Curso MySQL #09 - PHPMyAdmin (Parte 1)

321.32k views3156 WordsCopy TextShare
Curso em Vídeo
Nessa aula, vamos aprender a usar uma das ferramentas online mais populares para gerenciar bancos de...
Video Transcript:
♫Cantarolando♫ Tooooim uhhh ♫Música de Introdução ♫ Olá, pequeno gafanhoto, seja bem vindo à mais uma aula curso em vídeo de banco de dados com MySQL O meu nome é Gustavo Guanabara, eu sou seu professor e vamos continuar a falar sobre banco de dados e dessa vez vamos fazer aquilo que eu prometi antes pra você, vamos aprender a utilizar outra ferramenta que no meu caso é o PHPMyAdmin Na verdade eu vou te ensinar nessa aula o iniciozinho de duas ferramentas na verdade não é ferramenta agente vai utilizar o PHPMyAdmin, que é uma ferramenta, que é um aplicativozinho, Criado em PHP e não falei que aplicativozinho pra menosprezar ele. É um ótimo aplicativo Web. e nós vamos também utilizar o console Sabe quando o teu professor te ensinou lá na faculdade no colégio aquela tela preta feia para cacete e você achou horroroso aquilo Agora que você já sabe os principais comandos Fica fácil utilizar o console também.
Então meu querido! Acomoda-se na cadeira, fecha seu Facebook, bota o celular no modo silencioso, e fecha esse Whatsaap meu filho! Sabe esses grupos que ficam mandando as coisa.
To de olho em você rapá! E vamos começar a trabalhar. Então já estou aqui no Workbench O nosso conhecido banco de dados que agente exportou na aula passada né?
Eu te ensinei como é que exporta e importa E as minhas tabelas. Curso e gafanhotos. Até aí tudo bem.
E é muito engraçado porque os alunos confudem Eles acham que o banco de dados tá guardado no workbench E nao é! Você pode utilizar esse banco de dados porque ele está em um servidor. Para o ambiente que criei nessa aula, é claro, que o seu servidor está na sua máquina Mas você pode acessar remotamente qualquer servidor MySQL contanto que você tenha: o endereço dele, o usuário e a senha.
Vamos fazer o seguinte. Vou minimizar aqui. E vou te provar o que estou falando.
Vai lá no Wampserver Lá no iconizinho com W clica nele Escolhe MySQL E escolhe console MySQL vai abrir a tão temível tela preta calma, respira, bebe água segura aqui na minha mão, pega, segura na minha mão calma, não tem nada de mais a primeira coisa que ele pede é a senha e você se lembra que seu usuário é root e a sua senha é vazia pra esse caso aqui se você está utilizando outro modelo de servidor você tem que saber, qual é o endereço? qual é o usuário? qual é a senha?
no meu caso aqui se você está seguindo o que eu estou falando nas aulas utilizando o WampServer é sem senha então, vamos precionar enter senha vazia e eu já estou dentro do ambiente a primeira coisa que agente vai fazer é ver quais são os bancos de dados que existem neste ambiente então, eu vou dar o comando show databases; show databases; ponto e vírgula da enter e ele vai te mostrar algumas opções por padrão todo servidor MySql vem com os seguintes bancos de dados: information_schema MySql e performance_schema e em alguns casos ainda vem um banco de dados chamado test que agente utilizou até na aula passada, agente apagou em uma das aulas anteriores e também nesta lista se você olhar tem o nosso conhecido banco de dados cadastro pra verificar qual banco de dados está aberto no momento você vai digitar o comando status; digitando status e dando enter aqui eu tenho uma linha que é o current_databases que é o banco de dados atual tá vendo aqui ó. . .
tá vazio eu não tenho banco de dados nenhum aberto pra abrir o banco de dados eu já te ensinei o comando, qual é? qual é? qual é?
isso aí rapá! use então eu vou botar aqui: use cadastro; ponto e vírgula, dou enter tá aqui ó database changed agora vamos dar o status de novo ala ó, agora o meu current databases é cadastro até aí bem parecido com o Workbench né? Só não tem aquela interface gráfica vamos ver quais são as tabelas do nosso banco de dados aberta no momento pra ver as tabelas.
. . show tables ponto e vírgula tá lá ó, eu tenho as tabelas cursos e gafanhotos exatamente como a gente viu lá no Workbench e como é que eu mostro, por exemplo, a estrutura da tabela gafanhotos?
o comando, é o describe exatamente o mesmo que agente utilizou no Workbench então vamos colocar aqui ó describe cursos, por exemplo ele me mostrou a estrutura de cursos ó idcurso que é int, nome que é varchar, descrição que é text, carga e totaulas que é int e o ano que é year lembra quando agente fazia isso no Workbench olha só 🔨🔨🔨 esse corno martelando na minha cabeça 🔨🔨🔨 vou voltar aqui no Workbench, mesmo com as marteladas e vou colocar aqui ó: describe cursos; vou dar ctrl+enter para executar tá lá ó o que tá aqui compara aí, compara aí gafanhoto olha só o que está aqui, desse lado, está aqui, desse lado e qual é o seu trauma com a tela de terminal? só porque está preto e branco! para de graça meu querido é claro que agente vai voltar a utilizar o Workbench, agente vai continuar utilizando ele porque ele facilita nossa vida mas, se alguém mandar você entrar no terminal, entrar no console do MySql pra acessar o servidor não tem trauma cara!
você pode entrar sem problema sem medo de ser feliz entra lá, estufa o peito, fala assim. . .
vou entrar nesse maldito desse console me aqui que eu vou te mostrar os comandos o Guanabara me ensinou essa parada toda, eu sou inteligente! vai lá e assiste a aula dele, que ele é bem legal compartilhe! então voltando aqui no terminal lembrando que você pode utilizar ao invés de describe, desc, desc.
. . .
. por exemplo gafanhotos tá lá id, nome, profissão, exatamente a estrutura que você tem mostrado lá eu quero ver quais são os gafanhotos cadastrados? select * from gafanhotos!
ponto e vírgula! e tá lá! Godofredo, Maria, Creuza, Adalgiza, Cláudio, Pedro e Janaína eu quero ver quais são os cursos?
select * from cursos tá lá! curso de HTML, de Algorítmo, de Photoshop, de PHP, de Java, de MySql e de Word tudo aquilo que foi cadastrado lá e eu posso por exemplo, utilizar os comandos que agente viu nas aulas anteriores por exemplo! eu quero renomear o curso de PHP pra.
. . .
. sei lá! P!
pra fazer isso! eu faço, update cursos set nome igual a 'Ph' where, idcurso igual = PHP é o idcurso 4 ponto e vírgula deu enter, olha lá, query ok vamos dar o select você percebe aqui ó que eu redigitei o comando de forma rápida eu estou utilizando seta pra cima ⬆ e seta pra baixo ⬇ no teclado que ele vai voltando no histórico de comandos mais uma dica legal vou dar select * from cursos e você vai ver ó, o curso de PHP agora se chama PH vamos voltar aqui no Workbench vamos dar um select * from cursos; ctrl + enter e você vai ver que o curso de PHP agora se chama PH viu! o seu dado, ele não está num aplicativo expecífico o seu dado não está no Workbench o seu dado está no seu servidor MySql então independente da ferramenta que você utilizar você pode utilizar qualquer comando que agente viu até agora lembra que agente viu select, insert into, update, delete, create table, create database qualquer desses comandos que você viu em todas as aulas anteriores o quê!
! ! você não viu a aula anterior?
aqui meu querido, play list direto acessa a playlist e assista as aulas, cara esse curso, ele não é composto só dessa aula você chegou no meio do curso então clicando aqui, você vai direto pra playlist e vê todas as aulas que foram lançadas até o momento inclusive se você está vendo algum tempo depois do lançamento oficial você tem aulas depois dessa também por exemplo: essa aula que eu vou apresentar novas ferramentas, eu vou dividir em duas partes porque é muita coisa nessa eu estou te mostrando o console MySql e vou te mostrar o phpMyAdmin o iniciozinho dele na outra eu vou dar continuidade ao estudo do PHP então meu querido, acredita no tio você vai conseguir utilizar o console sem problema nenhum a única coisa que você não precisa no Workbench é você utilizar os comandos show data bases; show tables; você já tem a visualização lateral então você não precisa dar show tables; show databases; mas, são comandos simples, que você consegue aprender rapidinho não é meu objetivo aqui ficar te mostrando muito console mas, o meu objetivo principal em te mostrar que o console não tem problema nenhum é tirar esse trauma que muita gente tem tem gente que pensa que console apareceu tela preta e letra branca você não vai conseguir fazer nada na sua vida e eu tô trabalhando esse curso de MySql com comandos então eu justifiquei no início que eu não ia utilizar ferramenta de clique e arrastro que tem várias ferramentas de clique e arrastro porque senão você não aprenderia os comandos e aí se você não aprender os comandos você não consegue programar por exemplo em: PHP em Java porque lá na frente você vai precisar aprender Sql e aí se você fez arrastando você não lembra do comando É! cuidado com isso, porque tem gente que vai falar assim, há! !
Então ele está dizendo duas coisas diferentes porque Java ele ensinou com clicar e arrastar porque o comando em Java você não tem necessidade de ficar decorando muito de comando porque se você clicar e arrastar beleza, ele gerou o comando pra você e você nunca vai precisar se preocupar com ele na vida no banco de dados não se você gerou um comando e você vai precisar programar em PHP ou Java, por exemplo você vai precisar lembrar do comando em Sql tudo bonitinho pra você colocar dentro do comando em PHP não sei se eu fiz bem claro mas, confia em mim gafanhoto eu escolhi a melhor técnica pra você pode confiar no tio Guanabara aqui que ele sabe o que faz ou pelo menos acha que sabe! será? ?
? ? 😏😏😏 então ó!
Eu vou deixar aberto aqui o Workbench vou deixar aberto aqui o meu servidor, o meu console e eu vou abrir uma terceira ferramenta só pra não zonear, que eu tenho toque eu vou minimizar aqui tá? tá limpinho, ufa 💨, que alívio 😥 agora eu vou fazer o seguinte ó clica no ícone do Wampserver aqui em baixo e no lugar do MySql você vai clicar em phpMyAdmin, respira fundo e confia ele vai abrir o navegador e vai abrir esse ambiente aqui é muita coisa escrita mas é fácil de usar o phpMyAdmin como eu já expliquei anteriormente é uma aplicação web com o objetivo de facilitar e automatizar a criação de banco de dados MySql ele realmente é muito simples e também é muito popuplar muitas Empresas de hospedagem utilizam o phpMyAdmin diretamente nos seus servidores de banco de dados, quando quer criar um site advinha qual Empresa que utiliza? Eu não vou falar, eu não sei eu vou dar um exemplo aqui assim.
. . .
. . largado a melhor é essa aqui 😄, acessa lá👆, bota seu site lá🏡, que é legal👏 então o phpMyAdmin ele está me mostrando aqui também, olhem só aqui na esquerda, olha que surpresa ele tem o banco de dados cadastro olha só, está aqui e eu tenho cursos e gafanhotos clicando em cursos ele está me mostrando aqui ó todos os cursos que estão cadastrados quer ver a estrutura dele?
está aqui ó. . .
a estrutura está a estrutura dele aqui vamos em gafanhotos, também tem ó, todos os gafanhotos cadastrados por exemplo aqui ó Adalgiza eu coloquei aqui que ela tem 63 quilos e 20 ele não vai ter mais 63 quilos e 20 (63,20) porque eu vou selecionar aqui e eu vou editar os dados da Adalgiza ele vai colocar aqui ó, em vez de 63,20 ela tem 83,20 safadinha mentiu o peso vou clicar em executar ele salvou percebe aqui ó. . .
olha o que o phpMyAdmin fez ele colocou o comando update que você digitaria caso estivesse no terminal então o phpMyAdmin é uma ótima fonte de aprendizado também começa a usar ele porque ele constantemente vai te dar qual comando Sql e na verdade não ignore esse comando olha e analisa, hummm peraí, é aquele comando que o Guanabara me ensinou no curso de MySql e tudo mais, que é super legal, o melhor curso de MySql da internet e o Guanabara é lindo😠, e o Guanabara é lindo😠 "falando com lentidão kkkkk" e eu quero muito dar muito dinheiro 💵 pra ele não? ? !
! então ele deu update aqui ó então agora a Adalgiza cadê a Adalgiza? Aqui ó.
. . que tinha 63,20, agora está com 83,20 será que ele atualizou os dados no console?
vamos lá ver! vou minimizar aqui o phpMyAdmin vamos voltar ao console e vamos dar um select * from gafanhotos; lembrando. .
. aqui ó. .
. vamos ver aqui em cima a Adalgiza aqui em cima ó estava com 63,20 mentiu o peso, que feio dona Adalgiza vou dar enter aqui ó. .
. não é ctrl + enter aqui não ó. É só enter pressionou enter a Adalgiza agora está com 83,20 que é o peso que foi atualizado diretamente do phpMyAdmin eu acho que nesse ponto, você já está convencido, de que, aquilo que você faz numa ferramenta repercute em todas as outras porque na verdade, não é a ferramenta que armazena os dados a ferramenta apenas manipula os dados de um servidor então, independente da ferramenta que você escolheu ah!
Eu vou utilizar o Workbench. Não eu prefiro utilizar o terminal aqui com o console não! Eu prefiro o phpMyAdmin independente da ferramenta que você utilizar você vai conseguir manter os dados porque eles não estão dentro dessa ferramenta eles estão dentro do servidor e pra você extrair esses dados desse servidor.
O quê que você vai fazer? você vai gerar o dump então agente já acabou de unir o que agente aprendeu nessa aula com o que agente aprendeu na aula anterior está vendo como a coisa é simples as vezes as pessoas se traumatizam sei lá! Porque!
! ! eu muito assim: Você está dentro de uma sala de aula você é adolescente.
O que você mais quer é conversar com seu coleguinha do lado e tem um professor falando lá, e tem um professor falando lá e eu caguei pro que o professor falou lá, eu só quero conversar com o coleguinha a menininha bonita, loirinha, novinha e tudo mais está ali do lado e o que você vai fazer? Caguei pra ele. Você só vai perceber que a coisa está feia quando o professor falar assim: hora da prova, vamos lá que vale ponto e aí você entra em desespero, porque?
você estava de olho na menininha e é normal, todo adolescente tem isso e aí você acaba traumatizando porque você não prestou atenção no que o professor estava falando porque está muito mais interessante falar com a menina aqui do lado e você tem que lembrar daqui a 5 minutos um comando que você não prestou atenção e isso gera traumas então meu querido a partir de agora você está correndo atras do conteúdo o conteúdo está aqui disponível pra você não tem uma menina bonita do seu lado se tiver tu se deu bem não sei o que você está fazendo aqui assistindo essa aula 😄😄😄😄😄😄😄😄😄😍😍😍😍😍😜😜😜😜😜😜😜 mas concentra, concentra aqui, concentra que você vai conseguir então o trauma das pessoas é porque as vezes elas não veem necessidade e agora você viu necessidade e como eu estou trazendo efeitos visuais, a coisa bem trabalhada eu to conversando contigo olho a olho, tete a tete, professor e gafanhoto você está aprendendo, então, acredite em mim tanto faz a ferramenta que você vai escolher pra criar seu banco de dados o que importa é sempre essa ferramenta vai ser trabalhada em comandos as vezes automáticos como é o phpMyAdmin as vezes manuais como é o console e também o Workbench mas o que importa é: Você precisa aprender esses comandos, acredita em mim você só vai sentir necessidade desses comandos quando você for por exemplo aprender como acessa um banco de dados em PHP uma coisa que todo mundo me pede. A Guanabara me ensina a acessar um banco de dados em PHP ensino, pra isso você precisa de MySql porque se você não prestou atenção em MySql, você vai ter problema lá na frente lembra que eu sempre falei se você não prestar atenção na aula de algorítimo, você vai ter problema em PHP muitos gafanhotos acreditaram em mim e fizeram certinho o curso de algorítimo e estão aí, aprendendo PHP, aprendendo Java e me dando orgulho pela internet a fora, então acredita no tio aqui, aprende essa bagaça aprende MySQL, se não você vai ter problema lá na frente em PHP ou Java na hora que você quiser acessar um banco de dados eu falei pra caramba nessa aula e eu vou deixar agora pra dar uma continuidade no phpMyAdmin na próxima aula porque essa já acabou como final, sempre tem o protocolo né? 👇 clica aqui e se inscreve aqui você assiste todas as aulas 👇 a inscrição ela é muito importante porque eu consigo um volume de alunos eu consigo, quando vou buscar patrocinador pro curso e não acredite que toda essa estrutura aqui não precisa de patrocínio, não precisa de valores tenta fazer um tutorial com qualidade e você vai ver o quanto vai dar de trabalho e o quanto de dinheiro você vai precisar então o que eu te peço é só isso se inscreve no canal e sempre que você se inscrever, na hora que você se inscrever se você já é inscrito clica na engrenagenzinha do lado essa engrenagem vai ter uma opção pra você receber um e-mail diz que quer receber confia na gente, agente só te dá conteúdo legal então é isso pequeno gafanhoto você tem uma semana pra brincar com seu console brincar com seu phpMyAdmin na próxima aula agente vai criar um banco de dados de teste no phpMyAdmin e vai ficar brincando aí em phpMyAdmin console e Workbench pra ver como é que tudo funciona e você vai aprender dentro de um curso de MySql já uma ferramenta nova então eu fico por aqui até a próxima aula um forte abraço e até a próxima olá pequeno gafanhoto!
Seja bem vindo a mais uma aula do seu curso de banco de dados >:(>:(>:(>:(>:(>:(>:(>:(>:(>:(>:( comecei bem ele realmente é muito simples 💨 💨 💨 ele realmente é muito simpleeeessss caralh. . .
. . .
. . .
. . ele realmente é muito $$%#$@#$$%#$%%@#$%¨&¨meu Deus o que eu ia falar?
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com