[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [VANESSA] OLÁ PESSOAL, TUDO BEM? NESTA AULA DE NÚMERO 14 DA DISCIPLINA DE "LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS", NÓS VAMOS VERIFICAR UMA CONSTRUÇÃO QUE JÁ ESTÁ SENDO FEITA DESDE O INÍCIO DO CURSO, QUE É A IMPORTÂNCIA DA REESCRITA. ENTÃO, TEMOS VISTO QUE UM TEXTO NÃO NASCE PRONTO, QUE UM TEXTO É FRUTO DE MUITO TRABALHO E ESFORÇO DO SEU AUTOR OU DOS SEUS AUTORES.
UM TEXTO, ENTÃO, É RESULTADO DE UMA SÉRIE DE PROCESSOS DE REESCRITA. E PARA A AULA DE HOJE, QUE TEM O OBJETIVO DE COMPREENDER O PAPEL FUNDAMENTAL DA REESCRITA NA ESCRITA DE TEXTOS DIVERSOS, EU SELECIONEI UM TIPO DE TEXTO QUE VAI SER O TIPO QUE VOCÊS VÃO TER QUE LER BASTANTE DURANTE A GRADUAÇÃO DE VOCÊS, QUE É O ARTIGO CIENTÍFICO. NA DISCIPLINA, EU SOLICITEI A LEITURA DE ALGUNS ARTIGOS CIENTÍFICOS E ESSA LEITURA NORMALMENTE NÃO É UMA LEITURA TÃO SIMPLES.
POR QUÊ? PORQUE NÃO É UM TEXTO QUE CIRCULA TANTO QUANTO UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, QUANTO UM TEXTO JORNALÍSTICO, UMA REPORTAGEM. ENTÃO, COMO A GENTE NÃO ESTÁ TÃO HABITUADO A LER UM TEXTO CIENTÍFICO, AS PRIMEIRAS LEITURAS DE ARTIGOS ACADÊMICOS, EU DIRIA ASSIM, QUE O PRIMEIRO ANO DE QUALQUER CURSO DE GRADUAÇÃO, OFERECE MUITOS DESAFIOS, QUE SÃO ESSES DESAFIOS DE UM GÊNERO DE TEXTOS QUE É NOVIDADE PARA GRANDE PARTE DOS ALUNOS E DAS ALUNAS.
ENTÃO, POR ISSO, A ELEIÇÃO DE UM "PAPER" OU ARTIGO CIENTÍFICO PARA A GENTE VERIFICAR ESSA IMPORTÂNCIA DA REESCRITA. COMO NOSSO. .
. O TEMPO DE AULA NOSSO NÃO É TÃO GRANDE, EU VOU SELECIONAR UMA PEQUENA PARTE DESSE TEXTO, QUE É O RESUMO. O RESUMO É UMA PARTE FUNDAMENTAL DE QUALQUER ARTIGO CIENTÍFICO.
ENTÃO, AQUI A GENTE VAI TRABALHAR COM UM ARTIGO CIENTÍFICO QUE FOI ESCRITO POR MIM E POR UMA ALUNA DE GRADUAÇÃO QUE ESTÁ PUBLICADO EM UMA REVISTA ACADÊMICA, UMA REVISTA CIENTÍFICA, TAMBÉM CHAMADA DE PERIÓDICO, CHAMADO "LABORHISTÓRICO". CERTO? ENTÃO AQUI É O SITE DO PERIÓDICO E AQUI É O VOLUME CINCO DESSA REVISTA, NÚMERO DOIS DO ANO DE 2019.
ENTÃO, AQUI A CAPA DA REVISTA. MUITAS REVISTAS HOJE EM DIA SÃO PUBLICADAS APENAS DE FORMA ELETRÔNICA. É O CASO DESTA REVISTA "LABORHISTÓRICO".
ENTÃO, PARA A GENTE ACESSAR O ÍNDICE DA REVISTA, A GENTE CLICA SOBRE A CAPA E AÍ VAI ABRIR AQUI O SUMÁRIO, CERTO? E AQUI A APRESENTAÇÃO E CADA UM DOS ARTIGOS. TUDO BEM?
ENTÃO A GENTE VAI CLICAR NESSE DAQUI, QUE É O QUE A GENTE VAI TRABALHAR. E AQUI VEM O TÍTULO "A CARTA DE FRANCISCA MARIA XAVIER DE CASTRO, EDIÇÃO E REFLEXÕES SOBRE O IMAGINÁRIO SOCIAL DE MULHERES NA AMÉRICA PORTUGUESA". A SEGUIR VEM O NOME DAS AUTORAS, NESSE CASO A ALUNA QUE EU COMENTEI COM VOCÊS, A ELISA HARDT LEITÃO MOTA E EU.
E AQUI É O RESUMO. CERTO? O RESUMO É UMA PARTE IMPORTANTÍSSIMA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO, PORQUE É A PRIMEIRA ENTRADA NO ASSUNTO A SER TRATADO NO ARTIGO.
ENTÃO, É IMPORTANTE QUE O RESUMO SEJA CLARO, QUE O RESUMO EXPLICITE OS PASSOS PERCORRIDOS PELO ARTIGO, QUE O RESUMO COLOQUE ALGUNS RESULTADOS, AVANCE EVENTUALMENTE NAS CONCLUSÕES PARA INSTIGAR A LEITURA DE QUEM ESTÁ PROCURANDO SOBRE AQUELE TEMA. ENTÃO, A ESCRITA DO RESUMO É COMO SE FOSSE A PORTA DE ENTRADA, O CARTÃO DE VISITA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO. NESSE CASO, EU SELECIONEI ESTE ARTIGO ESPECIFICAMENTE PORQUE JUSTAMENTE ELE FOI ESCRITO POR UMA ALUNA DE GRADUAÇÃO, UMA ALUNA DE GRADUAÇÃO JÁ DOS ÚLTIMOS ANOS, EM PARCERIA COMIGO, ENTÃO ERA UM PROCESSO DE REESCRITA A QUATRO MÃOS E ISSO É BASTANTE INTERESSANTE E BASTANTE PROVEITOSO PARA AMBOS OS LADOS.
DA PROFESSORA, NO CASO EU, E DA ALUNA TAMBÉM. BOM, PESSOAL, ENTÃO EU ESCOLHI UM INSTRUMENTO QUE VOCÊS TÊM À DISPOSIÇÃO COMO ALUNOS DA UNIVESP, QUE É O GOOGLE DOCS. O GOOGLE DOCS É UM EDITOR DE TEXTOS ON-LINE QUE VOCÊ PODE, INCLUSIVE, COMPARTILHAR A ESCRITA COM UMA OU MAIS PESSOAS.
ENTÃO, NESSE CASO, EU VOU USAR UMA FERRAMENTA BASTANTE ÚTIL NO GOOGLE DOCS, QUE É O HISTÓRICO DE VERSÕES. ENTÃO A GENTE CLICA LÁ EM ARQUIVO, HISTÓRICO DE VERSÕES, VER O HISTÓRICO DE VERSÕES. CLICANDO LÁ, ABRE-SE ENTÃO UMA COLUNA DO LADO DIREITO DA TELA E VOCÊS PODEM VER CLICANDO NA SETINHA, O DETALHAMENTO DE TODAS AS ALTERAÇÕES FEITAS NO DOCUMENTO.
CERTO? ENTÃO, AQUI A PRIMEIRA, O ARQUIVO EM BRANCO E DEPOIS EU COLEI AQUI O RESUMO TAL QUAL EU RETIREI LÁ DO PERIÓDICO, CERTO? ENTÃO, AQUI A GENTE TEM A ÚLTIMA VERSÃO, A VERSÃO QUE FOI EFETIVAMENTE PUBLICADA.
SÓ QUE PARA A GENTE CHEGAR NESSA VERSÃO, FORAM FEITAS VÁRIAS CAMADAS DE REESCRITA, CERTO? COMO EU DISSE PARA VOCÊS, FOI UM ARTIGO ESCRITO POR DUAS PESSOAS: POR MIM, NA CONDIÇÃO DE PROFESSORA ORIENTADORA, E POR UMA ALUNA DE GRADUAÇÃO, QUE ERA MINHA ORIENTANDA. E ELA JÁ ESTAVA NOS ANOS FINAIS DE GRADUAÇÃO, MAS EU ACHO IMPORTANTE ATÉ PARA VOCÊS SABEREM QUE VOCÊS SÃO CAPAZES E DEVEM TREINAR A ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS JÁ NA GRADUAÇÃO.
ENTÃO, A GENTE TEM AQUI AS PRIMEIRAS ALTERAÇÕES, SÓ PARA EXPLICAR COMO É QUE FUNCIONA A DINÂMICA DESSE HISTÓRICO DE VERSÕES, TUDO O QUE APARECE TACHADO COM UMA LINHA SOBRE O TEXTO, SIGNIFICA QUE FOI EXCLUÍDO, O QUE APARECE DESTACADO EM VERDE É O QUE FOI INCLUÍDO. ENTÃO, ASSIM QUE ELES MARCAM AS ALTERAÇÕES FEITAS. NESSE CASO, A GENTE TEM UMA PRIMEIRA ALTERAÇÃO, QUE É A RETIRADA DO TRECHO "ESSE ESTUDO FEZ PARTE" E A SUBSTITUIÇÃO DISSO POR "A EDIÇÃO E AS REFLEXÕES AQUI APRESENTADAS SURGEM COMO UM DOS RESULTADOS DO PROCESSO DE PROSPECÇÃO DE DOCUMENTOS NO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (APESP) NO CONTEXTO DO PROJETO M.
A. P. - MULHERES NA AMÉRICA PORTUGUESA".
AQUI, ESSA PRIMEIRA ALTERAÇÃO É FUNDAMENTAL. POR QUÊ? PORQUE O TEXTO DE UM RESUMO, ELE TEM QUE SER UM TEXTO DIRETO, OBJETIVO, CLARO E CURTO, CERTO?
ENTÃO, AQUI ESSE ESTUDO, SE O LEITOR COMEÇA A LER O RESUMO POR ESSA FRASE, ELE PERGUNTA: QUE ESTUDO? QUAL ERA O OBJETO DESSE ESTUDO? QUAL ERA O TEMA DESSE ESTUDO?
ENTÃO, EM VEZ DE DIZER DE FORMA VAGA ESSE ESTUDO, JÁ DIGA QUAL É O ESTUDO. ENTÃO, ESSA É A MUDANÇA PROPOSTA. ENTÃO "A EDIÇÃO E AS REFLEXÕES AQUI APRESENTADAS", OU SEJA, "O ESTUDO É UMA EDIÇÃO E REFLEXÕES A PARTIR DESSA EDIÇÃO", CERTO?
QUE É UMA EDIÇÃO NESSE CASO, SÓ PORQUE VOCÊS NÃO DEVEM ESTAR HABITUADOS COM ESSA ÁREA DE PESQUISA. A EDIÇÃO É A GENTE. .
. EU VOU EXPLICAR DE UM MODO RÁPIDO, TRANSFORMAR UM TEXTO QUE É MANUSCRITO EM UM TEXTO COM CARACTERES DE IMPRENSA, COMO É O CASO DESSE DAQUI, CERTO? ENTÃO É O PROCESSO QUE FAZ COM QUE UM TEXTO, UM MANUSCRITO QUE FICA NORMALMENTE NOS ARQUIVOS DOS MUSEUS POSSA SER LIDO POR UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, PORQUE É UMA PARTE MUITO PEQUENA DA POPULAÇÃO QUE É ESPECIALIZADA NA LEITURA E NA DECIFRAÇÃO DE LETRAS MAIS ANTIGAS USADAS, POR EXEMPLO, NO PERÍODO DO BRASIL COLONIAL.
ENTÃO, AQUI A GENTE MUDOU PARA JÁ APRESENTAR PARA O LEITOR SOBRE O QUE É O ESTUDO. NA SEQUÊNCIA, VINHA "NO APESP", APESP É UMA SIGLA, CERTO? A GENTE NÃO PODE ASSUMIR NUNCA QUE O LEITOR SAIBA O SIGNIFICADO DAS SIGLAS, A NÃO SER QUE SEJA UMA SIGLA MUITO ÓBVIA, COMO, POR EXEMPLO, O CPF.
EM TODOS OS OUTROS CASOS DE SIGLAS QUE A GENTE USA NOS PAPERS, O COMUM É QUE A GENTE, NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE A SIGLA, DESENVOLVA, ENTÃO "ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO", E DEPOIS COLOQUE A SIGLA ENTRE PARÊNTESES. UMA VEZ FEITO ISSO, A GENTE PODE JÁ USAR A SIGLA PORQUE A GENTE JÁ APRESENTOU PARA O LEITOR O QUE SIGNIFICA. A MESMA COISA QUE NO CASO DO PROJETO M.
A. P, O "P" MAIÚSCULO, PORQUE FAZ PARTE DO TÍTULO DO PROJETO, "M. A.
P. " A GENTE TEM QUE DESENVOLVER: "MULHERES NA AMÉRICA PORTUGUESA", CERTO? E A FRASE CONTINUAVA, ENTÃO: "ESSE ESTUDO FEZ PARTE DO PROCESSO E TEVE.
. . " O QUE ACONTECE?
A GENTE NÃO DEVE USAR FRASES MUITO LONGAS NO RESUMO, AS FRASES TÊM QUE SER OBJETIVAS, DIRETAS E CURTAS, CERTO? ENTÃO A GENTE COLOCOU UM PONTO E SUBSTITUIU "E TEVE" POR: "AS VISITAS DE PROSPECÇÃO TIVERAM POR PROPÓSITO", DIZENDO PARA QUE ELAS FORAM FEITAS, POR QUE SE VISITOU A APESP. "PARA CONTRIBUIR PARA AMPLIAÇÃO DO MAPEAMENTO DE DOCUMENTOS ESCRITOS POR MULHERES OU NOS QUAIS MULHERES FIGURAM EM POSIÇÃO CENTRAL DURANTE AMÉRICA PORTUGUESA (SÉCULO 16 A 19).
" AQUI A GENTE FEZ MAIS ALGUMAS MUDANÇAS, ENTÃO, "NOS QUAIS AS MULHERES FIGUREM", PORQUE NÃO É CERTO QUE ELAS VÃO FIGURAR, MAS EM ALGUNS CASOS ELAS FIGURAM. ENTÃO, NESSES CASOS, A GENTE SELECIONA OS DOCUMENTOS NOS QUAIS AS MULHERES FIGUREM EM POSIÇÃO CENTRAL. E DEPOIS UMA MUDANÇA AQUI NA DATA, PORQUE A AMÉRICA PORTUGUESA É O QUE SIGNIFICA, SE RELACIONA COM O CONCEITO DE BRASIL COLONIAL, NÃO DIRETAMENTE TEM DIFERENÇAS NESSE CONCEITO, POR ISSO QUE A GENTE USA A AMÉRICA PORTUGUESA E NÃO O BRASIL COLONIAL.
E AQUI OS SÉCULOS 16 A 19 TEM UM PROBLEMA, PORQUE O PROJETO SÓ ABARCA ATÉ 1822. SE A GENTE COLOCA 19, DÁ A IMPRESSÃO QUE VAI ATÉ 1900 E NÃO É ESSA A REALIDADE, CERTO? AQUI, MESMO SE A GENTE MANTIVESSE, NÃO PODERIA TER CRASE.
POR QUÊ? PORQUE NÃO SE USA CRASE DIANTE DE PALAVRA MASCULINA, NUNCA. SÓ DIANTE DE PALAVRA FEMININA QUANDO A GENTE TEM UMA PREPOSIÇÃO NA FRENTE DESSA PALAVRA, NA FRENTE DO ARTIGO FEMININO QUE É O ARTIGO "A".
ENTÃO, NA DÚVIDA, VOCÊS SAIBAM QUE NÃO PODE USAR CRASE DIANTE DE PALAVRA MASCULINA. NUNCA, EM NENHUMA SITUAÇÃO. SOBRE A CRASE DIANTE DE PALAVRA FEMININA, SÓ QUANDO TIVER UMA PREPOSIÇÃO.
SE VOCÊS NÃO LEMBRAREM DESSE ASSUNTO, QUE É O ASSUNTO ESTUDADO BASTANTE NO ENSINO MÉDIO, NOS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO FINAL DA AULA EU VOU DAR ALGUMAS ORIENTAÇÕES SOBRE RECURSOS PARA ESCREVER DE ACORDO COM A NORMA PADRÃO, QUE É A NORMA EXIGIDA NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS. AÍ, A SEGUIR VEM: "A PARTIR DA PROSPECÇÃO DAS PASTAS DO FUNDO DA SECRETARIA DE GOVERNO DA CAPITANIA DE SÃO PAULO, LOCALIZADO NO APESP. .
. " - AÍ EU JÁ POSSO USAR, PORQUE ANTES EU JÁ DESENVOLVI - "E DA SUBSEQUENTE LEITURA E SELEÇÃO DE QUATRO DOCUMENTOS PERTINENTES DENTRO DA PASTA IDENTIFICADA COMO 1. 1697, FOI REALIZADA O REGISTRO E A CATALOGAÇÃO DESSES DOCUMENTOS, SEGUIDOS DE EDIÇÕES SEMIDIPLOMÁTICAS E DE ANÁLISES DIPLOMÁTICAS, PALEOGRÁFICAS E CODICOLÓGICAS".
AQUI A GENTE TEM ALGUNS PROBLEMAS COMUNS DE ESCRITA QUE PRECISAM SER FRUTO DA NOSSA REVISÃO ATENTA. ENTÃO, O PRIMEIRO DELES É A QUESTÃO DO SUJEITO QUE VEM DEPOIS DO VERBO. ENTÃO, NESSE CASO: "FOI REALIZADA O REGISTRO E CATALOGAÇÃO".
O REGISTRO E A CATALOGAÇÃO É O QUE FOI REALIZADO, CERTO? ENTÃO, ELE FUNCIONA COMO SUJEITO DESTA LOCUÇÃO VERBAL AQUI, "FOI REALIZADA". SÓ QUE AQUI NÃO FOI SÓ O REGISTRO, NEM FOI SÓ A CATALOGAÇÃO, FORAM AMBAS AS COISAS REALIZADAS.
ENTÃO, ESSE VERBO, ESSA LOCUÇÃO VERBAL, PRECISA ESTAR NO PLURAL, ENTÃO "FORAM REALIZADOS O REGISTRO E A CATALOGAÇÃO". POR QUE ELES ESTÃO NO PLURAL DO MASCULINO? PORQUE QUANDO VOCÊ TEM UMA PALAVRA MASCULINA E UMA PALAVRA FEMININA, O PLURAL VAI SER SEMPRE O PLURAL MASCULINO, CERTO?
POR QUE A GENTE COMETE ESSE DESLIZE AQUI NA ESCRITA? PORQUE NA FALA É FREQUENTE A GENTE FAZER A CONCORDÂNCIA ZERO, QUE A GENTE CHAMA, OU SEJA, NÃO CONCORDAR COM O SUJEITO POSPOSTO PLURAL. O MAIS FREQUENTE NA FALA É A GENTE FALAR NO SINGULAR, MESMO QUE O SUJEITO SEJA NO PLURAL, OU MESMO QUE DUAS PALAVRAS SEJAM UM SUJEITO QUE OBRIGARIA O VERBO A IR PARA O PLURAL NA NORMA PADRÃO, CERTO?
ENTÃO ISSO A GENTE PRECISA FICAR MUITO ATENTOS, PORQUE NA ORALIDADE A LÍNGUA FUNCIONA DE UMA MANEIRA BEM DIFERENTE DA ESCRITA DA NORMA PADRÃO. BOM, AÍ A GENTE TROCOU "DESTES" POR "DESSES DOCUMENTOS". NA FALA TAMBÉM, A GENTE NÃO DIFERENCIA "ESTE", "ESSE", "NESTE", "NESSE".
PRATICAMENTE A GENTE SÓ USA "NESSE" E "ESSE", AS FORMAS COM "T" ESTÃO SE PERDENDO NA LÍNGUA PORTUGUESA, É UM PROCESSO DE VARIAÇÃO QUE PROVAVELMENTE VAI LEVAR A UMA MUDANÇA LINGUÍSTICA. MAS A LÍNGUA ESCRITA, ESSAS FORMAS SE MANTÊM. COMO A GENTE USA?
QUANDO A GENTE VAI FALAR DE ALGUMA COISA QUE JÁ SE MENCIONOU, NO CASO, "QUATRO DOCUMENTOS", A GENTE USA "DESSES DOCUMENTOS", A GENTE USARIA "DESTES" SE A GENTE FOSSE FALAR "DESTES DOCUMENTOS: A CARTA TAL, O OFÍCIO TAL" E AÍ, CITAR OS DOCUMENTOS. TUDO BEM? UMA OUTRA FORMA DE USAR "ESTE" É QUANDO A GENTE ESTÁ FALANDO DE DOIS ELEMENTOS E A GENTE QUER RECUPERAR UM DELES.
ENTÃO: "QUATRO DOCUMENTOS E UM OBJETO", E AÍ A GENTE PODERIA USAR "DESTE ÚLTIMO", QUE É O OBJETO, PORQUE DAÍ VOCÊ ESTÁ FALANDO DO ÚLTIMO DELES. ENTÃO, TEM DOIS, O QUE ESTÁ MAIS PERTO VOCÊ USA "ESTE", O QUE ESTÁ MAIS LONGE VOCÊ USA "NAQUELE" OU "NESSE", DEPENDE DE QUANTOS ELEMENTOS TEM. BOM, MAIS UMA ALTERAÇÃO AQUI.
ENTÃO: "FORAM REALIZADOS O REGISTRO E A CATALOGAÇÃO, BEM COMO A EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA E AS ANÁLISES". ENTÃO, TUDO ISSO FOI REALIZADO. ENTÃO PRIMEIRO SE REGISTROU O DOCUMENTO, DEPOIS CATALOGOU-SE ESSE DOCUMENTO, DEPOIS FEZ A EDIÇÃO E AS ANÁLISES.
CERTO? ENTÃO, AQUI, EM VEZ DE "SEGUIDOS DE", PARA A GENTE RECUPERAR A LOCUÇÃO VERBAL, "BEM COMO A EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA E AS ANÁLISES". BOM, NA SEQUÊNCIA A GENTE TEM UMA… A GENTE TINHA UMA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE EDIÇÃO QUE VINHA LOGO NA SEQUÊNCIA E, JUNTO COM ISSO, OS RESULTADOS RELATIVOS ÀS NORMAS DE EDIÇÃO MISTURADOS COM A PESQUISA SOBRE A AUTORA, NÉ?
ENTÃO, NESTE ARTIGO A GENTE TEM DOIS CONJUNTOS DE RESULTADOS QUE SÃO DISTINTOS. UM É O CONJUNTO RELACIONADO À TRANSFORMAÇÃO DESSE MANUSCRITO EM UM TEXTO ACESSÍVEL PARA LEITURA DE MAIS PESSOAS, QUE É UM TEXTO EDITADO COM LETRA DE IMPRENSA, QUE É ESSA LETRA AQUI QUE A GENTE ESTÁ USANDO, E UM CONJUNTO DE RESULTADOS RELATIVOS À PESQUISA SOBRE A HISTÓRIA DESSA MULHER QUE É A AUTORA DESSA CARTA. CERTO?
SÃO DUAS INSTÂNCIAS DISTINTAS, ENTÃO SERIA IMPORTANTE NO RESUMO SEPARAR ISSO. ENTÃO É ISSO QUE A GENTE FEZ. "PARA ESTE ARTIGO, ELEGEU-SE A CARTA IDENTIFICADA COM O NÚMERO 23 ESCRITO A LÁPIS NO RECTO", OU SEJA, "NA FRENTE DO PRIMEIRO FÓLIO, DE AUTORIA DE FRANCISCA MARIA XAVIER DE CASTRO".
E AÍ ENTÃO. . .
OS RESULTADOS. . .
RELACIONADOS À AUTORA, A PESQUISA SOBRE A AUTORA. ENTÃO É IMPORTANTE AQUI QUE O FIO DA PESQUISA QUE GEROU A ESCRITA DESTE ARTIGO FIQUE MUITO CLARO, ENTÃO VISITOU-SE O ARQUIVO DO ESTADO, SELECIONARAM-SE ALGUNS DOCUMENTOS, DENTRE ESTES ELEGEU-SE UMA CARTA, QUE É A CARTA TAL DA AUTORIA DA FRANCISCA MARIA XAVIER DE CASTRO. ENTÃO, FICA MUITO EVIDENTE PARA O LEITOR QUAL FOI O PROCESSO DE PESQUISA, CERTO?
E AÍ A GENTE TRAZ PARA O INÍCIO DESSA PARTE DE RESULTADOS AS INFORMAÇÕES SOBRE A AUTORA, CERTO? ELAS ESTAVAM LÁ NO FIM, A GENTE TROUXE PARA CIMA E FEZ ALGUMAS ALTERAÇÕES. ENTÃO, "ALFABETIZADA, DONA DE PESSOAS ESCRAVIZADAS" E NÃO DE ESCRAVOS, CERTO?
PORQUE TEM UMA DIFERENÇA QUE NÃO É SIMPLES ENTRE ESCRAVO E ESCRAVIZADA, ESCRAVIZADOS. POR QUÊ? PORQUE QUANDO A GENTE DIZ "DONA DE ESCRAVOS", A IDEIA QUE VOCÊ TEM POR TRÁS DISSO É QUE UMA PESSOA SIMPLESMENTE NASCE ESCRAVO.
QUANDO A GENTE DIZ "DONA DE PESSOAS ESCRAVIZADAS", A GENTE DÁ ÊNFASE NO PROCESSO DE ESCRAVIZAÇÃO, A GENTE DÁ ÊNFASE NO FENÔMENO HISTÓRICO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL COLONIAL, CERTO? ENTÃO A GENTE MOSTRA QUE HOUVE UM PROCESSO CRUEL, VIOLENTO, QUE ESCRAVIZOU PESSOAS. AO PASSO QUE, SE A GENTE DIZ SIMPLESMENTE "ESCRAVOS", A GENTE NATURALIZA ESSE PROCESSO.
ENTÃO, ESSA TROCA DE PALAVRAS AÍ NÃO É UMA TROCA BANAL, UMA TROCA QUE TEM UMA IMPLICAÇÃO SEMÂNTICA E HISTÓRICA. BOM, E AQUI NO FINAL, A GENTE DEIXOU PARA FALAR, ENTÃO, DA PARTE DOS RESULTADOS LIGADOS À EDIÇÃO DOS DOCUMENTOS. ENTÃO, DEPOIS DE DIZER SOBRE A DONA FRANCISCA MARIA XAVIER DE CASTRO, "QUE A HISTÓRIA DELA É VISTA COMO UM DESVIO DA IMAGEM CRIADA COM BASE EM ESTEREÓTIPOS REPRODUZIDOS PELA HISTORIOGRAFIA E QUE CARACTERIZA A MULHER BRANCA COMO SEMPRE SUBMISSA E AUSENTE TANTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS EM COMUNIDADE COMO DAS DECISÕES ECONÔMICAS DENTRO DO PRÓPRIO LAR".
ENTÃO, AQUI TERMINOU-SE A PARTE DO RESULTADO RELACIONADO À PESQUISA DA HISTÓRIA DESSA MULHER. E NA SEQUÊNCIA, A GENTE VEM COM OS RESULTADOS DA PRÓPRIA EDIÇÃO SEMIDIPLOMÁTICA, FAC-SIMILAR E MODERNIZADA DO DOCUMENTO, E A PROPOSIÇÃO DE UM CONJUNTO DE NORMAS PARA ESSA EDIÇÃO MODERNIZADA. A EDIÇÃO MODERNIZADA, NADA MAIS É QUE A EDIÇÃO QUE ATUALIZA A ORTOGRAFIA, ATUALIZA A PONTUAÇÃO, PERMITINDO QUE UM LEITOR DO PORTUGUÊS DE HOJE CONSIGA ENTENDER UMA CARTA QUE FOI ESCRITA NO SÉCULO 18.
TUDO BEM? ENTÃO, ESSA É A VERSÃO FINAL DO ARTIGO, AQUELA VERSÃO QUE ESTÁ PUBLICADA LÁ NO PERIÓDICO, E AQUI PARA MOSTRAR PARA VOCÊS TODAS AS ETAPAS QUE FORAM FEITAS PARA A GENTE CHEGAR NAQUELA VERSÃO. E PARA TERMINAR, EU QUERIA DAR ALGUNS EXEMPLOS DE RECURSOS QUE VOCÊS PODEM USAR, LANÇAR MÃO PARA ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS E OUTROS TIPOS DE TEXTO.
O PRIMEIRO DELES É UM APLICATIVO DA PRÓPRIA UNIVESP CHAMADO "REESCRITA ACADÊMICA", E VOCÊS PODEM COLOCAR. . .
VOCÊS PODEM CLICAR ALI E APRENDER COMO CITAR UMA FONTE, QUE VOCÊS SEMPRE VÃO TER QUE CITAR, VÃO TER QUE DIALOGAR COM ALGUÉM QUE JÁ ESCREVEU SOBRE O TEMA QUE VOCÊS DECIDIRAM ESCREVER, E ESSE DIÁLOGO TEM ALGUMAS REGRAS QUE PRECISAM SER OBSERVADAS E ESSE APLICATIVO MOSTRA MUITO BEM ISSO. OUTROS RECURSOS, GRAMÁTICAS. É IMPORTANTE QUE VOCÊS TENHAM UMA GRAMÁTICA OU MAIS DE UMA GRAMÁTICA QUE AUXILIE NO MOMENTO DE UMA DÚVIDA PONTUAL NA ESCRITA DE UM TEXTO, PARA VOCÊS ESCLARECEREM ALGUMA QUESTÃO GRAMATICAL MESMO, QUE ÀS VEZES A GENTE NÃO LEMBRA DE TODAS, E ISSO É NORMAL, POR ISSO QUE A GENTE PRECISA TER UM LIVRO DE APOIO.
E UM DESSES LIVROS QUE EU ESTOU AQUI COMO EXEMPLO É UMA VERSÃO CONDENSADA DA GRAMÁTICA, QUE EU JÁ PEDI PARA VOCÊS LEREM UM TRECHINHO NAS PRIMEIRAS SEMANAS. E O IMPORTANTE É QUE VOCÊS ACESSEM O ÍNDICE DA GRAMÁTICA, PORQUE DAÍ VOCÊS JÁ VÃO DIRETO NO PONTO QUE VOCÊS PRECISAM VERIFICAR, MELHORAR, ESCLARECER, TIRAR A DÚVIDA, CERTO? ENTÃO, AQUI TEM UM ÍNDICE COM TODOS OS ASSUNTOS TRATADOS ALI NAQUELA GRAMÁTICA.
ISSO AQUI É UM EXEMPLO DE UMA GRAMÁTICA, QUE ELA É MAIS UMA GRAMÁTICA DESCRITIVA E FUNCIONAL, CERTO? MAS ELA TEM BASTANTE EXPLICAÇÃO, MUITOS EXEMPLOS E ELA PODE SER ÚTIL. DEPENDE DO QUE VOCÊS QUEREM, QUAIS SÃO AS DÚVIDAS, AS DIFICULDADES DA ESCRITA DE CADA UM.
ISSO É MUITO PESSOAL. TEM A QUESTÃO DO TEXTO, A QUESTÃO DA REPETIÇÃO DA PARÁFRASE QUE A GENTE JÁ VIU. E SE VOCÊS FOREM NA BIBLIOTECA VIRTUAL E DIGITAREM LÁ "GRAMÁTICA", VAI APARECER UMA LISTA BEM GRANDE DE GRAMÁTICAS QUE VOCÊS PODEM USAR, ENTÃO NÃO PRECISA SER ESPECIFICAMENTE ESSA.
ALIÁS, EU FAÇO CONVITE PARA VOCÊS ENTRAREM NA BIBLIOTECA, USAREM ESSA PALAVRA CHAVE "GRAMÁTICA" E PESQUISAREM ALI. POR EXEMPLO, TEM A "GRAMÁTICA INTELIGENTE DO PORTUGUÊS DO BRASIL", A "GRAMÁTICA FUNCIONAL". ESSAS GRAMÁTICAS SÃO GRAMÁTICAS MAIS DESCRITIVAS E FUNCIONALISTAS, CONTANDO AS FUNÇÕES DA PALAVRA.
A GENTE TEM OUTRA "GRAMÁTICA DESCRITIVA" TAMBÉM, A DO MÁRIO PERINI. E A QUE EU MOSTREI PARA VOCÊS, QUE É A "PEQUENA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO", E ESSA "NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO", QUE É UMA GRAMÁTICA BASTANTE FAMOSA, BASTANTE USADA NO ENSINO MÉDIO, QUE É UMA GRAMÁTICA NORMATIVA. DIFERENTE DAS OUTRAS QUE EU MOSTREI, QUE SÃO GRAMÁTICAS DESCRITIVAS E FUNCIONAIS, ESSA É UMA GRAMÁTICA NORMATIVA OU PRESCRITIVA, OU SEJA, TEM AS REGRAS DE USO, ELA ESTÁ PREOCUPADA COM AS REGRAS QUE DEVEM SER OBEDECIDAS NA ESCRITA.
ELA ESTÁ PREOCUPADA MAIS COM ISSO DO QUE EM DESCREVER EFETIVAMENTE COMO O PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO É USADO POR SEUS FALANTES. CERTO? ENTÃO AQUI É UMA GRAMÁTICA QUE TEM UM OUTRO PROPÓSITO.
AÍ DEPENDE DO QUE VOCÊS ESTÃO ESCREVENDO, VOCÊS VÃO ESCOLHER UMA OU OUTRA. O INTERESSANTE É QUE VOCÊS VÃO LÁ, PROCUREM E FOLHEIEM ALGUMAS GRAMÁTICAS. AQUI TAMBÉM TEM MANUAIS, QUE EU DOU O EXEMPLO DE UM MANUAL QUE É SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA, E VOCÊS TEM NA LISTA DE TÓPICOS LÁ O ASSUNTO, OS ASSUNTOS TRATADOS, CERTO?
E AÍ VOCÊS PODEM PROCURAR ESPECIFICAMENTE, POR EXEMPLO, "COMO ESTRUTURAR UM PARÁGRAFO". A GENTE VIU NESTA AULA, QUE O RESUMO É PRATICAMENTE UM PARÁGRAFO, A GENTE NÃO DIVIDE O RESUMO EM MAIS DE UM PARÁGRAFO, E A GENTE VIU COMO SE ESTRUTURA ESTE PARÁGRAFO. E AQUI TEM EXEMPLOS DE OUTROS PARÁGRAFOS, ENTÃO VOCÊS PODEM USAR, PODEM CONSULTAR.
SÃO RECURSOS A DISPOSIÇÃO DE VOCÊS. AQUI TEM UMA PARTE DE COERÊNCIA E COESÃO, A GENTE LEU A PIONEIRA NOS ESTUDOS DE COERÊNCIA E COESÃO NO BRASIL, QUE É A KOCH. A PARTIR DELA, MUITOS OUTROS TEXTOS FORAM ESCRITOS, TEXTOS, LIVROS, CAPÍTULOS, E VOCÊS PODEM TER ACESSO A ESSE ASSUNTO.
AQUI TEM ALGUNS TÓPICOS GRAMATICAIS, POR EXEMPLO, A CRASE QUE A GENTE VIU LÁ, A CONCORDÂNCIA, A VÍRGULA, QUE SÃO TÓPICOS FREQUENTES QUE A GENTE PRECISA CONSULTAR PARA LEMBRAR COMO ESCREVER ADEQUADAMENTE DENTRO DA NORMA PADRÃO. TUDO BEM? ENTÃO AQUI FICAM UNS LINKS E ESSE ERA O OBJETIVO DA AULA DE HOJE.
ESPERO QUE TENHA FICADO TUDO CLARO PARA VOCÊS E BONS ESTUDOS PARA VOCÊS.