eu achei isso muito bom porque a roupa é algo tão cotidiana fácil todo mundo usa que de alguma forma humaniza os artistas e aproxima a gente né Desse Lugar do artista nesse itinho entre vídeos eu li dois livros legais que eu gostaria de compartilhar aqui com vocês sobre artistas e suas vestimentas porque a roupa Comunica a roupa Transmite uma mensagem e ajuda a construir uma identidade daqui para fora ou daqui para dentro também um pouco e artistas especificamente podem usar roupa como uma ferramenta pra própria produção nessa pintura rupestre de uma caverna na Argélia que
deve ter uns 10.000 anos a figura com as duas lanças tá vestindo uma espécie de saia os artistas no Renascimento eles praticavam desenhar o caimento dos tecidos tinha até um nome isso que era o planejamento a Pietá de Michelangelo veste um drapeado extravagante absolutamente Impecável que não dá nem para acreditar que seja mármore na moça com brinco de pérola o vermer provavelmente Gastou muito mais tempo pintando o tecido da roupa e o turbante da mulher do que no de Pérola em si e se a gente for pensar na própria pintura ela é feita em cima
de um tecido que a gente pode tirar do chassi vestir em 1913 Sônia deonet criou um vestido que incorporava as pesquisas de forma e cor que ela desenvolvia na pintura e a roupa também pode expressar um conceito específico em performance vídeo em uma instalação quando eu Visitei a casa da Luiz bourjois em Nova Yorque tinha no Atelier algumas obras em tecido que ela produziu mais pro fim da vida também tinha uma arazin assim de roupa e eu vi o casaco preto que ela usou na foto do Robert Maple torp eu toquei assim no casaco bem
rapidinho mas daí lendo esse livro eu descobri que aquele casaco não é o casaco da foto porque o casaco da foto ela deu para um amigo mas a Luiz bourjois ela guardava as roupas porque ela entendia que era uma maneira física de se agarrar ao passado pega as pilha de roupa e abraça sabe assim como você tivesse viajando no tempo em 1975 ela fez uma escultura de vestir e tem uma foto dela usando sabe que nos anos 1900 as mulheres eram proibidas de usar calça em público e a Elsa Von frake gloren hoven que é
a minha dadaísta preferida ela foi presa em Nova York em 1910 porque ela saiu na rua vestida de terno o terno Ele carrega um símbolo de poder normalmente um poder associado ao masculino branco ocidental porque o terno sob medida ele evoluiu dos trajes militares e de equitação masculinos do século 1 e XVI então mulheres artistas por exemplo usam o terno para tratar de questões de gênero como a Romane Brooks no seu autorretrato lá em 1923 a a Frida calo na foto de família georg kiff posando pro companheiro Alfred stiglitz artistas negros também usaram o terno
para questionar posições de autoridade na sociedade então o artista Charles White por exemplo usava ternos para dar aula de desenho vivo o Jean Michel basquiat também usou terno em diferentes ocasiões sociais mas a roupa para ele era muito importante tanto no pensamento da performance social como uma forma de expressão ligado à própria arte que ele produzia tem um outro lugar que a roupa entra na vida dos artistas que é no cotidiano de trabalho então uma roupa que possa sujar que dê para se movimentar a Agnes Martin usava essas roupas funcionais e simples de trabalhadora dedicada
ao ofício da arte a escultora Barbara haworth usava uma espécie de Bata com bolsos macacões presos na cintura o cabelo protegido da poeira Picasso ficou conhecido pela sua blusinha de listras de marinheiro francês que se tornou Fashion na década de 1920 com coco chanel Frank Bowling também usava essas camisetas listradas no seu atelier já o camista japonês Shoji Ramada usa um kimono e calças para trabalhar enquanto ela natsui usa Botas e capacete como equipamento de proteção Sara Lucas por sua vez usa calça jeans camiseta e dois ovos fritos desenhados para construir um autorretrato que questiona
premissas de gênero como as pernas abertas que ela performa ali no retrato Porque que só homem pode ficar assim a calça jeans Andy Warhol é o rei do jeans e ele usa o jeans tanto para trabalhar na sua fábrica de arte quanto para comparecer a eventos importantes na Casa Branca na década de 50 o jeans era um símbolo de juventude e liberdade além de ser um item super estadunidense e de massa que o Warhol ama nesse livro aqui o autor Charlie Porter ele chama a atenção para como nos últimos 50 anos a linha entre a
obra de arte e o artista desapareceu Então a maneira como o artista se apresenta com roupa maquiagem cabelo e tal é de certa forma uma extensão do próprio trabalho o Francis Bacon por exemplo ele posava em umas fotos no atelierê dele que era coberto de tinta um caos completo mas ele mesmo aparecia limpinho e arrumado duvido que ele ficava assim quando tava pintando mas era desse jeito que ele queria que as pessoas vissem ele Joseph Boys criou quase um personagem com o seu uniforme de camisa branca calça jeans colete de pescador cheio de bolsos e
o chapéu de feltro o boys tem até uma obra que é um terno de feltro que lembra essa história que ele contava que na Segunda Guerra ele foi atingido num avião na cabeça e aí ele foi socorrido resgatado e colocaram no corpo dele primeiro é gordura depois feltro Para retomar o calor do corpo e aí por isso o feltro é um material que ele usa né inclusive nesse chapéu na cabeça e a o kusama também tem uma obra que é um terno pendurado lá em 1962 início das suas esculturas moles ela produzia roupas pras suas
performances E chegou a fundar uma marca de roupa em 1969 bom até hoje a yoik kusama é super conhecida pelas suas roupas de bolinhas né as suas colaborações com Louis Vuitton etc ela tem essa relação com a moda Eu não conhecia esse trabalho da artista lyn hershman lisson que criou uma personagem chamada Roberta brit e performou a sua vida intercalada com a vida da Roberta a Roberta usava um vestido de bolinha vermelho um cardigan vermelho e uma peruca loira a maquiagem era específica da Roberta assim como a linguagem corporal a artista entende performance como um
Estado de Espírito Não importa se alguém tá vendo ou não o artista taiwanês tesin cier fez uma performance que durou um ano entre 1980 e 81 em que ele batia a ponto de hora em hora e para isso se vestiu com uma roupa de operário uma calça cinza uma camisa cinza e o logo da empresa que era o nome dele e a data de início e fim da performance ele tinha quatro conjuntos iguais que ele usava a semana toda e lavava e ele não cortou o cabelo durante o ano inteiro da performance a Artista sem
geng good criou esculturas com meias de nylon E ativava essas obras com performances nas quais explorava a atenção inerente desse tecido ela também criou roupas com papel e lona que usou nas suas performances Eu terminei esse livro e pensei como seria incrível uma pesquisa dessa só com artistas brasileiros mas o que eu li foi o guarda-roupa Modernista de Carolina casarim que fala sobre o guarda-roupa de Tarcila do Amaral e Oswald de Andrade e de como essas roupas contribuíram pra Construção dessa imagem de artistas modernos a Tarcila e o Oswald viajavam bastante para Paris e a
Tarcila começa a usar roupas de um estilista chamado popo que tinha sido ligado às vanguardas mas que parece que ali na década de 1920 já estava meio passado o que revelaria certo conservadorismo no casal Tarcila e o os esse livro é muito legal também na última página do livro A Carolina escreveu Dizem que o guarda-roupa por esconder uma passagem é um objeto mágico que algo se revela através dele neste caso o segredo que o guarda-roupa Modernista nos dá a conhecer é a fantástica possibilidade de experimentar um encontro mais tangível com o casal Tarcila e Oswald
e todos os seus sentimentos mais humanos alegrias vaidades paixões tristeza saudade eu achei isso muito bom porque a roupa é algo tão cotidiana fácil todo mundo usa que de de alguma forma humaniza os artistas e aproxima a gente né Desse Lugar do artista eu vou deixar direitinho o nome desses dois livros aqui na descrição do vídeo e logo eu volto beijos até já