com mais respeito para essas outras tradições espirituais Lembrando que a
nossa representa apenas um terço de tudo isso que existe aí dessa grande diversidade espiritual que existe na terra Ok obrigado a você por ter estado conosco em mais esse capítulo e nós nos encontramos no próximo capítulo do livro A génese Valeu o E aí [Música]
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