oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui do parabólica para mais uma aula de filosofia quinta-feira é dia de filosofia vocês bem sabem disso de tomar aguinha aqui estamos com gelo dá para a gente falar sobre o epicurismo riso um filósofo rio epicuro de samos né é muito importante é muito interessante é muito legal eu tenho certeza que muita gente vai se identificar com a obra dele é um filósofo pertencente aí as escolas helenísticas certo então já se inscreve no canal se ainda não
for inscrito curte rumo aos 500 caos 500 mil inscritos mais bonito falar meio milhão de escrito a gente tá chegando falta muito pouco quem sabe até o final do ano né tem história geral brasil filosofia sociologia conteúdo completo para o enem demais vestibulares fomos juntos pro enem demais vestibulares certo então gente vou falar então de do epicurismo epicurismo é uma doutrina filosófica que é fundada pelo epicuro de samos filósofo do século 5 antes de cristo ele tá mais precisamente ali entrando no período helenístico que eu já falei o que é o período onde a grécia
olá em atenas né a gente costuma usar bem caso de atenas porque a democracia ateniense perde o sentido porque é dominada pelo império macedônico de alexandre o grande o felipe segundo alexandre o grande e o epicuro de samos é um sábio um filósofo desse período aí da escola das escolas helenísticas fundador dessa doutrina filosófica o epicurismo que leva o seu nome mas a escola dele se a gente for tiver que falar uma de uma escola física assim como platão tinha escola de atenas que eu falo a estrutura o nome da escola e o aristóteles por
exemplo de um liceu foi epicuro ele tinha o jardim a escola dele chamada mas vocês podem definir como uma doutrina onde é ensinado essa doutrina epicurista que a gente vai ter outros filósofos seguindo também bom e logicamente que chegou uma moto eu tô gravando na sala né a hoje tá tendo obra aqui no para ele alguma coisa assim bom uma coisa importante pra gente definir aí a filosofia epicurista ela vai focar muito na praticidade do viver tá isso na verdade é uma característica que a gente tem na escola helenística é que eu já falei para
vocês existem a escola as escolas helenísticas tem várias escolas que vão pensar o no fim muito próximo não é o mesmo mas é muito próximo que a busca por felicidade é a questão é que alguns vão vão pensar diferente de como chegar a essa felicidade a gente vai ver como que epicuro pensa sobre a vida como chegar na sua felicidade então a busca da escola epicurista é ataraxia é a viver sem grandes surpresas é a ausência de inquietude que que é isso ficar tranquilo e não ter essa inquietude esse negócio logo já eu preciso disso
preciso daquilo que a gente vai ver como funciona isso então eu colocava na praticidade como você pode viver tá então é uma filosofia que prega é uma filosofia de vida na verdade e como que se chega a essa essa tar axia me desculpem ele vai falar para gente que a gente nós seres humanos somos dotados de desejos nós temos desejo sabia disso é real você tem desejo desejo fazer alguma coisa desejo de ficar à vontade para outro lugar ele fala para gente que existem três formas de desejos a primeira forma de desejo que a gente
vai colocar aqui são as que te levam a ataraxia a ausência de inquietude te levam a tranquilidade é uma felicidade consequentemente então são os desejos naturais e necessários quer algo mais natural e necessário do que o desejo de se alimentar beber dormir então você enquanto ser humano você precisa comer você precisa beber né água e você precisa dormir e isso é natural a todos os seres humanos não existe o ser humano que passa quatro cinco dias sem dormir sem comer e tá tudo ok até então eu não tenho notícia disso mas que passa quatro cinco
dias está tudo ok se vocês gostam eu sei que vocês gostam de usar os exemplos da minha vida né eu acho que nesse caso nem nem são mesmo todo mundo vai ter um exemplo disso mas eu trabalhando a obra começou ali embaixo eu trabalhando é muito nas tempos de escola e de um cursinho quando eu comecei a reduzir eu procurei o médico porque eu tava muito mal acreditava sair daquela situação procure um psiquiatra eu tava fazendo tratamento porque eu precisava sair eu tava muito desorientado o nível de estresse muito grande e chegava em casa quase
meia-noite para levantar as quatro horas da manhã e aí eu falei eu preciso em dois dos cursinhos que eu coleciono ou do da escola no ensino público e o escolher a escola alguns achados na época que eu tô tá pirando porque mas não funcionar público mas é que o meu caminho é por cima o meu caminho é direcionar nesse sentido meu caminho é isso que a gente sabe aqui hoje né e aí o capsi que atua estava me questionando sobre isso sobre por causa da importância do sistema um pouco mais estável que seria ensinou o
concurso né que eu tinha e aí quando eu falei para ela tinha me perguntado quando eu ponto que eu dormia eu falei assim eu durmo duas três horas por noite aí afora então a gente já tem que repensar sua vida mesmo alguma das coisas você vai ter que sair algumas coisas vai ter que sair já que você não tá tendo tempo nem para dormir então é um desejo mas é mas não desejo e necessidade e ao mesmo tempo então desejo que eu tinha aqui dormir mais tranquilizar os minha vida tá muito tranquila não tô falando
que tá perfeita tem muita coisa conquistar a resolver a melhorar também mas ele é mais do que isso ele é necessário então o epicuro né ele fala que a gente tem garantia isso alimentação a a bebida né se hidratar e dormir não só não são só esses tava somos os maiores exemplos que a gente pode dar o naturais e necessários a existem também os desejos agora os dois próximos são os que ele fala que a gente tem que evitar para chegar essa tarax ia tá os desejos que são naturais mas não são necessários ele é
natural a você mas ele não é necessário para a gente trazer para exemplos próximos a comer consumir supérfluos a comer em excesso a beber em excesso bebê consumir bebida alcoólica que não é necessário certo ah então ele fala que quando a gente está chegando nessa parte do exagero a gente tá ah tá saindo dessa justa medida que o aristóteles adorava falar sobre a justa medida então a gente já tá afastando da ataraxia né do e dessa ausência de inquietude então tudo bem comer é natural ao ser humano mas comer além do que você precisa não
é necessário então é o desejo que é natural comer bebê mas além do que você precisa não é necessário sabe eu confesso que eu tenho tentado seguir essa essa ideia principalmente agora desse período de isolamento social acrescentar não consumir tanto a o que não é necessário é uma luta não é fácil existem outros fatores fatores muito mais além disso né inclusive fatores psicológicos mas enfim são desejos são naturais mas não necessário existem também os outros desejos que ele fala que a gente tem que evitar que são os que não são nem naturais a você nem
necessários eles não são naturais cobiça inveja o consumo exacerbado não é natural de sua parte e também não é necessário então ter inveja do outro não é natural ao ser humano segundo o epicuro a cobiça querer alguma coisa cobiçar algo muito não é natural ao ser humano isso é tudo eu processo de uma construção que a sociedade coloque você vai querendo querendo que ele não é natural então a gente tem que evitar nesse sentido então lembrando os desejos que ele fala que a gente tem que seguir são os únicos são os naturais e necessários os
básicos certo tranquilo só que tem mais ele fala para a gente também para unir toda essa doutrina essa doutrina epicurista sua filosofia do jardim para te seguir buscar ataraxia ele vai falar um pouquinho de deuses aqui para gente sobre corpo sobre a alma sobre medo que eu acho que é bem interessante né é como eu falei para vocês é uma doutrina prática pro epicuro os as coisas que existam a água os nossos corpos principalmente para quem vai ser o grande foco aqui e a nossa alma ele então ele acredita na alma tá são formados por
pequenas partículas os átomos são partículas temos elas se movimentam elas estão sem constante movimentação só que de uma forma bem delicada e com essa movimentação dos átomos se constroem novas formas se destroem novas formas se criam novos corpos então nosso corpo nossa alma as coisas são formadas por essas pequenas partículas dos átomos segundo aí um epicuro e aí que interessante quando nós morremos significa que essas pequenas partículas que os átomos deixaram de se manifestar deixaram de se movimentar então eles começam a se separar certo então já que o nosso corpo formado por átomos a nossa
aula também formado por átomos sp e ficou eles são formados pelo mesmo material eles deixam de se movimentar deixou começa a se separar e deixa depois param significa que a morte do corpo também representa a morte da alma e o que que é isso representa que segundo a doutrina epicurista não ao pós-morte alma não transcede a alma não permanece porque se o corpo morre a alma também está morrendo e aí que tá onde que a gente encaixa isso na doutrina epicurista para buscar ataraxia durante a nossa vida não se preocupar com a morte porque segundo
ele a gente tem muito medo medo da morte mas não é o medo do ato da do ato de morrer não é medo do do fato morte a gente tem medo de deus isso a gente tem medo da punição futura dos deuses pós-morte será que eu não fui um cara legal a gente tá falando mundo grego tá isso é importante que a gente sai tá falando de deus é mas a então se a gente morre a gente fica com medo né de se pós-morte os deuses eles vão ver que eu não fui um grande um
grande leal a zeus ou alguma coisa assim ou miconia nesse pós-morte você mandou ele não tem como porque acabou amor acabou a nossa vida né os átomos deixou de se manifestar o nosso corpo morre a alma também morre então a morte para ele representa um nada não se preocupa buscar sua ataxia não fica pensando nos deuses para buscar suas ataxia não fique com medo da morte não tenha medo a gente precisa superar esse é o conceito dele superar o nosso medo da morte a gente tem que pensar nossa vida por isso que a filosofia epicurista
é uma doutrina prática viver aqui não pensaram depois significa que ele nega existência de deuses não é isso ele não nega a existência de deus inclusive ele acreditava que os deuses existissem porém ele não acredita que essa relação entre deuses os manos é como outros pensavam de deuses tendo a sensação e tendo a percepção dos seres humanos acompanhando a vida dos seres humanos para ele os próprios deuses eles não têm consciência da vida dos próprios seres humanos posso criação dos seres humanos eles não deixam não ficam ali em cima então você não precisa se preocupar
com punições não precisa ter medo para buscar a tua ataraxia o grande lance dele é essa justa medida essa vida sem excessos é fazer buscar só através dos desejos naturais e necessários certa bebê também dormir entre outros certo então tá aí eu expliquei para vocês aqui o epicuro é um filósofo bem interessante né é bem simples em tendências concorda comigo e el segmento aí das filosofias helenísticas é um rumo para buscar essa tarax ia né essa ausência de inquietude bom eu vou ficando por aqui go é feita a seguinte com vocês amo vocês de todo
coração do mundo um grande beijo fui