Marco Telles - VIVA A RESSURREIÇÃO - Quando a ressurreição nos encontra

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Nesse domingo, iniciamos uma nova série na ibaviva: VIVA A RESSURREIÇÃO Texto base: João 21.1-19: Q...
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João Capítulo 21 texto belíssimo texto que fala sobre Redenção reconciliação fala sobre perdão é um texto que pertence aí a sessão posterior à Ressurreição de Cristo Então os acontecimentos aqui são da mais elevada importância pra gente olha como é que o texto começa diz assim depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos à margem do mar de tiberíades algumas pessoas falam sobre o livro de João que é um dos livros mais interessantes do novo testamento para você ter uma noção os demais Evangelistas que falam sobre o evangelho Mateus Marcos e Lucas eles ganham um nome
dentro da teologia que os identifica são os Evangelhos porque eles têm similaridade eles têm muita proximidade narrativa quanto a sequência dos eventos quanto aos eventos escolhidos para serem narrados e tudo mais João coitado fica sozinho ele não tem essa ele não entra no grupo da Galera ele não tá na galera os três primeiros são esses Evangelhos similares sinóticos e o João não não tá na categoria ele é diferentão mesmo é diferente completamente diferente estutura narrativa dele é diferente existem episódios que são narrados exclusivamente em João e não são poucos né muitos episódios que João escolhe
narrar você não vai ter rastro de de narrativa sobre esse episódio em Mateus ou Marcos ou Lucas para fazer comparação não tem Portanto ele é o diferentão mesmo né E quanto a sua estrutura narrativa João tem um apelo poético absurdo é um apelo poético absurdo e eu penso que narrar esse essa reconciliação entre Pedro e Jesus que nós vamos entrar não sei se você já entendeu isso nós vamos entrar naquele texto famoso Pedro tu me amas Beira Mar fogueirinha peixe Jesus dialogando com Pedro Pedro tu me amas e ali acontecendo aquele processo de restauração do
ministério e da vocação de Pedro né então eu acho curioso demais que João narre isso quase que quase que fazendo uma quase que fazendo uma ponte perfeita entre o primeiro momento em que Jesus chama Pedro e agora quando Jesus restaura Pedro João escolhe fazer isso porque para João isso é poético para João isso tem um apelo poético João identifica isso imagino eu Suponho Eu João identifica isso não gente o povo tem que saber que Jesus que Deus está escrevendo um roteiro não é possível porque veja que perfeição no mar de tiberíades De novo junto ao
mar de tiberíades outra vez do mesminho jeito Deus só pode ser um roteirista não é possível um romancista da mais alta categoria é impressionante então acredito eu que como ele ao longo do livro todo tem em sua escrita uma um apelo poético quanto aos aos símbolos à imagens as metáforas quanto as as rimas e todo da estrutura narrativa dele eu não acho que foi ponto sem nó fal assim pera aí com relação à restauração de Pedro eu vou fazer uma conexão com o primeiro chamado Dele quem Lê vai entender do que eu tô falando quem
Lê vai entender a referência E aí ele começa dizendo depois disso apareceu novamente aos seus discípulos outra coisa curiosa se dizer de antemão só a nível de curiosidade não é mesmo é que muitos intérpretes das escrituras muitos estudiosos vão vão vão vão entender que a escrita joanina termina no capítulo 20 que João escreveu exclusivamente até o capítulo 20 e que o capítulo 21 portanto seria uma um anexo de um outro autor que foi colocado ao final do livro de João tem muita gente grande que defende isso é possível mas a maior parte ainda vai continuar
com a ideia de que João continua escrevendo quem diz que ele escreveu apenas até o capítulo 20 diz isso porque percebe uma conclusão perfeita no capítulo 20 João quase que amarra de laço deixa um lacinho amarrado assim um cheirinho de limão coisa perfeita negócio prego batido e ponta virada E aí do nada parece um pós crédito parece uma espécie de pós subscrito que é o capítulo 21 parece um anexo mesmo assim então agora veja eu ainda fico ao lado da maioria que vai dizer que é que é escrita joanina quem vai dizer que a escrita
joanina vai apelar para duas coisas a primeira é a a a similaridade da estrutura narrativa não esse cara que escreveu o capítulo 21 aqui certamente é o mesmo poeta que escreveu No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus não tem condições é ele é mesma pessoa e outra coisa vão vai ser dita também que cer ente João visava redimir a figura Apostólica de Pedro Porque Pedro foi aquele que negou a Jesus Pedro foi aquele que fugiu de maneira muito escandalosa e Jesus né que é uma coisa curiosa também né a gente na
nossa cabeça ficou registrada essa imagem né de que Pedro é o grande traidor do bando Pedro é como os demais meus irmãos não existe discípulo de outra qualidade senão aquela ruim todos os discípulos fugiram todos Você sabia disso porque fica tem gente que que que fixa muito naquela imagem da crucificação na qual temos Maria a outra Maria e João o discípulo Amado ali no pé da Cruz como se João tivesse uma resistência que os demais não tiveram Não é bem assim se você olhar mais atentamente as quatro narrativas da crucificação você vai perceber que todos
fugiram agora João foi o primeiro a retornar e aqui nós estamos lendo o retorno de p Porque é importante fugir fracassar é importante dentro da proposta da Redenção o fracasso pertence a essa equação uma equação misteriosa mas ele diz sobre isso Jesus eu não vim para os que conseguem eu vim para quem fracassa vim pro fraco eu vim para o trêmulo eu vim para o que não possui nenhuma própria porque está esvaziado de riqueza espiritual o que não tem um caixa para recorrer o que não pode pagar eu vim para esse eu vim para porque
Os sãos não precisam de médico então todos eles inclusive João graças a Deus fracassaram e dessa forma Cristo por seus próprios méritos pode redios um a um João foi o primeiro Pedro tá sendo redimido agora mas isso não não alivia um pouco a sua jornada você também não se sente um pouco Pedro Tantão Pedro Talvez João Tomé você não tá na pele de todos eles eles não são Na verdade uma representação da gente mesmo em suas diversas preocupações ambições é um que diz eu não sei eu preciso tocar é outro que vira as costas covardemente
for são outros dois que diz eu posso ficar do lado direito do lado esquerdo meu irmão e cada um com as suas ambições com as suas questões mas a todos Cristo redime por meio da sua própria justiça e do seu próprio mérito maravilhoso isso mas vamos seguir pro texto curiosidade a parte texto vai continuar dizendo depois dessas coisas depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos a margem do mar de tiberíades foi assim eu gosto muito como João é direto foi assim dois pontos lá vai Ele parece que tá com um sorrisinho de canto pensando
assim eles vão entender a referência que eu vou fazer aqui foi igualzinho só não Verê quem é doido e ele vai colocar aí foi assim estavam juntos Simão Pedro Tomé chamado dídimo Natanael de Caná da Galileia os filhos de Zebedeu e dois outros outos discípulos vou pescar disse-lhes Simão Pedro e eles disseram nós vamos com você você veja a a potência né a qualidade de Pedro com relação à sua liderança né Pedro era um líder n porque Líder é isso aqui Líder é alguém a quem as pessoas seguem então quando Pedro diz vou pescar alguns
dos discípulos diz assim eu vou também né ele ele toma essa iniciativa O que é absolutamente trágico meus irmãos esse é de uma tragédia absurda esse vou pescar é um suspiro da angustiante é um desejo de que nada do que aconteceu nos últimos TRS anos fosse verdade eu quero tentar é um desejo de voltar no tempo para aquele ponto antes da aparição de Jesus que mudou completamente a rota a existência a configuração daqueles homens a estrutura de relação deles mudou completamente o o o mindset deles ser bem Coach Então vou pescar é um é um
desejo angustiante de apagar esses últimos TR anos tamanha dor tamanha dor de constatar morreu nosso Cristo morreu acabou-se tudo acabou tudo morreu algo semelhante os irmãos de filipos estavam passando quando Paulo ouviu Paulo estava preso primeira cadeia de Paulo não era a segunda ele não estava perto de morrer Paulo estava preso e aí Timóteo vai visitá-lo Paulo pergunta pelos irmãos de filipos e os e o que Paulo ouve sobre os irmãos de filipos é exatamente isso aqui olha tristeza absoluta os irmãos lá estão profundamente angustiados e dizem o seguinte Coitado de pegaram o nosso Líder
toda a ideia e o sonho de uma revolução sabe de de de uma de uma igreja viva de algo que explodisse amor pelos lugares tudo isso se dissipou tudo isso virou pó se estão fazendo isso com Paulo o que vão fazer com a gente então estão encerrados no medo trancafiados não cantam mais Alegremente louvores a Deus não expressam publicamente como antigamente quando como antes e aí Timóteo diz isso tudo a Paulo Paulo fala não é possível que eles estão nessa tristeza e Timóteo diz pois eu tô lhe dizendo ão nessa tristeza e aí Paulo fala
Pera aí deixa comigo pega uma pena e começa a fazer aquilo que ele sabe fazer ele escreve e ele escreve aquilo que a gente conhece hoje como a carta da alegria né E que é precioso demais Imagine você a carta da Alegria ser uma carta escrita na prisão lá vai Paulo consolar quem tá solto faz sentido isso é que na realidade do Evangelho a realidade das coisas costuma ganhar outras cores na realidade do Evangelho quem tá solto consola quem tá preso consola quem tá solto se alegrem não fique assim não se Alegre lá vai Paulo
aparecer no meio dos irmãos por meio de uma carta para dizer o seguinte o Óbvio sobre o evangelho a dor faz parte porque eu estou aqui não ten um dó de mim não porque eu estou aqui o evangelho tá sendo pregado tem gente se convertendo aqui dentro porque eu estou aqui até a guarnição Romana tá ouvindo do Evangelho tá se convertendo então alegrem-se no Senhor eu tô preso mas o evangelho está solto correndo feito cavalo ao vento ninguém segura não ninguém detém não Então calma Paulo aparece no meio dos irmãos para animá-los assim como Cristo
aparece na praia para dizer Ei você veste não não go de vou pescar Senta aqui vamos comer Eles foram e entraram no barco com essa angústia mas naquela noite não pegaram nada você veja que humilhação naquela noite não pegaram nada humilhação Pedro pelo amor de Deus era pescador as duas únicas vezes que ele aparece na Bíblia pescando ele não pega nada mas meu Deus do céu Deus não respeita Pedro definitivamente agora você imagine você é pescador e as duas aparição sua na Bíblia registrado para o longo da história que a gente conclui o qu péssimo
pescador que humilhação não pegou nada naquela noite pegou nada naquela noite aí veja no verso 4 João colocando as cores da poesia colocando aí as cores da poesia na sua narrativa ao amanhecer Jesus estava na praia João adora fazer contrastes noite dia bem mal ele adora fazer contrastes filho de de filho do homem ele adora fazer contrastes vocês lembram da conversa entre Jesus e o menino lá o coisa o sumo sacerdote Nicodemos Eu assisti esse episódio mas eu tava meio sonolento de assisti Mas eu sou eu assisto de Chosen tá reformado calvinista não me cancele
Não assisto mesmo e se Jesus aquele ator passar aqui eu dobro o joelho fácil Nossa fácil fáil já mand um mestre que posso eu fazer Aleluia Então você lembra da conversa de Jesus com Nicodemos que preciosa aquela narrativa joanina pelo amor de Deus João descreve que Nicodemos chega de noite ele chega de noite escuso ele chega de noite escondido de quem pudesse ver de quem pudesse acusá-lo ou pensar o mal dele no sinédrio ele chega de noite ele chega invadido por noite ele chega absolutamente no escuro e a conversa vai se desenrolando e quando Jesus
quando João termina de narrar esse diálogo João parece que ele precisa registrar ISO só por questões poéticas fal assim e aí amanhecer ora dia é como se Nicodemos saísse da noite para o dia é como se Ele saísse da escuridão do ventre pra claridade do Natal João tem essas essas Sacadas que a gente perde de vista no português eu sinto muito por isso né então a gente tem que ler em grego coisa que eu nunca fiz porque no seminário colava todas as provas de grego graças a Deus foi assim que eu cheguei aqui aleluia fracasso
faz parte meu irmão para que a glória seja de Deus grego hebraico colei todos um abraço a Tainara minha companheira de sala que sabia tudo de Greg hebraic Aleluia Deus dá o escape gente Deus dá o escape mesmo graças a Deus e a só nada ao amanhecer Eita João tem que ser reverenciado por sua poesia os discípulos chegaram de noite os discípulos pescaram de noite os discípulos estavam Afogados no luto mas Jesus Chegou cavalgando na Aurora ao amanhecer Jesus estava na praia os discípulos não reconheceram essa frase é curiosa os discípulos não o reconheceram eu
tava lendo um comentário é de de um autor reformado que eu gosto muito que eu não vou dizer o nome porque vou criticá-lo Amém irmãos e eu critico ma assim tranquilidade porque é o seguinte eu sou do tereno reformado eu sou calvinista gente abrindo parêntese dentro do parêntese Eu tava viajando semana passada com um amigo nosso lá da nossa igreja local a gente tava viajando e ele não é calvinista ele é armenian ele divide o púlpito comigo lá no na nossa comunidade local eu prego calvinismo no domingo no seguinte ele prega arminianismo e às vezes
glória a Deus vai seguindo brincadeira a gente prega o evangelho a gente não prega teologia não enfim mas ele tava no carro comigo viajando falou assim Marco Como é que você sabe que uma pessoa é calvinista eu falei rapaz eu Eu tenho algumas respostas mas eu não sei qual que é exatamente a intenção da pergunta né Falei não sei não como aí aí ele a ele respondeu assim ele vai dizer só isso mesmo k obrigado então estou eu aqui reforçando essa piada horrorosa do meu amigo e dizendo a vocês por ser calvinista por ser reformado
por me sentir à vontade nessa linha de pensamento Paulo Agostinho Calvino Luter zo inli Martin lloy Jones ker John Piper por me sentir muito à vontade dentro dessa teologia eu me sinto à vontade de criticar Então veja eu tava lendo um comentário bíblico sobre essa frase aqui e aí diz assim ao amanhecer Jesus estava na praia mas os discípulos não reconheceram aí o comentarista falou o seguinte porque embora fosse manhã eram as primeiras horas do dia e e por conta disso havia uma penumbra ainda e a distância que eles estavam ali a mais ou menos
100 m de distância né E aquela distância dificultou a visão dos discípulos eu achei aquilo de uma invenção acabou com a poesia de João acabou com o mistério né Como assim gente por que você disse isso por que você sugeriu essa essa essa essa naturalização do texto por que você cientificou o texto e isso é curioso a crítica ainda não chegou é curioso porque nós reformados costumamos ser muito velozes em caçar bruxas do liberalismo Liberal aquilo ali é liberal aquilo Liberal Não há nada mais liberal meus irmãos do que pegar o texto bíblico e esvaziá
dos seus mistérios isso era que fazia jard por exemplo teólogo Liberal cientificista que gostava de dizer não é que Jesus ressuscitou seria seria misterioso demais é que cada vez que os apóstolos pregavam ressuscitava no coração do povo não é que sabe sempre havia não é que eles passaram a pé enxuto havia uma explicação científica eu sempre esque essa palavra que a pessoa que cava buraco arqueológica havia uma explicação arqueológica entendeu É porque naquele naquele ambiente ali naquela época do ano havia um banco de areia que levantava e o pessoal passava pé enxuto isso tudo para
que o texto bíblico fosse mais naturalizado possível menos misterioso possível né mas meus irmãos o nosso Evangelho é racional ele é razoável nós temos como explicá-lo arqueologicamente nós temos documentos históricos que eh deixam robusta a explicação da nossa fé nós temos muita coisa para nos valer do ponto de vista da racionalidade mesmo assim pertence à fórmula do nosso Evangelho o mistério o mistério pertence ao evangelho Tem coisa que é mistério e a gente dentro dos mistérios que Deus coloca nas escrituras nós precisamos nos comportar aprender muito com os nossos irmãos Pentecostais porque quando nossos irmãos
Pentecostais estão diante de um mistério sabe o que que eles dizem É Mistério e a gente perde a capacidade de nos assombrar meu Deus do céu a beleza do Ass primeira vez que uma criança vê um trovão estourar no céu uma grande tempestade invadir a casa primeira vez que voou no avião eu lembro meu filho primeira vez que voou no avião com a gente ele tinha sei lá uns qu C anos eu não me lembro exatamente mas a gente colocou ele na janela o avião deu uma curvatura assim e quando o avião fez isso ele
tava olhando pela janela ele fez e pegou minha mão aqui e colocou na barriga dele falou assim segura segura aí eu falei agora tá seguro relaxa vai acontecer nada não mas não então eu não vou dizer para ele assim tipo meu filho eh Fique tranquilo aviões não ca Segundo a ciência não sei o que é mais fácil um carro bater do que um avião cair eu deixei ele assombrar falei vamos meu filho segura aí segura aí isso é maravilhoso essa fase do assombra é maravilhosa a gente perde a capacidade de se assombrar na vida e
a vida fica tão mais cinza mais previsível sem graça monótona né mas a o nosso Evangelho não tem nada de monótono tem certos momentos que a gente só tem que olhar pro céu feito de uma criança porque só se chega lá assim como uma criança e dizer apenas assim é mistério que mistério glorioso e que nós estamos diante de um mistério os discípulos não o reconheceram mistério semelhante ao ao que acontece no caminho de emaú que estão ali andando alguns discípulos cabes baixos angustiados e aí que acontece Jesus tá lá com eles e pergunta que
que tá acontecendo que tristeza é essa eles fala você não tá sabendo não onde é que você tava não tô sabendo não pia Jesus sons o que foi e aí eles disseram nosso Senhor e olha você veja Jesus foi o caminho todo ouvindo as notícias sobre o Messias que havia morrido e foi o caminho inteiro pregando exp positivamente para eles mas não era assim que os profetas diziam que não sei o que enquanto ele falava o coração daquele povo pegou fogo mas ainda não identificaram Car era Jesus quando chegou lá no final o que aconteceu
e ao partir o pão os nossos olhos se abrem não foi assim que aconteceu e [Música] quem tu és foi ISO que aconteceu não foi ao partir o pão porque é na mesa é No Partir do Pão que o evangelho ganha sentido é No Partir do Pão é no olho a olho que os nossos olhos se abrem que a iluminação chega problema da igreja aqui eu tô evocando meu mentor Paulo Borges Júnior com o qual tenho caminhado e ele falou isso esses dias para atrás problema da gente que a gente tá sendo exposto a muitas
pregações expositivas nosso coração queima a gente volta para casa cheio de conhecimento e alegria e Sensações mas tá todo mundo ainda de olho trancado porque falta partir o pão toda pregação expositiva que um dia já lhe queimou o coração não vai fazer sentido do ponto de vista da sua iluminação enquanto você não sentar com seu irmão e ao invés de olhar pra nuca dele olhar nos olhos o evangelho só faz sentido quando eu alimento o meu irmão pregando exp positivamente o maior pregador que já existiu e o povo ouviu queimou o coração mas não converteu
será que esse é o nosso caso a gente ouvindo pregações positivas uma atrás da outra o coração [Música] queimando mas sem converter Vivendo uma vida egoísta egocêntrica isolada entre iguais sem sentar no chão com o diferente sem acolher os frágeis pecadores os diversos que a gente pode chamar de qualquer nome mas ele chama de filhos e filhas curiosamente A exatamente que vai acontecer aqui é No Partir do Pão e do Peixe que a iluminação chega no verso 5 ele lhes perguntou filhos vocês têm algo para comer aqui na tradução em português fica muito fraco fica
distante da verdadeira pergunta Se pudéssemos ler no grego se minha amiga Tainara tivesse aqui ela nos ajudaria Se pudéssemos ler no grego a a melhor tradução para essa pergunta seria a seguinte é porque essa pergunta ela foi feita na negativa como como se o o o indivíduo que pergunta o interlocutor estivesse perguntando na certeza da negativa Então seria algo mais ou menos assim Vocês não tem nada para comer aí não né não tem nada aí não né então não é uma pergunta como quem não sabe a resposta é uma pergunta como quem sabe exatamente o
que que tá acontecendo lá e é negativo eu tô ligado porque ele tinha pão ali Vocês não tem nada para comer aí não né Essa é a pergunta e aí os discípulos respondem não E ele disse no verso 6 lancem a rede do lado direito do barco que vocês encontrarão Ponto E aí João vai direto pro assunto eles lançaram João não perde tempo com elocubrações mas eu perco imagine eu acredito que eles estavam ali recolhendo as coisas chegando perto da da da beira da praia e aí Jesus ali grita nada nada nadinha aí mas os
discípulos não joga do lado direito vocês vão ver vai ter joga do lado direito aí imagino que eles era uma congelada se entreolharam como quem diz eu a gente já viveu isso uma vez quando você tá de luto isso acontece você tá nos primeiros dias depois da perda às vezes uma frase que alguém fala que era uma frase muito utilizada pela pessoa que você amava pessoa querida que partiu uma música que toca no meio da rua el paralisa ele congela você sabe que aquela pessoa não está ali mas é quase como se você pudesse abraçá-la
não é assim não é eu imagino que foi exatamente isso que aconteceu estão ali joga do outro lado só vão lá e jogam porque é quase como se pudessem abraçar Jesus de novo eu sei que não é Jesus eu sei que ele morreu mas isso de alguma forma me aproxima do meu amado que partiu e eles jogam provavelmente sem muita esperança mas com alguma memória afetiva e ao jogar o que que acontece mistério não venha me explicar cientificamente não viu reformado Liberal eles lançaram e não conseguiam recolher a rede tal era a quantidade de peixes
e é aí que o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro é o senhor quase um sussurro enquanto puxa a rede é ele é ele é o senhor e aí Pedro com toda a sua efusividade Porque Pedro é como os demais sente como os demais mas se expressa de forma muito peculiar Pedro com toda a sua impulsividade veja o que vai acontecer é o senhor Simão Pedro ouvindo dizer isso vestiu a capa Pois havia tirado e lançou sear Que cena belíssima dramática narrada por João aqui você acredita que ele vestiu a capa aí tem
gente que vai discutir isso vai discutir se ele tava de tanguinha ou nu acredita que tem essa discussão go você imagine o que que eu quero saber gente se ele tava de tanga ou nu sério gente tem essa discussão o povo discute cada coisa na na academia mas deixa ISS é coisa de seminarista chato eu sei porque eu fui barra sou da do time do seminarista chato também enfim diz discussão besta parte tem algo que é importante aqui ele botou a capa isso é importantíssimo se ele tava de tanguinha ou nu não importa o que
importa é que ele se sentia distante de Jesus depois do que havia acontecido depois de seu momento de negar a Cristo e de se encontrar dolorosamente com aquele olhar que não condenou mas lhe acolheu porque Jesus não se surpreende com as nossas falhas meus irmãos quem há de surpreender a Jesus ele conhece todas as coisas conhece as estrelas pelo nome nos conhece e sabe que somos pó quem há de surpreender Jesus portanto Aquele olhar não é como quem assim o Pedro não aquele olhar é o mesmo olhar que o acol eu na Beira Mar Pedro
olha para Cristo e o que ele encontra é um senhor dizendo agora você sabe amigo quem você é eu já sabia mas agora você sabe tava algumas horas atrás dizendo que morreria por mim e eu tentei lhe dizer que não era bem assim agora você sabe Calma eu sempre soube ele põe a capa que é uma atitude burocrática ele não se sente à vontade ele acredita que tem algo para resolver com Jesus e que é uma conversa séria ele põe a capa e nada até Cristo com a mesma energia com a qual o filho mais
novo escreve um discurso constrói uma e volta pro seu pai eu tô com um problema enorme com meu pai eu preciso lidar com ele de maneira burocrática a gente precisa colocar pingos nos is não tem Pingo no i para colocar não e nada não Deus o pai vamos colocar na figura da da parábola o pai é pai o jovem é filho isso está decidido desde a eternidade acabou-se o perdão já foi oferecido o pastor já buscou sua ovelha perdida o espírito santo já varreu a terra inteira agora o filho mais novo cai em si e
volta pro seu pai com o seu discurso todo Polito tentando manipular o pai enquanto ele fala o pai atropela homem não tem nada o que dizer você estava morto e reviveu perdido e foi achado Mate logo um Cordeiro aí bote um anel no seu dedo conversa essa de me trate como funcionário Você é filho menino você não sabia quem você era nem quem eu eu sou mas agora você sabe você tanto não sabia quem eu era e quem você é que você veio achando que havia um distanciamento entre nós não há não há nada que
você faça que me afaste de você isso Responde a grande Pergunta da parábola que a grande Pergunta da parábola é que pai é esse que pai é esse que comete esse Sacrilégio te receber de forma tão apaixonada e a Graciosa misericordiosa complacente longa violenta e insistente o seu filho que pai é esse capaz de receber de forma tão o seu filho esse o nosso pai portanto Pedro veste a capa porque acha que ao chegar diante de Jesus para resolver o seu grande problema e ele tem pressa para isso encontrará um Jesus carrancudo que vai dizer
E aí diz aí não é mais meu amigo é mais meu irmão é o que Pedro pensa mas ao chegar lá ele vê que não precisava ter botado capa não prava não tava em casa os outros discípulos vieram no barco arrastando a rede cheia de peixes pois estavam apenas a cerca de 90 M da praia Quando desembarcaram viram ali uma fogueira peixe sobre Brasas e um pouco de pão disse-lhes Jesus Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede pra praia ela estava cheia tinha 153 grandes peixes
embora houvesse tantos peixes a rede não se rompeu Jesus lhes disse Venham comer nenhum dos discípulos tinham coragem de lhe perguntar quem és tu sab que era o o Senhor Jesus aproximou-se tomou o pão o deu a eles fazendo o mesmo com o peixe e essa foi a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos depois que ressuscitou dos Mortos não tem mais o que dizer não agora é só partir o pão os discípulos não tinham pergunta nenhuma para fazer Pedro chegou lá todo burocrático um palitó igual o meu descobriu que tava entre amigos descobriu
no olhar de Cristo que tava tudo certo desde a eternidade tava tudo certo a conversa vai acontecer mas depois de comer depois da gente comer ent conversa e não é como você acha não só quero fazer um comentário sobre esse venha comer como é que é o nosso comportamento diante de quem nos fere como é que tem sido nosso comportamento diante de quem nos desafia diante de quem nos estica pros nossos limites como é que tem sido nosso comportamento eu evoco aqui a imagem do apedrejamento de Estevão ali nós temos Estevão defendendo um ideal e
por conta do seu ideal está disposto a morrer e ali nós temos Saulo defendendo um ideal e por conta do seu ideal ele está disposto a matar qual dos dois é você na defesa do evangelho quando você se Levanta para defender valores princípios verdades que arrogância defender Deus né gente é quando você se levanta em favor de tudo isso você se levanta disposto a morrer ou você se levanta disposto a matar quando você se encontra com seus irmãos você vai como quem persegue o errado ou como quem recebe o ferido você vai para matá-lo ou
você vai para servi-lo você oferece pão ou escorpião quem é você nessa cena E aí vamos pro diálogo final para encerrar o nosso tempo depois de comerem Jesus perguntou a Simão Pedro Simão filho de João você me ama mais do que estes disse ele sim senhor tu sabes que te amo Disse Jesus cuide dos meus Cordeiros novamente Jesus disse Simão filho de João você me ama ele respondeu sim senhor tu sabes que te amo Disse Jesus Pastore as minhas ovelhas Pela terceira vez ele lhe disse Simão filho de João você me ama Pedro ficou magoado
por Jesus lhe ter perguntado Pela terceira vez você me ama e lhe disse Senhor Tu sabes todas as coisas e sabes que te amo disse-lhe Jesus cuide das minhas ovelhas digo-lhe a verdade quando você era mais jovem Pedro vestia-se e ia para onde queria mas quando for velho estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus E então lhe disse siga-me Eita João não é possível não ele encerra fazendo esse mais
esse paralelo siga-me De novo nada mudou em Jesus porque o nosso Senhor ele tem um atributo que a gente perde de vista que é o atributo da sua eternidade Deus é eterno sabe o que significa dizer que Deus é eterno significa que tudo que ele é todas as suas qualidades e toda a sua obra é eterna porque a natureza dele é eterna Deus é eterno dizer que Deus é eterno é dizer que ele não sofre nenhum tipo de alteração pelo tempo o tempo não acrescenta nenhum conhecimento a Ele o tempo não não o marca de
nenhuma forma o tempo não o envelhece o tempo não o amadurece o tempo não o torna mais e angustiado triste por causa de experiências negativas Deus é é maior do que o tempo o tempo é uma de suas criações como uma árvore um cachorro o tempo e das suas criações a mais forte de todas não tem nada Que Deus tenha criado que seja mais forte do que o tempo Deus é anterior ao tempo o tempo não é uma entidade sempre eterna o tempo é uma criação de Deus agora como é que era a existência da
Trindade Santa antes da ideia de tempo é uma coisa que pra gente mistério e diante do Mistério cabe o assombro ponto mas o tempo é tão forte ele é mais forte do que a morte muito mais forte do que a morte Veja quantos aqui já fizeram a cirurgia do apêndice alguma vez na sua vida uma única vez provavelmente alguém já fez a cirurgia do apendice um dia deu lá o negócio estourou e você foi fazer cirurgia pois deixa eu dizer uma coisa a você esse era o dia da sua morte se você vivesse h c
e Poucos Anos Atrás seria exatamente o dia que você morreria talvez você fez essa cirurgia aos 13 anos de idade hoje você é pai de família avô e contornou a força da morte por meio de uma manobra científica remédios tudo isso estica contorna dá um jeito estica um pouco mais fugir para sempre não vamos mas é possível algum Contorno agora deixa eu fazer uma pergunta quem aqui com toda sua esperteza habilidade e com todo o conjunto da ciência que nós já já adquirimos até hoje quem aqui conseguiu voltar no tempo para aquele dia que você
caiu e não deveria ter caído quem é que conseguiu consertar os primeiros erros e fez parar de chover quem aqui com toda a sua sabedoria conseguiu adiantar um minuto da sua existência ninguém ninguém mexe na entidade tempo Pense numa criação forte de Deus e como toda criação foi atingida pelo pecado também o tempo hoje que essa máquina de moer a gente de produzir ansiedade tique-taque do relógio que massacra a nossa alma e que nos coloca diante da realidade inequívoca da morte do envelhecimento da perda da virilidade isso nos massacra nos deixa maluco não era pro
tempo fazer isso com a gente não é que ele também foi atingido pelo pecado você imagine o tamanho da força do pecado até o tempo se transformou numa máquina de moente o tempo que provavelmente quando tudo for restaurado não servirá para outra coisa senão para nos fazer deleitar pelos séculos dos séculos dos séculos dos séculos em conhecer o senhor explorar toda a qualidade do seu ser pelos séculos dos séculos dos séculos dos séculos a gente não sabe como é viver isso sem que o tempo nos machuque os ouvidos sangue a alma mas um dia saberemos
O que é o tempo redimido nada disso tem a ver com nada da pregação eu não sei nem onde é que eu tô perdi foi tempo eu tô realmente tentando achar onde é que eu tô gente siga-me então nada mudou porque nada muda Cristo se um dia ele lhe disse siga-me ah meu irmão nenhuma das suas falhas prejudicará esse caminho e nenhum dos seus acertos auxiliará no cumprimento dos propósitos de Deus nem você acertando muda Deus nem você nem você errando muda Deus deixando o mais chateado nem você acertando o torna mais feliz ele é
eterno você já ouviu Deus lhe dizendo siga-me E você hoje já tá esmorecido por conta das suas seus frequentes tropeços se anime palavra dele hoje ainda é siga-me mas vamos pro diálogo Jesus pergunta para Pedro Pedro tu me amas e Pedro responde sim por três vezes veja Existem algumas palavras para descrever amor na língua grega uma delas duas delas foram utilizadas aqui nesse texto Jesus Pergunta assim Pedro tu me Ágape mais do que eles Ágape seria o amor mais extremo amor sacrificial o amor mais expressivo sacrifício mesmo E aí Jesus pergunt assim Pedro você me
ama nesse nível de sacrifício mais do que eles me amam quando Jesus faz essa pergunta não é porque ele não sabe a resposta Pedro precisa aprender questão Pedro e a você me ama você me e Pedro responde Senhor eu te fil é um amor mais mais moderado amor Frater chegar a um ponto de sacrifício não é tão extremado quanto o amor Ágape Deus eu te Jesus eu te filel e isso aqui é uma resposta humilde de Pedro por quê E ele fala assim tu sabes Por que que é uma resposta humilde de Pedro porque algum
alguns dias atrás algum tempo não tão distante atrás Jesus está numa mesa e está dizendo eu vou ter que morrer vai nessa noite e Pedro se levanta e fala não não não de jeito nenhum filho de Deus não morre não pode passar por por isso Jesus insiste Pedro você afasta Satanás deixa eu falar com o meu filho Pedro aqui sai satanás Satanás sai Pedro fica Amém gente glória a Deus Satanás sai você fica e ali naquela mesa Jesus instrui Pedro é necessário E aí que que Pedro fala então eu Morrerei com você Ágape então eu
Morrerei com você o Aroma do vinho tava ainda na boca de Pedro tinha migalha de pão ainda por ali quando ele disse não o conheço e agora pula a cena para lá e Jesus olha para Pedro e fala e aí Pedro e aí era como tu achava tu me Ágape mesmo mais do que todo mundo primeiro a dizer que vai morrer comigo e aí Pedro como é que tu tá Agora nisso ah senhor Ágape não filel você sabe depois de tudo que a gente viveu depois você sabe você sabe que não aí Jesus insiste Pedro
Ágape Pedro Senhor eu filel muita humildade cabeça baixa depois da pancada E aí a terceira vez Jesus não pergunta mais pelo Ágape Mas pelo filel Jesus diz Pedro filel né Pedro filel e Pedro fica triste porque Verê que Jesus baixou por ver que ele não conseguiu chegar aqui mas veja só o Evangelho é isso o evangelho não é o homem chegando até o patamar de Cristo nome que é religião o Evangelho é Cristo nos mostrando que a gente é incapaz e por isso ele vem até nós mas não para outra coisa senão para nos carregar
Até o lugar que a gente jamais chegaria sozinho e ó o que vai acontecer aí Jesus vai dizer Ô Pedro quando você era criança você fazia o que queria ia para onde queria vivia essas fantasias eu vou morrer por você eu sou um herói e você botava capa se fingia de herói né P aí essa fala sua lá na ceia er quando você era criança criança faz esse tipo de coisa mas você viu que não dá com a nossa força a criança descobre que não dá para voar que não dá para fazer Coisas extraordinárias ninguém
é herói criança Descobre isso mas Pedro quando você for velho não vai ser você que vai fazer nem vai dizer nada Alguém vai te levar até o seu destino e Cristo segundo João está fazendo referência à morte dele que que acabou de acontecer aqui minha gente veja que beleza Pedro diz eu vou morrer por ti fracassa Jesus diálogo mostra para Pedro Pedro você não consegue eu baixo aqui até onde você tá e calma lá pra frente Pedro você vai chegar onde Você disse criança que chegaria morreria por mim mas não vai chegar por esforço próprio
por qualidade não vai chegar por decisão não vai chegar por quis não vai chegar porque pode nada porque você já viu agora né você não pode nada Sim Senhor Tu sabes todo mundo sabe todo mundo viu que vergonha aí Jesus fala Calma calma Alguém vai te levar lá esse é o Espírito Santo tudo que se faz na fé se faz no crédito da divindade é Deus que nos leva Qual é a glória de morrer como Cristo crucificado Qual a glória que eu poderia ter nisso Se eu chegar a um ponto desse heróico é porque Cristo
me carregou minos méritos não me leva para isso não quando você conseguir perdoar a sua esposa quando você conseguir perdoar o seu marido quando você conseguir casar seus filhos no Altar Meu irmão não bata no peito como se fosse um herói porque se você fizer isso a força do seu braço você tá prestes a ruir entenda aí eu acho que você já deve estar entendendo que todos nossos atos de bondade não é outra coisa senão manifestar ação do Espírito Santo que nos leva ao nosso destino final pela mão e as E aí para terminar os
comentários a resposta de Jesus apenta minhas ovelhas alimenta primeira vez ali que aparece a palavra com relação às ovelhas é alimento alimenta meu rebanho e depois é apenta meu rebanho apenta minhas ovelhas meus Cordeiros existe também essas duas palavras Cordeiros e ovelhas os mais novos a os mais velhos o que que Jesus está dizendo para Pedro Pedro esse amor que você tem se expressa não heroicamente indo para uma cruz assim é fácil o amor que a gente tem por Cristo se expressa No Partir do Pão no alimentar das ovelhas do Senhor no serviço como é
que a gente sabe que nós somos discípulos de Cristo como é que o mundo sabe porque a gente é a casa do perdão a gente é a casa da mesa posta da porta aberta a gente é a casa que chora com os que choram e se alegra com os que se alegram a gente é a casa da mão estendida nós somos a a a ilustração do Grande Banquete dos céus aqui na terra meu irmão se se não for para ser cristão assim vamos parar de fingir ninguém aqui é herói ninguém consegue por seu próprio esforço
não amar Deus é Um Desafio que só o espírito santo nos consegue levar a esse lugar de sacrificar por ele até lá a gente vai partindo pão e servindo os irmãos ontem eu tava com Paulo Borges E eu perguntei para ele ele tava bem feliz ontem Nossa mas ele tava dando risada à toa e é um pouco estranho ele nem sempre tá assim ele vem um pouco mais fechado e aí ele tava feliz abraçando e cantando e conversando dando gargalhada com a gente e eu falei ô pejot você tá Você tá feliz né Tá feliz
a ele falou assim eu tô alegre não sei felicidade é muito forte eu tô alegre Não dá para ser feliz né Marco tem tanto irmão da gente sofrendo ali agora depois atrás dessa rua aqui eu vi tem alguém pedindo Tem alguém na rua pedindo como é que o um ser humano é feliz completamente satisfeito nessa realidade a alegria vem ela vem ela dá susto na gente a gente canta ri depois a gente cai em si lembra que tem um irmão precisando de pão a gente vai lá e serve então e ele falou isso com os
olhos marejados na mesma hora eu não sabia que eu ia acabar com o sorriso do homem meu irmão teste seu cristianismo na mesa chama para comer um peixe pão perdoe Desista do seu heroísmo infantil de querer se sacrificar entenda que toda vez que você tentar isso é bque final é não conhece esse aí não você vai negar o evangelho de várias formas Toda vez que você arrogar para si o heroísmo de salvar Deus é a queda Deixa o Espírito Santo lhe Conduzir de mesa em mesa de irmão em irmão por um cristianismo se concentre mais
nos olhos uns dos outros do que nas nucas Amém irmãos Deus abençoe vocês cantar uma canção enquanto a gente canta você vai pedir pro Espírito Santo completar essa obra esse texto é belíssimo é Bíblia peça aí pro Espírito Santo lhe mover o coração lhe convencer do pecado da Justiça do juízo pregador nenhum faz isso a gente prega exp positivamente mas para iluminar seus olhos só Cristo faz isso Partindo o seu pão talvez você não seja nem iluminado hoje mas quando você chegar em casa que for jantar tudo vai fazer sentido então Feche seus olhos aí
deixa o Espírito Santo ministrar no seu coração
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