Rev. Augustus Nicodemus| Lucas 1:26-38 | 08.12.2019

36.19k views6825 WordsCopy TextShare
Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
Rev. Augustus Nicodemus| Lucas 1:26-38 | 08.12.2019 Sigam nossas redes sociais, curtam 👍🏽 nossos ...
Video Transcript:
é desse dia e recebemos a todos vocês com muita alegria mais uma vez esse culto que nós prestamos ao nosso deus nós queremos também saudar aqueles que nos acompanham online pela internet e desejar que a graça de nosso deus continue conosco ele que nós agora passamos para essa parte do culto que é disposição da palavra de deus queridos durante o mês de dezembro nós vamos interromper provisoriamente a nossa série de mensagens na carta de paulo aos efésios e nós vamos fazer quatro exposições nas narrativas da infância e do nascimento da infância do senhor jesus relacionados
isso porque conta da ocasião mês de dezembro é um mês em que geralmente nós celebramos o nascimento do senhor jesus então nós vamos focar sobre o que os evangelhos nos falam a respeito disso então durante os próximos domingos este domingo mais três que nós temos ainda no mês de dezembro o foco será o nascimento de jesus e eu devo me concentrar em lucas capítulo 11 e lucas capítulo 2 não dá pra esposa dois capítulos então serão quatro porções selecionadas hoje eu gostaria de falar sobre a mãe de jesus maria próximo domingo sobre o filho de
maria e jesus depois razões para celebrar o natal e por último a infância de jesus onde é que andou porque eles somem aos 12 anos de idade reaparece aos 30 então tem muita coisa aí a respeito de jesus que a bíblia não disse e que as pessoas inventam até teorias de que ele foi para a índia aprender artes mágicas que voltou com aquele poder de manipular mentes e fazer sinais e prodígios então tudo isso nós veremos mercê de deus hoje eu queria falar sobre anunciação que foi feita maria pelo anjo gabriel lucas capítulo de 26
a 38 os anos a leitura será o mesmo texto do próximo domingo só que hoje o foco vai ser maria no próximo domingo será jesus no sexto mês foi o anjo gabriel enviaram da parte de deus para uma cidade da galiléia chamada nazaré a uma virgem desposada com um certo homem da casa de davi cujo nome era josé a virgem chamava-se maria e entrando anjo onde ela estava disse alegra-te muito favorecida o senhor é contigo ela porém a ouvir esta palavra perturbou-se muito depois se a pensar no que significaria esta saudação mas o anjo lhe
disse maria não temos por que achaste graça diante de deus eis que conceberás e darás à luz um filho a quem chamará pelo nome de jesus este será grande será chamado filho do altíssimo deus o senhor lhe dará o trono de davi seu pai ele reinará para sempre sobre a casa de jacó e o seu reinado não terá fim então disse maria o anjo como será isso pois não tem relação com o homem algum respondeu e o anjo descerá sobre ti o espírito santo e o poder do altíssimo que envolverá com a sua sombra por
isso também onde santo que há de nascer será chamado filho de deus isabel tudo aparenta igualmente conceber um filho na sua velhice sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéreo porque para deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas então disse maria aqui está a serva do senhor que se cumpra em mim conforme a tua palavra e o anjo se ausentou dela vamos orar mais uma vez será feita pedindo a iluminação do espírito santo o deus querido nosso senhor pai do nosso salvador jesus cristo já chegamos a ti na manhã
desse dia alegres por estarmos juntos na tua presença como o corpo de cristo e nós queremos pedir que tu agora nos encaminha se nos orientes na compreensão da tua palavra obra para que nós possamos conhecer se melhor ao teu filho jesus melhora malu e servi-lo esclarecer a nossa mente sobre falsos ensinos que circundam e penetram a igreja para que tenhamos uma festa simples pura e bíblica iríamos pois que tu nos ilumine as fortalezas à medida que a tua palavra será explicada em nome do senhor jesus amém lucas escreveu esse evangelho o objetivo de instruir um
novo convertido chamado teófilo a respeito das verdades relacionadas com a pessoa e obra de jesus isso é claramente declarado aí no capítulo um dos versos de 1 a 4 lucas começa com a anunciação do nascimento de joão batista que foi feita a seu pai zacarias sair do verso 8 até o verso 23 e zacarias estava ministrando no templo quando o anjo gabriel e aparece ao lado do altar informa que ele na sua velhice sendo a sua esposa estéreo ainda por cima ele terá o privilégio de ter um filho e que esse filho seria precursor seria
aquele que viria na frente para preparar o caminho do messias zacarias responde a princípio com incredulidade visando mas como isso vai acontecer eu já estou velho e minha mulher estéreo e é castigado ficando mudo durante algum tempo até o nascimento da criança e isabel ao ouvir a notícia fica muito feliz vai para as montanhas alegre satisfeita crendo em deus e no sexto mês da sua gravidez pois ela engravida já estava grávida seis meses o mesmo anjo agora vai fazer uma visita só que desta feita na cidade de nazaré da galiléia e aí entra na casa
de uma moça virgem chamada maria e faz o anúncio de que ela vai engravidar do espírito santo e que aquele que haverá de nascer delas será o messias esperado pela nação de israel filho de deus o herdeiro do trono de davi essa é a anunciação que nós acabamos de ler aqui do verso 26 até o verso 38 a história do nascimento de jesus e particularmente o papel que maria sua mãe tem nas narrativas desde cedo começaram a causar discussões dentro da igreja cristã a respeito de quem era maria e do papel dela muitos pais da
igreja aqueles que vieram depois dos apóstolos tiveram muitas discussões e debates se jesus era o filho de deus isso significa que maria era a mãe de deus uma vez que era mãe de jesus e jesus era deus então isso deu briga e foi discussões e discussões intermináveis a respeito se maria podia ser chamado a mãe de deus ou não e aí se ela era mãe de deus porque que ela não poderia ser venerada por que nós não poderíamos a prestar-lhe respeito honra e até mesmo um certo nível de adoração com fortalecimento e o surgimento do
catolicismo romano a partir do século 4º especificamente mais diretamente partir do concílio de éfeso final do século 4º início do século 5o a pessoa de maria começou a se destacar dentro da igreja cristã especialmente diante dos demais santos a essa altura já tinha se desenvolvido o conceito de que aqueles homens e mulheres de deus que foram fiéis e servirão a deus a ponto de dar sua vida ou morrerem pelo evangelho eles teriam um status especial diante de deus e e os méritos deles acumulados formar uma espécie de tesouro de méritos que deus tirava para dar
aos pobres pecadores desfavor ácidos e essas pessoas então passaram a ser reconhecidas como medianeiras o mediadoras entre nós e deus por conta dos méritos que elas tinham acumulado e passaram a receber culto ea há algum tipo de adoração em que pese a essa altura o esforço da liderança da igreja católica para que não houvesse isso não é que é eles não queriam esse tipo de coisa mas não demorou muito que o catolicismo popular começou a se dobrar diante desses santos e especialmente depois que constantino declarou o cristianismo como religião oficial do império romano as massas
entraram nas igrejas sem conversão ignorantes completamente do evangelho tiveram a brilhante idéia de ajudar a instruir o povo através de figuras então vamos fazer a imagem desses santos com o objetivo de inspirar a devoção inspirará a vontade de fazer o que é certo para que o povo olhando essas imagens de gol assim eu quero ser como são pedro quero ser como são paulo quero ser como maria e aí colocar as imagens nas igrejas com o resultado aquilo que era pra ser algo didático acabou sendo motivo de adoração o povo dirigia orações as imagens o povo
venerava as imagens começou sistema de procissões e todo aquele sistema de adoração e dólar para que nós sabemos aconteceu durante o período medieval e maria começa a se destacar acima de todos esses santos exatamente porque ela era considerada a mãe de deus e aí próximo passo é se ela era mãe de deus e ela gerou jesus que não tinha pecado segue se que ela também não tinha pecado lógico se ela deu pra que jesus nascer sem pecado maria não podia ter pecado o próximo passo é declarar que maria ela não tinha absolutamente pecado nenhum então
em seguida ela foi considerada como o ímpeto porque a essa altura na igreja católica já havia se prevalecido o conceito neoplatônica o conceito do a lista da filosofia grega de que a matéria era ruim e que o espírito era bom então a casamento era um estado inferior ao estado de solteiro porque no casamento você tem envolvimento de corpos o solteiro não o corpo dele não se envolve com nada então ele está no estado espiritual superior e maria então pra que tivesse o seu status garantido assegurou se de que ela permaneceu virgem perpetuamente ou seja ela
continuou casada com josé mas não teve mais nenhuma depois que ela deu à luz a jesus e não teve relação nenhuma é com josé e eu com o homem nenhum tão a virgindade perpétua de maria foi também assegurada e ela se torna medianeira intercessora diante de deus especialmente junto a jesus cristo tudo por cristo em nada sem maria é o slogan então dos adoradores marianos em 1950 mais recentemente foi decretada a assunção de maria ea súmula papal que decretou a assunção de maria disse que ela foi recebida no céu completado o curso da sua vida
terrestre ela foi recebida no céu em corpo e alma e aí deixou em aberto se maria morreu ou não isso em 1950 bula papal diz apenas que completado seu tempo terrestre ela foi recebida no céu em corpo e alma então começam as teorias tem a teoria da dormição de maria que quando estava perto do fim da vida dela ela adormeceu num sono profundo e nesse estado de dormir são ela foi elevada aos céus onde está intercedendo pelos pecadores a outra teoria da igreja católica é que ela morreu mas o meia não estava presente quando ela
morreu quando ela ia morrer usar nós nos vieram em nuvens de todos os lugares onde estavam espalhados viajando em nuvens para o local da morte maria tomé como sempre chegou atrasado e aí abrir o túmulo de maria três dias depois para que tomé pudesse prestar um maria e eis que o túmulo está vazio maria tinha ressuscitado em subida aos céus exatamente como o seu filho então estas são as teorias e algumas idéias a respeito de maria maria considerada como medianeira intercessora ela é vista como padroeira ea igreja católica criou uma distinção na no culto para
poder acomodar a veneração dos santos e maria são três tipos de culto na igreja católica primeiro lá teria que é prestado somente a deus em cristo é a adoração plena somente deus em cristo podem receber aí tenha do lia que é serviço que é prestado aos santos então eles disse nós não adoramos os santos nós prestamos do lia porque lá teria é somente a deus ea jesus cristo como maria está acima dos santos mas não é deus então eles criaram criaram aí perdoaria que é o culto que é feito pra maria ou seja acima dos
santos mas não propriamente como deus e aí começam desde cedo começam as aparições de maria tão gente dizendo que maria apareceu maria surgiu em dezenas e dezenas de relatos de histórias de aparição de maria às vezes ela aparece de uma forma às vezes aparece em outra então às vezes ela parece como apareceu como afro descendente outras vezes aparece na forma de criança eu sei que os santuários a maioria são espalhados pelo mundo todo e geralmente com uma imagem comemorativa da aparição de maria aly informando romarias e peregrinações maria têm santuários dedicados a ela existe o
teologia toda uma teologia mariana dentro da igreja católica o fiat mariano é o nome que se dá a idéia de que muito embora tudo é mediante jesus e para deus maria que da unidade a igreja ela é expressão da unidade da igreja há toda uma tecnologia super é desenvolvido elaborada para o catolicismo clássico é claro que a grande maioria dos católicos não têm nem idéia disso eles não estudam não teologia anunciou os padres e uns poucos teólogos leigos que são realmente praticantes o católico comum ele simplesmente é ensinado a a fazer aquela até notei aqui
a fazer aquela aquela razão é que é tão é tão conhecido de todos ave maria cheia de graça senhora convosco medida suas vozes entre as mulheres meditel fruto do vosso frente já dentro jesus santa maria mãe de deus rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte amém e se a maria que é conhecida de todo brasileiro ele tem todos esses pontos da teologia da igreja católica responde maria ela é vista como cheia de graça bendito entre as mulheres mãe de deus santa intercede pelos pecadores agora e na hora da morte no catolicismo
popular é assim que maria é vista bom quando teve a reforma protestante no século 16 os reformadores rejeitaram veementemente não somente um culto à maria como também ocultar todos os santos eles tiraram da liturgia toda a referência é esse tipo de intercessão removeram das catedrais e dos templos as imagens de maria dos santos imagens de jesus inclusive e infelizmente o movimento ficou tão radical que chegaram a quebrar vitrais obras de arte belíssimas sobre o nascimento de jesus e sobre mariana é chamado movimento e conoco clássica especialmente é na a naná não na suíça mas na
irlanda e na escócia esse movimento às vezes se tornou violento de quebrar mesmo algumas obras de arte muito antiga e muito bonitas de tal a reação da reforma protestante contra a idolatria adoração desses santos e especialmente de maria a reação chegou a esse ponto que não era exatamente necessário os reformadores disseram que essas distinções de hiper do lia lataria e do lia isso era apenas semântica que na prática o que havia de fato era do coração de maria e dos santos ea confiança na mediação deles a esperança ea expectativa de que eles haveriam de interceder
diante de deus e tudo isso diminui a pessoa de cristo ano lava obra de cristo e era idolatria e deveria ser de fato banido de dentro da igreja cristã talvez por conta disso dessa reação violenta dos protestantes contra o culto à maria é que muitos evangélicos hoje deixaram de apreciar o papel dela então raramente se ouvir um sermão sobre maria não vou falar sobre maria quando geralmente se fala em maria dentro das igrejas evangélicas a gente já fica todo arrepiado assim né por conta da do da reação ao aos exageros e abuso do outro lado
mas a nós podemos evitar aquilo que está errado e apreciar aquilo que é positivo uma vez que o novo testamento de fato é fala de maria de uma maneira tão positiva e reconhecendo o papel dela que é o que eu quero ver aqui nessa nesta manhã esse texto que nós acabamos de ler da anunciação ele nos ensina várias coisas a respeito de maria que eu queria ver com vocês destacou as cinco coisas a primeira delas é que ela era uma jovem judia que morava em nazaré da galiléia inverso 26 no sexto mês foi o anjo
gabriel enviaram da parte de deus para uma cidade da galiléia chamada usar é a galiléia era a zona norte da região da palestina e era vista com desprezo pelos judeus que moravam na judéia uma vez que já era o limite de israel com os outros povos galileus eram judeus mas eram judeus que moraram na fronteira e portanto eles recebiam muita influência dos gentios não não era observadores distritos da lei de moisés não seguiram as tradições e os costumes ensinados pelos rabinos e eram vistos com descaso e desrespeito pelos judeus judeu de sangue da da judéia
tanto é que quando disseram que jesus era da galiléia alguém disse pode vir alguma coisa boa da galiléia e era exatamente lá numa das pequenas vilas da galiléia chamada nazaré que morava essa moça e aqui é a segunda coisa que nós aprendemos chamada maria que vem do hebraico miriam e que era noiva de um homem chamado josé da linhagem de davi está aí no verso 27 que o anjo gabriel foi a uma virgem desposada com certo homem da casa de davi assim se explicar no verso 26 no sexto mês é no sexto mês de gravidez
de isabel então sexto mês de gravidez de isabel então o anjo aparece a maria em nazaré diz o texto que ela era uma virgem desposada conserta o homem da casa de davi cujo nome era josé ea virgem chamava-se maria o texto diz aqui que era noiva desse homem chamado josé da linhagem de davi nós sabemos pelo por outros textos bíblicos de que josé ele era carpinteiro ou um construtor uma vez que a palavra carpinteiro que é usada pra se referia a jesus ea josé ela também pode significa alguém que é versado oab no trabalho de
com materiais com madeira com metais com pedra então é essa significa mais é que a gente traduz como carpinteiro mas o o olho na verdade o tecto que é o nome grego nem pra carpinteiro ele significa mais alguém um artífice que é muito mais ampla do que apenas um carpinteiro se uma espécie de uma mistura de arquiteto com o engenheiro civil aliás o a palavra arquiteto pectus ver exatamente dessa palavra grega que significa alguém que é hábil na arte de construção então josé tinha essa profissão provavelmente tinha uma carpintaria o escritório onde ele trabalhava com
materiais e ele era da descendência de davi ele vinha a linhagem dele era diretamente do rei davi e ele estava e casa estava prometido não estava noivo dessa moça virgem chamada maria naquele tempo casamento é um pouco diferente do que é hoje não tinha namoro a felicidade dos pais não tinha namorada o que aconteceu é que os casamentos eram contratados pelos pais e esse contrato era feito pelo arranjado pelos pais fazia-se um contrato de casamento esperava-se alguns meses e então tinha a festa de casamento as núpcias quando então tinha durava há geralmente uma semana o
talvez o casamento mais famoso é aquele que jesus compareceu exatamente uma outra cidade próxima de nazaré chamada cana mas era também na galiléia e lá jesus transformou água e suco de uva né transformou água e suco de uva é horrível desculpem bom então é josé morava naquela região era descendente do rei davi casado com essa moça mas na fase do contrato é que valeria o noivado hoje equivaleriam noivado hoje então havia um contrato e eles estavam esperando o momento das núpcias a terceira coisa que a gente aprende que eu quero destacar no verso 3 é
que aliás no verso 27 é que diz que ela era virgem duas vezes o anjo foi enviado a uma virgem início do velho universo 27 e disse em seguida que a virgem chamava-se maria aqui começam os problemas com os liberais aquelas pessoas que não acreditam e não acreditam na concepção a naná concepção virginal de maria porque essa palavra que nós temos aqui é a palavra para atenas para virgem ela é a tradução da palavra hebraico a um mar que aparecem isaías 7 14 que diz que o senhor vos dará um sinal eis que a virgem
conceberá e dar à luz um filho então instalar isaías 7 14 então só que a palavra é usada para a virgem no hebraico ela pode significar simplesmente uma moça sem referência ao fato dela ser virgem ou não então os críticos estão dizendo que nunca havia essa profecia de isaías é de 14 ela não estava antecipando um nascimento miraculoso tipo assim uma virgem dar à luz porque a palavra para a virgem pode significar uma donzela uma moça sem necessariamente é referência ao seu estado ou a sua obra e seu possível posicionamento com relação à a a
sexualidade e aí então o pessoal diz que nós protestantes e os cristãos é que inventaram essa idéia do nascimento original mas que a idéia é de que ela era virgem mesmo fica claro no texto quando mais adiante no verso 34 maria reagiu dizendo assim como será isso pois não tem relação com o homem alguns então é evidente que vigem aqui é virgem mesmo porque a própria maria admite olha nunca tive relação com homem nenhum nunca tive relação com homem nenhum a gente aprende com os anos estudando que muitas das objeções levantadas contra o os relatos
miraculosos da bíblia eles são fruto simplesmente da incredulidade e da má vontade de pessoas inimigas da fé inimigos de deus em admitir aquilo que o texto tão claramente então com de maneira tão cândidas simples diz que vivem aqui significa virgem é óbvio porque maria dizendo que o homem nenhum mas é uma das queixas que eles levantam contra nós o contexto deixa claro ao mesmo tempo não existe qualquer evidência de que ela tenha continuado virgem depois que ela deu à luz ao seu filho jesus no relato de mateus se você quiser comigo que mateus capítulo 11
são dos quatro evangelhos somente dois na o nascimento de jesus mateus e lucas mateus capítulo 1 no verso 25 você tem o mesmo relato da anunciação do anjo só que desta feita onde está conversando falando com josé veras 24 despertado josé do sono fez como de ordenar o anjo do senhor recebeu sua mulher contudo não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho a quem pôs o nome de jesus conhecer aqui é um eufemismo eufemismo é quando a bíblia usa uma palavra para significa outra em vez de dizer não teve relações com o
termo conhecer o termo conhecer na bíblia ele com freqüência é usado para relações sexuais a bíblia não quer provocar a imaginação por isso usa o que a gente chama de um eufemismo então ele não teve relações com maria enquanto ela não deu à luz um filho o que é que isso significa que depois teve você pode traduzir e não a conheceu até que ela deu à luz um filho e outras traduções já traduzi dessa maneira então é evidente pelo texto que maria depois que deu à luz a jesus teve normalmente uma vida de casada com
o seu marido josé tanto é que tiveram filhos e aí outro rolan marcos capítulo 6 de 1 a 3 pelo jesus partir dali foi para a sua terra e os seus discípulos acompanharam chegado sábado passou a ensinar na sinagoga e muitos ouvindo-se maravalha maravilhavam dizendo de onde vem a este estas coisas que sabedoria que ele é esta que ele foi tanta e como se fazem tais maravilhas por suas mãos ele estava em nazaré e ele foi na sinagoga começou a pregar fazer sinais e prodígios e aí todo mundo começou a cantar foi para aí a
gente conhece esse cidadão nem sei que não é esse o carpinteiro filho de maria irmão de tiago josé judas e simão e não vivem aqui entre nós suas irmãs e se escandaliza nele a igreja católica para dizer manterá perpétua virgindade de maria diz que o irmão aqui é primo ou então que eram filhos do segundo casamento de josé que josé já era casado era viúvo tinha filhos e quando casa com maria ele traz os filhos para o casamento tudo isso para negar que estas pessoas eram irmãos carnais de jesus por parte é de manhã por
parte de mãe por parte de mãe porque o pai de jesus era deus mas o pai dos irmãos de era josé para não admitir isso a igreja católica vai dizer que a palavra a delphos que significa irmão ela pode significar parente e não tenho dúvida a palavra delphos às vezes significa parente o contexto vai dizer mas qual é o contexto o qual é o sentido mais óbvio da palavra que não estão aqui entre nós os seus irmãos e bem o nome dos quatro e das suas e das irmãs que não são nomeados aqui então isso
significa que depois que maria deu à luz a jesus ela continua têm normalmente uma vida de casada com o seu esposo josé ao dizer não é esse o filho de maria provavelmente essa altura josé já tinha morrido josé já tinha morrido e jesus como era o mais velho que é dado um negócio do pai terreno por isso é chamado de o carpinteiro porque ele é que segue a profissão que o pai os negócios que o pai havia dito o pai havia dito mas que estes eram os irmãos e as irmãs de jesus não há dificuldade
nenhuma em admitir o problema é que a igreja católica ela valoriza o celibato tanto é que os padres eles são orientados a não casar porque dizem que o estado de solteiro ele é superior e espiritualmente ao estado de casado e admiram se no exemplo de maria por isso querem negar de toda maneira que maria teve filhos o que entre os judeus era visto exatamente o contrário toda mulher queria casar e ter muitos filhos ficar solteiro era não era o estado que ninguém queria naquela naquela altura e hoje também ninguém quer bom vamos para a 4a
4a coisa que nós podemos aprender aqui a respeito de desrespeito e maria nós já vimos o nome dela já vimos na cidade ela estava que ela estava casada contratada com josé que era virgem ea e e provocação em que o anjo apareceu e aqui eu queria focar no verso 28 nessa palavra que o anjo diz a maria cap um verso 28 quem ainda não anuncia ação quando ele diz assim o anjo entrou nela estava em disse alegre ante muito favorecida o senhor é convosco essa expressão muito favorecida ela só acontece mais uma vez no novo
testamento lá em efésios capítulo um verso 6 quando o apóstolo paulo escrevendo a igreja de éfeso igrejas em geral diz assim que deus nos pressionou para si para louvor da glória de sua graça que ele nos concedeu essa palavra concedeu é a mesma palavra que aparece aqui em lucas capítulo um verso 28 muito favorecida que a palavra conceder a raiz dela é a palavra grassa toda a concessão é uma graça é algo que é feito como um favor então maria ela era muito agraciada por que ela foi alvo do favor de deus foi alvo do
favor de deus como todos os crentes são alvo do favor de deus no caso de maria é porque ela foi escolhida para ser a mãe do salvador infelizmente a igreja católica ela seguiu aqui a tradução da vulgata latina nesse texto onde em vez de dizer alegra-te muito favorecida a vulgata latina traduziu como a ver grade a plena salve cheia de graça que compõem o ave maria a ave maria cheia de graça está baseado na vulgata que é uma tradução distorcida do grego aqui o grego significa simplesmente favorecida mas a idéia de que ela está cheia
de graça era uma pessoa em que a graça de deus habitava plenamente isso já tem como objetivo é levar maria é mais do que outras pessoas a igreja católica segue essa tradução a vulgata foi feita no século 4 o gerônimo e só que aqui é a ela é favorecida exatamente porque deus a escuridão é que ela era cheia de uma graça especial da parte de deus simplesmente significa que deus escolheu para ser a mãe do seu filho e aí mais uma vez o texto de sol diz isso alegra te muito favorecido o senhor é contigo
a vulgata introduz bendita isto entre as mulheres bendita és tu entre as mulheres que não têm no texto grego mas é uma variante da versão latina que usada pela igreja católica que serve para compor aquela oração ave maria cheia de graça militar isto entre as mulheres isso é seguindo essa versão da vulgata latina porque no grego não tem original grego não tem medidas do entre as mulheres sem dúvida maria foi agraciada foi destacado entre as mulheres mas a é interessante que é interessante que jesus em certa ocasião ele deu uma resposta para isso aqui mesmo
evangelho de lucas se você quiser abrir comigo nunca 19 quando alguém os precursores do culto mariano lucas 11 27 veja como desde cedo a porque parece lógico se jesus é o filho de deus e maria mãe de jesus então ela tem que ser alguma coisa especial veja aí lucas 1127 hora aconteceu que ao dizer jesus estas palavras uma mulher que estava entre a multidão exclamou e desse bem aventurada aquela que concebeu e os seios que amamentaram jesus porém respondeu jesus porém respondeu antes de aventurados são os que ouvem a palavra de deus e aguardam alguém
na multidão queria dar um status especial a maria dizendo bem aventurado aquela que concebeu bem aventurado aquela que te amamentou jesus disse bem aventurados os que ouvem a palavra de deus e obedecem então aqui foi a primeira tentativa de luisa maria e jesus já rifou né já andam bem aventurado são aqueles que ouvem a palavra de deus prático em outra ocasião disseram tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem ouvir querem falar contigo havia uma multidão cercando jesus qual foi a resposta de jesus ele olhou pra quem estava ao redor dele disse esses
aqui é que são minha mãe meus irmãos e meus parentes são estes aqui que ouvem a palavra de deus ea prática quinta coisa que eu queria destacar respeito aqui no texto a respeito de maria é que ela era uma jovem era uma jovem judia era piedosa e temente a deus à virgem estava casada com josé não sabemos qual é a sua ocupação a humildade de maria destacado aqui no verso 29 quando o anjo aparece e faz essa saudação alegra-te muito favorecido o senhor é contigo nessa e 29 ela diz a ouvir essa salva saudação maria
perturbou-se muito e pôs se a pensar o que significaria isso então mostra a humildade de maria maria trazendo um anjo time aparecendo dizendo que eu sou muito favorecido que o senhor é comigo e meu deus o que é que isso significa não sou nada eu não sou absolutamente nada maria tinha consciência de quem ela era por isso ela ficou perplexa com a saudação do anjo e vai dizer sim perfeitamente eu sou exatamente isso só agraciada eu sou bendita entre as mulheres o favor isso mesmo e o seu trato de jaime prestando veneração ao contrário maria
disse que isso significa diante da da minha humildade dia do que eu sou não adiantou nada então era uma jovem humilde cheia de fé no verso 34 depois que o anjo disse para ela que o espírito santo viria sobre ela e que ela ficaria grávida do espírito santo e daria luz ao filho de deus ela pergunta no verso 24 como será isso pois não tenham relação com o homem algum quando você compara com a mesma uma pergunta capítulo um capítulo verso 18 o mesmo anjo anunciou a sacarias que a esposa dele teria um filho sendo
ele o velho era estéril olha a reação de zacarias universo 18 como saber é isso pois o velho minha mulher avançada em dias a resposta do anjo verso 20 todavia ficará mais mudou e não poderá se falar até o dia em que estas coisas vão realizar-se porquanto não acreditas tis das minhas palavras foi maria disse a mesma coisa não disse como será isso só tem duas maneiras de você fazer essa pergunta deus anuncia alguma coisa que vai acontecer aí você diz ah como é que vai acontecer um negócio desses não tem como você diz assim
vai acontecer mesmo eu só tenho dúvida de como vai ser é a diferença da reação de zacarias e a reação de maria ambos fizeram a mesma pergunta mas a reação de zacarias era de incredulidade não tem como isso acontecer a de maria disse vai acontecer sim mas eu só quero perguntar como uma vez que eu sou virgem como é que eu vou engravidar uma vez que eu sou virgem não tem relação com o menininho uma pergunta de marina pergunta da fé e às vezes a fé não sabe como mas ela sabe que vai acontecer só
não sabe como por isso a fé também pergunta como é que vai ser isso senhor uma vez que eu sou virgem não tem relação com homem nenhum tão maria humilde cheia de fé submissa ao ambiente uma vez que hoje explica pra ela como vai ser ela disse velho 38 aqui está a serva do senhor que se cumpra em mim conforme a tua palavra e o anjo se ausentou dem é isso que a palavra de deus nos diz a respeito de maria mãe de jesus mais adiante ela vai aparecer em episódios isolados na vida do seu
filho durante o vai aparecer aqui no capítulo 2 quando jesus tinha 12 anos foi apresentar um templo e ela e josé ficam preocupados porque quando voltam pra casa jesus aí fica com o conversando com os doutores e maria junto com josé reclama de jesus dizendo porque se deu esse susto pra gente jesús rabí responde dizendo vocês não sabem que me deve ou é meu dever cuidar das coisas do meu pai estão mostrando que maísla que maria guardar essas coisas no coração durante o ministério de jesus já adulto ela aparece lá mas no casamento de caná
da galiléia dizendo pra jesus eles não têm mais vinho ela já sabia quem era jesus e jesus disse mulher que eu tenho contigo ainda não está na hora de a manifestar o meu poder mas logo em seguida ele atende ao desejo da sua mãe e que todos nós devemos fazer o que maria disse não fazer tudo o que ele vos disser não então se você gosta de maria faz com que maria diz faça tudo que jesus lhe disser então nós começamos maria nesse sentido e fazemos tudo o que jesus diz e depois maria aparece junto
com os irmãos de jesus achando que ele está doido ele perdeu o sentido porque ele não dorme ele não come ele está ministrando as multidões deseja tirar jesús de lá é repreendida pelo menos duas vezes é quando tenta fazer isso depois ela reaparece a ao pé da cruz vendo seu filho morrer ea última vez que ela aparece no livro de atos quando diz que ela está presente naquela reunião dos 120 discípulos que esperavam o dia de pentecostes fora isso nós não temos mais nenhuma referência maria nas cartas que os apostos escreveram pedro paulo joão tiago
ajudas não tem referência nenhuma maria não tem referência à carta aos hebreus ela só aparece no início do livro de atos quando naquela reunião em jerusalém no livro de apocalipse não é mencionada maria então o papel dela é limitado a concepção é limitado a concepção é ali que ela recebe esses elogios ele que é mostrada como sendo a mãe de jesus sua piedade destacada e eu estou dizendo isso dando essa visão geral para ver como só se pode sustentar o culto à maria com outras fontes que não a bíblia porque se fosse e bíblia você
não vai ver nada na bíblia que diga que maria é mãe de deus que ela deve ser de alguma forma a dourada embora não como deus que ela intercede por nós que ela subiu aos céus em corpo e alma que ela é santa e sem pecado ea sua virgindade perpétua tem nada disso no novo testamento ea pergunta é de onde então qual é a fonte pra essas idéias a respeito de maria que são características do catolicismo popular a resposta é que isso tudo é baseado nos livros apócrifos como por exemplo o evangelho de tiago narrativas
da infância o evangelho tem até o evangelho de nicodemos né me perdoe por isso mas tem até o evangelho e nicodemos a a a história das histórias histórias histórias a respeito de maria os evangelhos que nós temos quatro evangelhos eles não foram os únicos que foram escritos mas muitos outros evangelhos foram inscritos também tentando cobrir essas lacunas que nós temos aqui não é quem era maria como é que era a vida dela como era jesus na infância isso eu vou falar mais na última mensagem sobre esse tema no último domingo deste mês deus permitir mas
é com base na tradição e com base nesses livros apócrifos que se construiu toda essa tecnologia respeito de maria e aqui que vem o ponto da igreja protestante em que sentido nós somos diferentes da igreja católica a diferença maior entre nós a igreja católica se resume numa frase com duas palavras sola scriptura nós só fazemos e só cremos naquilo que está na bíblia mesmo que seja dos pais da igreja mesmo que seja dos livros apócrifos mesmo que seja da tradição oral da igreja para nós se não tiver fundamento na bíblia nós não recebemos como matéria
de fé nós não queremos como caminho para a vida da igreja como norma de culto ou maneira de adoração mas nós repudiamos tudo isso como sendo antibíblico certamente nós não devemos orar maria e cultuava óbvio que não não tem a bíblia é completamente contrário é isso aí evidentemente maria também não era sem pecado porque ela foi favorecida por deus e ela também não era a mãe diz a mãe de deus aqui é um silogismo não é um sofisma que jesus é deus maria é mãe de jesus logo maria é mãe de deus o que está
errado aqui nessa lógica logo na primeira frase quando diz jesus é deus porque essa frase está incompleta a frase certa jesus é deus e homem ele é verdadeiro deus e verdadeiro homem ao mesmo tempo então maria é mãe da natureza humana de cristo porque deus é eterno deus não tem mãe não tem princípio não tem fim não tem começo ele é o que ele é pra todos sempre é isso que o nome dele ea ué significa eu sou o que sou ou seja eu sempre fui isso não é imutável sempre existir da maneira que eu
sou então dizer que maria mãe de deus nesse sentido é afrontar a própria natureza de deus devemos e maria como exemplo de humildade de fé e de entrega e eu termino então com duas aplicações aqui pra nós o primeiro já mostrei como sujas heresias elas surgem quando as pessoas se divorciam do ensino bíblico e vão procurar em outras fontes material e autoridade para doutrinas e práticas que não podem ser subsidiadas pela escritura sagrada que é o que acontece com o catolicismo popular no que diz respeito à sua veneração e adoração ao santos aos anjos e
maria por isso a nossa ênfase sempre vai ser só a bíblia somente a palavra de deus ea segunda coisa que nós aprendemos e queremos destacar aqui é a mediação única e suficiente do senhor jesus como disse o apóstolo paulo há um só deus é um só mediador entre deus e os homens jesus cristo homem e o próprio jesus disse eu sou o caminho a verdade ea vida ninguém vem ao pai senão por mim que nossa vida seja centralizado na pessoa de cristo na sua obra e na sua mediação repudiando todo o erro todo o ensino
falsos deuses formas falsas de culto e de religião ficando com o puro e simples evangelho da graça de deus conforme a bíblia nos ensina
Related Videos
Rev. Augustus Nicodemus | Lucas 1:26-38 |22.12.2019
39:38
Rev. Augustus Nicodemus | Lucas 1:26-38 |2...
Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
9,695 views
MARIA, MÃE DO NOSSO GLORIOSO SALVADOR - Hernandes Dias Lopes
43:53
MARIA, MÃE DO NOSSO GLORIOSO SALVADOR - He...
Hernandes Dias Lopes
63,356 views
IPI de Quitaúna está ao vivo!
2:35:29
IPI de Quitaúna está ao vivo!
IPI de Quitaúna
139 views
Rev. Augustus Nicodemus| Efésios 2.1-3 | 24.11.2019
47:41
Rev. Augustus Nicodemus| Efésios 2.1-3 | 2...
Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
36,790 views
Paul Washer | O ESCODERIJO DO ALTISSÍMO (Dublado em PORTUGUÊS).
46:45
Paul Washer | O ESCODERIJO DO ALTISSÍMO (D...
Thalles José de Sousa
27 views
Augustus NICODEMOS: "É terrível cair nas mãos do Deus vivo..." #fe #deus #jesus #pregação
25:07
Augustus NICODEMOS: "É terrível cair nas m...
O Evangelho
2,578 views
05. Maria - Augustus Nicodemus
38:04
05. Maria - Augustus Nicodemus
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
149,707 views
Rev. Augustus Nicodemus | Efésios 1.3-6 | 06.10.2019
54:55
Rev. Augustus Nicodemus | Efésios 1.3-6 | ...
Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
41,389 views
Sua família: um alvo divino | Pr. Roberto Azem
57:24
Sua família: um alvo divino | Pr. Roberto ...
ICNV Vila Pregações
63 views
O CULTO NO LAR. 30.11.2024. Os Que Conhecem o Teu Nome Confiam em Ti. Salmos 9:10
2:29:25
O CULTO NO LAR. 30.11.2024. Os Que Conhece...
Profeta e Pastor Chico Chagas
3,702 views
CULTO DE DOMINGO - DEUS CHAMA OS IMPROVÁVEIS - LUCAS 1:26-38
48:38
CULTO DE DOMINGO - DEUS CHAMA OS IMPROVÁVE...
Primeira Batista
6,931 views
Rev. Augustus Nicodemus | Efésios 1.3-14 | 20.10.2019
48:46
Rev. Augustus Nicodemus | Efésios 1.3-14 |...
Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
71,806 views
07. O Que o Espírito Santo Fazia Antes do Pentecostes? - Augustus Nicodemus
37:46
07. O Que o Espírito Santo Fazia Antes do ...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
139,290 views
A Genealogia da Graça - Gênesis 5 - Pr Leandro Tinoco
1:07:42
A Genealogia da Graça - Gênesis 5 - Pr Lea...
Igreja Batista Calvário
125 views
Maria, mãe de nosso glorioso Salvador - Pr Hernandes Dias Lopes
43:55
Maria, mãe de nosso glorioso Salvador - Pr...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
175,991 views
Rev. Augustus Nicodemus | Galátas 5:16-26 |12.01.2020
55:00
Rev. Augustus Nicodemus | Galátas 5:16-26 ...
Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
214,435 views
Pr. Tiago Santos | Uma Visão de Deus - Isaías 6 | 18/11/2024 Expondo as escrituras
57:15
Pr. Tiago Santos | Uma Visão de Deus - Isa...
Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
454 views
09. O Deus de Maria - Augustus Nicodemus
39:53
09. O Deus de Maria - Augustus Nicodemus
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
35,137 views
Culto Doméstico 30/NOV/2024  (Reprise  06/JAN/2019 NÃO PARE ESSE SANTO SILÊNCIO)
1:21:18
Culto Doméstico 30/NOV/2024 (Reprise 06/...
Tabernaculo da Fé Brasília
148 views
Rev. Augustus Nicodemus | Efésios 1.15-23 | 10.11.2019
45:51
Rev. Augustus Nicodemus | Efésios 1.15-23 ...
Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
19,791 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com