Nessa lista de vídeos você vai aprender a teoria sobre eletrônica. Ter esses conceitos na ponta da língua é o que vai diferenciar um técnico de verdade de apenas um trocador de peças. E o objetivo desse vídeo é entender o que são isoladores, condutores e semicondutores.
Já vimos no último vídeo um pouco de como a eletricidade funciona, o que são os elétrons, corrente elétrica, tensão elétrica, e fizemos isso medindo pilhas com multímetro, e fazendo associações com as mesmas, se você perdeu o primeiro vídeo, é melhor assisti-lo antes de ver esse daqui. Na eletrônica podemos classificar os materiais como: isolador condutor ou semicondutor. Os materiais condutores são aqueles que usamos para fazer a eletricidade passar, isso é, fazer aquele fluxo de elétrons que vimos na última aula.
Bons exemplos de materiais Condutores são os fios de cobre e os cabos de aço. Quando ligamos um material desses para juntar cargas opostas, o fluxo de corrente elétrica passará por esses materiais. Isoladores são materiais que impedem a passagem de corrente elétrica, por exemplo o plástico ou a borracha, que usamos para cobrir os nossos fios para que não tomamos choque.
Dizemos que os elétrons não conseguem passar pelo material isolador. Na verdade ele até consegue, mas para isso é necessário uma tensão absurdamente muito alta. Mas como não é o caso, esses cabos de borracha em volta dos fios são bons condutores e nos protege do Choque; A água, o ar e o corpo humano podem permitir a passagem elétrica, mas tudo isso depende de vários fatores, depende principalmente de qual a tensão, isso é, qual a diferença de cargas que estamos falando.
uma pilha é uma tensão muito baixa para o ser humano, não tomamos choque ao encostar nos dois polos da pilha. Mas se colocarmos a mão na tomada é choque na certa. Tá bom, Maike.
Mas tudo isso até aqui é muito Óbvio. E bom, é aí que entra os semicondutores, que são na maioria das vezes componentes eletrônicos, que às vezes se comportam como condutor deixando os elétrons passar, e às vezes se comportam com isolador impedindo os elétrons de passar. O semicondutor mais básico é o diodo.
Existem diversos tipos diferentes de diodos, e o que usaremos nessa aula será o LED. LED significa diodo emissor de luz, logo é um tipo de diodo. O bom do Led é que ele acende quando ele está conduzindo e apaga quando ele não está.
Logo podemos ver a eletricidade em ação. O LED é um semicondutor polarizado que possui dois terminais: um positivo e um negativo. Ligando o LED corretamente com a pilha usando o material condutor, haverá o fluxo de elétrons passando do negativo para o positivo da pilha e o LED acenderá quando os elétrons passar por ele, simples assim.
O jeito correto de ligar é colocar positivo do Led com positivo da pilha e negativo do Led com negativo da pilha. Se a gente ligar ao contrário o LED não acenderá, não haverá elétrons passando e não haverá corrente elétrica no circuito, o circuito está aberto como se LED nem estivesse lá. Quando temos apenas a bateria temos um circuito aberto pois o ar não é um condutor aqui, em casos que a tensão é muito alta e o positivo e o negativo estão muito pertos, o ar pode virar um condutor.
tudo aqui é relativo, depende sempre do tamanho da tensão do material e a distância entre os polos opostos dessa tensão, e vocês podem fazer esse teste em casa também, usando um LED simples de 3 mm e duas pilhas de 1,5 volts. Por Enquanto estamos apenas a entendendo como que a energia se comporta, tem muita coisa ainda para se falar ao se ligar um LED. Na última aula a gente ligou um fio direto entre as extremidades da pilha, e claro que nunca devemos fazer isso, pois isso é fechar um curto-circuito, nós estamos apenas demonstrando como que a energia funciona.
E quando você fecha um curto na pilha de 1,5 volts não tem problema porque é uma tensão muito baixa, a única coisa que vai acontecer é que a pilha vai se descarregando bem rápido quando ela entra em curto desse jeito, mas se fosse tensão mais alta poderia haver um pipoco, um estouro, um aquecimento que poderia causar um incêndio e etc. . .
Por isso sempre ligamos à energia a uma carga, aqui por exemplo o LED é a carga. Achou essa aula fácil demais? Excelente!
Esse era o objetivo. Explicar eletrônica de maneira bem simples. Mas se ficou qualquer dúvida, sinta-se livre para perguntar, e não se esqueça de se inscrever, deixar o seu gostei e assistir os próximos vídeos!
Obrigado e até mais. . .