TODAS AS DIFERENÇAS do GTA 5 no PS4 PARA PS5 - Nova Geração x Expandido e Melhorado 4K

15.8k views3884 WordsCopy TextShare
GameSnooK
TODAS AS DIFERENÇAS do GTA 5 no PS4 PARA PS5 - Nova Geração x Expandido e Melhorado 4K Minhas redes...
Video Transcript:
Muita gente não sabia disso, mas o GTA V foi lançado no mínimo quatro vezes. Ele foi lançado a primeira vez para PlayStation 3 e Xbox 360 lá em 2013. Foi relançado com diversas melhorias e adições em 2014 para PlayStation 4 e Xbox One; a versão de computador saiu em 2015, com algumas adições a mais, mas mínima coisa.
E, por último, em 2022, saiu, pelo menos até agora, a última versão do GTA V, que é o GTA V Expandido e Melhorado. Cerca de três semanas atrás, ou 20 dias, eu trouxe um vídeo mostrando todas as diferenças do GTA V de PlayStation 3 para a versão de PlayStation 4, o que traz muitas diferenças absurdas que provavelmente muitas pessoas não repararam. A ideia desse vídeo aqui é trazer uma continuação daquele, como se fosse uma parte dois: todas as diferenças do GTA V de PlayStation 4 para a última versão lançada em 2022, que é a versão expandida e melhorada, que é a padrão do PlayStation 5.
Dito isso, então já deixa o like e a inscrição antes de começar, e vamos lá. É importante já deixar claro no começo desse vídeo que ele nem se compara ao que foi a versão do Play 3 versus o PlayStation 4. PlayStation 4 versus PlayStation 5 tem muito mais a ver sobre comparações gráficas e detalhes do que, de fato, sobre missões adicionadas, funções novas, etc.
Mas, mesmo assim, eu vou tentar cobrir o máximo possível, mas pode acontecer de faltar uma coisa ou outra. A primeira coisa que dá para você reparar é que a tela de loading mudou bastante. Na versão de PlayStation 4, o wallpaper aparecia de fundo de uma forma recortada, enquanto aparecia o outro personagem na frente, e o personagem e o wallpaper de fundo ficavam se mexendo na tela, né, de forma bem sutil, mas ficava se mexendo para dar um efeito legal.
E também o modo como saía uma tela e aparecia outra, né? A transição de tela era um arrasta para o lado. Na versão de PlayStation 4, já na versão de PlayStation 5, agora a gente não tem mais aquele recorte no wallpaper; o wallpaper está completo de fundo, cobrindo a tela inteira, e fica parecendo um negócio muito mais sério, ou no mínimo mais minimalista.
Deu a impressão para mim que, desde a Play 3 para cá, a Rockstar vem deixando o jogo cada vez mais simples e mais objetivo. Eu não sei se todo mundo teve essa impressão, mas enfim, pelo menos foi o que pareceu só de olhar para essa tela de loading. Além disso, antes da gente entrar na tela de loading, dá para perceber que, no PlayStation 4, a gente já entrava direto no game.
Por exemplo, quando você iniciava o GTA V, o game já iniciava ali no loading do modo história, e aí você podia ou não apertar, por exemplo, o quadrado para que você entrasse direto na sessão do GTA Online e não no modo história. Mas, de qualquer forma, não existia um menu para você escolher o que fazer; basicamente, você tinha que fazer isso durante o tempo de loading. Já na versão Expandida e Melhorada, quando o jogo inicia, você tem um menu onde você vai escolher se vai entrar no modo história, se vai entrar no modo online ou se vai mexer em algo do GTA Plus, por exemplo.
Diferente do que a gente tinha na versão anterior, né? A gente não tinha esse tempo para parar e esperar. Essa questão do menu ser adicionado se refere a uma nova funcionalidade que temos agora na versão de PlayStation 5, que é basicamente a gente poder iniciar o GTA Online como se o GTA Online e o GTA V fossem coisas diferentes.
Para quem não entendeu como é que funciona, desde a versão de Play 3, Play 4 e PC, o GTA V modo história e o GTA Online sempre estiveram juntos. Sempre que você comprava um, já vinha o segundo junto. Porém, na versão de PlayStation 5 e Xbox Series, é claro, né?
Sempre que eu estiver falando de PlayStation 5, eu estou falando da última geração de uma forma geral. E, nesse caso, agora o Online é um jogo separado; você pode comprar o GTA V modo história sem comprar o Online, e você pode comprar o GTA Online sem comprar o modo história. Daí eu acredito que surgiu a ideia de fazer o menu, que a gente não tinha antigamente, e como a gente agora pode comprar apenas o Online ou apenas o modo história, também foi desfeita uma necessidade que existia na versão de PlayStation 4 e PlayStation 3, que era toda vez que você iniciava o GTA V do zero, né?
Se você não tem nenhum save game ali, você estava jogando GTA V pela primeira vez; você era obrigado a concluir, no mínimo, o prólogo do GTA V para que depois você tivesse acesso ao GTA Online. E agora, na versão de PlayStation 5 e Xbox Series, você não é mais obrigado a fazer o prólogo; você pode simplesmente entrar direto no GTA Online. Coisa que a gente não tinha antigamente.
Para as pessoas que jogam GTA V modo história, pode parecer até que isso não faz muito sentido, mas existem muitas pessoas que compram um GTA V apenas por causa do GTA Online. E, aí, nesse caso, faz sentido para caramba o cara não ter que rejogar nem o prólogo nem a missão Franklin e Lamar. E, apenas para complementar essa questão do GTA Online, teve também uma outra diferença em relação ao GTA Online de PlayStation 4.
Na versão de PlayStation 5, quando você inicia um novo personagem, você agora pode escolher entre quatro tipos de carreiras: seja magnata, muambeiro, etc. E cada uma dessas carreiras que você escolher para seguir no GTA Online vai te dar algumas propriedades para você ter um boost. Inicial e também um pouco de dinheiro e alguns benefícios, o que de certa forma é a Rockstar incentivando a galera a entrar no GTA Online, coisa que ela não fazia ainda de forma tão explícita da geração do PlayStation 4 para trás.
Agora, saindo um pouco dessa questão de GTA Online e voltando um pouco mais para o modo história, a gente tem uma diferença aqui que, para mim, não fez muito sentido. Tô sendo bem sincero: não entendi o porquê disso acontecer. A Rockstar justificou dizendo que era para manter atualizações futuras, entre outras coisas, manter suporte à comunidade e tal, mas, para mim, não faz muito sentido.
E o que eu tô falando aqui é do Rockstar Editor. O Rockstar Editor foi uma funcionalidade que foi adicionada na versão de GTA V a partir do PlayStation 4; na versão de PlayStation 3 e 360, isso não existia. Porém, após o lançamento do GTA V expandido e melhorado para a PlayStation 5, no dia 20 de fevereiro de 2024, o Rockstar Editor foi removido das versões de PlayStation 4.
E, galera, assim sendo muito sincero, eu não entendo o porquê disso acontecer. Eles podem alegar algo como falta de estabilidade no game online, não sei, tô dando um exemplo, mas vamos supor que esse fosse o caso. Eu acho que eles poderiam ter tirado o Rockstar Editor apenas do modo online.
Não faz sentido nenhum eles removerem até do modo história. E, galera, realmente, você não consegue acessar de forma alguma o Rockstar Editor; ele foi completamente removido da geração de PlayStation 4 e Xbox Series. Essa função continua ativa na versão de computador, que, para mim, é basicamente a mesma versão de PlayStation 4, né?
O GTA V de computador e o GTA V do PlayStation 4 são basicamente iguais. Então, enfim, para mim, não faz muito sentido, mas ok. E agora, vamos falar de uma adição que a gente teve na versão de PlayStation 5, tá?
A gente teve modos de jogos diferentes. O que são esses modos de jogos diferentes? A gente tem o modo desempenho no GTA V, que é o jogo rodando 100% a 60 FPS, a 1440p de resolução.
A gente também consegue colocar em 4K com 30 FPS cravado no modo fidelidade, ou seja, ele vai usar Ray Tracing no máximo, seja para reflexos, sombras, etc. , porém ficando cravado em 30 FPS. E você também consegue colocar o Ray Tracing com modo desempenho de uma forma mesclada, que é o que eu acredito que a maioria escolha.
Inclusive, eu também escolho para jogar nas minhas jogatinas comuns, onde, quando é possível, você consegue ver Ray Tracing em algumas coisas, e, dessa forma, você ainda consegue jogar em 60 FPS, que, para mim, faz muita diferença. Porém, mesmo eu gostando mais de jogar em 60 FPS, para fazer comparações gráficas, nesse vídeo eu vou estar usando o modo fidelidade, onde ele vai estar rodando com 4K HDR a 30 FPS, porque o foco é mostrar o gráfico, não 60 FPS. Mas os 60 FPS com certeza, para mim, fazem muita diferença, mais até do que alguns reflexos do modo fidelidade.
Um ponto perceptível aqui é que a densidade e população também foram aumentadas. Do PlayStation 3 para o PlayStation 4, teve um avanço significativo na quantidade de NPCs e tráfego nas ruas, né? Tráfego de carros e etc.
E no GTA V isso não mudou, né? Do PlayStation 4 para o PlayStation 5 também teve um avanço não tão significativo quanto a diferença do PlayStation 3 para o PlayStation 4, mas mesmo assim dá para notar uma maior densidade de NPCs e um tráfego mais intenso, com comportamento um pouco mais variado. No GTA V de PlayStation 4, era tudo mais repetitivo.
Algumas animações, entre outras coisas, também foram bem aprimoradas, tá? E agora a gente vai estar falando sobre explosão, fogo e fumaça. A gente vai falar dos três ao mesmo tempo, porque os três podem acontecer de forma simultânea, que é o que eu vou estar mostrando para vocês agora.
Basicamente, se você explodir um carro, né? Eu vou explodir o mesmo carro aqui tanto no PlayStation 4 quanto no PlayStation 5. Você consegue ver uma diferença bem gritante.
A primeira diferença que você consegue ver é no fogo; o fogo do PlayStation 5 está muito mais intenso, tá? Muito mais vivo. E acho que a maior diferença no final de tudo é que, além desse fogo estar mais vivo e um pouco mais denso, no final de tudo ele também tem detalhes, como partículas soltando dele.
Sabe? Como aquele resto de item queimado que sai esfarelando e voando por aí. Eu não sei qual é o termo correto para falar isso, mas enfim, essas partículas deixam tudo bem mais realista.
Não faz tanta diferença assim, mas sim, deixa um pouco mais realista. Além do fogo que estou mostrando aqui para você, uma diferença também notável na fumaça: a fumaça também ficou muito mais densa e muito mais visível. No GTA V de PlayStation 4, era muito mais apagado, bem mais fraco, vamos dizer assim.
Teve pessoas que chegaram a dizer que a Rockstar exagerou na fumaça, deixando muito forte, e agora fica parecendo muito com um desenho. Particularmente falando, eu gostei mais dessa última versão, mas aí eu acho que fica bem uma questão de gosto mesmo. E essa questão do fogo e da fumaça não faz diferença somente quando você explode um carro.
Até se você mesmo jogar gasolina no chão, atirar no rastro de fogo, etc. , você percebe toda essa diferença. E as explosões também parecem ter um impacto maior, né?
Tipo, uma resposta maior; a explosão parece ser maior, mais densa. Mas eu acredito que isso seja por causa do fogo e da fumaça aprimorada. Indo para o próximo tópico, mas ainda falando sobre fumaça, o que dá para ver também é uma diferença na fumaça do.
. . Pneus dos veículos, na verdade, não há uma diferença na fumaça dos pneus.
É a mesma fumaça que já tínhamos nas explosões. O que eu queria mostrar aqui é só outra situação em que a fumaça também tem uma diferença. Quando você para aqui para ficar cantando pneu com o seu carro, na geração de PlayStation 4, saiu uma fumaça bem ralinha, bem fraca, ali do pneu do veículo.
Já na nova geração, essa fumaça sai muito mais intensa, assim como a fumaça que sai quando a gente taca fogo em alguma coisa. Uma diferença, agora, que eu acredito que se deve ao Ray Tracing, é que agora temos sombras na fumaça. Pode parecer um detalhe muito idiota, muito imbecil, mas para quem é um detalhista, acaba fazendo bastante diferença.
E até para quem não é detalhista, uma vez que você percebe esses detalhes, se você talvez esteja jogando no PlayStation 4, vai ficar meio desgostoso de saber que não tem isso. Agora, partindo para uma diferença mais sutil, temos o draw distance. O draw distance, basicamente, é o nível de detalhamento conforme a distância do jogo, e conseguimos ver uma diferença sutil do PlayStation 4 para o PlayStation 5, principalmente na parte de vegetação.
Se eu paro aqui no topo do letreiro de Vinewood, por exemplo, onde conseguimos ter uma vista bem ampla de vegetação aqui dessa montanha e também da cidade, dá para perceber que muda muito pouco o detalhamento. Mas no PlayStation 5 está melhor, está mais detalhado conforme a distância. E quando você olha bem longe, percebe que o Ray Tracing também colocou as sombras nos itens que estão longe, como, por exemplo, árvores que antigamente não tinham sombras.
Isso acrescenta um pouquinho mais de realismo ao jogo, mas eu acredito que foi muito baixo; poderia ter sido um pouco melhor. Agora, passando para um item que poucas pessoas repararam, mas eu acredito que faz uma diferença muito legal: sombras. Quando você está dirigindo um veículo, para quem não percebeu — e eu acredito que 99% das pessoas talvez não tenham percebido —, quando você está jogando GTA V no seu PlayStation 3, PlayStation 4 ou até mesmo no seu computador, dependendo da configuração que você joga, quando dirige, a luz que o seu carro emite pelo farol não gera nenhum tipo de sombra nos carros, nos itens, nas árvores, etc.
Isso não existia. Porém, agora, na versão de PlayStation 5 de GTA V, quando você dirige o seu veículo pela cidade à noite, consegue perceber que o farol do seu veículo agora gera sombras nos outros itens. É muito interessante reparar isso, porque, colocando lado a lado, a diferença é praticamente gritante.
Eu acredito que muita gente não tinha reparado isso e agora vai ficar notando toda hora, porque é algo que acrescentou, para mim, muito mais realismo e, sei lá, talvez um pouco mais de imersão ao GTA V de última geração. Era um detalhe que, sei lá, parecia que não fazia diferença nenhuma. Agora que ele existe, parece que faz.
Voltando a falar sobre vegetação, dá para perceber que, também na última geração, a densidade de vegetação está maior. A gente consegue ver mais mato, grama e arbustos de uma forma geral. Também deram uma leve redesenhada nessas partes, e está bem mais definido.
Não foi em todos os lugares, mas eu acho que a maioria dos lugares de GTA V teve essa melhoria na densidade de vegetação. Porém, mesmo depois de três gerações à frente, basicamente do primeiro lançamento, não foi adicionada a quantidade de árvores que teria na versão Beta, que ainda é visível no trailer 1 do GTA V. Nesse caso, eu não sei se a Rockstar não quis incluir porque, sei lá, talvez não faria sentido hoje em dia, ou se talvez traria muita diferença ou muito trabalho, outra vez uma queda de FPS.
Ainda na geração de PlayStation 5, dependendo do que for, pode-se esperar um relançamento de GTA V para PlayStation 6. E nesse relançamento para PlayStation 6, talvez aí sim venha com tudo que talvez tinha na Beta. Um outro detalhe que eu gostei muito de ver, e eu vou falar para vocês, é que esse eu achei bem legal porque faz parte das missões.
Você meio que acaba fazendo isso diversas vezes durante o jogo. São os vidros do jogo. Os vidros de carros agora, dentro do game, têm uma animação adicional.
Vamos dizer assim, no GTA V de PlayStation 4, quando você atirava nos vidros, o vidro quebrava e, inclusive, caíam pedaços no chão, que você podia passar em cima do vidro e ouvir o barulho, etc. Porém, agora, na versão de PlayStation 5, além de você ouvir o vidro, etc. , quando você atira no vidro, vê pedaços do vidro caindo para fora do veículo, dentro do veículo ou ao lado do veículo.
Mas, na versão de PlayStation 4, não soltava esses pedaços de vidro, e eles se estilhaçavam pelo local ao redor, etc. Agora a gente tem isso, que é bem legal. Agora, vamos para um assunto polêmico aqui dentro, que é o assunto de Ray Tracing.
O Ray Tracing foi adicionado no GTA V de PlayStation 5, porém, no início, ele gerou muita controvérsia. Vou explicar o porquê de muita gente ter reclamado do Ray Tracing do PlayStation 5 na versão inicial. O Ray Tracing do PlayStation 5 era muito limitado e ele não servia apenas como reflexo; ele basicamente existia somente para sombras.
Ou seja, todas as sombras do jogo agora eram geradas pelo Ray Tracing, o que deu mais vivacidade para algumas coisas, o que fez com que, por exemplo, as sombras aparecessem no farol de veículos, entre outras situações. Diversas reclamações da comunidade em dezembro de 2022, junto com a DLC "Drg Wars", a Rockstar trouxe o ray tracing com reflexos também. Porém, não funciona em 100% dos reflexos.
Parece que a Rockstar fez uma mistura entre o método que era usado no PlayStation 4, que era o método antigo, mas o ray tracing para nova geração. Ou seja, em algumas fachadas, em alguns locais, você consegue ver realmente o ray tracing ativo para reflexos; porém, em prédios maiores, ele não tem a mesma coisa que tinha lá no PlayStation 4. Eu arrisco dizer que usar o ray tracing em todos os reflexos ficaria pesado demais, já que o GTA V é um mundo aberto e tem muita superfície espelhada.
Então, sei lá, ficaria extremamente pesado se tudo usasse realmente o ray tracing. Pelo que eu entendi, esse ray tracing para reflexos só funciona também de uma forma legal no modo fidelidade. Se você colocar no modo desempenho ou desempenho com ray tracing, basicamente você só terá as sombras com ray tracing e quase nenhum reflexo.
Além disso, teve alguns outros detalhes muito sutis que foram adicionados para deixar o game um pouquinho mais vivo. Como, por exemplo, interação com elementos: se você pegar, por exemplo, e tirar na grama, você vai ver que agora, na versão de PlayStation 5, vai soltar muito mais partículas de grama do que na versão de PlayStation 4, e cada partícula de grama, por exemplo, terá sua própria sombra devido ao ray tracing. Isso também acontece com outros elementos, como, por exemplo, a madeira.
Onde você tinha madeira saindo, sei lá, quando você atirava na madeira no PlayStation 4, agora vai sair muito mais pedaços e lascas de madeira lá no PlayStation 5, e novamente, cada um com a sua própria sombra. A interação com a vegetação também teve algumas mudanças. Por exemplo, se você for aqui no local, numa calçada, por exemplo, onde deveria ter folhas mortas, essas folhas mortas agora reagem à parede de uma certa forma.
Tipo assim: se você chegar com um veículo e começar a jogar essas folhas mortas numa parede, né? Você começar a cantar pneu e essas folhas mortas forem jogadas para trás. Na versão de PlayStation 4, essas folhas vão simplesmente atravessar a parede; já na versão de PlayStation 5, algumas delas ainda vão atravessar a parede, mas outras delas vão ficar grudadas.
Isso quer dizer que, de certa forma, agora há uma resposta melhor entre os elementos dentro do jogo. As colisões, limites, etc. , estão mais bem estruturados na versão de PlayStation 5 do que na versão de PlayStation 4.
Na água do jogo, praticamente não tivemos diferença nenhuma. Se você, por exemplo, decidir dar um tiro na água na versão de PlayStation 4 e um tiro na água na versão de PlayStation 5, a mudança vai ser praticamente mínima. Na versão de PlayStation 5, é possível ver que sobe um pouquinho mais de água, mas a animação é exatamente igual.
Então, para mim, meio que não mudou nada. Uma configuração também que foi adicionada foi o motion blur, porém eu vi que muita gente reclamou, e muitas pessoas até desativam o motion blur porque falaram que ficou mal feito no GTA V. Eu não sei vocês, mas eu uso e até que gosto.
Agora, indo para uma das coisas mais interessantes que eu senti no GTA V, e isso é uma coisa exclusiva do GTA V do PlayStation 5, tá? Que é o feedback tátil dos controles. Você consegue, de certa forma, jogando o GTA V versão expandida e melhorada, sentir um pouco das texturas quando está dirigindo na grama, na área da praia, quando está chovendo, quando está usando uma arma, quando está acelerando um veículo com gatilhos adaptáveis, etc.
Isso só é possível no PlayStation 5 por causa da tecnologia do DualSense. E eu vou falar para vocês que o DualSense, na minha opinião, foi uma das coisas mais notáveis dessa última geração de consoles. O restante, de certa forma, tudo deixou a desejar: gráficos, jogos, etc.
, mas o DualSense, para mim, trouxe um pouquinho mais de imersão. Uma vez que você se acostuma com isso, você passa a sentir falta quando joga a versão de PlayStation 4. Uma outra melhoria que foi adicionada também à versão de PlayStation 5, comparada à PlayStation 4, foi o suporte ao áudio 3D Tempest, que é uma experiência sonora mais imersiva, parecendo ali que você está dentro do jogo.
Porém, você tem que ter um fone ou uma caixa de som que se adapte a isso, enquanto no PlayStation 4 ou era o áudio estéreo ou 5. 1 surround padrão, o que é, eu acho, padrão na grande maioria dos games. Mesmo não chegando nem aos pés da diferença absurda que existiu do PlayStation 3 para o PlayStation 4, também é possível notar bastante diferença que teve do PlayStation 4 para o PlayStation 5.
Não estou falando que isso justifica o preço, nem nada. Isso vai de acordo com a percepção de cada pessoa, do que gosta, do que não gosta, do que vale a pena e do que não vale. A ideia do vídeo aqui é somente trazer o máximo de pontos possíveis.
Eu tenho certeza que eu não consegui abordar tudo, mas se tiver algo interessante que você sabe, comenta aqui embaixo para eu saber também. E para você que não viu o vídeo de diferenças do PlayStation 3 para o PlayStation 4, que está absurdo, tem coisa demais. Eu vou deixar aqui do lado da setinha para você clicar e assistir.
E vai por mim, galera, esse vídeo está muito monstro! É isso, galera! Sucesso, abraço, valeu para todo mundo e falou!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com