Bom dia queridos graça e paz tempo sempre especial e oportuno nos reunirmos aos domingos pela manhã e sempre nos recordamos que em uma manhã de domingo como essa Cristo Ressuscitou dentre os mortos e mudou para sempre como as coisas são Amém Essa é a razão de chamarmos o domingo de o dia do Senhor privilégio estarmos aqui privilégio receber o casal todo o time da jocum de novo não vou saudar cada um novamente mas é uma alegria bom vamos para a nossa porção das escrituras nós estamos na nossa série de sermões ah expositivos dos Capítulos 1
a 8 de Romanos e estamos intitulando a nossa série de o poder de Deus amém hoje nós vamos para Romanos Capítulo 3 por favor vamos nos erguer dos nossos lugares em reverência à palavra de Deus e vamos ler dos versos 21 a 31 Romanos Capítulo 3 versos 21 a 31 eu farei a leitura na versão NVI não será Projetada porque quando eu prego eu quero que você traga a Bíblia física para ler Amém glória a Deus as escrituras nos dizem o seguinte Romanos 3 21 a 31 mas agora se manifestou uma justiça que provém de
Deus independente da lei da Qual testemunham a lei e os profetas justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem não há distinção Pois todos pecaram e estão destituídos da Glória de Deus 24 sendo justificados amente por sua graça por meio da Redenção que há em Cristo Jesus Deus o ofereceu como sacrifício para a propiciação mediante a fé pelo seu sangue demonstrando a sua justiça em sua tolerância havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos 26 mas no presente demonstrou a sua justiça a fim de ser justo e justificador daquele que
tem fé em Jesus onde está então o motivo de vanglória é excluído baseado em que princípio na obediência à lei não mas no princípio da fé pois sustentamos que o homem é justificado pela fé independente da obediência à lei Deus é Deus a pena dos judeus ele não é também o Deus dos gentios sim dos gentios também visto que existe um só Deus que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos 31 anulamos então a lei pela fé de maneira nenhuma pelo contrário confirmamos a lei Essa é a porção da palavra de Deus para nós
nessa manhã oremos pai te damos graças uma vez mais nessa manhã erguemos o nome de Cristo Jesus acima de qualquer outro nome declaramos que Cristo é o senhor soberano sobre todas as coisas criadas e não criadas nós Te pedimos nessa manhã pai que você faça cessar as muitas distrações e inquietações da nossa alma a fim de que possamos absorver toda a instrução do seu espírito mediante sua palavra proclamada e Te pedimos ainda pai que você nos presente com Espírito de Sabedoria e de Revelação a fim de que os olhos do nosso entendimento sejam iluminados E
possamos compreender a real Esperança Da Nossa vocação Eu particularmente peço pai que o seu espírito me auxilie e me capacite a comunicar o evangelho pois não há capacidade em mim para tal e pai que nada que se perca mas tudo seja para a glória do teu nome pelos interesses do seu filho por meio do seu espírito e para o bem de todo mundo e todos aqueles que acreditam digam amém amém tome seu lugar meu irmão fique à vontade nosso tema de hoje não poderia ser mais maravilhoso e ele está intitulado a boa notícia Vamos repetir
juntos família dos que creem a boa notícia mais uma vez em alto e bom som a boa e que coisa maravilhosa é termos essa notícia talvez eu poderia ter colocado uma boa notícia mas não traduziria o que essa notícia é não é apenas uma boa notícia como tantas boas notícias que nós recebemos ao longo da vida essa é a boa notícia no singular a notícia mais maravilhosa que que nós poderíamos receber nessa porção que Lemos hoje nós temos a o evangelho em sua forma mais simples objetiva e pura é praticamente um acordo entre grandes eruditos
ao longo de da história da igreja e também contemporâneos de que essa porção das escrituras é a porção mais valiosa de toda a Bíblia porque ela nós encontramos condensada o evangelho de Jesus Cristo Alguém disse que de todos os textos escritos em toda a história Este é o texto essa porção é o texto mais valioso de toda a história Ah se você está conosco acompanhando a série de sermões você se deu conta de de que do capítulo 1 até o capítulo 3 verso 20 especialmente do capítulo 1 verso 18 até o capítulo 3 verso 20
Paulo avançou implacavelmente para deixar claro uma coisa todos pecaram e carecem da Glória de Deus quer pagãos libertinos quer judeus moralistas todos pecaram e carecem da Glória de Deus amém então Paulo vai tratar do tema a justiça de Deus a palavra Justiça e seus sinônimos vai aparecer nove vezes nesses 10 versículos que nós lemos Essa é a grande ênfase de Paulo nessa carta aos romanos mas é importante ainda relembrarmos e eu quero te encorajar se você ainda não fez a ouvir novamente fazer uso das plataformas de áudio e vídeo na conta da família dos que
creem para sempre ouvir mais uma ou duas vezes os sermões em especial o Sermão da semana passada que nós intitulamos como escravos do pecado falando a respeito da doutrina da depravação Total uma lembrança a respeito disso é que a depravação total do homem Deixa claro que Deus tem todo o direito de encerrar a humanidade no castigo eterno Pois todos pecaram e não há um justo sequer essa porção está amparada em romanos 1:18 a 320 nisso não há distinção alguma portanto a doutrina da depravação Total nos ensina que Deus teria o direito e seria ainda assim
justo se encerrasse sob a punição eterna toda a raça humana afinal foi isso que o criador disse no Éden se você comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do Mal certamente morrerás Paulo mais adiante em romanos vai lembrar no capítulo 6 verso 23 que o salário do pecado é a morte inclusive é essa a base para nós refletirmos na maravilhosa doutrina da eleição Incondicional não é meu tema aqui mas normalmente Quando falamos a respeito dessa verdade tão valiosa para a fé cristã a eleição Incondicional o fato de que Deus salva quem ele
escolhe incondicionalmente na eternidade passada isso de imediato causa em nós um senso de que Deus é injusto Porque Nós pensamos Como pode Deus salvar uns e não outros na verdade Deus não precisava salvar ninguém pois todos pecaram e destituídos estão da sua glória Amém Então vamos chegar ainda mais adiante nessa doutrina mas hoje basta para nós relembrarmos que a doutrina da depravação Total Deixa claro que Deus teria e tem sim o direito de encerrar toda da raça humana sob o castigo eterno porque todos os homens pecaram quer gentios quer judeus quer libertinos depravados quer moralistas
religiosos todos e nisso não há distinção alguma porém mas a coisa mais incrível é que quando Paulo termina a descrição da raça humana em sua condição pós queda o que chamamos então de depravação Total ou de depravação radical ok que não necessariamente eu disse no sermão passado significa que o homem é tão depravado como poderia ser não é isso que a doutrina da depravação Total ensina a doutrina da depravação Total ensina que o homem foi afetado por completo em todas as suas faculdades pelo pecado Ok ah Paulo quando termina essa escrição Nós lemos na semana
passada passa os seus olhos apenas no Versículo 19 comigo por favor que é a conclusão do Sermão da semana passada Paulo diz Ora nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o Diz Para que toda boca se cale e todo o mundo seja condenável diante de Deus semana passada eu disse que eu particularmente amo Romanos 3:19 porque é a Bíblia te mandando calar a boca Isso é maravilhoso então nós percebemos que a descrição que Paulo faz da condição do homem Paulo diz que toda a revelação bíblica até aqui
até este momento ela tinha um único intuito de colocar a raça humana diante de Deus com a boca fechada pois não restam argumentos com as mãos para trás porque ninguém tem obras para oferecer ao criador com a cabeça inclinada porque todos somos culpados então Paulo conclui e diz que nenhuma carne seria justificada pelas obras da Lei no verso 20 e no verso 21 ele diz algo completamente inimaginável o verso 21 diz assim mas agora e preste atenção eu me dei o trabalho de deixar um slide só para esse mas não não não não não não
não você tem que saber que este é o mais mais incrível de toda a história nunca em nenhum outro texto em todos os livros já produzidos em toda a história humana uma palavra com essa a adversativa foi tão valiosa meus irmãos como este mas porque se não houvesse essa declaração nós estaríamos completamente perdidos e sem esperança enquanto trabalhava no sermão ao longo da semana e especialmente ontem à noite eu fui levado ao quebrantamento pensando ah como essa palavra mudou a minha história mas agora Paulo diz se manifestou uma justiça que provém de Deus ouça Paulo
acabou de dizer amparado em todos os ensinos das escrituras não há um justo sequer e do nada entre aspas Paulo diz mas agora eu sempre que prego esse sermão me lembro de uma coisa que eu criei o hábito de fazer há 5 anos atrás nessa série hoje eu não vou fazer tanto assim que eu tô mais comedido agora né Mas eu sempre lembro daquele narrador do UFC que eu já nem sei está vivo e se narra ainda as lutas o Chris buffer porque aquele cara ele consegue traduzir como eu leio esse texto tom de voz
de Paulo porque perceba embora seja aqui uma uma aplicação para você se engajar no entendimento há um tom de voz Sim no que Paulo está escrevendo e eu costumo pensar que o tom de voz é algo semelhante lembrem-se não é Paulo que escreve Romanos é Tércio inclusive as sentenças não terminadas no grego já mencionei aqui porque Paulo provavelmente se empolga tando tanto ditando texto que Tércio não consegue acompanhar o raciocínio de Paulo e eu fico imaginando Paulo descrevendo a raça humana e é mais ou menos como Se colocasse eu e você para lutarmos como a
gente tá na nossa condição agora Talvez o Pedro até teria alguma chance né duraria uns 10 segundos com Anderson Silva no auge que é Curitibano diga-se de passagem desculpa aí e quando o Chris buffer sempre ia anunciar o campeão ele fazia toda a narração a respeito do peso das condições dos títulos e ele virava com aquele jeitão Anderson Spider Silva cara eu fico imaginando que o outro oponente sozinho se eu fosse eu já dizia perdi perdi deu ó p e é mais ou menos o seguinte por que que eu quero que você se coloque nessa
condição porque imagina você lutar com um atleta de alta performance no auge Qual a nossa chance gente nenhuma é mais ou menos o que Paulo acabou de demonstrar com a doutrina da depravação Total não temos chance alguma Mas de repente ele apresenta a justiça de Deus que está em Cristo e eu quero que você traga na sua memória aquele narrador balançando a cabeça eu dizia Cara eu acho que era isso que estava acontecendo enquanto o Tércio escrevia mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus isso é realmente maravilhoso porque muda por completo tudo
o que está acontecendo Até Aqui de acordo com a descrição das escrituras ouça Mas é uma palavra que inverte a declaração que a precedeu Paulo termina dizendo que não há esperança que todos os homens qu é religiosos quer irreligioso são escravos do pecado e que todos são condenáveis diante de Deus e que devem curvar as suas cabeças fechar as suas bocas colocar em suas mãos para atrás pois somos culpados não há argumentos não temos obras e de repente ele diz não mas agora eu bem me lembro do dia que eu entendi isso 24 de março
de 2001 na sua história teve um dia como esse e eu costumo dizer que se você não lembra lembra o dia do seu novo Nascimento Talvez isso não tenha ocorrido ainda teologia minha própria né eisegese no texto é impossível você não lembrar disso não tem como Quantas vezes eu já disse aqui que eu consigo ver a cena toda e o mais incrível algumas pessoas sentadas aqui que eu acabei de passar os olhos nelas estavam nesse culto liderando adoração conduzindo o culto e eu um usuário de craque mas naquele dia eu entendi mas agora eu fui
radicalmente transformado e hoje sou pastor daquelas pessoas que estavam em cima do púbito só o evangelho poderia fazer isso Amém diga graças a Deus por Jesus Cristo não é a respeito da minha história é a respeito da história de Deus invadindo a Nosa história a minha e a sua história Amém então mas é uma declaração que inverte aquilo que vinha sendo dito é a mais importante adversativa de toda a história de todos os textos escritos Paulo diz uma justiça que provém de Deus independente da lei da qual testemunha as lei a lei e os profetas
Paulo ainda está preocupado na sua diatribe lembram estamos falando sobre isso de deixar claro que eles não está se opondo à lei agora a primeira coisa que eu eu quero elencar Então a partir do verso 21 após o mas agora digam comigo en Now ponto aula de inglês depois um tradutor vem aqui mas agora uma justiça que prové de Deus Repita comigo justiça que provém de Deus justiça que provém de Deus por que é essencial entendermos isso porque a verdadeira proclamação do Evangelho exclui qualquer possibilidade de inativa humana a salvação é obra de Deus do
início ao fim diga graças a Deus dias atrás eu disse que se a nossa salvação dependesse de nós mesmos não permaneceríamos salvos nem por uma hora então é importante entender que é uma Justiça proveniente de Deus é Deus quem tomou a iniciativa pois como vimos no sermão anterior Paulo disse não há quem busque a Deus o homem está escravizado pelo pecado Então essa Justiça precisa ser iniciativa de Deus uma justiça que provém de Deus Deus é quem toma a iniciativa portanto Deus é que nos sustenta em Sua obra salvífica Ah o ponto aqui é nós
percebemos o seguinte esse sermão tem duas partes objetivas como a justiça de Deus chega até nós e Porque precisamos dessa justiça e aqui também vamos entender o caráter de Deus que é justo e justificador ok e por fim Paulo tem um último argumento contra qualquer tipo de vanglória Então como a justiça chega até nós olha só pelo menos observando o texto os versos 22 a 24 22 23 e 24 e 25 perdão nós vamos perceber o seguinte primeiro a justiça chega até nós por meio da fé em Jesus Cristo Repete comigo a justiça chega até
nós por meio da fé em Jesus Cristo a justiça chega até nós gratuitamente a justiça cheia Até nós gratuitamente a justiça chega até nós através da obra de Cristo na cruz a justiça chega até nós através da obra de Cristo na cruz Então nós vamos perceber algumas verdades aqui em cima dessas afirmações isso é a parte talvez mais central do evangelho e uma das maneiras mais puras de compreendermos O que é Então essa boa notícia primeiro a justiça de Deus chega até nós por meio da da fé em Jesus Cristo e aqui por mais que
isso pareça Bem óbvio meus irmãos tem uma coisa que não poderia deixar passar porque muitos de nós acabam incorrendo num erro eles têm fé na fé não é a fé que salva é o objeto da Fé então especialmente num Brasil nominalmente Cristão as pessoas usam aleatória expressão fé até para jogar na meac cena vou fazer uma fezinha e algumas pessoas não não não mas eu tenho a minha fé eu tenho a minha fé eu eu eu eu eu estou salvo porque aqui eu a minha fezinha eu tenho eu carrego comigo a minha fezinha querido preste
atenção a fé tem um objeto Cristo parece a mesma coisa mas a distinção é Central não é a fé que salva é o objeto da fé que é Cristo então a justiça chega até nós por meio da fé em Jesus o cristo e daí nós precisaremos perceber pelo menos duas coisas O que é fé bíblica e nós veremos adiante e que Cristo nós afirmamos depositar a nossa fé porque poderíamos nos lembrar da afirmação do Senhor que disse em João Capítulo 7 quem crê em mim como dizem as escrituras ou seja não é o Cristo criado
pelo Cristão nominal Eu costumo dizer que Nós criamos um pseudo Evangelho com uma cruz Ortopédica que se molda a nossa necessidade e com um Cristo genérico Ou seja é mais barato mas faz o mesmo efeito quem tá me entendendo então não é desse Cristo dos cristãos nominais no Brasil que estamos falando é do Senhor Jesus Cristo O Filho do Deus Vivo então aí eu tenho fé em quem fé não é expectativa fé é certeza então é muito importante nós removermos esse problema de termos fé na fé a fé que salva é a que é depositada
em Cristo como objeto porque a fé por si só não salva Ok então primeira Justiça chega a nós por meio da fé em Jesus Cristo e o objeto da fé é Cristo segundo Paulo diz que a justiça chega até nós gratuitamente a expressão que Paulo usa aqui no texto grego para gratuitamente é sem então não há motivo humano além da Glória e do amor de Deus que encontramos em Deus não nos homens naturalmente mas quando eu olho para mim você olha para você e refletimos no dom da vida eterna não encontramos nenhum motivo não havia
virtude alguma em nós lembrem-se Paulo está trabalhando em cima da doutrina da depravação Total então a coisa maravilhosa do Evangelho é exatamente isso e nós não podemos perder isso de vista preste atenção um sermão como esse embora Talvez seja o melhor sermão de toda a carta a ser pregado porque ao mesmo tempo ele é tão simples e objetivo mas tão poderoso e suficiente pode ser como uma coisa que recebemos assim ah eu já entendi isso não não não não como Nós lembramos a menção de John stot as estrelas brilham de maneira mais maravilhosa com a
escuridão dos céus ao fundo ou seja Paulo não apresenta o evangelho a boa notícia sem certificar-se que eu e você entendemos o quão pecadores somos Então se eu conduzo a minha vida diária e lido com todas as demandas que eu tenho à luz do Evangelho como eu vou ser tomado de um espírito de murmuração amargura e ingratidão irmão irmão você me perdoa tá em nome de Jesus eu não suporto crentes que murmuram todos os dias a respeito do que eles consideram que lhes falta como como como perdemos de vista quem éramos e quem somos agora
em Cristo ao ponto de vivermos com uma cara emburrada amargurada reclamando todos os dias o seu problema não é de ordem financeira o seu problema não é de ordem emocional o seu problema não é de ordem biológica o seu problema era o pecado enraizado em seu coração daí a importância dessa adversativa mas agora em Cristo recebemos redenção e sem motivo algum ok nós podemos agora nos lembrar do texto de Hebreus Capítulo 4 anote aí nós não vamos ler Versículo 16 quando o autor de Hebreus está trabalhando em cima dessa dinâmica ele diz cheguemos confiadamente ao
trono da Graça a fim de recebermos Misericórdia diga comigo Graça Graça misericórdia misericórdia Então são duas características do caráter de Deus preste atenção nisso aqui graça é quando eu recebo aquilo que não merecia Justiça misericórdia é quando eu não recebo aquilo que merecia juízo você entende isso então graça é quando você e eu recebemos aquilo que não merecíamos justiça em Cristo somos justificados somos aceitáveis diante de Deus amém e misericórdia é quando nós não recebemos aquilo que merecíamos e o que nós mereci o que merecíamos juízo eterno então nós percebemos essas facetas ou melhor dizendo
atributos do caráter de um Deus gracioso que nos dá aquilo que não merecíamos justiça em Cristo e misericordioso que não nos dá aquilo que merecíamos juizz eterno quando eu fico refletindo a respeito de muitos entre aspas louvores que existem no Brasil eu penso como eles estão distantes do Evangelho né Tem um louvor que eu apelidei de a canção do Filho Pródigo e ele dizia mais ou menos assim ah restitui eu quero de volta o que é meu quer mesmo não você quer mesmo eu fico imaginando Deus dizendo sério você quer o que é teu porque
o que é teu tá guardado mas se você quiser eu solta é o Satanás ele vai te abraçar diga comigo graça graça é quando eu recebo é quando eu recebo aquilo que não merecia aquilo que não merecia Justiça Justiça misericórdia misericó é quando eu não recebo quando eu não recebo aquilo que merecia aquilo que merecia diga graças a Deus por Jesus Cristo graças a Deus por jesuso nosso Deus é gracioso e misericordioso e eu quero ainda enfatizar uma vez mais preste atenção isso deveria ser suficiente para que a nossa alegria fosse constante Eu não disse
felicidade eu disse alegria como um fruto oriundo do amor de Deus derramado em nós pelo seu espírito como Gálatas 5 nos ensina estamos felizes todos os dias mas um cristão deveria estar alegre pois sua alegria está amparada no fato de que outrora inimigo de Deus agora em Cristo pela justiça que há no evangelho amigos de Deus o que te falta meu irmão O que te falta minha irmã casa comida pelo amor de deus meus irmãos o evangelho de Jesus é suficiente para que tenhamos alegria constante aleluia glória a Deus eu costumo dizer que é por
isso que quando você prega o evangelho nas poucas vezes que o faz no seu trabalho no seu ambiente escolar ou acadêmico muitas vezes na sua família ou na sua sua vizinhança as pessoas não te dão crédito sabe por quê Porque você diz que tem uma boa notícia que mudou radicalmente como as coisas são e que agora você é uma nova pessoa mas eles te conhecem especialmente quem trabalha com você sabe que a sua alegria depende da sua conta bancária aí o incrédulo olha para si e diz bom entre eu e você não há diferença nenhuma
porque você também Depende de a e de situações transitórias para ter alegria e você quer me convencer de que encontrou uma alegria constante e perene quem tá me entendendo diga Amém claro que nós temos angústias E para isso temos a vida da igreja né temos muitas angústias mas temos alegria di o seguinte maneira pela qual a justiça de Deus é recebida é importante relembrar que a justiça do Evangelho não é uma justiça adquirida por nós mesmos é uma Justiça recebida Keller continua e diz assim se eu achar que a minha crença é a causa da
minha salvação deixarei de olhar para Cristo e Começarei a olhar para a própria fé tornando-a uma obra fé é a atitude de se achegar a Deus de mãos vazias na mesma linha o grande pregador galês Dr Mart lyd Jones diz o seguinte definição de fé o homem que tem fé é o homem que não olha mais para si mesmo nem espera nada de si mesmo não olha mais para quem foi um dia não olha para o que é agora não olha para o que espera ser ele olha exclusivamente para o senhor Jesus Cristo e sua
obra completa e só nela descansa isso é fé salvífica o homem que tem fé não olha para si mesmo e não espera nada de si mesmo não olha para quem era outrora não olha para quem é agora não olha para quem espera ser olha exclusivamente para Jesus Cristo e esse crucificado e nisso encontra descanso para sua alma isso é ter fé você tem fé salvífica porque cada vez mais nós vemos os cristãos sucumbindo à ansiedade e às inquietações de maneira que nós temos tempo e priorizamos tudo aquilo que nos interessa mas não cultivamos a nossa
fé eu vi um corte da prisca falando aqui dando dicas de ter uma leitura bíblica regular acho que era isso o corte e você disse assim e guarda o celular eu digo aleluia eu botei uma palminha lá mas aí eu esqueci que não era no seu era não da igreja mas palmas para sua fala querido ó olha aqui olha aqui olha para mim olha isso aqui e olha isso aqui aprenda escer diariamente aprenda a escolher a razão da ansiedade da maioria de você está aqui ó comparação constante com a vida alheia Mas você deveria se
comparar com isso aqui ó todos os dias Amém ai pastor eu não entendo eu tô sem para baixo eu entendo você inveja a vida alheia Eu entendo você jovem adolescente fica até uma 2 3 da manhã todos os dias no seu no seu Smartphone eu entendo a causa da sua depressão e me agradeça porque você vai economizar com terapeuta Amém eu disse que não há patologias e angústias aqui Ah tá não há fé salvífica entre nós e essa é a maravilha do Evangelho eu não olho para quem fui eu não olho para quem sou eu
não olho para quem Espero ser eu olho para Cristo O Filho do Deus Vivo meu substituto e terceiro então a fé chega a nós através atavés da obra de Cristo Por que através da obra de Cristo porque através da obra de Cristo e nós vamos entrar nisso de maneira mais Eh assertivo agora nós somos justificados dias atrás eu disse em uma das definições que justificação Ouçam é um termo de natureza forense Quantos irmãos temos aqui da área do direito levantam a mão estudando ou já atuando levantem a mão bem alto bem alto da área do
direito estudando atuando tanto faz Então esse é um termo de natureza forense então justificação é antes de qualquer coisa uma declaração é o ato pelo qual Deus declara justa uma pessoa que coloca a sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador e substituto Repete comigo justificação justificação é o ato pelo qual Deus declara justa uma pessoa justa uma pessa que coloca a sua fé que coloca a sua fé em Jesus Cristo em Jesus Cristo como seu Salvador Salvador e substituto substituto isso é justificação é antes de qualquer coisa olhem para mim uma declaração de Deus
sobre aquele que deposita sua fé em Jesus então através da obra de Cristo nós Recebemos a justiça de Deus que está em Cristo agora ouça justifica ação não é um processo mas um ato declaratório de Deus acontece fora de nós e não em nós quando Deus declara você justificado nada muda externamente claro que nós então vamos passar a um processo de santificação que ainda vamos chegar em romanos 6 onde Paulo vai trabalhar mais o tema do desenvolvimento da salvação ou da doutrina da Santificação mas escute no momento em que cremos no evangelho e que Deus
nos declara justos porque colocamos nossa esperança e fé exclusivamente em Jesus em Sua obra não acontece nada na hora você não sente nada ou pode sentir né Tá quebrantado enfim mas você não se tornou perfeito como a doutrina Católica Apostólica Romana erroneamente ensina a doutrina Católica Apostólica Romana e essa é uma das discussões principais da reforma eu já disse e repito Há muitos os irmãos católicos sinceros Eu amo irmãos católicos Eu gosto demais da Igreja Católica Eu fui no Vaticano e fiquei chorando uma hora e meia lá na capela assistindo Aquilo é maravilhoso Aleluia mas
aqui a gente não abre mão porque aqui é a treta Nossa no Concílio de Trento que é uma foi uma contrarreforma porque Lutero expôs tão bem o evangelho da justiça de Deus então os católicos Tentaram dar uma melhorada na doutrina e disseram assim não é infusão é como se de de colocasse a graça dele em nós no processo de justificação e a gente passa a ser puro instantaneamente Esso parece a sua vida não né não justificação acontece fora de nós e não em nós presta atenção é o ato de declaratório de Deus não acontece nada
com você na hora naturalmente você passa ser a habitação do Espírito repito isso vai ah se desdobrando John ST diz o seguinte é instantâneo e não gradual é a ação de Deus em declarar judicialmente que a situação de determinada pessoa está em harmonia com as demandas de sua lei então muitas vezes e dias atrás eu vi um corte que já apareceu para mim várias vezes o Reverendo Augusto Nicodemos eu não lembro exatamente como é a fala dele dele mas eu acho muito legal que ele diz que fé é quando você permanece Crendo sem sentir sem
ver sem experimentar sem que nada aconteça com você você continua Crendo eu me lembro que infelizmente no início da minha conversão além de ouvir um evangelho mediante as obras eu ouvi o evangelho da experiência muito comum hoje no Brasil por causa do Z guist existencialista né discussão que eu trabalhei no meu livro mas então eu queria sentir Deus e isso é maravilhoso eu não estou dizendo que isso não aconteça glória a Deus sentimos sim a presença de Deus Amém eu tava lá terminando meu sermão terminando os meu sermão não lendo ele de novo né sermão
nunca tá pronto né especialmente depois que a gente prega a gente teve certeza que ficou ruim daí eles fala não eu achava que tava ruim antes de pregar quando eu termino fal Nossa tava muito ruim mas Aleluia E aí eu ouvi quando o pastor Fabiano Ken tava hoje ele tava Pentecostal gente aí ele subiu e vamos cantar mais uma vez olha pro pastor Fabiano cren fazer isso eu já pensei explodiu o avivamento na família dos quequ corre as multidões vão afluir qual era o cântico qual era o cântico agora eu tô não era Deus enviou
então hã Então minha alma canta perderam eu aqui né ti Senhor grandioso és tu Gente eu senti a presença de Deus lá em cima eu disse Nossa hoje tá legal o negócio hein Hoje eu já vou tirar o palitó faz um corredor de fogo vou Relembrar os primeiros começos Então não é ruim eu não estou me opondo a isso e não entenda que nós nos opomos isso Deus nos criou com alma nós temos feeling Amém glória a Deus e eu sou o cara do Feeling vocês sabem disso eu sinto muito as coisas só que aí
eu entrei numa luta porque eu queria toda hora que eu abro a Bíblia Ah não tô sentindo nada eu começ a morar Deus cadê você como Marcos Almeida né Deus Onde Estás eu dizia meu Deus Deus me abandonou Eu leio a Bíblia eu oro não sinto nada mas os anos foram passando e eu percebi que Deus continuava me sustentando diante dele infelizmente muitos que buscavam apenas a experiência ficaram pelo caminho eu nunca me esqueço Olha que situação complexa de um Retiro que nós fomos sem entrar na discussão dis Se isso era de Deus ou não
um irmão foi tocado por Deus de tal maneira que ele caiu lá no meio de umas cadeiras lá quebrantado sei lá um arrebatamento de sentido Sei lá irmão sei lá esqueceram ele no Retiro Quem tá aqui lembra Lembra esqueceram ele aí eu achei que é de verdade mesmo ele não tava fake Porque ele perdeu a carona e foram buscar um irmão lá no fim do dia no mover de Deus a última vez que eu vi ele já estava largando a segunda mulher e eu me lembro que aquele foi um dos retiros ontem eu lutei com
com Deus e diz eu não entendo por que que eu não sinto aí eu pensava eu sei eu pequei mais do que essa galera pelo menos depravação Total sempre entendi glória a Deus vamos pra frente então preste atenção justificação acontece fora de nós não em nós nós não sentimos Nada no momento em que Deus nos declara justos é um ato instantâneo não é gradual Deus declara que estamos quites com ele por causa da fé que depositamos em seu filho quem me entende diga Amém vamos avançar então para as nossas conclusões há três palavras chaves que
nós observamos nesse texto Essas palavras são justificação redenção e propiciação repitam comigo por favor então nós já estamos tratando um pouquinho de justificação aqui envolver um pouquinho mais primeira coisa verso 24 parte B do versículo justificação é uma declaração irrevogável talvez Ouça não estou afirmando essa é uma metáfora ou fala para os gregos porque Paulo está utilizando um termo forense Então os gregos entendiam bem os romanos também sem dúvida que estão recebendo a carta mas especialmente os gregos entendiam bem essa terminologia então é importante relembrar justificação é o ato pelo qual Deus declara justo uma
pessoa que coloca a sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador e substituto então é uma declaração é instantânea e irrevogável isso é maravilhoso glória a Deus por um aleluia justificação é instantânea e irrevogável AM aluia porque algumas pessoas acham que Deus um dia as declara Justa e depois olhando para o seu comportamento diz Pensei melhor você não é tão justo assim então te declaro injusto de novo alvo da minha Ira gente Deus não nos declara justos por algo que ele viu em nós mas sim pela obra propiciatória do seu filho e já disse o
que é propiciação é substituir então há segurança para as nossas almas Deus não criou uma possibilidade de salvação Deus entregou o seu filho para substituir em propiciação os seus eleitos então quando Deus olha a você quando Deus olha a mim quando Deus nos olha ele vê Cristo e ele continua afirmando justo a Deus então é uma declaração um ato instantâneo irrevogável não é tornar justo imediatamente no sentido de Pureza não significa que você deixa de ser um pecador daí a célebre sentença do reformador Martinho Lutero simultaneamente justos legais diante de Deus mas ainda pecadores e
não é nossa condição esta mesmo meus irmãos sim E aí nós vivemos nessa tensão né do já e ainda não Como disse George eldon LED já somos justificados mas ainda não glorificados então estamos na tensão de sentirmos os efeitos da natureza adâmica agora uma coisa muito importante sobre justificação o texto vai dizer que Deus é justo e justificador mas preste atenção o conceito básico de justiça é dar aquilo que lhe é devido então preste atenção um criminoso deve receber o quê absolvição ou punição hã se Deus absolve criminosos não seria Deus injusto e dentro da
dinâmica da diatribe que já explicamos em três sermões até aqui Paulo está dizendo não não não não não mas se nós somos radicalmente depravados se toda a raça humana quer gentios quer judeus quer militantes do movimento lgbtq a mais quer esquerdistas quer comunistas quer petistas quer evangélicos quer cristãos nominais quer conservadores se todos pecaram e Deus perdoa aqueles que ele elege então Deus é injusto Ele está tomando parte no crime então ele justifica mas de maneira injusta porque o pecado não foi punido Mas essa é a maravilha do Evangelho prestem atenção justificação não é absolver
alguém porque dentro da metáfora forense preste atenção eu tenho assistido alguns filmes eu descobri que eu gosto a disse amor se Deus não tivesse te chamado não haveria um promotor melhor do que você porque você na argumentação é sinistra é não era um elogio é bom pontuar isso né cara e eu pensei é verdade Imagina eu na promotoria isso é maravilhoso cara minha vida é uma eterna de ATR Eu já falei pros irmãos eu falo mas Paulo também era assim então agora Preste atenção quando alguém ao fim de um processo é absolvido ouça pelo juiz
ou pelo júri popular entende-se e significa que ele é inocente esse é o nosso caso nós somos inocentes então justifica porque Deus puniu o pecado seu e meu em Cristo o salário do pecado é a morte Deus permanece justo em todos os seus caminhos e justificador por quê Porque ele puni sim o pecado mas perdoa o pecador que deposita fé em seu filho quem me entende levanta a mão e diga sim sim se justificação fosse absolvição significaria que éramos inocentes e nós não somos inocentes e que Deus é mau caráter ou seja injusto Mas não
Deus é justo e justificador porque ele pune sim o pecado daí uma coisa olha que contrapartida maravilhosa sempre que afirmamos a segurança da salvação a verdade neotestamentária que salvação não se perde até porque você não a conquistou a nossa salvação é um presente e não uma recompensa pelos nossos esforços Amém então todo mundo que tem dificuldade com essa verdade bíblica tem porque nós após a queda não lidamos bem com a graça favor e merecido Olha vou dizer algo aqui com metáfora Tá mas não usa isso de maneira equivocada imagina que você você por alguma razão
tem ali uma situação financeira inesperada e você tem que ir morar na casa dos seus pais ou de amigos ou de irmãos que seja todo o tempo que você estiver lá você estará Oprimido dizendo não tinha que tá nessa condição Poxa meu tenho que fazer meu Deus eu cara eu tô aqui sabe por quê Porque Isso demonstra como temos dificuldade de lidar com a graça de Deus mas isso não é para você você que é vagabundo e que não quer trabalhar diga Aleluia Isso é para você que foi surpreendido numa situação a gente não lida
bem com o favor e merecido já houve situações de nós recebemos irmãos em casa e a Fran fez uma mesa tão maravilhosa que a pessoa se ofendeu e a pessoa disse depois para ela para que tudo isso ela disse isso aí a Fran hã ela nem entendeu Não entendi por que que você fez uma mesa daquela quando eu fui na sua casa eu disse porque eu amo fazer isso eu gosto de receber as pessoas assim e a pessoa ficou ofendida Porque nós não lidamos bem com isso agora preste atenção isso tem que ficar muito Claro
não fomos absolvidos do pecado justificação não significa que somos declarados inocentes nós somos culpados e Deus puniu o nosso pecado em cristo olha a contrapartida temos segurança porque é um ato instantâneo uma declaração irrevogável Amém porque Deus não se baseou em nada que viu em nós mas na oferta do seu filho então ele olha para nós vê seu filho e continua dizendo justo justa justo justa justo e justa Amém temos segurança nisso não podemos perder a salvação pois nós recebemos ela de graça agora significa que podemos viver de qualquer maneira eu sempre disse não Liberdade
não é viver como queremos Liberdade Cristã é viver como devemos porque você lembra Ah então então não preciso levar tão a sério a minha jornada Cristã porque eu fui declarado justo isso é uma declaração irrevogável de Deus porque não se baseia no meu desempenho mas na obra do seu filho então eu não preciso levar tão a sério o pecado Ei o pecado não foi inocentado Cristo foi esmagado pelos nossos pecados então cada vez que você e eu nos entregamos ao pecado Nós deveríamos trazer em mente isso esmagou o filho de Deus como que a gente
vai lidar de qualquer maneira aí tem gente que prefere dizer não Cuidado você vai perder tua salvação Querido Meu Deus me ajuda aí Brasil você não pode perder a sua salvação isso não te incentiva a pecar porque você não foi inocentado Cristo foi punido no seu lugar e aí você olha pro pecado e entende a gravidade dele quando traz a sua memória o Cristo crucificado de Deus quem tá me entendendo por fim pra gente terminar essa palavra e avançar presta atenção vocês se recordam da oração do Pai Nosso ela normalmente é feita de maneira equivocada
nós Oramos Pai Nosso vamos vamos comigo vamos ver faz tempo a gente não ora o Pai Nosso aqui né vamos ver se tá bom o nosso Pai Nosso vamos comigo vamos comigo que se eu errar eu né só vocês quero ver tá bonito vamos lá família presta atenção 1 2 3 Pai nosso que estás no céu ificado seja o teu nome venha a nós o teu reino seja feita a tua vontade assim na terra como no céu o pão nosso de cada dia nos dai hoje perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos volta volta
escuta o pão nosso de cada dia nos dai hoje per nossas ofensas Deixa ouvir de novo repete perdoai as nossas dívidas o Pai Nosso não diz perdoa as nossas dívidas o Pai Nosso não diz perdoa as nossas ofensas Porque nós não poderíamos pedir isso para Deus Deus não perdoa o pecado Deus não deixa o pecado impune o Pai Nosso diz perdoa-nos as dívidas o perdão de Deus é para o pecador arrependido não para o pecado entendeu a diferença não né Depois você escuta a mensagem de novo e pensa porque a falta de português tá te
atrapalhando perdoa-nos não é perdo o pecado olha para mim Deus não perdoa o pecado pecado Deus pune Deus perdoa aquele que ora com fé o pecador tá me entendendo perdoa-nos as nossas ofensas e dívidas Deus não perdoa o pecado Deus perdoa o pecador porque senão justificação seria absolvição e absolvição equivale a declarar alguém inocente você não é inocente Amém segunda palavra Redenção também no verso 24 Talvez uma metáfora aos romanos mas a todo o mundo da época porque havia um mercado grande de escravos inclusive em Israel haviam leis para como se lidar com escravos Levítico
2525 para quem está notando diz que se alguém se dividas e não pudesse pagar esse alguém se ofereceria como escravo preste atenção mas a lei deixava uma brecha a brecha da Lei era que se esse endividado que não podia pagar a sua dívida que se ofereceu como um escravo ouça ouça tivesse um parente próximo que pudesse quitar a sua dívida ele então era libertado e isso já era naturalmente uma prefiguração do Evangelho então Redenção significa libertação de alguém mediante pagamento de dívida diga comigo Redenção Redenção é é libertação libertação mediante mediante pagamento pago da dívida
percebe que Deus não só te declara Livre o sangue de Cristo compra a nossa liberdade agora preste atenção o sangue de Cristo não cria uma possibilidade de liberdade o sangue de Cristo é o pagamento pela Liberdade dos que creem Aleluia então Redenção é isso é essa metáfora do mercado de escravos por intermédio de Jesus nós que éramos escravos do pecado da morte do juízo nós que jamais conseguiríamos pagar a dívida recebemos Liberdade completa em Jesus isso é redenção justificação redenção e por fim propiciação uma metáfora ou palavra aos judeus agora Paulo está tratando das dinâmicas
do templo Você lembra como alguém era Perdoado um Cordeiro era oferecido e seu sangue era aspergido a tampa da Arca da Aliança isso é propiciação propiciação basicamente é cobrir no sentido de substituir então um animal era entregue para que simbolicamente o seu sangue cobrisse o pecado do ofensor então propiciação é a ação de afastar A Ira punitiva de Deus por olha para mim mais uma razão para você não pensar que ter segurança de salvação é viver deliberadamente em Pecado porque o pecado atrai A Ira de Deus é o que vimos em romanos 1:18 dos céus
se manifestam A Ira de Deus sobre toda a impiedade onde tem pecado tem Ira de Deus se manifestando então propiciação é cobrir é substituir é afastar A Ira punitiva de Deus é também espiar o pecado tirar o pecado então Paulo está falando agora aqui aos judeus falou aos gregos na metáfora forense de justificação falou aos romanos na metáfora do mercado de escravos de Redenção e fala agora os judeus de propiciação Ok então o pecado não fica impune olha só mais uma vez tin Keller diz a cruz é o lugar onde o juiz recebe julgamento ele
volta à justiça contra si próprio ela é uma demonstração tanto da justiça de Deus quanto do seu amor justificador que coisa maravilhosa meus irmãos e que coisa paradoxal que deveria nos deixar constantemente perplexa eu sempre disse Cristo se tornou o alvo da Ira de Deus para que todo aquele que crê fosse salvo da Ira de Deus olha a loucura disse e repito preste atenção o evangelho não é a boa notícia que você foi livre do diabo e do inferno o Evangelho é a boa notícia de que você foi livre da Ira de Deus porque as
escrituras dizem em 10 31 de Hebreus horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo o Evangelho é a notícia mais incrível de que na cruz o juiz recebe o julgamento absorve a ira em nosso lugar então nós seguindo no verso 25 Paulo diz assim Deus o ofereceu Cristo como sacrifício para propiciação mediante a fé pelo seu sangue demonstrando a sua justiça Olha só como Paulo termina o Versículo 25 em sua tolerância Deus havia deixado impune os pecados anteriormente cometidos presta atenção Deus não perdoa pecados Deus perdoa pecadores que creem Deus deixou já Perguntou mas
como as pessoas antes de Cristo eram salvas sempre foi mediante a fé é o tema do Capítulo que vem não vou entrar na mensagem no sermão que vem depois do teolog mas Paulo vai chamar dois homens para essa discussão Abraão e Davi dois ícones para que os judeus entendam que a justiça sempre foi pela fé Então as pessoas eram salvos pela fé ainda que elas não tivessem clareza da obra salvífica de Cristo elas depositavam esperança salvífica no criador em Deus o pai que se autor revelou a elas só que os pecados delas a outra versão
diz estavam sob a paciência de Deus Deus deixou e falou deixa aqui porque quando meu filho encarnar eu vou punir esses pecados nele por isso Isaías diz agradou a Deus moelo preste atenção meus irmãos Deus deixou os pecados anteriormente cometidos impune e os puniu na cruz de seu filho Deus não os perdoou antes os deixou impune até que seu filho se manifestasse então Paulo segue no verso 26 diz o que já estamos afirmando que ele é justo e justificador do contrário a mera absolvição do pecado denegrir o caráter de Deus Deus não nos declarou inocentes
Deus puniu nosso pecado no seu filho portanto do verso 29 ao 30 para as nossas conclusões preste atenção Paulo vai falar que não restam motivos para vanglória ele vai perguntar onde está a vanglória ninguém pode se gloriar olha só o Cristão regenerado que tem luz do Evangelho deveria ser a pessoa mais humilde que existe ninguém pode dizer olha aí eu sou sal vão hein ó redimido justific Adão aqui ó nível hard porque isso lembra que Deus puniu o pecado em Cristo que Deus odeia o pecado que o pecado não fica sem punição E aí olha
só Aí quando alguém pecasse contra nós imagina Imagine um mundo onde os crentes fossem crentes de verdade e quando ofendidos ao invés de devolverem A Ofensa lembrarem se Cristo me perdoou Eu Vou estender misericórdia essa pessoa Imagine um mundo assim sabe qual é a grande razão pela qual nós vivemos cheios de conflitos uns com os outros é porque nós não entendemos o evangelho da justificação de Deus como alguém pode fazer isso comigo e por não com você como gente sempre diz aqui aquela pergunta né Por que coisas boas acontecem coisas ruins perdão por que coisas
ruins acontecem com pessoas boas e a resposta eu acho que é Tim Keller né O que diz é o Keller que diz né sempre o padroeiro dos pastores agora ele diz assim a única vez que uma coisa realmente ruim aconteceu com uma pessoa realmente boa foi na cruz o resto é consequência do pecado com todo temor e cuidado que precisa isso Responde Os questionamentos sobre a queda da aeronave e não dos pecados daquelas pessoas mas do pecado original de Adão desde que Adão se rebelou contra Deus o mundo entrou em desordem e Cal e coisas
sem explicações detalhadas acontecem frequentemente por quê Porque a única vez que uma coisa realmente ruim aconteceu com uma pessoa realmente boa foi na cruz do Calvário o demais é consequência da queda eu postei uma foto sabe por quê Porque eu voei dezenas de vezes pela aquela empresa e na foto eu não consegui ver porque ela era de fundo desfocado se a aeronave era a mesma mas só haviam três aeronaves Jack Com certeza eu já voei naquela porque eu já voei muito por aquela empresa e quando eu vi a notícia eu disse Deus eu merecia estar
naquela aeronave Mas pela graça não estou quem tá me entendendo complexo depois do pecado a existência humana passou a ser complexa e e nenhuma fala é satisfatória para uma situação tão dolorosa quanto essa mas Paulo diz onde está a vanglória o motivo de vanglória é excluído no evangelho nosso orgulho nossas conquistas linhagem familiar classe social realização profissional Educacional religião Gente pelo amor de Deus não há espaço para vanglória como há tantos cristãos cheios de si mesmo no mundo hoje gente não estamos com clareza do Evangelho porque um cristão deveria estar constantemente sentindo-se quebrantado compungido e
ao olhar para qualquer pessoa cristã ou não olhar com olhos de Misericórdia isso não significa não anunciar o evangelho isso não significa Não Dizer Que pecado é pecado eu não disse isso eu disse fazer isso com a motivação Correta que tem gente pregando o evangelho para incrédulos na esperança de que Deus os condene como Jonas Então para caminharmos de fato paraa Nossa conclusão vanglória é excesso de confiança em si mesmo é enxergar-se como superior à demais pessoas quer de uma maneira objetiva quer subjetiva presta atenção rapidamente vanglória é excesso de confiança em si mesmo objetivamente
ou subjetivamente primeiro objetivamente eu realmente me acho melhor do que as pessoas por mais absurdo que pareça dizer isso há cristãos nominais eu não posso crer que um cristão regenerado pense assim há cristãos nominais que olham para si para sua condição pra sua classe social pra sua religião pra sua educação e diz é eu sou melhor do que a média das pessoas isso é vanglória Paulo diz vanglória não tem espaço no evangelho claro né a Nike fez uma propaganda agora sobre sobre o esporte que é muito legal tá voltando a ideia né no esporte não
é o melhor é que vence Eu já falei para vocês o o Stephan curry pode se vangloriar no basquete que aquilo ali é fora do comum eu quando entro no gramado irmão é diferente tô meio fora agora dos gramados mas é diferente não é disso que eu tô falando falando sobre excesso de confiança em si mesmo então é objetivo classe social instrução cultura o Curitibano ele ele é tentado a vanglória né gente quanto mais eu saio de Curitiba mais eu quero voltar gente toda vez que eu chego de viagem não importa da onde seja eu
eu primeira coisa que eu faço Eu Dou aquela respirada no aeroporto e diz cara Curitiba é diferente Deus eu sei que vanglória é pecado mas aqui é diferente Aleluia então agora subjetivamente olha para mim é um olhar vitimista de si mesmo tá cheio de gente vítima do universo ai ai é que a minha vida é mais difícil é que a vida dele é mais fácil é que ele tem teve uma linhagem familiar melhor é que ele tem dinheiro é que ele não sabe o que é sofrer na verdade isso é vanglória vitimismo é vanglória o
evangelho nos ensina a não pensar além e nem a quem de nós mesmos mas pensar a luz do Evangelho eu até diria que no Brasil há mais vanglória subjetiva vitimista do que vanglória objetiva ai Ó céus ó vida precisamos nos arrepender e Paulo diz que o Evangelho não deixa espaço para isso e Vale lembrar lembrar Tiago 4:6 que a escritura diz que Deus rejeita resiste o Soberbo mas dá graça aos Humildes Então por fim Paulo termina e no Versículo 31 diz assim e aqui concluímos eu quero chamar o time de música com muita ordem e
descencia Ok não liberei ninguém para conversar para transitar verso 31 você está com a Bíblia aberta Olha aí último Versículo então após essa declaração a respeito de justificação Redenção e propiciação e dessa Justiça maravilhosa que se manifestou Paulo diz não resta espaço para vanglória nenhuma porque ninguém foi salvo pelo seu próprio desempenho porque não havia Virtude em nós a ele pergunta anulamos então ai pela fé onde de maneira nenhuma pelo contrário confirmamos a lei gente pera aí como assim confirmamos a lei Paulo quer dizer que a fé que é o entendimento esclarecido do Evangelho ouça
aqui ouça nos leva a entender que a lei é a verdade porque a lei não nos salva mas a lei demonstra a santidade de Deus e denuncia A nossa condição pecaminosa diga comigo a lei não salva ai não sala mas ela demonstra a santidade de Deus e que eu eu sou pecador sou quem me entende diga Amém Então nós não anulamos a lei Ah então somos salvos pela graça mediante a fé Então tudo vale que é o que os pregadores da fam gerada higra fazem não Paulo não tá dizendo isso Paulo tá dizendo que a
fé salvífica confirma a lei a fé salvífica diz é a lei de Deus é a verdade eu era radicalmente depravado não é que eu sou ruim não é que eu sou ruim eu sou pior do que penso mas em Cristo mais amado do que poderia imaginar E o Cristão vive nesse paradoxo nessa tensão então nós confirmamos a lei como ele vai dizer no Capítulo S chegaremos lá a lei é Santa Justa e boa não tem problema nenhum com a lei de Deus o problema é você diga comigo nessa manhã o problema sou eu ol é
tão bom isso vai ser tão bom pros casais que tiveram ADR ontem coloca a mão no seu coração e eu vou colocar aqui também coloca a mãozinha no coração e todo mundo diga assim o problema o problema sou eu sou eu [Música] e a solução não está em você não está em mim a solução está externa a nós a solução é Cristo amém então não quer dizer que Deus não tenha mais um padrão moral pra nossa última citação do bispo anglicano Tom Wright ele diz o seguinte justificação pela fé não significa que Deus de repente
deixou de se importar com O Bom Comportamento ou com a moralidade pelo contrário Deus espera que andem decentemente então a verdade da justificação pela fé de forma nenhuma promove o pecado porque ela me faz lembrar perdoa nós Deus não perdoa pecados Deus os pune na pessoa do seu filho Deus perdoa pecadores que creem quantos nessa amanhã podem crer nessa boa notícia Olha que coisa maravilhosa é a notícia mais incrível que você estava esperando olha para mim não não é que você ganhou na mega-cena Não não é que o banco aprovou seu financiamento não não é
aquela promoção tão anelada no seu trabalho não é a conquista do Amado ou da Amada que você vem trabalhando bastante tempo por isso todas essas coisas são boas e são ótimas notícias de se receber Aleluia imagina Se amanhã alguém aqui recebe a notícia que ganhou na meena eu tenho uma palavra profética para você se isso acontecer com você lembra-te de mim quando estiveres no teu reino [Música] mas nem essa notícia é tão incrível quanto aquela que vem posterior a declaração mas [Música] agora o segredo para a vida abundante está em ter uma alegria sustentada por
essa verdade do Evangelho Deus salva pecadores que creem por isso nós nos autod denominamos a família dos que creem Isso é realmente maravilhoso e aí o que nós percebemos até aqui porque nós vamos entrar no capítulo 4 percebemos que H uma ordem no raciocínio de pao e a ordem é essa primeiraa Total ele nos convence por Fatos e pelas escrituras que toda a humanidade era escravizada pelo pecado segunda coisa e só depois de denunciar o pecado ele anuncia o evangelho da justiça de Deus e justificação é uma declaração irrevogável de Deus e é um ato
instantâneo Deus olha para mim e para você que cremos vê Cristo e diz justo e justa E aí então inicia-se o processo de santificação por meio da atuação do Espírito das disciplinas espirituais da vida da igreja eu e você estamos sendo moldados a imagem do filho de Deus de glória em glória [Música] o dia da glorificação dos nossos corpos já T lá no Capítulo 8 como a gente vai terminar a série Paulo vai dizer Chegará um dia em que não restará mais nenhum resquício do Pecado em nós pois receberemos um novo corpo semelhante ao do
filho de deus essa é a boa notícia dessa manhã curva sua cabeça