Cisne Negro Cenas em Detalhes

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Pablo Villaça
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Video Transcript:
Olá meu nome é Pablo vilao eu sou crítico de cinema e fundador do site cinema em cen e esse é mais um vídeo da série cenas em detalhes que é uma série que eu falo sempre ela tem o apoio da casa do Saber se não fosse o apoio da casa do saber a gente não conseguiria fazer essa série com essa frequência a gente tá publicando praticamente um vídeo cada duas semanas e são vídeos mais longos elaborados e alguns com mais de 50 minutos 1 hora e para fazer esses vídeos com essa frequência realmente sem o
apoio da da casa do Saber seria impossível mas eu vou falar mais um pouco sobre a casa saber mais paraa frente o filme de hoje é cisney negro do dery aronov eh que é um filme que se encaixa muito bem na filmografia do dery aronov porque reflete preocupações temáticas que ele já havia demonstrado em filmes anteriores e que ele Voltaria a demonstrar em filmes posteriores eh ele tem similaridades de um ponto de vista de de de temática e também de características dos incidentes que os personagens principais passam experimentar e Alucinação até um pouco de body
horror né esse Body horror eh eh terror corporal né um subgênero do do terror quando tipo a mosca eh se a gente vê um pouco disso no pi a gente fala o O Lutador por exemplo não vou dar spoiler do lutador né do Cis negro vai ter spoiler obviamente porque nós estamos né vamos discutir com a detalhes mas não vou falar spoiler do do lutador porque enfim mas H há há uma certa similaridade entre certos elementos de de terceiro ato desfecho do lutador com Sis negro eh o Noé a obsessão a característica obsessiva do do
Noé e a ponto de não ouvir outras pessoas eh é um pouco refletido na nina seers que é personagem da da Nataly Portman aqui e obviamente mãe Talvez seja tematicamente o que mais se aproxima que é um filme que eh gira em torno do processo de criação artística e principalmente da dor e do horror envolvido com esse processo de criação artística ou que pode estar envolvido com o processo de criação artística nesse sentido Esse é um tema central né do Cis negro essa essa obsessão porque criar algo não só belo mas que seja do ponto
de vista pelo menos da protagonista a maneira como ele enxerga como perfeição e tudo que ela tá disposta a sacrificar para atingir essa perfeição eh de certa maneira não só reflete o o mãe mas também obviamente tem similaridades muito grande muito grandes com os sapatinhos vermelhos do Michael Paul e Emer Emerick perz Burger que é um um filme também maravilhoso e que tem similaridade é engraçado isso bom só para completar primeiro eh sobre o fato de lidar com uma uma bailarina que tá envolvida numa produção que Tá exigindo muito dela e ela ansiosa não sabendo
se vai dar conta e até certos elementos do espetáculo que ela está ensaiando do Balé que ela tá ensaiando se refletindo na vida e na na psique dela eh elementos do desfecho de um e outro envolvimento com o o diretor da peça da da da do Balé eh e elementos temáticos que que tem referência direta que o que o aerones faz como por exemplo né a câmera girando reproduzindo o ponto de vista da da da Bailarina quando ela gira eu não vou saber o nome técnico desse passo eh mas que acontece tanto no sapatinhos vermelhos
quanto no Cisne Negro eí o que eu ia falar que é engraçado é que as similaridades entre o cisney negro e o sapatinhos vermelhos em termos de tema são muito grandes são óbvios eh não quer dizer que um filme que que o que o aeronova tenhos vermelhos ou que é uma mera derivação dos sapatinhos vermelhos que não tem mérito Cisneiros se não tivesse mérito eu não tava aqui falando sobre ele a não ser que ele tivesse tão pouco mérito fosse tão ruim como ascensão k Walker que eu faria um ví falar olha que porcaria não
é o caso mas eu acho interessante porque quando eu lembro que na época que o cisn foi lançado Eh perguntaram pro aronov sobre a a influência a inspiração dos sapatinhos vermelhos e a primeira resposta que ele deu foi não eu quando eu vi os sapatinhos vermelhos pela primeira vez eu já tinha filmado eu já tava no meio do processo de de pós-produção do do Cis negro e aí depois ele falou não você tem uma referência assim aqui ali e tal e eu não entendo isso porque eh não se fosse um né um elemento isolado vai
lá mas é porque isso aconteceu e de uma maneira até pior quando ele fez o hacken para um sonho que é um filme que tem muitas similaridades com um anime do para mim que um dos melhores diretores de anime da história de animação de anime não de animação de mod geral da história que é o satoshi con que é o Perfect Blue que no no REC para um sones tem planos idênticos não é só não é elemento temático mas planos idênticos mesmo assim que não tem tem como ser coincidência e o primeiro impulso do aon
noves na época quando eles apontaram isso foi negar que ele tivesse visto o Perfect Blue e aí depois ele falou não não vi foi uma homenagem não sei o que tal satos conon na época até escreveu coisa sobre isso num blog que ele tinha ficou chateado eh e e eu eu acho curioso porque o Cisne Negro também tem elementos de similaridade aí não referências visuais diretas talvez Embora tenha uma ou outra mas referências temáticas com Perfect Blue eh sobre e uma uma uma aspirante a a a o que quer né fazer sucesso que quer ser
reconhecido na sua profissão artística e a maneira como isso afeta a sua a sua a sua mente sua saúde mental até com elementos de de Alucinação eh tem aí sim tem algumas referências visuais até né tá no metrô Aí a gente vê o reflexo na janela do metrô aí vira e o reflexo demora a virar ou o fato de um pedaço de um espelho ser usado para enfim para ferir um personagem eh até o nome né protagonista do Perfect Blue chama mima aqui chama Nina enfim eh Então se se fossem só esses elementos eu falaria
não coincidência tal mas como tem esse histórico do aronov ski eh mas enfim nada disso é para é para tirar o mérito do cisney negro eh Velha História homenagens ou referências às vezes até inconscientes mas elas estão lá eh e o fato é que o Cisne Negro assim como de certa maneira o Perfect Blue e certamente sapatinhos vermelhos são é um filme que ele lida com o processo desgastante a a autot tortura e a ansiedade crescente de um artista obsecado não só em ser reconhecida mas em fazer um trabalho perfeito bom antes de começar a
falar sobre o filme Como de Hábito deixa eu né fazer um um um breve resumo e o cis negro el jur gira entorno como eu falei de uma bailarina chamada Nina seers que é vivida pela Natalie PMA o roteiro Aliás ele foi escrito por três pessoas e separadamente não não não foi em conjunto o argumento foi criado pelo Andre Heinz que escreveu também o primeiro a primeira versão do roteiro e depois entraram dois roteiristas para reescrever o John Jane MFL e depois ele foi reescrito pelo Mark heyman e o filme gira em torno de uma
bailarina que fazia parte de um corpo de baile de um balé reconhecido eh durante muitos anos e agora a a a grande estrela Diva desse balé que é vivida pela winona Rider ela tá sendo praticamente forçada a se aposentar porque o balé não tá trindo mais público e uma nova estrela vai ser escolhida para protagonizar o espetáculo da temporada nova desse desse corpo de balé de de baile que é o é o eles resolvem fazer o Lago do Cisnes do tchaikovski e é a Nina seas que é personagem da Natalie Portman ela é escolhida para
para protagonizar e é um papel que exige muito dela porque é um papel duplo ela vai interpretar o Cisne Branco e o Cisne Negro É o Dil e a odet que são dois são dois duas personagens completamente diferentes e ela é muito boa para interpretar a o cisney branco que é uma bondosa pura inocente mas o o diretor do do do Balé que é vivido pelo vincento Cassel C ele não se convence de que ela consegue viver a versão do cisney negro com a sua sensualidade eh a flor da pele com a sua capacidade de
sedução e ela vai ficando cada vez mais ansiosa Na tentativa de conseguir viver também o cisin negro e o medo da nada ser substituída e substituída principalmente pela personagem da Mila cunes que é uma bailarina que chegou recentemente nesse nesse balé eh e fisicamente elas até arremetem uma outra algo intencional no filme eu vou discutir porque eh ao longo desse vídeo e ela cria uma relação de amizade ao mesmo tempo um medo crescente de ser substituída pela personagem da Mila cunes e uma coisa que eu acho muito bacana é que o dar rovsky ele é
um filme de terror a verdade em Essência o cis negro é um filme de terror mas é um filme de terror que ele faz questão de ancorar numa realidade mais palpável possível então o dia a dia o cotidiano desse desse balé ele mostra de uma maneira muito detalhada é o ele mostra por exemplo processo das balarinas preparando as sapatilhas novas né quebrando recostando eh eh passando uma faca na na sola da sapatilha para aumentar o atrito eh o os ensaios o a a a coisa desgastante da repetição ou elementos inclusive até Da Da maneira como
o personagem do Vicente Cassel demonstra a sua eh exerce a sua direção daquele balé muitas vezes até julgando psicologicamente com as balarinas a primeira cena por exemplo que ele chega ele tá vendo todas as balarinas no início da temporada elas estão ensaiando e aí ele vai uma por uma de vez em quando ele bate no ombro de uma bate no no Ombro da outra e a impressão que elas têm e o público também tem é que ele tá escolhendo elas para alguma coisa e depois ele fala que não olha aquelas que eu bati no ombro
elas vão para ensaio normal e as que eu não bati no ombro voltem para conversar comigo porque as que não foram escolhidas né vão ser as que vão competir pelo papel da do Cisne Branco e do cisney negro então ele cria um um jogo psicológico primeiro elas ficam felizes foram escolhidas não foi ao contrário não foram escolhidas tem alguns momentos no filme inclusive que até o posicionamento de câmera a maneira como moron noves que filma eh sugere visualmente um makeof então de certa maneira em vários momentos do filme é como se ele tivesse filmando a
preparação da montagem do Lago do Cisnes dessa dessa dessa versão e tem uma personagem esqueci de mencionar no meu resumo do filme que é a mãe da da protagonista que é vivida pela Bárbara hershey que é uma que foi uma balarina sacrificou largou a sua carreira depois que ela foi mãe é algo que obviamente ela ainda guarda um ressentimento ao mesmo tempo em Que ela deposita todas as suas frustrações que não foram realizadas na filha né ela quer que a filha seja bailarina alcança o sucesso que ela não alcançou e e infantiliza a filha de
uma maneira muito Evidente a personagem a Natalie Portman inclusive até de um ponto de vista de composição vocal é é uma voz muito frágil muito infantilizada em alguns momentos é uma voz tão frágil que dá quase a impressão de que ela não vai conseguir sair da garganta ela não a gente mesmo o espectador Às vezes tem dificuldade para ouvir o final das frases eh então é uma comp composição muito infantilizada porque ela é infantilizada pela mãe que demonstra um carinho por ela uma uma um um cuidado com ela mas ao mesmo tempo há alguns momentos
em que a gente percebe eh o filme joga umas pinceladas de uma agressividade que fica subentendida ela compra por exemplo um bolo para comemorar quando a a Nina seios a a protagonista escolhida para ser a a protagonista do Balé e a ela fala não não posso comer muito né porque ela enfim eh Tá se preparando pro balé e a mãe fala então vamos jogar no lixo eh não Então vou comer um pedacinho Então essas microagressões que são são constantes Então existe uma tensão constante na relação da da mãe e da e da personagem da da
enfim da protagonista cisney negro é um filme realmente que dá Assim um pano pra manga dá para discutir muita coisa relacionada ao filme é um filme riquíssimo eu acho que vocês estão vendo eu vou continuar a discussão daqui a pouco mas eu só queria fazer essa breve interrupção para falar um pouco da da casa do saber que é uma plataforma de educação que apoia os vídeos da série cenas em detalhes vem apoiando já há algum tempo e graças a esse esse apoio e a gente tem conseguido fazer um vídeo com esses vídeos com uma frequência
maior né a gente tá e publicando praticamente um vídeo a cada duas semanas o que antes era algo absolutamente impossível e seria impossível ainda sem o apoio da casa do saber eh e não só eu eu falo sempre com muito orgulho da casa do saber porque nos apoia É claro que eu fico feliz mas porque é uma plataforma de educação que realmente tem um conteúdo vasto muito interessante muito rico de uma qualidade imensa eh eu digo isso até eh inflando a minha própria bola porque daqui a pouco vai ter curso meu também na plataforma da
casa do saber eh e Eu sempre gosto de indicar cursos específicos na verdade aqui eu nem vou indicar um curso específico eh relacionado ao Cis Negro vou indicar um professor específico que é um professor que que é o Christian dunker é um psicanalista e que tem uma série de cursos na na plataforma e eu acho que boa parte desses cursos e não todos para quem se interessa pela complexidade psicológica que o Cisne Negro oferece eu acho que esses cursos vão ser vão despertar também muito interesse então fica a recomendação e o que é bacana é
que você pode fazer Quantos cursos dele você quiser na plataforma Porque você só precisa fazer a matrícula na plataforma emens não precisa fazer matrícula nos cursos específicos e o que também é bacana usando o cupom cenas em detalhes Você ganha 10% de desconto na matrícula na casa do saber e uma outra coisa que a mãe faz e para preencher até o seu tempo e ela faz várias pinturas eh e a gente vê no digamos assim no atelie Zinho que ela tem lá no apartamento ela tem várias pinturas que são pinturas repetidas que ela obviamente ela
se inspira na na fil né tem a foto da filha como referência e são pinturas repetidas quase que a mesma coisa O que é interessante porque de um ponto de vista de novo temático reflete uma outra preocupação do filme que é mostrar o desgaste da preparação na criação da arte né uma uma coisa que é frequente no filme A gente vendo a a a a protagonista ensaiando Passos específicos e termina ensaia de novo repete aquele passo repete passo de novo tudo vai embora ela fica lá ensaiando mais ensaiando mais então o processo de repetição para
poder chegar numa perfeição quando a gente vê o atelierê da mãe com aqueles vários quadros repetidos ao mesmo tempo que que reflete Uma Obsessão da mãe específica eh também reflete essa tematicamente essa questão da da repetição dentro da da da arte e até de um ponto de vista de desenho de som e eu vou falar particularmente sobre desenho de som ao longo desse vídeo que o desenho de som do Cis negro é uma coisa absolutamente maravilhosa eh para mostrar por exemplo a gente ouve o o o Ranger do Assoalho ou às vezes até a gente
ouve a articulação desgastando da da da protagonista em certos movimentos que ela faz é é é algo que é muito o o som é usado para ressaltar a dificuldade a exaustão e que aqueles ensaios repetidos provocam e o filme ele tem obviamente uma característica que é muito importante de um ponto de vista de de estratégia narrativa que é a manter o espectador preso basicamente o tempo todo a subjetividade da sua protagonista eh a gente experimenta os os incidentes do filme A partir do ponto de vista da protagonista isso já fica muito Claro no início do
filme que é um início inclusive muito poderoso porque o filme começa num ambiente todo escuro com o único foco de luz e a gente vê a protagonista dançando e e ela de uma maneira muito enfim bela e e evocativa e eficiente Claro aí existe algumas trucagem eu não vou entrar nesse nesse nessa questão ao longo do vídeo porque não é importante o que importa é o filme em si né o processo para alcançar aquele result resultado não interessa mas assim é porque existem alguns momentos embora todos os envolvidos no filme insistam que a Natalie Portman
ela realmente ela fez boa parte parte dos da dança da da personagem há alguns momentos em que se usou uma eles usaram uma Dublê de Corpo Uma Dança Uma Bailarina de verdade e substituíram o rosto dela pelo da da Natalie port Portman e o início provavelmente eles fizeram isso porque o início a gente começa vendo só os Person os pés da protagonista e na ponta dos pés Eu sei que existe um nome para isso específico desculpem eu não vou lembrar não vou saber não vou lembrar não não sei e e é mas é obviamente alo
que é de uma profissional os movimentos é muito elegante muito eficiente muito rápido e Exige uma força e um um um apuro técnico muito grande e depois quando ela ela senta a gente vê o rosto e v finalmente que é Nataly Portman Então até na minha crítica na época eu falei pô impressionante porque aí você vê que era Nataly Portman mesmo e provavelmente não era nesse momento era dublê Mas isso não interessa o que interessa é que é a personagem é a Nina seas e aí o que o o o o aeronop faz nesse momento
é que a gente percebe que ela tá dançando prólogo prólogo da da da da do Lago dos Cisnes e a gente vê a aproximação do do feiticeiro do hosb e nesse momento há uma mudança na abordagem visual porque se até então a gente tava vendo com a câmera um pouco mais e eh estável essa dança nesse momento é uma câmera na mão que vai se aproximando seguindo Hot Bart quando ele se aproxima dela e assume uma conotação até de pesadelo e e o fato de tá tudo escuro Em volta dela e a isso uma dança
de de de em que você vê obviamente ela tentando escapar e ele aprendendo e a transformando num cisney eh de um é muito angustiante e obviamente a gente vê que é a o pon ponto de vista da personagem Por que que a gente vê isso porque o aronofsky ele já antecipa o que ele vai fazer no final do filme nesse prólogo nesse nessa primeira cena do filme porque a medida que eles vão dançando diante da das câmeras Claro Graças aos efeitos digitais vão surgindo penas na roupa da da protagonista eh apenas um um um um
elemento de penas na na sobre os cabelos dela e obviamente é algo que é com efeito digital por quê Porque na visão dela ela está se transformando Claro que ali depois nós vamos ver logo depois que um pesadelo né e ao final do filme Quando volta essa mesma estratégia é porque a maneira como ele está se sentindo vivendo a personagem mas a estratégia é essencialmente a mesma e é uma estratégia que já estabelece que nós estamos firmemente plantados na subjetividade da protagonista E aí quando ela acorda e o filme digamos assim começa mesmo a acompanhar
o cotidiano dela e é interessante porque ela acorda e a gente vê um detalhe no travesseiro dela que meio que já remete a uma asa como se fosse uma asa saindo das costas dela é algo que é muito Sutil Não É principalmente porque é o começo do filme ainda mas é um detalhe obviamente se você vê claramente que o travesseiro foi posicionado para dar essa impressão de algo saindo da das costas dela e a gente percebe que o quarto dela E aí vem uma questão de direção de arte direção de arte do filme é outra
coisa magnífica é um quarto que reflete essa coisa infantilizada da personagem é um quarto que é todo rosa ou branco as cores principais que é uma cor né Muito associada a ideia de menininha digamos assim né dessa coisa tradicional de de de de de quando você vai fazer um quarto para uma menina pequena tem que ser tudo Rosinha ou branco né uma coisa meio clichê mas que enfim a gente sabe que é o que realmente a maior parte das pessoas acaba fazendo at chado de Revelação rosa é menina azul é menina então o quarto dela
todo rosa todo branco com muitas florzinhas bonecos de pelúcia ao fundo então uma coisa que a gente vê claramente que há uma infantilização ali e que é um contraste muito grande com o resto do apartamento o resto do apartamento embora a gente veja com apartamento até confortável grande mas é muito claustrofóbico com corredores estreitos escuro muito escuro e eu vou falar sobre a fotografia do matth libatique mais praa frente com uma fotografia sensacional mas um apartamento essa essa impressão de claustrofobia e de um ponto de vista de direção de arte quando você compara por exemplo
o quarto da Nina com a cozinha e que você a cozinha um tons de verde um verde escuro até com os azulejos remetendo quase como uma floresta mas enfim é uma outra impressão é uma é uma outra atmosfera evoca sentimentos diferentes é um sentimento de de de angústia de opressão de claustrofobia de escuridão não é algo agradável então é como se o quarto dela fosse essa ilhazinha infantilizada e dentro da do do apartamento dela eh e isso reflete também nas roupas porque a mãe dela por exemplo vai usar preto o tempo inteiro inclusive até interessante
porque é como se a mãe dela não consegue não conseguisse ou fizesse questão de não conseguir se desvencilhar da Persona de de bailarina ela mantém o tempo inteiro o cabelo preso num coque obviamente remetendo a o tipo de de né de de com o cabelo preso que as bailarinas usam e enfim mas mas ela usando preto o tempo todo até interessante porque eu falei do da dessa primeira cena que é um pesadelo né do Ross bar se aproximando quando a gente vê a mãe dela pela primeira vez que ela passa diante da câmera a gente
vê a Nina lá no meio da sala fazendo uma espci de um alongamento eh e a mãe passa diante da câmera quase realmente assim como num filme de terror e o som que é incluído na no momento na Banda sonora do filme digamos é um som similar ao que o rth Bart fez na cena anterior então já de cara antes da mãe dela dizer qualquer coisa eu filme já estabelece a mãe dela Como uma uma ameaça Ou pelo menos como uma figura opressiva assim como o feiticeiro né do do Lago dos Cisnes e a roupa
da Nina é sempre refletindo a cor do quarto Branca Rosa os outros não quando você vai vendo ao longo do filme praticamente naquele universo todo mundo usa roupas escuras Quando você vê por exemplo lá no metrô todos os outros estão usando roupas escuras quando ela desce do metrô a gente vê as pessoas andando nas Ruas todos são usando preto quando a gente vê os bailarinos todos ensaiando ali no corpo de baile a gente vê um plano mais aberto a única que usa roupa totalmente Clara é ela né A maioria vai usar ou roupa escura ou
cinza ou vai usar pode até estar usando a camiseta branca mas a calça ou vestido vai ser preto a única que tá toda de branco e e com detalhe rosa é ela e isso é muito bacana porque eh vai ser algo que vai ser utilizado através dos figurinos do filme para mostrar a alteração da protagonista ao longo da narrativa e e o que vai acontecendo ao longo da narrativa é que a roupa dela gradualmente vai escurecendo quando a gente vê por exemplo nessa primeira cena quando né No início da temporada ela tá usando branco com
detalhe rosa mais tarde aparece de novo usando Branco aí ela é selecionada começa a a os ensaios e essa pressão para ela poder abraçar ou liberar esse lado mais espontâneo abraçar a própria sensualidade sexualidade a própria espontaneidade eh porque uma das características da personagem de acordo inclusive com o diretor do Balé que vio pelo vincento Cassel que aliás uma performance fantástica do vincento Cassel a momentos no filme por exemplo que a gente ele não precisa dizer nada e a gente sabe o que ele tá pensando a gente vê claramente que ele tá olhando ele tá
insatisfeito ele tá pensando eu vou substituir ela pela personagem da Mila cunes é é fantástica só pelo olhar dele obviamente pela direção do aronofsky mas sem precisar dizer mas o que ele ele aponta é que ela de um ponto de vista técnico Ela é perfeita ela ela ensaia os passos exaustivamente até pode ser capaz de repeti-los de maneira Idêntica todas as vezes mas ela não tem espontaneidade ao passo que a personagem da mil cunes ela é Tecnicamente imperfeita mas ela tem uma espontaneidade uma espontaneidade uma vitalidade uma uma disposição a a a errar que torna
a dança dela mais interessante e é isso que a personagem da da Nataly Portman tenta ao longo do filme encontrar essa própria espontaneidade eh a sua própria espontaneidade a sua própria capacidade de abraçar a sua sensualidade porque uma das consequências do fato dela ser infantilizada pela mãe esse tempo todo é que a gente vê que de um ponto de vista sexual ela é nada ela não ela não tem um ela não passou por um despertar sexual provavelmente a gente vê que ela e é interessante porque de novo é Natalie Portman é uma é uma personagem
quando você compara por exemplo a Nina seias com a personagem que ela vive no closer em que ela vive uma uma striper e que ela ela tem uma sensualidade que é é palpável quando você compara com a Nina seis é impressionante porque é minha Matriz mas em nenhum momento vendo Cisne Negro você você sente que aquela é uma personagem sedutora né se a personagem dela no no closer o tempo todo você né sente essa atração digamos no SIS negro não não existe uma sensual não existe uma sexualidade é é isso ela ela a gente isso
que eu acho muito uma das coisas que eu acho fantásticas no filme é a maneira como o filme ele nos leva a perceber qual é o problema da personagem mesmo a ver tem muito filme que às vezes só conta pra gente ah não ela não consegue evocar sensualidade aqui a gente vê a gente vê claramente Qual que é o problema Qual que é a frustração dele a gente percebe na dança dela a gente percebe que ela dança de maneira elegante que ela sabe os passos mas a gente a gente vê o que ele tá apontando
a gente sente isso realmente não há espontaneidade não há sensualidade e no final do filme Quando ela consegue alcançar isso de novo é palpável você olha e você vê é outra dança é outra disposição é outra expressão física é outra expressão facial a gente vê a a a sensualidade nascendo na na na na na personagem isso não é só por causa da dança e da coreografia em si isso é performance da Natalie ótima mas enfim voltando eh e aí à medida que a gente vai vendo os ensaios ao longo do filme a roupa dela vai
escurecendo então se começou branco com detalhe rosa depois aparece Branco Depois tem um detalhezinho cinza depois esse cinza se expande um pouco na cena seguinte o cinza já se espalhou bem mais no final já é preto por quê Porque é essa transição da personagem encontrando Esse aspecto dela porque a personagem da Mila cunes por exemplo ela usa Preto desde o início né e tem um momento no final do filme quase ao final do filme em que depois que ela já tá até com roupas mais escuras a protagonista ela el fica insegura quando ela acha que
ela quase vai perder o papel realmente para Mila cunes e porque foi enfim foi a Mila cunes foi foi oficializada a personagem da Mila cunes oficializada como a substituta dela caso ela não possa dançar ou seja já tá um passo de pegar o papel e ela vai implorar pro Vincent Cassel não não escolha a outra substituta não ela e aí ela tá usando um casaco Rosa ela já tinha deixado essa cor de lado mas naquele momento de insegurança de infantilização de novo ela volta a usar o rosa então o código de cores no filme do
ponto de vista de uso de figurino é muito coeso é muito interessante é muito fascinante você observa claramente esse simbolismo na mudança das cores ao longo da narrativa Em contrapartida se a gente percebe essa falta de espontaneidade na dança da da protagonista quando a gente vê a personagem da Mila cunes a gente percebe a espontaneidade vivacidade né ela sorri ao dançar a personagem da da da Nina da Natalie Portman ela parece tá sempre ela não parece trair prazer algum da dança é é uma é sofrimento é tensão constante a a personagem da Mila cunes não
ela sorri ela se diverte se ela tropeça por exemplo ela acha aqu ela divertido e E aí entra uma outra questão que é um dos elementos para mim mais fortes do filme que é a maneira como o filme vai ressaltar paranoia crescente da protagonista em relação às companheiras Do balé e essa paranoia no sentido de ela sempre achar que ou elas a odeiam ou elas acham que ela é péssima e muito disso é construído pelo desenho de som do filme O desenho de som do filme é é é realmente assim é é é é brilhante
a maneira como o filme usa de novo a subjetividade da protagonista como uma Âncora para construir esse desenho sonoro eh desde o início quando eu falei por exemplo da dança no pesadelo ela tá batendo as asas né fazendo movimento de bater as asas e a gente ouve o bater de asas e aliás o bater de asas que vira vira quase que um leite moti vira quase que uma uma uma um uma um um tema recorrente uma rima sonora ao longo do filme esse bater de asas que tem tudo a ver obviamente com as duas personagens
que ela tá vivendo cisney branco e o cisney negro ela tá dentro do metrô por exemplo quando ela passa em frente uma estação o barulho né da do da estação passando o barulho né de do bater de asas eh E então em vários momentos a gente ouve esse esse barulho de bater de asas ou por exemplo sussurros a gente ouve como se fosse a distância pessoas rindo ou comentários né o nome dela sendo sussurrado e e de novo é subjetivo a gente tá ouvindo o que ela está ouvindo ou o que ela acha que está
ouvindo então e isso desperta acentua a paranoia dela ou quando a maneira como o o filme por exemplo aí associado Inclusive a trilha do Clint mansel que ele faz dois tipos de de trabalho na trilha ou ele cria realmente uma trilha totalmente original para estabelecer fortalecer cessos elementos de suspense terror do filme ou ele vai pegar temas do Lago do cisney e vai eh criar uma versão mais dissonante dessa da do dos dos temas do balé em si e vai usar isso em outros momentos eh refletindo obviamente é o tema né o a a o
objetivo principal daqueles personagens que é montar aquele balé então por exemplo logo mais pro começo quando ela percebe que ela tá com uma espécie de uma de uma irritação na pele nas costas a mãe dela aponta aquilo para ela e ela vira no espelho para poder olhar as próprias costas primeiro que se já estabelece uma rima visual porque esse ato dela olhar para trás Pro espelho para ver as costas para ver o que tá acontecendo é algo que vai acontecer ao longo do filme E aqui já no primeiro momento quando ela faz isso já há
uma intervenção na trilha salientando ou sugerindo que há algo ali que é mais do que uma simples simples irritação na pele né o filme ele não faz nenhum mistério eh nenhum suspense em relação a qual vai ser a abordagem do filme A o terror que vai se instalar né a trilha desde o início ela já nos sugere coisas pavorosas assombrosas Sobrenaturais entre aspas gigantescas Porque não são Sobrenaturais são questões psíquicas psicológicas eh acontecendo a trilha já nos aponta para esse caminho e até para nos nos mostrar também voltando ao desenho de som em si para
nos mostrar momentos da da de mudança momentânea pelo menos da da da própria personagem por exemplo tem um confronto dela com a personagem da winona ridder a winona ridder faz uma né faz uma uma acusação ou Enfim uma sugestão não ela acusa descaradamente mesmo dizendo que ela só a Nina seia só foi escolhida porque ela enfim cedeu a aos a sedução aos avanços do de do do do vincento Cassel E aí a que é uma coisa surpreendente porque a a Persona a protagonista é super passiva na maior parte do tempo ela não responde à provocações
ela só absorve aquilo e fica angustiada mas ela responde ela fazal nem todo mundo precisa fazer isso E aí no na edição de de efeitos sonoros na na na composição da do som do filme A gente houve uma risadinha ao fundo é quase que uma risada interna como se fosse essa versão interna dela mais valente tipo ah isso aí go essa resposta foi boa ou num outro momento por exemplo quando a personagem da Mila cunes vê a protagonista no momento de vulnerabilidade e comenta com o diretor Olha você tá me forçando a barra ela tá
chorando tava chorando e tal Claro que ela diz que ela ela fez aquilo com melhor das intenções não porque eu acho que você tá indo bem eu né Falei para ele não não te impressionar tanto mas também obviamente é uma sugestão ali de que ela tá fazendo uma intriga para ela assumir o lugar da outra e a personagem a a protagonista cheg chega e fala você não devia ter falado isso com ele e fala é um raro momento em que ela fala com uma voz firme ela abandona qualquer traje de infantilização de fragilidade na voz
e fala com você não devia ter falado com ele com a voz firme e a gente ouve uma uma respiração ao fundo quase como se de novo fosse uma respiração de da da dessa dessa desse elemento dessa personalidade interna dela aliás respiração de novo o desenho de som do do do filme é é importantíssimo o tanto que é comunicar pra gente através da respiração da protagonista O que a gente ouve da respiração dela é impressionante quando por exemplo logo na primeira cena que o Vincent Castel se aproxima e ele começa a falar sobre quem ele
vai escolher para ser a protagonista o filme se detém num plano a gente vê a Natalie Portman E H na edição de efeitos sonoros na mixagem do filme ali eles ressaltam a respiração dela é óbvio que nem quem tá do lado dela ouviu aquilo mas o espectador ouve porque porque ela sabe quanto ela tá respirando e a gente tá presa a subjetividade dela então respiração de ansiedade ou de novo essa essa respiração que a gente ouve naquele momento ou no no balé final o cansaço dela e a maneira como ela vai respirando durante a apresentação
final isso é Imagina isso imagina o brilhantismo de uma atriz que ela consegue criar uma respiração diferente para salientar a fragilidade e infantilização ou a Sexualidade A Flor da Pele porque quando a gente ouve a respiração pesada dela no balé final e a gente ouviu a respiração pesada dela o filme inteiro mas uma respiração que que que salientava a infantilização dela a fragilidade e a ansiedade quando a gente ouve a respiração dela no ban final ele tem uma conotação sexual óbvia é a respiração que é uma respiração quase orgásmica e não é uma coisa exagerada
tipo a Cell no no Harry sell feito ISS por outro na cena do do restaurante não n é não é uma coisa tão né orgásmica Evidente assim mas há uma sexualização óbvia na respiração dela que é a a sexualização e e essa capacidade de exprimir a sexual a sua sexualidade da Odil né do do Cisne Negro da do título e o filme ele tem uma atmosfera que é uma atmosfera muito pesada eh a a fotografia do Mat libatique como eu falei e é é uma primeiro e ele usa um grão que é um grão mais
grosso eu lembro que até teve uma discussão não Aliás nem foi uma discussão mas eu lembro quando o filme foi lançado em blu-ray eu escrevi sobre isso na época aí eu não lembro se foi no blog da é na época ou se foi no Eu lembro que eu escrevi sobre isso uma coisa que eu fiquei assim fiquei até meio chocado porque uma das características da fotografia do filme uma característica importante é que ele tem um grão Grosso né O que que é o grão Vamos fazer um um um parêntese aqui o grão quando a gente
fica mais fácil a gente falar primeiro em termos de emulsão mesmo química do da do do negativo né o o que que é imagem negativa de um filme é uma é uma emulsão e nessa emulsão ficam flutuando grãos fotossensíveis que quando eles eh São expostos à luz eles solidificam e aí esses padrões desses grãos solidificados eles formam a imagem do filme quanto maior o número de grãos e aí você pode fazer uma equiparação do grão com Pixel quanto maior o número de grãos que a película vai ter ou o maior número de pixels mais definida
mais detalhada mais eh Cristalina vai ser a imagem quanto menos grãos ou menos pixels mais grosseira fica a imagem mais suja fica a imagem e o o grão do negro é um grão mais grosso e eu lembro quando o filme foi lançado em blu-ray porque uma coisa que me chocou é que muitos colecionadores na época reclamaram Ah transferencia o transfer do filme ficou horrível porque esse grão Grosso para que que você vai ter um blu-ray com grão Grosso como se o blu-ray a obrigação fosse ter uma imagem Cristalina por causa da capacidade de armazenamento do
disco ignorando o propósito artístico por trás daquilo é uma decisão artística né O grão Grosso por qu como eu falei o grão Grosso cria essa impressão de sujeira de uma atmosfera mais pesada e o filme também é um filme mais esc Então são decisões que são decisões que não tem a ver com com Ah não tem que ser bonito o propósito da fotografia Nem sempre é ser bonito é cumprir uma função narrativa e a função narrativa aqui de novo é refletir a subjetividade da protagonista que é uma personagem que tá tomada por ansiedade angústia alucinações
um horror constante crescente eh e a fotografia reflete isso através como eu falei do grão Grosso da Escuridão enfim eh então o uso de sombras no filme é muito a gente vê em certo momento a personagem da Mila cunes saindo das sombras quando ela vê a personagem da n port chorando né Daqui a pouco logo ali a personagem da n port vai chorar diante dela mas ela sai primeiro das sombras e e isso é constante né Essa o uso das sombras mais tarde a gente vai ver uma personagem na sombra da porta da cozinha ou
a mãe dela constantemente saindo da sombra de um outro cômodo né e isso é algo que também é recorrente no filme e de um ponto de vista técnico é uma fotografia ele que realmente o Mat libatique deve ter enfrentado deve não certamente enfrentou muitos problemas porque é espelho para todos os lados eu vou falar especificamente sobre espelhos e reflexos daqui a pouquinho mas praticamente todas as cenas do filme todos os ambientes do filme T espelhos e claro que em vários momentos eles tiveram que remover inclusive digitalmente o reflexo da câmera e do operador de câmera
do espelho porque não tinha como esconder tem certos momentos que a gente passa atrás dos personages é óbvio que a gente ia ver a câmera do outro lado eh mas enfim é de novo eu gosto de falar de questões técnicas quando elas elas são de certa maneira inovadoras ou e tal isso é é um recurso que não é um recurso particularmente inovador e o que importa é o efeito que é não mostrar obviamente a câmera e quebrar a suspensão da descrença tirar o espectador do filme e espectador lembrar que ele tá vendo um filme óbvio
que você tem que apagar a câmera enfim eh mas o filme e a fotografia do Mat li bati e reflete isso constantemente é um filme que ele tem uma atmosfera que uma atmosfera carregada de de de horror né Eh quando a gente vê por exemplo em certo momento a personagem da unana rider no hospital e a gente vai se aproximando do quarto entrando no quarto e aí ela tá deitada na cama com com flores espalhadas por todo o quarto que pessoas mandaram a primeira impressão que a gente tem é que ela da gente tá vendo
a personagem num caixão Então essas essas referências visuais a elementos mórbidos são frequentes ao longo do filme e de novo isso tem a ver com a ou com a direção de arte ou com a fotografia ou com a trilha ou com todos ao trabalhando ao mesmo tempo para criar essa essa impressão mas voltando aqui rapidamente a personagem da da Natalie port mas eu já falei sobre a questão da infantilização a maneira como ele expressa a a a essa repressão da personagem na sua dança e mas não é só isso é a a o a dinâmica
que ela estabelece com a mãe vivida pela Bárbara hershey é uma dinâmica muito rica tem uma cena por exemplo e muito complexa em que ela aos poucos ela começa uma das características dessa mudança uma das consequências dessa mudança gradual que ela passa é ser mais forte com a mãe confrontar mais não aceitar passivamente tudo que a mãe diz E aí um certo momento ela meio que joga na cara da mãe dela o fal da mãe dela não ter tido uma carreira de balarina muito bem sucedida e a gente vê que machuca e a personagem da
Bárbara Hush registra isso mas logo depois a gente vê que ela se vinga ela pergunta e sua pele e a irritação na sua pele tira a roupa deixa eu ver e a gente percebe que aquilo ali naquele momento não é uma preocupação de mãe não é uma preocupação com Bem Estar da filha é uma Vingança ela quer expor lembra olha hierarquicamente eu sou sua mãe e na nossa relação na nossa dinâmica aqui é uma é uma coisa até infantil você pode ser uma mulher adulta mas eu te ajudo por exemplo a tirar a roupa toda
a noite mesmo quando você fala que não precisa eu tiro a sua roupa para verificar o seu corpo se fosse uma criança inha e eu quero que você faça ISO agora né ela não chega a dizer isso mas aí fica fica Óbvio isso né que aquela preocupação que ela manifesta naquele momento é uma vingança para expor enfim para para fragilizar a filha o o filme tem esses jogos de entre de a dinâmica entre os personagens que é sempre muito fascinante e claro que dentro disso vem essa esse embate interno da personagem da Natal Portman que
essa personalidade do cisney negro parece o tempo inteiro querendo lutar para Air para para se mostrar se apresentar o mundo e a personagem da Nataly Portman a a ou digamos a o lado cisne branco da personagem não deixa sair fica se reprimindo eh até que chega um momento em que já no balé final em que ela não só ela ela permite a transformação completa né ela permite que o Cisne Negro eh realmente consiga emergir mas ela sorri então ela não só permite ela abraça aquela transformação né esse é o arco principal do filme ela aceitar
essa transformação mas durante boa parte do do filme essa versão Cisne Negro ou esse alterego ele acaba sendo manifestado pela personagem da Mila cunes que às vezes nem sempre no filme de novo é spoiler mas né a gente sabe que é assim que funciona os cenas em detalhes a gente percebe que muitas vezes quando a gente tava vendo a personag da da Mila cunes não era personag da Mila cunes era uma projeção feita pela protagonista é o que a Mila cunes representava é quase como se a Mila cunes fosse um Tyler durden de colan e
e sapatilha eh com a diferença que o Tyler durden não existe nenhuma versão é uma projeção completamente esquizofrênica e a Mila cunes não a person a Lily que é personag da da Mila cunes ela existe mas nem sempre Quando a gente vê ela no filme é ela de verdade eh e e e essa e o fato dela projetar na outra não só a sua sexualidade mas a sua homossexualidade que é algo que a mãe dela vai reprimir ainda mais Provavelmente porque a mãe que não só não aceita que a filha cresça mas Mas enfim parece
ser uma uma pessoa extremamente conservadora ela provavelmente ia reprimir mais ainda eh aliás é interessante porque quando a gente V os desenhos repetidos que a mãe faz dela e E aparentemente ou enfim que é uma versão uma projeção da mãe sobre a filha eh constantemente há uma há uma uma há uma expressão triste uma expressão eh né quase como se ela reconhecesse ali o efeito que ela mesmo provoca na filha aliás tem outra coisa que eu gosto muito em certo momento esses toques de terror que vão surgindo ao longo do filme que em certo momento
ela vê os desenhos da mãe e aí quando ela tá virando no canto do quadro assim e eh no canto esquerdo porque Aquela Velha História Eu já falei isso em alguns vídeos falo isso nos cursos né o lado direito do quadro é o que estava à direita do nosso campo de visão ou seja para você estem aqui eh o que tá à direita do quadro e a gente eh chama muito mais a nossa tem uma força muito maior visualmente a gente raramente a gente deixa de perceber algo que é apresentado no canto direito do quadro
e essa primeira essa primeira esse primeiro momento de horror que é o como uma das ilustrações na parede se move muda a expressão eh é até fácil perder porque ela tá no centro abaixo um pouquinho à esquerda então e é muito rápido a câmera se movendo por quê é a mesma estratégia inclusive falei agora mesmo do ty durden é a mesma estratégia que o David fincher usa no Clube da Luta de mostrar muitas vezes o crescimento o surgimento desse alterego do Tyler durden ele surgindo aos poucos e uma maneira que ele usa é isso Ó
eu vou mostrar ele primeiro à esquerda da do campo de visão que ele é mais fraco provalmente o espectador não vai perceber à medida que essa projeção eh esquizofrênica vai se tornando mais forte vou deslocando pra direita do quadro há um pouco disso também desse jogo no Cis negro e é muito muito inteligente muito bem realizado um outro componente É bom lembrar que o o o cis negro ele foi feito alguns anos antes do mitu Mas ele já antecipa obviamente essa esse jogo de poderes de de de de de homens não precisa ser homem necessáriamente
mas na maior parte das vezes é de homens em posição de poder usando esse poder para poder eh abusar sexualmente p logicamente de pessoas com quem eles trabalham e a gente vê muito claramente o que o personag do Vincente Cassel faz aqui ele obviamente ele usa o fato ele ser o diretor daquele balé e de haver realmente uma necessidade aí tudo bem há uma necessidade de uma expressão da sexualidade que a protagonista não tá conseguindo exibir então ok aceitável ele dizer isso olha essa personagem ela tem um lado mais sensual de sedução que eu preciso
ver e você não tá mostrando tem que encontrar isso e tal mas ele usa isso como desculpa para poder abusar dela para poder primeiro ter desculpas eu ter uma desculpa para poder tocar em em em assuntos que são assuntos obviamente pouco apropriados não é Ó você já você tem namorado eh você você é virgem você se toca ele não precisa falar isso como diretor para poder explicar para ela que ela precisa ser sensual mas ele faz isso porque ele tá no processo também de seduzi-la né de de querer aproveitar sua posição para poder e eh
enfim levá-la pra cama e é obviamente um componente de poder no que até a mãe dela manifesta uma preocupação com isso não é um tema principal do filme mas tá lá bom E aí tem certo momento Logo no início do filme quando ele tá explicando que eles vão montar o lago do do cisney E ele fala porque há o cisney branco e há o cisney negro e nesse momento o plano é um plano em que existe uma divisão do próprio vincento Cassel refletido no espelho é como se a gente tivesse vendo duas metades dele em
reflexos diferentes é uma quebra dele através de reflexos em espelhos diferentes isso reflete o que ele tá dizendo naquele momento que aí existe existem dois lados daquela personagem né da daquela são personagens diferentes mas enfim existem dois lados que a a a bailarina que vai interpretar o Cisne Branco também tem que ser capaz de interpretar o Cisne Negro então a gente vê o reflexo dele partido em partido em dois e isso é fundamental porque reflexo de um ponto de vista visual vai ser um uma rima o filme inteiro como eu falei praticamente todos os ambientes
do filme camarim a o espaço de ensaio o quarto dela vai ter vários vários espelhos obviamente o banheiro eh ou o metrô o vidro da janela do metrô é sempre sempre sempre sempre reflexo Por que reflexo meu Deus é é óbvio né mas enfim e o objetivo do vídeo é falar sobre isso então vou falar mas só da gente né ela tá interpretando dos personages Cisne Branco cisne negro e ela tem que encontrar duas facetas da nela mesma né ela tem um lado reprimido ela tem que encontrar uma forma de soltar isso e Despertar a
sua a sua capacidade de exprimir a sua ualidade então duas facetas da mesma pessoa obviamente o reflexo ele vai ter um papel nisso então faz todo seno tem vários momentos inclusive que a gente vê vários reflexos a gente vê como tem três quatro às vezes mais espelhos a gente vê várias versões da pessoa como essa personagem a gente vist várias facetas possíveis da personagem eh e de outros personagens não só dela mas de outros personagens também no quadro e inclusive com como eu falei né o filme inteiro é como se a a Odil a o
CNE negro ela ela quisesse eh se se se libertar né e e e tomar o lugar da odet a cisney Branco eh e é como se o Cisne tivesse preso do outro lado do espelho né é o reflexo da protagonista Ela tá aqui no mundo real e o reflexo dela que tá do outro lado tá preso no espelho seria esse alterego essa versão diferente que tem que escapar e o filme ele vai começar a mostrar essa independência do reflexo em relação a a a real muito cedo logo com 20 e Poucos minutos de filme quando
a gente Ela tá no apartamento acho que ela é o momento até que ela olha o ateli da mãe e a gente se prestar atenção no espelho que tá no fundo o reflexo dela move com leve atraso não é uma coisa muito forte igual vai ser depois mas já tem um leve atraso ali e E aí mais tarde esse reflexo ele vai se tornando cada vez mais independente em certo momento ela vira e o reflexo continua e o reflexo não vira ou às vezes o reflexo vira antes dela e então o reflexo passa a se
mover de forma independente por é o alterego dela preso no espelho que tá querendo se libertar aliás tem uma outra um outro momento que eu acho muito bacana eu falei agora a pouco né que de certa maneira em vários momentos a personagem da Mila cunes que a gente quando a gente vê a personagem da Mila cunes na na na cena não é realmente a Lily é uma projeção da da protagonista E aí quando ela chega em casa depois de uma de um uma noite que elas vão para um enfim balada e tal e tomam droga
tomam droga vou repetir is que elas saem à noite juntas E aí se drogam quando elas voltam para casa é a já não é Person da Mila cunes ali é uma projeção não e não é alo que o filme tenta disfarçar não meio que a gente percebe obviamente que ali ela não tá ali de verdade mas o o o darov e o Mat li bati o diretor de fotografia faz um negócio muito legal porque a gente vê o reflexo É é quase como se a gente visse o reflexo dela partir do espelho e aí quando
a personagem da Mila kunun se afasta é quase como se o reflexo se separasse é quase como se a versão Cisne Negro saísse e e se AF se se saísse de dentro realmente da outra elas estão Dividindo o mesmo corpo e ela se afastasse e ficasse independente é um momento muito bacana do filme visualmente falando expressa muita coisa e claro reflexo é uma coisa que é é um elemento visual que é recorrente na história do cinema desde sempre cineastas demonstraram uma Fascinação imensa por reflexo por jogo de duplos pro usar espelho para refletir facetas de
personagens ou ou dinâmicas diferentes entre personagens e o cis negro é um exemplo evidente disso né É É os espelhos são e os reflexos são elemento central da da narrativa do filme assim como obviamente a libertação e estão envolvidos com a libertação sexual da da personagem no momento por exemplo E isso tem a ver com a própria transformação física dela transformação que claro vale dizer tá na mente dela não é uma transformação real não é uma transformação como na mosca ela não tá de fato se transformando mas na mente ela está se transformando e como
o filme é contado a partir da subjetividade dela a gente vê essa transformação então no momento de prazer sexual a a textura da pele dela começa a arremeter a textura da pele de um pássaro eh ou por exemplo quando ela viê a tatuagem dessa projeção que ela faz da personagem da Mila cunes ela tem uma tatuagem a personagem da Mila cunes tem uma tatuagem de duas flores eh nas costas Essas flores se transformam em duas asas eh refletindo a ideia dela ser o cis negro e como eu falei a a ideia de que o o
espelho aprisiona esse alterego da personagem da do cisney branco o cis negro está preso dentro do espelho o que nos traz ao clímax do filme que é absolutamente Espetacular que é a sequência em que o balé é é apresentado estreia e a gente percebe Primeiro ela entra como cisney branco e aí há um pequeno erro ela tá muito ansiosa mas ok de certo né de modo geral ela vai bem e aí ela tem que entrar como o Cisne Negro acontece um confronto aí mas eu vou falar do fronto daqui a pouquinho primeiro falar da apresentação
E à medida que ela entra como Cis neeg ela entra no palco ela já se entregou a esse alterg ela já permitiu a libertação desse desse alterg do cisney negro em si eh e ela vai se transformando visualmente eh durante a dança as asas vão surgindo as penas vão crescendo os olhos dela vão se alterando ela vai se transformando no Cisne Negro é um momento brilhante do ponto de vista de coreografia da movimentação de câmera no pau em volta da da dos dançarinos e dela particularmente então a gente a gente vê de perto testemunha de
perto essa transformação e a sensação que ela tá vivendo aquele momento e aí quando chega no final no último passo dela como Sis negro que ela para numa posição e a gente vê é uma é um de um plano maravilhoso a gente vê ela numa posição elegante com as asas eh enfim projetadas atrás e aí o aronov ele corta para um plano objetivo digamos ponto de vista da plateia e a a gente vê ela como ela realmente é é uma é uma bailarina brilhante numa posição final de uma dança mas não tem as asas não
tem nada Ela tá normal mas a sombra no fundo é a sombra quando a gente vê a sombra Projetada na parede é a sombra doces e negro porque a sombra ainda reflete a visão subjetiva da personagem E aí voltamos a questão como é que ela liberta o negro se liberta e e a gente volta a questão do reflexo do espelho é numa briga que ela tem com o alterego dela com essa visão que ela projeta da personag da Mila kunes que não é realmente Mila cunes e ela tira a outra contra um espelho e atinge
como um pedaço do espelho que se quebra né como e e e mata a outra mas na verdade ela se feriu ela ela se atingiu com com aquele pedaço de de de vidro e até que chega o momento final da dança e é uma apresentação que ela volta como você branco que é uma apresentação uma performance maravilhosa e ela chega ao final no alto lá daquela escadaria onde ela tem que se atirar Ela olha para pro que seria o rotbart pro príncipe pra plateia e a gente percebe que ela sabe naquele momento que ela atingiu
a perfeição que ela tava procurando não a perfeição técnica necessariamente mas a perfeição de encontrar a performance que ela tinha dentro de si ela não tava conseguindo extrair mas para isso ela precisou morrer pela sua arte e o que que ela usa para se matar um pedaço de um espelho e ao quebrar o espelho aquela liberta o alterego é fantástico elegante para caramba de um ponto de vista estrutural até que ao final ela morre ouvindo a plateia gritando o seu nome os aplausos em reconhecimento a melhor performance que ela deu na vida e o vale
a pena né dentro da do filme é isso é um sacrifício que ela fez para atingir aquele momento Sublime que ela atingiu seu potencial como artista com toda a dor que provoca é maravilhoso eu sou acho negro enfim como tantos dos filmes a maioria dos filmes que eu discuto aqui no cenas em detalhes é um filme que me emociona profundamente é isso um grande abraço e bons filmes ah
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