a biologia e linguagem feira de turismo de hoje apresentaremos os pressupostos fundamentais da gramática gerativa ou gerativismo uma das correntes mais produtivas do século 20 na linguística super curso que vamos realizar abordaremos aspectos que possam esclarecer sobre a realidade biológica da linguagem os critérios de distinção entre o que pode ser considerado como criação cultural e o que é predisposição biológica e as hipóteses fundamentais de homens que a respeito da faculdade de linguagem começaremos por apresentar o pressuposto central da gramática gerativa fui inatismo e e o pressuposto do inatismo acordo com os ativistas a linguagem é
uma capacidade inata ao ser humano isso é uma propriedade de nossa espécie uma dotação genética esse pressuposto sustenta-se sobre três supostas evidências acho que todos os grupos humanos em todos os lugares independentemente de sua complexidade cultural falam uma língua natural é o fato de todas as línguas terem o mesmo grau de complexidade basicamente o mesmo número e a mesma natureza de regras o que pode ser tomado como evidência de que a uma base natural para a linguagem ea rapidez com que a criança exposta a uma sala fragmentada cheia de frases incompletas em caras passa a
dominar um conjunto complexo de regras ou princípios básicos que constituem a sua gramática internalizada esse argumento conhecido como argumento da pobreza de estímulo pode ser tomado como uma forte evidência de que algo da linguagem já está lá escrito na mente no cérebro do falante e que por isso tem que se aprender pouca coisa para falar uma língua e entretanto apesar dessas considerações serem tomadas como evidências elas não são suficientes para sustentar o pressuposto do inatismo em relação a linguagem humana é preciso além disso apresentar alguma evidência de que a linguagem humana tem realidade biológica estabelecer
critérios claros para distinguir entre o que é propriedade de nata da espécie e o que é aquisição cultural alguns estudos foram feitos nesse sentido relataremos aqui dois deles o primeiro desses estudos diz respeito ao estudo das afasias afasia é uma desorganização da linguagem decorrente da lesão de alguma região cerebral que se realizada nas funções linguísticas que ela pode se manifestar tanto na expressão quanto na recepção da linguagem e seus aspectos falados ou escritos os estudos sobre a fazia é uma importância inquestionável na sustentação do que esforço fiquei linguagem humana sem realidade biológica o segundo um
estudo que relataremos refere-se ao artigo do neurocientista alemão erik lenneberg escrito em 1963 intitulado a capacidade de aquisição da linguagem e esse artigo faz uma das mais didáticas apresentações de critérios para se distinguir o que é preposição biológica do que é criação cultural e foi citado por mirella laender e um artigo intitulado conhecimento de biologia que nós tomaremos como base para nossa apresentação vamos conhecer um pouquinho de cada um desses estudos começaremos pelo estudo das afasias e e a linguagem humana tem realidade biológica você não do século 19 e início do século 20 alguns estudiosos
observarão pacientes com lesão no lobo frontal do cérebro e tem dificuldades de linguagem ou trocar um desses estudiosos analisando os cérebros de pacientes afásicos já mortos que tinham perdido por completo a capacidade de falar concluiu que a faculdade de articulação da linguagem é localizada em uma região específica do lobo frontal esquerdo que ficou conhecida como área de brocar e o distúrbio decorrente de uma lesão nessa área como a fazia de brocar e a fazer de bronca segundo kuhn caracteriza-se por ser um dano mais ou menos completo das capacidades de expressão oral frequentemente acompanhado de um
capacidade de repetir sequências orais e denominar os objetos mas com manutenção da compreensão também no final do século 19 qual wernicke a partir de observações de pacientes com dificuldades de compreensão da linguagem após a lesão na região posterior do lobo temporal esquerdo pode estabelecer correspondências entre a lesão nessa região que ficou conhecida como área de wernicke e a incapacidade de compreensão da linguagem por parte do paciente esse tipo de desorganização da linguagem recebeu o nome de afasia de wernicke segundo horror na fazia de verme que a fluência verbal não é atingida mas a compreensão apresentam
um déficit muito marca e assim como a capacidade de repetição e nomeação e essa percepção da correspondência entre a lesão de certas regiões do cérebro e certos distúrbios de tipo afásico levou os estudiosos a postularem a localização cerebral do domínio da linguagem ou em outras palavras levou os estudiosos a reconhecerem que a linguagem humana sem realidade biológica e aí fala um pouco para nós sobre essa localização cerebral do domínio da linguagem a versão do senso comum é de que você teria aleluia no cérebro fumar área da linguagem né então a área de wernicke área da
linguagem a área de brocar era da linguagem é essa é uma versão e geno da coisa na verdade você tem várias áreas envolvidas na produção da linguagem são tão semana orquestra né a música resultado de todos os instrumentos trabalhando juntos vamos por que arrebenta a corda num instrumento o que que acontece a parte daqueles mas vai ficar faltando na música então quando uma determinada lesão cerebral ocorre numa certa área aquela área que era responsável por desempenhar o determinado aspecto ou cor de mau desempenho de um determinado aspecto da linguagem não funcionando aquele aspecto eu sei
como uma lesão cerebral pode prejudicar a capacidade da pessoa de nomear objetos pode usar palavras gramaticais e assim por diante é muito mais complexa do que simplesmente se pensar que há no serve um lugar responsável um lugar né bem localizado o responsável por todo o funcionamento da linguagem na verdade é um sistema né a vários a várias regiões né que funcionam de maneira conectado inclusive e às vezes você você pode imaginar e sistema a metáfora da orquestra é boa porque a pessoa não pede a música completamente porque o violino perdeu a corda se ela pode
usar outras formas e suprir aquela tem aquela famosa história do paganismo que as coisas foram arrebentando em socorro uma corda só né quer dizer a pessoa pode recompor o utilizar outros recursos o risco de outros recursos cerebrais para produzir linguagem mesmo com lesão em alguma área relevante isso nossa inclusive a complexidade né do fenômeno linguístico é muito é uma coisa muito mais complexa do que supõe a nossa saindo passaremos agora a apresentação do estudo de lenneberg que estabeleceu critérios claros para distinguir entre o que é propriedade nata da espécie e o que é aquisição cultural
parece apresentação iremos nos basear no artigo de mira lembre ao que nos referimos na aula de hoje é a distinção entre o que é preposição biológica e o que é criação cultural de acordo com eric lenneberg atividades humanas obviamente enraizadas em uma predisposição biológica e outras decorrentes de criação cultural assumida se três oposto o neurocientista apresenta quatro critérios para se distinguir entre o que é predisposição biológica e o que é criação cultural esse vários de tais parâmetros para comparar o andar bift decorrência de uma predisposição biológica ea escrita uma criação cultural sempre essa comparação lenneberg
passa analisar de que lado se a linha capacidade linguística se do lado da escrita que é uma criação cultural ou se do lado do andar bípede que é uma predisposição biológica vamos conhecer quais são esses quatro critérios o primeiro critério de verificação propôs ufu oi e a existência ou não de variação dentro da espécie só quando contar o critério traços herdados são invariáveis em todos os integrantes da espécie e traços culturais variam segundo os agrupamentos sociais o meio de locomoção bípede é utilizado por todos os seres humanos em um povo engatinha a seja ou rola
para se locomover quando habitantes conforme esse critério é uma predisposição biológica a escrita o contrário não é usada por todas as populações do mundo e apresenta grande variação a escritas iconográficas e biográficas silábicas alfabéticas sendo portanto uma criação cultural e o segundo critério é a existência ou não de história do desenvolvimento do aspecto considerado a partir de um estágio primitivo com relação ao davi pede não é possível traçar uma história nem localizar focos de difusão cultural para o seu uso de acordo com esse critério por tantos o andar bípede é uma frente posição biológica só
com relação a escrita é possível rastrear a origem o desenvolvimento ea difusão cultural dos diferentes sistemas de escrita segundo esse critério a escrita se classifica como uma criação cultural é o terceiro critério é as três posição hereditária quando a vips não é ensinado nem apreendido pela prática mas decorre de uma conformação biológica para esse tipo de locomoção por esse critério o andar bípede também é decorrente de uma frente posição biológica para escrita entretanto não há evidência dessa pressuposição da existência de povos agrafos ou do analfabetismo são dicas diferenças de estrutura mental mas apenas falta de
treinamento uma situação que pode ser rapidamente modificada a escrita novamente é classificada como uma criação cultural o quarto clean sério é a presença de correlações orgânicas específicas e tem-se para um andar bípede certa estrutura anatômica e uma fisiologia do equilíbrio específica configura-se assim para o andar beatles a existência de predisposição biológica diferentemente na escrita o contato da criança com material escrito lápis e papel não produz automaticamente a capacidade de ler e escrever porque a transmissão da leitura e da escrita é um ato cultural capacidade de linguagem e também afirma que seguindo esses quatro critérios a
capacidade de linguagem é classificada da seguinte maneira com relação à variação dentro da espécie não há variação todos os seres humanos adquirem a linguagem e todas as línguas do mundo são essencialmente idênticas em sua estrutura todas tem uma fonologia um léxico e uma sintaxe por esse critério a linguagem se alinha com o andar e não com a escrita e quanto a existência ou não de história do desenvolvimento do aspecto considerado a partir de um estágio primitivo é impossível identificar mudanças de complexidade gramatical entre línguas antigas e recentes do período de cinco mil anos para o
qual a documentação assim seguindo esse critério a linguagem está ao lado do andar é o que diz respeito à evidência de predisposição hereditária há relatos de casos clínicos como de uma criança surda retirada de uma favela e levaram uma escola de surdos onde de imediato ela começou a se comunicar por sinais que inventou ou de um menino com lesão cerebral que mesmo incapaz de articular qualquer som compreendida integralmente o inglês esses casos indicam que a predisposição biológica para a linguagem é tão forte e sua manifestação não é entendida sequer por danos graves no sistema de
recepção ou produção da fala novamente a linguagem faz companhia ao andar e considerando a presença de correlações orgânicas específicas há uma notável uniformidade nas etapas de desenvolvimento linguístico de crianças de povos com diferentes línguas mais uma vez a linguagem se alinha aos fenômenos biológicos assim com base nesses critérios definidos por lei members quando a bifes é uma propriedade da espécie humana ea escrita é uma criação cultural a capacidade da linguagem por sua vez a linha se sempre ao andar bípede não sendo em nenhum momento comparável a escrita é importante classificada como uma criação cultural o
penteado apresentado os estudos que sustentam os pressupostos de ativistas de que a linguagem humana tem realidade biológica e por isso é uma propriedade inata da espécie passaremos agora apresentar as hipóteses fundamentais de tomsk a respeito da faculdade de linguagem e a faculdade da linguagem ativista afirma como já falamos na aula de hoje você linguagem uma capacidade inata ao ser humano essa afirmação caracteriza-se como um pressuposto o de que o homem possui em seu aparato genético alguma coisa como uma faculdade da linguagem alocada no cérebro humano essa perspectiva o ser ativistas afirmam que certo módulo do
cérebro tem uma realidade física específica que permite a mente humana processar um sistema complexo e sofisticado como a linguagem natural quando você pensa no conceito de modularidade da mente aqui que nos está se referindo só se referindo por exemplo aquela aquele aspecto de que certas áreas do cérebro envolvidas na produção de certos fenômenos não necessariamente o que você pensa em termos de modularidade da mente é uma descrição um pouco o prato do que puramente a descrição da estrutura física do cérebro o imagina por exemplo módulo da linguagem módulo da linguagem ele é implementado e e
praticado por certas estruturas físicas do cérebro vamos supor que você tem e acontece isso uma pessoa que sofre mais hemisferectomia numa numa idade muito muito infantil muito muito bebê perde metade do cérebro o módulo da linguagem se desenvolve apesar de boa parte das estruturas que estão o hemisfério esquerdo do cérebro que estariam ligadas à fruição da linguagem numa pessoa com os dois hemisférios essa situação a gente mas o módulo continua presente e quando você fala em módulo da linguagem você fala também junto de uma uma fundição que a mente ea mente não se reduz completamente
ao cérebro que a mente tem de produzir certas coisas existem outros móveis o patrimônio da mente tinha um módulo que permite quando a gente está conversando você eu falo alguma coisa e você imagina o meu estado interno para você fazer isso você tem que imaginar que eu tenho uma mente com você né seu olho numa festa direção você acompanha o meu olhar imagina que eu tô olhando para aquele determinado objeto para você fazer isso você usa um módulo chamado teoria da mente que ausente por exemplo nos autistas nos autistas esse módulo é severamente prejudicados é
assim como a linguagem essa severamente prejudicado os afásicos uma pessoa que sofre uma lesão pré-frontal um processo degenerativo que apaga certas estruturas que sustentam o funcionamento da teoria da mente vai fazer com que você começa a se comportar de maneira antissocial então nós teremos um logo social na mente que é a teoria da mente o módulo da linguagem o módulo social o módulo emocional e outros modos aí dependendo do autor dependendo do teórico ele vai postular esse aquele modo de modo está relacionada ao certa especialização de partes da mente e isso isso você imagina que
você tem uma parte da sua mente que permite a você se relacionar com as pessoas sendo capaz de inferir o que elas vão fazer isso é o módulo do comportamento social você tem uma outra parte da mente que permite você compreender o que as pessoas dizem falar para elas o o que você tem em mente esse módulo a linguagem assim por diante então seria especializações porque são coisas diferentes né é diferente você inferno estado mental de uma pessoa através do movimento dos olhos dela por exemplo que eu sei que o seguinte eu interpreto a sua
expressão facial os seus olhos como indício de que você tá prestando atenção em mim para isso eu preciso de um modo capaz de compreender o que está por trás do seu modo de olhar então essa especialização da mente é que designa aqui que se realizaria nos modos esse é o conceito básico de modularidade da mente tá bom eu quero agradecer você abre pela contribuição na sala pela sua disponibilidade obrigada por ter nos recebido nada fungos fazer obrigado pelo convite a faculdade da linguagem pode ser fosse considerada como um órgão linguístico mesmo sentido que na ciência
se fala em órgão do corpo e sendo um órgão o caráter fundamental da faculdade da linguagem se define com base numa expressão dos gêmeos a gramática universal se a linguagem está vinculada a mecanismos inatos da espécie humana e comuns aos membros essa espécie há nela algo de universal de comum a todos os esses membros isso possibilitará que somos que possuem a existência de universais linguísticos de acordo com essa concepção de linguagem o ser humano vem equipado com uma gramática universal dotada de princípios universais pertencentes a faculdade da linguagem e de parâmetros que estão fixados pela
experiência e em outras palavras postula-se que a criança nasce pré-programada com princípios universais e um conjunto de parâmetros esses parâmetros entretanto somente serão fixados de acordo com os dados de língua a qual a criança está exposta alguns parâmetros tem sido muito estudados pelos ativistas como por exemplo se uma língua licencia sujeito nulo nesse caso teríamos então uma língua que se configura como mais prodrop com meu caso do português eu já exemplo na tela saíram cedo ou se uma língua não licencia sujeito nulo mas somente sujeito preenchido nesse caso teríamos uma língua que se configura como
- proc por exemplo é em inglês seja na tela a sentença the last order u e o processo de aquisição de linguagem nesse sentido pode ser compreendido como um processo de marcação de parâmetros vejamos mais detalhadamente como isso se dá para os homens que cada língua é o resultado da interação de dois fatores o estado inicial e o curso da experiência esse estado inicial dia que fala um vista deve ser concebido como mecanismo de aquisição de linguagem esse mecanismo recebe como o imposto como dados de entrada a experiência isso é aquilo que o ambiente oferece
ao falante enquanto dados de uma língua específica conjunto de sentenças ouvidas no contexto por exemplo e fornece como saída como alto por a gramática de uma determinada língua que constitui um objeto internamente representado na mente no certo tanto entradas o status de uma língua fornecidos pela experiência quanto a saída a gramática internalizada do falante que estão à nossa disposição para serem examinados podemos estudar o transcorrer da experiência e as propriedades das línguas que são adquiridas e o que aprendemos neste estudo pode nos dizer muita coisa a respeito do estado inicial isto é o mecanismo de
aquisição de linguagem de acordo com ser ativistas há muita razão para crer que o estado inicial é comum no âmbito da espécie porque a geneticamente determinado é um pressuposto como e se aproxima a linguística das ciências biológicas e é nesse sentido que se diz no gerativismo que a linguagem não é algo aprendido não é algo de natureza cultural porque nascemos com essa faculdade de linguagem que é biológica sem ela não seremos capazes de nos tornarmos falantes nenhuma língua entretanto apesar de imprescindível essa faculdade de linguagem não é suficiente precisamos do informe os dados linguísticos fornecidos
pela experiência para que o processo de aquisição de uma língua ocorra e se a faculdade da linguagem é comum na espécie o que é universal na linguagem humana e a vários apontamentos a respeito dos universais nos estudos de ativistas entretanto a uma propriedade tida como universal que é repetidamente referida portions que em seus escritos a de que a linguagem humana está baseada numa propriedade alimentar chamada de propriedade da infinitude de discreta vamos ver o que temos que fala a esse respeito à linguagem humana baseia-se em uma propriedade elementar que também parece ser biologicamente isolada a
propriedade da infinitude discreta exibido em sua forma mais pura pelos números naturais 1 2 3 as crianças não aprendem essa propriedade a menos que a mente já possuísse esses princípios básicos nenhuma evidência poderia fornecê-los de maneira semelhante nenhuma criança precisa aprender que a sentença as quatro palavras e não sentenças de três palavras e meia e que elas continuam assim por diante é sempre possível construir uma sentença mais complexa com uma forma e o significado definidos esse tipo de conhecimento precisa ter vindo para nós da mão original da natureza para usar a frase de david hume
como parte de nossa capacitação biológica e a propriedade da infinito de discreta inscrita na genética humana permite aqui com um número finito de elementos como por exemplo umas poucas dúzias de sons possa se produzir uma infinidade de expressões que nos tornam capazes de revelar a outras pessoas o que pensamos de acordo com os homens que essa propriedade só existe nos seres humanos e ela que os torna capazes de combinar alguns poucos elementos seguindo um número finito de princípios básicos de modo a gerar um número infinito de centro essas novas nenhuma outra espécie possui tal capacidade
o que acaba por ser também um forte argumento de que apenas o ser humano possui uma faculdade de linguagem três aula então falamos sobre as evidências da realidade biológica da linguagem os critérios de distinção entre o que pode ser considerado a criação cultural e o que é frizz função biológica e as hipóteses fundamentais de jovens que a respeito da faculdade de linguagem nós esperamos que com esse percurso vocês tenham compreendido o lugar psicológicos a proposta de norte o husky um lugar que se constitui na relação radical entre a linguística e as ciências naturais mais especificamente
a biologia como se as nossas dicas de surdo é e para aprofundar nos estudos das questões que vimos na aula de hoje surgiram algumas leituras uma delas é um terço do profissional busque o texto se intitula novos horizontes no estudo da linguagem é um capítulo de um livro que tem um homem bastante parecido que é novos horizontes no estudo da linguagem e da mente nesse capítulo somos que irá apresentar as maneira bastante interessante os pressupostos da teoria ser ativista o outro texto que eu também digo é um texto da mirlene que se chama conhecimento e
biologia esse texto foi publicado na revista ciência hoje na edição de maio de 2.002 que nesse texto que a autora uma linguiça brasileira apresenta o trabalho de lenneberg de que tratamos aqui numa sala de hoje e o por último outro texto publicado no livro a filosofia da linguagem de sirvam em um dos capítulos desse livro que se chama pensamento e linguagem em que o autor apresenta um pouco dos estudos de afasia de que também tratamos aqui na aula de hoje bom obrigada pela atenção e bons estudos