Você conhece e sabe que é o modelo Canvas? Então fica aqui com a gente nesse vídeo que vamos mostrar como funciona agora mesmo. É uma ótima ferramenta que vai te ajudar a montar seu plano de negócio de um jeito simples e super prático.
Antes de começar, você quer receber dicas e informações para montar seu negócio próprio? Então se inscreva nesse canal e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para abrir sua própria empresa. Se quiser se preparar ainda mais, baixe agora nosso e book grátis com 11 perguntas chaves para descobrir se está pronto para abrir um negócio próprio ou não.
Vamos deixar o link de download aqui na descrição desse vídeo, combinado? Nós, do Blog Abri Minha Empresa, sempre recomendamos não começar um negócio próprio sem fazer um plano de negócio antes. Sempre falamos isso porque será através dele que você terá uma visão geral e mais aprofundada de onde você vai se aventurar com sua empresa própria.
E é por isso que vamos mostrar e explicar o modelo Canvas, que é uma ótima alternativa para o plano de negócio mais enxuto, direto ao ponto e mais prático de fazer. O Canvas é uma ótima ferramenta para ajudar a definir os principais pontos de um negócio, independentemente do seu modelo ou porte. Conhecido também como Business Model Generation, um gerador de modelo de negócio, o Canvas consiste em apresentar o modelo de negócio visualmente em um quadro.
Basicamente, ele aborda 9 tópicos que representma os principais pontos que devem ser levados em consideração. Então, vamos lá! Podemos separar o Canvas em quatro blocos: o quê, quem, como e quanto.
No bloco "O QUE", temos o primeiro tópico que é Proposta de Valor. Aqui, não é listar o produto ou serviço que irá oferecer, mas sim mostrar o seu valor. Quais os benefícios do produto ou serviço que serão importantes para os clientes e serão diferentes do que já estão sendo trabalhados no mercado atualmente?
Indo pro segundo bloco, "Quem", temos o seguinte tópico: 2- "Segmentos de Clientes". Aqui é importante identificar qual o perfil do cliente que valoriza o seu produto ou serviço ao invés da concorrência. Quem vai se interessar pela proposta de valor do seu negócio?
Por que eles compraram seu produto ou serviço ao invés de optar pela concorrência? Lembre-se: não tente empurrar seu produto ou serviço para o mercado. Mas encontre aqueles clientes que enxergarem o valor no que você está oferecendo.
3- "Relacionamento com o Cliente". Especifique como você vai se relacionar com o cliente. Como você vai falar com ele e como ele vai falar com você?
Esse relacionamento pode ser feito pessoalmente, através de sites, redes sociais, eventos ou alguma outra forma? Escolher o relacionamento ideal é muito importante porque impacta nas expectativas de cada cliente com o seu negócio, o que pode gerar efeitos positivos, mas negativos também. 4- "Canais".
Defina como você vai vender o seu produto ou serviço. Ou seja, como ele vai chegar para o cliente? Se estiver gostando desse vídeo até aqui, deixa o like para ajudar a gente a trazer mais conteúdos desse tipo pra você, combinado?
E já se inscreve também no canal pra ficar por dentro de todas as novidades que a gente vai trazer também. Entrando no bloco "Como", vemos os seguintes tópicos: 5- "Atividades Principais". Neste tópico, é preciso definir as atividades essenciais do negócio para que seja possível entregar para o cliente a proposta de valor que falamos anteriormente.
6- "Recursos Principais". Defina quais são os recursos principais que irá precisar para realizar o tópico "Atividades Principais", que também falamos antes, desenvolvendo o produto ou prestando o serviço. 7- "Parcerias Principais" são as atividades chaves que serão realizadas por terceiros, mas que são essenciais para o funcionamento do seu negócio.
Ou seja, qualquer tipo de matéria prima ou serviço que será fornecido por uma outra empresa precisará ser considerado nesse tópico. E, por fim, o último bloco que é o de "Quanto". Nele, veremos os dois últimos tópicos no modelo Canvas, que são: 8- "Estruturas de Custos".
Calcular o quanto você vai precisar gastar para fazer o seu negócio funcionar, não só para começar, mas também para manter o seu funcionamento. 9- "Fontes de Receita". Liste quais serão as formas de obter receitas através da oferta de valor do seu negócio próprio.
Esse é o Canvas, um modelo de plano de negócios super simples e prático, mas extremamente importante para qualquer empresa. Mas é importante ressaltar que todo o plano de negócio, independentemente de qual modelo utilizado, precisa ser feito com a maior atenção e carinho possível. Não fique com preguiça.
Caso contrário, seu negócio próprio poderá sofrer muito por isso. Muito mesmo. Além disso, ele precisa ser revisto sempre que possível, combinado?
Se quiser se aprofundar ainda mais sobre esse assunto, fizemos também um vídeo que mostra outro modelo simples de plano de negócios. Para assistir, é só clicar nesse botão aqui em cima ou então acessar o link que deixamos na descrição aqui nesse vídeo. E se preferir, temos um post completo no nosso blog que mostra esse modelo de plano de negócios mais simples com exemplos e mais detalhes.
Vamos deixar o link na descrição, tudo bem?