a obra do J no que ela trata de educação você não vai encontrar uma cartilha né para o professor olha faça isto em determinada situação Faça aquilo né proceda assim para ensinar tal tópico de ciências ou de matemática você não tem o tem uma longa discussão sobre a divergência entre o tradicional e o moderno o progressivo como nos Estados Unidos se dizia na época educação progressiva que geralmente estão em polos absolutamente distintos o tradicional focalizado no professor na matéria e de outro lado o ensino progressivo focalizado exclusivamente no aluno [Música] para você [Música] inteligente Professor
eu queria que o senhor falasse Qual é a pedra fundamental de di para educação pensamento principal de di em relação à educação bom a educação para de é fundamentalmente uma prática uma prática social fundamentada na ação o que ele chama de experiência né portanto a educação não é e um pensar sobre o homem a a parte do mundo é um pensar sobre a ação sobre as consequências da ação neste mundo né diante da sociedade que temos das condições sociais em que estamos diante da experiência do aluno e do professor neste mundo e das consequências que
essas ações e essas experiências têm então não há uma Filosofia de uiana separada do mundo portanto separada da prática da ação do professor e do aluno da experiência fundamentalmente então o aluno simplesmente não recebe informação ele tem que interagir aprender isso a base da pedagogia de uiana digamos assim é a interação é a ação do aluno no mundo e a reação sofrida pelo aluno a partir da sua ação né então el o aluno não é um receptor de informações ele é o atuante né diante da informação e do conhecimento Professor o que que o Di
fala em relação à origem da Filosofia e ele contraria os grandes filósofos e qual qual é a diferença Clara do ponto de vista do DI para os demais filósofos a tradição dos cursos de Filosofia e de filosofia da educação ensina que a filosofia nasceu na Grécia com Sócrates né e seu discípulo Platão que desenvolveu e aprimorou a filosofia socrática e diwe não discorda disso é claro a filosofia de fato nasceu eh na Grécia Sócrates tem uma importância fundamental Platão fundamentalmente também no entanto de considera que antes mesmo né da dessa sistematização feita por Platão já
havia pensamento sobre o mundo sobre a ação do homem e as consequências da ação do homem os sofistas considerados pré-socráticos já tinham portanto um pensamento que se pode considerar como filosófico porque na linha do que diway pensa o que os sofistas faziam e as reflexões que eles faziam já era filosofia né então de não Não discorda mas eh olha A filosofia com um outro olhar não é com um olhar mais voltado para a a vida concreta do homem no caso o homem grego que era o grande tema dos sofistas dos pré-socráticos né Uhum E no
texto nesse texto que nós estamos estudando do aniso Teixeira ele fala um pouco sobre o homem eh O Homem Primata que naquele tempo já se existia já existia pensamento mais ou menos isso que o senhor tá querendo dizer na verdade o termo filosofia veio com Sócrates mas assim o que ela significa já era anterior a Sócrates seria Isso sim é o termo filosofia surge aí no no na Grécia clássica Mas é claro que qualquer a ação do homem sobre o mundo eh envolve uma reflexão não é sobre as consequências desta ação de maneira que as
os homens primitivos já pensavam sobre o que faziam nãoé já viviam agiam sofriam as consequências da ação e refletiam no sentido de tentar modificar as suas próprias ações para futuras dificuldades futuros desafios né então não é só o filósofo que pensa né O Homem Comum pensa também talvez de maneira não tão sistematizada quanto um filósofo quanto um cientista né Mas pensa reflete Professor Quais são as mudanças na educação com a aplicação do pensamento de Ele trouxe então a questão da prática a questão da experiência o que que muda concretamente na educação Então a partir de
di Você tem uma educação voltada ou direcionada para o aluno né Ou seja a partir do aluno a partir do interesse do aluno partir da experiência do aluno e na versão tradicional educação é focalizada no professor no interesse do professor na experiência do adulto a partir das concepções de uanas você tem como que uma modificação desse foco né é o aluno com a sua experiência com a sua vida com o seu conhecimento que passa a ser o elemento Central não que a educação se Resuma a isto mas este passa a ser um elemento fundamental a
ser trabalhado pelo professor no seu programa de ensino na sua metodologia e assim por diante então a gente pode falar que o de praticamente Acabou ou mudou muito o que era a escola tradicional é no diy eh tem uma longa discussão sobre eh a divergência entre o tradicional e o moderno o progressivo como nos Estados Unidos se dizia na época educação progressiva que geralmente estão em polos absolutamente distintos o ional focalizado no professor na matéria e de outro lado o ensino progressivo focalizado exclusivamente no aluno a discussão do dii é que não dá para nós
ficarmos nestes polos nós temos que trazer para um termo médio digamos assim em que o aluno a experiência do aluno e o professor com o programa e com as disciplinas sejam considerados então Eh às vezes se usa de maneira muito eh equivocada dizer e contrariou todo o ensino tradicional e optou né pelo outro Polo é é perig perigosa essa afirmação porque na verdade ele não descarta as matérias não descarta o professor né e mas quer que estes elementos estejam sintonizados com o aluno com a experiência do aluno né Mas a partir dele você pode dizer
que o ensino tradicional perdeu força o ensino tradicional né focalizado no professor na matéria perdeu força não que ele tenha eh virado né o relógio para o outro lado exclusivamente agora é só o aluno só o que o aluno diz é que importa etc né mas há uma mudanç regras com exato né O que você tem é uma uma vamos dizer um escolas no mundo todo e no Brasil que surgem valorizando o aluno né ouvindo o aluno enxergando o aluno colocando o aluno em condições de participado do processo pedagógico que é o termo chave do
Du que é a democracia né D fala muito sobre eh o conhecimento científico o que que isso significa eh na na prática da educação eh comparar a descoberta de um cientista com o dia a dia de uma sala de aula o que que isso quer dizer na verdade o d explica o seguinte o conhecimento científico é o melhor conhecimento que nós temos Ou seja é o que de melhor a mente humana e a prática humana consegue produzir né ah o que seria a educação levar o aluno ao conhecimento científico até aí todas as correntes eh
pedagógicas concordariam a a questão é como fazer isto né nos modelos mais tradicionais esse conhecimento é como que depositado no aluno para o dewey esse conhecimento deve surgir a partir da experiência do aluno então não há em di nenhum desprezo pelo conhecimento científico O que há é uma nova metodologia um conjunto de sugestões sobre como fazer o aluno chegar ao conhecimento científico né através da sua experiência daquilo que ele já traz de conhecimento é que o professor deve assumir o desafio de chegar com ele ao conhecimento científico e de que maneira isso pode ser colocado
em prática conhecimento científico eh o aluno trabalhar checar a hipótese eh na prática pedagógica mesmo a ideia do diway é que o conhecimento todo conhecimento se faz de maneira reflexiva a partir de um problema o termo problema é um termo técnico que significa uma situação que desafia você a encontrar uma solução então toda a metodologia se podemos chamar assim de D é baseada nisto um problema a partir do qual você eh levanta informações pesquisa eh articula hipóteses de solução eh testa essas hipóteses para chegar a uma resposta então qualquer conhecimento na esc deveria ser apresentado
desta maneira como um problema que diz respeito ao interesse do aluno a partir daí colocar o aluno em atividade em Ação levantando informações aí o professor tem um papel fundamental de ajudá-lo a conseguir essas informações os livros têm um papel fundamental né Eh hoje a televisão por não né para chegar o próprio aluno tentar chegar a uma solução que é como o cientista faz cientista faz desse jeito também então a educação deveria ser científica nesse sentido também não é de apresentar um problema para o aluno a partir do interesse dele da motivação dele e levá-lo
a uma solução e a importância do trabalho em grupo nesse momento o trabalho em grupo o trabalho em equipe eh reflete uma visão eh psicológica do diwe que depois é é muito aprofundada por piag e por outros estudiosos da área de psicologia né porque para o di e o conhecimento Eh Ou seja a resolução de um problema não é algo que se faz isoladamente né você sempre necessita eh para chegar a uma boa solução de contar com os que estão em torno de você né colocar o aluno em contato com os seus pares e com
o professor né professor fazendo parte dessa equipe por não é uma maneira do aluno diversificar os elementos à sua disposição para constituir hipóteses não diferente seria se ele tivesse que fazer as hipóteses brotarem de si mesmo né solipsismo individualismo absoluto e absurdo é diferente tá propondo que o aluno Trabalhe em conjunto não com seus pares e com o professor ou os professores né então o trabalho em equipe é fundamental porque tem esse elemento de socialização né que piag mais tarde aprofundou e revelou né e na Constituição do pensamento pensamento não pode ser visto a mente
não pode ser vista como uma caixa fech isolada do mundo e do dos que nos cercam das pessoas que nos cercam é esse então a gente pode interpretar como a democracia pro D E essa questão da Democracia não a democracia na escola é isto né é essa possibilidade do aluno participar trocar ideias com seus pares com os professores buscar informação da maneira mais livre possível tendo acesso a Fontes né agora a democracia tem um outro aspecto que é o que tá dentro do pensamento político do diwi né que é a democracia como modo de vida
que está presente nessa visão que eu te dei agora da escola né a escola como um modo Um Lugar Onde se pratica o modo de vida democrático mas a democracia tem que ser vista no âmbito social Mais amplo no âmbito político mais amplo de nada adianta você ter uma escola assim democrática se você tem uma sociedade que não quer isto né uma sociedade que coloca obstáculos a isso então a própria ação do professor e do aluno vai ficar impossibilitada Você tá criando uma ilha de democracia né dentro de um mundo que não é democrático Então
essa discussão do plano exterior à escola nãoé da comunidade da sociedade ela participa também da proposta pedagógica do diwe né E aí isso é bastante problemático né isso nos leva a pensar nas possibilidades da pedagogia de uiana neste mundo nãoé que nem sempre é pautado na democracia né na abertura na Liberdade e tal então a escola tá inserida num num meio maior e precisa do apoio da comunidade para Sem dúvida Sem dúvida na comunidade você inclua as políticas públicas não é os governantes os dirigentes etc se não houver esse ambiente democrático mais geral externo à
escola né você não tem possibilidade de desenvolver é claro que você pode isso não não não implica também que você diga o Ah vamos esperar que o mundo se torne democrático pra gente fazer uma escola democrática de não concordaria com isto né ele concordaria em dizer vamos tentar fazer o que é possível dentro das nossas limitações né uma experiência democrática isolada aqui outra ali né Elas vão constituindo o processo de mudança que pode afetar ou não evidente que isso é uma possibilidade apenas o mundo externo à escola políticas etc né e a consequência do aluno
crescendo se tornando cidadão democrático exato exato né Essa é a a expectativa digamos assim né que começando com a criança né dentro desse ambiente democrático você constitua adultos né com um modo de vida democrático um modo de pensar mais democrático mais aberto mais livre né E isso pode evidentemente ao longo do tempo das Gerações afetar né a o ambiente exterior a escola Professor diwi transforma a filosofia em teoria geral da Educação o que que isso significa na prática é Pense a educação nos termos em que eu coloquei agora a pouco como uma prática uma ação
com consequências refletidas Ou seja a educação como uma maneira de formar uma pessoa a partir das suas ações da sua experiência e das consequências dessa experiência pensando refletindo sobre isso colocando o o os temas como hipóteses como problemas inicialmente como hipóteses algo que se deve buscar uma solução então esse pensar refletido não é outra coisa senão a filosofia né daí de discordar dig assim das grandes correntes da filosofia tradicional né que colocam que a resposta está num plano acima do homem para ele A resposta está na ação do homem por isso que a filosofia diz
respeito à educação porque é na educação que você tem a experiência que você tem a prática a ação e a possibilidade de refletir sobre ela né não a partir de um mundo distante separado onde as respostas estão dadas o conhecimento está pronto e assim por diante então utilização da filosofia para resolver o problema da educação como se fosse uma ferramenta Filosofia é uma ferramenta da educação seria é digamos assim o pensamento reflexivo n é a capacidade de pensar sobre a ação é a própria ã síntese da filosofia então quando essa possibilidade de pensar a experiência
eh quando isto se tornar educação Eh você tá mais do que usando a filosofia como uma ferramenta né a educação é é a própria filosofia não é algo externo a filosofia é algo que está lá né fazer e e e pensar sobre as consequências da ação Professor o que que foi exatamente o movimento da escola nova o movimento da escola nova você tem que olhar pelo âmbito internacional e nacional né de de modo geral foi o quê eh um movimento de incorporação dos resultados da ciência moderna da ciência contemporânea isso na passagem do século XIX
para o XX a respeito do que é a criança e de Como se ensina e como se aprende então Nova Uma Nova Visão da infância Uma Nova Visão da do papel da criança como aluno papel do professor novos métodos novas técnicas novas maneiras de avaliar a o aprendizado eh de organizar as disciplinas Esse é o vamos dizer um quadro amplo do que foi o movimento da Escola Nova em âmbito internacional né que repercutiu no Brasil né nos anos final dos anos 20 no decorrer dos anos 20 e no início dos anos 30 na primeira parte
dos anos 30 do século XX você tem então a chegada dessas dessas dessas múltiplas visões a respeito do da criança da educação dos métodos etc né não há um movimento único Unificado uma linha uma escola de pensamento é uma multiplicidade você tem desde variações que vão eh enfatizar a aplicação de testes psicológicos para medir o aprendizado até correntes que vão valorizar a liberdade total da criança sem qualquer tipo de de verificação do seu aprendizado tudo isso constitui escola nova e no Brasil chegou mais ou menos em 32 com manifestos doos Pioneiros exato dos anos 20
você tem as reformas estaduais né feitas em vários Estados da Federação que já incorporavam as concepções escola novista estrangeiras europeias e norte-americanas e o Manifesto é o documento de síntese digamos assim ou que procura uma síntese de todo esse processo de mais de 10 anos que já vinha ocorrendo no Brasil Fernand Azevedo Anízio Teixeira Lourenço Filho e mais Outros tantos que assinaram o Manifesto são considerados né Eh esses três Principalmente O O triumvirato digamos assim da escola nova no Brasil Professor assinado Então esse Manifesto em 32 eh Quais foram os resultados práticos paraa Pedagogia da
escola brasileira da escola nova brasileira o senhor citou alguns deles aí mas eu queria que o senhor falasse assim na prática de sala de aula mesmo o que que se aprofundou o que que mudou na escola na prática pagia da sala de aula né na prática da sala de aula na escola brasileira eu acredito que mudou muito pouco muito pouco eu acho que mudou muito eh nas concepções intelectuais na visão teórica dos dos educadores das elites né componentes do movimento Educacional e isso repercute até hoje para você ter uma ideia no final dos anos 50
do século passado pesquisas foram feitas mostrando que a escola tinha se transformado muito pouco a escola ainda era uma escola nos termos da época arcaica presa a uma sociedade que privilegia as elites uma sociedade uma escola ainda com métodos ultrapassados que não tinha incorporado o conhecimento oriundo da ciência ou quando incorporou aplicou de maneira equivocada para discriminar as crianças mais pobres por exemplo então você vê anos 10 depois do Manifesto no final dos anos 50 se constatou que a escola não tinha se transformado né então eu diria que o Manifesto afetou principalmente essa Esfera do
pensamento Educacional mas não se consolidou na forma de mudanças práticas no cotidiano das escolas brasileiras O Manifesto tem influências da tem muitas influências de di através de amí queixeira queria que o senhor desse um toque pra gente pudesse apontar alguns desses trechos eh que tem influência grande de Dil e comentasse depois se essa influência é tão grande quanto as influências vindas por exemplo do Fernando Azevedo Então existe uma uma grande discussão um grande debate Na nossa área sobre quais autores estão presentes no texto do Manifesto dos Pioneiros que foi redigido por Fernando de Azevedo que
era um um sociólogo digamos né com forte influência eh de Emílio dcne mas que foi um texto que teve também a participação do pensamento de Anísio Teixeira fortemente influenciado por John de né então há algumas passagens eh no Manifesto que nós podemos eh ler citar Para comprovar digamos assim ou pelo menos para levantar a hipótese né da presença de John dewy aqui então eu diria que esse trecho que eu vou ler pode ser interpretado à luz eh do pensamento Do Iano ou como prova né da da presença de jui aqui diz O Manifesto É certo
que deslocando-se por esta forma para a criança e para os seus interesses móveis e transitórios a fonte de inspiração das atividades escolares quebra-se a ordem que apresentavam os programas tradicionais do ponto de vista da lógica formal dos adultos para osor os programas de acordo com a lógica psicológica Isto é com a lógica que se baseia na natureza e no funcionamento do Espírito infantil aqui há eh está nitidamente presente aqui h uma visão do Iana inclusive na no uso dessa expressão lógica psicológica que que é textual né do do d né e a ideia de valorizar
os Inter esses modificar o programa em função da criança Da Lógica chamada lógica psicológica isso é o modo como a criança pensa isso é eh nitidamente Do Iano pelo menos se pode interpretar assim professor eh O senhor falou então que poucas coisas eh mudaram eh a prática pedagógica a ainda se vê muito muit das coisas que eram colocadas em prática antes do Manifesto escola tradicional ainda é vista de alguma maneira principalmente n questão mais social eh quando a gente olha essas essas influências do de a questão da da experiência a escola hoje em dia tem
muito de atividade prática isso a gente pode dizer que é a influência Clara do Manifesto do da do movimento da escola nova por conta do dey as mudanças que a escola apresenta hoje né e vem apresentando nos últimos anos nas últimas décadas elas podem ser tributadas à influência de e do Manifesto de Anísio Teixeira etc não é o que a gente não pode esquecer é que há vários outros autores que também modificaram contribuíram para modificar a educação ao longo desse tempo né Eh então não dá para fazer uma ligação direta nãoé como se num uma
transmissão automática quer dizer não Isto é resultado né é resultado de todo um processo de discussão de debate eh de outros autores né mas sim você pode dizer quando n uma escola incentiva a atividade da criança que ela reflita sobre o que fez né e e e e organiza o seu programa em função disso você pode dizer não tem aqui né um pé né no pensamento Do Iano que é muito anterior a muitos desses autores mais recentes como piag como vigotsky como valon né que também contribuíram paraa modificação da Escola Professor é quando que o
pensamento do dewi chega ao ensino norte-americano como é que foi que ele entrou que ele ingressou na escola ele virou De filósofo para educador Uhum é o dey logo que se formou se tornou professor né A primeira atividade profissional dele eh E durante toda a sua vida foi a de professor né agora existe um uma experiência que foi feita em Chicago nãoé a chamada escola laboratório de Chicago que marcou profundamente eh a presença do DI na educação então podemos dizer que é a partir daí não é que diway começa a a a mudar o cenário
americano embora ele não tenha conseguido estudos mostram isso conseguido eh mudar o cenário né da da Escola Americana totalmente mas é a partir da experiência de Chicago da escola laboratório de Chicago praticamente ele não mudou totalmente a escola continuou sendo tradicional mas teve uma influência a leb School Escola laboratório influenciou de alguma maneira para para que o pragmatismo entrasse dentro da das práticas escolares norte-americanas sim sem dúvida há uma influência forte é marcante né mas não transforma de imediato e nem até hoje radicalmente a a escola nos Estados Unidos né mas a leb School teve
uma importância muito grande nesse sentido modificar Professor como voltando agora pro termo da experiência e senhor já explicou pra gente o que que era experiência pro D mas como é que a gente pode fazer da experiência algo que seja funcional na sala de aula e e possível de ser realizado pelo professor também ali no cotidiano a gente sabe das dificuldades que o professor vive numa sala de aula eh tanto da escola pública quanto da escola particular como que pode se tornar a experiência pode se tornar algo do dia a dia do professor você colocado em
prática mesmo na sala de aula é Veja bem se você ler a obra do no que ela trata de educação você não vai encontrar encar uma cartilha né para o professor olha faça isto em determinada situação Faça aquilo né proceda assim para ensinar tal tópico de ciências ou de matemática e você não tem né ele não tem um método nesse sentido o que ele tem um método no sentido mais Global da palavra o método é olhe a experiência do seu aluno né Olhe os seus conteúdos aquilo que você quer ensinar a ciência e tente transformar
seu programa A partir daquilo daquilo que o seu aluno apresenta da experiência do seu aluno ora o que é que isso quer dizer que grande parte do trabalho de de levar di para a sala de aula tem que ser feito diante de situações concretas particulares imediatas não há uma Regra geral porque cada experiência é uma cada professor é um basicamente você não tem portanto uma uma resposta pronta para faça façam assim que dará certo Não façam assim vejam onde não dá certo provavelmente não dará certo e refaçam ou seja o professor reflexivo é aquele que
tenta diante da situação imediata particular presente e refaz a partir dos seus próprios erros essa seria uma regra básica não há uma mais específica no pensamento de di isso é bem diferente da escola voltando a escola tradicional onde o professores seguiam um conteúdo programático sem sair daquilo naquele dia aquele conteúdo no dia seguinte o outro conteúdo difere bem Professor tem dependendo ele pode ficar mais tempo com aquela turma no ano seguinte mais rapidamente passar pelo conteúdo dependendo da reação do aluno correto né a regra básica é você com os conhecimentos a serem transmitidos e o
aluno com a sua experiência isso não significa Como eu disse você dizer bom então não há mais conteúdo não há mais matéria não há mais livro Só existe a experiência do aluno não né você tem que ter na sala de aula o professor com a sua experiência seu conhecimento científico etc tentando transformar isso em algo que tenha relação com o que o aluno é capaz de pensar naquela faixa de idade naquele momento naquela circunstância social dependendo da sua origem de classe do seu bairro e assim por diante então isso quebra realmente com o ensino tradicional
Então onde você tiver professores agindo assim embora fracassando muita À vezes mas tentando você tem a presença de dewe ainda hoje professor eh a gente pode ver a influência do dewi na escola mesmo sem o educador sem o professor saber quem ela é que aquela prática que aquela atividade tá sendo influenciada pelo pelo pensamento di isso é comum é comum é comum você ter um professor que teve uma formação não pautada no pensamento deano ele nunca leu dei né e os professores que foram professores dele talvez nem tenham lido também mas ele foi eh instruído
foi formado a partir de correntes da psicologia da sociologia ou de outras áreas né que foram por sua vez influenciadas talvez não diretamente e tal pelo pensamento de di né então é possível você ter alguém hoje agindo de uma maneira que diwe apoiaria né embora ele nunca tenha lido nunca tenha tomado contato direto com a filosofia doan agora vamos falar um pouquinho sobre como di entrou no Brasil através de jí teix e qual foi o impacto real e da dos Pensamentos de de em Anízio Teixeira bom an Teixeira foi o principal eh divulgador das ideias
de di né e mais do que isso an Teixeira de fato incorporou a filosofia deana né Ele estudou em Colúmbia onde di trabalhava estudou com K Patrick conheceu a obra de de traduziu textos de dewi respondeu pela publicação de praticamente toda a obra de di no Brasil Até recentemente eh e ele pensava de maneira duriana né então é muito difícil muitas vezes você ao ler um texto de aniso Teixeira perceber se é Anisio Teixeira que tá falando ou se é dey que tá falando né por causa disso ele nem sempre cita né mas o modo
dele pensar o modo dele proceder a a o modo como ele procurou transformar a educação brasileira é toda fundamentada nessa formidável virada no pensamento deí Teixeira que tinha uma formação jesuítica tradicional né e que de repente lá nos Estados Unidos e e a partir da sua do seu estudo posterior se tornam deano e E aí então é um impacto nas nas ações de Anízio Teixeira através daí que a gente começa a ver o impacto eh dos pensamentos do DI e na educação brasileira através das primeiras ações do Anísio exato exato vamos dizer que a partir
das eh inicialmente o impacto eh produzido pelo Anício Teixeira está nas publicações né ele quando voltou dos Estados Unidos ele começou a escrever né artigos e escreve um livro Logo no início dos anos 30 eh então há essa influência no meio intelectual né mas logo no início dos anos 30 também ele vai se torna um administrador público n é no distrito federal ele fica responsável por reformar o ensino no distrito federal então aí você já tem um um impacto prático vamos dizer concreto né depois mais tarde no no no final dos anos eh 40 ele
novamente assume eh uma posição de administrador público né Depois de um longo período de ausência e de fato aí você tem a retomada das ações do ano test ações concretas como a administrador e tal sempre na influência sob a influência de dewe a gente pode dizer que o exemplo a experiência da escola par que é eh são as ideias de diby concretizadas na Bahia exato a escola a escola parque na Bahia é talvez o exemplo mais eh perfeito mais bem acabado vamos dizer assim não é dessa tentativa de Anísio Teixeira de levar o pensamento de
uano para a prática para ação concreta administrativa né no ensino público anito Teixeira não era filósofo Ele era mais um político uma pessoa administrativa então a gente pode dizer que ele colocou em prática o que o di escreveu mais ou menos assim como administrador ele faz isto né ele põe em prática O que di escreveu mas eh nem todos vão vão concordar em dizer que ele não era um filósofo né Há um há uma há uma reflexão do anus Teixeira que que vai além da mera divulgação do de né então quando ele no no nos
anos 40 fim dos 40 início dos 50 discute eh ciência no Brasil né Você tem uma produção H própria de Anísio Teixeira os fundamentos indio estão lá né mas ele ao se confrontar com a realidade do Brasil do ensino público da produção científica né ele passa a desenvolver toda uma uma produção intelectual eh muito própria no diálogo com com com os seus pares né que faz di Anísio um um autêntico filósofo Sem dúvida na prática um filósofo na experiência filósofo é como pragmatista não podia ser um filósofo apartado da prática separado da prática né como
pragmatista como bom Diano e ele não ficou só pensando né ele foi colocar a sua filosofia em Ação né e teve que refazer que reformular né a partir do que o próprio de imaginava que seria filosofia né Professor nos anos 60 em São Paulo existiu aquela experiência eh dos colégios do ensino vocacional uhum eh O Senhor conhece um pouco do que foi praticado lá eu queria saber se o senhor enxerga naquelas práticas que foram inovadoras pra época a influência do diwi do pragmatismo do diwi exato as escolas vocacionais eu acho Conheço pouco nãoé mas há
muitos estudos sobre elas que mostram que há uma presença né Eh da do pensamento Do Iano ali mas há certamente inúmeras outras influências presentes também digo influências teóricas filosóficas etc né mas é sempre assim sempre que você tem um a uma realização prática É muito difícil você conseguir se vincular a um único Pensador né a prática exige muito mais do que uma filosofia do que uma concepção pedagógica porque ela enfrenta Desafios que são sociais que são políticos que são da circunstância e do momento né Então as escolas vocacionais Tem sim você pode encontrar lá não
é a presença de diwe digamos assim mas de vári outros autores para que aquilo se tornasse realidade então a gente pode dizer que o senhor disse que fora do Brasil o movimento da escola nova eh nasceu pelo menos começou a se desenvolver eh na década de 20 do século passado mais ou menos no talvez no começo do século né no Brasil no final da da década de 20 então foi todo um movimento que na verdade veio veio crescendo e de certa forma a experi vocacional acaba sendo também um grande reflexo da escola 9 do Manifesto
a gente pode ver dessa maneira isso nós podemos dizer que a escola nova no âmbito internacional ela é do final do século X começo do século XX no Brasil ela é um fenômeno dos anos 20 do século XX né que se estende para o começo dos anos 1930 e que depois tem digamos assim uma segunda no período após-guerra que vai até o início dos anos 60 digamos assim né autores que localizam que a escola nova ainda está presente até o final dos anos 60 Então as escolas vocacionais representam esse esse último suspiro digamos assim do
escolanovismo né Eh eh mas há uma interrupção nesse período que eu considero que foi uma interrupção que é o período da ditadura de Vargas de 35 praticamente né o o estado novo começa de fato em 37 até 45 embora muitos escolanovistas estivessem em cargos administrativos importantes a a visão filosófica já não é aquela que você tinha no Manifesto que você tinha nos artigos nos livros de Anísio Teixeira por exemplo mas terminado esse período você tem a retomada do do pensamento livre da possibilidade de dialogar com a filosofia e a educação a partir de 45 46
num movimento que vai até o começo dos anos 60 né ou alguns consideram que até até o final dos anos 60 ainda a presença do escolanovismo no Brasil contemporâneos a o ao o exemplo do vocacional contemporâneos a o exemplo do vocacional correto professor para finalizar então eh eu queria que o senhor respondesse se a escola mudou não só no Brasil mas de uma maneira geral com a influência do diwi mas quala é a outra depois do diwi pensamento do di eu acho que a escola é outra depois da da da influência do diwe com a
influência do diwe e de vários outros autores de vários outros pensadores mas eu não diria para você que a escola é outra eu diria para você que ela está se transformando em outra nós Ainda temos redutos às vezes regionais né E às vezes dentro de uma mesma escola que ainda são tradicionalistas mas nós nós temos um movimento forte no sentido de mudar isto na direção de transformar de modificar a escola né Isso também está em redutos aqui e ali mas está eu acho que na consciência dos professores em geral né Sempre que há uma insatisfação
forte há a busca por uma solução né a insatisfação é resultado de um problema como diria di né então se busca uma solução e se busca atualmente em dewe como se busca em outros autores também mas a escola ainda está longe de ser a a escola ideal e talvez ela nunca chegue a ser Depende do professor Depende do professor depende do aluno Depende das circunstâncias depende da nossa vontade de tentar fazer alguma coisa melhor né e mas o mundo é o mundo o mundo tá aí para nos apresentar obstáculos né nós mesmos às vezes somos
um obstáculo para as nossas intenções então é um processo eu não digo para você que nós vamos chegar a uma escola ideal como não digo que nós vamos chegar a uma sociedade ideal mas nós temos que manter viva a chama de buscar isso né intenção de buscar isso continuamente [Música] [Música]