Você está em uma festa, e quando olha para o lado vê seu namorado conversando com uma amiga dele. Você nota que eles estão tendo um papo agradável e estão dando muitas risadas juntos. Para piorar, você reconhece que ela é uma mulher atraente.
Qual sentimento brota em você? Seja você homem ou mulher, esse cenário costuma gerar muito ciúme por aí, não é verdade? Infelizmente, muitas pessoas são movidas pelo ciúme.
E isso afeta muito seus relacionamentos e sua felicidade, e deixam de aproveitar vários momentos da vida. Mas não precisa ser assim. Todo mundo consegue lidar melhor com o ciúme e ter relacionamentos mais saudáveis.
Basta aprender como. Por isso, resolvi te mostrar como deixar de ser ciumento. Ou, ao menos, como controlar o ciúme e ter uma vida mais gostosa.
Mas antes, é importante entender que o ciúme é um sentimento natural. Em um nível baixo, ele faz parte da nossa humanidade. Só quando fica mais elevado e frequente é que começa a ser visto como um problema.
Até mesmo os animais possuem ciúme. Então, querer eliminar 100% do seu ciúme também não é realista. A primeira coisa que você precisa entender é que você é responsável por dar significado aos eventos que acontecem ao seu redor, estejam ligados a relacionamento ou não.
Isso quer dizer que se você mudar o significado que aquilo tem pra você, seus pensamentos mudarão, e isso fará com que suas emoções mudem também. E aí, ao invés de brotar o ciúme, pode brotar um sentimento mais agradável. O próximo passo para controlar o ciúme é ter controle dos seus pensamentos, parando de supor e imaginar coisas.
Por exemplo: Se seu marido ainda não chegou do trabalho e não está atendendo o celular, você tem duas opções: a primeira é já supor que ele está fazendo algo negativo, como te traindo, por exemplo, e a segunda é perceber que você não faz a menor ideia do que está acontecendo do outro lado. E quando ele chegar ou atender o telefone, você pode conversar e tirar suas dúvidas. Os pensamentos que você optar por alimentar determinarão quais emoções irão surgir.
Alguns te trarão mais paz e outros te deixarão com ciúme, mesmo que ali não esteja acontecendo nada demais. Entenda isso: você está o tempo todo construindo o mundo dentro da sua mente. É você que escolhe qual mundo quer construir.
Outro ponto de extrema importância para deixar de ser ciumento é desenvolver o autoconhecimento. O ciúme está muito ligado a insegurança. Quanto mais insegurança a pessoa tem, mais ela quer controlar os fatores externos para que aquele sentimento incômodo não brote de novo.
Mas quando nós nos conhecemos bem e curamos nossas feridas internas, nós mudamos nosso olhar em relação ao mundo e esses sentimentos param de acontecer, ou diminuem muito sua frequência. Uma pessoa pode ser insegura porque quando criança seu pai a abandonou, por exemplo. Mas ela nem imagina que seu ciúme esteja ligado a isso.
E enquanto viver na escuridão, ela vai entrar e sair de relacionamentos e sempre ser ciumenta, não importando com quem esteja. Quando ela finalmente investigar e curar aquela ferida, ela vai se libertar dessa prisão e conseguirá se relacionar melhor com o mundo. Portanto, o olhar interno é fundamental.
Existem muitas formas de desenvolver o autoconhecimento. A meditação, a auto-observação, a PNL, autohipnose e a prática de troca de pensamentos são ótimas ferramentas para esse fim. E também existem muitos tipos de terapias interessantes, desde as psicoterapias tradicionais até outras terapias mais atípicas, mas também com ótimos resultados.
Então, vale a pena pesquisar mais sobre o assunto. Outra dica importante para diminuir o ciúme é ter uma comunicação assertiva. Relacionamentos com uma comunicação ruim têm muitos problemas e faz com que o ciúme do outro aumente ainda mais.
Para ter uma comunicação assertiva, primeiro precisamos ter clareza do que está acontecendo dentro da gente. Isso significa que precisamos entender o que realmente estamos sentindo, qual foi o fator externo envolvido e qual foi o significado que demos àquele evento. Quanto mais autoconhecimento, mais fácil identificar esses pontos.
Nesse momento, às vezes precisamos ficar um tempo sozinhos para fazer esse trabalho de investigação. Pode levar alguns minutos, horas ou até dias. Depende de cada um e de cada caso.
Depois, é importante conversarmos com nosso parceiro, sabendo expressar com assertividade nossos pensamentos e sentimentos. E, se for o caso, também mostrando exatamente o que necessitamos da parte dele para que aquilo não volte a ocorrer. Em alguns casos é uma atitude de nosso parceiro que não está sendo muito legal mesmo.
Mas em outros, é algo 100% interno nosso. Aí, o foco deve ser trabalhar mais o autoconhecimento. Uma ferramenta muito boa para todo esse processo é a Comunicação Não-violenta e nós já falamos sobre ela aqui no canal.
Vale a pena conhecer. Mais um ponto muito importante que vai ajudar a lidar melhor com o ciúme é se desenvolver constantemente. Interna e externamente.
Quando você foca em se desenvolver, sente mais prazer na vida e se sente uma pessoa interessante, e isso melhora sua autoestima e autoconfiança, o que faz você parar de mendigar afeto. A pessoa que está com você tem que te achar interessante. E isso tem que ser recíproco.
Porque no momento em que essa admiração acaba, seja de um lado ou de ambos, qualquer relacionamento acaba. Portanto, faça coisas que são importantes para você. E incentive o outro a fazer o que for importante para ele também.
Desenvolvendo o autoconhecimento você vai saber quais são seus valores mais profundos e o que te move nessa vida. E, então, você deve seguir nessa caminhada de crescimento constante. Apenas cuidado para não achar que “crescimento constante” está apenas ligado a crescimento financeiro, estético, status, fama e poder.
A caminhada é bem mais profunda. Outra dica muito valiosa nesse processo é entender que ser ciumento e controlador não impede uma traição, apenas te deixa mais neurótico. Em geral, pessoas ciumentas acham que precisam estar o tempo todo alertas, para que não sejam traídas.
Mas isso é uma ilusão. Quem quer trair, vai trair. E o erro não é seu, mas sim do outro.
Vale se fazer uma pergunta: por que você tem tanto medo de ser traído? O que a traição significa pra você? Traição é apenas a quebra de um acordo.
E pode vir de pais, filhos, irmãos, amigos e até mesmo de funcionários e sócios de uma empresa. Será que você também age da mesma forma com todo mundo por aí por medo de ser traído? Aposto que não.
Provavelmente você deu algum significado diferente para a traição em um relacionamento amoroso. Vale a pena investigar isso. Pense comigo: se você tem que andar com uma coleira em alguém, é porque aquela pessoa não quer estar ali, concorda?
Então, fica a pergunta: por que você gostaria de ter ao seu lado uma pessoa que não quer estar ao seu lado? Tudo isso só pode ser insegurança e medo de que mais ninguém te queira. Então, voltamos ao autoconhecimento.
Deixe ir quem quer ir. E deixe ficar quem quer ficar e te gera valor. Foque em se desenvolver e se tornar uma pessoa interessante, e certamente terá boas pessoas querendo dividir a vida com você.
E por último, mas não menos importante, é também saber aceitar que nada é fixo nem permanente. Pessoas mudam, desejos e sonhos mudam e relacionamentos acabam. Hoje podemos ter um sentimento muito forte por alguém, e daqui algum tempo esse sentimento pode acabar.
Aceitar isso é importante para viver em paz. Se você tem muito medo de viver sem o outro, talvez você o esteja usando como muleta emocional. E isso é péssimo para o seu crescimento e para o do outro.
É importante saber que existe vida além daquele relacionamento e novos caminhos também podem ser incríveis pra gente. Amor de verdade é querer que a outra pessoa seja verdadeiramente feliz, seja ao nosso lado ou não. Portanto, só de caminhar com essa leveza no coração, já fará com que você seja menos ciumento.
Se você aplicar essas 7 dicas em sua vida, aposto que seu ciúme vai diminuir muito, seus relacionamentos vão melhorar e você vai conseguir viver com mais leveza e confiança. Duvida? Aplica e volta aqui pra me contar!
E você, é muito ciumento e sofre com isso? Como tem lidado com o ciúme? Está em um relacionamento onde o outro é muito ciumento e te sufoca?
Compartilhe sua experiência com a gente, assim outros podem se beneficiar também. E não esqueça de ver os conteúdos complementares que estão aí abaixo na descrição do vídeo. Por hoje é só!
Se você gostou do vídeo, curte, para eu saber que está ajudando de verdade. E não esquece de se inscrever no canal e marcar o sininho, porque vem muito mais conteúdo bacana pela frente. Um lindo dia pra você e até o próximo vídeo!