o patrimônio cultural ele se refere as formas como as diferentes comunidades elas constroem os seus modos de vida como elas adotam determinadas significado cultural elementos materiais mas também elementos e materiais como celebrações modos de fazer o mesmo lugares aos quais são atribuídos uma dimensão simbólica que ultrapassa a dimensão da materialidade então quando nós falamos de patrimônio cultural nós nos referimos a manifestações materiais e imateriais das diferentes identidades de grupos sociais que compõem o município os estados armação ou a humanidade em diferentes escalas terra de lendas de evocações recorda sobre o windows eu lavado a serra
da piedade à igreja e ao lado as casas de sagradas tradições e esses versos de um poeta de santa luzia destacam importância do patrimônio para uma cidade que tem mais de 300 anos de história apesar da proximidade com a capital mineira belo horizonte com uma dinâmica contemporânea de funcionamento de uma cidade moderna santa luzia bem mais antiga né vem surgiu no rastro das tropas que percorriam minas gerais implantaram os primeiros povoados então nós surgimos na era da exploração minerária né do ciclo do ouro do início do ciclo do ouro de minas gerais e santa luzia
com a atividade comercial muito importante naquele momento por que abastecia os e as vilas mineradoras e e o santuário de santa luzia talvez seja uma das expressões mais fortes de preservação do patrimônio cultural na cidade e é uma uma igreja né com a natureza de sua atividade religiosa é dela também que vão surgir algumas expressões e patrimônio cultural pela música pelas festas religiosas pelo próprio jubileu de santa luzia o santuário de santa luzia assim como outras igrejas e outras paróquias criadas no século 18 é uma expressão artística pelas suas pinturas que aí são do da
transição do final do século 18 por século 19 nós temos aqui esculturas artísticas né esculturas religiosas devocionais que são também uma expressão de arte do de um período né do o nildo tá aí de transição entre o barroco eo rococó e acida o santuário e se reúne essas diversas expressões artísticas que minas é tem um palco vamos dizer assim privilegiado né com com a centenas de igrejas milhares de capelas que nós temos aí que são expressão desse tempo né onde o ouro era um importante recurso econômico né e que também a gente tinha aí esses
grandes polos aí de desenvolvimento da cultura barroca né da chamada cultura barroca patrimônio entra numa escala muito importante de apropriação e fruição né além das pessoas terem esse patrimônio protegido elas também podem vivê-lo né pro o patrimônio é sabendo que aquele espaço tão antigo aquela expressão artística tão antiga também pode ser é para a a a vivência dessas pessoas que que estão próximas a ele e das outras que também podem visitar a e aí e aí e aí e aí [Música] e aí é muito muito muito muito muito muito muito muito bom você gostou muito
bom patrimônio cultural um programa que ele nasci há 25 anos atrás com o objetivo de fortalecer as políticas municipais de patrimônios ou seja de constituir uma são soma experts uma metodologia mas já apoiar os municípios aí para que seu patrimônio tenha né essa de instrumentos promoção de proteção e o pino taco de marinheira arranquei o meu barco na areia cifra luz a maria que as ações do programa sms cultural las são realizados pelos municípios né cada município realiza as suas próprias ações né e envia para avaliação do i essa né onde ele vai conceder uma
pontuação pelas ações realizadas e essa pontuação ela se traduzem em recursos financeiros né a partir da lei robin hood né quem são os principais beneficiários primeiro aqueles detentores de bens culturais então por exemplo os grupos de congado né os peixes que são registrados então os grupos de congados grupo de capoeira pessoal da folia da marujada ou seja aqueles grupos tradicionais que realiza as suas costas né de seus bens aos táxis acessíveis e que são reconhecidos e com isso recebem apoio da prefeitura outro grupo são os próprios é isso os proprietários de bens materiais tombados né
dos imóveis tombados então onde eles têm é a que todo aquele processo de tombamento né de restauração de conservação do bem tem uma linha muito importante do programa também que é mais linda edificação do patrimônio sentou-se ao ações ligadas às escolas né a museu usa locais de memória para fortalecer né essa essa conscientização e essa participação na gestão né e no reconhecimento dos bens culturais é um grupo bem antes de pessoas que participam né e tiver recebe os benefícios aí desse programa é [Música] e era só meninos quando eu e era só menino quando eu
vi na seu divino eu acho que a gente tem uma responsabilidade histórica né e social também com a preservação do patrimônio né dado aí que ele era nosso laço nossa memória china é aquilo que nos une como sociedades né principalmente considerando as práticas não só do património edificado é nesse momento de pandemia é uma muitas dessas manifestações muitas dessas práticas estão sofrendo né com a impossibilidade do encontro isso é uma coisa importante de dizer também é pensa todas as festas né todas as quadrilhas todas as festas de padroeira nem em todos os grupos de encontro
de cultura popular que não são podendo ser realizado esse ano tá então nós temos incrementado incentivado que essas práticas e essas manifestações sejam mantidas de alguma forma que cê o virtual bem então se não pode sair a santa não pode ser uma missa não pode ter um encontro bota em cima do carro tá sindicato ela cidade faz um vídeo um documentário então a ideia nesse tempo de academia é criar é ferramentas e instrumentos para que essas práticas possam continuar mesmo de sono remota de forma online sem numeração de pessoas então eu desafio desse ano era
eu por favor e a mamãe do usuário você manto azul e aí e o patrimônio o osso patrimônios culturais vem sofrendo muito e a área de atuação profissional de reflexão acadêmica sobre o patrimônio cultural também vem sofrendo num primeiro momento elas estão sofrendo o na medida em que os calendários de suas festas em são afetados pela impossibilidade de sair de casa é um muitas celebrações tem sido interrompidas ou modificadas na medida que as pessoas não podem sair de casa porque senão estariam correndo risco então esse primeiro esse primeiro aprender a maneira de impacto nas celebrações
do património imaterial é nitidamente sentido pelas comunidades num segundo momento a realização em de todas essas práticas celebração o pires ofícios envolve a circulação de pessoas e de riquezas né de riquezas econômicas então a interrupção ou diminuição na escala de produção de muitos produtos tradicionais que envolvem saberes tradicionais também afetou essa cadeia produtiva local e nesse sentido também os produtores se veem com a demanda diminuída e também com dificuldades econômicas de pagarem dívidas e nesse sentido isso afeta os saberes tradicionais e [Música] e aí e no caso das políticas de patrimônio cultural e das pesquisas
sobre o patrimônio cultural elas são afetadas também pelo fato de que os pesquisadores e os técnicos não tem não conseguem tampar acesso às comunidades então as políticas de patrimônio atualmente elas não estão interrompidas mas continuam acontecendo mas elas acontecem respeitando as medidas necessárias para que não coloquem ninguém risco é muitas vezes entrevistas aí não frutas que tem que ser realizadas são feitas por meio digital algumas ações que podem ser postergada se não fosse pegadas e os pesquisadores também não conseguem ir a campo e aí e eu acho que o patrimônio cultural ele pode auxiliar na
retomada econômica e também na nossa retomada digamos psicológica com o passar dessa panela ia então porque na retomada econômica que na medida em que essas celebrações módulos de fazer em que as ações de preservação do patrimônio material o voltem a carga total é isso vai levar a um reaquecimento ainda que parcial mas vai levar um reaquecimento dessa área de atuação que é uma área muito muito rica e uma área de atuação social de intervenção social por parte de grupos comunidades e já fazia com que muitas circuito riqueza circula então com o restabelecimento do calendário de
festas com o restabelecimento da carga de produção dos produtores tradicionais se pode haver um reconhecimento dessas pequenas cadeias produtivas locais mas para além disso a reclamada das nossas sociabilidade as alterações que vão ser trazidas sim pela pandemia mais uma retomada das nossas possibilidades vai gerar mais confiança vai gerar mais sentimento de pertencimento vai gerar uma maior percepção dos veículos sociais e talvez não agora no momento de isolamento estejamos sentindo bastante falta então a a volta dessas celebrações de todas essas práticas certamente vai fazer com que nós chegamos e o frente com mais força e coragem
para caminhar nos caminhos que temos que esperar para frente e [Música] é a importância do patrimônio cultural é volta ao centro da reflexão no momento desse em que nós temos um acesso menos aberto a este património que é nossa que nós consideramos como nós e fato é o sentimento de falta faz com que nós no momento já de uma presença a gente que sinta mais valor no que isso representa para nós mas agora é isso também diz respeito à forma como nós lidamos com o nosso passado daí recentemente uma série de questionamentos a respeito do
patrimônio dos monumentos eles vieram à tona isso mostra o tanto patrimônio continua muito vivo porque ele continua centro de reflexões sobre as nossas identidades e e aí [Música] e aí e aí e aí