O que deu errado com Coringa: Delírio a Dois?

71.81k views3603 WordsCopy TextShare
Jurandir Gouveia
Preferia ter ido ver o filme do Pelé... Coringa de Todd Phillips foi ótimo, mas essa continuação é i...
Video Transcript:
Todd Philips o criador de uma das melhores comédias das últimas décadas Se Beber Não Case também foi o criador de um dos melhores filmes da DC dos últimos tempos Coringa mas também Todd Philips o criador de C Beber Não Case 2 e c beber não casase 3 é o criador de coringa Delírio A2 [Música] o que já diz muito e não é que Coringa 2 seja terrível seja uma porcaria péssimo não chega a tanto mas ele tá muito longe daquilo que todo mundo esperava e tem muitas razões para isso a primeira Tropa de Elite e
a segunda A Vida Secreta de Walter MIT eu vou mostrar nesse vídeo O que que esses outros dois filmes t a ver e pode nos ajudar a explicar o fracasso de um dos filmes mais esperados do ano Mas vamos deixar uma coisa bem clara Coringa Foi um excelente filme Um dos melhores filmes daquele ano sem dúvida e eu fiz um vídeo dedicado a apenas este filme Coringa foi uma história de origem de um vilão onde o vilão não era super poderoso ou com ideologias grandiosas mas apenas um patético homem com baixo QI e muito ressentimento
completo diferente do Coringa de Nolan um homem guiado por uma paixão ideológica pelo caos alguém com uma identidade muito bem definida o coringa de Nola permanece o melhor Coringa Porque o personagem possui muita identidade já o coringa de Todd Philips é um vilão desconstruído frágil e sem identidade na minha análise do primeiro filme eu mostrei Como que o diretor usou de storytelling visual para contar a história desse cara patético com Delírios de grandeza mas tem um ponto a mais todo mundo sabe que o filme original foi construído em cima da estrutura do filme O Rei
da comédia de scores e no filme O Rei da comédia a gente acompanha a vida de um comediante Medíocre que quer por toda a força receber uma chance para o sucesso mas para isso ele acaba seguindo o caminho da infâmia para conseguir a fama e o filme é uma crítica disso na sociedade sobre como muitas vezes psicopatas são alçados ao sucesso e a fama através das suas atrocidades a gente tem documentários sobre assassinos filmes sobre assassinos séries sobre assassinos eles se tornam tão famosos que recebem cartas de amor na cadeia por mulheres malucas algo que
eu comentei mais profundamente no meu vídeo sobre true crime então o objetivo do filme original era mostrar um vilão patético que mata seis pessoas incluindo sua própria mãe porque é um homem moralmente fraco e essa era a mensagem mas as pessoas não entenderam e muita gente viu o filme com o mesmo olhar dos fanáticos seguidores do Coringa que aparecem no final do primeiro filme Muita gente passou a justificar os crimes do Coringa Veja a mãe dele era manipuladora e mentirosa o ex-chefe fazia bullying com ele os homens no metrô agrediram apresentador de TV o humilhou
então Arthur estava certo em matar essas pessoas e obviamente isso não era a mensagem do filme O que aconteceu com Todd Philips não é muito muito diferente do que aquilo que aconteceu com o Padilha em Tropa de Elite com relação ao protagonista capital nascimento todo mundo sabe que o objetivo original ao descrever o Capitão Nascimento e a polícia no filme Tropa de Elite era mostrar como que havia uma violência exagerada e desnecessária uma brutaliza por parte das forças policiais porém não foi assim que a população recebeu quando a população viu aquele aquela forma de vigilante
que era o Capitão Nascimento usando de força extrema até mesmo contra inocentes para conseguir o seu objetivo de pegar os vilões as pessoas já estavam acostumadas com a figura do anti-herói que é muito propagada nos Estados Unidos principalmente desde a década de 70 então elas viram aquilo lá com bons olhos Nossa que legal finalmente alguém para fazer alguma coisa alguém tem que acabar com esses bandidos e isso incomodou demais o Padilha a ponto de ele vir a público falar que não era essa a intenção do filme A ponto Dele tentar fazer uma reestruturação dessa mensagem
a partir do segundo filme mas fica muito clara para os telespectadores uma ideia completamente diversa da intenção original do diretor e a mesma coisa aconteceu com Todd philipe Só que no caso de Padilha Ele simplesmente aceitou Tá bom eu estou dizendo Não era essa a minha intenção mas se é assim que vocês entendem o que que eu posso fazer já no caso de Todd Philips as pessoas realmente distorceram a perspectiva que ele tava querendo apresentar de que aquele era um vilão patético era uma pessoa fraca moralmente de que não serve como exemplo as pessoas viram
isso como uma justificativa dos erros dos pecados do Coringa e Todd Philips realmente ficou tão chateado com isso que ele decidiu usar esse segundo filme para mudar completamente as a perspectiva das pessoas com relação ao Coringa e isso é algo complicado porque depois que um diretor depois que um cineasta produz uma obra ele perde o controle do significado dessa obra eu falei disso no meu vídeo onde eu falo sobre como que nós podemos analisar film sobre exegese exegese enfim basicamente a gente tem que entender que a intenção original do diretor era a mas a gente
também tem que entender que a recepção do público foi b e se o público recebeu de forma B isso não altera a intenção do diretor mas o diretor tá querendo alterar agora a percepção do público com relação a sua obra e ele tem o direito de fazer isso ele só não pode esperar que o público vá aceitar tranquilamente Essa manobra então o primeiro motivo para muitos odiarem essa continuação é porque aqui Arthur Fleck perde totalmente seu glamor ele não é um grande Gênio do Crime com uma história de origem dramática ele é um babaca éo
carente emocionalmente e por mais que muitos fãs reclamem disso nesse ponto eu concordo com Todd Philips a gente tem que parar de idealizar e justificar vilões o coringa de nula era perfeito porque cada vez que ele contava da origem das cicatrizes na sua boca a história mudava a gente não tinha como confiar nele como sentir empatia a gente sentia apenas medo porque ele incorporava o absurdo do mal a aleatoriedade da Morte ele representava o caos não havia nada justificável no que ele fazia mas muitos quiseram justificar o comportamento de Arthur Fleck isso mostra um problema
grave na sociedade se você conseguir explicar o pecado ainda mais um pecado tão grave como o do Coringa de matar pessoas inocentes se você explicar e encontrar uma desculpa pro pecado ele deixa de ser pecado ele passa a ser justificado e então ele passa a ser compreensível os primeiros 30 minutos do filme são muito bons e parece que vão conduzir a gente numa história interessante mas o roteiro se perdeu totalmente depois e esse é o segundo motivo de muita gente não ter gostado do filme A história é mal contada conforme o filme prosseguia comecei a
me ediar E eu perguntei para mim mesmo o que que tá impulsionando a narrativa aqui e por impulsionar a narrativa eu quero dizer o que faz a gente querer continuar assistindo se eu tivesse vendo isso em casa o que me impediria de desligar o filme e existir outra coisa no lugar e Existem duas motivações que o diretor nos apresenta a primeira é do julgamento O Julgamento a gente quer saber se o Arthur Fleck vai ser condenado ou não a segunda motivação é o relacionamento amoroso porém com relação ao julgamento isso é tão mal feito mas
tão mal feito que tira completamente o nosso interesse porque primeiro a gente sabe quais são os riscos caso ele perca o julgamento ok tudo tem a ver com riscos quando você tá contando uma história as pessoas querem saber o que que tá em jogo quais são os riscos aqui qual era o risco se ele perdesse o julgamento ele poderia ir para a cadeira elétrica ele poderia morrer Esse é um risco é um risco alto Maravilha é um bom risco só que qual é a recompensa se ele ganhar o julgamento tudo é risco e recompensa qual
era a recompensa se ele ganhasse aí você fala assim ah ele seria liberto não ele não seria liberto em nenhum momento o filme Deixa claro Qual é a recompensa porque a recompensa é que ele ficaria internado em uma outra instituição psiquiátrica que não seria o Aran ele seria internado ele não seria liberto mas se falasse isso explicitamente no filme A gente veria assim cara então de qualquer forma já deu ruim ou ele vai morrer ou ele vai ficar o resto da vida preso Então qual que é a recompensa aqui então o filme escolhe não deixar
claro Qual que é a recompensa não deixar claro que se ele ganhar ele vai perder de qualquer jeito né quem ganhar ninguém vai ganhar ou perder vai todo mundo perder aqui nessa história para deixar na cabeça do espectador uma impressão de que talvez ele seja solto então isso tira muito da Força Dessa narrativa alguns Hotel istas acham que eles podem disfarçar esse tipo de buraco narrativo mas não podem porque o público quando percebe que não tem noção exatamente do que que tá em jogo ele vai perdendo o interesse às vezes ele nem tem capacidade de
definir exatamente o por que ele perdeu interesse porque que ele tá entediado mas a verdade é que não existe nada realmente em jogo que Atraia ao público e por isso ele vai perdendo esse interesse o segundo motor é essa história de amor mas eu lamento informar que também não funcionou Eu gostei da cena em que eles se conhecem gostei de alguns dos números de dança deles mas o problema é que tudo foi muito rápido e superficial sem nenhum conflito entre os dois ambos gostaram um do outro instantaneamente e você pode querer citar a Titanic aqui
que o valor do entretenimento no relacionamento deles também não foi determinado pelo conflito entre eles mas pelo conflito ao redor deles e sim realmente não sabemos se Eles acabarão juntos então isso é um motivo para continuar assistindo mas eu não me importei Harley manipula Arthur o que parece ser bem diferente do que acontece nos quadrinhos Arthur é um homenzinho fraco projetando seus problemas maternos nessa nova mulher e ele não cresce não avança ele não se torna em alguém melhor ou até mesmo Pior mas existe um terceiro motivo pelo qual essa história não funcionou que é
o enrosco de roteiro enrosco de roteiro é tudo aquilo que segura desnecessariamente a história que não permite que a história avance quer um exemplo essa história esse filme gastou acho que três cenas longas com julgamento onde a advogada de Arthur tá tentando provar que ele na verdade tem uma a personalidade dividida e depois dessas três cenas longas desnecessárias em muitos momentos é que Arthur fala não eu vou me defender ele se veste de coringa isso traz uma energia nova pro filme quando isso acontece você legal agora a gente vai ver o Coringa Porque até agora
a gente não tava vendo o coringa a gente tava vendo só o Arto finalmente o filme do Coringa tem um coringa só que quando ele entra em cena como Coringa isso dura tão pouco e é tão mal feito quando ele tá como Coringa também que que acaba não adiantando de nada se tivesse tirado todo esse enrosco se logo de cara na primeira interação ali no julgamento ele viesse como Coringa ele trouxesse os conflitos aquela carga irônica sarcástica gerasse debate e faz Fizesse com que as pessoas refletissem não apenas naquela ideia que ele tá tentando transmitir
de que ele é um Coitadinho de que ele é uma vítima de que todos são responsáveis pelos erros que ele cometeu Mas de que ele trouxesse uma carga diferente uma reflexão diferente isso poderia ter sido um filme muito melhor mas a verdade é que quando ele aparece como Coringa já tá muito avançado e ele continua só jogando a culpa de quem ele é nos outros ele não traz uma dinâmica nova Então tudo é muito mal feito mas tem outro exemplo A Vida Secreta de Walter me e eu não tô falando aqui do filme O filme
é muito bom gosto muito do filme mas não é dele que eu tô falando eu tô falando do conto escrito por James turber no final da década de 30 que conta a história desse homenzinho é um pequeno conto você encontra na internet acho que encontra até traduzido na internet já perdeu direitos autorais eu acredito eh é um homenzinho que vai sair fazer compras com a sua esposa enquanto ele fica lá entediado esperando sua esposa fazer compras na cabeça dele ele vive eh cenas completamente diferentes da sua vida onde ele é um herói onde ele faz
grandes coisas e é isso que o filme tenta mostrar o filme se inspira nessa pegada de eh de Walter Meat para colocar Arthur imaginando-se como Coringa cantando fazendo aqueles momentos ali com a Lady Gaga só que isso é muito mal feito porque isso envolve os números musicais e Todd Philips fez uma escolha corajosa mas uma escolha perigosa Ele Escolheu que os musicais não seriam pré-gravados as pessoas não estariam eh apenas dublando ali dublando não fingindo que estão cantando né ele resolveu gravar os ao vivo com os atores cantando ali pra câmera e Lady Gaga decidiu
deixar sua voz não tão bonita ela que que ela fez ela estragou a voz dela um [Música] pouquinho para parecer realmente que é uma personagem que não sabe cantar cantando Então os musicais que poderiam servir ou para avançar a história ou para revelar a personalidade ou para simplesmente acrescentar um momento Belo eles ficaram cansativos e tediosos sério nos musicais eu só queria que acabasse logo porque é muito são muito chatos esses musicais e não é todo musical que eu gosto não é todo musical que eu odeio mas quando o musical é bem feito ele consegue
ser genial e esse não é um caso Esse é um caso de um musical que atrapalha demais a narrativa sério se tirasse todos os musicais desse filme você ficaria com ele 20% melhor não resolveria todos os problemas mas 20% melhor para um filme desse já resolveria muitos problemas mas o que que aconteceu aqui Todd Philips é um bom diretor Será que o problema dele são as sequências se beber não case é um dos melhores filmes de comédia das últimas décadas mas as continuações são horríveis Será que ele não sabe fazer continuação eu acho que é
uma combinação de fatores primeiro ele mesmo em entrevista havia dito que não aguentava mais trabalhar nessa franquia ele não queria fazer Coringa Delírio A2 Então por que ele fez grana muita grana o segundo motivo é que ele não cuidou do roteiro e deixou o Joaquim Phoenix fazer várias alterações na história até mesmo a ideia de colocar musical no filme é do ator Joaquim Phoenix e olha o que o Todd Philips disse sobre o ator quando eu achava que a cena estava perfeita pro filme e oim dizia não não não vamos fazer uma reunião rápida sobre
isso e 3 horas depois você tá reescrevendo tudo em um guardanapo e a Lei Gaga concordou dizendo Nós frequentemente nos encontrávamos no trailer de Joaquim e às vezes simplesmente rasgável foi um processo muito legal e Libertador sim muito legal o Que Vocês Fizeram é um dos maiores erros que acontecem em Hollywood quanto mais mãos estão envolvidas num roteiro mais dá errado é claro alguns atores eles têm uma capacidade muito grande de fazer sugestões e chegar pro diretor e falar assim olha eu acho que nessa cena eu deveria falar assim ou mudar dessa forma e tal
e o diretor que tem o controle narrativo dessa história vai dizer boa ideia ou uma ideia mas quando o diretor tá nem aí pro filme Quando o diretor fala pode mexer n faz o que você quiser e daí vem os atores e começam a colocar o dedo e alterar as coisas cara dá errado ator não é roteirista eles podem ser Alguns são ótimos zeristas mas nem sempre é o caso Às vezes o que eles querem é simplesmente criar uma cena onde vai dar oportunidade para eles mostrarem como eles são bons atores e é o que
acontece nesse filme A gente tem cenas maravilhosas Joaquim Phoenix atuando de forma perfeita Esse cara é genial Esse cara é um dos melhores atores da atualidade Só que parece que todas as alterações que ele deve ter feito nessa história foi simplesmente para mostrar a carga dramática dele só que nem sempre esse é o melhor caminho para você contar uma boa história você precisa de uma linha conduzindo essa história e esse filme perde demais por causa disso então a gente tem o final do filme não faz sentido os fãs do Coringa abandonarem a corte após a
confissão de Arto de que ele não tem dupla personalidade assim como não faz sentido após ficarem desapontados sem sentido com o coringa eles decidirem libertar o coringa num ato terrorista nada faz sentido mas principalmente após receber sua condenação na cena final a gente descobre que o tempo todo essas 4:30 de coringa mais Coringa delía 2 Nós não estávamos assistindo a história de origem do Coringa ele é morto pelo verdadeiro Coringa que corta seu sorriso emblemático ao fundo enquanto dá seu riso característico a gente passou 4 horas assistindo o Coringa e esse nem é o coringa
[Música] Esse cara é é como se o diretor falasse eu desperdicei seu tempo eu peguei você coloquei você na sala de cinema na frente Dea TV e deixei você durante 4 horas assistindo para ser enganado Porque no final esse cara patético que você tava orgulhoso de falar nossa finalmente a história de origem do Coringa ele não é o verdadeiro Coringa o coringa que vai lutar contra o Batman é aquele cara que você não sabe nem o nome é aquele cara que tá ali no fundo que aparece algumas vezes na história e que eu não dou
muita atenção para ele mas no final Mostra aí ó aí o verdadeiro Coringa Ah é aí nesse ponto ele destrói completamente a confiança do público como se ele dissesse claramente eu não tô nem aí para vocês eu quero que vocês se lasquem eu fiz aqui um negócio aceita chora aí quietinho me deixa em paz que eu vou fazer outra coisa que eu nunca mais quero fazer filme de superh herói ou de vilão foi nesse ponto que Todd Philips realmente destruiu o seu filme Se isso tivesse sido semeado de outra forma Veja isso poderia ter sido
genial poderia ter sido genial se tivesse sido semeado de outra forma preparado o público melhor com for Shadow e um pouco mais elaborado se a gente começasse a ter desconfiança antes de que Será que o Arthur Fleck é o coringa mesmo Será que eu não tô enganado se essa desconfiança tivesse sido plantada antes a gente estaria melhor preparado para essa revelação Mas essa é uma revelação que deturpa ela não causa um uma grande Catarse de agora tudo faz sentido Não ela só causa um Ah não fala sério é isso e quando causa esse sentimento no
público ah Todd Philips você poderia ser um dos melhores diretores da Mas você destruiu o seu legado com o Joker eu nunca mais vou querer assistir o primeiro filme porque agora eu sei que ele não vale de absolutamente nada esteticamente ele é lindo é uma história bem contada mas agora eu sei que o objetivo dessa história Era vazio e com isso ele perde completamente a sua beleza seu significado Então esse era um filme com tremendo potencial mas que foi estragado por um roteiro mal feito e Tem muitas coisas boas aqui o Tad felipes ele é
um excelente diretor mas ele eu acredito que foi guiado aqui pela ganância pelo ressentimento pelo Ódio pela tristeza A motivação do diretor tava errada e em consequência a gente tem um filme que cara Sinceramente eu não queria ter assistido e eu classifico um filme bom dessa forma filmes bons eu quero assistir várias vezes ruins eu falo eu nunca queria ter visto isso daqui e eu queria ter simplesmente acabado em Coringa 1 se a história tivesse acabado em Coringa 1 Todd Philips entraria pro Panteão de grandes diretores e a gente estaria para sempre falando sobre cara
que filme muito bom que ideia genial mas continuações é isso aí galera continuações elas estão destruindo as histórias a gente tem que parar de ter continuações em Hollywood e esse é mais um caso mas essa é minha opinião Qual que é a sua você assistiu esse filme você gostou Você genuinamente gostou desse plot twist no final você gostou dos números musicais Você gostou do desenrolar dessa história você acha que esse Coringa é melhor do que o primeiro você acha que esse Coringa era necessário deixa aí nos comentários se inscreve nesse canal um forte abraço e
a riv dirt
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com