é a geografia nos últimos tempos tem partido para uma imersão eu né no âmbito da cultura na medida em que as questões culturais têm se tornado cada vez mais importantes em diversas áreas né das Ciências Sociais e o próprio território o próprio gráfico eh ele traduz também elementos culturais de uma maneira muito própria né Você pode fazer uma leitura da cultura pela dimensão material dela que o espaço incorpora uma forma por exemplo de se reconhecer eh a formação de uma identidade pode ser através da marcação dela no território né Você pode ter alguns espaços que
se projetam como espaços de referência paraa construção de uma identidade e toda a identidade de alguma maneira sempre se fala né Ela é uma maneira de você classificar né de você identificar quem é o outro e o outro pode ser aquele que fica do outro lado da Fronteira Você pode ter um limite né no espaço que identifica de uma maneira muito clara quem é que tem uma identidade e aquele que está do outro lado que tem uma outra identidade a identidade é interessante também culturalmente falando porque ela é construída sempre eh contrastivamente através de um
contraste né dessa criação da figura do outro e pode inclusive acontecer de você eh construir a tua identidade pelo próprio olhar que o outro tem sobre aquele grupo mais do que o próprio grupo tem internamente né forjado e nesse sentido o espaço geográfico também é um referencial sempre interessante né porque ele demarca né como eu falei essas fronteiras e pode estabelecer então de uma maneira mais nítida mais Evidente pela materialidade dele né Essas diferenciações eh a identidade no sentido geográfico que a gente chama de identidade territorial mas esse termo território também é complexo né o
território pode em geral o território é visto a partir da dimensão política que Ele carrega né as relações tem poder quando você focaliza o espaço através da designação dele como território você tá enfatizando a dimensão política só que na no ponto de vista hoje que a gente trabalha na geografia o poder tem uma concepção também mais Ampla que incorpora a própria dimensão simbólica do poder e com isso o território também de alguma maneira né mesmo você continue jogando foco para as relações de poder quando olha pro espaço através do território Ele carrega também essa dimensão
simbólica né um exemplo bem claro é a própria ideia clássica né do território por excelência que é o território do Estado nação a ideia de nação é necessária para você incorporar essa concepção de território nacional não tem como né se você não criar alguma identidade comum para todos que partilham que convivem naquele território nacional não tem como ele existir então precisa de criar esse amálgama nesse mínimo de homogeneidade cultural interna às vezes muito mais forjada de cima para baixo do que de baixo para cima mas de qualquer maneira é assim que funciona né então o
território carrega eu diria sempre tanto uma dimensão mais concreta né mais coercitiva do Poder quanto essa dimensão mais simbólica né Projetada por exemplo através da construção de uma identidade e hoje aparecem também não só esses territórios que eu diria são de cima para baixo né construídos através de um poder hegemônico Mas também de baixo para cima né Eh vários movimentos de resistência aparecem hoje com uma base territorial também clara como os povos tradicionais né os povos originários aqui da América Latina que são um exemplo eh muito importante nas últimas décadas porque eles conseguiram Inclusive a
nível jurídico né o reconhecimento frente ao estado né da existência desses grupos a partir da existência da definição de um território às vezes muitos deles não tinham até clareza né Na definição de uma área territorial específica Mas como agora é delegado pelo Estado né de que eles conseguem eh garantir os seus direitos pela garantia de um território eles acabam definindo um território como por força dessa política né E aí ao definir esse território tem que ter clareza né de quem é que Lomb Ola quem não é quem é indígena quem não é para definir quem
vai ficar dentro desses territórios que o estado reconhece como Tais né Às vezes a única forma desses grupos sobreviverem é terem a garantia desses territórios onde a identidade né territorial é um elemento fundante eu diria né porque ela que define a existência do próprio grupo tem autores aqui na América Latina como Arturo Escobar que falam até de um território no sentido Mais amplo no sentido ontológico que seria no sentido da existência do próprio grupo né ontológico seria do ser da existência do grupo então a existência dele se deve à existência do próprio território sem o
território não existe aquele grupo indígena ele tá de tal forma impregnado na terra impregnado na territorialidade que ela é a condição de existência do próprio grupo né Aí eu diria que no caso da América Latina pelo menos para esses grupos a concepção de território fica amplificada né ela tem uma concepção maior do que aquela clássica da geografia que define o território a partir das relações de poder no sentido mais estrito né na origem era praticamente só o estado que era eh sinônimo né de território o território só existia a partir do território estatal e hoje
não hoje você tem várias formas de construção territorial e eu gosto sempre de destacar né Essas que eu chamo de baixo para cima Como é que os movimentos de resistência também fazem uso do território para se fortalecerem e às vezes como nesse caso os povos tradicionais como única condição da existência do próprio grupo né é a condição também territorial desses grupos então há um um um eh uma esfera imensa aí de trabalho né nessa interseção entre geografia e cultura entre espaço e cultura território e cultura e dois conceitos da geografia que trabalham mais diretamente com
a dimensão cultural eu diria além dessa interface que eu falei do território né com o poder através do Poder simbólico e da expressão também de autores que dizem que toda a cultura é política ou então não é cultura ela tem que estar envolvida em relações de poder mas a geografia tem dois conceitos que mais propriamente são conceitos ligados à dimensão cultural do espaço que é o conceito de lugar e o conceito de paisagem né o conceito de lugar é aquele que dá conta da dimensão vivida do espaço a condição identitária tá como centro né o
núcleo fundante do conceito de lugar ainda que hoje autores mais eh à frente aí desse debate definam o lugar não pela singularidade cultural estrita que aquele espaço tem como se aquele grupo tivesse uma cultura própria que só existe ali e não existe em nenhum outro lugar do mundo porque a globalização hoje permite você né ter uma Inter ção imensa de elementos identitários e culturais principalmente com Os migrantes né que estão num canto e no outro do mundo ah alguns autores como adora em massim vão definir o lugar como tudo bem dotado ainda de uma singularidade
né de características próprias mas não são os fenômenos que só existem ali naquele lugar é a combinação dos fenômenos que é única isso É bem interessante né Por exemplo tem migrante indiano no mundo inteiro tem Imigrante chinês no mundo inteiro mas em cada lugar do mundo em que eles estão situados eles se combinam de uma maneira muito própria né então eu falo tem indiano Até que em Santa Maria tem uma loja lá de indianos né mas eles se combinam com as culturas locais de uma maneira muito distinta em relação a outros lugares né então são
fenômenos que podem existir em vários lugares do mundo mas se combinam de maneira diferente dando característica pro lugar a partir da especificidade da combinação de elementos e não dos elementos em si mesmos não sei se isso né fica claro mas é e a a mudança que a globalização promove né na construção cultural dos lugares através dessa multiplicidade né de interseções que principalmente o migrante que né tá aí em diáspora pelo mundo inteiro acaba promovendo e o outro conceito é o conceito de paisagem né que na origem na geografia clássica era basicamente moldado pela ideia de
morfologia tem até um texto clássico do Carlos saler que chama morfologia da paisagem eram as formas físicas né da paisagem as formas materiais e que eram enaltecidas como elemento principal da paisagem hoje grande parte dos autores que aciona o conceito de paisagem é para trabalhar com a representação do espaço as formas com que ele é representado né E aí todo esse jogo de imagens né que você tem paisagens que são escolhidas né como a imagem símbolo de determinado lugar e que projetam ele a partir desse elemento Então você tem vários eh várias políticas inclusive de
desenvolvimento né que acabam escolhendo algumas paisagens específicas como mais representativas simbolicamente mais relevantes para né trazerem esse espaço à tona e a partir daí essa política ser eh executada então tem várias frentes né outro elemento interessante também da cultura na geografia é a relação do produto ou determinados produtos né com a área com a região ou com o território de origem dele e aí ele É valorizado através de toda também uma cultura que eu chamaria também de memória espacial né toda uma história que aquele espaço específico carrega e que de alguma maneira acaba agregando valor
ao produto para ser comercializado né claro que isso tem positividades e negatividades né você pode trabalhar isso a partir de um grupo hegemônico que tem interesses próprios que acaba ficando mais hegemônico ainda a partir dessa política Como pode também valorizar O Camponês aquele que tá lá no interior né que era estava numa situação mais precária e que acaba melhorando um pouco de situação A partir dessa mobilização né cultural também Dessa espécie de eu não gosto muito desse termo capital simbólico mas alguns autores usam isso né um tal simbólico aquele grupo acaba carregando para valorizar também
a sua produção Então são múltiplos caminhos né que você tem para transitar e para trabalhar a relação entre cultura e geografia espaço e dimensão simbólica também da realidade se a gente quiser eh trabalhar com uma visão um pouquinho mais estreita né de Cultura mas cultura na verdade é toda a materialidade e a imaterialidade né que nos envolve enquanto né indivíduos e grupos que eh dão sentido né para o mundo e pra vida e isso para mim é cultura né essa criação né de valor e de sentido para aquilo que a gente faz seja através de
objetos né materiais seja através de símbolos também que você impregna né o mundo dessas simbologias e isso claro pode ser trabalhado né positiva ou negativamente dependendo dos sujeitos e das lutas que estão em jogo n