Heráclito e as mudanças - Filósofo pré socrático - Prof. Natani Cruz de Nova Acrópole

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de quem desce ao mesmo Rio Vem sempre ao encontro águas sempre novas não se pode descer duas vezes do mesmo Rio nem se pode tocar duas vezes uma mesma substância material no mesmo estado por causa da impetuosidade da velocidade da mudança dispa-se e recolhe-se vem e vai descemos e não descemos no mesmo Rio nós mesmos somos e não [Música] somos Olá meu nome é Nathan Eu Sou aluna e voluntária de Nova Acrópole na escola de Mossoró no Rio Grande do Norte e hoje eu tô aqui para compartilhar com vocês algumas ideias alguns ensinamentos desse grande
filósofo pré-socrático Heráclito Heráclito provavelmente viveu não sabemos exatamente ao certo mas ele deve ter vivido entre os anos 450 a 500 antes de crist ele nasce na cidade de Éfeso Na Jônia atual região da Turquia na Ásia menor Heráclito ele nasce de uma família bastante Nobre com uma participação política intensa na sociedade o que era muito importante pro grego naquela época mas Ele Decide se afastar da vida política de uma vida pública opta por Viver a sua toda a sua vida da forma mais isolada possível que ele pôde não gostava muito de est entre as
pessoas e Heráclito ele deixa os seus ensinamentos em formato de aforismos essas frases bem impactantes e um tanto quanto enigmáticas ele não deixou os seus ensinamentos em formato de textos como muitos filósofos deixaram e eram ensinamentos muito parecidos até com as próprias frases do Oráculo de Delfos da época eráclito somado essas dois aspectos por ser uma pessoa bastante eh reservada e somado esses esses ensinamentos enigmáticos que ele nos dava ele acaba ficando conhecido na história como o obscuro eráclito tinha uma característica bastante comum entre os pré-socráticos ele era um filósofo que trabalhava muito se espelhava
muito na natureza os presso ficam conhecidos eh através de Aristóteles como os físicos que na verdade dá referência para esses filósofos que se debruçavam que procuravam compreender a natureza muitas das referências dos prcr táticos vão estar eh relacionadas vão estar eh traduzindo conceitos da natureza Heráclito inclusive tinha uma frase muito bonita que ele dizia que a natureza gosta de se ocultar e os press socráticos buscavam na verdade compreender as leis da natureza não somente compreender esse funcionamento essa parte externa da natureza mas compreender o princípio que fazia que tava por trás de tudo isso que
fazia toda essa vida em toda essa riqueza e essa magnitude se expressar para ele essa natureza que gostava de se esconder estava cheio de véus e o filósofo precisava ir superando tirando esses veus saindo dessa superficialidade dessa ignorância para que Ele pudesse compreender e enxergar a natureza de um ponto de vista mais profundo os principais ensinamentos de Heráclito vão trazer a ideia de que tudo flui tudo está em constante movimento afinal não se pode entrar duas vezes no mesmo Rio essa ideia da mudança dessa impetuosidade velocidade da mudança constante na vida é uma percepção que
Heráclito tem através dessa desse aprendizado dessa observação da natureza e isso nos traz diversos ensinamentos que podemos observar na nossa vida é engraçado que se por exemplo não podemos entrar duas vezes no mesmo Rio é claro que por consequência também não existiria absolutamente nenhum dia igual ao outro nenhuma circunstância igual ao outro e é engraçado que a gente muitas vezes Costuma se queixar dentro da nossa rotina por exemplo ai os dias estão sempre os mesmos eu tenho sempre as mesmas coisas para fazer e acaba chegando até em um ponto que a gente sente tédio ai
que tédio a vida tá sempre nessa Mesmice eu preciso fazer alguma coisa diferente eu preciso viajar para que eu possa enxergar coisas diferentes na vida eu acho que quando a gente pensasse dessa forma seria muito útil a gente lembrar dessa frase de Heráclito de que não se pode entrar duas vezes no mesmo Rio porque se nemum dia é igual ao outro quer dizer que sempre tem alguma coisa diferente alguma coisa única de um dia pra gente aprender e para que possamos viver de uma forma mais profunda quando a gente enxerga as coisas da mesma forma
quer dizer que a gente não tá vendo essa mudança a gente tá enxergando a vida de um ponto tão superficial que a gente não consegue enxergar o que que torna um dia único o que que torna uma uma vivência especial e o que que eu posso usufruir e aprender daquela circunstância da vida na verdade quando sentimos tédio quer dizer que não estamos percebendo algo mais profundo da vida e a gente precisa que mude muito fora para que a gente seja capaz de perceber alguma coisa para que a gente possa ser capaz de aprender alguma coisa
se a gente conseguir colocar na vida lançar uma visão mais profunda a gente seria capaz de todos os dias ver algo diferente todos os dias ver algo mais profundo na convivência com as pessoas todos os dias aprender algo diferente em uma atividade por mais mecânica que eu faça eu fazê-la de forma diferente faz falta essa mudança para que a gente possa sair dessa mecanicidade a gente não precisa necessariamente fazer coisas diferentes para sair da mecanicidade da nossa vida mas S enxergar as coisas de forma forma diferente é isso que é uma chave importante para que
possamos entender essa riqueza de não poder de não ter como entrar no mesmo Rio duas vezes e não ter como viver o mesmo dia duas vezes e é curioso também que por um outro lado quando a gente tem um momento na nossa vida uma circunstância em que tudo tá muito bem Um bom ciclo na nossa vida tudo tá dando muito certo a gente pode ter uma tendência de querer que aquilo não mude que aquilo não passe que aquele momento não acabe ou seja mais uma vez a gente deixa de compreender Esse aspecto da mudança porque
às vezes a gente fica esperando uma estabilidade na vida então eu vou construir isso vou fazer isso vou fazer isso vai chegar esse momento que vai dar tudo certo vai ficar tudo certo e eu vou me manter nesse estado mais uma vez seria útil lembrar de Heráclito não se pode entrar duas vezes no mesmo rio não existe essa estabilidade não existe esse momento em que as coisas vão se manter muito boas Heráclito já tinha percebido isso há mais de 2500 anos atrás e parece que muitas vezes a gente ainda continua nessa fantasia de esperar essa
estabilidade as coisas vão estar sempre mudando e quando a gente chega nesses pontos bons e a gente não quer que mude e vai mudar aí gera uma frustração ai que coisa ruim lá vem uma coisa complicada acontecer de novo mas as mudanças vão estar sempre uma acontecendo atrás da outra a vida é muito dinâmica esse movimento esse fluir da vida na verdade é a única coisa Permanente no mundo manifestado era isso que Heráclito dizia esse Devir essa mudança esse movimento da vida essa fluidez da vida é a única coisa Permanente no mundo manifestado a única
coisa permanente que sabemos que sempre vai acontecer é a mudança podemos ter certeza que as coisas nunca serão as mesmas do que são hoje elas vão continuar mudando e essa mudança ela é muito rápid essa mudança acontece que às vezes a gente nem vê por exemplo uma criança crescendo e há poucos dias a criança tava num tamanho daqui a pouco já tá em outro e segue mudando segue mudando as coisas vão mudando constantemente e essa é uma chave muito importante uma ideia muito simples mas que se a gente para realmente para enxergar na nossa vida
o valor dessas mudanças e enxergar essa lei desse movimento dessa fluidez Com certeza a gente poderia se relacionar com a vida de forma muito mais natural ter muito menos as nossas expectativas frustradas porque as coisas mudam porque elas sempre vão mudar essa fluidez da vida sempre muito constante e muito certa agora é engraçado que de certo ponto quando eu vou descer quando eu vou entrar num rio por mais que ele não seja o mesmo e eu não seja a mesma parece que tem alguma coisa na minha consciência que identifica aquele rio como o rio que
eu tinha entrado antes e que continua identificando a mim mesma como Natani parece que tem alguma coisa que não muda ao mesmo tempo que muitas coisas mudam percebem que parece que tem alguma coisa que não muda curioso Parece até um pouco contraditório Vamos fazer um exercício para que a gente possa enxergar isso de forma um pouco mais objetiva Imaginem aí tentem recolher recuperar na memória de vocês a Primeira Lembrança que vocês têm na vida do do mais criança que vocês eram tenta pegar esse flash de memória na sua mente Depois tenta lembrar de você mesmo
alguns anos mais velhos já com uns 10 12 anos de idade depois tente lembrar-se de você mesmo entrando saindo da adolescência entrando na fase adulta com os 19 20 anos de idade e agora lembre de você mesmo ontem nesse período de tempo da nossa vida eu tenho certeza que muita coisa mudou muita coisa mudou nossos gostos mudaram Nossa aparência mudou eh Provavelmente o lugar onde vivemos mudou muita coisa também muita coisa mudou mas não parece que tem alguma coisa que não muda tem alguma coisa na Esfera da nossa consciência que liga todos esses pontos e
faz com que a mesma Natani que era um bebê ser a mesma Natani de hoje aqui então esse ponto de consciência é algo que não não muda na natureza existem muitas coisas que mudam mas existe algum ponto alguma circunstância alguma coisa que não muda Isso é o que Heráclito queria desvendar E é isso que ele chamava de Logos ou sofon e que depois Platão vai chamar dos arquétipos essa dimensão esse algo que não muda é o que podemos começar a perceber começar a tomar consciência quando entendemos as mudanças e compreendemos as mudanças e queremos descobrir
algo que está para além acima dessas mudanças em um dos seus aforismos Heráclito dizia algo muito bonito só existe uma sabedoria reconhecer a inteligência que governa todas as coisas através de todas as coisas essa inteligência para Heráclito era esse Logos essa inteligência por trás da natureza que governa todas essas ess essas leis Inclusive a lei da mudança Inclusive essa fluide e que a sabedoria seria Justamente eu tentar compreender essa inteligência por trás das mudanças e como a natureza é inteligente como é bonito observar essa inteligência por trás da natureza se a gente para para observar
por exemplo a inteligência no nosso próprio corpo físico como as leis que regem o nosso corpo físico tem tanta inteligência como é tudo tão sabiamente colocado no lugar certo na natureza então nem se fala o movimento da nossa terra a inclinação dela que permite com que haja vida a distância que ela tá do sol o o movimento que ela percorre ao redor do sol tudo possui uma inteligência muito bonita por trás uma inteligência muito rica e essa inteligência re de todas essas leis da natureza e que para Heráclito era esse Logos E ele fala uma
característica bonita desses que estão buscando a sabedoria os sábios em um dos seus outros aforismos ele diz os homens despertos têm um mundo comum enquanto que os que dormem voltam-se cada um para o seu mundo particular é muito bonito esse ensinamento porque ele coloca que os os homens que dormem os seres humanos que estão nessa ignorância eles se voltam cada um paraas suas circunstâncias particulares aqueles que são sábios eles estão enxergando de uma dimensão mais elevada onde eles enxergam a vida de um ponto de vista mais Uno de um ponto de vista mais harmônico é
como se por exemplo Imaginem que a gente viva numa casa e nessa casa vivemos com os nossos familiares em um número de quatro cinco ou seis pessoas e Imaginem que nessa casa Existem algumas pessoas duas ou três que se preocupam somente com a sua circunstância particular e que não olham pra circunstância do todo na casa essas pessoas vão facilitar ou vão dificultar a convivência dentro desse ambiente e se de repente todos decidem ter essa mesma essa mesmo comportamento e todos se preocuparem só com a particularidade da sua vivência como que vai ficar a harmonia a
dinâmica de vivência dessa casa vai virar um caos e vai gerar muito conflito entre as pessoas Então é como se o ser humano quando ele não consegue olhar para uma dimensão para além da sua vivência particular para além da sua vivência pessoal ou como Às vezes popularmente a gente diz parar de olhar somente pro seu umbigo e olhar para uma dimensão mais profunda da vida ele não viria essa ele não seria capaz de ver essa unidade essa vivência profunda esse ponto mais elevado por trás da sua existência e às vezes a gente tá tão preocupado
com o nosso trabalho com as nossas várias coisas para fazer com as nossas várias atribuições que a gente esquece de olhar pra vida de contemplar a vida e de imaginar o que que tá por trás disso eu tô aqui fazendo várias coisas e tem um monte de coisa para fazer na nossa vida e a gente reclama muito que não tem tempo e vários problemas mas por que que eu tô aqui por que que eu preciso passar por tudo isso o que que na natureza tá por trás dessa minha manifestação e de toda a manifestação da
humanidade como um todo esse é um exercício filosófico se o ser humano não deixa de eh sair um pouco dessa dimensão das suas picuinhas particulares de vida para que ele Tente se questionar na vida de patamar mais elevado ele não vai aprender a caminhar com uma sabedoria ele não vai enxergar a vida de um patamar mais elevado Onde existe unidade onde essas circunstâncias se harmonizam Heráclito fala que é justamente essa consciência que a gente pode tomar através das mudanças é que é um ponto tão bonito da vida E aqui onde ele chama esses aspectos da
Guerra Heráclito traz uma valorização interessante pra guerra mas que é totalmente simbólica ele fala que a guerra é a mãe de todas as coisas e aqui é claro que ele não tá falando da guerra no sentido bélico né no sentido de pegar armas e ir pra guerra mas um sentido simbólico inclusive muito parecido com o Tratado num livro hindu do bag vaget no qual tem palestra aqui no nosso canal do YouTube também onde lá a gente também tem esse simbolismo da Guerra como esse conflito esse contraste que o ser humano precisa passar nas suas circunstâncias
de vida para ele tomar consciência de algo mais profundo todo o ser humano vive em alguma dimensão Essa guerra interna e quando o ser humano começa a jogar a luz para essa guerra interna tentar compreender mais a si mesmo ele pode através desses contrastes elevar sua consciência é curioso que parece que aquele ser humano que não tá buscando tomar consciência dessa guerra interna tem uma tendência a fazer muita guerra fora a Gerar muito conflito fora a colocar muito culpa nas coisas n circunstâncias fora e não olhar para dentro de si esse simbolismo da Guerra também
veio a ter uma um símbolo muito importante e relevante na Grécia que era a própria Deusa Atena que era deusa da guerra e da sabedoria que traze justamente essa síntese de que através da Guerra tomando consciência desses contrastes internos e as experiências fora também que o ser humano pode chegar a um grau de Sabedoria mais profundo Então é só através da escuridão que eu conheço a luz é só através de uma circunstância ruim que eu sei valorizar uma circunstância é boa esses contrastes que o ser humano vai passando na vida que vai fazendo com que
ele vá aumentando o seu grau de consciência se nesses contrastes ele tiver buscando crescer enquanto ser humano ele tiver querendo olhar para essa guerra dentro de si e falar e agora o que que eu preciso entender e agora o que que eu preciso compreender e agora em qual aspecto eu preciso crescer e ser melhor enquanto ser humano se ele passa por esses contrastes dessa forma ele vai ser capaz de sempre subir um pouquinho mais de consciência tem um outro aforismo muito interessante de Heráclito que ele fala sobre esses contrastes ele diz o que é oposição
se concilia e das coisas diferentes nasce a harmonia mais bela e tudo se gera por via de contraste a harmonia só pode existir através harmonização de dois elementos diferentes eu só posso harmonizar coisas que são diferentes e essa inteligência por trás da vida esse Logos quando o ser humano passa a vê-lo e passa a enxergar essa inteligência e desenvolver essa inteligência dentro de si ele vai ser capaz de harmonizar cada vez mais esses contrastes e tomando consciência da vida é curioso que na verdade às vezes a gente tem uma tendência a querer fugir dos contrastes
a querer fugir das circunstâncias para que a gente fique na mesma numa circunstância que eu domino num sem movimento sem muita coisa né numa certa inércia então daí vem de novo essa má relação que temos com essa fluidez essa má relação que temos com o movimento as coisas vão estar se movendo é como se a cada instante a vida tivesse exigindo de nós uma outra percepção uma outra resposta uma outra compreensão da vida num patamar mais elevado numa compreensão mais profunda Então esse movimento vai est sempre existente na vida e esse movimento para Heráclito era
a guerra Heráclito traz um elemento da natureza para representar todo esse dinamismo da vida o fogo para Heráclito O fogo é o princípio de todas as coisas e aqui quando ele trata do fogo ele não tá falando de forma simplesmente literal mas ele tá trazendo o fogo especialmente de um ponto de vista simbólico e esse é um ponto também bastante recorrente entre os pré-socráticos os pré-socráticos são filósofos que têm como característica deixarem de usar a linguagem mitológica mas nem por isso eles deixam de usar a representação simbólica de vários dos Elementos da natureza então não
se pode simplesmente interpretar essas ideias dos pré-socráticos de forma literal mas tem profundos ensinamentos simbólicos Através disso quando Heráclito diz que o princípio de todas as coisas é o fogo ele tá se referindo a um elemento que por exemplo correspondente ao ser humano se equivale ao nosso elemento da mente os quatro elementos a gente poderia encontrar essa representação dentro de nós dentro do ser humano o elemento terra por exemplo ele representa o nosso corpo físico o elemento água representa o nosso aspecto energético ou prânico o elemento ar já representa as nossas emoções os nossos sentimentos
e o fogo então representa a nossa mente Esse princípio de todas as coisas como o fogo lembra justamente o ensinamento que vem de uma civilização bastante antiga que é o Egito lá dentro dos ensinamentos de herm gistros no caibalion onde a gente vê que o primeiro a primeira lei do universo é que o universo é mental e a mente representa o fogo ou seja o princípio de todas as coisas é a mente o princípio de todas as coisas é o fogo é muito bonito como eraclito trás isso através de uma linguagem simbólica também e o
fogo ele tem esse aspecto vertical Já tentaram Por exemplo quando criança né riscar assim um fósforo e fazer assim para ver se o fogo aponta para baixo e queimava a nossa mão o fogo ele vai est sempre buscando vertical e é engraçado que isso também pode representar a nossa mente bem canalizada buscando ideias elevadas buscando ideias próprias buscando refletir buscando trazer somar ao redor a todo o seu redor assim como o fogo também traz esse elemento do calor uma mente humana bem canalizada pode trazer calor e pode iluminar a todos ao seu redor enquanto que
um fogo de controlado ele é destruidor Uma Mente descontrolada pode ser altamente destruidora também Quantos Eh quantas ideias egoístas ideias dogmáticas fanáticas já não destruíram muitas vezes dezenas e milhares de pessoas na humanidade quantas vezes ideias limitantes nos colocaram em posições da vida que nos deixaram de enxergar a vida de várias perspectivas diferentes então o fogo representa de forma muito interessante esse elemento da nossa mente e o fogo ele tem algo interessante que ele possui de três precisa de três elementos para que ele surja o fogo para que a gente gere ele ele a gente
precisa de um combustível um álcool por exemplo precisamos de um congruente oxigênio e precisamos também de uma fonte de calor ali eu Gero fogo acho muito curioso que precisam de três elementos esse número três também é tão simbólico na natureza temos as tríades dentro de diversas religiões de diversas tradições na na história da humanidade e o fogo ele também segue sendo algo um tanto quanto misterioso mesmo para nós se a gente for parar para analisar o fogo ele não eh ele não ocupa um espaço físico então ele não pode ser considerado como matéria e o
fogo ele também não apresenta massa então ele não pode ser consider não pode eh estar em estado gasoso líquido sólido ou plasma então o fogo talvez poderíamos chamá-los de energia por exemplo mas o fogo fogo em si parece que ele ainda algo um pouco misterioso para nós e quando contemplamos o fogo parece que nos traz um pouquinho dessa sensação de mistério por tão belo que ele é o fogo que também através dele nós podemos forjar os metais é como que se esse fogo bem canalizado dentro do ser humano o ser humano acendendo essa chama vertical
dentro de si ele pode ver ele pode forjar a si mesmo ele pode de começar a construir a si mesmo através dessa forja de todos os dias transformar um pouquinho mais quem ele é e construir a si mesmo Heráclito também traz ainda nessa representação do fogo o conceito de alma ígnea que é o que ele chama da alma do sábio para ele a alma do sábio é uma alma seca é uma alma mais leve é uma alma que tem mais tendência a ser uma alma com fogo enquanto que a alma do Ignorante é uma alma
úmida e é interessante porque aqu ele também traz esse elemento da água a água ela é por exemplo quando a gente pega um copo né e o movimento a água vai ter sempre uma tendência a ser horizontal a água Traz esse elemento essa representação da horizontalidade enquanto fogo A verticalidade então aqui ele representa essas duas opções para ser humano ou buscar uma Alma de Fogo a alma de sábio uma alma seca ou uma alma úmida uma alma mais ligada aess horizontalidade inclusive temos um símbolo muito conhecido para todos nós que é a própria cruz representa
um elemento vertical e um elemento horizontal e o grande Dilema do ser humano ele vai ter que escolher sempre o que ele vai buscar ser mais elevado ou simplesmente ficar preso a sua a sua a sua zona de conforto a Sua percepção limitada da vida essa é a escolha que temos que fazer Heráclito traz uma ultim ideia também aqui para refletirmos sobre a felicidade tem um aforismo que eu acho até um pouco curioso e engraçado a forma que ele trata sobre a felicidade ele diz a felicidade não pode consistir nos prazeres do corpo se assim
fossem felizes seriam os bois diante do feno é engraçado que aqui ele tá de alguma forma tentando diferenciar a felicidade própria dos seres humanos da Felicidade própria dos animais Então os animais eles eh através da satisfação dos Prazeres como por exemplo se alimentar se divertir descansar ficar na inércia eles se realizam Engraçado que vez a gente olha para um animal lá um gatinho por exemplo que fica bastante tempo quietinho dormindo na inércia Às vezes a gente olha Ô vida boa queria eu que fosse assim queria eu que eu pudesse ficar aí para Heráclito Eu acho
que isso seria voltar um pouco retroceder um pouco no caminho do ser humano porque para ele o ser humano teria que buscar uma felicidade para além dessa satisfação dos Prazeres uma felicidade que tá relacionada ao fato dele ter uma mente elevada dele conseguir compreender a vida de uma dimensão mais profunda e é curioso porque a felicidade quando o ser humano Coloca essa felicidade simplesmente na satisfação dos Prazeres ele vai est limitando muito a sua vida porque tem vários dias na semana temos sete dias na semana e aí tem os vários dias em que eu tenho
que trabalhar em que eu tenho desafios e que eu tenho circunstâncias difíceis e tenho trânsito tem família tem que estudar Isso aí tudo é muito complicado E aí quando chega os dias em que eu tenho menos responsabilidades em que eu posso desfrutar mais da inércia dos Prazeres São os dias que eu sou feliz então É como se eu ficasse apenas com uma pequena parcela da vida para mim o resto não é meu o resto eu não sou feliz então a satisfação quando o ser humano coloca felicidade em função da satisfação dos dos Prazeres ele vai
se tornando cada vez mais escravo desse tipo de circunstância para est feliz fiz os prazeres em si não são um problema desfrutar dos Prazeres não é um problema o problema é quando o ser humano coloca a fonte da sua felicidade Justamente na satisfação desses Prazeres Heráclito tá nos convidando a buscar uma dimensão para além dessa desse mundo onde tudo flui dessa belíssima eh movimentação da vida fluidez onde não podemos entrar no mesmo Rio duas vezes tentando buscar essa inteligência esse Logos para além dessa mudança que é justamente aí onde estaria uma possibilidade de uma felicidade
mais humana para cada um dos seres humanos Ou seja quando o ser humano busca uma felicidade vindoura através vindoura das virtudes vendora de uma vivência da harmonia uma compreensão mais profunda de si mesmo ele estaria enxergando a vida de um patamar mais elevado ele vai ser capaz de enxergar a beleza e de ser feliz não alegre mas ser feliz buscar aprender com cada circunstância da vida eu gosto tanto daquela frase do Oráculo de Delfos que diz conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo Poxa que bonito imaginar que todo o universo tá dentro de nós
todo o universo em síntese tá dentro de mim tá dentro de cada um de nós se a gente conseguisse tomar consciência disso porque acho que temos nada praticamente de consciência disso não teria como existir tédio na vida a a vida seria muito mais dinâmica muito mais profunda justamente nenhum dia seria igual ao outro eu sempre teria algo a mais para aprender então quando o ser humano busca essa felicidade dentro de si através desse ponto de tomar consciência cada vez mais dentro de si e não somente de satisfazer os prazeres é quando ele encontraria uma felicidade
mais profunda Platão inclusive mais tarde eh muito influenciado por essas ideias dos pré-socráticos no seu filósofo pedon ele diz algo muito parecido ele diz que viver em função de saciar o corpo significa perder a alma ou seja quando o ser humano Fica somente nessa horizontalidade ele abre mão de uma visão um pouco mais elevada de si mesmo e é isso que Heráclito nos convidava a buscar refletir sobre a vida de forma profunda a ver que a vida ela nos enche de possibilidades de compreensão e quando o ser humano at através desses contrastes através dessa guerra
que é a nossa existência dessa guerra interna que eu posso tomar consciência Aprende aprende a enxergar esse fogo Esse princípio esse Logos essa inteligência ele é capaz de na verdade acender esse fogo dentro de si acender essa chama da sabedoria dentro de si Essas são as ideias de Heráclito que queras gostaria de compartilhar com vocês Espero que tenha sido útil e até a próxima k [Música]
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