E aí [Música] Olá pessoal bem-vindos a mais uma aula da disciplina de interfaces humano-computador Então pessoal Pensa nessa aula a gente vai trazer aí acho que nesse mala bem gostosa porque a gente vai trazer exemplo sair de interfaces que são boas e considerada ruim ah é a gente tem uma frase outra frase célebre aí do peixe nylon onde ele fala que se ilustração e ansiedade fazem parte da vida diária de muitos usuários do sistema eles lutam para aprender linguagem de comando seleção por menu os pais presume-se que vão ajudar algumas pessoas enfrentam casos tão sério
de estado de choque diante computador pavor de terminais ou neurose de redes de computadores que evitam usar qualquer sistema computacional a gente vê que essa frase é uma fase de 1987 a gente incluiria novos paradigmas aqui né por exemplo e ele tá falando principalmente de linguagem de comando seleção de menos é onde a gente eu ia aí comandos por voz mas a frustração ainda continua né você fala muitas vezes para sua Aléxia se você tem um Alex ela não entende ou você está dentro do áudio seu relógio acha que você falou com ele e ele
começa a interromper sua aula e muitas vezes você desiste né você fica cansado e você desiste e muitas pessoas têm aqueles não há se jovens né as pessoas mais antigas preferem não usar em um tipo de sistema computacional então a culpa é nossa né O que fizemos de errado las interface desenvolvemos é um quesito importante não só em sofre mas em qualquer produto é a questão de qualidade né e uma das coisas que leva a classificar uma interface o sistema com uma interface uma interação ruim a questão da qualidade daquela intenção né O que é
considera que bom sistemas são aqueles usuário sofreu máximo tem alguma coisa computacional aí oferecido pelo pelo sistema então se você pensar por trás dessa definição né você vai ver que qualidade ela tá muito ligada a questões de requisitos é o que o usuário quer fazer usando aquele sistema Mais também fundamentalmente hoje em dia o castanho de adequação do uso né não necessariamente é hoje a gente tem muitos sistemas que fazem a mesma coisa né só que eles fazem a mesma coisa de maneira diferente e aí a gente vai acabar ficando com aquele que tá mais
adequado ao nosso uso né então a gente pensa em qualidade não só para uma função mas com esses requisitos né de adequação essa essa charge aí de baixo ela é bem interessante né Aquilo é é aquela visão de como nós vamos desenvolver o sistema nós vamos lá conversar com o usuário ou nós vamos desenvolver do jeito que a gente acha que deve né infelizmente não é que muitos desenvolvedores de sobra o tão eo desenvolvimento do jeito que ele acha que eu fui usuário vai pensar né E aí ele se engana muito porque ele não é
usuária do sistema dele ele é só uma porcentagem da população mundial muito pequena para ser tão representativa né achar que você que sabe tudo que usuário quer daquele sistema por isso aí também a gente vai vir algumas aulas a questão aí do Design centrado no usuário é uma questão importante Quando você pensa em soft é que os critérios de qualidade né adequação de uso requisitos eles são fundamentais Mas eles essa adequação né esses critérios dependem do contexto de uso a então não sistema de em tempo real por exemplo você vai ter que um atributo importante
de qualidade é ele rodar bem no Rider né não sistema de Missão crítica né um robô que faz uma cirurgia né é importante ele rodar bem no no rádio mas fundamentalmente importante ele trabalhar com precisão é fazer cortes precisos tá então isso mostra aqui dependendo do contexto de uso o requisito de qualidade pode-se modificar então por exemplo aqui um sistema educacional é fundamental que ele seja Fácil de usar e não sistema no Portal de Notícias desde que a gente tem aí na web é importante ele se fácil de alterar e defender né todo o momento
as pessoas e abastecem sistema precisam estar alterando esse sistema né estendendo Nossa informação ou seja o que eu sou quesitos de qualidade são diferentes né eles são priorizados de maneira diferente vai depender bastante do contexto então quando a gente fala em qualidade de uso vem principalmente a nossa cabeça questão de usabilidade né que está envolvida com a facilidade que a gente tem de aprender a o uso de uma interface e com aquelas satisfação subjetiva né do nosso usuário né o quão satisfeito com felizes como é adequado tá aquele uso né o quanto aquele usuário consegue
sentir né é outra questão que é tem sido levada para a questão de qualidade é a questão da experiência do usuário a gente tinha uma época na computação que a gente pensava em uso no sentido de a o sistema re a ação gera uma reação e uma interpretação se usuário interpretou corretamente ótimo estado é quado é mas na verdade a gente hoje vai além disso porque a gente sabe que essa relação ela gera expectativa ela gera emoções ela gera sentimentos Então hoje a gente está numa tendência a trabalhar também por questões de qualidade pensando em
emoções e sentimentos e chamavam isso mais do que uma interação uma experiência de uso uma experiência de usabilidade outra questão de qualidade que é importante a gente destacar é a questão de acessibilidade né no sistema com qualidade ele não tem ele promove acesso ele remove as barreiras que impede é qualquer tipo de usuário né a acessar a interface interagir com ela quando a gente fala disso a gente está falando de inclusão né O sistema permite não só quer algo mais que todos os lares consigam interação com ele e por último outra questão de qualidade a
questão da comunicabilidade né o uso de um produto EA criação do sistema e de acordo com design que desenvolve uma lógica né que permite Facilite você a desenvolver o raciocínio tomar uma decisão né isso também é uma questão de qualidade eu deixei alguns sites nesses slides para vocês acompanharem aí Alguns bons e maus exemplos de interfaces de usuário deve aqui e a gente vai tá falando de saco né a gente tem por exemplo como bons exemplos as interfaces desse grupo são pessoas da área de Universidade né pesquisadores da área de ir HC o site da
Apple que são conhecidamente aí bons exemplos de design de interface de usuário que comprar Em contrapartida a gente tem esses outros aqui debaixo que são exemplos de batizados a Inclusive tem prêmios né esse esse pessoal é promovia um evento que dá como resistir o prêmio Nobel eles davam o pior site o site que mais estava então eles davam lá e prêmios nela após essa mar bom então aqui só para exemplificar né eu tirei lá do site da Apple uma interfacil se vocês sentirem olharem nessa que é fácil né Tem coisas fundamentais que a gente vai
desenvolver junto durante o curso né Qual é o foco Central desta interface né o produto a ser vendido é o celular então você vê que ele não tem mais nada e volta né então é uma interface e chama sua atenção porque é importante chamar naquele caso né Ela é uma interface colorida mas colorida de uma maneira elegante né uma maneira Clean né então é são questões assim e vamos fazer a gente gostar ou não dessas interfaces né é uma 300 look e eu achei bem interessante que eu trouxe para vocês essa segunda interface aí do
site da Apple né você vem aqui ela apesar de ter vários elementos são elementos que não e entre si né ela tem um padrão né o o conjunto de informações localizadas especificamente em alguns lugares da tela né as cores são harmoniosas e elas trazem a informação que você precisa de um lado você sabe que você tá falando de música e no outro lado você sabe que você tá tá trazendo informações sobre TV né agora e Oposição a gente tem essas interfaces aqui que eu peguei daqueles dois sites de maus exemplos né esse aqui é aquele
que eu mostrei para vocês né se você explicar em aqui em cada um desses links vocês vão chegar a exemplos como esses aqui né Essa aqui é uma interface que não é um sai mas eu vou interface de uma geladeira vocês já devem ter visto né essa geladeira ela tem a opção de você trocar a por onde abrir essa geladeira tá mas o fato dela ter E aonde você colocar a mão na maçaneta da geladeira nos dois lados né te impede de saber qual é o que tá liberado para usar para abertura né então você
pode tentar dos dois lados né isso atrapalha bastante Todo mundo brinca né Mas a questão das granadas né ela tem uma interface linda bem né difícil de usar essa interface aqui vocês já devem ter encontrado possível pode ser no banheiro de vocês né quando você tem o shampoo e o condicionador exatamente iguais né E a única coisa que diferencia o shampoo do condicionador é o nome que tá escrito no rótulo só que a gente tem que lembrar que quando a gente está tomando banho e usando esse tipo de produto a gente normalmente tá né cara
olho fechado sabão caindo né E você tem que ler para não colocar xampu duas vezes eu colocar errado né bom então é o tipo de hoje tem umas indústrias em algumas empresas então modificado dela shampoo fica em pé e condicionador ficar deitado né a tampa para baixo para tentar evitar esse tipo de confusão tá agora pensando interface de usuário né Acho que não precisa nem destacar Mas você ver a quantidade excessiva de informação e cores né muito diferente daqueles sites lá da época onde você tinha outra informação né leves more é uma frase célebre ela
para diretriz aí o uma recomendação dos pesquisadores da área né aqui você teu a contradição disso muita informação muitas cores e você não tem um foco né nessas interface é outras exemplos avançado sair de interface Aqui vocês têm as luvas táticas a festa né Ela é de realidade virtual e tem a questão de robótica também envolvida né elas foram inventadas um objetivo de imitar né é a sensação de toque dureza maciez elasticidade é a sensação do tato a usar essa realidade virtual as luvas ela simula essas sensações bloqueando e desbloqueando as articulações aí do dedo
do usuário em diferentes graus é conforme ele consegue interagir com os objetos aí durante a experiência de realidade virtual Então se vocês clicarem neste site vocês vão encontrar um demo dessas luvas e o apresento O interessante é exemplo a ido vitotti né um exemplo de interação para tela de touchscreen de aplicativos móveis né nesse caso né se você explicar e no link vocês vão encontrar mais informações a Detenção para toque ela é pensada para ajudar o smartphone a como se ele tivesse lendo a sua mente né quando é iniciado o telefone preto toque ele deve
conseguir entender como usuário está segurando e quais aqueles dedos que estão se aproximando da tela né para prever o que o usuário vai fazer né como se você tivesse uma sensação né aquele calor da sua mão né indicando aonde você vai tocar para o usuário responder antes mesmo que você consiga tocar é isso daria a sensação de que seu telefone tá conseguindo ler e a sua mente enquanto executa ações antes mesmo de você dá aquele toque aquele comando Claro Bru smartphone o seu telefone e é esse é um outro exemplo tá ele é um exemplo
que a gente chama ideli para interagir é também uma interface touch um papel orgânico como a gente viu na aula passada né aqueles dispositivos né aquele as interfaces que são finas como um papel né e ela é uma tentativa de digitalizar os papéis né transformar em tela sensível ao toque essa nova tecnologia né ela supostamente vai dar o papel a capacidade de sentir o que está a seu redor e responder por exemplo a comandos de gesto bem como a gente tentar aí em desenvolvimento de aplicativos para a internet das coisas é a ideia é você
conseguir conectar o mundo físico e o mundo digital né através de uma detox não é isso seria muito interessante você pode ir aí começar a pensar que é Linde você conseguir né Colocar a parede na sua casa de vez de ter um interruptor que você conseguir ligar e desligar as luzes da sua casa né no papel de parede imagina que legal você ficar passando fio e colocando tomadas né você também conseguiria pensar ou não exemplo por exemplo aí o maestro né uma partitura né ele podendo aí agitar sobre a tela né a partitura E aí
você conseguir interagir com a varinha mestra de bastante inovador é então é isso pessoal com esses exemplos e com s é exemplos bons e ruins né a gente espera que vocês consigam é começar a desenvolver Essa visão crítica sobre a questão das Inter faz né existem interfaces distribuídas em todos os lugares né e o que que é bom que que é é interessante a gente saber porque que aquilo muitas vezes está deixando a gente cansado e frustrado né ao longo das próximas aulas a gente vai falar mais de questões aí da área para que vocês
consigam avaliar esse Sensações E essas sentimentos que a gente fica depois de um dia de trabalho interagir com diferentes estilos bom obrigada e até mais tchau tchau tchau E aí E aí E aí [Música]