[Música] Café com destino, papel e caneta na mão, porque já vai começar a Sabedoria Diária que transforma sua [Música] vida. Bem-vindos a mais um Café com Destino! Hoje, quarta-feira, nós estamos animados e felizes com essa série "Prioridades para 2025".
Está ajudando muita gente! Nós estamos recebendo muitos depoimentos, muitos testemunhos de pessoas que estão realmente sendo ajudadas, né, por essa série "Prioridades". Toda semana temos uma série nova no Café com Destino, que acontece de segunda a sexta, às 7:57 da manhã.
Lembrando, pessoal, já avisando aos nossos alunos que, em 2025, lá com a inauguração da Terra Prometida, nossa programação do Café com Destino vai ser no novo cenário e vai passar para as 6:57 da manhã. E vai ser transmitido no canal da Casa de Destino. Então, não deixa de se inscrever no canal Casa de Destino aqui no YouTube.
Casa de Destino, já se inscreve lá, tá bom? Fique inscrito no meu canal aqui, que a programação continua aqui com as pregações e tudo, mas também lá no canal da Casa de Destino. Olha, nós estamos na terceira aula dessa semana, e a prioridade que nós vamos tratar hoje é a prioridade familiar.
Qual é a real importância da família? O que realmente a Bíblia diz sobre isso? Até onde eu vou com familiar?
Quem é família? Quem é familiar? Opa!
Nós temos dúvidas muito fortes sobre essa prioridade que é a família. Eu tenho que montar família? É obrigatório ter uma família?
Tudo isso nós vamos responder agora. Meninos, como é que vocês estão? Tudo na paz?
Vocês vão montar família ou vamos seguir carreira solo? Já tá montando? Já sabem que tá se metendo tudo certinho?
Que bom! Fico feliz. Agosto, casa, né?
Agosto de Deus. Olha, estou feliz porque vamos tratar aqui no Café com Destino assuntos que realmente tratam o problema do ser humano. Eu ia falar do brasileiro, mas a gente não tem só brasileiro que assiste a gente aqui.
Eu quero mandar um beijo aos nossos alunos e alunas moçambicanos, angolanos, cabo-verdianos, pessoal da Guiné-Bissau que nos segue, Timor Leste, Portugal, Estados Unidos. Tem gente do Brasil e do mundo que nos segue aqui e, através da Terra Prometida, nossa central de estúdio, nós vamos transmitir para mais de 70 países, porque estamos trabalhando na tecnologia de tradução para chegar em vários países, tá bom? Orem por isso, porque precisamos de oração nessa etapa final da construção da Terra Prometida.
Eu quero agradecer aos nossos alunos. Se você ainda não é um aluno, é só se inscrever nesse canal. Tem o botão “inscreva-se”, é gratuito, você não paga nada.
E qual é a vantagem de se inscrever nesse canal? É porque você recebe nossos conteúdos em primeira mão, e seu nome entra na lista de oração da nossa equipe de intercessão, que ora todos os dias por todos os alunos do Café com Destino. Para ser um aluno, você tem que estar inscrito nesse canal, você tem que colocar na bio do seu Instagram, que é aquela apresentação lá do seu nome no Instagram: "aluna/aluno do Café com Destino" com o emoji do cafezinho, e tem que estar lendo um desses livros aqui, ó: ou "Princípios Milenares" ou "Especialista em Pessoas".
Dois livros que estão mudando a vida de muita gente, dois livros que estão ajudando muita gente. Você pode estar lendo esses livros adquirindo na Amazon, que, além de estarem em promoção, a entrega é de um dia para o outro, muito rápida, dependendo do lugar onde você mora, é claro. E muitos desses livros estão ajudando muita gente, milhões de pessoas.
Bom, vamos para a aula de hoje. Eu quero começar lendo Gênesis, Capítulo 2, Versículo 24: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. " Ponto número um: quando você casa, teu pai e tua mãe deixam de ser família e viram familiares.
Tua família agora é você, sua esposa e, quando tiverem filhos, filhos. Família é pai, mãe e filhos. Esse é o padrão bíblico de família.
Ah, mas eu tenho que honrar meus pais? Claro que tem que honrar! Mas eles agora são parentela, né?
Eu tenho meus primos, não é família? Meus tios, é parentela. Família é pai, mãe e filhos.
São sua prioridade. Você tem que casar. É obrigatório montar família?
Não. A Bíblia diz que é muito melhor você servir somente ao Senhor. Mas caso você decida se casar porque não consegue ficar sozinho, ou, igual o Wesley, tá sempre na solidão chorando pelos cantos.
. . ou a Bíblia diz que, até a parte sexual, se você não consegue se controlar e precisa casar para ter a vida sexual ativa, então a Bíblia diz: é melhor que se case.
E Ele te autoriza. A única coisa que Ele te autoriza a dividir o teu tempo com Deus é a família, tá? Não tem outra coisa que Ele autoriza, nem trabalho, nem nada.
Mas família, Ele fala assim: se você montar sua família, você vai servir à tua família e servir a Deus. Você vai servir os dois, porque por isso que o apóstolo Paulo fala assim: "É melhor então que não se case", porque você serve só a Deus assim. Mas se você não aguenta e se casa, você não comete pecado, você não erra, porque se casa.
Agora, a partir do momento que você montou sua família, você precisa tomar a decisão de estruturá-la. Vamos falar sobre isso. Prioridades para 2025.
A gente falou sobre saúde física na segunda-feira, saúde ontem, e hoje sobre família. É uma prioridade para você estar na tua agenda de 2025? Família está na tua agenda de 2025?
Então vamos estruturar. Vou te ensinar a estruturar teu ambiente familiar. Primeira coisa: anota isso aí, papel e caneta.
Na mão. Qual é a definição de família? Minha definição de família é um lugar para onde voltar.
Família não é a casa que você mora; é o lugar emocional que você volta. Você tem para onde voltar? Então, onde está?
Eu, Janini e as crianças, ali somos família. Independentemente do lugar, não é o lugar que faz a família, é a família que faz o lugar. Família constrói um lar.
Você sabe de onde vem a palavra lar? A palavra lar vem de lareira, porque antigamente as famílias se reuniam em frente à lareira para se aquecer; era a única forma de união e aquecimento. Então, o que é lar?
É todo mundo junto, no mesmo objetivo, com a mesma visão. Isso é um lar bonito, né? Casa qualquer um pode construir; lar tem que ser uma família determinada a estar junta.
Isso é muito difícil, porque estar junto sendo pessoas tão diferentes é um desafio sem fim, mas eu vou te ensinar. Hoje, eu passei por muitas experiências na vida, já quase desisti de tudo na família e eu posso hoje te ensinar muitas coisas. A Bíblia diz em Gênesis 1:28: "Crescei e multiplicai, e enchei a terra"; ou seja, é uma ordenança bíblica a gente crescer, casar, se multiplicar e ter filhos para encher a terra.
Agora, você precisa entender que formar e estruturar essa família não é fácil, por serem pessoas diferentes. Já parou para pensar, Teixeirinha, que você vai casar? Que você tem um temperamento, a sua futura esposa tem outro?
Você tem uma história de vida; ela tem outra. Você tem um trauma; ela tem outro. Você tem uma linguagem de amor, uma linguagem de valorização; ela tem outra linguagem de valorização, criação diferente.
Tudo isso resulta em expectativas diferentes. Então, o que vai dar problema no casamento é quando não há alinhamento. Estou aqui dando uma aula para você, Teixeirinha.
É quando não há alinhamento; tem que ter alinhamento sobre o que queremos. Por exemplo, quando casei com a Janine, a gente alinhou o que queria. Falei: "Janine, nós queremos ser pessoas acomodadas, que vão viver com o salário mínimo, que é o que a gente ganhava na época, ou nós queremos prosperar?
" Ela falou: "Não, eu quero prosperar. " Eu falei: "Eu também! " Isso a gente estava de acordo.
Vamos trabalhar o que tiver que trabalhar, vamos investir, sermos generosos com Deus e com as pessoas, fazer tudo o que tem que fazer para prosperar. Concordamos. Outra coisa que a gente queria é que sempre sonhou em morar fora do país um dia.
Tivemos a experiência de morar nos Estados Unidos. Ou seja, tudo foi em concordância. Falei: "Olha, eu vou ser um pregador.
Independentemente de eu ser empresário, de eu ser professor, de escrever livros, eu vou ser pregador. Eu sinto que nasci para isso. " E ela falou: "Tudo bem, concordo em ser uma mulher que vai apoiar você como pregador.
" Porque se não estiver combinado, quando você fala "eu vou ser pregador", a mulher pode falar: "Ah, eu não quero isso para a minha vida. " Então, a falta de comunicação e a falta de alinhamento acabam destruindo a estrutura familiar, o alicerce familiar. Montar uma família parece fácil: "Estou apaixonado, fiz amor, ih, tá grávida, vou casar.
" Aí já começa na bagunça, já começa de qualquer jeito. Gente, eu sei, e não quero ofender ninguém de jeito nenhum. Cada um aqui já tem sua estrutura familiar.
Tem gente que está no segundo casamento, no terceiro, tem gente criando o filho do outro, e não teve jeito; se apaixonou. Eu entendo que existem os percalços da vida, mas daqui para frente você pode se organizar. Por favor, daqui para frente, você pode não errar mais.
Agora que você é um aluno ou uma aluna do Café com Destino, você pode seguir os princípios milenares, você pode viver debaixo de sabedoria. Pode? Obrigado!
Porque isso que estou te propondo: priorizar a sua família assim como você prioriza a sua saúde física. Assim como você prioriza sua saúde emocional, você precisa estar na sua agenda; o seu tempo para a família. E deixa eu falar para você que está no primeiro casamento e vivendo muitas dificuldades: não desista.
Eu entrevisto centenas, ou até milhares de pessoas, pessoalmente na internet, e todos que estão no segundo ou terceiro casamento, com poucas exceções, gostariam de voltar para o primeiro. Tem um que faz: "Aquele primeiro era maluco mesmo, eu tô feliz no segundo, no terceiro. " Mas são poucos as pessoas, tá?
A maioria deveria ter lutado pelo primeiro e queria tê-lo lutado. Agora, olha só, deixa eu te explicar. Biblicamente, o casamento é um só.
Eu não vou entrar em questões teológicas aqui para a gente não dividir opiniões, não. A gente não está aqui para isso, mas biblicamente o casamento é um só. A gente larga pai e mãe para casar uma vez.
Aliás, a Bíblia diz que, por causa da dureza de coração — porque o orgulho entrou no ser humano de uma forma tão grande — Moisés concedeu a carta de divórcio. Então, o divórcio só foi permitido por causa da dureza de coração. Mas lembre-se que tanto o apóstolo Paulo quanto o próprio Jesus botaram muita atenção no segundo casamento, a ponto de falar que não era correto.
Então, você precisa ter cuidado com as suas decisões. Por favor, está escrito! Eu não estou falando o que eu acho, eu não estou dando minha opinião, porque minha opinião não importa em nada aqui nesse caso, tá?
Então, eu te aconselho a ficar no primeiro casamento. Outra coisa: muita gente escreve para mim. Essa semana eu estava jantando com um amigo que a gente estava conhecendo.
Ele falou assim: "Ah, eu estou namorando há quatro anos, estou namorando. . .
" Com a minha namorada, eu olhei para ele e falei assim: "Por que você não pede para casar? " Ele respondeu: "Ah, é só um documento. " Eu falei: "Não, isso é uma prova de amor, além de ser um mandamento bíblico.
Se casar é uma prova de amor; você falar: 'Eu escolhi você para a vida toda'. Eu estou abrindo mão de todas as outras coisas por causa de você. Então, se você está namorando ou morando junto, casem-se!
Casem-se! É o correto biblicamente. Estou te dando aqui bases familiares para você estruturar as coisas, tá?
Não estou sendo religioso, longe de mim. Eu só estou falando o que está escrito, e o que está escrito é isso. Agora, olha só: motivos para você ter uma família como prioridade.
Motivos para você ter a sua família como prioridade. Número um: a família é um projeto divino. Deus desenhou a questão de pai, mãe e filho.
Enviou Jesus para o mundo numa família com pai, mãe e filho. A família é um projeto divino; é uma ideia divina para a gente viver melhor. Porque muita gente sofre na família, já que a família começou a quebrar a ideia inicial de Deus.
Não venha colocar culpa em Deus! Não! Você quebra a ideia inicial de Deus, que é pai, mãe e filho, e depois vem botar culpa na família.
Agora, teve pais que foram alcoólatras, violentos, mães narcisistas. Isso tudo traumatizou a criança de uma forma que ela não quer mais montar família ou monta família do jeito dela. A gente entende esses problemas socioemocionais também, mas eu estou aqui ensinando para vocês o que está escrito.
Estou aqui ensinando que dá tempo de restaurar, que é melhor fazer do jeito que está escrito, porque a gente sai melhor na vida quando faz o que está escrito. Outro motivo para você ter uma família, além de ser um projeto divino, uma ideia divina, é que você garante um legado. O legado está muito ligado à família; é muito difícil você deixar um legado sozinho.
Eu deixo meu legado porque tenho filhos, eu deixo ligado por causa do meu relacionamento, eu deixo ligado por causa do que construí em família. Provérbios 22:6 diz: "Ensina a criança no caminho que ela deve andar; e ainda quando ela for velha, não se desviará deste caminho. " Ou seja, nós precisamos entender que quanto mais instrução a gente der para os filhos, mais eles ficarão firmes no caminho do Senhor.
Eu sei que algumas famílias foram muito ruins, alguns pais foram muito medíocres; eu sei disso. Mas se você puder perdoar o seu passado para poder viver o teu futuro, vai ser muito melhor. A felicidade familiar vai poder te alcançar.
Eu sei que esse assunto mexe muito com muita gente, né? A gente está vendo nos comentários como isso mexe com as pessoas. Mas eu quero que você faça uma declaração agora, nesses mesmos comentários, que você vá para o chat online e declare: "Em 2025, a minha família será feliz.
Em 2025, a minha família será feliz! " Eu quero que você declare isso: "Em 2025, a minha família será feliz! " Agora, uma coisa muito importante da base familiar é que ela te dá estrutura emocional.
Anote isso aí: família me dá estrutura. Papel e caneta na mão! Me dá estrutura emocional.
Família me dá estrutura emocional. Por exemplo, eu estou aqui no café com destino hoje, eu passo o dia todo gravando reuniões, compromissos, mas, no final do dia, eu vou voltar para o abraço dos meus filhos, para os beijos da minha mulher. Eu vou voltar para a minha família.
Eu tenho um lugar emocional para onde voltar. Família me dá estrutura emocional; família renova minhas energias. É claro que, se eu a estruturei, tem gente que acaba o horário de trabalho e quer ficar no trabalho à toa, porque não quer voltar para casa, porque é o inferno.
Então, se você não estruturar sua família, você não vai conseguir ter um lugar de energia, de revitalização e um lugar de perturbação. Então, vamos estruturar nossa casa, gente! Vamos estruturar nossa família, porque isso não custa dinheiro, custa tempo.
Dinheiro é muito importante numa família; você paga a escola do teu filho, faz compras, acaba com as necessidades do lar. Mas, para formar uma família, você precisa investir tempo, você precisa investir em instrução milenar bíblica para ser uma família equilibrada, uma família feliz. Tá bom, agora, Welly, você que está namorando.
. . Sim, você não está?
Tá? Você fica olhando para o nada assim, dá um desânimo de aula assim, não tá boa aula? Hum.
. . Você que está namorando, você planeja casar?
Que o T cheirinho já marcou casamento sim? Em breve, em breve, em breve! E aí você está decidindo casar.
Por quê? Qual o motivo? Ah, porque eu sinto que ela é a pessoa; já estamos com objetivos parecidos para o futuro alinhado.
Então eu amo ela. Você: "Ah, rolou, rolou, eu te amo! " Mas amor não é suficiente para casar, foi!
Amor não é suficiente para casar. Todo mundo que divorciou, divorciou por ódio, mas casou por amor. Então o amor não é suficiente para casar.
Valores, você já alinhou seus valores com ela? O que vocês concordam? O que vocês não concordam?
Valores, mais importante: a fé que vocês vão seguir. Gente, o que mantém uma família de fé de pé é a fé que vocês professam. Nos momentos mais terríveis do meu casamento, da minha família, de problemas dificílimos que a gente passou, foi a fé que nos manteve de pé.
Se não fosse minha fé e meus valores, tinha dado errado. O casamento é feito de fases. Tem fases terríveis e tem fases maravilhosas.
Se você for desistir na fase terrível, você nunca vai desfrutar da fase maravilhosa. Então, aprenda a construir sua família com base. Ó, nisso aqui, ó, no que está escrito: quem segue o que está escrito não erra na vida; e se errar, tá escrito que vai se arrepender e Deus terá misericórdia.
A aula de hoje eu espero estar te ensinando, tá promovendo um novo pensamento, uma nova prioridade, porque família é um projeto divino e deve ser tua prioridade, uma vez que você assumiu. Eu quero fazer uma oração pela tua família, uma oração estratégica. O que é uma oração estratégica?
É uma oração pedindo estratégias para o teu lar, para a tua família, para a situação que você está. E, se você me permite orar, pode fechar teus olhos e me acompanhe nessa oração. Senhor, nós Te pedimos que agora Tu dês estratégias para a nossa família.
Nós precisamos entender como consertar nossos problemas, nossos erros; como pedir perdão, como reconciliar, como, Senhor, ajeitar as arestas, aquilo que está fora do lugar na nossa família; como ter uma família feliz, uma família realmente que depende de Ti e que segue Teus caminhos; uma família, Senhor, que é uma fonte de energia e não uma família que perturba; uma família que renova nossas forças, que nos traz felicidade e não uma família que rouba a nossa alegria. Nós Pedimos que a Tua boa mão esteja sobre a nossa casa nesse ano de 2025 e que tenhamos uma família feliz, como foi profetizado nos comentários; uma família boa, uma família estruturada. Dá-nos essa condição, porque somente o Teu Espírito Santo pode nos ajudar.
Nós Te pedimos isso na autoridade do Nome que está sobre todo nome, que é o nome de Jesus. Amém e amém. Hoje nós temos um depoimento muito forte e eu quero ler para vocês, porque muita gente nos manda depoimentos aqui no Café com Destino, ou das pregações, ou dos livros.
Essa semana, estou olhando os depoimentos que chegam pra gente, e aqui foi o Aílton que mandou pra gente assim: "Tiago, Tiago Brunet, você me livrou do suicídio. " Não fui eu, aí foi Deus. Eu sou só um instrumento.
Toda a honra e toda a glória sejam dadas a Deus, que te enxergou nesse momento e te livrou. Tudo que eu sou hoje, eu agradeço a você. Deus está na sua vida.
Amém! Tudo que você é hoje, você agradece a Deus. Eu reconheço que Deus me usa.
Glória a Deus por isso! Mas Deus fez esse trabalho na sua vida, Ailton. Bom Fim, que Deus te abençoe!
Que Deus prospere tudo que você fizer. Eu faço votos, pessoal, de paz e prosperidade. Não esqueçam que tá chegando a virada do destino: últimas vagas para você virar o ano com a gente lá na Casa de Destino, na Terra Prometida.
Não deixe de enviar seu testemunho de transformação aqui nos comentários, e o Método Destiny também tá chegando, que vai ser de 30 de janeiro a 1º de fevereiro. Vamos comemorar meu aniversário nesse Método Destiny, o primeiro método do ano, e você vai ter a oportunidade de acompanhar com a gente. Eu te vejo amanhã, às 7:57 da manhã.