A História de Lúcifer: da Grécia à Bíblia

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Estranha História
Sobre a ideia de "anjos caídos" e o nome Lúcifer no judaísmo e cristianismo antigo. 👕 Insider: htt...
Video Transcript:
Você já ouviu falar em São Lúcifer Pois é ele existe e essa é uma representação dele em uma capela de calhar e na Itália que inclusive Celebra a festa de São Lúcifer todo dia 20 de Maio mas como é que pode não Bispo católico venerado como Santo ter esse nome Lúcifer então para entender isso a gente precisa falar um pouco sobre o cristianismo nos tempos do Império Romano sobre alguns textos judaicos que acabaram não entrando na Bíblia e sobre como um rei babilônico virou uma estrela e depois um anjo caído Pelo menos segundo as interpretações
foram sendo feitas aí ao longo da história e a gente precisa falar também das camisas de insider né que não é exatamente uma peça fundamental para entender a história de luz feriado dos Anjos Caídos Mas é uma Peça fundamental para quem busca e praticidade funcionalidade na hora de se vestir é uma camisa extremamente confortável que não desbota não precisa passar é anti odor então assim super prática e se vocês entrarem no site pelo link que eu vou deixar aí na descrição do vídeo e no primeiro comentário fixado e colocarem lá o cupom estranha 12 vocês
eu tenho 12% de desconto em qualquer produto da loja então depois dá uma passada lá que realmente vale muito a pena mas voltando então para a história de Lúcifer a gente pode começar essa viagem no tempo dando uma olhada mais de perto no tal do São Lúcifer Lúcifer de Lúcifer calarirtan foi um bispo da região da Sardenha que viveu no século quarto e atuou principalmente durante o reinado de constância o segundo filho de Constantino primeiro que tinha sido o primeiro imperador romano a se converter ao cristianismo nesse período essa nova religião vinha se tornando cada
vez mais forte no império e vários conselhos né ou seja reuniões de líderes cristãos vinham sendo convocados por imperadores para definir uma série de questões de disciplinares e doutrinais na igreja e o nosso amigo o Lúcifer participou de pelo menos um deles que foi o Concílio de Milão lá eles posicionou radicalmente contra o arianismo que era uma doutrina que dizia que Cristo tinha sido criado e consequentemente que ele não era Qual é eterno nem co- substância ou com Deus pai só que para o azar dele o arianismo nessa corrente teológica era proferida do Constância segundo
do imperador que decidiu então prender o Lúcifer no seu palácio e depois banir o Lúcifer para Palestina e mais tarde para o Egito e mesmo assim durante o exílio Lúcifer continua mandando cartas para o Imperador tentando convencer eles que ele estava errado ele não teve muito sucesso nessa empreitada mas o Constância em determinado momento acabou morrendo e o banimento do Lúcifer foi retirado ele pôde voltar a circular pela região da Itália e participou ali de várias novas disputas ou trinais nesse período ele escreveu o texto como sobre não conviver com o zeréticos e sobre não
perdoar aqueles que transgrediram contra Deus argumentando nesses textos que os Defensores do arianismo que era a corrente que ele combatia mesmo se eles abandonassem essa doutrina e se arrependessem eles não deveriam ser integrados à igreja que foi uma posição considerada muito Extrema e excessiva por figuras como Santo Agostinho e São Jerônimo mas que também teve vários apoiadores que ficaram conhecidos como os luciferianos Depois da sua morte o Lúcifer de Kali ele começou a ser venerado Espírito Santo na Sardenha e até hoje como eu disse tem uma capela por lá dedicada a ele que celebra todo
dia 20 de Maio a festa de São Lúcifer mas o status de santo do Lúcifer ainda gera bastante controversa e é um tanto nebuloso Nunca Houve um pronunciamento oficial definitivo nem que reconhecesse e nem que negasse a sua santidade agora Talvez a parte mais intrigante dessa história nem seja nenhum desses eventos especificamente mas sim o fato desse camarada chamar Lúcifer como que pode né uma pessoa ali um bispo e talvez até um santo ter sido batizado né ou ter escolhido em algum momento da sua vida esse nome Lúcifer então a questão é que na época
dele no século quarto esse nome significava uma coisa muito diferente na verdade várias coisas primeiro Lucifer é uma palavra no latim que significa literalmente portador da luz é luz e fé vem de carregar ou trazer e no contexto grego Romano essa palavra era usada principalmente para se referir ao Astro que anunciava o amanhecer que trazia de certa forma ouvia na frente da luz do dia que é Vênus ou a estrela da manhã ou a estrela da alva como também é chamado isso tem a ver principalmente com o fato de que pouco antes do nascer do
sol propriamente Vênus já começa a brilhar no horizonte e parece meio que puxar o sol com ele como se fosse o seu anunciador o seu Arauto o portador da luz por isso na Grécia antiga esse Astro era personificado como sendo o filho da deusa heus que a deusa da manhã e ele era chamado de fósforoso aquele que traz a luz ou é ósforos aquele que traz amanhã e na Roma antiga essa exatamente a mesma personificação recebi o nome de Lúcifer só que esse nome não era necessariamente um nome próprio e nem sempre se referia a
essas personificações às vezes significava simplesmente o Astro mesmo ou então o amanhecer e é Principalmente nesse sentido que esse termo aparece na Bíblia quer dizer foi Principalmente nesse sentido que esse termo passou a aparecer na Bíblia quando ela foi traduzida por latim na latina vulgata que a principal dessas traduções que Aliás foi feito exatamente nos tempos de São Lúcifer ali no Século IV a palavra Lúcifer aparece cinco vezes no Livro de Jó por exemplo é dito que tua vida ressurgirá como meio-dia a escuridão será como amanhã Esse manhã no latim foi traduzido exatamente como Lúcifer
na latina vulgata também no Livro de Jó aparece algumas referências a constelações e uma delas foi traduzida como lúciferam uma inflexão de Lúcifer no latim nos Salmos Lúcifer também aparece dessa vez num trecho que fala sobre a Aurora da Juventude esse Aurora foi traduzido como Lúcifer e até no Novo Testamento a gente encontra um Lúcifer na segunda carta de Pedro a expressão Estrela Dalva ou Estrela da Manhã que era fósforos no original grego ficou como Lúcifer no latim e nenhuma das passagens tem absolutamente nada a ver com o diabo todas elas aparecem textos até bastante
positivos inclusive contextos de esperança de renovação da Luz finalmente brilhando depois de um período de trevas vale a pena dizer também que até o próprio Cristo no livro de Apocalipse é chamado de a estrela da manhã só que no latim a tradução acabou ficando como Estela Matutina e não como Lúcifer mas a ideia é exatamente a mesma bom mas de onde que vem então essa relação da palavra Lúcifer com o diabo eu falei que era um cinco as ocorrências da palavra Lúcifer na Bíblia né e até agora eu só trouxe quatro justamente porque essa quinta
passagem que vai acabar colando esse nome Lucifer no príncipe dos demônios ou melhor ainda na sua forma Angélica quando o pai da mentira ainda era um filho de Deus o texto em questão é Isaías Capítulo 14 Versículo 12 como caíste do céu ó Lúcifer e a gente vai deixar sem traduzir aqui por enquanto filho da Aurora Como caíste por terra tu que ferir as nações nessa passagem a palavra Lúcifer traduz a expressão Hebraica releveno sarrar literalmente brilhante filho do Amanhecer ou seja não traduz a palavra Satã nem Satanás nem nada parecido mas mesmo assim várias
autores cristãos desde os primeiros séculos leram esse texto realmente como se referindo à Queda de um Anjo um anjo que se tornou o inimigo Supremo de Deus e da humanidade hertuliano de Cartago por exemplo entre o século II e terceiro diz que essa passagem deve significar o diabo e origens de Alexandria na mesma época Diz que esse trecho de Isaías ensina a respeito de outro poder adversário que por um momento foi Luz agora Como que esses autores chegaram essa conclusão e de onde que eles tiraram essa ideia de que o diabo um dia foi um
anjo de luz ou mais ainda de onde que eles tiraram essa ideia Geral de anjo caído Então essa ideia é anterior ao cristianismo mas não muito anterior na Bíblia hebraico ou no antigo testamento ela praticamente não aparece e quando aparece ela parece uma forma muito diferente muito mais minimalista talvez do que a forma como a gente está acostumado a pensar em Anjos Caídos atualmente o principal texto relacionado a isso é um texto bastante enigmático que aparece um pouco antes da história do dilúvio lá no livro de Gênesis o texto diz o seguinte quando os homens
começaram a ser numerosos sobre a face da terra Eles nasceram filhas os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas e tomaram como mulheres todas as que eles agradaram ora naquele tempo e também depois quando os filhos de Deus se uniram as filhas dos homens e estas lhe davam filhos os nefilin habitavam a terra estes homens famosos foram os heróis dos tempos antigos Tá mas que que significa esse texto né quem que são as filhas dos homens os filhos de Deus os nefilins Infelizmente o texto original não faz a menor questão de
explicar nada disso e passa logo na sequência para a história do dilúvio mas uma série de textos posteriores que nenhum deles entrou na Bíblia diga-se de passagem se propuseram e a expandir longamente essa passagem do Gênesis E é exatamente nesses textos que a gente encontra pela primeira vez as ideias que a gente tem hoje mais comum sobre os anjos caídos sobre rebelião Celestial sobre o anjo de luz orgulhoso invejoso que viram demônio e coisas desse tipo o principal exemplo disso é o livro de Enoque segundo esse texto os anjos os filhos do céu viram e
desejaram as mulheres Mortais E aí ele já tem uma explicação de quem são os filhos de Deus que são os anjos e quem são as mulheres Mortais que são as humanas e o texto continua dizendo que um dos Anjos chamado semiasa liderou 200 outros anjos até o monte ermon E lá eles tomaram mulheres e ensinaram a elas várias Artes ocultas E além disso o texto fala também que eles tiveram filhos gigantes com as mulheres e cada um deles chegava acerca de 300 cúbitos de altura ou seja quase 150 metros esses filhos dos Anjos Caídos ou
dos Anjos desci dos voluntariamente com das mulheres esses gigantes que são os chamados nefilin começaram a consumir toda a produção de alimento porque afinal de contas era muito grandes e em determinado momento a comida acabou e eles começaram a consumir os próprios produtores as pessoas e depois disso começaram a consumir uns aos outros né devorar uns aos outros e para resolver esse causa absoluto Deus enviou o Anjo Miguel que prendeu o semiasa e o seu seguidores debaixo da terra e lá ainda segundo esse texto esses anjos vão ficar Acorrentados até o dia do juízo final
que é quando eles vão ser lançados no fogo e exterminados de uma vez por todas e aqui se a gente trocar o nome semiasa por Lúcifer e tirar essa história dos Gigantes canibais ela até que parece bastante familiar um anjo lidera outros anjos para fazer algo contra a vontade de Deus é punido lançado no subterrâneo ou Inferno no latim e lá ele Aguarda a sua destruição final por meio do fogo no dia do juízo e o Curioso é que como eu disse essa história não está na Bíblia e sim num livro pouquíssimo livro que é
o livro de Enoque que é relativamente tardio na história do Judaísmo antigo escrito ali Por volta do século terceiro segundo antes de Cristo mas por mais que esse livro não seja tão Popular hoje o fato é que ele era extremamente Popular nos tempos em que o cristianismo começou a se desenvolver o livro de Judas mesmo no Novo Testamento faz até uma referência direta ao livro de Enoque e algumas passagens das cartas de Pedro só fazem sentido se você conhece as histórias introduzidas pelo livro de Enoque Só que tem um detalhe né nessa história do livro
de Enoque que eu acabei de contar o pecado dos anjos que descem do céu né desses Anjos Caídos acontece pouco antes do dilúvio ou seja depois do pecado de Adão e Eva e no nosso Imaginário atual e até no Imaginário medieval e antigo o líder dos Anjos Caídos em muitos casos é associado a serpente infiltrada ali no Jardim do Éden E para isso fazer sentido o pecado do Anjo Mau teria que ter acontecido muito antes do dilúvio antes do pecado de Adão e Eva e outro detalhe também o pecado do anjo na história que eu
contei de Enoque É principalmente a Luxúria o ver e desejar as mulheres Mortais e não o orgulho o desejo de ser igual ou superior a Deus que é como é mais comum a gente pensar hoje só que a gente também encontra essas duas ideias a ideia do pecado Angélico anterior Adão e Eva e a ideia do pecado Angélico como sendo o orgulho em Fontes antigas e inclusive em outro livro atribuído também a Enoque que é chamado de segundo livro de Enoque ou então o livro do segredos de Enoque que diz o seguinte mas um dos
membros da ordem dos arcanjos se desviou juntamente com a divisão que estava sobre sua autoridade ele concebeu A ideia é impossível de que poderia colocar seu trono mais alto do que as nuvens acima da terra e que poderia se igualar ao meu poder e aqui é Deus falando né e eu arremessei das alturas juntamente com seus anjos e ele voava incessantemente pelo ar acima do abismo e assim eu criei os céus inteiros e veio o terceiro dia aqui então um anjo tenta se colocar acima de Deus ainda nos dias iniciais da criação na semana da
criação entre o segundo e o terceiro dia mas ele é derrubado com outros anjos que também tinham participado Dessa espécie de rebelião Celestial e é dessa literatura então desses dois livros principalmente atribuídos a Enoque que nasce a maior parte do nosso Imaginário sobre os anjos caídos e sobre o seu líder mas ainda falta conectar isso tudo com Lúcifer propriamente com o nome Lúcia como é que Lúcifer se tornou o nome do anjo mau que no primeiro livro de Enoque chamada e no segundo livro de Enoque chama satannael aqui finalmente a gente pode voltar para aquela
questão da Bíblia Latina e principalmente para quem ocorrência da palavra Lúcifer que eu citei lá de Isaías 14:12 como caíste do céu oh Lúcifer filho da Aurora Como fosse atirado a terra vencedor das Nações acho que agora já dá para entender porque que alguns cristãos ali dos primeiros séculos profundamente imersos no Imaginário enoquiano sobre a que dos Anjos entenderam esse texto como se referindo ao diabo ao príncipe dos demônios Mas a questão é que se a gente for ler essa passagem no seu contexto maior voltando ali alguns Versículos esse entendimento fica bastante comprometido e não
por acaso na própria tradição rabínica né Judaica posterior e no estudo moderno da Bíblia também o Consenso é de que essa passagem não se refere a um anjo nem é um demônio mas sim é um rei é um rei humano começando lá de Isaías 14 3 o texto diz o seguinte isso cederá no dia em que a Vet deve descanso do teu sofrimento da tua inquietude e da dura Servidão a que foste sujeitado que entoarás esta sátira a respeito do Rei da Babilônia a situação aqui é que Judá foi derrotado pela Babilônia e levado para
o exílio e até então o Rei da Babilônia é que tá como vitorioso poderoso exaltado e que tem Judá e vários outros reinos submetidos aos seus pés mas Isaías profetiza que em breve essa situação de opressão vai acabar o Rei da Babilônia vai cair vai ser humilhado e o povo de Judá vai satirizar vai tripudiar vai fazer canções cheias de ironia sobre a humilhação desse rei e a canção que eles vão fazer vai ser mais ou menos o seguinte Como terminou o opressor Como terminou a arrogância e a Vec quebrou o bastão dos ímpios a
vara dos dominadores daquele que feriu os povos confurou que feria com golpes intermináveis que com Ira dominava as nações perseguindo-as sem que eu pudessem deter o mundo inteiro repousa está tranquilo todos rompem em gritos de alegria até o se Prestes se regozijam por causa de ti bem como Cedros do Líbano depois que jazzis caído ninguém mais sobe até aqui para pôr nos abaixo quer dizer agora que caiu o Rei da Babilônia todos os povos respiram aliviados e até as árvores que antes eram desmatadas por esse poderoso império lembram a queda do Rei e o texto
continua Nas Profundezas o Shell se agita por causa de ti para vir ao teu encontro para receber-te despertou os mortos todos os potentados da terra fez erguerem-se de seus Tronos todos os reis das Nações todos eles te interpelam e te dizem então também tu foste abatido como nós acabaste como nós o teu Fausto foi precipitado no Shell juntamente com a música das suas harpas sobre o teu corpo os vermes formam um colchão os bichos te cobrem como um cobertor a ideia aí é que o próprio mundo dos mortos o Shell se agita para receber aquele
que achavam que era Invencível todo poderoso e que nunca fosse chegar nesse destino os outros Reis fazem questão inclusive de confirmar que é ele mesmo que tá ali que ele também no final das contas foi derrotado que toda a glória a música e o luxo que eu acompanhava foi convertido em silêncio vermes e podridão e a sátira continua e aqui o seu ponto fundamental para nossa análise como caíste do céu ó estrela da alva filho da Aurora Como fosse atirado a terra vencedor das Nações E no entanto dizias no teu coração subirei até o céu
Acima das Estrelas de Deus colocarei meu trono estabelecer-me-ei na montanha da Assembleia nos confins do Norte subirei Acima das nuvens tornar-me semelhante ao altíssimo e contudo fosse te precipitado ao Shell nas profundezas do abismo e é aqui nesse trecho específico dentro dessa sátira ao Rei da Babilônia que alguns cristãos e alguns judeus dentro da perspectiva enoquiana viram ali a presença de um anjo caído de uma referência a revolta Celestial de Lúcifer mas esse trecho simplesmente continua a sátira ao Rei da Babilônia A ideia é que esse Rei nos seus dias de glória chegou a arrogância
ali de pensar que era tão poderoso ou mais poderoso do Deus na cabeça dele o lugar de direito que ele tinha era o trono mais elevado mas na realidade o que aconteceu ou que pelo menos o que Isaías estava profetizando era de que a sua posição final seria não há mais elevada mas a mais baixa de todas O Abismo o mundo dos mortos o Shell e É nesse contexto satírico irônico de inversão que o Rei da Babilônia é chamado de brilhante filho do Amanhecer relelo bem de charrar ou Lúcifer no latim não Porque o autor
do texto acreditasse que o Rei da Babilônia merecesse esse título mas porque ele aplicava isso ironicamente é como quando alguém tira sarro de outra pessoa que ele considera arrogante dizendo alguma coisa do tipo assim ah o bonzão se deu mal o bonitão se deu mal o espertalhão se deu mal não é que de fato ele acha que a pessoa seja nada disso é uma ironia é uma sátira e alguns estudiosos apontam Até que esse tema da humilhação do arrogante usando especificamente a imagem da Estrela da Manhã faz referência a um mito o garitítico que a
gente encontra ali no chamado ciclo de que fala de atistar o brilhante que tenta ser elevar acima do Deus Baal mas acaba sendo derrubado a estar o brilhante caiu ele caiu do Trono do valoroso Baal diz lá o texto do ciclo de Baal várias outras referências mitológicas também já foram cogitadas para tentar identificar um paralelo mais direto o contexto de Isaías Mas o que importa mais para nós aqui é que o sentido Geral do texto é bem claro né O Rei da Babilônia que até então se exaltava será humilhado que é o que audiência original
desse texto de Isaías Estava aguardando ansiosamente Para que acontecesse e por outro lado Judá que tava sendo humilhado seria exaltado que também era uma expectativa muito forte ali no período e a gente poderia até continuar lendo o resto da passagem aqui né que continua essa sátira e deixa ainda mais claro essa dimensão política histórica do texto mas eu acho que já tá bom né já tá suficiente para identificar quem que é a figura chamada de relevo bem charhar ou de Lúcifer no latim nesse trecho de Isaías não sei você mas eu acho difícil entender esse
texto como se referindo a outra coisa que não O Rei da Babilônia quer dizer pelo menos uma leitura mais direta histórica do texto tanto que até alguns autores cristãos antigos que viam a presença do diabo e nesse texto não negavam também é alguns deles né pelo menos a referência direta ao Rei da Babilônia Santo Agostinho por exemplo escreveu que abre aspas Isaías representa o diabo sob a pessoa do Rei da Babilônia como tu caíste ou Lúcifer filho da manhã fecha aspas mas sem uma imersão realmente muito profunda no Imaginário dos livros de Enoque dessa questão
dos Anjos Caídos é muito difícil pensar que esse texto que é muito mais antigo que os livros de Enoque tenha qualquer coisa a ver com seres Celestiais não por acaso a tradição rabínica a partir do tal mude babilônico vai identificar o brilhante filho do Amanhecer né o Relembrando Isaías 14 principalmente como uma referência a Nabucodonosor um Rei da Babilônia e o estudiosos hoje também costumam apostar em Nabucodonosor ou nabonys que é outro rei babilônico como sendo as referências aí do relevo bem charhard Isaías ou do Lúcifer se a gente quiser usar o termo em latim
então para concluir né quando são Lúcifer nasceu já existia a ideia de Anjos Caídos e de um líder dos Anjos Caídos mas ele era chamado por outros nomes samiasa Azazel satanael Satã que é adversário em hebraico diabolos que adversário em grego mas não Lúcifer foi com a tradução da Bíblia por latim e o uso da palavra Lúcifer para traduzir esse texto de Isaías que os cristãos antigos que já associavam esse texto ao diabo começaram a colar esse nome Lúcifer ao príncipe dos demônios e por isso depois do século 4º que foi quando foi feita essa
tradução para o latim da Bíblia é difícil encontrar alguém chamado Lúcifer na cristandade né Quanto mais alguém chamado são Lúcifer mas antes esse nome não tinha problema nenhum né é um nome até bonito né aquele que traz a luz mas realmente agora que na nossa cultura esse nome tá completamente identificado com o diabo é bem complicado mesmo de batizar um filho como Lúcifer e é isso se você quiser se aprofundar nesse assunto eu recomendo dar uma olhada em um artigo que tá aí na descrição em português e com acesso aberto é um artigo do Carlos
Augusto vai lá te Doutor em estudo judaicos pela USP que traz parte dessa história de forma bem interessante e tem outras referências também em inglês que complementam aí o texto vai lá aproveite e as leituras e nos vemos aí nos próximos vídeos falou [Música]
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