Entenda HABERMAS e a ÉTICA do DISCURSO

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Básico de Filosofia
Jürgen HABERMAS (1929 -) é um importante filósofo alemão que contribuiu para soluções de problemas c...
Video Transcript:
e nesse vídeo você vai compreender a ética do discurso uma teoria do filósofo alemão jürgen habermas e que é importante para nós compreendemos o mundo contemporâneo vem comigo é olá seja bem-vindo ao canal básico de filosofia esse é um canal com conteúdo de filosofia voltado a estudantes de educação básica eu sou rafael professor de filosofia no ensino fundamental e no ensino médio quem é yuri ravem mas ele é um filósofo alemão que nasceu em 1929 da data de seu nascimento você já pode perceber que o contexto histórico vivenciado por ele na sua infância e adolescência
é de grandes acontecimentos na europa e esses acontecimentos vão marcar a sua teoria então o leão filósofo contemporâneo o que discutir os problemas do nosso mundo contemporâneo e ele vai fazer uma retomada do projeto da modernidade com projeto de razão contudo a razão não vai mais ser algo reflexivo mas para o rabo e mas a razão vai estar fundamentada no consenso vamos compreender a ética do discurso ela pode nos ajudar a solucionar problemas do mundo contemporâneo através da comunicação então rabi mais barreto tomar um conceito de razão mas não há razão em cima em cima
uma razão comunicativa essa razão comunicativa no rabi mas ela estabelecida mediante o diálogo ea interação entre os indivíduos e esse diálogo diálogo interação ele deve ser realizado sem pressões de sistemas externos pressões e sistemas políticos e pressões sistemas econômicos por que esse tipo de pressão pode privilegiar interesses particulares a razão comunicativa ela vai ser processual porque ela é estabelecida mediante esse diálogo mediante a interação entre os indivíduos e uma coisa muito importante é que eles devem ser capazes de se posicionarem criticamente em relação à norma se posicionarem criticamente nesse diálogo então onde estaria a validade
da norma a validade da norma ela está no consenso nesse consenso que foi gerado mediante todo esse discurso anterior mediante esse diálogo então esses indivíduos ele se posicionaram criticamente e a partir desse posicionamento e chegaram a um consenso aí que fundamenta a validade da norma através do consenso proporcionado por esse diálogo sem pressões e sistemas externos sem pressões sistemas políticos 100 pessoas sistemas econômicos um diálogo em que a razão comunicativa ela acontece você pode perceber que a subjetividade ela se transforma em intersubjetividade através desse diálogo interação entre os indivíduos isso nos leva a pensar numa
ação comunicativa ação comunicativa ela pressupõe o entendimento entre os indivíduos e ela pressupõe que esses indivíduos se posicionarem criticamente através de argumentos racionais e que ele se convenção ou deixam ou se deixa em convencer por argumentos fortes argumentos válidos e argumentos racionais então tudo isso nos leva a um consenso ao estabelecimento de uma razão comunicativa que nos leva a uma ação comunicativa ao consenso pensando na válida a forma ela se dá a partir do consenso dos indivíduos então até que ela possa ser universalizável então que nós temos aqui uma diferença do projeto da ética do
cante que a ética do cante se fundamenta numa razão reflexiva então o indivíduo é capaz de compreender por ele mesmo aqui para o rappi mas a validade da norma se fundamenta de uma universalização mas que até que ela possa ser aceita por todos então é a partir de um consenso a ética do discurso pode ser resumida em quatro etapas então nosso primeiro temos o conflito o conflito essa divergência de opiniões isso nos leva a segunda etapa que é a discussão que é o diálogo que é o debate a terceira etapa seria o consenso provocado por
esse debate provocado por essa discussão ea quarta e última etapa seria a universalização aceitação dessa norma que foi discutida anteriormente ea universalização dela válida para todos isso que se dá a validade da norma aceitação e nós temos as quatro etapas que é o a discussão o conflito depois nós vamos usar discussão depois da discussão você vai ao consenso depois do consenso você chega na universalização da norma da regra você pode perceber que esse tipo de pensamento a pensamento democrático que leva o mundo da sociabilidade o mundo da cooperação m fundamenta e muito as concepções da
onu das organizações organização das nações unidas a está como pressuposto também e diálogo no direito internacional eu espero que você tenha compreendido esse vídeo compreendido a ética do discurso no rabi mas nos vemos no próximo vídeo até mais
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