Expressionismo Alemão | HISTÓRIA DO CINEMA #8

77.78k views3715 WordsCopy TextShare
Caról Moreíra
EXPRESSIONISMO ALEMÃO é o tema desse História do Cinema, vem entender! Pesquisa: Micheli Nunes VÍD...
Video Transcript:
Olá Brasil Olá você aí de casa hoje nós vamos falar sobre o expressionismo alemão sim os vídeos de história do cinema estão voltando e eu tô fazendo só que tem que ser aos pouquinhos até porque eles não dão muito vi mas a gente faz mesmo assim porque eu sei que quem assiste ama de paixão e eu também amo fazer então a gente fica aqui se amando sem View sem nada não importa o que importa é o amor pelo cinema e amor pela nerdice se você ainda não é inscrito no canal se inscreve aqui que me
ajuda bastante E hoje nós vamos começar a entrar nas vanguardas do cinema as vanguardas dos anos 20 e vamos guarda é uma palavra que vem do francês avangar que significa frente de batalha ou guarda avançada basicamente quem vem na frente e é óbvio que essa expressão veio do militarismo veio do exército quando a gente tinha uma frente de batalha uma galerinha que precisa ir na frente e Geralmente quem vai na frente sofre mais riscos de morrer no caso e no século XX começaram a usar esse termo Vanguarda ou os vanguardistas né para se referir as
pessoas para cientistas movimentos sociais para artistas que vinham à frente do seu tempo que vinham aí com ideias pioneiras por que isso porque quem vem na frente corre o risco de morrer no caso deles quem vem à frente corre o risco de ser criticado ridicularizado né imagina você vem com uma ideia que ninguém nunca teve antes aí todo mundo vai falar gente você é louco nada a ver E aí Alguns anos depois vai se ver que a sua ideia era uma ideia Pioneira que gerou várias outras ideias no futuro e quando a gente fala de
Vanguarda Nas artes a gente tá falando de pessoas e movimentos que vieram para quebrar o que já era estabelecido até então isso também aconteceu no cinema as décadas de 10 e 20 foram os anos que a gente teve muitas vanguardas nas artes os filmes de Vanguarda eles não só tinham uma estética diferente mas eles também tinham um método de produção diferente que geralmente era uma produção mais independente mais artesanal sem grandes financiamentos e hoje a gente vai falar de uma dessas vanguardas que foi o expressionismo alemão o expressionismo é um movimento artístico que não existiu
só na Alemanha ele existiu em vários lugares de formas diferentes e o expressionismo se manifestou na pintura na arquitetura no cinema na música na literatura no teatro enfim em todas as artes o expressionismo estava presente mas o que a gente vai focar hoje é o expressionismo na Alemanha no cinema então a gente tá falando ali nos anos 10 na Alemanha o cinema alemão não era de grande expressão tudo que passava nos cinemas e nos vevs deles da época era só 10% alemão o resto tudo vinha de fora e aí vocês sabem que 1914 começou a
Primeira Guerra Mundial e vocês sabem que a Alemanha estava bem envolvida n Essa guerra Então a partir desse ano eles começaram a ficar muito excluídos da distribuição internacional distribuição é o lance de ir e vir né dos filmes então eles começaram a não receber muitos filmes de Fora que que isso causou eles tiveram que produzir o seu próprio conteúdo inclusive produzindo filmes de guerra que são aqueles filmes de propaganda para gerar um ânimo na população né quando a guerra tá comendo em 1917 foi criado a Ufa que eu vou falar o nome agora que é
um nome muito louco ó universum F act GS shaft que foi uma companhia alemã que centralizou a produção a exibição e a distribuição dos filmes alemães e vocês sabem que a guerra acabou em 1918 mas só em 1921 que a Alemanha voltou a participar da distribuição Internacional e passou a receber só 15% de filmes estrangeiros então foi um longo processo pra Alemanha se restabelecer aí no mundo internacional do cinema e falando do expressionismo em si o movimento em geral o expressionismo ele tinha aquela coisa do artista expressar o seu sentimento expressar o que tava sentindo
era muito uma visão intuitiva uma visão interior do artista Era uma arte muito pessoal e no cinema o expressionismo teve o seu auge nos anos 20 na Alemanha e o expressionismo alemão foi muito marcante pela distorção dos cenários dos personagens das maquiagens recursos de fotografia que deixavam tudo muito mais sombrio e isso faz todo sentido historicamente porque a Alemanha tinha sido muito destruída na guerra a Alemanha sofreu muito com o que aconteceu na primeira a guerra e quando acaba uma guerra o país tá destruído tem crise econômica tem crise diplomática imagine a confusão como eu
falei para conseguir filmes a Alemanha não conseguia imagina para conseguir outras coisas né que o país não sofreu tinha gente passando fome a situação da Alemanha era muito extremista era muito difícil inclusive Muitos historiadores explicam que nesse momento que surge essa coisa do nazismo na Alemanha Porque o povo tava tão perdido tão perdido que quando foram surgindo essas coisas nazistas eles viram na aquilo alguma forma de Esperança então basicamente como tava a Alemanha nessa época desespero frustração muita insatisfação e vocês sabem que a história tem tudo a ver com Arte por isso que a gente
faz aqui os vídeos de história no cinema porque a situação do país e da pessoa e do mundo naquele momento reflete obviamente na arte e é por isso que eu disse num vídeo que eu gravei com a Miriam sobre o Oscar não tem como o Oscar não ser político não tem como a gente ignorar a nossa realidade porque o mundo que a gente vive reflete na arte e foi no ano de 1900 20 que surgiu o que dizem alguns historiadores que foi o primeiro filme do expressionismo alemão que foi o gabinete do Dr Caligari de
Robert Vine ele foi exibido em fevereiro de 1920 em Berlim e ele causou foi uma comoção o público ficou louco amou o filme Ele conta a história de um artista de circo que consegue controlar um homem sonâmbulo mas esse cara começa a cometer uns assassinatos e o filme é muito interessante porque ele traz essa coisa de de quem é a culpa é do sonâmbulo que at ou é do cara que estava controlando o sonâmbulo e é óbvio que a culpa é do cara que tá controlando o sonâmbulo Então esse filme ele tinha uma ideia de
quebrar essa coisa contra as autoridades era um filme que queria Reclamar que eles não estavam dispostos a seguir o que as autoridades mandavam só que isso era a ideia original do roteiro que é do janowitz e do Mayer Mas quem Assistiu ao filme sabe que não é assim que acaba a história algumas pessoas acreditam que foi o próprio diretor o Vini que acabou mudando o final do filme por essa época as pessoas pessas ainda estavam muito acostumadas com o realismo no cinema o que que é o realismo histórias reais é pessoas normais contando histórias contando
romances e historinhas tranquilas e esse filme traz uma atmosfera completamente estranha pro que o público estava acostumado então algumas pessoas acham que foi o vin que eu não sei como fala o nome dele que resolveu mudar o final do filme e no final do filme O que que acontece tudo se passava na imaginação do Francis que estava em um Sanatório ou seja tudo que era para passar uma mensagem de que nós somos contra essas autoridades mandonas e não sei qu no fim na verdade Ah não a gente é contra mas eu tô louco aqui olha
eu tava viajando era tudo um sonho eu tô num Sanatório eu tô doidão nada a ver o que eu falei Esquece então o que era para ser uma parada contra violência contra autoridade contra controle acabou virando uma coisa completamente conformista mesmo assim o filme teve Total aceitação na Europa e nos Estados Unidos no quesito estético toda a arquitetura os cenários desse filme é completamente diferente do que todo mundo já tinha visto ele usa os letreiros de uma forma inédita que eu já vou explicar melhor os cenários têm pouca profundidade curvas muito abruptas a interpretação é
cheia daquelas Caras e Bocas é uma coisa muito teatral que eu também já vou explicar por que é o expressionismo tem muito do teatro A maquiagem É super pesada e deforma os atores basicamente o que esse filme faz e o que o expressionismo vai fazer como um todo é traduzir o sentimentos do personagem o que que aquele personagem tá querendo passar ou tá sentindo ou tá sofrendo na arquitetura no cenário na maquiagem em tudo que ele tá ali em volta dele Então esse foi o filme que inspirou todo o expressionismo alemão que veio em seguida
Lembrando que antes do expressionismo e antes desse filme A gente já tinha muitos filmes com temas mais Sobrenaturais mais sombrios muitos filmes que tinham relação com o que era gótico Mas isso é explicado porque primeiro a arte não vem de um dia pra noite né não é do nada pau surgi uma ideia Geralmente as ideias vêm caminhando aos pouquinhos e de repente a gente tem um grande Marco que por exemplo nesse caso foi o gabinete do Dr Caligari mas também pela coisa do cinema poder trazer o fantástico por exemplo com melier que vocês já viram
no outro vídeo aqui de história do cinema que gostava de fazer mágicas e coisas absurdas para aproveitar esse novo meio então a gente já tinha algumas histórias mais sombrias e obscuras não foi ó o expressionismo que inventou isso e esse filme conseguiu um fato inédito Ele trouxe os intelectuais para perto do cinema porque vocês se lembram que até então o cinema Era exibido em veves em casas que tinham a ver com pornografia tinha cigarro tinha prostituição o cinema era meio baixo astral até então e esse foi um dos filmes que trouxe os intelectuais para virar
o seu rosto pro cinema e passar a observar falar Nossa gente isso aqui é uma arte sim e esse filme também conseguiu abrir os olhinhos dos Estrangeiros para o cinema Alemão então toda aquela situação tensa que a Alemanha tava vivendo foi refletida na arte e aqui no cinema alemão por meio de monstros eh distorções da realidade eh sentimentalismo né uma coisa bem melancólica mas não é só de Bad vibes que vive o expressionismo esse movimento também tinha muito a ver com o escapismo que tem tudo a ver com o ambiente pós-guerra que é você fugir
desse ambiente dessa merda toda que está acontecendo e a gente vai fugir disso numa atmosfera de sonho e vibes Então vamos lá pras características desse movimento a primeira coisa que a gente vai falar aqui é o misancene misancene tem a ver com a luz com a fotografia com o cenário com a arquitetura basicamente como as coisas estão organizadas em cena na ela e Pelas imagens que vocês viram vocês já entenderam que o expressionismo não era Realista ele era completamente fora da realidade ele não acredita num conceito clássico de beleza aqui eles gostam de brincar com
a estética e trazer uma descaracterização do que é bonito e é muito interessante que até então pouquíssimas pessoas pensavam no cinema como uma arte própria até porque era um recurso muito novo e o que os expressionistas fizeram é que eles não pensaram no cinema como uma nova arte e sim eles pensaram vamos pegar um pouco de pintura e de de teatro vamos juntar e vamos fazer o cinema o teatro e a pintura eram as artes que estavam mais vivas na Alemanha até então e a galera que estava Envolvida com o gabinete do Dr Caligari veio
todinha do teatro e eles queriam fazer um filme super artístico e o que era arte para eles até então o teatro e também a pintura por isso que a gente vê maquiagens extremamente teatrais aquele rosto muito pintado marcando os sentimentos do personagem os movimentos de câmera também diminuíram um pouco no expressionismo mão eles deixavam a câmera mais como uma observadora assim como no teatro eles também gostam de trabalhar a câmera com ângulos diferentes ângulos muito extremos e os cenários também tinham esse objetivo de ser teatrais e bem estranhos e sombrios eles faziam o teatro com
papel e pano e coisas que eles tinham Ali era para parecer que não era de verdade mesmo e eles davam também muita importância pra arquitetura né nessa época então eles gostavam de fazer uma arquitetura diferente pro cenário e eles se aproveitaram disso também para brincar com luz e sombra o expressionismo é todinho uma brincadeira de luz e sombra eles gostavam dessa ideia que parecesse artificial que tivesse feixos de luz eles gostavam de acentuar os contornos é uma fotografia bem diferente então basicamente o que o expressionismo queria fazer é pegar o inconsciente dos personagens a alma
deles e extravazar e colocar isso na maquiagem no cenário na arquitetura e todo m anen no lado narrativo Como eu disse eles não tinham muita preocupação de deixar a história mastigadinho pro espectador então eles faziam filmes que tinham muito caos e descontinuidade além deles não deixarem tudo mastigado eles gostavam de deixar perguntas e questionamentos pro espectador pensar então eles encorajavam que você tivesse várias interpretações daquela história eles evitavam o uso de letreiros explicativos que era muito comum naquela época mas quando eles usavam os letreiros eles usavam do jeito especial deles eles queriam que os letreiros
se integrassem visualmente com o filme outra coisa é a noção do tempo na história eles não tinham muita preocup ocupação em contar uma história em ordem cronológica então às vezes a gente tinha saltos no tempo às vezes eles mudavam de lugar sem explicar direito porquê enfim eles queriam que você completasse a história eles também gostavam de usar o espaço que tá fora da tela que meu braço tá fora da tela minha mão né minha mão tá fora da tela então eles gostavam de usar essa brincadeira de você olhar para fora da tela e o que
será que tem ali fora da tela para estimular sua imaginação e também por eles virem dessa Vibe do teatro eles completavam uma cena uma sequência geral no mesmo plano sem corte então eles botavam a câmera faziam a cena inteira e daí quando cortava já era em outra cena em outro lugar eles ainda não estavam brincando tanto com a montagem como estava se fazendo nos Estados Unidos e a temática do expressionismo vem daquela coisa sombria então eles gostavam de vampiro monstro todos os tipos de aberrações e coisas que brincassem com o terror e com o lúdico
era legal pro expressionismo alemão além de quase sempre tocar em questões psicológicas e sociais e os temas estavam muito ligados a uma literatura romântico fantástica que eram esses temas mórbidos góticos eles tinham muitos personagens que eram autoritários e que estavam naquelas viagens eg trip de poder que lembra muito o que aconteceu com o Hitler depois os personagens tinham características mágicas e muitas vezes ambíguas eles trabalhavam muito com essa coisa do duplo de você ter uma versão boa uma versão ruim e os Monstros que representavam esse desejo da liberdade instintiva de você poder seguir seus instintos
Porque o povo estava com raiva o povo tava triste depressivo puto tem um teórico do cinema muito famoso chamado Krakauer que para ele o tema recorrente do expressionismo é a divisão da Alma da pessoa entre a rebelião e a submissão é aquela coisa eu quero me rebelar eu quero ficar louca não quero aceitar isso mas ao mesmo tempo eu tenho que aceitar porque é assim que eu preciso viver e tudo isso se dá por causa do medo da tirania e o medo do Caos que aconteceu durante a guerra o expressionismo acabou virando uma inspiração para
muitos cineastas e gênero que vieram a seguir Como por exemplo o gênero de terror muita coisa de ficção científica também veio daí então você vê Star Wars Blade Runner Tim Burton sabe tudo isso tem muita influência do expressionismo alemão Caso vocês não saibam houve muito Êxodo de artistas alemães pros Estados Unidos a maioria deles foi ficando famoso na Alemanha fez um filme de sucesso e aí os Estados Unidos Já puxou eles para lá então faz todo sentido que o expressionismo alemão tenha influenciado essas pessoas e o naismo Alemão tem vários filmes marcantes eu vou citar
aqui alguns deles que foram os mais famosos a morte cansada é de 21 é do Fritz leng e ele traz cenários que demonstram muito as emoções dos personagens em 22 a gente tem nos ferat do murnau que é um clássico apesar de algumas pessoas não considerarem esse filme expressionista porque ele grava muitas cenas em externas e uma das características do expressionismo é fazer esses cenários e tal quando a gente faz o cenário a gente grava em interno a gente grava em estúdio e apesar de nosfer ter sido gravado sua maior parte em locações ele tem
todas as outras características do expressionismo alemão inclusive ele é inspirado no Drácula de Bram Stalker que depois gerou um processo pro murnau porque vocês lembram que nessa época o plágio ainda era uma coisa um pouco abrangente Inclusive tem um vídeo aqui no canal que eu falo sobre o primeiro plagio no cinema quando deu processo e a pessoa ganhou da justiça e tudo mais o mouron não tinha direitos de adaptação do livro então ele mudou um pouco a história mudou o nome dos personagens e fez o filme e quando isso saiu o soer já tinha morrido
mas a sua esposa não e ela processou o murn e esse filme tem várias cenas icônicas tipo o vampiro saindo de dentro do caixão as sombras do nosfer subindo a escada para atacar a mocinha e todo o estilo de interpretação o jogo de luz e sombra o tema tudo isso se encaixa no expressionismo sim e aí nessa época a gente teve vários e vários filmes e aí em 1924 o expressionismo alemão começou a dar uma decaída não que ele tenha acabado aí mas nessa época começou a ter uma estabilidade política e econômica na Alemanha novamente
e aí surgiu Um Novo Movimento chamado nova objetividade que acabou tirando um pouco a força do expressionismo Mas ainda tem vários filmes clássicos que vieram depois disso em 24 o murnau fez a última gargalhada por exemplo e esse filme tem uma expressão na fotografia muito forte o personagem ele fica nessa divisão né do bom e do ruim ele tem umas visões do inferno e tal e foi esse filme que deixou o murnau famosão na Alemanha esse filme é de 24 e em 26 ele foi para on onde foi PR os Estados Unidos trabalhar ele foi
trabalhar paraa Fox e em 27 eles estrearam um filme chamado Aurora que inclusive foi premiado na primeira premiação do Oscar tá vendo ó universo compartilhado de vídeos aqui no canal Sim a gente falou da primeira premiação do Oscar que premiou filmes de alguns anos antes e Aurora foi um deles do murn em 27 A gente tem Metrópolis do Fritz lung que pode ser considerado por muitos o primeiro filme de ficção científica nesse filme A gente tem um ambiente Industrial super moderno mas ao mesmo tempo tem vibes de coisas góticas o filme mostra uma divisão que
os ricos são os afortunados beleza vida boa e os pobres têm que trabalhar para caramba Eles só ficam se ferrando a líder dos Operários A Maria é clonada dentro de um corpo de um robô e ela acaba inspirando uma revolução O filme é super pessimista o filme fala de injustiça e esse filme já surgiu na época que o expressionismo Como eu disse já tava um pouco em decadência nessa época também estava surgindo Um Novo Movimento chamado revolução conservadora que se o opunha muito ao individualismo e ao materialismo e esse filme tem tudo a ver com
isso eles se opunham a essa coisa do industrial em produzir em massa essa coisa materialista então nas artes esse movimento tinha muito a ver com questões tecnológicas que T tudo a ver com esse filme essas ideias acabaram ficando muito fortes depois da crise de 29 e também foram aí algumas pessoas acreditam que a base pro nazismo se estabelecer então depois que rolou o nazismo muita gente que acreditava nessa coisa da revolução conservadora a Acabou falando não eu nem acreditava nisso nada a ver nada a ver isso aí não gosto disso não Porque isso teve muito
a ver com o nazismo depois e esse filme custou caríssimo porque eles fizeram cenários gigantescos contrataram um monte de extras e figurantes e não sei o qu e depois o leng foi para onde pros Estados Unidos ele foi trabalhar na MGM em 28 A gente tem o homem que ri de Paul Lenny esse filme conta a história de um menino que é conado a ter um rosto desfigurado por causa de um crime do seu pai e por causa disso ele fica com sorriso macabro o tempo todo e esse personagem te lembra quem sim o Coringa
e o paulen também tinha ido PR os Estados Unidos e ele foi trabalhar na Universal e uma coisa interessante aqui um trívia para vocês é que o fritzl e o murnau eles nunca se declararam expressionistas mas ao mesmo tempo eles são as pessoas que mais produziram e mais t a ver com o expressionismo alemão Então esse foi o vídeo de hoje falei um monte espero que vocês tenham gostado espero que vocês tenham entendido qualquer dúvida ou comentário discussão coloquem aí nos comentários que se eu não puder responder que eu sempre tento mas se eu não
puder a galera adora conversar aí nos comentários um beijo e até a próxima tchau
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com