Estudo em Daniel 11

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Joe
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E hoje vamos estudar Daniel Capítulo 9 versos 20 a 27 Daniel Capítulo 9 versos 20 a 27 diz o texto Daniel 9 20 a 27 falava eu ainda e orava e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo Israel Ava minha Súplica perante a face do Senhor meu Deus pelo Monte Santo do meu Deus falava eu digo falava ainda na oração quando o homem Gabriel que eu tinha presenciado na minha visão ao princípio veio rapidamente voando e me tocou a hora do sacrifício da tarde ele queria instruir-me falou comigo e disse Daniel agora
saí para fazer-te entender o sentido No princípio das tuas súplicas saiu a ordem e eu vim para tu declarar porque és M Amado considera pois a cousa e entende a visão 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua Santa cidade para fazer cessar a transgressão para dar fim aos pecados para espiar a iniquidade para trazer a justiça eterna para selar a visão e a profecia e para ungir o santo dos santos sabe e entende desde a saída da ordem para e para edificar Jerusalém até ao ungido ao príncipe sete semanas e
72 semanas as Praças e as circunvalacion destruirá a cidade e o Santuário e o seu fim será num dilúvio e até o fim haverá guerra desolações são determinadas ele fará firme aliança com muitos por uma semana na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares sobre as asa das abominações virá o assolador Até que a destruição que está determinada se derrame sobre ele Amém o tema da nossa meditação é a oração que move o céu a oração que move o céu estudamos quarta-feira passada que Daniel fez uma grande descoberta ao estudar
o livro do profeta Jeremias especialmente no Capítulo 29 10 a 14 a descoberta de que o cativeiro babilônico duraria 70 anos quando ele fez essa descoberta faltavam se do anos para cumprir-se esse tempo mas Daniel descobre mais descobre que a volta para Jerusalém o fim do cativeiro darse ia também não apenas por um decreto de Deus mas daria também pelo quebrantamento e arrependimento do povo lá na Babilônia e a angústia de Daniel passa pelo fato agora de uma grande oração uma grande oração porque ele percebe que o povo ainda está impenitente endurecido sem arrependimento e
ele Ora a Deus numa oração de confissão primeiro de adoração a Deus depois de confissão de Pecados e finalmente de súplicas e petições a Deus para que Deus restaure a cidade de Jerusalém diz o texto que finalmente no capítulo ele recebe agora uma grande revelação enquanto ele está orando ainda o Anjo Gabriel veio ao encontro dele para revelar a ele não apenas a questão da Restauração física de Jerusalém mas para revelar a ele que estava determinado sobre o povo semanas e nessas 70 semanas Deus estaria trazendo a salvação e a redenção do povo de Israel
eu chamo a sua atenção para nós então examinarmos esse texto de Daniel 9 20 a 27 e ver alguns aspectos importantíssimos desta oração que move o céu primeiro lugar a oração que move o céu é uma oração respondida prontamente pelo céu vejam vocês os versos 20 e 21 que a resposta foi pronta e imediata Daniel pediu urgência em sua oração você notou isso quando nós estudamos quarta-feira passada a oração do Capítulo 9 chega no verso 19 Dessa Oração na conclusão é assim que Daniel ora ó senhor ouve ó Senhor perdoa ó senhor atende noos e
age não te retardes por amor de ti mesmo tá pedindo pressa agora somos informados que falava eu ainda diz ele orava e confessava o meu pecado e o pecado do meu povo Israel e lançava minha Súplica perante a face do Senhor meu Deus pelo Monte Santo do meu Deus falava eu ainda digo falava ainda na oração quando o homem Gabriel que eu tinha presenciado na minha primeira visão ao princípio veio rapidamente voando e me tocou a hora do sacrifício meus irmãos que coisa fantástica é saber que Deus é poderoso para responder a nossa oração imediatamente
somos informados na Bíblia que o Anjo Gabriel é o Anjo que assiste na presença de Deus Diante do Trono de Deus é aquele que está para cumprir a ordens de Deus O anjo Gabriel é o mensageiro de Deus ele já apareceu no Capítulo 8 deste livro e agora ele aparece novamente com a mensagem rápida do próprio Deus e então ele é despachado do Trono de Deus pra terra e rapidamente ele vem para tocar Daniel para trazer uma mensagem para Daniel A Bíblia nos que nós devemos orar com esse senso de pressa e de urgência como
aquele pai que clamou a Jesus senhor desce depressa minha casa antes que o meu filho morra A Bíblia nos diz no profeta Isaías o seguinte Será que antes que clamem antes que clamem eu responderei e estes a falando eu os ouvirei quantas vezes Deus responde à nossa oração prontamente imediatamente lemam quando eliazar estava procurando uma filha uma Muler para Isaque casarse ele fez uma oração imediatamente a sua oração foi respondida e ele vê Rebeca e ele vê a resposta de Deus sinalizada na vida de Rebeca diz o texto que Daniel começou a orar e logo
Deus respondeu à sua Súplica o seu pedido segundo lugar você vai notar no verso 21 que a resposta foi através de Gabriel o Anjo que assiste diante de Deus que coisa fantástica é saber que os anjos são ministros de Deus que trabalham em favor dos que herdam a salvação muitas vezes nós passamos pela vida e não nos apercebemos deste fato que os anjos estão trabalhando em nosso favor se você perceber na palavra de Deus este anjo Gabriel que assiste diante de Deus é aquele que foi falar com Maria anunciando a ela o nascimento de Jesus
você percebe que os anjos sempre estiveram em Ação em atividade na vida da igreja eles são espíritos ministradores em favor dos que erdam a salvação são instrumentos valorosos nas mãos de Deus para realizarem os seus projetos sobretudo em favor da igreja você nota isso por exemplo na vida de Jesus quando ele estava lá no deserto sendo tentado os anjos vieram consolá-lo Quando ele estava no Getsêmani os anjos vieram consolá-lo você percebe que os anjos estão presentes na vida da igreja Ezequias no momento de desespero orou o senhor e Deus mandou um anjo e liquidou com
exército da Síria você percebe que Cornélio Ora a Deus e Deus manda um anjo à sua casa para lhe dar instruções para que ele envie mensageiros a Pedro Pedro está preso aguardando a sua Sentença de Morte e a igreja ora e Deus manda um anjo na prisão soltar Pedro os anjos estão agindo os anjos estão trabalhando Eliseu orou e disse Deus Abra os olhos do meu moço do meu assistência para que ele veja e quando Deus abriu os olhos do moço Talvez diazi ele viu um exército de anjos acampados ao redor do Povo de Deus
Quantas vezes você não nota os anjos de Deus você não os vê mas eles estão aí protegendo você guardando você cuidando de você trazendo bênção do céu pra sua vida mas veja você terceiro aspecto é que a resposta u o pedido Versículo 20 somos informados de que Daniel está orando por uma causa depois que ele confessa o pecado depois que ele suplica agora no verso 20 diz o texto que ele lançava a sua Súplica perante a face do Senhor seu Deus pelo Monte Santo do seu Deus ele está orando por Jerusalém ele está orando pela
restauração da cidade de Jerusalém e quando ele recebe a resposta a resposta é além do que ele pede Deus não apenas mostra ele a restauração de Jerusalém mas revela a ele a restauração Espiritual do Povo de Deus através do Messias que havia de ver Deus é tão maravilhoso que ele não só responde às nossas orações ele nos dá mais do que pedimos Paulo entende isso e revelou-nos isso ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder que opera em nós segunda segundo ponto da nossa meditação a
oração que move o céu é uma oração feita por alguém Amado no céu veja o verso 23 somos informados da seguinte maneira noz o Anjo Gabriel No princípio das tuas súplicas saiu a ordem e eu vim para tu declarar preste atenção na palavra seguinte de conexão por que és M Amado vejam vocês que a rapidez da resposta a oração tem a ver agora com a vida de Daniel logo que Você levantou a sua Súplica eu fui ordenado e vim rapidamente porque você é um homem muito Amado primeiro ponto Daniel era Amado no céu por isso
foi ouvido rapidamente que coisa fantástica sabe irmãos nós sabemos e o próprio Daniel disse isso nós temos que entender isso claramente no capítulo 918 Daniel diz isso com muita clareza e essa é a nossa fé e a nossa crença Daniel disse assim inclino ó Deus meu os teus ouvidos e ouve abre os teus olhos e olha para a nossa Desolação para a cidade que é chamada pelo teu nome porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças mas em tuas muitas misericórdias Ou seja a base da oração não são nossos
méritos mas as muitas misericórdias de Deus mas é verdade também É verdade também o que a Bíblia nos ensina que a oração do ímpio é abominação para Deus mas a Oração do Justo é o seu deleite somos informados pela escritura que se nós contemplarmos iniquidade no nosso coração Deus não nos ouvirá por isso quando um homem é amado no céu o céu se apressa em responder a sua oração quando nós estamos em comunhão com Deus permanecemos nele e ele permanece em nós podemos pedir e ele vai nos atender Segundo o Senhor Jesus Cristo segunda coisa
irmãos Daniel era Amado no céu porque Daniel viveu uma vida piedosa desde a sua Juventude o livro de Daniel nos relata sobre a vida dele chegando na Babilônia aos 14 anos de idade aproximadamente adolescente ainda arrancado da sua casa vendo os caldeus dizimando a sua cidade destruindo o seu povo maniet o seu povo levando o seu povo pro cativeiro subjugando a sua nação talvez este adolescente pudesse reagir como os outros israelitas reagiram conforme está no Salmo 137 com revolta com sede e Vingança ao ponto deles clamarem lá no Salmo 137 Feliz é aquele que pegar
os teus filhos Babilônia e esmagar a cabeça deles contra uma pedra pediam Vingança pediam derramamento de sangue mas Daniel reage diferente ele chega na Babilônia não com mágoa não com sede e Vingança Não Para misir com as crenças da Babilônia não para aproveitar as vantagens da Babilônia mas diz a bíblia que ele chega na Babilônia como adolescente e resol firmemente no seua não se contaminar se propõe a viver uma vida de piedade de santidade mesmo cercado por adversidades as mais intensas se você notar Daniel permanece com a vida assim como escravo e como livre na
pobreza e quando é galgado ao posto excelente de primeiro ministro da Babilônia e primeiro ministro do império medo pers ele permanece fiel na humilhação e também na promoção em terceiro lugar Daniel era muito Amado no céu porque Daniel tinha intimidade com Deus o livro de Daniel nos relata a vida de deste homem a vida de oração dele eu disse isso quarta-feira e vou repetir hoje o livro de Daniel nos mostra o segredo de Uma Vida Vitoriosa não é uma coisa sensacional não é alguma coisa misteriosa complexa difícil que está a alcance de apenas uma aristocracia
espiritual não é um fato novo não é alguma coisa que poderíamos chamar de uma novidade do mercado da Fé é o segredo do Sucesso espiritual deste homem é aquilo que as crianças aprendem desde O Rol de berço oração e palavra de Deus quando você lê no capítulo 2 que na boca do nozor tinha dado uma ordem um decreto para matar todos os magos da Babilônia inclusive Daniel e seus amigos seriam mortos diz a bíblia que Daniel chama os seus três amigos e vão orar e pedir direção para Deus e Deus lhe dá o o entendimento
daquela daquela daquele sonho daquela visão quando você chega no capítulo 6 de Daniel Daniel recebe Uma Sentença de Morte vítima de uma orquestração vítima de uma conspiração contra a sua vida e diz a bíblia que Daniel abra as janelas do seu quarto para as bandas de Jerusalém como costumava fazer e ora três vezes por dia Ele é um homem de oração Daniel está agora com anos e ele está lendo a bíblia seus olhos pousam em Jeremias Capítulo 29 e ele descobre a partir do Capítulo 29 que a o cativeiro era de 70 anos que o
cativeiro passaria a libertação do cativeiro passaria pelo arrependimento do povo e ele se prostra diante de Deus e começa a orar a Deus e a adorar a Deus e a confessar o seu pecado o pecado do seu povo e ele começa a pedir a Deus misericórdia pro seu povo Ele é um homem de oração quando jovem quando homem maduro quando um homem ancião Ele é um homem que tem intimidade com Deus por isso Gabriel vem e diz Para Ele Daniel quando você comeou a orar a sua oração foi ouvida e eu fui enviado a você
porque você é um homem muito Amado no céu queridos irmãos Será que nós somos conhecidos no céu assim será que quando a nossa Súplica chega no céu ela é deferida prontamente imediatamente com esse detalhe vai responda logo leve logo a mensagem para ele porque ele é um homem ela é uma mulher muito amado muito amada aqui no céu terceiro ponto a oração que move o céu é uma oração que recebe uma grande revelação do céu a partir do verso 24 ao Versículo 27 começa a receber a revelação sobre 70 semanas mas o importante não são
as 70 semanas o importante é o que vem nessas 70 semanas então primeiro ponto revelação sobre a pessoa do Messias prometido veja o Versículo 25 olha por favor Versículo 25 sabe e entende desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até ao ungido ao príncipe 7 semanas e 62 semanas as Praças e as circunvalaçao pensando na ruína de Jerusalém orando pela restauração de Jerusalém do Monte Santo de Deus e agora Deus vai revelar para ele além do que ele pede vai revelar para ele o Messias de duas maneiras o Messias é chamado
primeiro de o ungido Versículo 25 a palavra ungido é a mesma palavra Messias Jesus é o ungido de Deus E essa palavra o ungido no velho testamento é uma descrição do Profeta do sacerdote e do rei ele é o profeta ele é o sacerdote ele é o rei que haveriam de vir O sacerdote que é sacerdote e sacrifício o profeta que é mensageiro e mensagem o rei que reina mas também é servo ele é ungido de Deus o Rei dos Judeus O Príncipe de Israel o rei dos reis o senhor dos Senhores mas ele é
chamado aqui não apenas de ungido Mas também de príncipe se você notar a Bíblia inteira aponta para esse príncipe lá em Gênesis 3:15 ele é a semente da mulher lá em Gênesis 31 12:3 ele é a semente de Abraão a descendência de Abraão lá em Gênesis 49 Versículo 10 ele é o siló que Jacó diz que viria lá em Deuteronômio 18:15 ele é o profeta semelhante a Moisés que havia de ver Isaías o aponta como cantamos Hoje ele é o Deus forte o príncipe da paz o pai da eternidade lá em Malaquias ou melhor no
profeta Miqueias ele é a criança que há de nascer em Belém Belém é frata ele é o príncipe e agora então Daniel recebe uma revelação da pessoa do Messias Versículo 24 em segundo lugar a revelação sobre a obra do Messias vejam irmãos queem Daniel 9:24 uma descrição magnífica da obra do Messias 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua Santa cidade vejamos que há seis descrições Mas podem ser sintetizados em quatro pontos primeiro primeiro para fazer cessar a transgressão para dar fim aos pecados para espiar a iniquidade esse é o primeiro
ponto ou seja trazer solução definitiva para o problema do pecado revelação sobre a obra do Messias a primeira obra trazer solução definitiva para o problema do pecado o Messias traria uma solução definitiva cessar a transgressão dar fim aos pecados espiar a iniquidade o que na verdade ele está entendendo Aqui é a obra do Messias a obra expiatória do Messias a morte expiatória do Messias que viria trazer uma resposta uma saída uma solução definitiva para a questão da transgress do pecado do Povo temos agora justificação temos agora perdão temos agora Reconciliação com Deus agora temos o
sacrifício de Cristo que satisfaz plenamente a justiça de Cristo mas ainda em segundo lugar trazer Justiça eterna para o povo de Deus Olha o Versículo 24 que segue para trazer a justiça eterna como é que o Messias trouxe Justiça eterna como é que o Messias traz Justiça eterna para o seu povo você sabe conhece a doutrina da justificação a Bíblia diz que nós somos pecadores a Bíblia diz que todos nós vamos ter que comparecer diante do tribunal de Deus a Bíblia diz que todos nós vamos ter que ser julgados pelas Nossas obras a Bíblia diz
que pelas obras ninguém poderá ser salvo seremos julgados pelas palavras pelas obras pelas omissões e também pelos nossos pensamentos a Bíblia diz que os livros serão abertos então a Bíblia diz que pelas obras ninguém poderá ser justificado mas a Bíblia diz que outro livro será aberto o livro da vida e quem está com seu nome no livro da vida a Bíblia diz que o Senhor Jesus então mandou o Messias o Senhor Deus mandou o Messias seu filho filho da Promessa o prometido e quando ele veio ele veio para ser se seu fiador seu representante quando
Cristo morreu naquela Cruz ele morreu vicariamente o que significa ele morreu no nosso lugar É como se você estivesse naquela Cruz do centro É como se você estivesse sendo pregado por aquele escravos É como se você naquele momento estivesse nele e quando Cristo foi pra cruz Ele se fez pecado por nós ele se fez maldição por nós e quando ele se tornou nosso entante nosso fiador então a Bíblia diz que Deus lançou sobre ele o nosso pecado e quando Deus lançou sobre ele o nosso pecado a lei exigiu a sua morte porque o salário do
pecado é a morte quando ele morreu ele pagou ele pagou com o seu sangue a nossa redenção dizendo testai está pago Está Consumado já não deve mais nada desta maneira nós fomos justificados de diante de Deus significa o seguinte justificação é mais do que perdão muito mais do que perdão muito mais quando alguém é perdoado este alguém é apenas alforriado liberto da sua culpa do seu crime do seu pecado mas a justificação é mais do que isso porque Deus não apenas nos Perdoou a dívida passada mas Deus foi lá no tribunal onde tínhamos uma ficha
onde estava lá culpado Deus pegou essa palavra culpado desmanchou apagou colocou em cima pago não deve mais nada justificado e foi lá na sua conta e depositou na sua conta a infinita Justiça de Jesus Cristo aquele que não conheceu o pecado Deus o fez pecado por nós para que nós fôssemos feito justiça de Deus agora é justiça eterna Quando Deus olha para você ele não vê seu o seu pecado a sua culpa ele vê a infinita e eterna Justiça de Cristo depositada em sua conta louvado seja Deus por isso essa é a obra do Messias
terceiro lugar o Messias veio trazer o cumprimento da profecia e da Visão Versículo 24 Você nota isso aí ainda perceba você que todas as visões todas as profecias podem se cumprir no Nascimento Vida Ministério morte ressurreição ascensão governo e segunda a vinda do Senhor Jesus Cristo com ele fecha encerra a visão e a profecia diz Paulo Cristo é o fim da Lei finalmente Messias veio trazer o sacerdócio universal dos crentes veja no finalzinho do verso 24 que diz que ele veio também para ungir os santos o santo dos santos quem entrava no Santos Santos apenas
o sumo sacerdote só ele tinha direito de entrar lá uma vez por ano para fazer expiação pelos pecados do povo lá quando entrava ali resplandecia a glória de Deus mas diz a Bíblia que Jesus Cristo ao morrer o vé do templo foi rasgado agora não tem mais separação entre sacerdote e leigo Todos nós somos sacerdotes Todos nós temos livre acesso à presença de Deus o santo dos santos foi aberto agora e todos nós temos livre acesso à presença de Deus mais do que isso queridos mais do que isso os santos santos agora onde Deus assiste
onde a de presente não é mais uma construção de madeira ou de pedra o santo dos santos o santuário de Deus onde Deus habita agora é o seu corpo é a sua vida agora Deus não apenas está numa casa Deus está em você a glória de Deus está em você é por isso que no livro de Apocalipse Capítulo 21 a partir do verso 9 10 e 11 Nós lemos que quando João é para ver a noiva do cordeiro a esposa do cordeiro a Nova Jerusalém Ele olhou pra igreja e viu que a glória de Deus
estava estampada nela porque Deus habita na igreja porque a glória de Deus está na igreja você encontra então a obra do Messias terceiro lugar qual a revelação que ele recebe Através Dessa Oração recebe a revelação da rejeição do Messias veja o Versículo 26 depois de 62 semanas será morto ungido e já não estará Olha que coisa impressionante irmãos o Messias veio mas Daniel recebe a revelação de que o Messias que haveria de vir seria rejeitado seria morto a morte do Messias A Bíblia nos fala que ele é o mais rejeitado entre os homens que ele
foi traspassado Pelas nossas iniquidades que os homens não olharam para ele viraram o rosto para ele cuspiram nele rejeitaram mataram-no mas mais do que a rejeição do Messias você vai notar outra coisa a cidade seria destruída Versículo 26 nos informa será morto ungido e já não estará e o povo de um príncipe que não que há de vir destruirá a cidade e o Santuário e o seu fim será num dilúvio até que o fim e até o fim haverá guerra Desolação quem é este príncipe que há de vir que vai destruir a cidade nós aqui
Encontramos uma bifurcação de interpretações os dispensacionalistas creem que este príncipe que h de vir é uma referência ao anticristo entendo eu à luz desse texto que esse príncipe que vai destruir a cidade não é o anticristo Mas é uma profecia daquilo que Jesus também apontou quando os discípulos no Monte das Oliveiras mostraram para ele as belas construções do templo e disse mestre vede que construção que pedras que obra magnífica e Jesus respondeu não ficará Pedra Sobre Pedra Jesus Então fala de um Cerco de Jerusalém e o Sermão Profético de Jesus aponta-nos que o primeiro comento
desta profecia dar Aria no ano 70 quando Tito Vespasiano imperador romano cerca Jerusalém destrói o templo destrói a cidade e dispersa os judeus pelo mundo em mais de 800 anos de dispersão Então esse príncipe aqui nosso entendimento é de que ele está falando daquele que veio destruir Jerusalém no ano 70 Tito Vespasiano mas vamos ver em quarto lugar a revelação sobre pro Triunfo do Messias Triunfo do Messias Versículo 27 ele fará firme aliança com muitos por uma semana a maioria dos intérpretes mormente de linha reformada de perspectiva amilenista entendem que esse ele aí é o
messias enquanto a versão a a visão dispensacional dispensacionalista entende que esse ele aí é o anticristo mas dentro da mensagem básica do texto ele está falando do Messias o Messias ocupa o lugar central das 70 semanas a pessoa a obra A Morte e a vitória do Messias E qual vai ser aí o triunfo do Messias em primeiro lugar a confirmação do pacto ele fará firme aliança com muitos por uma semana senhor Jesus Cristo reafirma esta aliança no cen quando ele na sombra da Cruz na antala da sua crucifixão comemora a Páscoa com os discípulos e
institui a ceia e diz assim porque isto é o meu sangue o sangue da Nova Aliança derramada em favor de muitos para remissão de Pecados ele fará firme aliança com muitos não com todos com muitos porque a salvação não é universal embora ele é oferecida a todos nem todos serão salvos nem todos serão salvos segundo o fim do sacrifícios cerimoniais veja você que ele fará também cessar o sacrifício e a oferta de manjares o que significa isso você ler o livro de Hebreus você vai notar que com a vinda do Messias tudo aquilo que foi
sombra cessa as cerimônias a matança de animais derramamento de sangue tudo isso cessa porque tudo isso era sombra do que havia de vir segundo Paulo escreveu aos Colossenses agora Cristo veio não tem mais sentido todo aquele cerimonial ismo do velho testamento não tem mais sentido Todas aquelas cerimônias do velho testamento não tem mais sentido toda aquela matança de animais do velho testamento não tem mais sentido Todas aquelas práticas cerimoniais ritualísticas do velho testamento porque agora Cristo veio agora ele é a realidade e agora acabam-se todas essas práticas centralizando tudo em Cristo Paulo diz em primeiro
corntios 10:4 o fim da lei é Cristo mas meus amados irmãos ao mesmo tempo a profecia nos mostra que também o Senhor Jesus vai triunfar sobre o Anticristo eu vejo com muita clareza no final do verso 7 um outro personagem se levantando diz o texto sobre a asa das abominações virá o assolador Até que a destruição que está determinada se derrame sobre ele vocês lembram que nós falamos no Capítulo 7 o capítulo 7 do livro de Daniel nos aponta o anticristo escatológico já temos estudado de uma maneira um pouco exaustiva desde Apocalipse que o anticristo
é uma figura muitas vezes que não pode ser limitada a uma pessoa o espírito dele já está agindo espírito da iniquidade já opera Você nota que segundo Daniel Capítulo 7 o anticristo não é apenas segundo o capítulo 2 melhor dizendo de Daniel o anticristo não é apenas uma pessoa é a somatória de reinos pagãos ímpios com Babilônia Império medo pia Império grego Império Romano você vai notar depois que há uma figura de um anticristo escatológico um homem que se levantará chamado o filho da perdição o homem da iniquidade A Besta do Apocalipse na linguagem de
João o anticristo na linguagem de Daniel O Pequeno chifre que emerge do quarto reino já no Capítulo 8 de Daniel Você nota que esse pequeno chifre não emerge do quarto reino mas do terceiro reino do império grego daí o pequeno chifre o anticristo do capítulo 8 não é o mesmo do Capítulo 7 no Capítulo 7 ele o anticristo escatológico no capítulo oit ele é o anticristo protótipo do verdadeiro anticristo escatológico que é a figura de antilo Epifânio conforme estudamos no Capítulo 8 mas agora este desolador este personagem que aparece aí ou assolador melhor dizendo ele
é uma figura do anticristo escatológico e ele será diz a bíblia destruído destruído e a Bíblia diz que quando Jesus Altar ele matará o anticristo com o sopro da sua boca com a manifestação da sua vinda é muito importante entender porque algumas pessoas colocam Isso numa figura assim figurada e quase que lendária que a guerra do armagedon será a grande Guerra onde Reis e mais Reis soldados e mais soldados exércitos e mais exércitos estarão acampados no meido em Jerusalém em Israel melhor dizendo E então parece que dois exércitos disputam para lá disputam para para cá
armas daqui armas de lá canhões daqui canhões de lá bombas daqui bombas de lá na verdade a Bíblia diz que nessa última batalha A Batalha do armagedon não haverá armas a única arma que vai aparecer nesta batalha é a espada que sai da boca do rei dos reis do senhor dos Senhores essa espada não é evangelho esta espada é a palavra do juízo é a palavra de Condenação é a palavra de Vitória de Triunfo de Cristo sobre os seus inimigos e então o Senhor Jesus vai matar não com força do braço mas vai matar não
com a bomba não com a arma não com instrumentos humanos e terrenos vai mas vai destruir o anticristo com a palavra da sua boca com a espada da sua boca e eu termino com a revelação sobre o tempo do Messias as 70 semanas como é que nós vamos entender essa questão das 70 semanas isso está nos versículos 25 e 26 Gabriel fala a Daniel que as 70 semanas estão determinadas sobre o povo de Deus versículo 24 e você nota no Versículo 25 que estas 70 semanas estão divididas em três turnos primeiro turno sete semanas e
é interessante que o texto do hebraico não está dizendo que que são 70 anos ou 7 semanas de 7 dias ou de 7 anos o texto no hebraico só tá dizendo 707 nós concluímos que são 77 de anos então vamos entender primeiro turno são sete anos 70 set se você multiplicar 7 x 7 Você tem o quê 49 essas 70 semanas começam a contar começam a contar a partir da ordem pra reconstrução de Jerusalém começa-se Aí presta atenção no que tá escrito aí Versículo 25 sabe e entende desde a saída da ordem para restaurar e
para edificar Jerusalém até a ungido ao príncipe 7 semanas e 62 semanas preste atenção nisso primeiro turno sete semanas 77 49 49 anos período que vai da ordem para reconstruir Jerusalém até a reconstrução definitiva de Jerusalém demanda aí um período de 49 anos como é que nós podemos saber que sai esse decreto para restauração de Jerusalém você vai encontrar isso e talvez fosse importante nós lermos agora pelo menos três textos para ficar claro isso Abra sua bíblia por favor comigo Isaías 44 Talvez seja importante gastarmos um pouquinho de tempo e nós estamos já Encerrando o
nosso estudo Isaías 44 verso 28 que digo de Ciro ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz que digo também de Jerusalém será edificada e do templo será fundado agora Isaías 4513 45 13 eu na minha Justiça suscite A Ciro e todos os seus caminhos endireitarei ele edificará a minha cidade e libertará os meus exilados não por preço nem por presentes diz o senhor dos exércitos Flávio josefus escrevendo sobre este assunto diz que o Ciro estava lendo Isaías lendo o profeta Isaías quando ele descobre que Deus falara sobre ele Deus falara sobre
ele aproximadamente aí uns 200 anos antes dele nascer e que quando Ciro leu A Profecia de Isaías Então ele prontamente deu ordens para que os judeus voltassem da Babilônia paraa reconstrução da cidade e do tempo com a sua Bíblia aí comigo por favor Esdras Capítulo 1 livro de Esdras Esdras Capítulo 1 logo no primeiro Versículo no primeiro ano de Ciro rei da Pérsia para que se cumprisse a palavra do Senhor por boca de Jeremias despertou o senhor o espírito de Ciro rei da Pérsia o qual fez passar pregão por todo o seu reino como também
por escrito dizendo assim diz c o rei da Pérsia o Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá quando dentre vós é de todo o seu povo seja seu o Deus contra com ele e suba a Jerusalém de Judá e edifique a casa do senhor Deus de Israel ele é o Deus que habita em Jerusalém ele D ele dá esse decreto mas quando você volta paraa profecia de Daniel Capítulo 9 você percebe uma ca no versículo de número ah 25 sabe
e entende desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém não tá falando de temp tá falando da cidade e você sabe que quando o povo voltou da Babilônia voltou em três turnos sobre a liderança de Zorobabel para reconstruir o templo sob a liderança de Esdras para restaurar a lei de Deus e mais tarde sob a liderança de Neemias Agora sim pra reconstrução da cidade de Jerusalém Então vamos entender isso vamos entender isso esta é que comea a contar é a ordem através do Rei Art quando Neemias pede cartas e vem para Jerusalém
para reconstrução da cidade isso no ano 445 445 se você pega 445 Men 49 você tem 396 você vai somar o 7 mais 62 não é isso que tá aqui no Versículo não é isso que está aí no Versículo 25 sabe e entende desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até a ungido até Jesus o príncipe 7 semanas e 62 semanas 7 semanas do começo da ordem até a restauração de Jerusalém da restauração de Jerusalém até o Messias mais 62 semanas se você somar 396 62 semanas dá 400 dá ah 39
434 você vai ter um saldo positivo de 38 anos vamos entender isso deixa eu repetir 435 445 menos 7 semanas 49 anos vai dar 396 62 semanas x 7 vai dar 434 fica um saldo positivo de 38 fica difícil entender como é que fica como é que pode se o Messias veio o Messias vai morrer no final desse período não tá não tá checando porque Jesus morreu aí por volta do ano 33 dá 38 não bateu vamos explicar isso essa questão de dividir a história antes de Cristo depois de Cristo não começou cedo não esse
cálculo só foi feito dessa dessa maneira no ano 525 por uma Abade chamado de Dionísio exíguo que dividiu a história em antes de Cristo e depois de Cristo só que só que mais tarde no século X através da contribuição da astronomia refizeram esses cálculos refizeram esses cálculos e chegou à conclusão que Dionísio exigo tinha errado esses cálculos em torno aí de 4 a 7 anos se você então põe a morte do Messias em 38 e ele errou esse cálculo aí nesse período aí de 5 6 anos 38 -5 vai dar 33 então aí você encaixa
direitinho no período da morte do Messias nas 70 semanas daí você todo o livro de história que você lê de geografia que você lê você sempre vai encontrar que Jesus nasceu no ano 4 antes de Cristo não no ano 1 Mas no ano 4 antes de Cristo Exatamente porque se percebe no século XV que o cálculo deste indivíduo chamado ah Dionísio exíguo estava equivocado em torno aí de 5 6 anos daí nós fechamos a 69 semanas aqui entra e eu vou explicar isso o que nos difere o que difere os prém milenista dispensacionalistas dos amilenistas
o dispensacionalismo olha paraa 7ª semana dizendo seguinte a 7ª semana foi adiada pro tempo do fim a 7ª semana é o lapso de tempo chamado tempo dos gentios que é o tempo da igreja então os dispensacionalistas protelaram a 7ª semana para o tempo final do fim do mundo por entender por entender que este período parênteses da igreja não é mais a história de Israel que a igreja é apenas um parênteses Profético na história da humanidade e desta forma irmã eh são levados a crer que a 7ª semana está por vir agora presta atenção no que
tá escrito nós não podemos alterar o que tá escrito é muito importante entender o Versículo 26 depois das 62 semanas será morto ungido ora s mais 62 dá 69 começa a contagem de que maneira desde a saída Versículo 25 da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até ungido ao príncipe sete semanas e 62 semanas então você não pode tirar o 62 do desconectar o 62 do 7 7 mais 62 69 diz o texto depois das 62 semanas que já tem lá sete então depois da 69 será morto o Messias o Messias é morto dentro
da 7ª semana o Messias é morto dentro da 7ª semana de tal maneira que se nós colocarmos a 7ª semana pro Futuro nós teremos que admitir que o Messias não morreu ainda E se o Messias não morreu ainda nós ainda estamos presos nos nossos próprios pecados não é possível jogar a 7ª semana pro futuro porque nos é informado que depois da da da da 6ª segunda semana mais sete depois das 69 semanas o Messias morreu então ele morreu dentro da 7ª semana desta forma desta forma também o dispensacionalismo levado a crer que o Versículo 27
na parte a o Versículo 26 o o príncipe está falando do anticristo porque ele posterga a 7 semana pro fim ele é levado a crer que o ele do Versículo 27 também tá se referindo a anticristo porque ele postergou protelou a se semana pro fim mas aí nós olhamos de uma forma diferente como é que a visão reformada ou a milenista entende essa 7ª semana nós entendemos da seguinte maneira primeiro primeiro nós não cremos definitivamente que a igreja seja um parênteses na história a ideia de que Israel é uma coisa igreja é outra no tempo
e na eternidade não possui sustentação sólida nas escrituras Esta é a grande argumentação de Paulo aos Efésios judeus e gentios tornam-se um povo só um corpo só uma noiva só um banho só uma igreja só de tal maneira que nós não podemos entender um parênteses Profético a igreja no velho e no Novo Testamento caminha como povo de Deus formada por judeus e por gentios por todos aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo o verdadeiro judeu não é aquele que é nascido do sangue mas aquele que é descendência de Abraão os filhos da fé segundo nós
não cremos à luz da Bíblia que vai existir em Israel uma reconstrução do Templo de Jerusalém com a volta de todos aqueles sacrifícios e matanças de animais como ensina o dispensacionalismo o dispensacionalismo crê que vai ser construído lá no domo da Rocha lá onde está a Mesquita de Omar um novo templo judeu vai voltar todos aqueles sacrifícios e que é nesse tempo que o anticristo vai se assentar literalmente nós não cremos assim de tal maneira de tal maneira queridos irmãos que o amenismo crê que a 7ª semana está ligada à primeira vinda de Cristo e
não à segunda vinda de Cristo entretanto entretanto o final do versículo 7 final do Versículo 27 aponta um assolador e este assolador de fato é o anticristo a quem o senhor Jesus Cristo destruir a quem o senhor Jesus Cristo determinará a sua Total derrota e Valência eu queria concluir com alguns aspectos então práticos à luz do que falamos primeiro há uma estreita conexão entre o altar e o Trono Daniel ora a oração dele imediatamente chega no céu imediatamente volta pra terra em termo de resposta de um Anjo especial Gabriel é enviado para falar com ele
segundo há uma estreita conexão entre oração e o entendimento da palavra Daniel tá orando e agora o entendimento da escritura lhe é dado irmãos muitas vezes nós precisamos de mergulhar na oração para entendermos a palavra de Deus quando nós des associamos estudo da Bíblia de oração oração de estudo da Bíblia Nós perdemos a bênção do entendimento mais profundo das escrituras terceira conexão é a conexão entre a vida daquele que ora e oxito na oração Daniel tem resposta rápida porque ele é amado no céu diz o Anjo Gabriel finalmente quarto lugar a Estreita conexão entre o
binômio oração e palavra e o discernimento dos propósitos de Deus na história Daniel ora Daniel estuda a bíblia e Deus revela para ele os seus propósitos para a história da humanidade que Deus nos ajude queridos a olharmos para este exemplo da oração que move o céu que Deus nos ajude a sermos homens e mulheres amados no céu que Deus nos ajude a termos compromissos compromisso com a palavra de Deus para discernirmos os desígnios de Deus pra nossa vida e pra história da humanidade amém
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