JÜRGEN HABERMAS PARA O ENEM

107.74k views2476 WordsCopy TextShare
Parabólica
Conheça o pensamento de Jürgen Habermas para o ENEM e outros vestibulares. Conheça o História 10 e ...
Video Transcript:
e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou o pedro rennó professor aqui do canal parabólica é uma aula hoje que vem muito bem a calhar para você estudar para as suas provas para o enem para o vestibular ou para a escola mas também é uma uma aula que ele vem muito bem a calhar principalmente pelo momento que nós estamos vivendo no brasil tudo bem a gente vai falar de eur habermann é o filósofo alemão nascido lá em 1929 que pertenceu a segunda leva ou a segunda geração
da escola de frank forta então ele é um filósofo barra sociólogo que é atual inclusive ele está vivo filósofo a mesma ele está lúcido é um cara muito interessante é um cara muito legal de se estudar ele pertençam a segunda leva aí a segunda geração da escola de franco e nasceu em 1929 muitas coisas passarem aí pela história e ele contribui hoje significativamente para estudar sociologia para o estudo a da filosofia e principalmente pela sua a sua magnitude a magnitude de sua obra para poder falar sobre democracia por isso é uma questão muito atual por
isso é uma questão que está sempre em discussão ainda mais hoje no brasil a gente vai falar dele eu demorei pra transversal vocês pediram muito pra falar sobre o habermas eu demorei justamente porque ele precisa estudar bastante para poder trazer as aulas aqui pro parabólica então eu tive todo um preparo para poder falar ainda mais como falei pra vocês nesse momento que a gente está vivendo hoje não pode sair dando canelada de qualquer forma certo mas há o seu trabalho é muito interessante vamos começar então ele é um pertencente a segunda leva né a segunda
geração da escola franco quer dizer que ele ele segue uma linha a inicialmente que a gente vai falar ele tem uma influência muito grande de adorno e horkheimer que a gente fez inclusive aqui sobre a escola de franca a gente falou de adorno ou kaymer que a gente falou também do walter benjamin a gente trabalha com aquela história de indústria cultural a aura nec foi muito bacana eu vou deixar aqui no card para vocês estão chegando agora no canal ainda não viram essa obra que é muito interessante importante ajuda a fazer a redação o abel
mas também ajuda a gente mas como ele é da segunda geração ele ele não é igualzinho né adorno locais mesmo os caras que fundaram escola de frango ele faz suas críticas não seria da segunda geração ele sim conheceu chegou a trabalhar nele era mais novo não chegou a trabalhar acho que convocará m mas ele faz as suas críticas e é a sua crítica basicamente é a base do seu pensamento vou explicar isso pra vocês se vocês lembrarem da nossa aula de de escola de franca a gente falou dos fundadores que eles têm um trabalho né
e que inclusive está em domínio público que chama se dialética do esclarecimento que a o esclarecimento seria basicamente a razão seria o conhecimento ea dialética seria contradição dessa razão eles defendem ano na escola de franco na primeira geração da escola de frankfurt que o conhecimento ele é totalitário vocês lembram que você adquire a razão pra poder ter poder sobre o outro você adquire razão pra poder de certa forma tem um domínio sobre o outro né então é o que a gente vai chamar e e de razão um instrumental tá a razão instrumental toda forma de
razão lá na primeira geração da escola de franco é ele também trabalha faz as críticas olímpicos e em marx e também em ver que as críticas que ele que a razão instrumental é basicamente uma forma de ter um objetivo bem específico buscar conhecimento é para ter um objetivo bem específico e aí eles fazem as críticas e eles têm um certo pessimismo a escola de funk franco a primeira geração trabalha com uma idéia de um certo pessimismo que toda essa nossa razão é muito baseado inclusive emitir que toda a nossa razão essa razão que a gente
busca nesse conhecimento que é pra dominar a gente acaba destruindo as suas idade eles fazem uma crítica à sociedade capitalista porque os membros aí da primeira geração de franco eles passaram inclusive pela primeira guerra mundial onde a gente vê começando a surgir armas químicas e eles passaram pela segunda guerra mundial onde a gente vê armas nucleares e de destruição em massa eles viram o holocausto e eles que trabalham com aquela idéia de que hitler não era um ser demoníaco assim isolado no mundo que surgiu se hitler era um ser racional que utilizou de sua razão
para poder destruir então eles fazem essa crítica fazem a crítica inclusive na razão sendo utilizada na arte de forma a aaa de forma a se lucrar assim dominar através do dinheiro através do lucro e oab irmãs ele meio que vai na contramão do que a primeira geração está falando tudo que eu falei agora vocês é a escola de frango foi a primeira geração o habermann se ele não quer essa razão instrumental ele faz uma crítica essa razão instrumental e é aí que a base da sua filosofia e é aí que a base do seu pensamento
ele vem com uma teoria para a gente tem muito interessante e bem reflexivas se chama teoria da ação comunicativa o que ele está querendo dizer que o diálogo a busca pela razão ela não pode ser tão simples assim a nossa razão a nossa forma de aprendizado não pode ser simplesmente é baseada em buscar poder o conhecimento não pode ser baseado nisso então ele acredita ele é um filósofo é um sociólogo que acredita muito no diálogo ele alerta a gente nem fala pra gente que a comunicação é a nossa forma de expressão mais apurada é a
melhor maneira ea forma com que nós mais nos expressarmos e isso é verdade a comunicação é a forma que você mostra o que você quer é a forma que mostra o seu sentimento comunicação ela é a base da nossa de tudo da nossa linguagem certo então ele trabalha com a idéia oscar conhecimento ele defende a idéia na verdade de que a gente tem que usar o nosso conhecimento deve usar a nossa comunicação baseada numa razão mas para buscar principalmente as coisas boas da sociedade e não dominar então ele faz uma crítica essa razão instrumental ele
faz essa crítica ao pessoal pessimista é que ele alerta é fazer esse pessimismo da primeira geração da escola de franco a gente tem que buscar diálogo que através do respeito a gente tem que buscar esse diálogo que é muito importante porque é para através da nossa comunicação que a gente constrói uma sociedade melhor então ele trabalha com uma ideia de ética ele está ligando nossa comunicação ele está ligando o nosso diálogo na concepção ética que a gente deve comunicar a gente deve debater isso é saudável ea gente tem que discutir a moral a gente tem
que discutir essas coisas mas através de muito respeito o ser humano precisa ser livre para comunicar é então é muito importante isso porque aí ele vai ser um grande defensor do sistema democrático ele vai ser um dos grandes expoentes que vai defender essa democracia que está aí ele vai falar pra gente que ele defende essa democracia deliberativa e o que significa isso é uma democracia que é feita através de escolhas das plantas das pessoas mas é uma escolha através do respeito através da ética através do diálogo certo uma democracia deliberativa ele atenta né ele mostra
pra gente que é importante participar democraticamente dialogando democracia também não pode se resumir apenas ao voto né a democracia representativa de que o candidato ele fala tudo o que ele quer que ele vai fazer e você vai lá e vota nele depois você deixa o cara e aí se ele não fizer tudo bem você escolheu ele agora você pode reclamar pode mas ele não está sendo legal ele acha oab mas ele defende que através desse diálogo através de toda a comunicação potencial da comunicação que a gente tem a gente deve construir essa democracia a gente
precisa de debates públicos a gente precisa de diálogo não significa que você não ele não é contra necessariamente a democracia representativa que você escolhe alguém mas ele acha que o diálogo deve ser aberto como um todo nessa democracia certo ele precisa ele fala pra gente que a gente precisa participar tá e através da comunicação que nós chegamos a um consenso é o termo que ele usa através dessa comunicação toda a gente chega num consenso a gente consegue discutir as coisas a gente consegue melhorar a nossa sociedade então ele foge um pouco desse pessimismo da escola
de franco dessa razão que sua busca que eles falam que a razão infelizmente só buscou o poder ele acha que a nossa razão a nossa comunicação nosso diálogo deve buscar na melhoria da sociedade viver em harmonia através de um consenso certo através de uma ética só que a gente pressa em meio à tensão quando a gente vai falar sobre isso às vezes fica parecendo que então você pode falar qualquer coisa na democracia utilizando a comunicação então é uma parte que eu alerto muito vocês têm que tomar muito cuidado o fato de você do habermas defender
que a gente deve ser livre para se comunicar porque essa é a nossa melhor forma de de expressão não significa que você vai sair fazendo por exemplo discurso de ódio e isso não é democracia certo então o habermann ele mostra pra gente que existem alguns métodos existem alguns parâmetros existem algumas regras mas fique tranquilo não é empurrada e de tirar o direito democrático são regras que vão fazer bem para essa democracia ea gente vai definir essas esses pequenos pontos aí em quatro partes que ele alerta para a gente inclusive a parte que vem muito a
calhar nesse momento que a gente está vivendo atualmente certo então vamos lá o nosso diálogo a nossa comunicação a nossa forma de se fazer a democracia de construir na sociedade precisa ter algumas pretensões a primeira que ele vai falar pra gente é a pretensão de inteligibilidade preste atenção não é complicado entender agora de maneira muito simples o que seria a pretensão da inteligibilidade atua comunicação ela precisa ser inteligente je o que significa isso deve ser de fácil acesso deve ser clara com que todos entendam o que você está dizendo porque se você usar termos que
são fora por exemplo do comum que ninguém vai entender não adianta nada se comunicar já tentaram conversar com uma pessoa às vezes que ela tem dificuldade de se comunicar às vezes não consegue entender certo então é preciso ser inteligível é preciso saber se colocar de maneira de certa forma a simples ou didática para isso pretensão da verdade é o segundo ponto a segunda pretensão que ele fala que a gente tem que ter e o nome já diz nós precisamos ser verdadeiros do que a gente comunica a gente precisa ser de fato é passar informações verdadeiras
por isso que eu falo que o abel mas ele tem muita muito o que dizer sobre o nosso momento atual a gente está vivendo uma fase muito grande que é a fase das fake news e surgem fique news e não é só nesse processo eleitoral que a gente está vivendo a gente tá vivendo essa fase da sua equipe já tem muito tempo surf news e qualquer assunto não é no brasil e no mundo e para trabalhar por exemplo com um mídia para trabalhar é com com meios de comunicação veículos de comunicação o águia mas tá
falando que a gente precisa ser verdadeiro a gente precisa na verdade tentar buscar a verdade passar as informações verdadeiras comunicar de forma verdadeira a terceira forma de prevenção é a pretensão de sinceridade passar de forma verdadeira mas ser sincero no que você fala mostrar o que você de fato está sentindo e o que você acredita ser verdadeiro pra passar informação verdadeira e se é sincero é nisso que você de fato acredita então você vai falar você é sincero ea quarta forma que é muito usada no direito é a forma de pretensão de correção normativa o
que significa isso a forma de prevenção de correção normativa você precisa não pode tirar as suas palavras de um contexto você tem que estar dentro de um contexto você precisa que aquilo que você está falando está seguindo por exemplo está discutindo a questão da justiça está discutindo por exemplo na questão a directora para a população então seja é direto nesse sentido e siga por exemplo os parâmetros que aquela situação exige não fugir do contexto então gente percebe que o abel mas ele é muito interessante porque ele é um grande defensor do consenso adquirido através do
diálogo para construir essa democracia e para ele essa democracia verdadeira problemas o mundo tem solução ele é defensor de fato da democracia nesta democracia deliberativa onde as pessoas de maneira com essas pretensões verdadeira sinceras vão construir a nossa sociedade certo eu acho muito interessante é um sociólogo atual é um céu social muito importante para a gente entender um sociólogo que busca de fato o diálogo então você já sabe que se ele busca o diálogo é o consenso ele é contra qualquer tipo de agressão tão diz nem ficar dizendo muito aqui que ele viu o fascismo
ele viu fácil porque ele nasceu na alemanha em 1929 então ele presenciou a segunda guerra mundial não precisa nem dizer que é contra isso é contra qualquer tipo de forma que se prega a violência ele é defensor da comunicação certo eu espero que vocês tenham entendido espero que vocês tenham gostado porque o alemãs apesar de ter sido muito pedido aqui ele é pouco conhecido entre o grande público mas ele é importante para discutir sociedade para discutir democracia ele é muito importante por exemplo o caso da minha formação como professor para discutir educação sabe eu tive
que ter um contato com apenas para discutir a educação através do diálogo através das maneiras interdisciplinares de se construir conhecimento certo gente eu foi um grande prazer é um social que eu gosto bastante e eu acho que tem muito bem a calhar para esse momento deixe nos comentários aí as suas dúvidas críticas sugestões sempre com muito respeito o diálogo é o que move a nossa sociedade foi um grande prazer grande mesmo fui
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com