Água. Não sei se você já notou, mas ela é provavelmente a coisa mais estranha do Universo. Veja por quê: cada molécula de água da Terra, dentro da gente ou de qualquer outro ser vivo existe há bilhões de anos.
Desde que chegou à Terra, a água tem transitado por rochas, pelo ar, animais e plantas num ciclo sem fim. Cada molécula dela viveu uma jornada incrível até chegar a nós. Já houve um momento em que a água do nosso corpo esteve dentro de dinossauros, bactérias, oceanos, nuvens, icebergs e muito mais.
Toda a água do planeta é alienígena, mesmo que pareça tão familiar à gente. Isso porque os oceanos surgiram centenas de milhões de anos depois que nosso planeta ganhou forma. A água chegou em asteroides e cometas do espaço, objetos das margens do nosso sistema solar.
Eram como restos de vastas nuvens de poeira e rochas que não chegaram a formar planetas. Essa é a origem de toda a água que vemos na Terra. A água não segue as regras normais da química.
Pra começar, ela sequer deveria ser líquida no nosso planeta. Uma molécula de água é feita de dois átomos muito leves, hidrogênio e oxigênio. E, nas temperaturas e pressões na superfície da Terra, as regras da química ditam que a água deveria ser um gás.
E, ao contrário de qualquer outro líquido, a água se expande quando congela. E assim o gelo flutua na água. É claro que vemos isso todo dia, mas pense por um instante em como isso é esquisito.
Ao longo do tempo, esse comportamento estranho ficou muito útil. Ao isolar a água por baixo, o gelo flutuante permitiu que formas complexas de vida sobrevivessem e evoluíssem no planeta durante as muitas eras do gelo que congelaram a superfície da Terra. Tem ainda mais coisas estranhas sobre a água.
Sabia que a água quente congela mais rápido que a gelada? Pois é. Ninguém sabe por quê.
Moléculas de água conseguem flutuar para cima, contra a força da gravidade. Isso porque elas adoram ficar juntas – e fazem isso tão bem que conseguem puxar umas às outras ao longo de canais minúsculos, como pequenas veias no seu corpo. É assim que nutrientes e oxigênio chegam a todos os cantos do seu cérebro.
O mesmo processo, chamado ação capilar, permite que plantas puxem água debaixo do chão para nutrir suas folhas e galhos que crescem sob o sol. Nosso sistema solar está afogado em água. Houve um tempo em que a gente achou que só a Terra tinha tanta água, mas na verdade ela é a segunda molécula mais comum do Universo.
Agora sabemos que existe água na Lua, em Marte, em Plutão. Tem H2O em quase todos os objetos do nosso sistema solar. E onde há água, pode haver vida.
Então agora pegue um copo d’água e repare nessa substância sem cor, sem forma e sem gosto. Ela é, na verdade, algo incrível, que quebra tantas regras da química que cientistas ainda têm dificuldade em entendê-la. Mas se esse comportamento rebelde não ocorresse, nenhum de nós existiria, nem o nosso mundo.
Você só está assistindo a este vídeo porque a água é muito, muito estranha.